segunda-feira, 2 de novembro de 2020

3ºTA, 3ºTB - 2ª QUINZENA DO 4º BIMESTRE

 

2ª QUINZENA DO 4º BIMESTRE – 3ºT A, B

ENTREGAR ATÉ 13/11

HISTÓRIA – PROFESSOR CARLOS ANDRÉ

Escola Estadual Romeu Montoro

Atividades da disciplina de História 3º Termo – EJA

Nome: ____________________________________ Nº ____ Série ____ Professor: Carlos André.





Tente responder que ambiente é este que os soldados estão:


R:________________________________________________________

 A resposta correta é trincheiras, que são grandes valas abertas no chão, isso não quer dizer que  elas nunca tivessem existido antes da Primeira Guerra Mundial. Porém, foi a partir da Primeira Guerra que ela foi largamente utilizada pelas tropas que na realidade era uma forma de marcar território e “proteger” a vida dos soldados durante o conflito. 






 
Percebe-se com a leitura da imagem e do texto que as trincheiras representavam um pedaço do inferno na Terra, porque era preciso estar atento aos movimentos do inimigo e as trincheiras são uma forma de marcar esta posição.

Os soldados ocupavam o limite do território conquistado, com isso o objetivo era avançar em pleno foco cruzado. As tropas que tivessem o maior número de baixas significava um sinal verde para o avanço das tropas inimigas para novas trincheiras.

A cada quilômetro conquistado por uma tropa na Primeira Guerra Mundial, custava à vida de milhares de soldados.

Lembrando que os soldados morriam por conta do próprio combate e também devido às péssimas condições sanitárias que eram insalubres nas trincheiras.

O soldado muitas vezes se deparava com dias de chuva onde ficava com lama até o pescoço e nisso boiavam os suprimentos que eram consumidos por eles junto com urina de ratos, fezes, misturado com medicamentos, pois a enfermaria muitas vezes ficava por perto além de cadáveres de colegas de farda. Portanto as condições eram péssimas de todos os lados.

Outra característica da Primeira Guerra Mundial é o desenvolvimento da indústria bélica. 


Foram desenvolvidas metralhadoras no contexto da Paz Armada.

Nos primeiros anos do século XX, foram as potências europeias que produziram armas como se não houvesse o dia seguinte. Não se tratava apenas de armas que eles já conheciam ao longo destes anos, foram também desenvolvidos novos armamentos com potencial de destruição muito maior.

A metralhadora faz vários disparos por minuto, isso poupava o tempo do soldado recarregar a arma e rezar sua mira, além é claro de derrubar uma quantidade muito maior de soldados.

 O lança-chamas também é inventado neste período de início do século XX, ou seja, a partir de 1901 em diante.

Foram tecnologias como metralhadoras, lança-chamas, tanques de guerra, submarinos e porta-aviões criados no início do século XX que surgiram para ficar.


Vamos relembrar que a Primeira Guerra Mundial e seus antecedentes foram divididos em dois grandes times que nós vamos chamar de alianças que quando criadas ficaram apenas na defensiva.

Ninguém estava admitindo a possibilidade de Guerra, ou seja, antes da Primeira Guerra começar estes dois grandes times já estavam formados com a Tríplice Aliança, representada pelas potências centrais e do outro lado a Tríplice Entente.

Já estudamos na aula anterior como se deu o estopim da Primeira

Guerra com o assassinato do príncipe herdeiro do Império AustroHúngaro Francisco Ferdinando.

Iniciou-se com o Império Austro-Húngaro, depois entrou o Império Russo. Foi algo como mexeu com meu amigo mexeu comigo, e assim um país foi declarando guerra contra o outro e o conflito se estabelece desta forma. Outra novidade no desenrolar do conflito é a questão dos movimentos.


 

A primeira fase da Primeira Guerra Mundial ficou conhecida como guerra de movimentos. O u seja, as tropas iam marchando e ocupando, marchando e ocupando.

Lembrando que isso não significava necessariamente que já existisse um conflito armado.

À medida que eles iam conquistando territórios novas trincheiras eram abertas para quando se iniciasse de fato o conflito armado eles já estivessem mais bem preparados.

Nesta fase os alemães avançam e os franceses retrocedem, ou seja, os franceses começam a ficar acuados e perdem parte de sua área que ficou ocupada pela Alemanha.

Até retomando o contexto da Guerra Franco-Prussiana que teve aí no final do século XIX, onde a Alemanha lutou para conquistar o resto da França. Então a França foi o primeiro Alvo dos alemães.

A Guerra de movimentos teve muitas desvantagens, pois a Alemanha ficou presa até invadir parte da França e não podia avançar mais porque atrás estavam os russos.

Sem estratégias bem elaboradas, você poderia ficar em determinado momento acuado e sem saída.


Então, depois que as tropas estão devidamente posicionadas até porque não tem mais para onde movimentar mais nenhuma fronteira se inicia a guerra de trincheiras com os soldados armados.

As Tríplices Entente e Tríplice Aliança cavaram juntas mais de 640 km de trincheiras, ou seja, costuraram praticamente a Europa inteira e a cada quilômetro conquistado deixará uma legião de mortos para trás.

É importante deixar claro que a Itália mudou de lado por uma questão de interesse.

A Itália e a Alemanha entraram juntas na Primeira Guerra Mundial, justamente por conta de serem países recém-unificados.

Então , quando a Alemanha se unifica e inicia sua política imperialista e a Itália também se reconhecendo como uma parceira com este elemento em comum, ou seja, com a recém-unificação ela ingressa ao lado dos alemães.

Porém, a Tríplice Entente oferece territórios para a Itália caso ela mudasse de lado e assim foi feito.

O Império Turco-Otomano também estava atuando na fronteira entre Ásia menor e Europa atraindo para a guerra a Grécia e a Romênia para que também pudessem ingressar no conflito.



R:__________________________________________________________________________

Este é o momento em que os Estados Unidos rompem relações diplomáticas com a Alemanha.


R:__________________________________________________________________________

 

O Brasil também entrou na Primeira Guerra Mundial ao lado da Tríplice Entente. Tanto os Estados Unidos quanto o Brasil resolveram declarar guerra contra a Alemanha.

Brasil e Estados Unidos tiveram embarcações militares atacadas pelos alemães.

Os alemães afundaram um navio de guerra dos Estados Unidos chamado Lusitânia e depois atacaram e afundaram uma embarcação de guerra brasileira chamada Paraná.

Foram estes dois exemplos que fizeram com que os Estados Unidos rompessem relações diplomáticas com a Alemanha.

Após este episódio entrou definitivamente no conflito naquele mesmo ano.

No caso do Brasil que foi mais radical, o presidente Venceslau Brás já assinou de imediato ao fato um documento declarando guerra a Alemanha e enviando tropas não muito numerosa, mas sua participação ficou muito mais marcada como uma missão médica composta por 82 profissionais de saúde além de atuar na batalha das Toninhas.

Já os Estados Unidos entraram neste conflito da Primeira Guerra de forma até que discreta em termos de tropas, embora tenham sido decisivos, mas ele se destacou como uma grande exportadora de armamentos.


 O Império Russo em 1917, precisou se retirar da guerra através do Tratado Brest-Litóvski devido à uma revolução interna


A Alemanha começa a ter problemas internos devido aos reflexos de várias derrotas que acabaram consumindo recursos, o povo fica insatisfeito e o país começa a mergulhar numa crise política, econômica e social e neste cenário começa a se levantar um movimento prérepublicano que irar terminar com a República de Weimar.

A Alemanha proclama a República e diante de todos estes problemas em novembro de 1918 os alemães assinam sua rendição e encerra-se assim a Primeira Guerra Mundial deixando para trás um saldo trágico de mortos e feridos.


 No conflito existe a ideia de vencedor e derrotado, porém, no caso do Tratado de Versalhes faz com que a Tríplice Entente fique com os louros da Guerra ao contrário dos 14 pontos de Wilson que declarou que esta guerra não teve vencedores. A Alemanha mergulha numa profunda crise econômica e o saldo humanitário da guerra foi extremamente trágico. 



A Primeira Guerra Mundial representa o chamado fim da Era dos Impérios na Europa.

No continente europeu existiam vários impérios como o Império Russo, Império Turco-Otomano, Império Austro-Húngaro e Império Alemão.

Com o Tratado de Versalhes novos países foram criados e novas fronteiras foram redefinidas, colocando fim a estes impérios e abrindo espaço para o surgimento de novos países, no mapa acima as linhas em vermelho representam as fronteiras dos novos países.


(A) (B) (C) (D).

R:__________________________________________________________________________

 

Esta frase chama atenção para o papel da mulher não só na Guerra Mundial, mas também para a sociedade como um todo, lembrando que estamos tratando da primeira metade do século XX.

Até então a mulher teve um papel muito limitado na questão da Primeira Guerra Mundial onde ocupou espaços que pertenciam exclusivamente aos homens.

MATEMÁTICA -PROFESSOR LOURIVAL

3C 3TA 3TB revisão matéria do caderno - |Geometria Analítica

 

CALCULE AS DISTÂNCIAS E PONTOS MÉDIO TODAS RESOLUÇÕES A MÃO, conforme fizemos no caderno ou conforme exemplo a seguir para 3TA  ou 3TB

O 3C tem o ponto médio no caderno, qualquer duvida me procurem no privado:

Calcule a distância dos pontos:


·         A (-1, -3) E  B (  4 , 1   )

 

·         C (-1, -5) E D ( 2   ,   -1   )

 

·         p ( 2, 5 ) E F ( 3   , -  2   )

 

·         G ( 4, -7) E H ( -1   ,  - 1 )

 

·         J ( -1, 2 ) E K (- 4   , 0  )


 GEOGRAFIA – PROFESSORA LUCIANA

ROTEIRO DE ATIVIDADES 

1.            Nome do (s) Professor (es): Luciana Maria Luzio da Silva

2.            Componente (s) curricular (es): Geografia

3.            Ano/Séries: 3° termo B. EJA

4.            Data para entrega: até dia 11/11/2020 por e-mail:  luzio@prof.educacao.sp.gov.br

5.            Quantidade de aulas para a realização das atividades: 2 aulas

      6.Quantidades de aulas do professor na turma: esse campo vai nos auxiliar a controlar as frequências:  1 aula por semana

Orientações aos Pais/Responsáveis/Alunos

Sejam bem vindos. Para a realização das atividades os alunos deverão acessar os links na internet, fazer as leituras do conteúdo, assistir o vídeo aula, e depois responder as questões no caderno.

Objetivos e Habilidades trabalhadas

•             Reconhecer e aplicar os conceitos de recursos e fluxos materiais e imateriais

•             Reconhecer e aplicar o conceito de redes geográficas 

•             Extrair informações sobre a distribuição das principais redes de fluxos materiais, indicando suas áreas de concentração e de distribuição

•             Extrair informações sobre a distribuição das principais redes de fluxos de ideias e informações, analisando as condições histórico-geográficas para a sua reprodução

Recursos a serem utilizados

Caderno e internet

As atividades

Geografia das redes mundiais. Os fluxos materiais

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/redesgeograficas.htm#:~:text=As%20redes%20geogr%C3%A1ficas%20envolvem%20o ,instrumentos%20do%20processo%20de%20Globaliza%C3%A7%C3%A3o.&te xt=Portanto%2C%20em%20uma%20defini%C3%A7%C3%A3o%20mais,conect ados%20ou%20interligados%20entre%20si.

Acessem o link e responda:

1-            O que são as redes geográficas?

2-            Defina as redes digitais e as redes de comunicação.

Observações/Sugestões para a realização do trabalho

Sugiro que os alunos anotem as partes mais relevantes do vídeo, o que acharem importante. Pois facilitara a compreensão melhor do texto para responder as questões.


 BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA

Origem e Evolução das Plantas

Os primeiros seres vivos da Terra surgiram no oceano. Com o passar do tempo, apareceram espécies animais que se adaptaram à vida em outros meios, como a terra e o ar. As plantas seguiram um caminho semelhante.

As primeiras formas de vida vegetal, as algas, também vieram da água. Depois destas surgiram vegetais como os musgos – aqueles tapetes verdes que se formam no cimento, na pedra ou na parede depois de um período de chuvas. Apesar de viverem em ambiente terrestre, os musgos precisam de locais úmidos e com pouco sol.

O passo seguinte da evolução foi o surgimento de plantas que possuíam elementos para o transporte de água ( pequenos canais), como as samambaias. Estas plantas possuem três partes fundamentais: a raiz (que fixa a planta na terra e absorve a água e os sais minerais), o caule (que possui vasos para conduzir a água e os nutrientes até as folhas), e a parte que faz a fotossíntese, formada pelas folhas


Com o passar do tempo, vieram plantas maiores, com flores e frutos.

Foram necessários milhões de anos para as plantas conquistarem ambientes terrestres e tornarem-se maiores mais complexas. Os cientistas concluíram que a evolução aconteceu desse modo depois de estudarem os fósseis desses vegetais, ou seja, os vestígios deixados pelas plantas em diferentes épocas.

As plantas são extremamente importantes para a manutenção da vida na Terra. Dependemos delas, que formam a base da cadeia alimentar dos seres vivos. Além disso, muitas plantas liberam oxigênio no ambiente a partir da energia do Sol – processo chamado fotossíntese. Sem oxigênio, a grande maioria dos organismos simplesmente não existiria. Parece incrível, mas somente as algas marinhas são responsáveis pela fabricação de um terço de toda a matéria orgânica produzida no planeta e respondem por 90 por cento de toda a fotossíntese!

Com o tempo, o homem aprendeu a utilizar as plantas em seu benefício. Os vegetais têm diversas aplicações no dia a dia. A medicina, por exemplo, faz uso de plantas para extrair substâncias e produzir medicamentos. Antiinflamatórios, analgésicos, digestivos, calmantes são feitos a partir de essências, extratos e outros componentes desses vegO setor de cosméticos usa essas mesmas substâncias em diversos produtos, como perfumes e xampus.

Borracha, carvão e madeira para construções também são extraídos das plantas.

Fonte:https://www.coladaweb.com/biologia/botanica/origem-e-evolucao-das-plantas#:~:text=Bot%C3%A2nica-,Origem%20e%20Evolu%C3%A7%C3%A3o%20das%20Plantas,da%20Terra%20surgiram%20no%20oceano.&text=As%20primeiras%20formas%20de%20vida,de%20um%20per%C3%ADodo%20de%20chuvas.etais.

Aula 01

-          Ler o texto com bastante atenção;

-          Selecionar cinco palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.

Aula 02

-Responder às seguintes questões:

1- Explique o motivo dos musgos precisarem de um ambiente úmido e sem luz solar para sobreviver.

2-Indique o local onde surgiram as primeiras formas de vida vegetal.

3-  Os musgos não possuem vasos condutores, o passo seguinte da evolução foi o surgimento de plantas que possuíam elementos para o transporte de água . Dê exemplos dessas plantas.

4-Foram necessários milhões de anos para as plantas conquistarem ambientes terrestres e tornarem-se maiores mais complexas. Como os cientistas  conseguiram chegar a essa conclusão?

5- Cite  os pontos que fazem com que as plantas sejam essenciais a vida na Terra.

Aula 03

Produção textual (redação)

Escreva sobre a importância dos vegetais

Aula 04

Pesquise um texto  sobre a Origem das plantas  (diferente do meu), e escreva no seu caderno.

QUÍMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro | Química 3º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo

 

Nome: _____________________________________________ nº____ Turma

 

Atividade I do 4º Bimestre

Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera.

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula.  Faça com muito carinho, capricho e atenção!

Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.

 

Habilidades: Buscar, selecionar e organizar informações em fontes diversas sobre problemas de poluição e aplicar conhecimentos sobre fontes de emissão de gases poluentes e problemas por eles causados para promover ações solidárias.

Leia o texto:

O número de desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera é altíssimo, e tem se mostrado cada vez mais relevante no debate público contra o aquecimento global.

É certo que o desenvolvimento industrial, a tecnologia de combustão e outros elementos que fazem parte do dia a dia da sociedade moderna foram responsáveis por uma enorme melhoria na qualidade de vida das pessoas. Todavia, estes aspectos acabam se convertendo, no longo prazo, e com o uso intensivo, em problemas ambientais.

Assim, podemos listar como desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera, os seguintes problemas:

• Efeito Estufa: o efeito estufa é natural, e ocorre desde os primórdios da Terra. Na prática, é a capacidade reflexiva da atmosfera terrestre com relação ao calor do sol. Assim, o sol entra pela atmosfera, mas não consegue se dissipar novamente de maneira plena, o que garante o calor necessário para a vida existir. O efeito estufa torna-se um problema, no entanto, quando é alterado pelos seres humanos, gerando uma reflexão maior do calor, esquentando demais o planeta;

• Destruição da camada de ozônio: essa camada é responsável por impedir que raios ultravioleta possam entrar com sua força total em nosso planeta, reduzindo, portanto, os danos deste tipo de raio às formas de vida. Hoje, com a emissão de gases como óxidos nítricos e nitrosos, provenientes principalmente dos exaustores de carros, além da emissão do CO2 pela queima dos combustíveis, temos um alto risco de danificar essa camada, prejudicando a vida no planeta;

Responda:

1.       Como podemos agir para melhorar a vida no planeta Terra e combater o desequilíbrio ambiental?

 

2.       Cite três exemplos de atitudes que podem ser feitas por você.

 

 

 PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO

Estudo do Poema

MOTIVO

Eu canto porque o instante existe

Ea minha vida sta completa.

Não sou alegre e nem sou triste.

Sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,

Não sinto gozo nem tormento.

Atravesso noites e dias

No vento.

 

Se desmorono  ou se edifico,

Se permaneço ou me desfaço.

Não sei,nao sei. Não sei se fico

Ou passo.

Sei que  canto. E a canção é tudo.

Tem sangue eterno a asa ritmada.

E um dia sei que  estarei mudo:

- Mais nada.

1 ) Segundo o eu- lírico, o que define um poeta ?

2) como pode ser entendida a palavra instante no poema ? Ela está relacionada apenas a tempo?

3 ) Nos versos a seguir, por  que  é uma conjunção explicativa ? De que maneira ela retoma o sentido do Poema?

 

 

"EU CANTO PORQUE O INSTANTE EXISTE

E A MINHA VIDA ESTÁ COMPLETA ".

4) O uso da conjunção ( porque  ) gera duas possibilidades de leitura do segundo verso. Quais são elas ?

5 )Explique a relação de causa e consequência estabelecida entre as informções apresentadas no dois primeiros versos da segunda parte do poema

6) De que maneira a palavra fugidias relacionadas à  existencia do " instante " define , o que é  "ser poeta"para o eu lírico ?

FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN

Atividade de Filosofia

Governadora de Santa Catarina evita condenar o nazismo

Ao tomar posse interinamente, Daniela Reinehr não quis responder se concorda com ideias nazistas e negacionistas do Holocausto defendidas pelo pai. O professor de história, Altair Reinehr que relativizou o nazismo em textos.

A governadora foi questionada sobre o tema por jornalistas durante sua primeira coletiva de imprensa como chefe de governo estadual, após tomar posse nesta terça-feira (27/10) – Reinehr assumiu o cargo temporariamente após o afastamento do governador Carlos Moisés (PSL), que é alvo de um processo de impeachment.

Junto a um desses artigos, Altair publicou uma foto dele em frente à casa onde nasceu Adolf Hitler, em Braunau am Inn, na Áustria. No texto, ele se queixa de que, na Alemanha:

“é proibido falar mal de Hitler e lembrar obras reconhecidamente positivas… Nas escolas dos países europeus, não se ensina a conhecer o governo de Hitler, nem o que era o nacional-socialismo, mas ensina-se a odiar ambos. E tudo isso em nome da democracia, da verdade e da liberdade de expressão” reclama o professor. No mesmo texto, ele exalta supostas realizações positivas do ditador nazista.

Durante a coletiva de imprensa nesta terça-feira, 27 de outubro, a filha Daniela Reinehr foi surpreendida com a pergunta do jornalista Fábio Bispo, do Intercept Brasil, sobre as ideias defendidas por seu pai:

“No começo da sua fala, a senhora agradeceu sua família. Seu pai, como professor de história, pregava em sala de aula o negacionismo do Holocausto judeu, inclusive utilizando livros de uma editora que foi condenada por contar mentiras sobre a Segunda Guerra Mundial. Agora que a senhora é governadora de Santa Catarina, a gente quer saber qual é a sua posição, se a senhora corrobora com essas ideias neonazistas e negacionistas sobre o Holocausto?”

Em nenhum momento de sua resposta, porém, Reinehr foi clara em se declarar antinazista ou negar compactuar com visões negacionistas do Holocausto, atendo-se a dizer que não pode ser julgada por "atos de terceiros". “Eu realmente não posso responder, ser julgada ou condenada pelo que esse ou aquele pense”, declarou.

Após a resposta da governadora, a Confederação Israelita do Brasil e a Associação Israelita Catarinense pediram que Daniela “demonstre de forma inequívoca sua rejeição às ideias que levaram ao extermínio de 6 milhões de judeus inocentes, além de outras minorias e adversários políticos e provocaram uma guerra que devastou a humanidade”.

Adaptado de: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2020/10/29/apos-cobranca-de-associacoes-judaicas-governadora-de-sc-diz-ser-contraria-ao-nazismo.ghtml

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=MDg7rzf8E0U

Questões:

1) Numa democracia, onde cidadãos devem ser tratados de forma igual perante a lei, todos deveriam ter direito a concorrer a cargos públicos eleitorais, como governador ou vereador, independente de seu pensamento político ou devem haver limitações para tais cargos? Justifique.

2) É possível conciliar os valores do nazismo propagados por Hitler com os valores democráticos atuais? Quais são as diferenças entre essas formas de administração política de um país?

3) Segundo a lei 7.716/89, é crime federal fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propagandas que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo, sendo que a pena pode chegar a cinco anos de prisão. Você acha que tal legislação limita a liberdade de expressão ou se faz ainda necessária

que tal legislação limita a liberdade de expressão ou se faz ainda necessária

FÍSICA – PROFESSOR RONALDO

ROMEU MONTORO

https://youtu.be/7za36SSsusw

Nome:                                                                                          Série

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

01-         O que cada instrumento elétrico Voltímetro e  amperímetro mede na sequência:

02-         Como deve ser ligado no circuito o Amperímetro e o Voltímetro na sequência:

03-         Os instrumentos de medidas elétricos não devem interferir na medida, como  isto acontece:

04-         Um eletricista analisa o diagrama de uma instalação elétrica residencial para planejar medições de tensão e corrente em uma cozinha. Nesse ambiente existem uma geladeira (G), uma tomada (T) e uma lâmpada (L), conforme a figura. O eletricista deseja medir a tensão elétrica aplicada à geladeira, a corrente total e a corrente na lâmpada. Para isso, ele dispõe de um voltímetro (V) e dois amperímetros (A).

 


  Diagrama representando o esquema de ligação de uma geladeira e de uma lâmpada

Para realizar essas medidas, o esquema da ligação desses instrumentos está representado em: 


 

INGLÊS – PROFESSORA ROSILENE

ATIVIDADE DE INGLÊS

No dia 31 de Outubro, comemora-se o DIA DO HALLOWEEN” mas, você sabe qual o significado desta data? Quais são as cores e símbolos que representam este dia tão importante para a Cultura Americana?

Faça uma breve pesquisa sobre o HALLOWEEN , fotografe e envie para a professora. Pode ser por e-mail ou whatsapp.

Quaisquer dúvidas estou á disposição.

Kisses,

Teacher Rosilene

e-mail: rosesantos270@hotmail.com

Telefone: 96762-0512

 

ARTES – PROFESSOR FERNANDO

  Elementos da linguagem Visual

  Espaço

     Nesta artes visuais, a tradição da representação do espaço sempre foi uma das características mais marcantes da produção artística. O Trabalho de representa espaço tridimensionalidade com recursos bidimensionalidades ( o desenho, a pintura sobre o papel ou a tela) sempre foi um desafio.

       Provavelmento, ao tentar desenhar um lugar, como a sua sala de aula, por exemplo, você já teve dificuldades. para dar conta desse tipo de representação, inúmenras técnicas foram elaboradas ao longa da história da arte, como o desenho de perspectiva, a utilização  do ponto de fuga, o efeito sfumante, entre outras.

       Na modernidade,  artistas como o pintor françês Paul Cézanne ( 1839 - 1906) revolucionaram esses noções, representando o espaço e os objetos tridimensionais de maneira considerda distorcida, desobedecendo às técnicas de perspectiva e mostrando objetos de pontos de vista que não correspondem à experiência real.

        Já Duchamp foi ainda mais longe ao propor que a arte poderia ocupar o espaço real, junto com os espectadores, ao realizar a obra milhas de barbante. Assim como para ele, a questão para os dadaístas não era como a arte poderia representar o espaço, mas como ela poderia intervir nele, relacionando-se com as mais diversas propostas em relação ao espaço, como instalações e ocupações, até mesmo no espaço virtual.

        Forma

       A exploração de forma como assunto do trabalho, seja na pintura ou na escultura, é uma das muitas caracteísticas marcantes da arte moderna e contemporânea. Foi nesse periodo que os artistas ampliaram os horizontes da exploração o uso de objetos utilizados no dia e ressiguinificando formas.

         Os artistas passaram a criar formas em seus trabalhos  sem um compromentimento muito restrito com representação do real. Na escultura, por exemplo, muitos dedicaram-se oa desenvolvimento de processos de criação, muitos vezes bastantes pessoais que resultassem em formas inovadoras.

         O escultor inglês Henry moore ( 1898 - 1986), por exemplo pesquisava pedras e seixos de rio para descobria formas que servissem de inspiração para seu trabalho essa abordagem cria uma interessante relação entre processo e o resultado. Outro também se a propriavam de objetos do cotidiano e suas formas para subverter seu significado, como é caso de Duchamp como Ready- mades.

          Materialidade

         Como você já viu neste capítulo, a idéia de que a arte só poderia ser produzida com materiais bastante espessíficos, como tinta a óleo, mármore, bronze, entre outros, era muito forte. A partir da modernidade, inúmemeros elementos foram introduzidos à produção artística desconstruindo a idéia tradicional do que seria material artistico ou não. O fato é que quase tudo pode ser matéria- prima da criação artistica.

      A materialidade da obra de arte visual pode ser expressar mais comumente por modo de caracterização da obra de três aspectos: o suporte, a matéria e a ferramenta. Mesmo hoje, em trabalhos de arte digital, podemos identificar a presença desses conceitos. O suporte é onde se configura o trabalho artístico, onde ele se fixa. como na tela na pintura, o papel no desenho e um pen-drive no caso de uma ilustração digital. Já a matéria é o material,  que se transforma no trabalho artísticos, como pedra e na escultura. A ferramenta é o tipo de instrumento que o artista usa para realizar seu trabalho e manipular o material, como pincel na pintura, uma câmera, um computador ou um aplicativo para fazer um video digital.

       Outra característica importante das transformações na materilidade das artes de arte é que muitos artistas trabalham com a idéia de que o próprio material já pode ter um sentido a ser explorado pelo artista. Elementos naturais, como barro, pedras e água do mar, por exemplo ganham significados pela referência que nos trazem, por remeter à ligação do homen com a natureza. Em outros casos, objetos pulares, como imagens de celebridades  ou embalagens de  produtos ou conhecidos, podem ser usados para criticar a sociedade de consumo, dependendo de como o artista os manipulas em sua obra. Duchamp foi um dos primeiros artistas a propor que objetos prontos, sem a intervenção da mão do artista, poderiam ser considerados, ao mesmo tempo, material e a própria produção artística.

       Hoje temos muitos artista que trabalham com recursos eletrônicos e digitais, como vídeos, internet e projeções em espaços públicos. Suas obras não têm um material físico definido, isto é podem ser reproduzidas, copiadas e baixadas da internet.

 

         Atividade:

Você já leu este texto e viu que se trata da linguagem das artes, e que se fala da materialidade como suporte da arte desde a pedra, madeira, barbante, água. até do objeto pronto que considerado como obra de arte representado por outro artista etc.

  Com relação ao texto reflita e responda as quesões abaixo.

1º - Você já ouviu falar que um objeto pronto é considerado obra de arte?

2º - já viu alguma obra de arte composta com pedra e madeira?

3º - já ouviu falar em tridimensalionalidade?

4º - Quais são os artista que foram citado neste texto?

5º - o que é suporte de arte para você?

6º - você faria alguma arte com um barbante e com uma madeira?

7º - já ouviu falar ou conhece alguém que trabalha com a técnica sfumante?

8º - já sabe o que é obra de arte contemporânea?

9º - Você sabe o que significa read- made?

10º - Agora me fale o que entendeu desse texto, que você nunca ouviu falar, e faça uma pergunta para a próxima aula.

                                                               Entregar 10 - 11 -2020  por email ou zaap.

    fernando.bs2012@hotmail.com

 

 

 

 

  

 

   

 

  

 

 

 

  

 

   

 

 



 






 


 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário