2ª QUINZENA DO 4º
BIMESTRE – 3ºT A, B
ENTREGAR ATÉ 13/11
HISTÓRIA – PROFESSOR CARLOS ANDRÉ
Escola Estadual Romeu Montoro
Atividades da disciplina de História 3º Termo – EJA
Nome: ____________________________________ Nº ____ Série
____ Professor: Carlos André.
Tente responder que ambiente é este que os soldados estão:
R:________________________________________________________
A resposta correta é trincheiras, que são
grandes valas abertas no chão, isso não quer dizer que elas nunca tivessem existido antes da Primeira
Guerra Mundial. Porém, foi a partir da Primeira Guerra que ela foi largamente
utilizada pelas tropas que na realidade era uma forma de marcar território e
“proteger” a vida dos soldados durante o conflito.
Os soldados ocupavam o
limite do território conquistado, com isso o objetivo era avançar em pleno foco
cruzado. As tropas que tivessem o maior número de baixas significava um sinal
verde para o avanço das tropas inimigas para novas trincheiras.
A cada quilômetro
conquistado por uma tropa na Primeira Guerra Mundial, custava à vida de
milhares de soldados.
Lembrando que os soldados
morriam por conta do próprio combate e também devido às péssimas condições
sanitárias que eram insalubres nas trincheiras.
O soldado muitas vezes se
deparava com dias de chuva onde ficava com lama até o pescoço e nisso boiavam
os suprimentos que eram consumidos por eles junto com urina de ratos, fezes,
misturado com medicamentos, pois a enfermaria muitas vezes ficava por perto
além de cadáveres de colegas de farda. Portanto as condições eram péssimas de
todos os lados.
Outra característica da
Primeira Guerra Mundial é o desenvolvimento da indústria bélica.
Foram desenvolvidas
metralhadoras no contexto da Paz Armada.
Nos primeiros anos do
século XX, foram as potências europeias que produziram armas como se não
houvesse o dia seguinte. Não se tratava apenas de armas que eles já conheciam
ao longo destes anos, foram também desenvolvidos novos armamentos com potencial
de destruição muito maior.
A metralhadora faz vários
disparos por minuto, isso poupava o tempo do soldado recarregar a arma e rezar
sua mira, além é claro de derrubar uma quantidade muito maior de soldados.
O lança-chamas também é inventado neste
período de início do século XX, ou seja, a partir de 1901 em diante.
Foram tecnologias como
metralhadoras, lança-chamas, tanques de guerra, submarinos e porta-aviões
criados no início do século XX que surgiram para ficar.
Vamos relembrar que a
Primeira Guerra Mundial e seus antecedentes foram divididos em dois grandes
times que nós vamos chamar de alianças que quando criadas ficaram apenas na
defensiva.
Ninguém estava admitindo a
possibilidade de Guerra, ou seja, antes da Primeira Guerra começar estes dois
grandes times já estavam formados com a Tríplice Aliança, representada pelas
potências centrais e do outro lado a Tríplice Entente.
Já estudamos na aula
anterior como se deu o estopim da Primeira
Guerra com o assassinato do
príncipe herdeiro do Império AustroHúngaro Francisco Ferdinando.
Iniciou-se com o Império Austro-Húngaro, depois entrou o Império Russo. Foi algo como mexeu com meu amigo mexeu comigo, e assim um país foi declarando guerra contra o outro e o conflito se estabelece desta forma. Outra novidade no desenrolar do conflito é a questão dos movimentos.
A primeira fase da Primeira
Guerra Mundial ficou conhecida como guerra de movimentos. O u seja, as tropas
iam marchando e ocupando, marchando e ocupando.
Lembrando que isso não
significava necessariamente que já existisse um conflito armado.
À medida que eles iam
conquistando territórios novas trincheiras eram abertas para quando se
iniciasse de fato o conflito armado eles já estivessem mais bem preparados.
Nesta fase os alemães
avançam e os franceses retrocedem, ou seja, os franceses começam a ficar acuados
e perdem parte de sua área que ficou ocupada pela Alemanha.
Até retomando o contexto da
Guerra Franco-Prussiana que teve aí no final do século XIX, onde a Alemanha
lutou para conquistar o resto da França. Então a França foi o primeiro Alvo dos
alemães.
A Guerra de movimentos teve
muitas desvantagens, pois a Alemanha ficou presa até invadir parte da França e
não podia avançar mais porque atrás estavam os russos.
Sem estratégias bem
elaboradas, você poderia ficar em determinado momento acuado e sem saída.
Então, depois que as tropas
estão devidamente posicionadas até porque não tem mais para onde movimentar
mais nenhuma fronteira se inicia a guerra de trincheiras com os soldados
armados.
As Tríplices Entente e
Tríplice Aliança cavaram juntas mais de 640 km de trincheiras, ou seja,
costuraram praticamente a Europa inteira e a cada quilômetro conquistado
deixará uma legião de mortos para trás.
É importante deixar claro
que a Itália mudou de lado por uma questão de interesse.
A Itália e a Alemanha
entraram juntas na Primeira Guerra Mundial, justamente por conta de serem
países recém-unificados.
Então , quando a Alemanha
se unifica e inicia sua política imperialista e a Itália também se reconhecendo
como uma parceira com este elemento em comum, ou seja, com a recém-unificação
ela ingressa ao lado dos alemães.
Porém, a Tríplice Entente
oferece territórios para a Itália caso ela mudasse de lado e assim foi feito.
O Império Turco-Otomano
também estava atuando na fronteira entre Ásia menor e Europa atraindo para a
guerra a Grécia e a Romênia para que também pudessem ingressar no conflito.
R:__________________________________________________________________________
Este é o momento em que os Estados Unidos rompem relações diplomáticas com a Alemanha.
R:__________________________________________________________________________
O Brasil também entrou na
Primeira Guerra Mundial ao lado da Tríplice Entente. Tanto os Estados Unidos
quanto o Brasil resolveram declarar guerra contra a Alemanha.
Brasil e Estados Unidos
tiveram embarcações militares atacadas pelos alemães.
Os alemães afundaram um
navio de guerra dos Estados Unidos chamado Lusitânia e depois atacaram e afundaram
uma embarcação de guerra brasileira chamada Paraná.
Foram estes dois exemplos
que fizeram com que os Estados Unidos rompessem relações diplomáticas com a
Alemanha.
Após este episódio entrou
definitivamente no conflito naquele mesmo ano.
No caso do Brasil que foi
mais radical, o presidente Venceslau Brás já assinou de imediato ao fato um
documento declarando guerra a Alemanha e enviando tropas não muito numerosa,
mas sua participação ficou muito mais marcada como uma missão médica composta
por 82 profissionais de saúde além de atuar na batalha das Toninhas.
Já os Estados Unidos entraram neste conflito da Primeira Guerra de forma até que discreta em termos de tropas, embora tenham sido decisivos, mas ele se destacou como uma grande exportadora de armamentos.
A Alemanha começa a ter
problemas internos devido aos reflexos de várias derrotas que acabaram
consumindo recursos, o povo fica insatisfeito e o país começa a mergulhar numa
crise política, econômica e social e neste cenário começa a se levantar um
movimento prérepublicano que irar terminar com a República de Weimar.
A Alemanha proclama a República e diante de todos estes problemas em novembro de 1918 os alemães assinam sua rendição e encerra-se assim a Primeira Guerra Mundial deixando para trás um saldo trágico de mortos e feridos.
A Primeira Guerra Mundial
representa o chamado fim da Era dos Impérios na Europa.
No continente europeu existiam
vários impérios como o Império Russo, Império Turco-Otomano, Império
Austro-Húngaro e Império Alemão.
Com o Tratado de Versalhes novos países foram criados e novas fronteiras foram redefinidas, colocando fim a estes impérios e abrindo espaço para o surgimento de novos países, no mapa acima as linhas em vermelho representam as fronteiras dos novos países.
(A) (B) (C) (D).
R:__________________________________________________________________________
Esta frase chama atenção
para o papel da mulher não só na Guerra Mundial, mas também para a sociedade
como um todo, lembrando que estamos tratando da primeira metade do século XX.
Até então a mulher teve um
papel muito limitado na questão da Primeira Guerra Mundial onde ocupou espaços
que pertenciam exclusivamente aos homens.
MATEMÁTICA -PROFESSOR
LOURIVAL
3C 3TA 3TB revisão matéria do
caderno - |Geometria Analítica
CALCULE AS DISTÂNCIAS E PONTOS MÉDIO TODAS
RESOLUÇÕES A MÃO, conforme fizemos no caderno ou conforme exemplo a seguir para
3TA ou 3TB
O 3C tem o ponto médio no caderno, qualquer duvida
me procurem no privado:
Calcule a distância dos pontos:
·
A (-1, -3) E B ( 4 , 1 )
·
C (-1, -5) E D ( 2 ,
-1 )
·
p ( 2, 5 ) E F ( 3 , - 2 )
·
G ( 4, -7) E H ( -1 ,
- 1 )
·
J ( -1, 2 ) E K (- 4 , 0
)
GEOGRAFIA
– PROFESSORA LUCIANA
ROTEIRO DE ATIVIDADES
1. Nome
do (s) Professor (es): Luciana Maria Luzio da Silva
2. Componente
(s) curricular (es): Geografia
3. Ano/Séries:
3° termo B. EJA
4. Data
para entrega: até dia 11/11/2020 por e-mail:
luzio@prof.educacao.sp.gov.br
5. Quantidade
de aulas para a realização das atividades: 2 aulas
6.Quantidades de aulas do professor na turma: esse campo vai nos
auxiliar a controlar as frequências: 1
aula por semana
Orientações aos
Pais/Responsáveis/Alunos
Sejam bem vindos. Para a realização das
atividades os alunos deverão acessar os links na internet, fazer as leituras do
conteúdo, assistir o vídeo aula, e depois responder as questões no caderno.
Objetivos e Habilidades trabalhadas
• Reconhecer
e aplicar os conceitos de recursos e fluxos materiais e imateriais
• Reconhecer
e aplicar o conceito de redes geográficas
• Extrair
informações sobre a distribuição das principais redes de fluxos materiais,
indicando suas áreas de concentração e de distribuição
• Extrair
informações sobre a distribuição das principais redes de fluxos de ideias e
informações, analisando as condições histórico-geográficas para a sua
reprodução
Recursos a serem utilizados
Caderno e internet
As atividades
Geografia das redes mundiais. Os fluxos
materiais
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/redesgeograficas.htm#:~:text=As%20redes%20geogr%C3%A1ficas%20envolvem%20o
,instrumentos%20do%20processo%20de%20Globaliza%C3%A7%C3%A3o.&te
xt=Portanto%2C%20em%20uma%20defini%C3%A7%C3%A3o%20mais,conect
ados%20ou%20interligados%20entre%20si.
Acessem o link e responda:
1- O
que são as redes geográficas?
2- Defina
as redes digitais e as redes de comunicação.
Observações/Sugestões para a realização
do trabalho
Sugiro que os alunos anotem as partes
mais relevantes do vídeo, o que acharem importante. Pois facilitara a
compreensão melhor do texto para responder as questões.
BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA
Origem e Evolução das Plantas
Os primeiros seres vivos da Terra
surgiram no oceano. Com o passar do tempo, apareceram espécies animais que se
adaptaram à vida em outros meios, como a terra e o ar. As plantas seguiram um
caminho semelhante.
As primeiras formas de vida vegetal, as
algas, também vieram da água. Depois destas surgiram vegetais como os musgos –
aqueles tapetes verdes que se formam no cimento, na pedra ou na parede depois
de um período de chuvas. Apesar de viverem em ambiente terrestre, os musgos
precisam de locais úmidos e com pouco sol.
Com o passar do tempo, vieram
plantas maiores, com flores e frutos.
Foram necessários milhões de
anos para as plantas conquistarem ambientes terrestres e tornarem-se maiores
mais complexas. Os cientistas concluíram que a evolução aconteceu desse modo
depois de estudarem os fósseis desses vegetais, ou seja, os vestígios deixados
pelas plantas em diferentes épocas.
As plantas são extremamente
importantes para a manutenção da vida na Terra. Dependemos delas, que formam a
base da cadeia alimentar dos seres vivos. Além disso, muitas plantas liberam
oxigênio no ambiente a partir da energia do Sol – processo chamado
fotossíntese. Sem oxigênio, a grande maioria dos organismos simplesmente não
existiria. Parece incrível, mas somente as algas marinhas são responsáveis pela
fabricação de um terço de toda a matéria orgânica produzida no planeta e
respondem por 90 por cento de toda a fotossíntese!
Com o tempo, o homem aprendeu
a utilizar as plantas em seu benefício. Os vegetais têm diversas aplicações no
dia a dia. A medicina, por exemplo, faz uso de plantas para extrair substâncias
e produzir medicamentos. Antiinflamatórios, analgésicos, digestivos, calmantes
são feitos a partir de essências, extratos e outros componentes desses vegO
setor de cosméticos usa essas mesmas substâncias em diversos produtos, como
perfumes e xampus.
Borracha, carvão e madeira
para construções também são extraídos das plantas.
Aula 01
-
Ler o texto com bastante atenção;
-
Selecionar cinco palavras que você não conhece, procurar o
significado dessas palavras e escrever no caderno.
Aula 02
-Responder às seguintes questões:
1- Explique o motivo dos musgos precisarem de um ambiente úmido e
sem luz solar para sobreviver.
2-Indique o local onde surgiram as primeiras formas de vida
vegetal.
3- Os musgos não possuem
vasos condutores, o passo seguinte da evolução foi o surgimento de plantas que
possuíam elementos para o transporte de água . Dê exemplos dessas plantas.
4-Foram necessários milhões de anos para as plantas conquistarem
ambientes terrestres e tornarem-se maiores mais complexas. Como os cientistas conseguiram chegar a essa conclusão?
5- Cite os pontos que fazem
com que as plantas sejam essenciais a vida na Terra.
Aula 03
Produção textual (redação)
Escreva sobre a importância dos vegetais
Aula 04
Pesquise um texto sobre a
Origem das plantas (diferente do meu), e
escreva no seu caderno.
QUÍMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO
E. E. Romeu Montoro | Química 3º ano Ensino Médio | Professora:
Maria do Carmo
Nome: _____________________________________________ nº____ Turma
Atividade I do 4º Bimestre
Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na
atmosfera.
OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de
classe, assim como fazemos em aula. Faça
com muito carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as
questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado
no retorno presencial.
Habilidades:
Buscar, selecionar e organizar informações em fontes diversas sobre problemas
de poluição e aplicar conhecimentos sobre fontes de emissão de gases poluentes
e problemas por eles causados para promover ações solidárias.
Leia o texto:
O número de
desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera é
altíssimo, e tem se mostrado cada vez mais relevante no debate público contra o
aquecimento global.
É certo que o desenvolvimento
industrial, a tecnologia de combustão e outros elementos que fazem parte do dia
a dia da sociedade moderna foram responsáveis por uma enorme melhoria na qualidade
de vida das pessoas. Todavia, estes aspectos acabam se convertendo, no longo
prazo, e com o uso intensivo, em problemas ambientais.
Assim, podemos listar como
desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera,
os seguintes problemas:
• Efeito Estufa: o efeito estufa
é natural, e ocorre desde os primórdios da Terra. Na prática, é a capacidade
reflexiva da atmosfera terrestre com relação ao calor do sol. Assim, o sol
entra pela atmosfera, mas não consegue se dissipar novamente de maneira plena,
o que garante o calor necessário para a vida existir. O efeito estufa torna-se
um problema, no entanto, quando é alterado pelos seres humanos, gerando uma
reflexão maior do calor, esquentando demais o planeta;
• Destruição da camada de ozônio:
essa camada é responsável por impedir que raios ultravioleta possam entrar com
sua força total em nosso planeta, reduzindo, portanto, os danos deste tipo de
raio às formas de vida. Hoje, com a emissão de gases como óxidos nítricos e
nitrosos, provenientes principalmente dos exaustores de carros, além da emissão
do CO2 pela queima dos combustíveis, temos um alto risco de danificar essa
camada, prejudicando a vida no planeta;
Responda:
1. Como
podemos agir para melhorar a vida no planeta Terra e combater o desequilíbrio
ambiental?
2. Cite
três exemplos de atitudes que podem ser feitas por você.
PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO
Estudo do Poema
MOTIVO
Eu canto porque o instante existe
Ea minha vida sta completa.
Não sou alegre e nem sou triste.
Sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
Não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
No vento.
Se desmorono ou se edifico,
Se permaneço ou me desfaço.
Não sei,nao sei. Não sei se fico
Ou passo.
Sei que
canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- Mais nada.
1 ) Segundo o eu- lírico, o que define
um poeta ?
2) como pode ser entendida a palavra
instante no poema ? Ela está relacionada apenas a tempo?
3 ) Nos versos a seguir, por que é
uma conjunção explicativa ? De que maneira ela retoma o sentido do Poema?
"EU CANTO PORQUE O INSTANTE EXISTE
E A MINHA VIDA ESTÁ COMPLETA ".
4) O uso da conjunção ( porque ) gera duas possibilidades de leitura do
segundo verso. Quais são elas ?
5 )Explique a relação de causa e
consequência estabelecida entre as informções apresentadas no dois primeiros
versos da segunda parte do poema
6) De que maneira a palavra fugidias relacionadas à existencia do " instante " define , o que é "ser poeta"para o eu lírico ?
FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN
Atividade de Filosofia
Governadora de Santa Catarina evita
condenar o nazismo
Ao
tomar posse interinamente, Daniela Reinehr não quis responder se concorda com
ideias nazistas e negacionistas do Holocausto defendidas pelo pai. O professor
de história, Altair Reinehr que relativizou o nazismo em textos.
A
governadora foi questionada sobre o tema por jornalistas durante sua primeira
coletiva de imprensa como chefe de governo estadual, após tomar posse nesta
terça-feira (27/10) – Reinehr assumiu o cargo temporariamente após o
afastamento do governador Carlos Moisés (PSL), que é alvo de um processo de
impeachment.
Junto
a um desses artigos, Altair publicou uma foto dele em frente à casa onde nasceu
Adolf Hitler, em Braunau am Inn, na Áustria. No texto, ele se queixa de que, na
Alemanha:
“é proibido falar mal de Hitler e
lembrar obras reconhecidamente positivas… Nas escolas dos países europeus, não
se ensina a conhecer o governo de Hitler, nem o que era o nacional-socialismo,
mas ensina-se a odiar ambos. E tudo isso em nome da democracia, da verdade e da
liberdade de expressão” reclama o professor. No mesmo texto, ele exalta
supostas realizações positivas do ditador nazista.
Durante
a coletiva de imprensa nesta terça-feira, 27 de outubro, a filha Daniela
Reinehr foi surpreendida com a pergunta do jornalista Fábio Bispo, do Intercept
Brasil, sobre as ideias defendidas por seu pai:
“No
começo da sua fala, a senhora agradeceu sua família. Seu pai, como professor de
história, pregava em sala de aula o negacionismo do Holocausto judeu, inclusive
utilizando livros de uma editora que foi condenada por contar mentiras sobre a
Segunda Guerra Mundial. Agora que a senhora é governadora de Santa Catarina, a
gente quer saber qual é a sua posição, se a senhora corrobora com essas ideias
neonazistas e negacionistas sobre o Holocausto?”
Em
nenhum momento de sua resposta, porém, Reinehr foi clara em se declarar
antinazista ou negar compactuar com visões negacionistas do Holocausto,
atendo-se a dizer que não pode ser julgada por "atos de terceiros".
“Eu realmente não posso responder, ser julgada ou condenada pelo que esse ou aquele
pense”, declarou.
Após
a resposta da governadora, a Confederação Israelita do Brasil e a Associação
Israelita Catarinense pediram que Daniela “demonstre de forma inequívoca sua
rejeição às ideias que levaram ao extermínio de 6 milhões de judeus inocentes,
além de outras minorias e adversários políticos e provocaram uma guerra que
devastou a humanidade”.
Adaptado de:
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2020/10/29/apos-cobranca-de-associacoes-judaicas-governadora-de-sc-diz-ser-contraria-ao-nazismo.ghtml
Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=MDg7rzf8E0U
Questões:
1) Numa democracia, onde cidadãos devem
ser tratados de forma igual perante a lei, todos deveriam ter direito a
concorrer a cargos públicos eleitorais, como governador ou vereador,
independente de seu pensamento político ou devem haver limitações para tais
cargos? Justifique.
2) É possível conciliar os valores do
nazismo propagados por Hitler com os valores democráticos atuais? Quais são as
diferenças entre essas formas de administração política de um país?
3) Segundo a lei 7.716/89, é crime
federal fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas,
ornamentos, distintivos ou propagandas que utilizem a cruz suástica ou gamada,
para fins de divulgação do nazismo, sendo que a pena pode chegar a cinco anos
de prisão. Você acha que tal legislação limita a liberdade de expressão ou se
faz ainda necessária
que tal legislação limita a liberdade
de expressão ou se faz ainda necessária
FÍSICA – PROFESSOR RONALDO
ROMEU MONTORO
https://youtu.be/7za36SSsusw
Nome:
Série
EXERCÍCIOS PROPOSTOS:
01- O
que cada instrumento elétrico Voltímetro e
amperímetro mede na sequência:
02- Como
deve ser ligado no circuito o Amperímetro e o Voltímetro na sequência:
03- Os
instrumentos de medidas elétricos não devem interferir na medida, como isto acontece:
04- Um
eletricista analisa o diagrama de uma instalação elétrica residencial para
planejar medições de tensão e corrente em uma cozinha. Nesse ambiente existem
uma geladeira (G), uma tomada (T) e uma lâmpada (L), conforme a figura. O
eletricista deseja medir a tensão elétrica aplicada à geladeira, a corrente
total e a corrente na lâmpada. Para isso, ele dispõe de um voltímetro (V) e
dois amperímetros (A).
Para realizar essas medidas, o esquema da ligação desses instrumentos está representado em:
INGLÊS – PROFESSORA ROSILENE
ATIVIDADE DE INGLÊS
No dia 31 de Outubro, comemora-se o DIA
DO HALLOWEEN” mas, você sabe qual o significado desta data? Quais são as cores
e símbolos que representam este dia tão importante para a Cultura Americana?
Faça uma breve pesquisa sobre o
HALLOWEEN , fotografe e envie para a professora. Pode ser por e-mail ou
whatsapp.
Quaisquer dúvidas estou á disposição.
Kisses,
Teacher Rosilene
e-mail: rosesantos270@hotmail.com
Telefone: 96762-0512
ARTES – PROFESSOR FERNANDO
Elementos da linguagem Visual
Espaço
Nesta artes visuais, a tradição da representação do espaço sempre foi
uma das características mais marcantes da produção artística. O Trabalho de
representa espaço tridimensionalidade com recursos bidimensionalidades ( o
desenho, a pintura sobre o papel ou a tela) sempre foi um desafio.
Provavelmento, ao tentar
desenhar um lugar, como a sua sala de aula, por exemplo, você já teve
dificuldades. para dar conta desse tipo de representação, inúmenras técnicas
foram elaboradas ao longa da história da arte, como o desenho de perspectiva, a
utilização do ponto de fuga, o efeito
sfumante, entre outras.
Na modernidade, artistas como o
pintor françês Paul Cézanne ( 1839 - 1906) revolucionaram esses noções,
representando o espaço e os objetos tridimensionais de maneira considerda
distorcida, desobedecendo às técnicas de perspectiva e mostrando objetos de
pontos de vista que não correspondem à experiência real.
Já Duchamp foi ainda mais longe ao propor que a arte poderia ocupar o
espaço real, junto com os espectadores, ao realizar a obra milhas de barbante.
Assim como para ele, a questão para os dadaístas não era como a arte poderia
representar o espaço, mas como ela poderia intervir nele, relacionando-se com
as mais diversas propostas em relação ao espaço, como instalações e ocupações,
até mesmo no espaço virtual.
Forma
A exploração de forma como assunto do trabalho, seja na pintura ou na
escultura, é uma das muitas caracteísticas marcantes da arte moderna e
contemporânea. Foi nesse periodo que os artistas ampliaram os horizontes da
exploração o uso de objetos utilizados no dia e ressiguinificando formas.
Os artistas passaram a criar formas em seus trabalhos sem um compromentimento muito restrito com
representação do real. Na escultura, por exemplo, muitos dedicaram-se oa
desenvolvimento de processos de criação, muitos vezes bastantes pessoais que
resultassem em formas inovadoras.
O escultor inglês Henry moore ( 1898 - 1986), por exemplo pesquisava
pedras e seixos de rio para descobria formas que servissem de inspiração para
seu trabalho essa abordagem cria uma interessante relação entre processo e o
resultado. Outro também se a propriavam de objetos do cotidiano e suas formas
para subverter seu significado, como é caso de Duchamp como Ready- mades.
Materialidade
Como você já viu neste capítulo, a idéia de que a arte só poderia ser
produzida com materiais bastante espessíficos, como tinta a óleo, mármore,
bronze, entre outros, era muito forte. A partir da modernidade, inúmemeros elementos
foram introduzidos à produção artística desconstruindo a idéia tradicional do
que seria material artistico ou não. O fato é que quase tudo pode ser matéria-
prima da criação artistica.
A materialidade da obra de arte visual pode ser expressar mais comumente
por modo de caracterização da obra de três aspectos: o suporte, a matéria e a
ferramenta. Mesmo hoje, em trabalhos de arte digital, podemos identificar a
presença desses conceitos. O suporte é onde se configura o trabalho artístico,
onde ele se fixa. como na tela na pintura, o papel no desenho e um pen-drive no
caso de uma ilustração digital. Já a matéria é o material, que se transforma no trabalho artísticos,
como pedra e na escultura. A ferramenta é o tipo de instrumento que o artista
usa para realizar seu trabalho e manipular o material, como pincel na pintura,
uma câmera, um computador ou um aplicativo para fazer um video digital.
Outra característica importante das transformações na materilidade das
artes de arte é que muitos artistas trabalham com a idéia de que o próprio
material já pode ter um sentido a ser explorado pelo artista. Elementos
naturais, como barro, pedras e água do mar, por exemplo ganham significados
pela referência que nos trazem, por remeter à ligação do homen com a natureza.
Em outros casos, objetos pulares, como imagens de celebridades ou embalagens de produtos ou conhecidos, podem ser usados para
criticar a sociedade de consumo, dependendo de como o artista os manipulas em
sua obra. Duchamp foi um dos primeiros artistas a propor que objetos prontos,
sem a intervenção da mão do artista, poderiam ser considerados, ao mesmo tempo,
material e a própria produção artística.
Hoje temos muitos artista que trabalham com recursos eletrônicos e
digitais, como vídeos, internet e projeções em espaços públicos. Suas obras não
têm um material físico definido, isto é podem ser reproduzidas, copiadas e
baixadas da internet.
Atividade:
Você já leu este texto e viu que se
trata da linguagem das artes, e que se fala da materialidade como suporte da
arte desde a pedra, madeira, barbante, água. até do objeto pronto que
considerado como obra de arte representado por outro artista etc.
Com relação ao texto reflita e responda as quesões abaixo.
1º - Você já ouviu falar que um objeto
pronto é considerado obra de arte?
2º - já viu alguma obra de arte
composta com pedra e madeira?
3º - já ouviu falar em
tridimensalionalidade?
4º - Quais são os artista que foram
citado neste texto?
5º - o que é suporte de arte para você?
6º - você faria alguma arte com um
barbante e com uma madeira?
7º - já ouviu falar ou conhece alguém
que trabalha com a técnica sfumante?
8º - já sabe o que é obra de arte
contemporânea?
9º - Você sabe o que significa read-
made?
10º - Agora me fale o que entendeu
desse texto, que você nunca ouviu falar, e faça uma pergunta para a próxima
aula.
Entregar 10 - 11 -2020 por email
ou zaap.
fernando.bs2012@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário