segunda-feira, 2 de novembro de 2020

3ºC - 2ª QUINZENA DO 4º BIMESTRE

 

2ª QUINZENA DO 4º BIMESTRE – 3ºC

ENTREGAR  ATÉ DIA 13/11

1 - GEOGRAFIA – PROFESSORA IVANETE

TEMA 2:

 ÁFRICA E EUROPA ATIVIDADE 1

 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO

 A África é considerada o berço da humanidade e da civilização, pois tem em sua história uma das maiores diversidades culturais do mundo. No continente africano há mais de mil línguas e dialetos diferentes, e inúmeros conflitos políticos e étnicos que acarretaram, ao longo do tempo, crises sociais, econômicas, ambientais e culturais. Muitos países que colonizaram a África se apropriaram dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, acirraram as desigualdades, a segregação e a exclusão social. Atualmente, os produtos alimentícios têm um enorme peso nas importações africanas, gerando um déficit em suas balanças comerciais. Pode-se explicar a escassez de alimentos por um conjunto de fatores: processo colonial, climáticos, políticos, econômicos, agrícolas etc. Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola

 a) De acordo com os seus conhecimentos e o texto acima, comente a questão da apropriação dos recursos naturais e o acirramento das desigualdades sociais no continente africano.

 b) Pesquise, em livros didáticos disponíveis na escola e em diferentes sites da internet, informações e dados sobre a insegurança alimentar no continente africano, e registre as ideias principais no seu caderno. 

 

2 - MATEMÁTICA – PROFESSOR LOURIVAL

3D 3TA 3TB revisão matéria do caderno - |Geometria Analítica

 

CALCULE AS DISTÂNCIAS E PONTOS MÉDIO TODAS RESOLUÇÕES A MÃO, conforme fizemos no caderno ou conforme exemplo a seguir para 3TA  ou 3TB

O 3C tem o ponto médio no caderno, qualquer duvida me procurem no privado:




·         A (-1, -3) E  B (  4 , 1   )

 

·         C (-1, -5) E D ( 2   ,   -1   )

 

·         p ( 2, 5 ) E F ( 3   , -  2   )

 

·         G ( 4, -7) E H ( -1   ,  - 1 )

 

·         J ( -1, 2 ) E K (- 4   , 0  )

3 - BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA 

Atividades 3º ano C 4 bimestre

 

  A evolução humana

 

A Evolução Humana, é o processo pelo qual ser humano se desenvolveu na Terra a partir do agora extinto primatas.

Visualizado zoologicamente, nós, os seres humanos somos Homo sapiens, espécie que vive no chão.

Primeiramente evoluiu na África entre 100.000 e 200.000 anos atrás.

Os primeiros fósseis de Homo erectus foram inicialmente descobertos na China (Homem de Pequim) e em Java na Indonésia (no final do séc. XIX e início do XX).

A partir dos anos cinquenta, foram descobertos esporadicamente fósseis de Homo erectus na África e na Ásia, a primeira delas, na Argélia, foram achadas três mandíbulas, fragmentos do crânio e dentes. Foram encontrados vários espécimes na Garganta de Olduvai na África Oriental. A fonte mais rica de fósseis de Homo erectus foi a região do Lago de Turkana.

Estes locais expuseram os mais antigos e completos espécimes de Homo erectus, em 1975, foi achado um crânio quase completo datado a 1.8 M.a. com volume craniano de 880 cc. Uma década depois, eles acharam o “Menino de Turkana” com esqueleto quase completo. Este esqueleto pertencente a um adolescente de 12-13 anos datado em 1,65 M.a. e representou um importante achado para acessar as proporções corporais e as relações entre as espécies do gênero Homo.A forma do corpo mostra um ser humano típico, adaptado ao ambiente tropical aberto e perfeitamente adaptado a locomoção bípede.

Habitantes de cavernas, produziam e usavam ferramentas bem mais elaboradas (como machados de mão), representam a primeira ocorrência no registro fóssil de um design consciente. Acredita-se que produziram ferramentas de madeira e armas, mas não foram preservadas.

Provavelmente o Homo erectus foi a primeira espécie para usar e controlar fogo. Este marco no desenvolvimento humano aconteceu 1 a l.5 milhões de anos atrás.

Controle de fogo pode ter permitido os humanos a se mudar da África e migrar para locais com clima mais frio (Europa e Ásia).

Os fósseis mais antigos estão na África, e, a partir de 1 M.a o Homo erectus aparentemente migrou da África, foram encontradas ferramentas e fósseis desta espécie amplamente distribuído na Europa e Ásia.

O Homo erectus é a primeira espécie humana para migrar fora de África e adaptar a uma variedade de ambientes no Velho Mundo.

O que sabemos sobre a evolução?

As espécies mudam com o decorrer do tempo. Hoje existem aproximadamente dois milhões de espécies de organismos vivos sobre a Terra, incluindo bactérias, fungos, plantas e animais. Todas elas procedem de um antepassado comum, conforme uma grande quantidade de provas biológicas reunidas por estudos científicos. Porém, não é a mesma variedade de organismos vista há milhões de anos, quando havia espécies muito diferentes das atuais e outras que desapareceram.

A teoria da evolução trata das evidências da origem dos seres vivos e das mudanças lentas e graduais que sofreram desde seu aparecimento até os dias atuais.

Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/evolucao-humana

Aula 01

-          Ler o texto com bastante atenção;

-          Selecionar cinco palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.

Aula 02

Responder às seguintes questões:

a)        Explique a evolução humana.

b)      Provavelmente qual foi foi a primeira espécie a usar e controlar fogo? E quando foi isso?

c)       Qual foi o evento que possibilitou aos humanos da época a saírem da África e migraram para continentes mais frios.

d)      De acordo com o texto onde surgiram os primeiros seres humanos?

  

Aula 03

Produção textual (redação)

O que eu penso sobre a evolução do homem

Aula 04

Pesquise um texto  sobre   A evolução do homem  (diferente do meu) e escreva no seu caderno.

4 - QUÍMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro | Química 3º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo

 

Nome: _____________________________________________ nº____ Turma

 

Atividade I do 4º Bimestre

Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera.

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula.  Faça com muito carinho, capricho e atenção!

Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.

 

Habilidades: Buscar, selecionar e organizar informações em fontes diversas sobre problemas de poluição e aplicar conhecimentos sobre fontes de emissão de gases poluentes e problemas por eles causados para promover ações solidárias.

Leia o texto:

O número de desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera é altíssimo, e tem se mostrado cada vez mais relevante no debate público contra o aquecimento global.

É certo que o desenvolvimento industrial, a tecnologia de combustão e outros elementos que fazem parte do dia a dia da sociedade moderna foram responsáveis por uma enorme melhoria na qualidade de vida das pessoas. Todavia, estes aspectos acabam se convertendo, no longo prazo, e com o uso intensivo, em problemas ambientais.

Assim, podemos listar como desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera, os seguintes problemas:

• Efeito Estufa: o efeito estufa é natural, e ocorre desde os primórdios da Terra. Na prática, é a capacidade reflexiva da atmosfera terrestre com relação ao calor do sol. Assim, o sol entra pela atmosfera, mas não consegue se dissipar novamente de maneira plena, o que garante o calor necessário para a vida existir. O efeito estufa torna-se um problema, no entanto, quando é alterado pelos seres humanos, gerando uma reflexão maior do calor, esquentando demais o planeta;

• Destruição da camada de ozônio: essa camada é responsável por impedir que raios ultravioleta possam entrar com sua força total em nosso planeta, reduzindo, portanto, os danos deste tipo de raio às formas de vida. Hoje, com a emissão de gases como óxidos nítricos e nitrosos, provenientes principalmente dos exaustores de carros, além da emissão do CO2 pela queima dos combustíveis, temos um alto risco de danificar essa camada, prejudicando a vida no planeta;

Responda:

1.       Como podemos agir para melhorar a vida no planeta Terra e combater o desequilíbrio ambiental?

2.       Cite três exemplos de atitudes que podem ser feitas por você.

 

5 -PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO

Estudo do Poema

MOTIVO

Eu canto porque o instante existe

Ea minha vida sta completa.

Não sou alegre e nem sou triste.

Sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,

Não sinto gozo nem tormento.

Atravesso noites e dias

No vento.

 

Se desmorono  ou se edifico,

Se permaneço ou me desfaço.

Não sei,nao sei. Não sei se fico

Ou passo.

Sei que  canto. E a canção é tudo.

Tem sangue eterno a asa ritmada.

E um dia sei que  estarei mudo:

- Mais nada.

 

1 ) Segundo o eu- lírico, o que define um poeta ?

2) como pode ser entendida a palavra instante no poema ? Ela está relacionada apenas a tempo ?

3 ) Nos versos a seguir, por  que  é uma conjunção explicativa ? De que maneira ela retoma o sentido do Poema?

"EU CANTO PORQUE O INSTANTE EXISTE

E A MINHA VIDA ESTÁ COMPLETA ".

4) O uso da conjunção ( porque  ) gera duas possibilidades de leitura do segundo verso. Quais são elas ?

5 )Explique a relação de causa e consequência estabelecida entre as informções apresentadas no dois primeiros versos da segunda parte do poema

6) De que maneira a palavra fugidias relacionadas à  existencia do " instante " define , o que é  "ser poeta"para o eu lírico ?

6 – FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN

1° semana de novembro



 

Governadora de Santa Catarina evita condenar o nazismo

            Ao tomar posse interinamente, Daniela Reinehr não quis responder se concorda com ideias nazistas e negacionistas do Holocausto defendidas pelo pai. O professor de história, Altair Reinehr que relativizou o nazismo em textos.

            A governadora foi questionada sobre o tema por jornalistas durante sua primeira coletiva de imprensa como chefe de governo estadual, após tomar posse nesta terça-feira (27/10) – Reinehr assumiu o cargo temporariamente após o afastamento do governador Carlos Moisés (PSL), que é alvo de um processo de impeachment.

            Junto a um desses artigos, Altair publicou uma foto dele em frente à casa onde nasceu Adolf Hitler, em Braunau am Inn, na Áustria. No texto, ele se queixa de que, na Alemanha:

“é proibido falar mal de Hitler e lembrar obras reconhecidamente positivas… Nas escolas dos países europeus, não se ensina a conhecer o governo de Hitler, nem o que era o nacional-socialismo, mas ensina-se a odiar ambos. E tudo isso em nome da democracia, da verdade e da liberdade de expressão” reclama o professor. No mesmo texto, ele exalta supostas realizações positivas do ditador nazista.

            Durante a coletiva de imprensa nesta terça-feira, 27 de outubro, a filha Daniela Reinehr foi surpreendida com a pergunta do jornalista Fábio Bispo, do Intercept Brasil, sobre as ideias defendidas por seu pai:

            “No começo da sua fala, a senhora agradeceu sua família. Seu pai, como professor de história, pregava em sala de aula o negacionismo do Holocausto judeu, inclusive utilizando livros de uma editora que foi condenada por contar mentiras sobre a Segunda Guerra Mundial. Agora que a senhora é governadora de Santa Catarina, a gente quer saber qual é a sua posição, se a senhora corrobora com essas ideias neonazistas e negacionistas sobre o Holocausto?”

            Em nenhum momento de sua resposta, porém, Reinehr foi clara em se declarar antinazista ou negar compactuar com visões negacionistas do Holocausto, atendo-se a dizer que não pode ser julgada por "atos de terceiros". “Eu realmente não posso responder, ser julgada ou condenada pelo que esse ou aquele pense”, declarou.

            Após a resposta da governadora, a Confederação Israelita do Brasil e a Associação Israelita Catarinense pediram que Daniela “demonstre de forma inequívoca sua rejeição às ideias que levaram ao extermínio de 6 milhões de judeus inocentes, além de outras minorias e adversários políticos e provocaram uma guerra que devastou a humanidade”.

 

Adaptado de: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2020/10/29/apos-cobranca-de-associacoes-judaicas-governadora-de-sc-diz-ser-contraria-ao-nazismo.ghtml

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=MDg7rzf8E0U

Questões:

1) Numa democracia, onde cidadãos devem ser tratados de forma igual perante a lei, todos deveriam ter direito a concorrer a cargos públicos eleitorais, como governador ou vereador, independente de seu pensamento político ou devem haver limitações para tais cargos? Justifique.

 

2) É possível conciliar os valores do nazismo propagados por Hitler com os valores democráticos atuais? Quais são as diferenças entre essas formas de administração política de um país?

 

3) Segundo a lei 7.716/89, é crime federal fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propagandas que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo, sendo que a pena pode chegar a cinco anos de prisão. Você acha que tal legislação limita a liberdade de expressão ou se faz ainda necessária dado os conflitos mundiais?

 

7 - FÍSICA – PROFESSOR RONALDO

COLÉGIO ROMEU MONTORO

TAREFA DE FÍSICA 3º MÉDIO REGULAR

https://youtu.be/7za36SSsusw

 

Nome:                                                                                                      nº:

1-            Calcular o índice de refração de um material transparente cuja velocidade da luz é de 1 10^8 m/s. Dado velocidade da luz no vácuo de 3 10^8 m/s.

02- Uma lente de índice de refração n = 2 recebe um raio de luz que penetra com que velocidade. Dado, velocidade da luz no vácuo de 3 10^8 m/s.

8 - INGLÊS -PROFESSORA ROSILENE

ATIVIDADE DE INGLÊS

No dia 31 de Outubro, comemora-se o DIA DO HALLOWEEN” mas, você sabe qual o significado desta data? Quais são as cores e símbolos que representam este dia tão importante para a Cultura Americana?

Faça uma breve pesquisa sobre o HALLOWEEN , fotografe e envie para a professora. Pode ser por e-mail ou whatsapp.

Quaisquer dúvidas estou á disposição.

Kisses,

Teacher Rosilene

e-mail: rosesantos270@hotmail.com

Telefone: 96762-0512

9 - ARTES – PROFESSORA SIMONE

E.E. Romeu Montoro

Profª Simone

Aluno:                                                                        Data:

Turma: 3C

                                         Atividade de Arte






10 – HISTÓRIA – PROFESSORA VERA LÚCIA

E.E Professor Romeu Montoro

Professora Vera Lucia

 

Disciplina: História

Serie: 3º D Ensino Médio Noturno

Nome:_______________________________________ Nº____

 

Atividade (4º Bimestre)

 

1 – Pesquisar o tema: A revolução Russa de 1917 e fazer um resumo sobre o tema.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário