2ª QUINZENA DO 4º
BIMESTRE – 3ºC
ENTREGAR ATÉ DIA 13/11
1 - GEOGRAFIA – PROFESSORA
IVANETE
TEMA 2:
ÁFRICA E EUROPA ATIVIDADE 1
– LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO
A África é considerada o berço da humanidade e
da civilização, pois tem em sua história uma das maiores diversidades culturais
do mundo. No continente africano há mais de mil línguas e dialetos diferentes,
e inúmeros conflitos políticos e étnicos que acarretaram, ao longo do tempo,
crises sociais, econômicas, ambientais e culturais. Muitos países que
colonizaram a África se apropriaram dos recursos naturais e, ao mesmo tempo,
acirraram as desigualdades, a segregação e a exclusão social. Atualmente, os produtos
alimentícios têm um enorme peso nas importações africanas, gerando um déficit
em suas balanças comerciais. Pode-se explicar a escassez de alimentos por um
conjunto de fatores: processo colonial, climáticos, políticos, econômicos,
agrícolas etc. Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola
a) De acordo com os seus conhecimentos e o
texto acima, comente a questão da apropriação dos recursos naturais e o
acirramento das desigualdades sociais no continente africano.
b) Pesquise, em livros didáticos disponíveis
na escola e em diferentes sites da internet, informações e dados sobre a
insegurança alimentar no continente africano, e registre as ideias principais
no seu caderno.
2 - MATEMÁTICA – PROFESSOR
LOURIVAL
3D 3TA 3TB revisão matéria do
caderno - |Geometria Analítica
CALCULE AS DISTÂNCIAS E PONTOS MÉDIO TODAS
RESOLUÇÕES A MÃO, conforme fizemos no caderno ou conforme exemplo a seguir para
3TA ou 3TB
O 3C tem o ponto médio no caderno, qualquer duvida
me procurem no privado:
·
A (-1, -3) E B ( 4 , 1 )
·
C (-1, -5) E D ( 2 ,
-1 )
·
p ( 2, 5 ) E F ( 3 , - 2 )
·
G ( 4, -7) E H ( -1 ,
- 1 )
·
J ( -1, 2 ) E K (- 4 , 0
)
3 - BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA
Atividades 3º ano C 4
bimestre
A evolução humana
A Evolução Humana, é o processo pelo qual ser humano se desenvolveu
na Terra a partir do agora extinto primatas.
Visualizado
zoologicamente, nós, os seres humanos somos Homo sapiens, espécie que vive no
chão.
Primeiramente evoluiu
na África entre 100.000 e 200.000 anos atrás.
Os primeiros fósseis
de Homo erectus foram inicialmente descobertos na China (Homem de Pequim) e em
Java na Indonésia (no final do séc. XIX e início do XX).
A partir dos anos
cinquenta, foram descobertos esporadicamente fósseis de Homo erectus na África
e na Ásia, a primeira delas, na Argélia, foram achadas três mandíbulas,
fragmentos do crânio e dentes. Foram encontrados vários espécimes na Garganta
de Olduvai na África Oriental. A fonte mais rica de fósseis de Homo erectus foi
a região do Lago de Turkana.
Estes locais expuseram
os mais antigos e completos espécimes de Homo erectus, em 1975, foi achado um
crânio quase completo datado a 1.8 M.a. com volume craniano de 880 cc. Uma
década depois, eles acharam o “Menino de Turkana” com esqueleto quase completo.
Este esqueleto pertencente a um adolescente de 12-13 anos datado em 1,65 M.a. e
representou um importante achado para acessar as proporções corporais e as
relações entre as espécies do gênero Homo.A forma do corpo mostra um ser humano
típico, adaptado ao ambiente tropical aberto e perfeitamente adaptado a
locomoção bípede.
Habitantes de
cavernas, produziam e usavam ferramentas bem mais elaboradas (como machados de
mão), representam a primeira ocorrência no registro fóssil de um design
consciente. Acredita-se que produziram ferramentas de madeira e armas, mas não
foram preservadas.
Provavelmente o Homo
erectus foi a primeira espécie para usar e controlar fogo. Este marco no
desenvolvimento humano aconteceu 1 a l.5 milhões de anos atrás.
Controle de fogo pode
ter permitido os humanos a se mudar da África e migrar para locais com clima
mais frio (Europa e Ásia).
Os fósseis mais
antigos estão na África, e, a partir de 1 M.a o Homo erectus aparentemente
migrou da África, foram encontradas ferramentas e fósseis desta espécie
amplamente distribuído na Europa e Ásia.
O Homo erectus é a
primeira espécie humana para migrar fora de África e adaptar a uma variedade de
ambientes no Velho Mundo.
O que sabemos sobre a
evolução?
As espécies mudam com
o decorrer do tempo. Hoje existem aproximadamente dois milhões de espécies de
organismos vivos sobre a Terra, incluindo bactérias, fungos, plantas e animais.
Todas elas procedem de um antepassado comum, conforme uma grande quantidade de
provas biológicas reunidas por estudos científicos. Porém, não é a mesma
variedade de organismos vista há milhões de anos, quando havia espécies muito
diferentes das atuais e outras que desapareceram.
A teoria da evolução
trata das evidências da origem dos seres vivos e das mudanças lentas e graduais
que sofreram desde seu aparecimento até os dias atuais.
Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/evolucao-humana
Aula 01
-
Ler o texto com bastante atenção;
-
Selecionar cinco palavras que você não conhece,
procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.
Aula 02
Responder às seguintes questões:
a)
Explique
a evolução humana.
b)
Provavelmente qual foi foi a primeira espécie a usar e
controlar fogo? E quando foi isso?
c)
Qual foi o evento que possibilitou aos humanos
da época a saírem da África e migraram para continentes mais frios.
d)
De acordo com o texto onde surgiram os primeiros
seres humanos?
Aula 03
Produção textual (redação)
O que eu penso sobre a evolução do homem
Aula 04
Pesquise um texto
sobre A evolução do homem (diferente do meu) e escreva no seu caderno.
4 - QUÍMICA – PROFESSORA MARIA DO
CARMO
E. E. Romeu Montoro | Química 3º ano Ensino Médio | Professora:
Maria do Carmo
Nome: _____________________________________________ nº____ Turma
Atividade I do 4º Bimestre
Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na
atmosfera.
OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe,
assim como fazemos em aula. Faça com
muito carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as
questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado
no retorno presencial.
Habilidades:
Buscar, selecionar e organizar informações em fontes diversas sobre problemas
de poluição e aplicar conhecimentos sobre fontes de emissão de gases poluentes
e problemas por eles causados para promover ações solidárias.
Leia o texto:
O número de
desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera é
altíssimo, e tem se mostrado cada vez mais relevante no debate público contra o
aquecimento global.
É certo que o desenvolvimento
industrial, a tecnologia de combustão e outros elementos que fazem parte do dia
a dia da sociedade moderna foram responsáveis por uma enorme melhoria na
qualidade de vida das pessoas. Todavia, estes aspectos acabam se convertendo,
no longo prazo, e com o uso intensivo, em problemas ambientais.
Assim, podemos listar como
desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera,
os seguintes problemas:
• Efeito Estufa: o efeito estufa
é natural, e ocorre desde os primórdios da Terra. Na prática, é a capacidade
reflexiva da atmosfera terrestre com relação ao calor do sol. Assim, o sol
entra pela atmosfera, mas não consegue se dissipar novamente de maneira plena,
o que garante o calor necessário para a vida existir. O efeito estufa torna-se
um problema, no entanto, quando é alterado pelos seres humanos, gerando uma
reflexão maior do calor, esquentando demais o planeta;
• Destruição da camada de ozônio:
essa camada é responsável por impedir que raios ultravioleta possam entrar com
sua força total em nosso planeta, reduzindo, portanto, os danos deste tipo de
raio às formas de vida. Hoje, com a emissão de gases como óxidos nítricos e
nitrosos, provenientes principalmente dos exaustores de carros, além da emissão
do CO2 pela queima dos combustíveis, temos um alto risco de danificar essa camada,
prejudicando a vida no planeta;
Responda:
1.
Como podemos agir para melhorar a vida no
planeta Terra e combater o desequilíbrio ambiental?
2.
Cite três exemplos de atitudes que podem ser
feitas por você.
5 -PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO
Estudo do
Poema
MOTIVO
Eu canto
porque o instante existe
Ea minha vida
sta completa.
Não sou alegre
e nem sou triste.
Sou poeta.
Irmão das
coisas fugidias,
Não sinto gozo
nem tormento.
Atravesso
noites e dias
No vento.
Se
desmorono ou se edifico,
Se permaneço
ou me desfaço.
Não sei,nao
sei. Não sei se fico
Ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue
eterno a asa ritmada.
E um dia sei
que estarei mudo:
- Mais nada.
1 ) Segundo o
eu- lírico, o que define um poeta ?
2) como pode
ser entendida a palavra instante no poema ? Ela está relacionada apenas a tempo
?
3 ) Nos versos
a seguir, por que é uma conjunção explicativa ? De que maneira
ela retoma o sentido do Poema?
"EU CANTO
PORQUE O INSTANTE EXISTE
E A MINHA VIDA
ESTÁ COMPLETA ".
4) O uso da
conjunção ( porque ) gera duas
possibilidades de leitura do segundo verso. Quais são elas ?
5 )Explique a
relação de causa e consequência estabelecida entre as informções apresentadas
no dois primeiros versos da segunda parte do poema
6) De que
maneira a palavra fugidias relacionadas à
existencia do " instante " define , o que é "ser poeta"para o eu lírico ?
6 – FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN
1° semana de novembro
Governadora de Santa Catarina evita
condenar o nazismo
Ao tomar posse
interinamente, Daniela Reinehr não quis responder se concorda com ideias
nazistas e negacionistas do Holocausto defendidas pelo pai. O professor de
história, Altair Reinehr que relativizou o nazismo em textos.
A governadora foi
questionada sobre o tema por jornalistas durante sua primeira coletiva de
imprensa como chefe de governo estadual, após tomar posse nesta terça-feira
(27/10) – Reinehr assumiu o cargo temporariamente após o afastamento do
governador Carlos Moisés (PSL), que é alvo de um processo de impeachment.
Junto a um
desses artigos, Altair publicou uma foto dele em frente à casa onde nasceu
Adolf Hitler, em Braunau am Inn, na Áustria. No texto, ele se queixa de que, na
Alemanha:
“é proibido falar mal de Hitler e lembrar obras reconhecidamente
positivas… Nas escolas dos países europeus, não se ensina a conhecer o governo
de Hitler, nem o que era o nacional-socialismo, mas ensina-se a odiar ambos. E
tudo isso em nome da democracia, da verdade e da liberdade de expressão” reclama o professor. No mesmo texto, ele exalta supostas
realizações positivas do ditador nazista.
Durante a
coletiva de imprensa nesta terça-feira, 27 de outubro, a filha Daniela Reinehr foi surpreendida
com a pergunta do jornalista Fábio Bispo, do Intercept Brasil, sobre as ideias
defendidas por seu pai:
“No começo da
sua fala, a senhora agradeceu sua família. Seu pai, como professor de história,
pregava em sala de aula o negacionismo do Holocausto judeu, inclusive
utilizando livros de uma editora que foi condenada por contar mentiras sobre a
Segunda Guerra Mundial. Agora que a senhora é governadora de Santa Catarina, a
gente quer saber qual é a sua posição, se a senhora corrobora com essas ideias
neonazistas e negacionistas sobre o Holocausto?”
Em nenhum
momento de sua resposta, porém, Reinehr foi clara em se declarar antinazista ou
negar compactuar com visões negacionistas do Holocausto, atendo-se a dizer que
não pode ser julgada por "atos de terceiros". “Eu realmente não
posso responder, ser julgada
ou condenada pelo que esse ou aquele pense”, declarou.
Após a resposta
da governadora, a Confederação Israelita do Brasil e a Associação Israelita
Catarinense pediram que Daniela “demonstre de forma inequívoca sua rejeição às
ideias que levaram ao extermínio de 6 milhões de judeus inocentes, além de
outras minorias e adversários políticos e provocaram uma guerra que devastou a
humanidade”.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=MDg7rzf8E0U
Questões:
1) Numa democracia, onde cidadãos devem ser tratados de forma
igual perante a lei, todos deveriam ter direito a concorrer a cargos públicos
eleitorais, como governador ou vereador, independente de seu pensamento
político ou devem haver limitações para tais cargos? Justifique.
2) É possível conciliar os valores do nazismo propagados por
Hitler com os valores democráticos atuais? Quais são as diferenças entre essas
formas de administração política de um país?
3) Segundo a lei 7.716/89, é crime
federal fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas,
ornamentos, distintivos ou propagandas que utilizem a cruz suástica ou gamada, para
fins de divulgação do nazismo, sendo que a pena pode chegar a cinco anos de
prisão. Você acha que tal legislação limita a liberdade de expressão ou se faz
ainda necessária dado os conflitos mundiais?
7 - FÍSICA – PROFESSOR RONALDO
COLÉGIO ROMEU MONTORO
TAREFA DE
FÍSICA 3º MÉDIO REGULAR
https://youtu.be/7za36SSsusw
Nome:
nº:
1- Calcular o índice de refração de um
material transparente cuja velocidade da luz é de 1 10^8 m/s. Dado velocidade
da luz no vácuo de 3 10^8 m/s.
02- Uma lente
de índice de refração n = 2 recebe um raio de luz que penetra com que
velocidade. Dado, velocidade da luz no vácuo de 3 10^8 m/s.
8 - INGLÊS -PROFESSORA ROSILENE
ATIVIDADE DE INGLÊS
No dia 31 de Outubro, comemora-se o DIA DO HALLOWEEN” mas,
você sabe qual o significado desta data? Quais são as cores e símbolos que
representam este dia tão importante para a Cultura Americana?
Faça uma breve pesquisa sobre o HALLOWEEN , fotografe e
envie para a professora. Pode ser por e-mail ou whatsapp.
Quaisquer dúvidas estou á disposição.
Kisses,
Teacher Rosilene
e-mail: rosesantos270@hotmail.com
Telefone: 96762-0512
9 - ARTES – PROFESSORA SIMONE
E.E. Romeu Montoro
Profª Simone
Aluno:
Data:
Turma: 3C
Atividade de Arte
10 – HISTÓRIA – PROFESSORA VERA LÚCIA
E.E Professor
Romeu Montoro
Professora
Vera Lucia
Disciplina:
História
Serie: 3º D
Ensino Médio Noturno
Nome:_______________________________________
Nº____
Atividade (4º
Bimestre)
1 – Pesquisar
o tema: A revolução Russa de 1917 e fazer um resumo sobre o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário