quarta-feira, 4 de novembro de 2020

ATIVIDADES 6º ANO LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS ( 06/11/2020)

 ORIENTAÇÕES DE ESTUDOS

CASO NECESSÁRIO, PAUSE O VÍDEO PARA MELHOR LEITURA

LÍNGUA PORTUGUESA

CASO NECESSÁRIO, PAUSE O VÍDEO PARA MELHOR LEITURA

LÍNGUA INGLESA

WHO ARE YOU?

Who are you? Science tells us that characteristic features and even our personality are defined by genetic inheritance. The shape of our face, the color of our eyes and even the color of our hair, are the result of our parents’ genetic origin. These hereditary characteristics are obtained thanks to the fusion of gametes. The male and the female gametes have 23 chromosomes each. When there is a union of them, 23 chromosomes from the father and 23 chromosomes from the mother, they pass a chromosome set of new cells, that is YOU!

Após tentar interpretar o texto prestando bastante atenção nas palavras que você já conhece, responda as questões:

a)    Sobre o que fala o texto?

b)    Escreva aqui as palavras que você conhece ou são bem parecidas com o português

c)    Ache no caça palavras abaixo as palavras que aparecem em negrito no texto e procura seus significados em um dicionário



TECNOLOGIAS

O que é cultura maker?

 

O que é Cultura Maker?

O movimento Cultura Maker é uma evolução do “Do it yourself” ou, em bom português, do “Faça você mesmo”.

O conceito principal é que qualquer pessoa, dotada das ferramentas certas e do devido conhecimento, pode criar as suas próprias soluções para problemas do cotidiano.

É bem verdade que essa (nem tão) nova tendência tem se popularizado e assumido um status mais profissional nos dias de hoje.

O que tem impulsionado o movimento é o surgimento de novas tecnologias, como as impressoras 3D, máquinas de corte à laser, kits de robótica e o próprio acesso massivo à internet de banda larga.

Em uma analogia bem simples, é como se as chamadas gambiarras, que todo brasileiro está acostumado a fazer, ganhassem sofisticação e requinte.

Criar essa mentalidade e experimentar com novos conhecimentos tornará você muito mais proativo. Talvez o principal papel do movimento Maker seja difundir o aprendizado pela prática.Não que a teoria não tenha valor, é claro. Contudo, por meio do “faça você mesmo”, mais pessoas têm acesso à confecção de produtos. É algo que antes era restrito às indústrias de massa e, atualmente, está mais democratizado.

O conhecimento circula mais e todos têm a oportunidade de desenvolver ideias inovadoras e compartilhá-las com o mundo.

Para Dale Dougherty, criador da revista MAKE, primeira publicação especializada do movimento, a Cultura Maker tem como um dos seus principais objetivos provocar o potencial criativo das pessoas, fazendo com que elas raciocinem e ajam de maneira pouco convencional.

É o famoso “pensar fora da caixa” em outras palavras, está dizendo que esse fenômeno mundial faz com que as pessoas se tornem mais autônomas e proativas.

Com isso, obviamente, ficam menos dependentes dos outros para encontrar as suas próprias soluções.

 

Agora de modo resumido e com suas palavras responde:

 

1) O que é cultura maker?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2) Para que serve a cultura maker?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Como você se inclui na cultura Maker?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ARTES

ATIVIDADES DE ARTE – 6º A e B

 

 

1 – Quais dobraduras você sabe fazer? Que tipos de dobradura você já viu? Sabe o nome de algum tipo de dobradura tradicional japonesa?

 

2 – Os Lambe-Lambes, colocados em postes ou paredes, para você são Arte ou não? Por quê? Você sabe o nome dessa modalidade artística?

 

3 – O que você entende por arte do lambe-lambe?

 

4 – Antes do computador e gráficas modernas, como os livros, cartazes e folhetos eram ilustrados? Ou seja, como eram feitas essas ilustrações?

 

5 – O que você sabe sobre gravura? O que diferencia uma gravura de um outro tipo de desenho ou ilustração?

PROTAGONISMO JUVENIL

Questão 01:

Assista o vídeo no link abaixo e responda:

O vídeo representa, exatamente a nossa sociedade. De assunto é tratado, de acordo com o nosso contexto?

 

Questão 02:

De acordo ainda o nosso contexto, exemplifique situações que são pertinentes aos personagens do vídeo, comparando com essa epidemia.

 

Assista o vídeo no Link:

           https://www.youtube.com/watch?v=xABS2ek4Dtg

EDUCAÇÃO FÍSICA

JOGOS ELETRONICOS

 

1-    Em sua opinião, existe alguma semelhança entre os primeiros jogos e os jogos que você joga atualmente? Quais?

2-    Quais foram os primeiros videogames a surgirem no mercado?

3-    Você já jogou algum jogo do passado? Qual?

4-    Quais os personagens dos games que fizeram mais sucesso?

5-    O que os games atuais tem de melhor e de pior que os do passado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário