3ª QUINZENA DO 4º
BIMESTRE – 3ºC
Entregar até 04/12
PORTUGUÊS -PROFESSOR MAURÍCIO
1) Classifique o
sujeito nas frases abaixo em : ( simples, composto, indeterminado, oculto ,
e oração sem sujeito ).
A) falaram mal de
você.
B) comprei um carro.
C) todos os dias são
comprados livros e revistas.
D) Pedro foi à
escola.
E) nevou muito em
Santa Catarina.
2) Classifique o
predicado nas frases abaixo em : ( verbal. nominal e verbo-nominal ) .
A) a menina é bela.
B) o metrô partiu atrasado.
C) o menino fez a
lição.
D) o pássaro voou
alegremente.
MATEMÁTICA -PROFESSOR LOURIVAL
CALCULE AS DISTÂNCIAS E PONTOS MÉDIO TODAS
RESOLUÇÕES A MÃO, conforme fizemos no caderno ou conforme exemplo a seguir para
3TA ou 3TB
O 3C tem o ponto médio no caderno, qualquer dúvida
me procurem no privado:
GEOGRAFIA – PROFESSORA IVANETE
TEMA 2: ÁFRICA E
EUROPA ATIVIDADE 1
– LEITURA E ANÁLISE
DE TEXTO -
A África é
considerada o berço da humanidade e da civilização, pois tem em sua história
uma das maiores diversidades culturais do mundo. No continente africano há mais
de mil línguas e dialetos diferentes, e inúmeros conflitos políticos e étnicos
que acarretaram, ao longo do tempo, crises sociais, econômicas, ambientais e
culturais. Muitos países que colonizaram a África se apropriaram dos recursos
naturais e, ao mesmo tempo, acirraram as desigualdades, a segregação e a exclusão
social. Atualmente, os produtos alimentícios têm um enorme peso nas importações
africanas, gerando um déficit em suas balanças comerciais. Pode-se explicar a
escassez de alimentos por um conjunto de fatores: processo colonial,
climáticos, políticos, econômicos, agrícolas etc. Elaborado especialmente para
o São Paulo Faz Escola
a) De acordo
com os seus conhecimentos e o texto acima, comente a questão da apropriação dos
recursos naturais e o acirramento das desigualdades sociais no continente
africano.
b) Pesquise,
em livros didáticos disponíveis na escola e em diferentes sites da internet,
informações e dados sobre a insegurança alimentar no continente africano, e
registre as ideias principais no seu caderno.
HISTÓRIA – PROFESSORA VERA LÚCIA
Nome:_______________________________________ Nº____
1 – Ler o texto e responder as questões propostas.
SOCIOLOGIA – PROFESSOR EDINALDO
Sociologia / Edinaldo / 3º ano
Os Movimentos Sociais.
Num recente artigo, o professor
Solon Annes Viola (2002), da UNISINOS, descreve que:
Segundo
Kissinger, “a globalização é tão natural
como a chuva”. Por
certo Kissinger não conhece as múltiplas regiões do Brasil. No Nordeste
brasileiro chove pouco; no Sul, ao longo do inverno, as chuvas são abundantes e
ocorrem, no mínimo, duas enchentes por ano. E logo em seguida faz as seguintes
perguntas: Seria o Sul mais globalizado que o Nordeste? O ciclo das chuvas
regulado por grandes empresas, pelos organismos financeiros internacionais como
o G7, a OMC e o Banco Mundial? O fato de que a quinta parte da gente mais rica
do mundo consumir 85% de todos os produtos e serviços, enquanto que a quinta
parte mais pobre consome somente 13% seria tão natural, quanto a chuva? Seria
tão natural que 4 bilhões e 400 milhões de habitantes dos países mais pobres,
aproximadamente três quintas partes da população mundial não possuam acesso à
água potável, uma quarta parte não possua moradia, e uma quinta parte não tenha
acesso a nenhum tipo de assistência à saúde? Seria tão natural, como a chuva
que 20% da população mundial consumam 86,5% das energias fósseis e hidráulicas
do planeta? Seria possível que o mesmo nível de consumo fosse colocado à
disposição de todos sem que houvesse um gigantesco desastre ambiental, tão
terrível quanto a prolongada seca, ou tão arrasador quanto as enxurradas das
enchentes? Seria tão natural quanto a chuva que americanos e europeus gastem 17
milhões de dólares a mais do que se necessita para promover a alimentação e
saúdes básica para os que possuem? Seria tão natural como o sol que 300 milhões
de crianças ocupem postos de trabalhos forçados e outras 37.000 morram
diariamente de pobreza relacionada à subnutrição e à ingestão de águas
contaminadas e resíduos tóxicos?
Depois de perguntas tão
chocantes podemos também perguntar: será que não existe ninguém que esteja
fazendo algo contra estas barbaridades existentes no mundo? Sim, existe, mas
nem sempre essas pessoas que lutam contra este estado de coisas são vistas com
bons olhos. Nos
dias de hoje, ouve-se muito a respeito dos movimentos sociais. A mídia está
sempre noticiando a respeito deles, seja, Sem Terra, Greempeace ou as ONGs
“antiglobalização”. Mas o que são movimentos sociais? O que pretendem? Por que
surgem em diversos momentos históricos? Como são constituídos? Os
movimentos sociais estiveram e estão presentes em toda a história de todas as
sociedades. Temos que compreendê-los como um fenômeno essencial, porque são
resultados de um “conflito” que gera, movimentos geram transformações porque
sujeitos ou grupos que não concordam com determinada situação procuram maneiras
de modificá-la. Neste sentido, o conflito é o
elemento gerador dos movimentos sociais. E por que se chega a estes conflitos?
Simplesmente porque, as sociedades não são homogêneas e se dividem a partir de
certos interesses de classe, gênero, etnia, raça ou, até mesmo, de orientação
sexual e de geração.
A cada dia sempre surgem e surgirão mais
movimentos sociais, pois, numa sociedade com muitas desigualdades e com o
Estado mostrando-se incapaz de satisfazer as necessidades dos diferentes grupos
sociais, podemos afirmar que esses movimentos são quase que naturais. É uma
infinidade de grupos que lutam contra o preconceito, o racismo, o desemprego, a
falta de moradia, os salários rebaixados, o autoritarismo, contra o descaso com
o meio ambiente, com a criança, com o idoso, com a educação, com a saúde, etc.
Nome:__________________________________________ nº___________ série:
__________
Questões.
1.
O
que são movimentos sociais?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
Qual
o fator que gera um movimento social? Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
O
que significa a sigla ONG?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.
Cite
o nome de 4 ONGs.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.
O
que são formas de manifestação popular?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.
Cite
4 exemplos.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7.
Explique
os exemplos citados acima.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FÍSICA – PROFESSOR RONALDO
Tema: 2º lei de Newton
Fórmula: F = m.a Dado: F =
Força, m = Massa, a = Aceleração
1- Calcular a força que um
carro de massa de m = 1000 kg recebe quando acelera a = m/s2
2- Calcular a força para um
objeto de m = 20 kg acelerar 4 m/s2.
3- Um objeto de massa 2 kg recebe uma força F = 40 N. Calcular o
valor da sua aceleração.
QUÍMICA –
PROFESSORA MARIA DO CARMO
E. E. Romeu Montoro | Química 3º ano Ensino Médio | Professora:
Maria do Carmo
Nome:
_____________________________________________ nº____ Turma______
Atividade
II do 4º Bimestre | Desequilíbrios ambientais
OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim
como fazemos em aula. Faça com muito carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine
e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno
presencial.
Tema: Desequilíbrios ambientais causados pela
introdução de materiais na atmosfera, Poluição das águas e Perturbações na
Biosfera.
Habilidades- Aplicar conhecimento sobre fonte
de emissão de gases poluentes e problemas por ele causados.
Orientações e Estratégias
Para o desenvolvimento deste tema, serão
retomados os conhecimentos relativos aos impactos causados na atmosfera por
ações humanas, com o intuito de ampliar os saberes e aprofundar os conceitos
que fundamentam as causas e os efeitos da poluição, as perturbações à biosfera,
os ciclos biogeoquímicos e o desenvolvimento sustentável.
Registre e responda em seu caderno as
questões a seguir:
1. O que é poluição? Quais tipos de poluição
você conhece?
2. Vocês conhecem quais são as substâncias
poluentes?
3. Quais gases poluentes são liberados na
atmosfera?
4. Vocês conhecem as diversas regiões que
compõem a atmosfera?
5. O que você entende por ciclo
biogeoquímico?
6. Qual o aspecto positivo e/ou negativo da
ação do ser humano, em relação aos ciclos biogeoquímicos?
FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN
Atividade –
Filosofia Tecnologia
e sociedade
O ritmo frenético de homens e
máquinas marca a construção de um canal de 20 km de comprimento, para dar
passagem aos 14 milhões de litros de água por segundo desviados do rio Xingu
que vão movimentar as turbinas da terceira maior hidrelétrica do mundo, que em
sua capacidade total fornece luz para 40 milhões de residências. A Eletronorte,
empresa privada responsável pela obra, é obrigada contratualmente a fazer um
investimento de 5 bilhões R$ no município.
Hordas de trabalhadores braçais
e pessoas interessadas em prestar serviço desengavetaram as velhas expectativas
de mudar de vida no coração do rio Xingu. As obras de Belo Monte atingiram o
clímax em outubro, com 25 mil trabalhadores (87% deles homens). Três quartos
dos mais de 5.600 municípios brasileiros têm população menor que esse exército
de operários. A logística da construção não tem sido fácil. A rodovia
Transamazônica, aberta na década de 1970, ainda tem trechos não asfaltados nos
906 km que separam Altamira da capital, Belém, que se tornam intransitáveis no
período de chuvas, de dezembro a junho.
Estimativas da prefeitura de
Altamira apontam que a população local cresceu na ordem de cerca de 50 mil
pessoas entre 2010 e 2012. A expansão corresponde ao período de início das
obras, fazendo explodir a demanda por moradia, segurança, educação, saúde,
alimentação e toda sorte de serviços públicos. O abrupto aumento populacional e
suas inevitáveis consequências são desdobramentos bastante experimentados nos
grandes empreendimentos em uma região ainda tão carente de oportunidades.
Altamira era uma cidade que mal
dava conta de seus 100 mil habitantes e ainda tentava absorver a onda de
impacto ocasionada pela chegada da Transamazônica na década de 1970, até então
o grande vetor de ocupação daquele cantinho esquecido do mundo. Com cerca de
160 mil km² – maior que Portugal -, Altamira é o maior município em extensão
territorial do país. No início dos anos 2000, a cidade tinha taxa de 11,3
homicídios a cada 100 mil habitantes. Nas últimas décadas, os números mudaram.
Em 2017, o número foi de 135,5.
O Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta segunda-feira o ranking dos municípios
mais violentos do país que têm população superior a 100.000 habitantes.
Maracanaú, no Ceará, é a cidade brasileira com a maior taxa de homicídio
(145,7), seguida por Altamira (133,7), no Pará, e São Gonçalo do Amarante
(131,2), no Rio Grande do Norte. O levantamento foi feito em parceria com o
Fórum Brasileiro de Segurança Pública e se baseia nos dados de mortes violentas
de 2017.
PERGUNTAS
1 – Qual a
relação entre a obra da usina Hidrelétrica de Belo Monte e seu entorno, a
cidade de Altamira?
2 - Tendo em
mente as informações apresentadas quais seriam os benefícios trazidos pela
usina hidrelétrica de Belo Monte?
3 – Tendo em
mente o atual cenário, faça uma breve pesquisa e responda. Como está a situação
do país nas seguinte áreas:
A) Tecnológica (energias renováveis, pesquisa
científica etc):
B) Meio
ambiente (amazônia – pantanal etc):
C) Social
(emprego – renda etc):
Fonte:
https://www.almapreta.com/editorias/realidade/em-altamira-moradores-apontam-usina-pelo-aumento-da
violencia-na-regiao
Fonte:
https://veja.abril.com.br/brasil/saiba-quais-sao-as-tres-cidades-mais-violentas-do-brasil/
Fonte
https://theintercept.com/2019/08/06/belo-monte-forjou-massacre-altamira/
Fonte https://arte.folha.uol.com.br/especiais/2013/12/16/belo-monte/
BIOLOGIA -PROFESSORA LUCIMARA
A árvore filogenética dos hominídeos
Ancestral comum é uma espécie que, através do processo de descendência
com modificação, dá origem a novas espécies. As relações evolutivas dos organismos podem ser representadas por
árvores filogenéticas (ou filogenias), que são diagramas ramificados em forma
de árvore que mostram as relações ancestrais entre as espécies. Nas filogenias,
cada galho representa uma determinada espécie ou grupo (extinto ou atual) e
cada ponto de ramificação um ancestral. A “leitura” dessas árvores é feita de
maneira análoga à de uma árvore genealógica: organismos que compartilham um
ancestral comum são mais aparentados entre si. Atualmente, a ancestralidade
comum é o principal critério usado para classificar as espécies, e o grupo que
inclui uma espécie ancestral e todos os seus descendentes é chamado grupo monofilético
ou clado.
Seres humanos e chimpanzés, por exemplo, descendem de um ancestral comum
relativamente recente. Estas mesmas espécies, juntamente com lêmures, bugios, babuínos e todas as outras espécies de primatas, compartilham um ancestral que viveu há mais tempo. Da mesma forma, há
um ancestral ainda mais antigo que originou primatas, morcegos, baleias e todos
os outros grupos de mamíferos. E, se continuarmos rastreando a árvore da vida até seu tronco,
chegaremos ao ancestral comum a todas as formas de vida que existem. A hipótese
de que toda a vida possui uma única origem é sustentada por diversas
evidências. Uma delas é o fato de todas as formas de utilizam o mesmo código genético. Há também diversas moléculas que são
extremamente conservadas entre diferentes grupos de organismos. É o caso do ATP, que gera energia para os processos celulares e está presente em todas
as formas de vida que conhecemos.
Um equívoco comum bastante disseminado relacionado a este assunto é
chamar espécies que já foram extintas de ancestrais das que vivem atualmente.
Isso é bem comum quando se trata de outras espécies de hominídeos, como os neandertais (Homo neanderthalensis), que
muitas vezes são tratados como ancestrais dos seres humanos. Eles, na verdade,
compartilham um ancestral comum com o Homo
sapiens e provavelmente coexistiram com eles por centenas ou milhares de
anos.
Fonte:https://www.infoescola.com/biologia/ancestral-comum/
Aula 01
-
Ler o texto com bastante atenção;
-
Selecionar cinco palavras que você não conhece, procurar o significado
dessas palavras e escrever no caderno.
Aula 02
Responder às seguintes questões:
a)
O que são árvores
filogenéticas?
b)
Quais são os seres vivos que fazem parte do grupo dos primatas?
c)
O que é um ancestral comum?
d)
O que sustenta a
hipótese de que toda a vida possui uma única origem ?
Aula 03
Produção textual (redação)
O que eu penso sobre a árvore filogenética dos hominídeos?
Aula 04
Pesquise e desenhe a árvore filogenética dos hominídeos.
INGLÊS – PROFESSORA ROSILENE
Name__________________________________________________________________
Date:____/____/2020
Teacher
Rosilene
ARTES – PROFESSORA SIMONE
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