segunda-feira, 16 de novembro de 2020

3ºC - NOTURNO- 3ªQUINZENA DO 4ºBIMESTRE

 

3ª QUINZENA DO 4º BIMESTRE – 3ºC

Entregar até  04/12

PORTUGUÊS -PROFESSOR MAURÍCIO

1)  Classifique o sujeito nas frases abaixo  em :  ( simples, composto, indeterminado, oculto , e oração sem sujeito ).

A)  falaram mal de você.

B)  comprei um carro.

C)  todos os dias são comprados livros e revistas.

D)  Pedro foi à escola.

E)  nevou muito em Santa Catarina.

2)  Classifique o predicado nas frases abaixo em : ( verbal. nominal e verbo-nominal ) .

A)  a menina é bela.

B)  o metrô  partiu atrasado.

C)  o menino fez a lição.

D)  o pássaro voou alegremente.

 

MATEMÁTICA -PROFESSOR LOURIVAL

CALCULE AS DISTÂNCIAS E PONTOS MÉDIO TODAS RESOLUÇÕES A MÃO, conforme fizemos no caderno ou conforme exemplo a seguir para 3TA  ou 3TB

O 3C tem o ponto médio no caderno, qualquer dúvida me procurem no privado:



GEOGRAFIA – PROFESSORA IVANETE

TEMA 2:   ÁFRICA E EUROPA ATIVIDADE 1

 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO -

 A África é considerada o berço da humanidade e da civilização, pois tem em sua história uma das maiores diversidades culturais do mundo. No continente africano há mais de mil línguas e dialetos diferentes, e inúmeros conflitos políticos e étnicos que acarretaram, ao longo do tempo, crises sociais, econômicas, ambientais e culturais. Muitos países que colonizaram a África se apropriaram dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, acirraram as desigualdades, a segregação e a exclusão social. Atualmente, os produtos alimentícios têm um enorme peso nas importações africanas, gerando um déficit em suas balanças comerciais. Pode-se explicar a escassez de alimentos por um conjunto de fatores: processo colonial, climáticos, políticos, econômicos, agrícolas etc. Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola

a)            De acordo com os seus conhecimentos e o texto acima, comente a questão da apropriação dos recursos naturais e o acirramento das desigualdades sociais no continente africano.

b)           Pesquise, em livros didáticos disponíveis na escola e em diferentes sites da internet, informações e dados sobre a insegurança alimentar no continente africano, e registre as ideias principais no seu caderno. 

 HISTÓRIA – PROFESSORA VERA LÚCIA

Nome:_______________________________________ Nº____

1 – Ler o texto e responder as questões propostas.


SOCIOLOGIA – PROFESSOR EDINALDO

                                                                                                                                              Sociologia / Edinaldo / 3º ano

 

Os Movimentos Sociais.

 

            Num recente artigo, o professor Solon Annes Viola (2002), da UNISINOS, descreve que:

Segundo Kissinger, “a globalização é tão natural como a chuva”. Por certo Kissinger não conhece as múltiplas regiões do Brasil. No Nordeste brasileiro chove pouco; no Sul, ao longo do inverno, as chuvas são abundantes e ocorrem, no mínimo, duas enchentes por ano. E logo em seguida faz as seguintes perguntas: Seria o Sul mais globalizado que o Nordeste? O ciclo das chuvas regulado por grandes empresas, pelos organismos financeiros internacionais como o G7, a OMC e o Banco Mundial? O fato de que a quinta parte da gente mais rica do mundo consumir 85% de todos os produtos e serviços, enquanto que a quinta parte mais pobre consome somente 13% seria tão natural, quanto a chuva? Seria tão natural que 4 bilhões e 400 milhões de habitantes dos países mais pobres, aproximadamente três quintas partes da população mundial não possuam acesso à água potável, uma quarta parte não possua moradia, e uma quinta parte não tenha acesso a nenhum tipo de assistência à saúde? Seria tão natural, como a chuva que 20% da população mundial consumam 86,5% das energias fósseis e hidráulicas do planeta? Seria possível que o mesmo nível de consumo fosse colocado à disposição de todos sem que houvesse um gigantesco desastre ambiental, tão terrível quanto a prolongada seca, ou tão arrasador quanto as enxurradas das enchentes? Seria tão natural quanto a chuva que americanos e europeus gastem 17 milhões de dólares a mais do que se necessita para promover a alimentação e saúdes básica para os que possuem? Seria tão natural como o sol que 300 milhões de crianças ocupem postos de trabalhos forçados e outras 37.000 morram diariamente de pobreza relacionada à subnutrição e à ingestão de águas contaminadas e resíduos tóxicos?                                                                    Depois de perguntas tão chocantes podemos também perguntar: será que não existe ninguém que esteja fazendo algo contra estas barbaridades existentes no mundo? Sim, existe, mas nem sempre essas pessoas que lutam contra este estado de coisas são vistas com bons olhos.                                            Nos dias de hoje, ouve-se muito a respeito dos movimentos sociais. A mídia está sempre noticiando a respeito deles, seja, Sem Terra, Greempeace ou as ONGs “antiglobalização”. Mas o que são movimentos sociais? O que pretendem? Por que surgem em diversos momentos históricos? Como são constituídos?                                                                                                                                                     Os movimentos sociais estiveram e estão presentes em toda a história de todas as sociedades. Temos que compreendê-los como um fenômeno essencial, porque são resultados de um “conflito” que gera, movimentos geram transformações porque sujeitos ou grupos que não concordam com determinada situação procuram maneiras de modificá-la.                                                                                     Neste sentido, o conflito é o elemento gerador dos movimentos sociais. E por que se chega a estes conflitos? Simplesmente porque, as sociedades não são homogêneas e se dividem a partir de certos interesses de classe, gênero, etnia, raça ou, até mesmo, de orientação sexual e de geração.

A cada dia sempre surgem e surgirão mais movimentos sociais, pois, numa sociedade com muitas desigualdades e com o Estado mostrando-se incapaz de satisfazer as necessidades dos diferentes grupos sociais, podemos afirmar que esses movimentos são quase que naturais. É uma infinidade de grupos que lutam contra o preconceito, o racismo, o desemprego, a falta de moradia, os salários rebaixados, o autoritarismo, contra o descaso com o meio ambiente, com a criança, com o idoso, com a educação, com a saúde, etc.

 

 

Nome:__________________________________________ nº___________ série: __________

 

Questões.

1.    O que são movimentos sociais?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.    Qual o fator que gera um movimento social? Explique.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3.    O que significa a sigla ONG?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.    Cite o nome de 4 ONGs.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.    O que são formas de manifestação popular?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6.    Cite 4 exemplos.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7.    Explique os exemplos citados acima.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÍSICA – PROFESSOR RONALDO

Tema: 2º lei de Newton

Fórmula: F = m.a   Dado: F = Força, m = Massa, a = Aceleração

1-   Calcular a força que um carro de massa de m = 1000 kg recebe quando acelera a = m/s2

2-   Calcular a força para um objeto de m = 20 kg acelerar 4 m/s2.

3- Um objeto de massa 2 kg recebe uma força F = 40 N. Calcular o valor da sua aceleração.

QUÍMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro  | Química 3º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo

 

Nome: _____________________________________________ nº____ Turma______

 

Atividade II do 4º Bimestre | Desequilíbrios ambientais

 

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito carinho, capricho e atenção!

Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.

 

Tema: Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera, Poluição das águas e Perturbações na Biosfera.

Habilidades- Aplicar conhecimento sobre fonte de emissão de gases poluentes e problemas por ele causados.

Orientações e Estratégias

Para o desenvolvimento deste tema, serão retomados os conhecimentos relativos aos impactos causados na atmosfera por ações humanas, com o intuito de ampliar os saberes e aprofundar os conceitos que fundamentam as causas e os efeitos da poluição, as perturbações à biosfera, os ciclos biogeoquímicos e o desenvolvimento sustentável.

Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:

1. O que é poluição? Quais tipos de poluição você conhece?

2. Vocês conhecem quais são as substâncias poluentes?

3. Quais gases poluentes são liberados na atmosfera?

4. Vocês conhecem as diversas regiões que compõem a atmosfera?

5. O que você entende por ciclo biogeoquímico?

6. Qual o aspecto positivo e/ou negativo da ação do ser humano, em relação aos ciclos biogeoquímicos?

FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN


Atividade – Filosofia                       Tecnologia e sociedade

                O ritmo frenético de homens e máquinas marca a construção de um canal de 20 km de comprimento, para dar passagem aos 14 milhões de litros de água por segundo desviados do rio Xingu que vão movimentar as turbinas da terceira maior hidrelétrica do mundo, que em sua capacidade total fornece luz para 40 milhões de residências. A Eletronorte, empresa privada responsável pela obra, é obrigada contratualmente a fazer um investimento de 5 bilhões R$ no município.

                Hordas de trabalhadores braçais e pessoas interessadas em prestar serviço desengavetaram as velhas expectativas de mudar de vida no coração do rio Xingu. As obras de Belo Monte atingiram o clímax em outubro, com 25 mil trabalhadores (87% deles homens). Três quartos dos mais de 5.600 municípios brasileiros têm população menor que esse exército de operários. A logística da construção não tem sido fácil. A rodovia Transamazônica, aberta na década de 1970, ainda tem trechos não asfaltados nos 906 km que separam Altamira da capital, Belém, que se tornam intransitáveis no período de chuvas, de dezembro a junho.

                Estimativas da prefeitura de Altamira apontam que a população local cresceu na ordem de cerca de 50 mil pessoas entre 2010 e 2012. A expansão corresponde ao período de início das obras, fazendo explodir a demanda por moradia, segurança, educação, saúde, alimentação e toda sorte de serviços públicos. O abrupto aumento populacional e suas inevitáveis consequências são desdobramentos bastante experimentados nos grandes empreendimentos em uma região ainda tão carente de oportunidades.

                Altamira era uma cidade que mal dava conta de seus 100 mil habitantes e ainda tentava absorver a onda de impacto ocasionada pela chegada da Transamazônica na década de 1970, até então o grande vetor de ocupação daquele cantinho esquecido do mundo. Com cerca de 160 mil km² – maior que Portugal -, Altamira é o maior município em extensão territorial do país. No início dos anos 2000, a cidade tinha taxa de 11,3 homicídios a cada 100 mil habitantes. Nas últimas décadas, os números mudaram. Em 2017, o número foi de 135,5.

                O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta segunda-feira o ranking dos municípios mais violentos do país que têm população superior a 100.000 habitantes. Maracanaú, no Ceará, é a cidade brasileira com a maior taxa de homicídio (145,7), seguida por Altamira (133,7), no Pará, e São Gonçalo do Amarante (131,2), no Rio Grande do Norte. O levantamento foi feito em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e se baseia nos dados de mortes violentas de 2017.

 

PERGUNTAS

1 – Qual a relação entre a obra da usina Hidrelétrica de Belo Monte e seu entorno, a cidade de Altamira?

2 - Tendo em mente as informações apresentadas quais seriam os benefícios trazidos pela usina hidrelétrica de Belo Monte?

3 – Tendo em mente o atual cenário, faça uma breve pesquisa e responda. Como está a situação do país nas seguinte áreas:

 A) Tecnológica (energias renováveis, pesquisa científica etc):

B) Meio ambiente (amazônia – pantanal etc):

C) Social (emprego – renda etc):

 

Fonte: https://www.almapreta.com/editorias/realidade/em-altamira-moradores-apontam-usina-pelo-aumento-da violencia-na-regiao

Fonte: https://veja.abril.com.br/brasil/saiba-quais-sao-as-tres-cidades-mais-violentas-do-brasil/

Fonte https://theintercept.com/2019/08/06/belo-monte-forjou-massacre-altamira/

Fonte https://arte.folha.uol.com.br/especiais/2013/12/16/belo-monte/

 

BIOLOGIA -PROFESSORA LUCIMARA

 

A árvore filogenética dos hominídeos

Ancestral comum é uma espécie que, através do processo de descendência com modificação, dá origem a novas espécies. As relações evolutivas dos organismos podem ser representadas por árvores filogenéticas (ou filogenias), que são diagramas ramificados em forma de árvore que mostram as relações ancestrais entre as espécies. Nas filogenias, cada galho representa uma determinada espécie ou grupo (extinto ou atual) e cada ponto de ramificação um ancestral. A “leitura” dessas árvores é feita de maneira análoga à de uma árvore genealógica: organismos que compartilham um ancestral comum são mais aparentados entre si. Atualmente, a ancestralidade comum é o principal critério usado para classificar as espécies, e o grupo que inclui uma espécie ancestral e todos os seus descendentes é chamado grupo monofilético ou clado.

Seres humanos e chimpanzés, por exemplo, descendem de um ancestral comum relativamente recente. Estas mesmas espécies, juntamente com lêmures, bugios, babuínos e todas as outras espécies de primatas, compartilham um ancestral que viveu há mais tempo. Da mesma forma, há um ancestral ainda mais antigo que originou primatas, morcegos, baleias e todos os outros grupos de mamíferos. E, se continuarmos rastreando a árvore da vida até seu tronco, chegaremos ao ancestral comum a todas as formas de vida que existem. A hipótese de que toda a vida possui uma única origem é sustentada por diversas evidências. Uma delas é o fato de todas as formas de utilizam o mesmo código genético. Há também diversas moléculas que são extremamente conservadas entre diferentes grupos de organismos. É o caso do ATP, que gera energia para os processos celulares e está presente em todas as formas de vida que conhecemos.

Um equívoco comum bastante disseminado relacionado a este assunto é chamar espécies que já foram extintas de ancestrais das que vivem atualmente. Isso é bem comum quando se trata de outras espécies de hominídeos, como os neandertais (Homo neanderthalensis), que muitas vezes são tratados como ancestrais dos seres humanos. Eles, na verdade, compartilham um ancestral comum com o Homo sapiens e provavelmente coexistiram com eles por centenas ou milhares de anos.

Fonte:https://www.infoescola.com/biologia/ancestral-comum/

Aula 01

-          Ler o texto com bastante atenção;

-          Selecionar cinco palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.

 

Aula 02

Responder às seguintes questões:

a)        O que são árvores filogenéticas?

b)      Quais são os seres vivos que fazem parte do grupo dos primatas?

c)       O que é um ancestral comum?

d)      O que sustenta  a  hipótese de que toda a vida possui uma única origem ?

 

Aula 03

Produção textual (redação)

O que eu penso sobre a árvore filogenética dos hominídeos?

Aula 04

Pesquise e desenhe a árvore filogenética dos hominídeos.

 

INGLÊS – PROFESSORA ROSILENE

Name_______________________­­­­­­­­­­­­­___________________________________________

Date:____/____/2020

Teacher Rosilene

 

ARTES – PROFESSORA SIMONE

Aluno:                                                                        Data:

Turma: 3C








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário