PROFESSOR WELLINGTON SILVA CIÊNCIAS
ATIVIDADE 9°ANO A
O Sistema
Solar, localizado na galáxia Via Láctea, consiste
no conjunto de planetas, planetas anões e
diversos outros astros do Universo, como asteroides, meteoros, cometas,
satélites, entre outros. O Sol é a estrela central desse
sistema, exercendo intenso domínio gravitacional sobre os demais corpos
celestes.
Origem
O Sistema
Solar formou-se há cerca de 4,7 bilhões de anos. Contudo, sua origem ainda
é questionada, visto que não há uma teoria que satisfaça inteiramente todas as
questões que perpassam a formação do Sol e dos planetas. Entretanto,
atualmente, há uma teoria mais aceita entre a comunidade científica e
astronômica: a teoria da nebulosa solar.
Essa
teoria foi formulada inicialmente por René Descartes no ano de
1644, sendo reformulada por Immanuel Kant em 1775 e, depois, por Pierre-Simon
de Laplace em 1796. A teoria formulada por Laplace supunha hipoteticamente que
o Sol formou-se a partir da rotação de uma nuvem que ao se contrair com
influência da gravidade, aumentou sua velocidade entrando, então, em colapso.
Assim, o sol formou-se devido à concentração central da nebulosa e os planetas
formaram-se a partir dos remanescentes da nuvem molecular em colapso. Acredita-se
que o Sistema Solar tenha surgido a partir do colapso de uma nebulosa.
Essa
teoria foi aperfeiçoada, continuando baseada no fato de o Sol e os planetas
terem sido formados quase simultaneamente. Para a teoria, o Sol teve
sua formação no centro da nebulosa. Os planetas que se formaram nas regiões
mais externas, onde a temperatura é menor e as substâncias voláteis,
condensaram-se.
Já os
planetas formados em regiões mais internas, onde a temperatura é maior e as
substâncias mais voláteis, perderam-se. Essa circunstância explica a
classificação dos planetas em gasosos e rochosos.
ATIVIDADES
PROPOSTAS
1)
“Neste domingo (5), das 16h e
22h, o planeta Júpiter poderá ser admirado em detalhes pelos pernambucanos. De
acordo com a equipe do Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda, o
planeta estará em oposição e ficará no céu durante 12 horas, a noite inteira.
Visível a olho nu, Júpiter acompanhará o movimento de rotação da terra, de
leste para oeste”.
(NE10, 04/01/2014. Disponível em: http://ne10.uol.com.br).
Sobre o Planeta Júpiter, assinale a alternativa incorreta:
a). É o maior planeta do Sistema Solar
b). É circundado por um sistema de anéis
c). Não possui uma superfície sólida
d). Não possui luas ou satélites naturais
2) “Editoras de livros didáticos, preparem-se: Plutão não é mais o
nono planeta do Sistema Solar. Cerca de 2.500 astrônomos convocados pela União
Astronômica Internacional (IAU) foram a Praga, na República Tcheca, e
decidiram, no voto, rebaixar o astro descoberto em 1930 pelo americano Clyde
Tombaugh.
Com a decisão, o Sol fica com uma família de oito planetas –
Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Rebaixado à
“segunda divisão”, Plutão agora será denominado um “planeta anão”, categoria
recém-criada que também irá abraçar todos os objetos aproximadamente esféricos
além da órbita netuniana. ”
(G1, 24/08/2006. Disponível em: g1.globo.com).
Entre os motivos que levaram o rebaixamento de Plutão a um planeta
anão, podemos assinalar corretamente:
a). Possui tamanho reduzido
b) A sua órbita não é totalmente autônoma
c) O seu formato é indefinido
d). Não realiza o movimento de rotação
3) De acordo com a IAU, União Astronômica Internacional, os corpos
celestes para serem considerados planetas precisam apresentar as seguintes
características, EXCETO:
a) órbita definida ao redor do sol
b) movimento de translação autônomo
c) forma arredondada
d) luz própria
4) A inevitável devastação
ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um
"quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um
novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
O uso dessa expressão tem a finalidade de: a) sustentar a inevitável
necessidade do desenvolvimento.
b) garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.
c) sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.
d) propor a conciliação do
desenvolvimento com o meio ambiente.
5) A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida
junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este
conceito considera-se que:
a) o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto,
deve ser intocável.
b) os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta
ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio
ambiente do que os países ricos.
c) ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio
ambiente e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o
crescimento econômico dos povos.
d) deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não
comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos
nele disponíveis.
OBSERVAÇÕES:
Em caso de dúvidas entre em contato com seus
professores através dos grupos de apoio de WhatsApp
Ao terminar a resolução de suas atividades,
envie as fotos de sua resolução para o e-mail: romeumontorofundamental@gmail.com
ou se preferir envie as fotos para seu tutor via WhatsApp.
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