3ª QUINZENA DO 4º
BIMESTRE - 2ºD
ENTREGAR AS
ATIVIDADES 04/12
PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO
1) Classifique o
sujeito nas frases abaixo em : ( simples, composto, indeterminado, oculto ,
e oração sem sujeito ).
A) falaram mal de
você.
B) comprei um carro.
C) todos os dias são
comprados livros e revistas.
D) Pedro foi à
escola.
E) nevou muito em
Santa Catarina.
2) Classifique o
predicado nas frases abaixo em : ( verbal. nominal e verbo-nominal ) .
A) a menina é bela.
B) o metrô partiu atrasado.
C) o menino fez a
lição.
D) o pássaro voou
alegremente.
MATEMÁTICA – PROFESSOR LOURIVAL
SOCIOLOGIA – PROFESSOR EDINALDO
VIOLÊNCIA
A violência é hoje parte de nosso cotidiano: de maneira
direta ou indireta, diariamente, somos expostos a todo tipo de informação
alusiva a atos de violação à integridade física, psicológica e moral de outros
seres humanos por meio dos noticiários televisivos, da mídia impressa, do
cinema, das séries policiais e da própria realidade à nossa volta. Somos
testemunhas de atos violentos, conhecemos pessoas que foram vítimas e também
agressora, ou somos nós próprios vítimas ou responsáveis por ações que deixam
sequelas físicas e psicológicas. Por essa razão, tratar do tema violência
envolve sempre o risco da sua banalização e do uso do senso comum. Pensar o
problema de maneira sociológica requer, antes de tudo, adotar um distanciamento
apropriado, procurando analisá-lo sob um enfoque objetivo.
Logo, a violência pode ser entendida como a ação de um
individuo ou grupo contra uma ou mais
pessoas a fim de causar danos. Essa violência pode ser direta, quando atinge
imediatamente o corpo da pessoa que a sofre; ou indireta, quando se da por meio
da alteração do ambiente no qual ela se encontra; ou ainda, quando se retiram,
destroem ou danificam os recursos materiais. Tanto a forma direta quanto a
forma indireta prejudicam a pessoa ou o grupo alvo da violência. Além disso, existe
violência quando a ação causa constrangimentos não apenas físicos, mas também
psicológicos e morais. Finalmente, é preciso incluir a violência simbólica, que
não causa a morte física, mas atenta contra as crenças, a cultura e apropria
identidade dos indivíduos que dela são vítimas. Concluindo, entende-se como
violência tudo aquilo que não é desejado pelo outro, e que lhe é imposto pela
força concreta ou simbólica.
Nome: ________________________________ nº: __________
série: __________
Questões.
1. Segundo o
texto, explique o que é violência.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O que é
violência direta? Dê exemplos.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Explique
e dê exemplos de violência indireta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Explique
e dê exemplos de violência simbólica.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Quando a
violência se da forma psicológica e não física?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Explique
a frase “ A violência é hoje parte do nosso cotidiano”.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA
Engenharia
Genética
A
Engenharia Genética é a manipulação direta do genoma de um organismo utilizando biotecnologia.
É um
conjunto de tecnologias, baseadas na tecnologia do DNA recombinante, utilizadas
para alterar a composição genética de um ser vivo, incluindo o isolamento, a
manipulação e a transferência de genes intra e interespecíficos para produzir
organismos.
Transgenia e organismos geneticamente modificados
Organismos transgênicos e
organismos geneticamente modificados (OGM) não são sinônimos. Os transgênicos
são organismos que tiveram a inserção de material genético de outro organismo
de espécie diferente. Os geneticamente modificados são organismos que tiveram o
seu genoma modificado em laboratório, sem necessariamente receber material
genético.
Aplicações da engenharia genética
Quanto
mais se aprende sobre o genoma dos seres vivos, mais aplicações da engenharia
genética surgem. Esta tem aplicação na medicina, na pesquisa, na indústria e na
agricultura, e, pode ser usada em diversas de plantas, animais e
microorganismos. Aí estão as produções, em larga escala, de insulina, de
hormônio do crescimento, de interferon alfa humano com atividade biológica
contra infecções ocasionadas por vírus e contra algumas formas de tumores
malignos humanos, de vacinas e anticorpos monoclonais humanos. Uso de organismos
geneticamente modificados para produção de biocombustível, biorremediação e
biomineração. Produção de alimentos geneticamente modificados como soja, milho,
peixes.
É
através da engenharia genética que os pesquisadores criam modelos animais para
o estudo de doenças humanas como câncer, obesidade, artrite, ansiedade e mal de Parkinson. E usando a
terapia gênica, que é a extensão da tecnologia transgênica ao tratamento de
doenças humanas, genes causadores de doenças são substituídos por genes
saudáveis.
Fonte:https://www.infoescola.com/biologia/engenharia-genetica/
Aula 01
-
Ler o texto com bastante atenção;
-
Selecionar cinco palavras que você não conhece,
procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.
Aula 02
Responder às seguintes questões:
a)
Explique
a engenharia Genética.
b)
Indique três aplicações da Engenharia Genética.
c)
O que são organismos transgênicos?
d)
Explique a teoria gênica.
Aula 03
Produção textual (redação)
O que eu penso sobre a engenharia Genética?
Aula 04
Desenhe ou cole três alimentos que podem ser transgênicos.
QUÍMICA - MARIA DO CARMO
E. E. Romeu Montoro |
Química 2º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo
Nome: _____________________________________________ nº____
Turma______
Atividade II do 4º Bimestre | Transformações
químicas e a eletricidade
OBS: As atividades deverão ser
realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito
carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira
imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser
apresentado quando solicitado no retorno presencial.
Assista ao
vídeo “A História da Pilha” - A
história da pilha contada desde o seu surgimento até os dias atuais
Disponível em:
► https://www.youtube.com/watch?v=MohEQ7sxHqM
Registre e
responda em seu caderno as questões a seguir:
1. Como é
possível obter energia elétrica?
2. A corrente
elétrica pode provocar transformações químicas?
3. Para que
servem as pilhas e as baterias?
4. Você sabe o
que ocorre dentro de pilhas e baterias?
5. Nas
baterias e pilhas, como a corrente elétrica é gerada?
6. Por que
temos que descartar pilhas e baterias de forma adequada?
7. Indústrias
que utilizam eletricidade para fabricar metais (eletrólise) geram algum
problema ambiental?
Obras do
Rodoanel deixam "órfãos" na região do ABC
Dezenas
engravidaram e foram abandonadas com filhos por trabalhadores da via
São Bernardo
do Campo teve aumento de 31% de gestantes, em 2008; prefeitura diz que não há
relação nos casos
Edicleide, 39,
conheceu "Ceará", 48, em 2009, num forró. Ele, operário do trecho sul
do Rodoanel. Ela, moradora do Jardim Represa, bairro de São Bernardo do Campo,
vizinho à obra inaugurada em março de 2010. Namoraram, juntaram, ela
engravidou, ele ficou com outra (que também engravidou), brigaram, ele sumiu. O
filho foi registrado, mas nunca recebeu um centavo de pensão. O paradeiro de
"Ceará" é desconhecido. Hoje, ela vive em uma casa de dois cômodos
com o auxílio do Bolsa Família -pago pelo governo federal- e a pensão de outras
duas filhas.
A história de
Edicleide Maria dos Santos é apenas um dos relatos de gravidez e abandono
ouvidos pela Folha em seis bairros carentes da cidade, vizinhos às obras
iniciadas em 2007.
Líderes
comunitários, moradores, funcionários da prefeitura e conselheiros tutelares
afirmam que "dezenas de mulheres" -muitas delas, adolescentes-
engravidaram durante os três anos em que cerca de 4.000 operários permaneceram
no local (em todo o trecho sul, foram 11 mil empregados diretos).
"Foram
muitas crianças órfãs, porque o pai sumiu e retornou para seus
familiares", diz Evaldo Carvalho, 43, líder comunitário do Parque Los
Angeles.
PROBLEMA
SOCIAL
O município não
tem o levantamento dos casos. Porém, em 2008, com os alojamentos já apinhados
de operários, houve aumento de 31% no total de grávidas na cidade -e de 61% de
gestantes com menos de 20 anos.
Em quatro das
cinco unidades de saúde que atendem bairros do entorno da obra, houve aumentos
de 40% a 82% e de 73% a 91% no caso de gestantes adolescentes. A prefeitura
ressalta que, como houve aumento também em regiões distantes da obra, “não é
possível concluir categoricamente que houve aumento significativo dessas ocorrências
por causa dos relacionamentos fortuitos de operários do Rodoanel com as
mulheres da região”.
Nos cinco dias
em que percorreu a região, a Folha conversou com seis mães, além de parentes e
vizinhos de outras nove, total de 15 casos.
Um conselheiro
tutelar que pede para não ser identificado confirma que foram
"dezenas" fora os casos que não chegaram ao conselho e os das maiores
de idade.
1 – Qual o
problema relatado na notícia do jornal Folha de São Paulo?
2 – Você acha
que o problema m questão deveria ser resolvido pelo Estado através de políticas
públicas de conscientização ou isso é uma questão individual e a
responsabilidade seria de cada um? Explique e justifique seu posicionamento.
3 – Leia o
texto e responda:
Segundo o site
Metrópolis “ Em 2018, 5,74% dos registros de nascimento ficaram com o campo do
nome do pai em branco e, em 2019, 6,15% das crianças nasceram sem ao menos o
sobrenome parteno, totalizando 80.900 crianças” . . Ainda segundo o site “no
total, são mais de 5,5 milhões de adultos que nunca tiveram o reconhecimento do
progenitor. O dado alarmante é ressaltado quando, segundo o Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 12 milhões de mães
chefiam lares sozinhas, sem o apoio dos pais. Destas, mais de 57% vivem abaixo
da linha da pobreza”.
Tendo tais
dados em mente, na sua visão, o abandono parental deveria ser criminalizado? O
Estado deveria produzir políticas públicas que pudessem cobrir as necessidades
de criança abandonada pelo pai ou pela mãe?
Fontes: https://www.metropoles.com/brasil/dia-dos-pais-pra-quem-com-80-mil-criancas-sem-pai-abandono-afetivo-cresce#:~:text=N%C3%A3o%20%C3%A9%20de%20hoje%20que,ao%20menos%20o%20sobrenome%20parteno.
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2407201101.htm
https://www.youtube.com/watch?v=27zJFTe9JxA
FÍSICA – PROFESSOR RONALDO
ATIVIDADE DE FÍSICA
Tema: 2º lei de Newton
Fórmula: F = m.a
Dado: F = Força, m = Massa, a = Aceleração
1- Calcular
a força que um carro de massa de m = 1000 kg recebe quando acelera a = m/s2
2- Calcular
a força para um objeto de m = 20 kg acelerar 4 m/s2.
3- Um objeto de massa 2 kg recebe uma força F = 40 N. Calcular o valor da sua aceleração
INGLÊS – PROFESSORA ROSELENE
Name__________________________________________________________________
Date:____/____/2020
Teacher Rosilene
ARTES
– PROFESSORA SIMONE
Aluno: Data:
Turma: 2 ano D
HISTÓRIA - PROFESSORA VERA LÚCIA
NOME:_______________________________________________SÉRIE:______________
GEOGRAFIA
– PROFESSORA IVANETE
TEMA 3 – O TRABALHO E O MERCADO DE TRABALHO ATIVIDADE
1 – SONDAGEM E
a) A partir dos seus conhecimentos e das orientações do (a)
professor(a), explique o que significa PEA.
b) Você ou algum(a)
colega da sua turma faz parte da PEA? Comente.
Pessoal PEA significa população economicamente ativa. O que
é isso?
São as pessoas que estão no mercado de trabalho, elas ganham
e gastam, estudam, progridem, melhoram de vida e passam a ganhar mais, logo, a
gastar mais.
Se você faz parte desse grupo (PEA) Comente sobre o assunto
e diga como se sente nesse ciclo de trabalhar, receber, pagar (gastar).
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