sexta-feira, 15 de maio de 2020

ATIVIDADES CÓDIGOS, LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS 8º ANO (TAREFAS 3)

Roteiro de estudos 8ºano 18/05 á 28/05.
Entrega para no máximo dia 28/05 no e-mail:  romeumontorofundamental@gmail.com


EDUCAÇÃO FÍSICA

EDUCAÇÃO FÍSICA – TAREFA 3

CONHECENDO O BEISEBOL

A CRIAÇÃO DO BEISEBOL
Muitos já viram e brincaram jogos derivados do beisebol (taco e rebatida), chegou a hora de conhecermos mais sobre esporte. Vamos explorar a sua história, seu processo de criação e desenvolvimento, suas características e regras e sua chegada ao Brasil.
Logo de cara, já é possível perceber que a grafia utilizada aqui no Brasil é Beisebol, diferentemente de outros países, que, em sua grande maioria, utilizam a grafia de origem inglesa, Baseball.
A palavra Baseball, por si só, em tradução livre, seria algo relacionado à bola e às bases, indicando os possíveis caminhos para um dos seus maiores objetivos: rebater a bola e correr pelas bases localizadas no campo.
A sua origem é nebulosa. Não é possível afirmar com exatidão o período nem o local exato de sua criação, porém existem alguns documentos franceses do século XIV que apresentam um jogo parecido com o beisebol já acontecendo na França naquele período.
Também existem referências no Reino Unido, datadas de 1744, que relatam um jogo similar
ao beisebol que ocorria na Inglaterra e na Irlanda e que poderia ter sido levado para os Estados Unidos por imigrantes ingleses. Outros documentos da América do Norte, datados da segunda metade do século XVIII, apontam o americano Abner Doubleday como criador do esporte, na cidade de Cooperstown, no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 1839.

O BEISEBOL NO MUNDO

O beisebol é um esporte muito conhecido e praticado na América do Norte, principalmente nos Estados Unidos, onde existe uma liga profissional, conhecida como Major League Baseball (MLB). Também é amplamente praticado em alguns outros países da América Central, da região do Caribe, como Cuba e Porto Rico, em países da América do Sul, como Venezuela e Brasil, como também na Ásia Oriental, no Japão.
Apesar de ser um esporte popular em vários países do mundo, somente no ano de 2016 o beisebol foi aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como modalidade olímpica e fará parte do rol de modalidades dos Jogos Olímpicos de 2020, que serão realizados no Japão.
Após a leitura do texto, destaque as informações mais importantes que não foram apresentadas. Você pode grifar as informações ou reescrevê-las em seu caderno.
Tarefa:
Agora vamos conhecer um pouco mais sobre o Beisebol. Pesquise os temas listados a seguir, faça em seu caderno e depois envie imagem para o e-mail da escola:

1 – História do Beisebol no Brasil;
2 – Principais regras do Beisebol;
3 – Objetivo do jogo.

Assista o vídeo animado sobre o Beisebol, uma animação divertida sobre as principais características do esporte, embora em espanhol, é de fácil entendimento:


Boa tarefa e não esqueça de realizar a atividade de Flexibilidade disponível aqui no Blog da escola link: https://romeumontoropei.blogspot.com/2020/04/atividade-fisica-em-tempos-de-quarentena.html

Para saber mais:

Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol. Disponível em: http://www.

Como jogar Beisebol. Disponível em: https://pt.wikihow.com/Jogar-Beisebol>.

This is Baseball. Disponível em:

Canal Baseball 101 (vários vídeos). Disponível em:

Para aprender Beisebol – As regras básicas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=R8_vY5mVOIY>.

Filme: PERSEGUINDO UM SONHO (Sugar) – HBO 2008

ARTES


Os indígenas se inspiraram na floresta e nos sons da natureza. Eles imitavam os sons dos pássaros, do vento, da chuva, da vegetação e com suas mãos fizeram os instrumentos musicais. Utilizaram cabaças e sementes, fibras de plantas, gravetos, peles de animais etc. Deram o nome de tambores, maracás, reco-reco, pau-de-chuva, flauta de bambu e muitos outros. Os sons dos instrumentos são feitos por meio de atritos, de sacudir, friccionar, bater, assoprar. Dos instrumentos de corda são emitidos sons que podem ser relacionados a “vozes” da natureza, como a água que corre dos rios. Existem apitos que imitam o canto dos pássaros como mostraremos no vídeo, são chamados de pios de passarinhos. Os instrumentos de sopro, percussão e corda divulgam e mantém viva a música dos indígenas. Cada aldeia faz seu instrumento e entoam seus cânticos, conforme suas crenças, necessidades de expressão e sentimentos.
“Pataxó reproduz o som dos pássaros com instrumentos tradicionais”. Este vídeo foi realizado pelo indígena Ubiranã da aldeia Pataxó durante os XII Jogos dos Povos Indígenas, que aconteceu em Cuiabá. O Pataxó Ubiranã mostra instrumentos que reproduzem o som de pássaros e outros animais.

“Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TtmXmH6a-9w. Acesso em 07 nov.2019.”
“Disponível em:


Imagem do Artista Naná Vasconcelos, Espetáculo de inauguração do Auditório Ibirapuera. São Paulo. Brasil: “Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nan%C3%A1_Vasconcelos,jpg. Acesso em 16 set. 2019”.

https://www.youtube.com/watch?C_B97kDmK4M. Acesso em 07 nov. 2019”.





Instrumentos musicais Indígenas
Os indígenas se inspiraram na floresta e nos sons da natureza. Eles imitavam os sons dos pássaros, do vento, da chuva, da vegetação e com suas mãos fizeram os instrumentos musicais. Utilizaram cabaças e sementes, fibras de plantas, gravetos, peles de animais etc. Deram o nome de tambores, maracás, reco-reco, pau-de-chuva, flauta de bambu e muitos outros. Os sons dos instrumentos são feitos por meio de atritos, de sacudir, friccionar, bater, assoprar. Dos instrumentos de corda são emitidos sons que podem ser relacionados a “vozes” da natureza, como a água que corre dos rios. Existem apitos que imitam o canto dos pássaros como mostraremos no vídeo, são chamados de pios de passarinhos. Os instrumentos de sopro, percussão e corda divulgam e mantém viva a música dos indígenas. Cada aldeia faz seu instrumento e entoam seus cânticos, conforme suas crenças, necessidades de expressão e sentimentos.
“Pataxó reproduz o som dos pássaros com instrumentos tradicionais”. Este vídeo foi realizado pelo indígena Ubiranã da aldeia Pataxó durante os XII Jogos dos Povos Indígenas, que aconteceu em Cuiabá. O Pataxó Ubiranã mostra instrumentos que reproduzem o som de pássaros e outros animais.

“Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TtmXmH6a-9w. Acesso em 07 nov.2019.”
“Disponível em:


Imagem do Artista Naná Vasconcelos, Espetáculo de inauguração do Auditório Ibirapuera. São Paulo. Brasil:
 “Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nan%C3%A1_Vasconcelos,jpg. Acesso em 16 set. 2019”.
https://www.youtube.com/watch?C_B97kDmK4M. Acesso em 07 nov. 2019”.




Responder as questões apresentadas a seguir:

  1. Quais imagens, sons e movimentos chamaram mais sua atenção?
  2. Você gostaria de comentar algo que o artista disse sobre a música?
  3. Qual é a relação da música com o corpo?
  4. Você observou se a apresentação ficou apenas nos tambores? Se não, quais outros instrumentos foram observados?
  5. Existe uso de voz?
  6. Você percebeu a percussão corporal? Consegue reproduzir?
  7. Quais elementos constitutivos da música você percebeu durante a apreciação?


LÍNGUA INGLESA



Phone invasion

1.Sublinhe no texto abaixo (ou copie em uma folha a parte)   as palavras que você conhece em Inglês, ou que se pareçam com o português

2- Responda sobre o que fala o texto?___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Se o texto trouxer palavras que você ainda não conhece,procure as palavras mais usadas no tradutor.
_____________ ______________ ____________ ______________ _______________ ____________ ______________ 

 4. Complete com sua opinião:

In my opinion cellphones are good because... __________________________________________________________________________________________________________________________________________________

In my opionion use so much cellphone is bad because___________________________________________________________________________________________________________________________________________


5. Por último (mas só por último!) você pode ver a tradução e entender melhor o texto estudado.



TRADUÇÃO
Dez anos atrás, a maior parte dos adultos tinha telefones celulares normais. Agora, as pessoas têm smartphones. Com smartphones, você pode não apenas telefonar para as pessoas, mas também pode navegar online, baixar novos games, fazer cálculos para um problema de matemática, organizar sua agenda, e mais. Smartphones são realmente úteis! Até as crianças têm telefones celulares agora.
As pessoas usam muito seus telefones hoje em dia, especialmente quando estão esperando. As pessoas não gostam de parecer entediadas, então, vão para seus telefones. Muitas reportagens têm dito que as pessoas olham demais 


Língua Portuguesa

Videoaula para preparação de atividades Professora Alessandra:

Link: https://youtu.be/savl85sDRrw

Nenhum comentário:

Postar um comentário