MATEMÁTICA – LOURIVAL
CALCULE SOMENTE OS PONTOS MÉDIOS,
TODAS RESOLUÇÕES A MÃO
A (2,3) E B( ,
)
C (-2, 5) E B ( ,
)
D ( 3, -5 ) E F ( , -
)
G ( 5, -8) E H ( - ,
- )
J 9 3, -2 ) E K (- ,
)
ROMEU MONTORO
Nome:
Série
EXERCÍCIOS PROPOSTOS:
01-
Calcular a tensão elétrica U que um circuito
ligado a um ventilador de resistência de R = 10 Ω e corrente de I = 20 A
02-
Calcular a corrente elétrica I que um circuito
ligado a um ventilador de resistência de R = 40 Ω e tensão elétrica de U
= 160 Volts
03-
Calcular a resistência elétrica R que um
circuito ligado a uma lâmpada de corrente de I = 20 A e tensão de U = 200 V
04-
Calcular a tensão elétrica U de um circuito
ligado a um chuveiro de resistência R = 110 Ω e corrente elétrica de I = 2 A
E.E. ROMEU
MONTORO
DISCIPLINA: QUÍMICA
- 3ºC | PROFª MARIA DO CARMO
Atividade 1
Assistir ao Vídeo 1 “Criogenia” - Como
funcionam as colunas de destilação fracionada do ar. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S4W7ghsOGrQ.
Acesso em: 08 jan. 2020. Solicito aos(às) estudantes que individualmente
respondam as questões da Tabela 5 e para concluir a atividade propor a
construção de um esquema em seu caderno, para projeção assim que retornarmos.
Questões Norteadoras
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Respostas
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O que são líquidos
criogênicos? E quais são eles?
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Descrever o procedimento
da separação fracionada dos gases.
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Como se dá seu
transporte e armazenamento dos líquidos criogênicos?
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Atividade 2
Recomenda-se a realização da leitura do Texto
3 “Histórico da medição da qualidade do ar em São Paulo”.
Disponível
em:
https://cetesb.sp.gov.br/ar/ (acesso em: 08 jan. 2020) de forma
compartilhada, com você executando as paradas estratégicas, com o intuito de
destacar os pontos importantes do texto e contextualizar os conceitos
apresentados. Para facilitar a compreensão e síntese das ideias do(a) estudante
solicito que responda às questões da Tabela 6.
Questões Norteadoras
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Respostas
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Quais fatores de mudança
se deram em relação ao monitoramento da qualidade do ar nos anos de 1972
e1981.
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Qual o significado da
sigla PROCONVE?
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Explique como ocorreu a
evolução do monitoramento por meio da CETESB?
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Quais as consequências
se não houvesse um monitoramento da qualidade do ar?
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Imperialismo
O Imperialismo do século XIX constituiu um processo complexo
de expansão territorial e disputa entre as nações europeias.
Quando o assunto é Imperialismo, alguns aspectos devem
sempre ser analisados em conjunto. Os principais são: Nacionalismo,
Neocolonialismo e junção entre o Capitalismo financeiro e o Capitalismo
industrial. Esses aspectos resumem o panorama político, econômico e cultural de
um período que vai desde a década de 1870 até o ano de 1914, ano em que teve
início a Primeira Guerra Mundial.
O termo “Imperialismo” sugere, obviamente, uma “Era de
Impérios”; em grande parte trata-se disso mesmo. Mas, conceitualmente falando,
o Imperialismo do século XIX consistiu num tipo de política expansionista das
principais nações europeias, que tinha por objetivo a busca de mercado
consumidor, de mão de obra barata e de matérias-primas para o desenvolvimento
das indústrias.
Esse fenômeno de expansão dos países europeus teve início a
partir do momento em que, após as Revoluções Burguesas dos séculos XVII e XVIII
e da formação das nações modernas na Europa (como Alemanha, Itália e França),
houve um intenso processo de industrialização desses países. A industrialização
gerou, por conseguinte, uma forte concorrência entre as nações, que passaram a
disputar territórios e estabelecer as suas fronteiras com exércitos
modernizados e uma sofisticada diplomacia. Esse processo acentuou gradualmente
o caráter nacionalista dos países europeus.
Estabelecido por potências europeias, como Inglaterra, Alemanha,
Holanda e França, além dos Estados Unidos e do Japão, o imperialismo foi uma
medida expansionista, que pregava a interferência em outros territórios com o
objetivo de garantir os interesses da nação soberana. Muitas vezes, as atitudes
colonizadoras passaram por cima das necessidades locais a fim de atender
somente aos desejos do país conquistador.
Contexto histórico
A política expansionista das potências europeias foi
estabelecida graças a uma série de transformações econômicas e políticas
ocorridas no continente durante a segunda metade do século XIX, principalmente
em relação aos novos parâmetros comerciais estabelecidos pelas revoluções
industriais:
2ª Revolução
Industrial e a concorrência entre indústrias
A segunda fase da Revolução Industrial, ocorrida a partir da
segunda metade do século XIX, ultrapassou os limites da Inglaterra e alcançou
outras potências, como Alemanha, Holanda e França. As inovações tecnológicas
foram além e provocaram mudanças significativas na produção econômica em países
como Estados Unidos e Japão.
A utilização do aço, a eletricidade, a petroquímica e outros
avanços tecnológicos aceleraram o processo de industrialização dessas nações,
permitindo uma produção maior e mais rápida de mercadorias. Tecnologias de
comunicação, como os telefones e os telégrafos propiciaram uma integração maior
entre pessoas de diferentes lugares do globo.
O modo de produção instaurado pela segunda fase da revolução
industrial aumentou a competitividade entre as indústrias, que, por sua vez,
necessitavam cada vez mais de altos investimentos em tecnologia para conseguir
se desenvolver. Esse fator fez com que fábricas menores fossem anexadas por
grandes empresas, que também se uniam entre si, a fim de reduzir custos e
aumentar os lucros.
O desenvolvimento industrial criou uma ampla concorrência
por recursos naturais e por mercados consumidores mundo afora. Todo esse quadro
econômico motivou donos de fábricas a pressionarem os governos para a
instauração de políticas que procurassem garantir a expansão das vendas e
também de territórios.
O “fardo do homem
branco”
Além das motivações econômicas e industriais, o imperialismo
também precisou de justificativas culturais e científicas para ser empregado de
fato pelas principais potências. Com isso, algumas teorias evolutivas, como a de Darwin, foram deturpadas em
pseudociências que afirmavam a superioridade do homem branco sobre outros
povos.
Teorias racistas sustentavam que os povos da África e da
Ásia não conseguiriam se desenvolver por conta própria, defendendo a ideia de
que o homem branco europeu teria a missão de levar o progresso e a inovação até
esses locais “atrasados”.
Neocolonialismo
As Grandes Navegações, ocorridas entre os séculos XV e XVII,
foram responsáveis pela conquista de uma série de territórios nas Américas
pelas potências europeias da época, como Inglaterra, Espanha e Portugal. No
período, os países, motivados pelo capitalismo comercial, saíram atrás de
especiarias e de matérias-primas para o comércio.
Na segunda metade do século XIX, houve uma retomada das
expansões em um movimento que ficou conhecido como neocolonialismo. O objetivo
das potências europeias, representadas por Inglaterra, França, Holanda e
Alemanha, era buscar novos mercados para os produtos industrializados, bem como
recursos naturais que favorecessem o desenvolvimento de novas tecnologias.
A Partilha da África
A crescente concorrência por novos mercados acirrava as
disputas entre as potências europeias. Para esfriar a possibilidade de um
possível conflito, entre os anos de 1884 e 1885, houve a Conferência de Berlim.
Também conhecida como “Partilha da África”, estabeleceu que os Estados europeus
que desejassem colonizar os territórios africanos deveriam povoá-los. Assim, a
migração de pessoas para esses locais foi incentivada pelos governos,
contribuindo para uma diminuição das populações das cidades dos países do
continente europeu.
Imperialismo na
África
A Bélgica, apoiada pela Grã-Bretanha e pela Holanda,
realizou uma colonização violenta do Congo, escravizando e dizimando a
população local.
A descoberta de diamantes nas terras da África do Sul chamou
a atenção dos britânicos, que após conflitos com franceses e holandeses,
colonizaram o país e tomaram para si o território. Ao norte da África, franceses,
ingleses, alemães e italianos disputavam os territórios, aumentando a tensão
entre os países imperialistas da época.
O continente africano se transformou em um campo de intensas
disputas. Os territórios foram divididos e passaram a ser controlados por nações
que logo estabeleceram seus moldes próprios de capitalismo. Ainda que a
produção fosse controlada por setores da população local, os países europeus
exerciam total influência política e controlavam os créditos e tarifas, além de
valer-se dos recursos naturais das regiões.
Imperialismo na Ásia
Desde o século XVII, a Inglaterra mantinha relações
comerciais estreitas com a Índia. No século XVIII, com o enfraquecimento
político das autoridades que controlavam este país, a Coroa Britânica ganhou
força na região, chegando até mesmo a nomear um governador-geral.
As elites hindus da Índia acumularam riquezas com o
lucrativo comércio de especiarias. Interessada nesse mercado, a Inglaterra toma
uma série de medidas para tentar afastar a concorrência de outras potências
europeias, ou mesmo EUA e Japão, na região. Após algumas revoltas, já no século
XIX, a Inglaterra oficialmente assume o controle da região, anexando-a aos seus
domínios.
A partir do século XIX, o Japão abriu-se à modernização
ocidental, em uma política que tornou o país uma grande potência industrial,
mas sem abandonar suas tradições sociais e políticas. Travando uma série de
disputas, principalmente com os russos, conquistaram territórios na China e,
posteriormente, na Coreia.
Imperialismo estadunidense
Após as Guerras de Secessão, os Estados Unidos
fortaleceram-se economicamente e industrialmente, estabelecendo um capital
financeiro e sua postura imperialista. Através da ajuda em processos de
independência, como no caso de Cuba e do Panamá, conseguiram intervir
politicamente nos países, exercendo uma forte influência sob suas economias.
Já no século XX, sob o mandato do presidente Roosevelt, o
país adotou o big stick, ou política do grande porrete, em português. A
proposta era intervir economicamente nos países, financiando indústrias vitais
nos locais, tudo apoiado também na intimidação e na ameaça militar. Além disso,
houve a expansão da cultura americana, levando o estilo de vida americana para
outras nações.
As disputas por novos mercados consumidores intensificaram
as tensões políticas entre as principais potências industriais europeias,
chegando por vezes a conflitos armados. É notável que esse quadro político
contribuiu para a eclosão da Primeira Guerra Mundial, que viria a ocorrer na
segunda década do século XX.
Questões
1 - A política imperialista consistia na busca,
principalmente, de novos mercados consumidores para os países industrializados
e foi assim que vários países da África e da Ásia sofreram com a prática da
neocolonização nos séculos XIX e XX. Portanto, sobre a justificativa construída
pelas potências europeias para invadir as nações do continente africano e
asiático é correto dizer que:
A) As potências europeias justificavam a invasão nos países
periféricos afirmando que essa ação contribuiria para o desenvolvimento
industrial e que incentivaria a adoção de um regime socialista nos países
asiáticos. ( )
B) As principais alegações utilizadas na prática do
Imperialismo foram as teorias darwinistas que defendiam a superioridade cultural
dos países europeus, sendo eles os países que levariam o progresso e o
desenvolvimento social para os países da África e da Ásia através da missão
civilizadora. ( )
C) Uma das justificativas era que os europeus aprenderiam
técnicas industriais com os africanos e asiáticos, o que acarretaria no
desenvolvimento econômico e científico dos países desenvolvidos. ( )
D) O fardo do homem branco era uma das legitimações
europeias durante a política imperialista. Esse fardo consistia numa missão que
contribuiria para o desenvolvimento industrial dos países africanos e
asiáticos, gerando assim o crescimento da burguesia local, fazendo com que os
países não desenvolvidos tivessem suas próprias indústrias. ( )
2 - A partir da segunda metade do século XIX, as potências
europeias começaram a disputar áreas coloniais na África, na Ásia e na Oceania.
Seus objetivos eram a busca por fontes de matérias-primas, mercado consumidor,
mão de obra e oportunidades de investimento.
As justificativas morais para essa colonização, no entanto,
estavam relacionadas com o que se chamava de darwinismo social, cujo
significado é:
A) O homem branco tinha a tarefa de cristianizar as
populações pagãs de outros continentes, resgatando-as de religiões animistas e
de práticas antropofágicas ( )
B) O homem branco de origem europeia estava imbuído de uma
missão civilizadora, através da qual deveria levar para seus irmãos de outras
cores, incapazes de fazer isso por si mesmos, as vantagens da civilização e do
progresso, resgatando-os da barbárie e do atraso aos quais estavam submetidos
( )
C) Os colonizadores europeus tinham a tarefa de ensinar os
princípios fundamentais da democracia, ensinando aos povos colonizados o
processo de governo democrático, permitindo-lhes se afastar de governos
tirânicos e autocratas ( )
D) A colonização tinha como tarefa repassar aos povos
colonizados os fundamentos da economia capitalista, para que eles mesmos
pudessem gerenciar as riquezas de seus territórios e, com isso, possibilitar o
desenvolvimento social de seu país ( )
E) Estudar, segundo uma perspectiva antropológica, a
organização das sociedades colonizadas, conhecer seus princípios religiosos,
políticos, culturais e sociais, com o objetivo de ajudar a preservá-los ( )
3 - Quais as necessidades determinaram o imperialismo?
A) Fornecimento estável e barato de matéria-prima e
produtores independentes ( )
B) Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados
consumidores para o escoamento da produção, energia para a produção e criação
de um parque industrial em antigas colônias (
)
C) Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados
consumidores para o escoamento da produção e mercados receptores de
investimentos ( )
D) Fornecimento estável e barato de matéria-prima e mercado
receptor de investimentos privado europeu (
)
4 - Com a publicação do livro do economista inglês Hobson,
Imperialismo, um estudo, em 1902, difundiu-se o significado moderno da
expressão “imperialismo”, que passou a ser entendido como:
A) Um esforço despendido pelas economias centrais, no
sentido de promover as economias periféricas (
)
B) A condição prévia e necessária ao incremento do
desenvolvimento industrial nos países capitalistas ( )
C) Um acordo entre as potências capitalistas, visando dividir,
de forma pacífica, os mercados mundiais (
)
D) A expansão econômica e política em escala mundial das
economias capitalistas na fase monopolista (
)
E) O “fardo do homem branco”, um empreendimento europeu,
procurando expandir a civilização na África (
)
5 - Na segunda metade do século XIX, a Europa vivia
transformações de ordem econômica e cultural que se fizeram sentir em outras
partes do planeta. Nesse contexto, as principais potências europeias adotaram a
política imperialista, também chamada de neocolonialismo, para suprirem suas
necessidades comerciais e expandirem suas zonas de influência sobre o restante
do mundo.
Entre as consequências do neocolonialismo e do imperialismo,
encontra-se:
A) O movimento de independência da América Espanhola. ( )
B) A era Meiji. ( )
C) As revoluções socialistas na América Central. ( )
D) A expansão da ideologia socialista na Europa Oriental.
( )
E) A Primeira Guerra Mundial. ( )
DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFª IVANETE
Roteiro de Atividades
Nome do (a) professor (a):Ivanete Disciplina: Geografia
Aluno(a) Ano/Série: : 3 ano
Link da videoaula:
Conteúdo a ser desenvolvido: Poluição: no Ar, na Agua e no Solo
Habilidades estruturante a serem desenvolvidas:
Identificar como as ações humanas podem influenciar no surgimento dos fenômenos naturai
Orientação da atividade:
1-Assinale apenas a alternativa que apresenta características referentes ao fenômeno inversão térmica:
a) Fenômeno climático que ocorre nos centros urbanos, principalmente em cidades com elevado grau de urbanização, nas quais as temperaturas aumentam bastante se comparadas às das zonas rurais.
b) Fenômeno no qual há aumento da temperatura do planeta em decorrência da retenção do calor por alguns gases presentes na atmosfera.
c) Fenômeno atmosférico comum nos centros urbanos industrializados no qual o ar frio é impedido de circular por uma camada de ar quente, alterando as temperaturas.
d) Fenômeno causado pela poluição atmosférica, principalmente em decorrência da queima de combustíveis fósseis, causando graves problemas ambientais e nas cidades.
2-A destruição da camada de ozônio é um problema muito preocupante, pois essa região da estratosfera possui um papel importante na absorção de grande parte da radiação ultravioleta (UV) do Sol, que poderia causar grandes danos aos humanos. Entre esses danos, podemos apontar, exceto:
a) Câncer de pele.
b) Osteoporose.
c) Envelhecimento precoce da pele.
d) Redução da eficiência do sistema imunológico.
e) Catarata.
3-A contaminação da água é responsável pela morte de várias pessoas anualmente, principalmente crianças menores de cinco anos de idade. Analise as alternativas a seguir e marque a única que não se refere a uma medida que pode reduzir as mortes por causa de ingestão de água contaminada.
a) Filtrar a água sempre antes de beber.
b) Garantir rede de esgoto para todas as famílias.
c) Não lançar esgoto em ambientes aquáticos.
d) Sempre que possível, aproveitar a água da chuva para fins potáveis.
e) Garantir o fornecimento de água tratada.
4-Em 2015, o Brasil sofreu com um grande desastre ecológico provocado pelo rompimento da barragem de rejeitos da empresa Samarco. Os rejeitos atingiram o Rio Doce, causando grande destruição ambiental e afetando diretamente a vida dos pescadores da região. Muitos peixes morreram após o acidente, principalmente, em virtude do(a):
a) aumento de nutrientes na água.
b) morte de algas.
c) dificuldade de captar oxigênio.
d) processo de eutrofização.
e) chegada de novas espécies invasoras.
5-O lançamento de esgoto na água é prejudicial porque causa o aumento de nutrientes e do número de algas. O aumento desses organismos forma uma camada que prejudica a entrada de luz solar e, consequentemente, afeta o processo de fotossíntese. Essa ocorrência, que desencadeia a morte de vários organismos, é conhecida como:
a) intemperismo.
b) eutrofização.
c) bioacumulação.
d) reprodução.
e) fertilização.
DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFº RENAN
Atividade de Filosofia
Atividade II
Professor: Renan Oliveira de Aguiar
A atividade a ser realizada deve ser feita em uma redação
que utilize ao menos uma página do caderno universitário ou através de 350
palavras pelos programas eletrônicos de texto.
Objetivos - Tendo em mente a
falta de comunicação que impera entre as instituições públicas e os cidadãos
que a produzem e dela dependem é que tal atividade foi pensada. Com o fim de
pesquisar e refletir sobre o alcance das funções sociais da escola e os limites
aos quais ela está submetida, tomando a própria experiencia como base e
reportagens como argumento, a produção do texto visa, neste momento, obter não
só o ganho da nota, mas também compreender as dificuldades enfrentadas neste
instante de incertezas trabalhistas, educacionais, sociais e tantas outras.
O mundo atravessa um período de
forte desemprego e desigualdades crescentes em virtude da crise de saúde que se
estende também pelo país. A pandemia causada pelo vírus Sars-Cov2, responsável
pela doença conhecida como Covid-19, paralisou o mundo, oportunidades de
emprego são cessadas, desigualdades sociais se ampliam e os diversos campos da
vida acabam comprometidos. No Brasil, até a segunda semana do mês de maio,
nenhum estado da federação mantinha a normalidade escolar. Aulas apenas
remotamente ou através de um material de apoio.
Tendo em vista essa realidade, o Exame Nacional do Ensino
Médio – ENEM – encontra-se no centro de uma questão de forte apelo nacional, o
adiamento da data de sua realização, que depende de incertezas relacionadas às
consequências da pandemia. As limitações sociais dos estudantes se ampliam na
inacessibilidade escolar, efeito colateral necessário à contenção do vírus.
Diante das dificuldades citadas no texto e nas reportagens que
devem ser lidas através do link no fim deste enunciado, reflita sobre nossa
própria existência em meio à sociedade neste momento.
Observando seu meio social e sua própria realidade, você
acredita que o Exame Nacional do Ensino Médio deveria de fato ser adiado? Como
você vê o esforço das autoridades na resolução das questões relacionadas ao
Enem e à saúde neste momento da História?
Disserte sobre o tema com base na sua experiência, tendo
em vista também as reportagens abaixo:
Apesar da
paralisação de aulas provas serão realizadas em novembro; as inscrições começam
na próxima semana e estudantes apontam desafios de se preparar em meio ao
avanço da pandemia
Do acesso precário à internet a
problemas familiares, dificuldades dos estudantes são muitas. Desde que a
quarentena teve início no Estado de São Paulo, um cenário de incertezas pairou
sobre pais, alunos e professores
DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROF° MAURÍCIO
Atividades de português
Prof. Maurício Telis.
Estudo do texto :
O problema ecológico
Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da terra ,com
certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização
inteligente, tamanho é o grau de
destruição dos recursos naturais . Essas
são as palavras de um renomado
cientista americano. Apesar dos avanços obtidos ,a população ainda não descobriu os
valores fundamentais da existência .
O que chamamos orgulhosamente de
civilização , nada mais é do que uma agressão
às coisas naturais . A grosso modo , a tal civilização, significa a devastação das florestas , a poluição dos rios , o
envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de
progresso , não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem
promovendo há muito tempo , uma
autêntica guerra contra a natureza.
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Estudo do texto
1) consoante o texto , o cientista está preocupado com :
A) ( ) a vida do planeta.
B) ( ) a qualidade do espaço
aéreo .
C) ( ) o que pensam os
extraterrestres.
D) ( ) o seu privilégio no
mundo.
E) ( ) os seres do outro
planeta.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2) Para o autor , é humanidade :
A) ( ) demonstrou ser muito
inteligente.
B) ( ) ouve as palavras do cientista.
C) ( ) age contra a sua própria
existência.
D) ( ) preserva os recursos
naturais.
E) ( ) valoriza uma existência sadia.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3 ) De maneira como o assunto é
tratado no texto, é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:
A) ( ) a destruiçao é
inevitãvel.
B) ( ) a civilzação está
destruindo.
C) ( ) a humanidade preserva a
sua existência.
D) ( ) as guerras são o
principal agente da destruição.
E) ( ) os recursos para mantê
-lo não são suficientes.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4) A afirmação : " Essas são
palavras de um renomado cientista americano " , quer dizer que o cientista é :
A) ( ) inimigo.
B) ( ) velho.
C) ( ) estranho.
D) ( ) famoso.
E) ( ) desconhecdo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------5)
se o homem cuidar da natureza -----------mais saúde .
A forma que completa a frase é :
A) ( ) teve.
B) ( ) tivera.
C) ( ) têm.
D) ( ) tinha.
E) ( 0 terá.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividades
de gramática.
!) classifique as orações coordenadas
sindéticas:
A) tomou café e foi à escola.
B) não estudou, logo irá
mal na prova.
C) diga agora ou cale -se para sempre.
D) vou embora, que cansei de esperà -lo.
E) não foi convidado para ir à
festa, contudo fui assim mesmo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"OBS"
Orações coordenadas sindética
1) Aditivas : ideia
de soma ( adição ).
2) Adversativas : ideia de
adversidade ( oposição ).
3) Alternativas : ideia alternância ( alternativa ).
4) Conclusivas : ideia de concluão.
5) Explicativa : ideia de explicação.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Boa sorte !
DISCIPLINA: INGLÊS PROFª ROSILENE
AULA
DE INGLÊS ENSINO MÉDIO REGULAR ( 3º ano C)
Prof.Rosilene
Assista o vídeo desta aula de Inglês, no link abaixo e em
seguida, faça uma análise reflexiva em seu caderno, fotografe e envie por
e-mail para a professora.
Nas próximas semanas faremos exercícios utilizando este
tema.
Bons estudos!!
DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFª LUCIMARA
Àrvore filogenética
Nós somos todos aparentados - e eu não quero dizer apenas nós, seres humanos, apesar disso ser a mais absoluta verdade! Em vez disso, todos os seres vivos na Terra podem traçar sua ascendência de volta a um ancestral comum. Qualquer grupo menor de espécies pode também traçar sua ancestralidade até um ancestral comum, em geral um muito mais recente.
Uma árvore filogenética é um diagrama que representa relações evolutivas entre organismos. Árvores filogenéticas são hipóteses, não fatos definitivos.
O padrão de ramificação de uma árvore filogenética reflete como espécies ou outros grupos evoluíram a partir de uma série de ancestrais comuns.
Nas árvores, duas espécies são mais relacionadas se têm um ancestral comum mais recente e menos relacionadas se têm um ancestral comum menos recente.
Árvores filogenéticas podem ser traçadas em vários estilos equivalentes. A rotação de uma árvore sobre seus pontos de ramificação não modifica a informação que ela apresenta.
Dado que não podemos voltar no tempo e ver como as espécies evoluíram, como podemos descobrir como elas se relacionam umas com as outras?
Em uma árvore filogenética, as espécies de interesse são mostradas nas pontas dos ramos da árvore. Os ramos propriamente ditos conectam-se de uma maneira que representa a história evolutiva das espécies - que é, como pensamos que elas evoluíram de um ancestral comum através de uma série de eventos de divergência (separação em dois). Em cada ponto de ramificação fica o ancestral comum mais recente compartilhado por todas as espécies descendentes daquele ponto de ramificação. As linhas de uma árvore representam longas séries de ancestrais que se estendem de uma espécie para a próxima.
Imagem modificada de Taxonomy and phylogeny: Figure 2, by Robert Bear et al., CC BY 4,0
Fonte: https://pt.khanacademy.org/science/biology/her/tree-of-life/a/phylogenetic-trees
Atividades
1- Leia o texto com atenção;
2- Assista o vídeo selecionado pela professora disponível em: https://youtu.be/k0031Q9Mbpc
3- Responda o questionário.
a- Explique o conceito de árvore filogenética.
b- O que representam os seres vivos nas pontas do ramo das árvores filogenéticas?
c- O que significa o ponto de ramificação nas árvores filogenéticas?
d- Qual o significado das linhas de uma árvore filogenética?
4- Selecione uma árvore filogenética e a desenhe em seu caderno.
DISCIPLINA:SOCIOLOGIA PROFºEDINALDO
Sociologia – 3ºano -1ºbimestre – prof.: Edinaldo
Nome:__________________________________________________________ nº_____
série:_______
EXPANSÃO DA CIDADANIA NO BRASIL
DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO
O
objetivo desta situação de aprendizagem é discutir a ampliação dos direito de
cidadania a grupos sociais específicos, bem como as razões para introdução
destes mecanismos, após a promulgação da Constituição.
Ampliaremos
a compreensão dos ideais de cidadania vigentes hoje no Brasil, sempre tendo
como pano de fundo para o debate a tensão entre cidadania formal e cidadania
efetiva. Paralelamente a isso, discutiremos a cidadania não apenas do ponto de
vista dos direitos, mas também dos deveres que cabem a cada um, enquanto
sujeitos sociais participantes e ativos da comunidade em que vivemos, para com
os demais cidadãos.
O
ECA é fruto da mobilização da
sociedade civil, ou seja, de pessoas que se reuniram em seus bairros,
profissionais que discutiram essas questões entre si, estudantes e cientistas
que realizaram pesquisa, visando a produzir uma legislação promovendo os
direitos civis e sociais de crianças e adolescentes. Ele emergiu do movimento
de redemocratização que levou à Assembléia Constituinte, época de militância em
prol da mulher, dos povos indígenas, dos sem-terra.
Cabe
observar, porém, que o ECA também foi influenciado pelo contexto internacional
da época, que levou muitos países a re-editarem sua legislação sobre o
bem-estar da criança na década de 1980. Podemos citar como exemplos a Lei do
Bem-Estar da criança, promulgada na Espanha (1987), o Estatuto Africano dos
Direitos e Bem-Estar da Criança (1987), a Convenção dos Direitos da Criança das
Nações Unidas (1989), o Código Inglês da Família (1989), entre outros.
A
formalização das nossas concepções de cidadania continua se ampliando e se
aperfeiçoando, ou seja, permanece em construção. Porém ,
continua a dúvida se esse conjunto de direitos, como estão prescritos em forma
de leis, efetivamente assegura o seu acesso e pleno exercício a todos os cidadãos.
ESTUDO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
“Art. 2º Considera-se criança, para os
efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente
aquela entre doze e dezoito anos de idade.
Parágrafo
único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às
pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.[...]
Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente
será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração,
violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por
ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. [...]
Art. 7º A criança e o adolescente têm
direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais
públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em
condições dignas de existência.
§ 1º A criança e o adolescente
portadores de deficiência receberão atendimento especializado.[...]
Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao
respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e
como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e
nas leis.
Art. 16. O direito à liberdade
compreende os seguintes aspectos;
IV
– brincar, praticar esportes e divertir-se;
V
– participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;
Art. 17. O direito ao respeito consiste
na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do
adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia,
dos valores, ideais e crenças, dos espaços e objetos pessoais. [...]
Art. 19. Toda criança ou adolescente
tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente,
em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em
ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substância entorpecentes.
[...]
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação,
visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo e exercício da
cidadania e qualificação para o trabalho [...].”
Até o
presente momento,muito se falou dos direitos do cidadão, mas pouco dos seus
deveres. Embora a concepção de cidadania seja fundamentada na noção de Direito,
é importante enfatizar que ser cidadão implica não apenas a observância dos
seus direitos, mas também o conhecimento da legislação que prescreve as normas
limitadoras das ações. Elas estabelecem quais são as infrações e as punições
para quem atenta contra os direitos dos demais cidadãos. Cidadania, portanto,
também é dever.
Nesta
etapa da Situação de Aprendizagem, discutiremos o que é cidadania sob esse
ponto de vista, utilizando como base algumas das mais importantes resoluções
promulgadas após a Constituição de 1988; o Estatuto da Criança e do Adolescente
(1990), o Código de Defesa do Consumidor (1990) e o Estatuto do Idoso (2003).
Do Estatuto da Criança e do Adolescente
[...]
Art. 4º É dever da
família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com
absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à
alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura,
à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
[...]
Art. 18 É dever de
todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de
qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou
constrangedor. [...]
Do código de Defesa do Consumidor
[...]
Art. 31 A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem
assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua
portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição,
preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como
sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.
Do Estatuto do Idoso
[...]
Art. 3º É
obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar
ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à
alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à
cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e
comunitária.
§ 1º É dever de
todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso. [...]
Art. 6º Todo
cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de
violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento. [...]
§ 3º É dever de
todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento
desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
Questões.
- Qual o significado da sigla ECA?
- Qual o principal objetivo do ECA?
- Quais são os deveres que todos nós temos, enquanto cidadãos,
em relação à criança, o adolescente, o consumidor e o idoso?
- O que vem a ser Emenda Constitucional?
- Cite 3 exemplos.
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