domingo, 17 de maio de 2020

ATIVIDADES - 2ª QUINZENA - 3C- NOTURNO

DISCIPLINA:MATEMÁTICA PROFº LOURIVAL


MATEMÁTICA – LOURIVAL

CALCULE SOMENTE OS PONTOS MÉDIOS,  TODAS RESOLUÇÕES A MÃO



A (2,3) E  B(   ,   )

C (-2, 5) E B (   ,   )

D ( 3, -5 ) E F (   , -   )

G ( 5, -8) E H ( -   ,  -    )

J 9 3, -2 ) E K (-   ,    )

DISCIPLINA: FÍSICA - PROFº RONALDO


ROMEU MONTORO
Nome:                                                                                          Série

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

01-   Calcular a tensão elétrica U que um circuito ligado a um ventilador de resistência de R = 10 Ω e corrente de I = 20 A






02-   Calcular a corrente elétrica I que um circuito ligado a um ventilador de resistência de R = 40 Ω  e tensão elétrica de U = 160 Volts






03-   Calcular a resistência elétrica R que um circuito ligado a uma lâmpada de corrente de I = 20 A e tensão de U = 200 V


04-   Calcular a tensão elétrica U de um circuito ligado a um chuveiro de resistência R = 110 Ω e corrente elétrica de I = 2 A



 DISCIPLINA : QUÍMICA PROFª MARIA DO CARMO


E.E. ROMEU MONTORO
DISCIPLINA: QUÍMICA - 3ºC | PROFª MARIA DO CARMO

Atividade 1
Assistir ao Vídeo 1 “Criogenia” - Como funcionam as colunas de destilação fracionada do ar. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S4W7ghsOGrQ. Acesso em: 08 jan. 2020. Solicito aos(às) estudantes que individualmente respondam as questões da Tabela 5 e para concluir a atividade propor a construção de um esquema em seu caderno, para projeção assim que retornarmos.
Questões Norteadoras
Respostas
O que são líquidos criogênicos? E quais são eles?


Descrever o procedimento da separação fracionada dos gases.


Como se dá seu transporte e armazenamento dos líquidos criogênicos?



Atividade 2

 Recomenda-se a realização da leitura do Texto 3 “Histórico da medição da qualidade do ar em São Paulo”.
Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/ar/ (acesso em: 08 jan. 2020) de forma compartilhada, com você executando as paradas estratégicas, com o intuito de destacar os pontos importantes do texto e contextualizar os conceitos apresentados. Para facilitar a compreensão e síntese das ideias do(a) estudante solicito que responda às questões da Tabela 6.
Questões Norteadoras
Respostas
Quais fatores de mudança se deram em relação ao monitoramento da qualidade do ar nos anos de 1972 e1981.

Qual o significado da sigla PROCONVE?


Explique como ocorreu a evolução do monitoramento por meio da CETESB?

Quais as consequências se não houvesse um monitoramento da qualidade do ar?




DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFª : VERA LÚCIA


Imperialismo

O Imperialismo do século XIX constituiu um processo complexo de expansão territorial e disputa entre as nações europeias.
Quando o assunto é Imperialismo, alguns aspectos devem sempre ser analisados em conjunto. Os principais são: Nacionalismo, Neocolonialismo e junção entre o Capitalismo financeiro e o Capitalismo industrial. Esses aspectos resumem o panorama político, econômico e cultural de um período que vai desde a década de 1870 até o ano de 1914, ano em que teve início a Primeira Guerra Mundial.
O termo “Imperialismo” sugere, obviamente, uma “Era de Impérios”; em grande parte trata-se disso mesmo. Mas, conceitualmente falando, o Imperialismo do século XIX consistiu num tipo de política expansionista das principais nações europeias, que tinha por objetivo a busca de mercado consumidor, de mão de obra barata e de matérias-primas para o desenvolvimento das indústrias.
Esse fenômeno de expansão dos países europeus teve início a partir do momento em que, após as Revoluções Burguesas dos séculos XVII e XVIII e da formação das nações modernas na Europa (como Alemanha, Itália e França), houve um intenso processo de industrialização desses países. A industrialização gerou, por conseguinte, uma forte concorrência entre as nações, que passaram a disputar territórios e estabelecer as suas fronteiras com exércitos modernizados e uma sofisticada diplomacia. Esse processo acentuou gradualmente o caráter nacionalista dos países europeus.
Estabelecido por potências europeias, como Inglaterra, Alemanha, Holanda e França, além dos Estados Unidos e do Japão, o imperialismo foi uma medida expansionista, que pregava a interferência em outros territórios com o objetivo de garantir os interesses da nação soberana. Muitas vezes, as atitudes colonizadoras passaram por cima das necessidades locais a fim de atender somente aos desejos do país conquistador.

Contexto histórico
A política expansionista das potências europeias foi estabelecida graças a uma série de transformações econômicas e políticas ocorridas no continente durante a segunda metade do século XIX, principalmente em relação aos novos parâmetros comerciais estabelecidos pelas revoluções industriais:

2ª Revolução Industrial e a concorrência entre indústrias
A segunda fase da Revolução Industrial, ocorrida a partir da segunda metade do século XIX, ultrapassou os limites da Inglaterra e alcançou outras potências, como Alemanha, Holanda e França. As inovações tecnológicas foram além e provocaram mudanças significativas na produção econômica em países como  Estados Unidos e Japão.
A utilização do aço, a eletricidade, a petroquímica e outros avanços tecnológicos aceleraram o processo de industrialização dessas nações, permitindo uma produção maior e mais rápida de mercadorias. Tecnologias de comunicação, como os telefones e os telégrafos propiciaram uma integração maior entre pessoas de diferentes lugares do globo.
O modo de produção instaurado pela segunda fase da revolução industrial aumentou a competitividade entre as indústrias, que, por sua vez, necessitavam cada vez mais de altos investimentos em tecnologia para conseguir se desenvolver. Esse fator fez com que fábricas menores fossem anexadas por grandes empresas, que também se uniam entre si, a fim de reduzir custos e aumentar os lucros.
O desenvolvimento industrial criou uma ampla concorrência por recursos naturais e por mercados consumidores mundo afora. Todo esse quadro econômico motivou donos de fábricas a pressionarem os governos para a instauração de políticas que procurassem garantir a expansão das vendas e também de territórios.

O “fardo do homem branco”
Além das motivações econômicas e industriais, o imperialismo também precisou de justificativas culturais e científicas para ser empregado de fato pelas principais potências. Com isso, algumas teorias evolutivas,  como a de Darwin, foram deturpadas em pseudociências que afirmavam a superioridade do homem branco sobre outros povos.
Teorias racistas sustentavam que os povos da África e da Ásia não conseguiriam se desenvolver por conta própria, defendendo a ideia de que o homem branco europeu teria a missão de levar o progresso e a inovação até esses locais “atrasados”.

Neocolonialismo
As Grandes Navegações, ocorridas entre os séculos XV e XVII, foram responsáveis pela conquista de uma série de territórios nas Américas pelas potências europeias da época, como Inglaterra, Espanha e Portugal. No período, os países, motivados pelo capitalismo comercial, saíram atrás de especiarias e de matérias-primas para o comércio.
Na segunda metade do século XIX, houve uma retomada das expansões em um movimento que ficou conhecido como neocolonialismo. O objetivo das potências europeias, representadas por Inglaterra, França, Holanda e Alemanha, era buscar novos mercados para os produtos industrializados, bem como recursos naturais que favorecessem o desenvolvimento de novas tecnologias.

A Partilha da África
A crescente concorrência por novos mercados acirrava as disputas entre as potências europeias. Para esfriar a possibilidade de um possível conflito, entre os anos de 1884 e 1885, houve a Conferência de Berlim. Também conhecida como “Partilha da África”, estabeleceu que os Estados europeus que desejassem colonizar os territórios africanos deveriam povoá-los. Assim, a migração de pessoas para esses locais foi incentivada pelos governos, contribuindo para uma diminuição das populações das cidades dos países do continente europeu.

Imperialismo na África
A Bélgica, apoiada pela Grã-Bretanha e pela Holanda, realizou uma colonização violenta do Congo, escravizando e dizimando a população local.
A descoberta de diamantes nas terras da África do Sul chamou a atenção dos britânicos, que após conflitos com franceses e holandeses, colonizaram o país e tomaram para si o território. Ao norte da África, franceses, ingleses, alemães e italianos disputavam os territórios, aumentando a tensão entre os países imperialistas da época.
O continente africano se transformou em um campo de intensas disputas. Os territórios foram divididos e passaram a ser controlados por nações que logo estabeleceram seus moldes próprios de capitalismo. Ainda que a produção fosse controlada por setores da população local, os países europeus exerciam total influência política e controlavam os créditos e tarifas, além de valer-se dos recursos naturais das regiões.
Imperialismo na Ásia
Desde o século XVII, a Inglaterra mantinha relações comerciais estreitas com a Índia. No século XVIII, com o enfraquecimento político das autoridades que controlavam este país, a Coroa Britânica ganhou força na região, chegando até mesmo a nomear um governador-geral.
As elites hindus da Índia acumularam riquezas com o lucrativo comércio de especiarias. Interessada nesse mercado, a Inglaterra toma uma série de medidas para tentar afastar a concorrência de outras potências europeias, ou mesmo EUA e Japão, na região. Após algumas revoltas, já no século XIX, a Inglaterra oficialmente assume o controle da região, anexando-a aos seus domínios.
A partir do século XIX, o Japão abriu-se à modernização ocidental, em uma política que tornou o país uma grande potência industrial, mas sem abandonar suas tradições sociais e políticas. Travando uma série de disputas, principalmente com os russos, conquistaram territórios na China e, posteriormente, na Coreia.

Imperialismo estadunidense
Após as Guerras de Secessão, os Estados Unidos fortaleceram-se economicamente e industrialmente, estabelecendo um capital financeiro e sua postura imperialista. Através da ajuda em processos de independência, como no caso de Cuba e do Panamá, conseguiram intervir politicamente nos países, exercendo uma forte influência sob suas economias.
Já no século XX, sob o mandato do presidente Roosevelt, o país adotou o big stick, ou política do grande porrete, em português. A proposta era intervir economicamente nos países, financiando indústrias vitais nos locais, tudo apoiado também na intimidação e na ameaça militar. Além disso, houve a expansão da cultura americana, levando o estilo de vida americana para outras nações.
As disputas por novos mercados consumidores intensificaram as tensões políticas entre as principais potências industriais europeias, chegando por vezes a conflitos armados. É notável que esse quadro político contribuiu para a eclosão da Primeira Guerra Mundial, que viria a ocorrer na segunda década do século XX.


Questões

1 - A política imperialista consistia na busca, principalmente, de novos mercados consumidores para os países industrializados e foi assim que vários países da África e da Ásia sofreram com a prática da neocolonização nos séculos XIX e XX. Portanto, sobre a justificativa construída pelas potências europeias para invadir as nações do continente africano e asiático é correto dizer que:
A) As potências europeias justificavam a invasão nos países periféricos afirmando que essa ação contribuiria para o desenvolvimento industrial e que incentivaria a adoção de um regime socialista nos países asiáticos. (  )
B) As principais alegações utilizadas na prática do Imperialismo foram as teorias darwinistas que defendiam a superioridade cultural dos países europeus, sendo eles os países que levariam o progresso e o desenvolvimento social para os países da África e da Ásia através da missão civilizadora. (  )
C) Uma das justificativas era que os europeus aprenderiam técnicas industriais com os africanos e asiáticos, o que acarretaria no desenvolvimento econômico e científico dos países desenvolvidos.  (  )
D) O fardo do homem branco era uma das legitimações europeias durante a política imperialista. Esse fardo consistia numa missão que contribuiria para o desenvolvimento industrial dos países africanos e asiáticos, gerando assim o crescimento da burguesia local, fazendo com que os países não desenvolvidos tivessem suas próprias indústrias. (  )

2 - A partir da segunda metade do século XIX, as potências europeias começaram a disputar áreas coloniais na África, na Ásia e na Oceania. Seus objetivos eram a busca por fontes de matérias-primas, mercado consumidor, mão de obra e oportunidades de investimento.
As justificativas morais para essa colonização, no entanto, estavam relacionadas com o que se chamava de darwinismo social, cujo significado é:
A) O homem branco tinha a tarefa de cristianizar as populações pagãs de outros continentes, resgatando-as de religiões animistas e de práticas antropofágicas (  )
B) O homem branco de origem europeia estava imbuído de uma missão civilizadora, através da qual deveria levar para seus irmãos de outras cores, incapazes de fazer isso por si mesmos, as vantagens da civilização e do progresso, resgatando-os da barbárie e do atraso aos quais estavam submetidos (  )
C) Os colonizadores europeus tinham a tarefa de ensinar os princípios fundamentais da democracia, ensinando aos povos colonizados o processo de governo democrático, permitindo-lhes se afastar de governos tirânicos e autocratas (  )
D) A colonização tinha como tarefa repassar aos povos colonizados os fundamentos da economia capitalista, para que eles mesmos pudessem gerenciar as riquezas de seus territórios e, com isso, possibilitar o desenvolvimento social de seu país (  )
E) Estudar, segundo uma perspectiva antropológica, a organização das sociedades colonizadas, conhecer seus princípios religiosos, políticos, culturais e sociais, com o objetivo de ajudar a preservá-los (  )
3 - Quais as necessidades determinaram o imperialismo?
A) Fornecimento estável e barato de matéria-prima e produtores independentes (  )
B) Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção, energia para a produção e criação de um parque industrial em antigas colônias (  )
C) Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção e mercados receptores de investimentos (  )
D) Fornecimento estável e barato de matéria-prima e mercado receptor de investimentos privado europeu (  )

4 - Com a publicação do livro do economista inglês Hobson, Imperialismo, um estudo, em 1902, difundiu-se o significado moderno da expressão “imperialismo”, que passou a ser entendido como:
A) Um esforço despendido pelas economias centrais, no sentido de promover as economias periféricas (  )
B) A condição prévia e necessária ao incremento do desenvolvimento industrial nos países capitalistas (  )
C) Um acordo entre as potências capitalistas, visando dividir, de forma pacífica, os mercados mundiais (  )
D) A expansão econômica e política em escala mundial das economias capitalistas na fase monopolista (  )
E) O “fardo do homem branco”, um empreendimento europeu, procurando expandir a civilização na África (  )

5 - Na segunda metade do século XIX, a Europa vivia transformações de ordem econômica e cultural que se fizeram sentir em outras partes do planeta. Nesse contexto, as principais potências europeias adotaram a política imperialista, também chamada de neocolonialismo, para suprirem suas necessidades comerciais e expandirem suas zonas de influência sobre o restante do mundo.
Entre as consequências do neocolonialismo e do imperialismo, encontra-se:
A) O movimento de independência da América Espanhola. (  )
B) A era Meiji. (  )
C) As revoluções socialistas na América Central. (  )
D) A expansão da ideologia socialista na Europa Oriental. (  )
E) A Primeira Guerra Mundial. (  )

DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFª IVANETE


Roteiro de Atividades 

Nome do (a) professor (a):Ivanete                                                        Disciplina:  Geografia
Aluno(a)                                                                                                  Ano/Série: : 3 ano 

Link da videoaula:


Conteúdo a ser desenvolvido:  Poluição: no Ar, na Agua e no Solo

Habilidades estruturante a serem desenvolvidas: 
Identificar como as ações humanas podem influenciar no surgimento dos fenômenos naturai


Orientação da atividade:

1-Assinale apenas a alternativa que apresenta características referentes ao fenômeno inversão térmica:
a) Fenômeno climático que ocorre nos centros urbanos, principalmente em cidades com elevado grau de urbanização, nas quais as temperaturas aumentam bastante se comparadas às das zonas rurais.
b) Fenômeno no qual há aumento da temperatura do planeta em decorrência da retenção do calor por alguns gases presentes na atmosfera.
c) Fenômeno atmosférico comum nos centros urbanos industrializados no qual o ar frio é impedido de circular por uma camada de ar quente, alterando as temperaturas.
d) Fenômeno causado pela poluição atmosférica, principalmente em decorrência da queima de combustíveis fósseis, causando graves problemas ambientais e nas cidades.
2-A destruição da camada de ozônio é um problema muito preocupante, pois essa região da estratosfera possui um papel importante na absorção de grande parte da radiação ultravioleta (UV) do Sol, que poderia causar grandes danos aos humanos. Entre esses danos, podemos apontar, exceto:
a) Câncer de pele.
b) Osteoporose.
c) Envelhecimento precoce da pele.
d) Redução da eficiência do sistema imunológico.
e) Catarata.
3-A contaminação da água é responsável pela morte de várias pessoas anualmente, principalmente crianças menores de cinco anos de idade. Analise as alternativas a seguir e marque a única que não se refere a uma medida que pode reduzir as mortes por causa de ingestão de água contaminada.
a) Filtrar a água sempre antes de beber.
b) Garantir rede de esgoto para todas as famílias.
c) Não lançar esgoto em ambientes aquáticos.
d) Sempre que possível, aproveitar a água da chuva para fins potáveis.
e) Garantir o fornecimento de água tratada.
4-Em 2015, o Brasil sofreu com um grande desastre ecológico provocado pelo rompimento da barragem de rejeitos da empresa Samarco. Os rejeitos atingiram o Rio Doce, causando grande destruição ambiental e afetando diretamente a vida dos pescadores da região. Muitos peixes morreram após o acidente, principalmente, em virtude do(a):
a) aumento de nutrientes na água.
b) morte de algas.
c) dificuldade de captar oxigênio.
d) processo de eutrofização.
e) chegada de novas espécies invasoras.



5-O lançamento de esgoto na água é prejudicial porque causa o aumento de nutrientes e do número de algas. O aumento desses organismos forma uma camada que prejudica a entrada de luz solar e, consequentemente, afeta o processo de fotossíntese. Essa ocorrência, que desencadeia a morte de vários organismos, é conhecida como:
a) intemperismo.
b) eutrofização.
c) bioacumulação.
d) reprodução.
e) fertilização.


DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFº RENAN



Atividade de Filosofia 

Atividade II

Professor: Renan Oliveira de Aguiar

A atividade a ser realizada deve ser feita em uma redação que utilize ao menos uma página do caderno universitário ou através de 350 palavras pelos programas eletrônicos de texto.
Objetivos - Tendo em mente a falta de comunicação que impera entre as instituições públicas e os cidadãos que a produzem e dela dependem é que tal atividade foi pensada. Com o fim de pesquisar e refletir sobre o alcance das funções sociais da escola e os limites aos quais ela está submetida, tomando a própria experiencia como base e reportagens como argumento, a produção do texto visa, neste momento, obter não só o ganho da nota, mas também compreender as dificuldades enfrentadas neste instante de incertezas trabalhistas, educacionais, sociais e tantas outras.
O mundo atravessa um período de forte desemprego e desigualdades crescentes em virtude da crise de saúde que se estende também pelo país. A pandemia causada pelo vírus Sars-Cov2, responsável pela doença conhecida como Covid-19, paralisou o mundo, oportunidades de emprego são cessadas, desigualdades sociais se ampliam e os diversos campos da vida acabam comprometidos. No Brasil, até a segunda semana do mês de maio, nenhum estado da federação mantinha a normalidade escolar. Aulas apenas remotamente ou através de um material de apoio.
Tendo em vista essa realidade, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – encontra-se no centro de uma questão de forte apelo nacional, o adiamento da data de sua realização, que depende de incertezas relacionadas às consequências da pandemia. As limitações sociais dos estudantes se ampliam na inacessibilidade escolar, efeito colateral necessário à contenção do vírus.
Diante das dificuldades citadas no texto e nas reportagens que devem ser lidas através do link no fim deste enunciado, reflita sobre nossa própria existência em meio à sociedade neste momento.
Observando seu meio social e sua própria realidade, você acredita que o Exame Nacional do Ensino Médio deveria de fato ser adiado? Como você vê o esforço das autoridades na resolução das questões relacionadas ao Enem e à saúde neste momento da História?



Disserte sobre o tema com base na sua experiência, tendo em vista também as reportagens abaixo:
Apesar da paralisação de aulas provas serão realizadas em novembro; as inscrições começam na próxima semana e estudantes apontam desafios de se preparar em meio ao avanço da pandemia


Do acesso precário à internet a problemas familiares, dificuldades dos estudantes são muitas. Desde que a quarentena teve início no Estado de São Paulo, um cenário de incertezas pairou sobre pais, alunos e professores




DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROF° MAURÍCIO




Atividades  de português


Prof. Maurício Telis.

Estudo do texto :


O problema ecológico

        Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da terra ,com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é  o grau de destruição  dos recursos naturais . Essas são as palavras  de um renomado cientista  americano.                 Apesar dos avanços  obtidos ,a população ainda não descobriu os valores fundamentais da existência .
          O que chamamos orgulhosamente  de civilização , nada mais é  do que  uma agressão  às coisas naturais . A grosso modo , a tal civilização,   significa a devastação  das florestas , a poluição dos rios , o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso , não passa de uma  degradação  deliberada e sistemática que o homem vem promovendo  há muito tempo , uma autêntica guerra  contra a natureza.

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Estudo do texto

1) consoante o texto , o cientista está preocupado com :
A) (   ) a vida do planeta.
B) (   ) a qualidade do espaço aéreo .
C) (   ) o que pensam os extraterrestres.
D) (   ) o seu privilégio no mundo.
E) (   ) os seres do outro planeta.
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2) Para o autor , é humanidade :

A) (   ) demonstrou ser muito inteligente.
B) (   ) ouve  as palavras do cientista.
C) (   ) age contra a sua própria existência.
D) (   ) preserva os recursos naturais.
E) (   )  valoriza uma existência sadia.
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3 )   De maneira como o assunto é tratado no texto, é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:
A) (   ) a destruiçao é inevitãvel.
B) (   ) a civilzação está destruindo.
C) (   ) a humanidade preserva a sua existência.
D) (   ) as guerras são o principal agente da destruição.
E) (   ) os recursos para mantê -lo não são suficientes.
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4)  A afirmação : " Essas são palavras  de um renomado  cientista americano  " , quer dizer que o cientista  é :
A) (   ) inimigo.
B) (   ) velho.
C) (   ) estranho.
D) (   ) famoso.
E) (   ) desconhecdo.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------5) se o homem cuidar da natureza -----------mais saúde .
A forma que completa a frase é :
A) (   ) teve.
B) (   ) tivera.
C) (   ) têm.
D) (   ) tinha.
E) (   0 terá.

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Atividades  de gramática.

!) classifique as orações coordenadas  sindéticas:

A) tomou café e foi à escola.

B) não estudou, logo  irá mal na prova.

C) diga agora ou cale -se para sempre.

D) vou embora, que cansei de esperà -lo.

E) não foi convidado para  ir à festa, contudo fui assim mesmo.

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"OBS"
Orações coordenadas sindética

1)  Aditivas  :  ideia de soma ( adição ).
2) Adversativas :  ideia de adversidade ( oposição ).
3) Alternativas : ideia alternância ( alternativa ).
4) Conclusivas : ideia de concluão.
5) Explicativa : ideia de explicação.
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Boa sorte !

DISCIPLINA: INGLÊS PROFª ROSILENE

AULA DE INGLÊS ENSINO MÉDIO REGULAR ( 3º ano C)

Prof.Rosilene

Assista o vídeo desta aula de Inglês, no link abaixo e em seguida, faça uma análise reflexiva em seu caderno, fotografe e envie por e-mail para a professora.
Nas próximas semanas faremos exercícios utilizando este tema.

Segue e-mail da professora: rosesantos270@hotmail.com

Acesse este link para assistir a aula: https://www.youtube.com/watch?v=qhp_Z-TuL9Q

Bons estudos!!



DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFª LUCIMARA

Àrvore filogenética


Nós somos todos aparentados - e eu não quero dizer apenas nós, seres humanos, apesar disso ser a mais absoluta verdade! Em vez disso, todos os seres vivos na Terra podem traçar sua ascendência de volta a um ancestral comum. Qualquer grupo menor de espécies pode também traçar sua ancestralidade até um ancestral comum, em geral um muito mais recente.
Uma árvore filogenética é um diagrama que representa relações evolutivas entre organismos. Árvores filogenéticas são hipóteses, não fatos definitivos.
O padrão de ramificação de uma árvore filogenética reflete como espécies ou outros grupos evoluíram a partir de uma série de ancestrais comuns.
Nas árvores, duas espécies são mais relacionadas se têm um ancestral comum mais recente e menos relacionadas se têm um ancestral comum menos recente.
Árvores filogenéticas podem ser traçadas em vários estilos equivalentes. A rotação de uma árvore sobre seus pontos de ramificação não modifica a informação que ela apresenta.
Dado que não podemos voltar no tempo e ver como as espécies evoluíram, como podemos descobrir como elas se relacionam umas com as outras? 
Em uma árvore filogenética, as espécies de interesse são mostradas nas pontas dos ramos da árvore. Os ramos propriamente ditos conectam-se de uma maneira que representa a história evolutiva das espécies - que é, como pensamos que elas evoluíram de um ancestral comum através de uma série de eventos de divergência (separação em dois). Em cada ponto de ramificação fica o ancestral comum mais recente compartilhado por todas as espécies descendentes daquele ponto de ramificação. As linhas de uma árvore representam longas séries de ancestrais que se estendem de uma espécie para a próxima.




Imagem modificada de Taxonomy and phylogeny: Figure 2, by Robert Bear et al., CC BY 4,0


Fonte: https://pt.khanacademy.org/science/biology/her/tree-of-life/a/phylogenetic-trees

Atividades
1- Leia o texto com atenção;

2- Assista o vídeo selecionado pela professora  disponível em: https://youtu.be/k0031Q9Mbpc

3- Responda o questionário.
a- Explique o conceito de árvore filogenética.
b- O que representam os seres vivos nas pontas do ramo das árvores filogenéticas?
c- O que significa o ponto de ramificação nas árvores filogenéticas?
d- Qual o significado das linhas de uma árvore filogenética?

4- Selecione uma árvore filogenética e a desenhe em seu caderno.



DISCIPLINA:SOCIOLOGIA PROFºEDINALDO


Sociologia – 3ºano -1ºbimestre – prof.: Edinaldo

Nome:__________________________________________________________    nº_____     série:_______

EXPANSÃO DA CIDADANIA NO BRASIL

DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO

O objetivo desta situação de aprendizagem é discutir a ampliação dos direito de cidadania a grupos sociais específicos, bem como as razões para introdução destes mecanismos, após a promulgação da Constituição.
            Ampliaremos a compreensão dos ideais de cidadania vigentes hoje no Brasil, sempre tendo como pano de fundo para o debate a tensão entre cidadania formal e cidadania efetiva. Paralelamente a isso, discutiremos a cidadania não apenas do ponto de vista dos direitos, mas também dos deveres que cabem a cada um, enquanto sujeitos sociais participantes e ativos da comunidade em que vivemos, para com os demais cidadãos.

            O ECA é fruto da mobilização da sociedade civil, ou seja, de pessoas que se reuniram em seus bairros, profissionais que discutiram essas questões entre si, estudantes e cientistas que realizaram pesquisa, visando a produzir uma legislação promovendo os direitos civis e sociais de crianças e adolescentes. Ele emergiu do movimento de redemocratização que levou à Assembléia Constituinte, época de militância em prol da mulher, dos povos indígenas, dos sem-terra.
            Cabe observar, porém, que o ECA também foi influenciado pelo contexto internacional da época, que levou muitos países a re-editarem sua legislação sobre o bem-estar da criança na década de 1980. Podemos citar como exemplos a Lei do Bem-Estar da criança, promulgada na Espanha (1987), o Estatuto Africano dos Direitos e Bem-Estar da Criança (1987), a Convenção dos Direitos da Criança das Nações Unidas (1989), o Código Inglês da Família (1989), entre outros.
            A formalização das nossas concepções de cidadania continua se ampliando e se aperfeiçoando, ou seja, permanece em construção. Porém, continua a dúvida se esse conjunto de direitos, como estão prescritos em forma de leis, efetivamente assegura o seu acesso e pleno exercício a todos os cidadãos.

ESTUDO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
            Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.[...]
            Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. [...]
            Art. 7º A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
            § 1º A criança e o adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado.[...]
            Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.
            Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos;
            IV – brincar, praticar esportes e divertir-se;
            V – participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;
            Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideais e crenças, dos espaços e objetos pessoais. [...]
            Art. 19. Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substância entorpecentes. [...]
            Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo e exercício da cidadania e qualificação para o trabalho [...].”

           
Até o presente momento,muito se falou dos direitos do cidadão, mas pouco dos seus deveres. Embora a concepção de cidadania seja fundamentada na noção de Direito, é importante enfatizar que ser cidadão implica não apenas a observância dos seus direitos, mas também o conhecimento da legislação que prescreve as normas limitadoras das ações. Elas estabelecem quais são as infrações e as punições para quem atenta contra os direitos dos demais cidadãos. Cidadania, portanto, também é dever.
            Nesta etapa da Situação de Aprendizagem, discutiremos o que é cidadania sob esse ponto de vista, utilizando como base algumas das mais importantes resoluções promulgadas após a Constituição de 1988; o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), o Código de Defesa do Consumidor (1990) e o Estatuto do Idoso (2003).

Do Estatuto da Criança e do Adolescente

[...]
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. [...]
Art. 18 É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. [...]

Do código de Defesa do Consumidor

[...]
Art. 31 A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

Do Estatuto do Idoso
[...]
Art. 3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
§ 1º É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso. [...]
Art. 6º Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento. [...]
§ 3º É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.


Questões.
           
  1. Qual o significado da sigla ECA?
  2. Qual o principal objetivo do ECA?
  3. Quais são os deveres que todos nós temos, enquanto cidadãos, em relação à criança, o adolescente, o consumidor e o idoso?
  4. O que vem a ser Emenda Constitucional?
  5. Cite 3 exemplos.







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