MATEMATICA - PROF º LORIVAL
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ATIVIDADE
PARA NOTURNO ROMEU MONTORO 29-4-2020 3TA 3TB 3TC
MATEMATICA
FINANCEIRA
1)
Quanto vale em percentual 2 ¨ ¨ dentro de 550?
2)
Uma empregada ganhava salário de R$ 600,00 e
passou a ganhar R$ 8¨ ¨,00 .
Calcule quanto foi o aumento em percentual?
3)
Depositei R$ 400,00 no banco a uma taxa de 8%
a.a. Durantes ¨ ¨ meses.
Calcule quanto ganhei de juros simples:
4)
Um depósito de R$ 700, 00 , a uma taxa de ¨ ¨ % a.m. durante 3 meses rende quanto
de juros capitalizados?
5)
Uma herança de R$ 450.000,00 foi distribuída
percentualmente entre os 3 filhos de um senhor conforme a idade deles. A soma
da idade dos filhos vale 90 anos. O primeiro tem 30 anos, o 2º tem 20 anos e o
terceiro ¨ ¨
anos. Construa a tabela e calcule quanto receberá cada um deles:
1)
Calcule a distância entre o Ponto A( ¨ ¨) e B ( 4 , -2)
2)
Calcule a distância entre o ponto C ( -5, - 4)
e D ( ¨ ¨ )
3)
No quadrilátero abaixo PQRS , calcule o
perímetro
P ( , ) Q ( -, ) R ( -, - ) S( ,- )
-ATIVIDADE FÍSICA - PROF° RONALDO
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ROMEU MONTORO
Nome:
Série:
EXERCÍCIOS PROPOSTOS:
01- Calcular
a potência de uma torneira elétrica ligada em uma tensão de U = 220 Volts e
corrente elétrica de I = 3 ampéres.
02- Calcular
a tensão elétrica que um chuveiro de potência
de P = 2200 Watts e corrente elétrica de I = 20 Ampéres.
03- Calcular
a corrente elétrica que um secador de cabelo de potência P = 3600 Watts e
tensão elétrica de U = 220 Volts recebe.
04- Calcular
a potência elétrica que um aparelho com especificações de tensão elétrica U =
380 Volts e corrente de I + 0,5 Ampéres.
-ATIVIDADE DE QUÍMICA - PROFª MARIA DO CARMO
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E.E.
ROMEU MONTORO – ENSINO MÉDIO | 3º Termo A, B e C
Professora
Maria do Carmo - Química
Aluno:_____________________________________________ nº_____
Série_____
Disciplina:
Química 3º Termo ABC
Professora:
Maria do Carmo
1)
Nos compostos orgânicos, o carbono é?
a)
Pentavalente
b)
Bivalente
c)
Trivalente
d)
Tetravalente
2)
Hidrocarboretos são compostos orgânicos formamos por:
a)
Hidrogênio
e carbono
b)
Hidróxido
e cálcio
c)
Ácidos
e bases
d)
Hidrogênio
e ácidos
3) Observe a fórmula
abaixo. As quantidades totais de átomos de carbono primários, secundários e
terciários são respectivamente:
|
a)
5,
2 e 2
b)
3,
2 e 2
c)
5,
1 e 3
d)
3,
3 e 2
4)
O pau-rosa, típico da região amazônica, é uma rica
fonte natural do óleo essencial conhecido por linalol, o qual também pode ser
isolado do óleo de alfazema. Esse óleo apresenta a seguinte fórmula estrutural:
OH
|
H3C — C = CH — CH2 — CH2 — C — CH = CH2
| |
CH3 CH3
|
H3C — C = CH — CH2 — CH2 — C — CH = CH2
| |
CH3 CH3
Sua
cadeia carbônica deve ser classificada como:
a)
acíclica, ramificada, saturada e heterogênea.
b)
acíclica, normal, insaturada e homogênea.
c)
alicíclica, ramificada, insaturada e homogênea.
d)
acíclica, ramificada, insaturada e homogênea.
e)
alicíclica, normal, saturada e heterogênea.
5.
Classifique as cadeias carbônicas:
a) Cl — CH2 — S — CH2 — CH2 — Cl →
b) HS — CH2 — CH — CH2 — OH →
|
SH
|
SH
c) H3C — CH — CH2 — CH2 — SH →
|
CH3
d) Δ →
e)
O
||
H3C — CH2 — CH2 — C — O — CH2 — CH3 →
||
H3C — CH2 — CH2 — C — O — CH2 — CH3 →
- ATIVIDADE DE HISTÓRIA PROFº CARLOS ANDRÉ - 3TC
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2) Que personagens aparecem nela?
3)Com base em seus conhecimentos de inglês e/ou com a ajuda do dicionário, responda: o que está escrito no alto do cartaz?
4) Com quê intenção o cartaz terá sido feito?
5) No cartaz, logo abaixo da imagem, vê-se escrito: ¨Good-bye,old man.¨. Como você traduz e interpreta essa expressão?
Turma 3º TC
Duração: duas aulas.
Em 28 de Junho de
1914 um fato novo precipitou os acontecimentos: o estudante Gavrilo Princip,
matou a tiros de revolver o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono
austro-húngaro, e foi imediatamente preso. O Império Austro – Húngaro
responsabilizou o governo sérvio pelo atentado e, um mês depois, declarou
guerra à Sérvia. A partir daí, houve uma reação em cadeia; em apenas sete dias,
as principais potências tinham se engajado na guerra. Tinha início, assim, a
Grande Guerra, chamada depois de Primeira Guerra Mundial.
Localize no texto:
1) Retire apenas palavras do texto que fazem alusão
á violência.
2) O que mais chamou à sua atenção nesse texto?
3) Quais são as nações envolvidas nesse processo?
4) Qual é a principal informação que o texto
pretende emitir?
5) descreva de maneira simples e
direta as relações de causa e consequências deste texto.
Turma 3º TC
Atividade com tempo previsto para duas aulas.
África II
O Canal de Suez foi realizado
por Egito e França, porém, esse Canal foi vendido pelos egípcios por motivos
financeiros ao Reino Unido.
A África é
banhada ao norte pelo Mar Mediterrâneo, ao nordeste pelo Mar Vermelho, no
sudeste é banhado pelo oceano Índico e ao Oeste pelo Oceano Atlântico por fim
ao sul pelo Antártico.
Países que
integram o deserto do Saara: Argélia, Chade, Egito,
Mali,
Mauritânia, Marrocos, Níger.
Países que
fazem parte do deserto do Saara Ocidental:
Sudão e
Tunísia.
Povos do
deserto: são chamados de beduínos, ou seja, habitantes
das terras abertas ou povo da tenda.
Economia: criação de cabras, ovelhas, camelos...
Religião: Islâmica
Política: sistema
político baseado numa extensa unidade familiar de ordem patriarcal.
O grupo é comandado por um
líder político ou espiritual chamado Sheik, sendo que este possuem status
diferentes em cada tribo.
Alguns se consideram nobres
porque teriam importantes ancestrais e seus membros trabalham como artesãos,
ferreiros, artistas...
Os grupos mais
antigos domesticam camelos e ao chegarem a um oásis armam suas tendas feitas de
pele de carneiro ou cabras. Ela é dividida em duas partes, uma para os homens(
onde rebem convidados e fazem negócios com o comércio local de convívio) em outra
parte ficam mulheres e crianças.
Os homens devem sustentar e
defender suas famílias, quanto às mulheres, cabe a elas buscar água, cuidar dos
alimentos, fazer o pão e lavar as roupas.
Povos nômades: são conhecidos como os homens
dos lenços azuis, berberes, Itimbas, pigmeus, eles cruzam
livremente os países não usam documentos, não se misturam com outros povos,
também não são incomodados, são respeitados e não estão em áreas turísticas e
são poucos conhecidos.
Conferência de Berlin II
Nessa conferência se discutiu
o resultado do ponto de vista do países Neocolonialistas que dividiram o
continente africano sem respeitar religião, dialetos e agrupando povos rivais
sobe o domínio de governos europeus como Inglaterra, França, Portugal, Bélgica
entre outros.
Com o
desenvolvimento do capitalismo e o avanço tecnológico dos países
industrializados houve uma crescente demanda de novas matérias – primas para
suprir o mercado consumidor.
O continente africano e
asiático apareceram como alvo de ambição das potências industrializadas
europeias.
O rei Leopoldo I
ficou com a região do Congo e essa área continuou sendo governada pelo seu
filho Leopoldo II, que foi o pior e mais cruel dominador, eliminando e
mutilando milhares congoleses.
A Conferência de
Berlin foi proposta por Portugal que determinaram que os rios Níger e Congo,
seriam de livre navegação e aberta a todos os países.
Os europeus se julgavam
superiores, eram brancos, cristãos e deveriam levar a civilização dos gentios.
Justificava-se
assim o roubo, a exploração e extração dos recursos minerais e eliminando os
africanos que não cooperassem.
Os conflitos na
África são basicamente motivados por disputas territoriais, golpes de Estado
que geravam crises políticas, rivalidades tribais, étnicas e religiosas, além
de disputa por água e riquezas minerais.
Essas motivações também são
provenientes do processo da Guerra Fria que estudaremos mais á diante, da
intervenção de terceiros e eleições conturbadas.
Exemplos: Sudão, Nigéria,
Mali, Burundi, Ruanda, Angola, Congo, Sudão do Sul Uganda.
Turma: 3º
Termo C
Escola
Estadual Romeu Montoro
Atividade para casa: turma 3º C
Professor: Carlos André
Componente Curricular: História
Assunto: Imperialismo
Objetivos / Habilidades:
Reconhecer as principais características e transformações que ocorreram no
campo político, econômico e social.
Resultados
esperados desta atividade: espera – se do educando que o mesmo consiga
localizar-se no tempo histórico e em suas características relacionadas ao tema:
expansão imperialista.
Critério e valor
das atividades: não eliminatório e focado na capacidade do educando em
estabelecer relações através de múltiplas fontes.
Atividade
Elabore um texto descritivo
demonstrando a sua capacidade analítica em torno do problema central, a partir
da caricatura disponível e do texto trabalho em sala.
Escola
Estadual Romeu Montoro
Atividade para casa: turma 3º C
Professor: Carlos André
Componente Curricular: História
Assunto: Imperialismo
Objetivos / Habilidades:
Reconhecer as principais características e transformações que ocorreram no
campo político, econômico e social.
Resultados
esperados desta atividade: espera – se do educando que o mesmo consiga
localizar-se no tempo histórico e em suas características relacionadas ao tema:
expansão imperialista.
Critério e valor
das atividades: não eliminatório e focado na capacidade do educando em
responder esta série de perguntas diretas, para respostas curtas, com apenas
uma solução possível.
Atividade
Questões
1 – Pesquise e descubra quando foram feitas estas
imagens.
2 – Qual é a
principal mensagem implícita?
3 – Descreva os personagens retratados e suas
atitudes.
4 – O que há de comum entre os personagens
retratados?
5 – Identifique o que há de diferente entre eles?
6 – Os personagens estão caracterizados de alguma
forma?
Entendimento do texto: O imperialismo
Turma 3 TC
Estudar sobre o
imperialismo é muito importante para que p compreendermos às causas da Primeira
Guerra Mundial.
O que foi o imperialismo?
Foi um modelo
econômico de expansão, domínio e exploração de países desenvolvidos sobre
outros mais atrasados no século XIX.
Quais são
as características dos países expansionistas?
Já eram ricos,
desenvolvidos, industrializados e relativamente pequenos geograficamente se
comparados às suas colônias. Porém, do ponto de vista econômico precisavam se
expandir ainda mais.
A revolução industrial
A revolução
industrial contribuiu muito para que esses objetivos expansionistas ganhasse
força, dessa forma, países que se industrializaram como Inglaterra, por
exemplo, precisavam de matéria prima e novos mercados consumidores. Além de
difundir sua cultura, seus valores e seus costumes.
O argumento para a exploração
A exploração, o
domínio e os massacres, foram justificados como uma causa humanitária, ou seja,
era preciso levar progresso, esclarecimento e civilização à esses povos ‘’primitivos’’
.
O colonialismo
O colonialismo
ocorreu nas Américas inglesa, espanhola e portuguesa, além de parte da costa
oeste africana banhada pelo oceano atlântico. Ou seja, esse processo histórico
pertence ao século XVI, onde se exploravam produtos tropicais como: tabaco,
pau- brasil e cana - de - açúcar.
E o que foi o Neocolonialismo?
Já no neocolonialismo os
interesses são outros, como expandir sua população, criar novos mercados
consumidores e extrair matéria – prima.
Se no
colonialismo do século XVI, o objetivo era catequisar os índios, tomar posse do
território que passaria ser sua colônia e espalhar o cristianismo, com o
neocolonialismo ocorre uma um aprofundamento desse processo devido ao
desenvolvimento industrial.
Obs. Para a próxima aula
abordaremos as características específicas dos povos dominados como China,
Índia e África.
Escola Estadual Romeu Montoro
Professor: Carlos André
Turma 3º TC – Noturno
As atividades enviadas aos
alunos serão desenvolvidas para durarem o período de 15 dias obedecendo as
seguintes regras:
Número de
aulas equivalentes: 06 aulas
Habilidades a serem trabalhadas: estabelecer relações entre
os avanços tecnológicos da indústria
bélica e às perdas humanas ocorridas na Primeira Guerra.
Atividades a serem realizadas, leitura, escrita,
interpretação e elaboração de texto,
já tempo previsto para cada aula são
parte integrante das mesmas. Ou seja, atividade nº 1 (duas aulas) e atividade
nº 2 (quatro aulas) e atividade 3 mais (duas aulas).
Instrumento para verificação de aprendizagem: auto avaliação, uma vez que os estudantes terão a
liberdade de responder e pesquisar em casa ou no trabalho poderá obter sucesso
nos resultados.
A China
A China era
fechada comercialmente e com um regime de poder centralizado nas mãos do
imperador.
A Inglaterra tinha como
objetivo criar e manter relações comerciais com os chineses, porém, eles não
demonstravam interesse que isso seguisse à diante.
Após tentativas
frustradas em estabelecer uma amizade, começaram a inserir através do tráfico
uma droga altamente viciante chamada ópio, derivada de uma planta conhecida
como papoula.
Quando o
imperador percebeu a gravidade do problema, uma boa parte da China estava
encontrava-se infestada por essa droga.
Diante desse
cenário o Imperador ordena combater o tráfico em seu território, isso gera um
estranhamento entre os dois países e os ingleses declaram guerra à China e esse
conflito ficou conhecido como a Guerra do Ópio.
A Inglaterra
venceu a guerra e impôs o tratado de Nanquim, onde a China teve que abrir uma
parte dos seus portos para os europeus, além disso, cedeu uma parte do seu
território que se transformou em áreas de influência inglesa. Porém, nesses
territórios controlados pelos ingleses o ópio foi liberado para consumo.
Em outra
circunstância a China captura uma embarcação inglesa e isso gera uma nova
guerra.
Ao vencer essa
guerra pela segunda vez, os ingleses impuseram ainda mais restrições,
determinando que a China teria que abrir mais portos e cedesse mais territórios
e legalizasse também o consumo do ópio.
A China resistiu
muito em assinar esse tratado a ponto de perturbar a paciência dos ingleses que
acabaram ateando fogo no palácio do imperador.
A China humilhada assina esse
acordo e teve que pagar indenizações pelos seus custos de guerra, liberar o
ópio e abrir seus portos.
Além de tudo
isso, havia outra potência de olho na China, os japoneses que entraram em conflito
e essa guerra ficou conhecida como Sino-Japonesa.
O Japão obteve o apoio dos
ingleses e dos franceses e acabaram vencendo a China, que por consequência
ficou divida em áreas de influência, ou seja, teve que dividir seu território
entre Japão, França, Inglaterra e Rússia.
No território
chinês alguns grupos nacionalistas se rebelaram diante dessa situação, porém,
foi exterminado, o conflito mais conhecido foi a guerra dos Boxers.
Enfim, essas
informações são básicas para compreendermos um pouco do processo histórico
imperialista na China.
Reescreva o texto em seu caderno de História.
Professor: Carlos André
Turma : 3º termo C
Introdução
à Primeira Guerra Mundial
Com o objetivo de
unir forças e isolar rivais, as nações europeias fizeram vários acordos e
alianças entre si, de tal modo que, em 1907, a Europa estava dividida em dois
blocos militares antagônicos: Tríplice Aliança – Alemanha, Itália, e Império
Austro-Húngaro contra a Tríplice Entente - Grã-Bretanha, França e Rússia.
A luta dos
Sérvios pela ¨ Grande Sérvia ¨
A Sérvia era uma
nação eslava independente que lutava para libertar os territórios habitados por
eslavos na região dos Balcãs, a fim de formar a (Grande Sérvia). Ocorre que uma
parte dos eslavos estava sob o domínio do Império Austro – Húngaro e a outra,
sob o domínio do Império Turco. Para enfrentar austríacos e turcos, a Sérvia
buscou a ajuda da Rússia, que na época defendia o pan-eslavismo e ambicionava
expandir suas fronteiras.
Além das
rivalidades imperialistas e da política de alianças, outro fator que contribuiu
para o inicio da guerra foi a ascensão do Japão e dos Estados Unidos como
potências regionais com pretensões expansionistas; somava-se a tudo isso,
ainda, a corrida armamentista, também conhecida como paz armada.
Nação
eslava: nação habitada por povos pertencentes ao grupo linguístico eslavo, tais como os
servos – croatas, os russos, os poloneses, os tchecos, os eslovacos, os
búlgaros e os ucranianos.
Pan-eslavismo: movimento
contrário à penetração das ideias ocidental e defensora da originalidade
da história e dos valores culturais eslavos.
Turma 3ºC
Leitura;
Reescreva o texto
no caderno sem mudar o sentido da história, porém, de acordo com suas palavras,
como se precisasse explicar esse contexto para outra pessoa.
Duração da atividades ( 4 ) aulas.
Partilha da África
A divisão do continente
africano ocorreu de maneira arbitrária devido ao grande interesse das potências
imperialistas nesse território.
No continente
africano a divisão territorial nunca levou em conta as características
culturais, religiosas ou sociais dos povos e suas regiões.
As etnias que lá
viviam no momento da divisão do território, não levaram respeitaram a cultura
local.
Com isso,
acabaram muitas vezes misturando tribos rivais, gerando muitos conflitos
étnicos entre os africanos que permanecem até hoje.
Maior parte dos
países que fazem parte do continente africano está quebrado e/ou falido
economicamente e tem regimes políticos muito fracos ou são governados por
ditadores que assumem o poder com promessas de mudanças que nunca ocorrem.
Muitos países africanos são
extremamente dependentes de ajuda humanitária e econômica dos países
desenvolvidos na atualidade.
Um dos fatores
que contribuíram para a eclosão da primeira guerra mundial deve-se
principalmente a unificação tardia da Alemanha e Itália, que manifestaram
interesse em participar da partilha da África.
A Conferência de
Berlin na Alemanha reconheceu o direito desses dois países de participarem da
partilha e acabaram chegando a um acordo.
O
resultado da Conferência de Berlin
Ficou acordado que para um
país ter posse sobre outro ele teria que ocupar aquele território e povoá-lo e
isso acabou gerando um grande fluxo migratório da parte dos países avançados.
Ou seja, se em
determinada região prevalecesse muitos alemães, aquele território pertenceria a
Alemanha e assim por diante.
Esse acontecimento culminou
em muitas mudanças na economia local com impacto na cultura e religião
potencializando ainda mais os conflitos.
Às vésperas da
primeira guerra mundial entre 1912 e 1913 a África já se encontrava toda
partilhada.
Vale lembrar que
no Continente africano além das línguas nativas que ultrapassam os mil
dialetos, também se fala francês, português, inglês, belga, espanhol entre outras.
É importante perceber que a
grande causa da primeira guerra mundial teve origem na corrida imperialista e
ocorreu no continente europeu.
Turma: 3º
Termo C
Reescreva o texto em seu caderno de História
Pequena História do Japão
De acordo com o
autor José Yamashiro, até o início do século XVIII, o Japão encontrava-se numa
situação de xogunato, ou seja, os Xoguns detinham o poder, porém, para que
houvesse uma mudança alguns grupos sociais deveriam deixar de existir e outros
teriam que adaptar-se.
Todas as mudanças trazem
consequências no que diz respeito às condições de como esses grupos sociais
irão se adaptar à nova realidade.
No Japão, houve
uma mudança feita de cima para baixo feita pelo Estado, entre elas o
desenvolvimento do capitalismo, porém, contemplando uma mudança social.
No final do
século XVIII, o regime feudal é que prevalecia no Japão e sua população
encontrava-se num momento muito difícil devido a erupção de um vulcão, gerando
grandes necessidades para se alimentar, acabaram nutrindo-se do que encontravam
pela frente como ratos e insetos em geral.
Houve muitos transtornos que
geraram rupturas e essas mudanças contribuíram para a chegada da Era Meiji.
A partir de 1897
inicia-se a Era Meiji, encerrando-se assim um ciclo de mais de 260 anos de
xogunato.
Os poderosos não
tinham uma linha de pensamento homogêneo, havia alguns grupos que defendiam a
manutenção do regime vigente, entenda-se o feudalismo, que por sua vez não
desejavam ver suas terras sendo cedidas para o Estado.
No entanto alguns grupos aos
poucos já começam a aceitar e se adaptar a essas mudanças que pareciam ser
inevitáveis.
Para que isso ocorresse
deveria existir um poder central e os antigos senhores feudais seriam nomeados
governadores locais.
Entre os grupos
sociais havia os Xonins que eram comerciantes e existiam os samurais que
estavam de certa forma mais presos as suas tradições devido á eles houve um
atraso no desenvolvimento do Japão.
Os conflitos eram
cada vez mais evidentes, pois os Xonins precisavam de uma moeda de troca por
suas mercadorias já se recusavam a receber o pagamento por sua produção em
sacas de arroz.
Após isso a
abertura dos portos se fez necessária e com isso se fez necessária e o Japão iniciou
uma faze de abertura comercial com a Holanda, Rússia, Estados Unidos e até com
os ingleses.
A Era Meiji
Foi um período no
Japão de grande progresso pautado em varias áreas. Essas ações nortearam toda a
Era Meiji e ajudaram a manter a centralização do poder e os domínios locais.
O Japão é um exemplo de que é
possível haver uma revolução na educação, porém, a educação sozinha não dá
conta de todas as demandas sociais.
A terra do sol
nascente varreu o feudalismo do seu território, criando províncias, abriu seus
portos e investiram muito em educação, infraestrutura, comércio e cultura.
Havia um grande pesadelo
entre os japoneses que poderia ser real, ou seja, o Japão tornar-se colônia de
alguma potência.
Os japoneses
abastados que eram filhos dos samurais são estimulados e patrocinados pelo
Estado a estudar no exterior, onde acumularam conhecimento e trouxeram essa
experiência para fundarem a Universidade de Tóquio.
Ambos os sexos
tinham os mesmos direitos e deveres, o analfabetismo foi extinto do seu
território ainda no século XIX.
Por fim todas essas mudanças trouxeram
consequências com a morte de Meiji.
Percebe-se uma
ambição imperialista e um receio de tornar-se colônia de outras potências,
antecipando-se à essa possibilidade que parecia real.
Com isso o Japão se
desenvolve numa proporção que começa o observar uma carência de matéria – prima
e direciona o seu foco na China como uma opção para ocupação e exploração e
futura área de influência.
Turma :3 ° Termo C
Reescreva o texto acima em seu caderno de
História.
Escola Estadual Romeu
Atividade
para casa: turma 3º TC
Professor:
Carlos André
Componente
Curricular: História
Assunto:
As guerras do Opio
Objetivos / Habilidades: Reconhecer as
principais características e transformações que ocorreram no campo político,
econômico e social.
Resultados esperados desta atividade: espera –
se do educando que o mesmo consiga localizar-se no tempo histórico e em suas
características relacionadas ao tema: O imperialismo
Critério e valor das atividades: não eliminatório
e focado na capacidade do educando em reconhecer as causas e consequências
desse processo de domínio iniciado pelas nações desenvolvidas através da
corrida imperialista.
Atividade
1 – De acordo com o texto, ao repreender o
tráfico de ópio, qual foi a reação
tomada pelos ingleses?
2 – Descreva quais foram as consequências
do conflito entre China e Inglaterra?
3 – Identifiquem
no texto ao todo quantas guerras ocorreram por causa do ópio?
4 – Como
ficou conhecida a guerra entre China e Japão?
5 – Quais
foram os territórios da China que foram entregues como indenização de guerra?
Escola
Estadual Romeu Montoro
Atividade
para casa: turma 3º TC
Professor:
Carlos André
Componente
Curricular: História
Assunto:
Guerras do Ópio
Objetivos / Habilidades: Reconhecer as
principais características do período que trata da corrida imperialista no
campo político, econômico e social.
Resultados esperados desta atividade: espera –
se do educando que o mesmo consiga localizar - se no período histórico e em
suas características relacionadas ao tema: Imperialismo.
Critério e valor das atividades: não
eliminatório e focado na capacidade de identificar características e relações
sociais, culturais e econômicas.
Atividade
1 – De
acordo com o texto, qual justificativa levou a China permanecer tanto tempo isolada?
2 – De
acordo com o texto, por que o território chinês passou a ser cobiçado entre as potências europeias?
3 – Localize no texto qual foi o produto
comercializado em território chinês
pelos ingleses de maneira clandestina e suas consequências .
4 – Ópio
é uma droga originária de qual país?
5 – De
acordo com o texto, qual fora a reação dos chineses diante da comercialização de uma droga altamente
viciante?
Escola
Estadual Romeu Montoro
Atividade
para casa: 3º TC
Professor:
Carlos André
Componente
Curricular: História
Assunto:
Revolução Industrial
Objetivos / Habilidades: Reconhecer as
principais características e transformações que ocorreram no campo político,
econômico e social.
Resultados esperados desta atividade: espera –
se do educando que o mesmo consiga localizar-se no tempo histórico e em suas
características relacionadas ao tema: A revolução industrial na Inglaterra.
Critério e valor das atividades: não
eliminatório e focado na capacidade do educando em estabelecer uma relação
entre o desenvolvimento industrial e a corrida imperialista além de identificar
as relações sociais do período em questão.
Atividade
1 – De
acordo com o texto, a partir de quando se iniciam os investimentos que tornaram possíveis a revolução industrial?
2 – De
acordo com o texto, por que a revolução começou pela Inglaterra?
3 - Do ponto de vista espacial e geográfico o que
facilitou no desenvolvimento dos
navios à vapor?
4 – Explique
qual foi o processo que contribuiu para o surgimento da mão – de obra inglesa ?
5 – De
acordo com texto é possível identificar no texto algum trecho que aborde a migração do campo para a
cidade de maneira pacífica? Justifique:
Texto de
apoio para a realização da atividade
Turma 3º
TC
Revolução Industrial
Essa discussão
inicia-se em meados do século XVIII, portanto, trata-se de um movimento que fez
com que a Inglaterra tornasse uma potência industrial econômica, com objetivo de
mudar radicalmente o modelo de produção existente.
Os motivos que
levaram a revolução industrial começar pela Inglaterra foram vários, entre eles
começamos pelo Estado inglês que de certa maneira já estava incentivando sua
própria economia tornar-se cada vez mais independente influenciada pelos
valores e práticas liberais, demanda de mercado interna e principalmente
mercado externo. Como exemplo:
Suas colônias, áreas de
influencias e as nações que sinalizavam interesse em adquirir e consumir seus
produtos.
Outro fator que contribuiu
para a revolução industrial foi o desenvolvimento dos navios à vapor, isso foi
facilitado devido a Inglaterra ser uma ilha com muitos rios navegáveis,
contribuindo para o transporte de bens, mercadorias tanto dentro quanto fora do
seu território em menos tempo, impulsionando ainda mais sua produção.
Além disso, não
podemos nos esquecer das características da mão – de obra inglesa que era
operária, assalariada e não escravista. Isso só foi possível porque muitos
camponeses migraram do campo para a cidade, com isso, tornaram-se operários.
Antes desse
processo que revolucionou os meios de produção, as terras onde estavam
localizados os camponeses eram comunais, com o processo de privatização
estimulada pelo Estado inglês, essas terras foram vendidas aos burgueses que
por sua vez tornaram-se donos e acabaram expulsando as famílias que lá viviam.
Com a posse das
terras nas mãos dos burgueses, foram implantadas novas técnicas de agricultura
e pastoril, com atenção especial ao plantio de algodão e criação de ovelhas,
entre outros.
-ATIVIDADE DE HISTÓRIA - 3TA e 3TB -PROFª AYLLA
Para falar.com seu professor mande email no: ayllacristini@gmail.com
Primeira Guerra
Mundial
Antecedentes
A industrialização e o neocolonialismo provocaram uma verdadeira rivalidade
entre as nações europeias. As grandes potências imbuídas de muita ambição
envolveram-se numa acirrada disputa pelos territórios africanos e asiáticos. Iniciaram
uma corrida em busca de privilégios comerciais e concessões territoriais, o que
originou um clima de discórdia e tensão.
O clima de tensão e rivalidade que se criou gerou a chamada Paz Armada: com o risco iminente de uma
guerra as principais potências iniciaram uma corrida armamentista, isto é,
trataram de estimular a produção de armas e fortalecer os seus exércitos. O
mundo estava sentado em um barril de pólvora.
O período da paz, o clima tornou-se insustentável. A tensão era tão
grande que as grandes potências começaram a firmar tratados de aliança, para
somar forças contra as potências rivais. Após muitas negociações e tratados, a
Europa, em 1907 encontrava-se dividida em dois blocos distintos:
Tríplice Aliança
Formada por Alemanha, Áustria- Hungria e Itália
Tríplice entente
Formada por Inglaterra, França e Rússia
Passar do tempo as relações entre esses dois blocos tornaram-se
insustentáveis e qualquer incidente poderia ser o Estopim da Guerra
Revolução
Russa
Antecedentes
Entre o final do século XIX e começo do século XX, a
Rússia ainda era um país atrasado. Alguns governantes esforçaram-se para modernizá-la,
mas não era fácil acabar com as tradições e os sistemas estabelecidos.
Milhares de pessoas viviam no campo: cerca de 80% da
população. Este mês o número de camponeses, chamados de mujiques, passava ainda
por um grande regime de Servidão, vivendo miseravelmente.
O último que czar, Nicolau II, intensificou a
industrialização e entrou na disputa por mercados coloniais. Mas logo perdeu
não só a disputa como também seu prestígio interno. A situação piorava a cada
dia. Por outro lado, a oposição aumentava, surgindo vários grupos clandestinos:
ou socialistas, os Comunistas e os liberais, todos contra o modelo autocrático
adotado pelo Czar.
A crise levou à derrubada do poder exercido pelos czares
na Rússia começou a ser evidenciada ao longo do século XIX. Entre os principais
aspectos que levaram ao colapso da autocracia podemos destacar:
● situação
econômica - basicamente agrária, a Rússia não acompanhou a industrialização
europeia e estava em desvantagem diante os dos outros países. No governo de Alexandre
III (1881-1894) a industrialização foi estimulada e era uma necessidade, pois,
a economia é extremamente dependente da produção e do capital estrangeiro. Os
pesados investimentos na industrialização, com um país muito populoso, não
alteraram o quadro predominantemente agrário, mas fizeram surgir nas cidades um
grande número de operários e uma grande ascendente e classe média que alteraram
os costumes tradicionais. A escolarização, por exemplo, era uma necessidade da
indústria e ajudou a propagar as ideias e mudanças. O contato com a Europa
ocidental, por meio de intelectuais, de profissionais liberais e trabalhadores
que tomaram conhecimento de movimentos vividos em outras áreas da Europa, assim
como as manifestações das nacionalidades subjugadas, foram outros aspectos
proporcionados pela industrialização que acelerou a troca de informações e
organização de trabalhadores. Estes tinham deixados o campo onde viviam
isolados e, ao se mudarem para as cidades, tiveram oportunidade de partilhar
experiências e liderar movimentos;
● a crise
militar - o exército Russo era o maior do mundo, com cerca de 8 milhões de
integrantes em 1914, mas tinha sofrido derrotas importantes desde a segunda
metade do século XX, com a guerra da Crimeia (1853 – 1856), quando a Rússia
pretendia aumentar sua influência nos Balcãs e foi derrotada pela aliança entre
França, Reino Unido, Itália e Império Turco-Otomano. A força militar era
fundamental para preservar a integridade territorial e a autoestima dos russos.
Porém, o vexame mais imediato foi a derrota para o Japão, na guerra de 1904 -1905,
quando os japoneses ocuparam a Manchúria e consolidaram sua influência no
Oriente. O poderoso exército entrou na Primeira Guerra com pouca credibilidade
e a população manifestava o seu descontentamento com seu aparato militar e,
evidentemente, com o Czar Nicolau II.
● questões
culturais - a Rússia viveu uma efervescência cultural nas duas décadas
anteriores à Revolução de 1917. A manifestação da “Alma russa” agitou
intelectuais e o pequeno grupo de letrados do país, mas foi importante por
expressar a vivacidade da vanguarda artística com nomes como Anton Tchekhov e
Maximo Gorki, no teatro Stravinsky na música. O florescimento da literatura
russa atendia aos interesses nacionalistas, mas ao mesmo tempo e incomodava o
governo que impedia a livre manifestação de grupos mais ousados;
● questões
étnicas - a minoria étnica que manifestava seu descontentamento era duramente
reprimida pelo governo russo. Os movimentos nacionalistas se ressentiam dos obstáculos
impostos pelo governo às minorias, para terem acesso a habilitação e trabalho,
por exemplo. Alguns grupos como os judeus, foram vítimas de campanhas coletivas
de violência com ataque das suas residências e atividades econômicas. O regime
russo não se posicionava para proteger minorias. Acontecimentos como esses
faziam surgir movimentos separatistas. Muitos líderes eram aprisionados e
enviados para Sibéria.
Nesse contexto,
de diversas crises e forças descontentes com o regime autocrático, ou seja,
quando o governante não tinha qualquer forma de restrição legal ao seu
exercício político, começaram a surgir partidos políticos que clamavam por
transformações na Rússia.
Os partidos políticos mais organizados e iniciaram uma
série de manifestações contra o império. Dentre eles merecem destaque o Partido
Operário Social- Revolucionário Russo, fundado em 1898 e o Partido Social-Democrata
Russo, de 1902. Esse último apresentava duas facções: os bolcheviques (que significa maioria), de tendência radical e os
mencheviques (termo que significa minoria) com feições modernas.
Em 1905 os
movimentos que exigiam reformas políticas cresceram. Apesar da forte repressão
do exército fiel ao czar, a situação tornava-se insustentável. Em janeiro
daquele ano, por exemplo, cerca de 200 mil pessoas realizaram uma manifestação
e pretendiam apenas entregar o que usar suas reivindicações. A reação das
Forças de Nicolau II foi extremamente violenta, atirando contra os manifestantes
e causando morte de muitos deles. Esse episódio ficou conhecido como Domingo Sangrento e despertou uma série
de protestos, como a ação da tripulação do encouraçado de Potemkin que se
amotinou contra seus oficiais. As greves se multiplicaram. No campo, os camponeses
protestavam, queimando casas nas fazendas.
Diante das
pressões, Nicolau II tomou medidas que tornavam o regime mais brando com a
adoção de um parlamento, a Duma. Era uma reação do poder czarista, que
pretendia com essa concessão estancar os movimentos de rua e ganhar tempo para
contornar o problema.
No mesmo ano em
1905 foram criados os primeiros sovietes,
conselhos de trabalhadores que coordenavam os movimentos anticzarista.
A adoção de um regime supostamente constitucional não
se concretizou. As Dumas eleitas
entre 1905 e 1912 não tinha autonomia que se imaginava e não ofereceram
respostas às crises política e econômicas que atingiram o império Russo. Os descontentamentos sociais cresceram e a
entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial, que de início alimentara o fervor
patriótico, começou a ruir o país, com a grave crise que este vivia. Esse
processo culminou com as revoluções de 1917.
A
revolução burguesa de fevereiro de 1917
No dia 12 de março (27 de fevereiro pelo antigo calendário
Russo, atrasado em 13 dias em relação ao nosso), quando os soldados se
recusaram a cumprir as ordens e reprimir os manifestantes, o regime autocrático
czarista chegava ao fim. Sem apoio político e militar o que czar abdicou.
Um governo
provisório foi instaurado. No entanto, havia dois núcleos políticos que
disputavam o domínio dos: de um lado, a Duma, liderada por liberais; de outros
sovietes de Petrogrado, cidade que havia realizado uma greve geral e liberado
as manifestações contra o czar. A Duma conduzir os processos de reforma
política. Os sovietes que queriam avançar nas reformas sociais e conquistas
trabalhistas.
O poder formalmente
estava com o príncipe Lvov, mas seu governo foi breve. A guerra, que desgastava
os russos, persistia. O ministro da Guerra, Kerensky, preparou uma grande
ofensiva contra a Áustria Hungria, mas não obteve sucesso.
O líder
bolchevique Vladimir Ilitch, mais conhecido como Lênin (1870-1924), era inimigo
do que estava no exílio. Com a abdicação, regressou à terra natal em abril. Ao
chegar à estação ferroviária Finlândia, dirigiu-se a população com apelo de que
o governo provisório não poderia permitir a desintegração do país e defender a
revolução socialista. Em seguida, publicou chamadas Teses de Abril que continha dois pontos básicos: “todo poder aos
sovietes”, que defendia o abandono do
modelo liberal e a adoção de um governo dirigido por trabalhadores; e “Paz
Terra e Pão”, que exaltava a saída da guerra a nacionalização das terras que
seriam colocadas a disposição dos sovietes e o fim da crise que afetava a
própria alimentação dos russos.
Kerensky (1888-1971) tornou-se um novo chefe do
governo em julho. Sua estratégia de conter as disputas internas e de permanecer
lutando na guerra foi fatal para sobrevivência do governo reformista. Apesar
das reformas institucionais políticas econômicas que contavam com a simpatia de
liberar e setores da esquerda moderada, a participação na primeira guerra tornavam
o governo bastante Popular.
O governo de Kerensky sofreu uma tentativa de Golpe
Militar no final de agosto, liderada por simpatizantes do regime czarista e por
aqueles que estavam insatisfeitos com as constantes manifestações e com a
liberdade concedida aos sovietes, que nesse momento eram comandadas por meio
dos mencheviques. Kerensky foi salvo pelo apoio dos trabalhadores dos sovietes,
que manifestavam sua repulsa ao governo liderado pela direita.
No entanto, o
governo que demostrava fragilidade e os bolcheviques voltaram a ser maioria nos
sovietes de Petrogrado e Moscou.
Os trabalhadores, que haviam assegurado poder a
Kerensky, perceberam que teria possibilidade de liderar o governo. O
Bolchevique Trotsky (1879- 1940) foi responsável pela formação do exército dos
sovietes a guarda vermelha, e Lênin conclamou os operários para a tomada do
Poder a realização de uma revolução socialista.
Revolução de outubro
Em outubro (calendário russo), Lênin e os bolcheviques
chegaram ao poder após tomarem pontos estratégicos de Petrogrado, então
capital, controlando os acessos a pontes, estradas e ferrovias, e, em dois
dias, tomaram o Palácio do Inverno, a sede do governo provisório. Kerensky já
havia se refugiado
na embaixada dos Estados Unidos.
Em 26 de outubro de 1917 Lênin promulgou uma série de
decretos para cumprir o programa bolchevique de “, Terra e Pão” entre os pontos
estava abertura de negociações com os Impérios centrais (Alemanha e
Áustria-Hungria) para celebrar o armistício. No ano seguinte 1918, a Rússia
pelo Tratado de Brest-Litovsk, reconhecia grandes perdas territoriais atingindo
sua menor extensão territorial em mais de dois séculos, mas ganhará tempo para
enfrentar os problemas internos e diminuir as baixas em exércitos.
Também foram confiscados e dados aos camponeses as grandes
propriedades rurais; as fábricas foram entregues os sovietes.
Guerra civil
Mencheviques (minoria
em russo) - chefiadas por Plekanev e Martev, acreditavam numa União das massas
populares e da burguesia, defendendo uma mudança lenta e gradual para o sistema
socialista.
Bolcheviques (maioria em russo)
chefiadas por Lênin defendiam uma revolução socialista fundamentada nas teorias
de Karl Marx e pregavam a união dos Operários e camponeses contra o czar. Sua
palavra de ordem era todo poder aos sovietes.
A reação às medidas do governo revolucionário não
tardou a aparecer. Em 1918, antigos aliados dos czares e opositores do regime
comunista iniciaram uma ofensiva contra guarda vermelha. A reação ao governo
revolucionário liderado por antigos Oficiais do Exército de Nicolau II, que
eram chamados de “brancos” numa alusão aos “vermelhos” comunistas.
O Exército Branco
esperava obter uma vitória fácil e recebeu apoio de países estrangeiros como
Estados unidos, França Inglaterra, que enviaram tropas para o território Russo.
Essas tropas, no entanto, não enfrentaram diretamente bolcheviques.
A reação do governo de Lênin foi a transformação da
Guarda Vermelha em Exército Vermelho, arregimentando antigos Oficiais do
Exército czarista instituindo o serviço militar obrigatório. O exército do
estava sob a liderança de Troski.
Em 1908 Nicolau
II e sua família foram assassinados.
A guerra civil
devastou o país e matou milhões de soldados e civis. Terminou em 1921 com a
vitória do exército vermelho, mas deixou em situação calamitosa a recém-criada
República Soviética
A
persistência da crise adoção da Nova Política Econômica (NEP)
Adoção de políticas radicais, como a estatização das
fábricas e a distribuição de terras, não teve resultados imediatos,
principalmente devido às destruições da guerra civil, seguida de uma grande
fome que matou milhares de Russos. A economia do período de 1918 a 1921 foi
chamada de “Comunismo de Guerra”, quando o Estado controlava todos os meios de
produção, mas os resultados eram os pífios. A situação agravara-se.
Pensando em uma
nova forma de estimular a produção russa, o governo de Lênin adotou em 1921, a
nova política econômica (NEP). Por essa proposta, o governo retrocedia em
alguns princípios, voltando a permitir a propriedade privada, criação de
empresas e a busca de empréstimos internacionais. Porém, o Estado continuava
com o principal agente econômico e controlava a setores estratégicos como o
sistema financeiro e as indústrias de base o comércio internacional. Os outros
setores econômicos se retomavam a produção, e a economia começava a reagir.
A disputa pelo poder em 1924, enquanto a NEP e a reconstrução
estava em andamento, Lênin morreu e isso desencadeou uma luta pelo poder entre
Trotsky, o líder do Exército Vermelho e Joseph Stalin (1879-1953), então
secretário-geral do Partido Comunista (a nova designação dos bolcheviques).
Os dois líderes
tinham posições Opostas quando o futuro da revolução, Trotsky afirmava que a
União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), nova designação dada à
antiga Rússia e outros países a partir de 1922, deveria difundir o movimento
revolucionário pelos países diversos do mundo. Para ele, a Revolução
fracassaria se ficasse isolada. Stálin, por sua vez, defendia que se deveria
consolidar a Revolução na teoria que ficou conhecida como “socialismo em um só
país’.
Stalin, que
venceu a disputa interna, já havia conquistado grande liderança dentro da
estrutura partidária. Os comunistas, sobretudo durante a guerra civil
estabeleceram uma forte repressão aos opositores. Cessado o conflito, as
perseguições e dissidentes continuaram com grande força para, supostamente,
preservar a Revolução.
Dessa forma, o governo russo se sustentava em dois
princípios básicos: a manifestação de ideias e práticas revolucionárias e, ao
mesmo tempo, um fortíssimo aparato repressivo, constituído pelo próprio
Exército e pela polícia secreta.
Com a derrota
para Stalin, Trotsky exilou-se na Turquia e depois no México, onde foi assassinado.
O período de Stalin foi caracterizado como uma das mais brutais ditaduras
conhecidas no século XX.
A NEP foi
abandonada e o governo adotou uma política planificada a partir de 1929, com a
adoção de planos quinquenais.
Questões
1- Explique
a diferença entre os mencheviques e bolcheviques.
2- No final do século XIX e início do século XX,
a Rússia era uma nação com maior extensão territorial do planeta. Sintetize as
condições políticas, sociais e econômicas desse país nesse período.
Totalitarismo
O totalitarismo é uma
forma de organização do Estado, na qual todo poder se concentra nas mãos de um
pequeno grupo de pessoa, organizadas sob a forma de partido único. Esse partido
conta geralmente com uma base de massas, mas apenas os dirigentes têm poder de
decisão. Os líderes intermediários exercem postos de hierarquia do governo, de
tal forma que a máquina do partido se confunde com o aparelho do Estado.
Essa superposição entre organização partidária e
administração do Estado só é possível porque o grupo do poder suprime todas as
liberdades individuais e coletivas instala um regime de terror total contra
nação. O estado totalitário, portanto, é um Estado policial que exerce uma vigilância
permanente sobre a vida cotidiana dos cidadãos, controlando até mesmo a vida
pessoal e familiar dos indivíduos. Trata-se de um caso extremo de autoritarismo.
Uma de suas
principais características é o grande uso dos meios de comunicação de massa
para difundir a ideologia do regime, exaltar o governo e a figura do líder. O
chefe de um regime totalitário é o depositário de toda a ideologia, sendo
encarado como um indivíduo excepcional, dotado de qualidades sobrenaturais.
O facismo
Na Europa, a situação estava cada vez pior. Na Itália houve
uma grave crise, devido aos seguintes fatores:
● aumento agudo da inflação e desemprego;
● a dívida externa tomou proporções catastróficas;
● o capital Industrial era reduzido;
● as colheitas eram péssimas;
● o déficit da balança comercial orçamental se avolumou;
● a pequena e média burguesia estavam descontentes com o
resultado da Guerra;
● uma profunda marginalização social acontecia;
● o movimento socialista era estimulado e crescia.
As ideias socialistas
davam alento e esperança a população carente e miserável adquirindo, aos
poucos, um lugar na sociedade. A burguesia, entretanto, temia o avanço dessas ideias,
pois poderia perder seus privilégios caso o socialismo chegasse ao poder.
Passou então a organizar grupos armados para combater os propagadores destas
ideias. Estes pequenos grupos foram se fortalecendo com o passar do tempo e, em
março de1919, foram fundados os “Fascio de Combatimento”, por Benito Mussolini.
Seus integrantes eram conhecidos como fascistas ou camisas negras.
Em 1921 a
fundação do Partido Comunista italiano acirrou ainda mais Os ânimos. A alta burguesia italiana ajudava os
fascistas, financiamos.
Os fascistas agiam,
agredindo os adversários sequestrando e matando os deputados de esquerda, conclamando
a todos para vencer o inimigo socialista
Em outubro de 1922,
Mussolini chefiou a Grande Marcha, em que os fascistas de toda a Itália participaram,
mostrando a força do movimento. O rei Vitor Emanuel III, pressionado pela
burguesia agrária Industrial, demitiu o gabinete Liberal que comandava a
Itália, convidando Mussolini para compor um novo Ministério. Com Mussolini no
poder, a violência contra os opositores aumentou. Em abril de 1924, depois de
uma feroz campanha dos fascistas, estes elegeram a maioria dos deputados do
Parlamento.
Em 3 de Janeiro de 1925, Mussolini deu um golpe no
Parlamento e instaurou uma ditadura fascista na Itália, tornando-se o chefe
supremo do Estado. Ficou conhecido como ” Dulce”, que significa “aquele que
dirige, que comanda.
A filosofia fascista era composta de vários princípios:
● Estado corporativo:
o governo apoiava-se em bases econômicas e partia do princípio de que os
interesses de classe ou categoria social eram subordinados aos interesses do
estado, ou seja, toda atividade econômica era submetida a regular sensação do
Estado;
● Totalitarismo:
o estado controlava a toda a sociedade;
● Nacionalismo: a
nação era mais importante que o indivíduo, que devia ama-la e defende-la acima
de tudo;
● Autoritarismo: o
cidadão não tinha direitos, apenas deveres; as nações não necessitavam de liberdade,
mas de trabalho; a soberania do Estado era absoluta;
● Idealismo: era necessário traçar o destino
da Nação para engrandece-la, tornando-a uma potência;
● Romantismo:
Grandes problemas não se resolveriam apenas através do uso da razão, sendo
necessário ter fé auto-sacrifício e o culto pela força e pelo heroísmo; o espírito
deveria ser guiado pela vontade não pela fé;
● Militarismo: a
guerra enobrece o homem; nações que não se expandissem, feneceriam.
Nazismo
A situação da Alemanha era bem pior que a da Itália.
Humilhada no pós-guerra a crise e depressão vieram bem antes de 1929. O país
estava desarticulado e as agitações sociais provocaram instabilidade política.
A inflação era alta, a moeda alemã (Marco) estava superdesvalorizada, os
antigos combatentes e qual parte do povo pedindo esmolas na rua e o número de
desempregados aumentava vertiginosamente.
No final de 1918 a
região da Baviera, os socialistas tomaram o poder e decretaram a República. O
Kaiser então rei da Alemanha foi obrigada a abdicar. Em Berlim, os
trabalhadores revoltados tomaram a cidade. A situação só se normalizou quando os
setores mais conservadores do partido social-democrata, em acordo com o
exército, proclamaram a República. A ala esquerda do partido social desligou-se
dele, fundado o Partido Comunista.
Entre 1928 e 1930 o governo esteve nas mãos os socias - democráticas
chefiadas por Miller. A estabilidade alemã perdurou até 1929 quando estourou a
crise nos Estados Unidos. Seus reflexos foram dramáticos para Alemanha: a economia
estagnou, a inflação recomeçou e as greves também.
Nesse contexto Hitler
e as ideias do Partido Nazista começaram a crescer. Nas eleições de 1930 e
1932, o partido obteve a maioria de Deputados no Parlamento. Os nazistas
aumentaram também sua influência sobre a sociedade: indústrias, banqueiros e
grandes proprietários passaram a financiar o partido. Além disso e, o discurso
nazista tinha sólida repercussão entre a classe média e os trabalhadores rurais
e urbano.
Pressionado, em 30 de
janeiro de 1933 o presidente Hindemburg nomeou Adolf Hitler como chanceler,
tendo início o período nazista na Alemanha.
Em fevereiro de 1933 um incêndio no Parlamento foi atribuído
de forma caluniosa aos, comunistas, que foram perseguidos. Jornais de esquerda
foram fechados e um clima de insegurança instaurou-se. O governo de Hitler
fechou o cerco: era o pretexto que os nazistas queriam para mudar o regime e
instalar uma ditadura sob o comando de Adolf Hitler, isto é, o senhor absoluto de
todo poder na Alemanha.
Hitler tinha o dom da
oratória. Seus discursos eram simples, pois achava que a multidão era capaz de
compreender um discurso difícil complexo. Explicava uma ou duas ideias até
exaustão, até que o povo as entendessem plenamente.
A orientação
filosófica e o controle ideológico eram feitos através da educação, considerado
importante para a construção de uma sociedade. Por isso, as escolas foram
reformadas, procurando atender aos ideais nazistas. Os professores eram
altamente vigiados, para que propagassem de forma correta esses ideais. Foram
criadas também associação de jovens, como Juventude
hitlerista cujas a atividade esportiva e ideológica refletiu uma Juventude
Sadia e ciente de seus deveres com Estado.
Em dezembro de 1933,
todos os outros partidos foram dissolvidos na Alemanha é o Partido Nazista
tornou-se partido único. Em 1934, com a morte de Hindenburg, Hitler assumiu também
a presidência - estava instaurada a ditadura, estava formado o Terceiro Reich
Questões
1-Na história das
sociedades humanas, houve diversos tipos de Estados tirânicos e autoritários,
baseado na centralização do poder e no controle sobre a Sociedade. O
totalitarismo foi uma dessas expressões. Defina às suas características
centrais.
2 - A propaganda foi determinante na ampliação e fortalecimento
do poder nazista. Explique as estratégias utilizadas pelo governo de Hitler
para difundir a ideologia nazista entre jovens e crianças.
3 -O princípio da
superioridade racial e de eliminação das minorias, característica do nazismo
foi totalmente superado pesquise sobre a motivação de alguns conflitos recentes
para justificar sua resposta.
4 Tanto fascismo como
do nazismo defendia a submissão do indivíduo a autoridade do estado na sua
opinião o que acontece com os direitos do cidadão e as liberdades individuais
nos regimes ditatoriais?
- ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - PROFª IVANETE
Para falar.com seu professor mande email no: ivanetepluna@gmail.com
Atividade a ser realizada:
3 ano ensino médio noite
TEMA 2 - O CONFLITO NORTE E SUL –
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O desafio agora proposto, é retomar a temática “Desenvolvimento
Sustentável”, abordada
pelo(a) professor(a) de forma a desenvolver a habilidade voltada para a
análise de situações re-
presentativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas
potências hegemô-
nicas na manutenção do sistema mundial vigente através do estudo sobre
as emissões de CO2
.
ATIVIDADE 1: PESQUISA E QUESTÕES
Para isso, propomos o desenvolvimento da seguinte atividade:
Pesquise na internet, jornais, revistas e/ou livros didáticos,
informações e dados sobre esses temas e o histórico de iniciativas
para proposição de ações
voltadas para o desenvolvimento sustentável. Propomos que vocês
registrem em seus cadernos
as informações encontradas, de acordo com a sequência a seguir:
• A relação e o papel da Organização da Nações Unidas (ONU) na
proposição e acompa-
nhamento de ações, e programas voltados para o Desenvolvimento
Sustentável.
• O histórico do Protocolo de Quioto e os seus desdobramentos ao longo
de sua existência.
• O histórico da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o
Desenvolvi-
mento e a realização da Eco 92 e a edição Rio +20.
• O Acordo de Paris, suas origens e perspectivas.
• A Agenda 2030, e as propostas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS).
Após realizar a pesquisa, responda as questões:
a) Cite duas ações da ONU voltadas ao Desenvolvimento Sustentável.
b) Todos os países aderiram ao Protocolo de Quioto? Qual não aderiu? E
quais as con-
sequências desse ato para o meio ambiente?
c) Quais ações foram discutidas na Eco 92 e a edição Rio +20? Quais
relações existem
entre elas?
d) Considerando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, quais
deles você
acredita que podem contribuir com a sociedade em que vive? Comente sua
resposta..
assista ao vídeo e veja o que o BRASIL tem feito na cooperação para o
desenvolvimento sustentável.
-ATIVIDADE FILOSOFIA - PROFº Renan
Para falar com seu professor mande email no: renanaguiar@prof.educacao.sp.gov.br
Escola Estadual Romeu Montoro
Filosofia
Renan Oliveira de Aguiar Filosofia
Filosofia
Renan Oliveira de Aguiar Filosofia
3° ano Atividade em
tempos de quarentena
A redação
pode ser feita a mão, numa folha de caderno universitário e conter 1 página,
peço que tirem uma foto dela e anexem no email, ou deve ser feita em no
mínimo 500 palavras, caso seja realizada no programa Microsoft Word. Deve
conter nome, número e série.
A
atividade que segue tem o objetivo imediato de promover reflexões e desenvolver
novas formas de pensar os direitos mais fundamentais do ser humano, a liberdade
em suas várias formas, deverá ser pensada através da História e de alguns fatos
marcantes para a sociedade. Entre esses fatos, talvez o mais relevante tenha
sido a Segunda Guerra Mundial, pela violência que ela produziu e pelas
consequências que entregou ao mundo. Calcula-se oitenta milhões de mortos. A
guerra foi provocada por Adolf Hitler. O ex-cabo do exército se torna
presidente em 1933, mas, logo após assume as rédeas de ditador, eliminando seus
opositores e diferentes grupos étnicos que eram resistência a seus objetivos:
criar um império de 1000 anos, construído através de limpeza étnica, da
eliminação de grupos julgados como inferiores em prol do surgimento de um novo
tipo de ser humano. Seus planos de iniciar um tipo de povo e ampliar o
território do país leva o mundo à guerra e destruição. Cerca de 80 milhões de
pessoas perdem a vida.
Como
resposta ao caos pós guerra 48 países se reúnem e assinam em 1948, a Declaração
Universal de Direitos Humanos. Documento que deveria ser princípio para a paz na
construção das relações entre o Estado e a sociedade, sempre buscando a paz
entre os povos e as nações.
Qualquer
assunto sobre a 2° Guerra Mundial é tratado com bastante cuidado na Alemanha, e
por isso, os ideais estabelecidos na Declaração Universal de Direitos Humanos
tem bastante influência na formação escolar das pessoas (vide notícia número 1 no
fim do texto).
Essa
consciência criada após a guerra pode ser evidenciada através de um episódio
ocorrido em 2013, quando um trabalho de faculdade produzido por alunos da
faculdade de cinema na Alemanha foi criticado pela forma que lida com o tema do
nazismo, o trabalho desses alunos foi produzir um vídeo propaganda de um carro
que freia de forma automática, antes de bater no obstáculo. O slogan da
propaganda, “pressentindo perigos antes deles aconteceram”. A peça de um minuto
se ambienta em fins do século XIX, no vilarejo onde Hitler nasceu, Braunau. O
carro atropela o jovem Adolf Hitler de forma abrupta ignorando sua presença,
ou, como diz o slogan pressentindo o perigo que ele representa (vide link no
fim do texto).
A
peça foi criticada por muita gente, inclusive a montadora de carros Mercedes -
Benz, “Estamos
convencidos de que é inapropriado usar a morte de uma pessoa, neste caso, de
uma criança, num spot de publicidade, assim como usar conteúdos associados ao
nacional-socialismo", afirma Tobias Mueller, porta-voz da montadora” (vide
notícia número 2 no fim do texto).
A reportagem mostra que
temas de ficção envolvendo o nazismo exigem cuidado ao serem abordados, tendo
em vista as atrocidades realizadas por esse sistema político. A ficção que nos
tempos atuais explora esse tema parece ter certos limites. Você acha isso um
ataque à liberdade de expressão, dado o fato de que a criatividade é um bem
precioso do ser humano?
Segue também em anexo links de vídeos que discutem o tema,
oferecendo material mínimo para o processo de criação da redação de vocês:
1 Noticia
sobre como a Alemanha trata dos temas relacionados à 2° Guerra Mundial
2 Noticia sobre as formas de lidar com o passado nazista
Vídeo produzido pelos alunos da faculdade de cinema
“promovendo” o carro Mercedez - Benz
- ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA- PROFº EDINALDO
Para falar.com seu professor mande email no: edilosa169@gmail.com
Sociologia – 3º ano –
Prof. Edinaldo
Conceito de Estado e seus elementos constituintes
“Uma definição abrangente de Estado seria ‘uma
instituição organizada política, social e juridicamente, ocupa um território
definido e, na maioria das vezes, sua lei maior é uma Constituição escrita. É
dirigido por um governo soberano reconhecido interna e externamente, sendo
responsável pela organização e pelo controle social, pois detém o monopólio
legítimo do uso da força e da coerção’”.
- em primeiro lugar, o Estado é uma instituição que possui
uma organização interna;
- para existir, depende de um território, ou seja, de um
espaço geográfico definido;
- um Estado geralmente é organizado segundo leis escritas,
como por exemplo, uma Constituição;
- além disso, é dirigido por um governo reconhecido
internamente por sua população e externamente por outros Estados (ou países);
- finalmente, o Estado é o responsável pela organização e
pelo controle da sociedade, pois é o único que pode manter forças armadas
(Exército e força policial) e tem legitimidade ou autoridade para impor a ordem
pela força (monopólio legítimo do uso da força e da coerção).
“O Estado é uma sociedade de pessoas chamada população, em determinado território, sob a autoridade de
determinado governo, a fim de alcançar determinado objetivo, o bem comum”.
Elementos do
Estado
Material Formal
População Território Governo
É importante distinguir população de
povo:
- “Integram a população todas as
pessoas residentes dentro do território estatal ou todas as pessoas presentes
no território do Estado, num determinado momento. Em outras palavras, a
população abrange o conjunto de pessoas que vivem no território estatal ou
mesmo que permaneçam nele temporariamente. Segundo o Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira é de aproximadamente 200
milhões de habitantes.
- Nas democracias atuais, o povo
adquire um sentido político, uma vez que está ligado à noção de cidadania e,
para isso, depende de estar ligado ao Estado por meio de status da
nacionalidade. “Povo, em sentido democrático, pressupõe a totalidade dos que
possuem o status da nacionalidade, os quais devem agir, conscientes de sua
cidadania ativa, segundo ideais, interesses e representações de natureza
política”.
Também é interessante destacar que o
território de um Estado não consiste apenas nas fronteiras nacionais, mas em um
conjunto de partes que vão além da superfície terrestre, como, por exemplo:
- solo: porção de terras delimitadas pelas fronteiras internacionais
e pelo mar;
- subsolo: porção de terras sob o solo, com a mesma delimitação
deste;
- espaço aéreo: coluna imaginária de ar que acompanha o contorno do
território terrestre, somado ao mar territorial;
- embaixadas: sedes de representação diplomática dos diversos
Estados, que são consideradas parcelas do território nacional nos países
estrangeiros;
- navios e aviões militares: são considerados como parte do Estado
referente ao país a que pertencem, em qualquer lugar que estejam;
- navio e aviões de uso comercial ou civil: que estejam sobrevoando
ou navegando em território não pertencente a outros Estados;
- mar territorial: estende-se por 12 milhas marítimas (22,2 km) para
defesa militar e 200 milhas marítimas (370 km) para exploração econômica.
Segundo o IBGE, a área territorial
oficial do Brasil é de 8.514.876.599 km².
Finalmente, é preciso compreender
em que consiste o governo. Governo não é o mesmo que Estado, mas sim o poder do
Estado, dividido em funções, geralmente representadas pelos Poderes Executivo,
Legislativo e Judiciário.
“Os vereadores municipais,
deputados estaduais, deputados federais e senadores exercitam a função
legislativa, investidos em seus mandatos. Prefeitos, governadores e presidente
da República, a exemplo de outros, exercem o poder de administrar, garantir a
segurança do território, lançar impostos sobre a população, realizar obras que
beneficiem tal população em matéria viária, educacional, sanitária ou cultural,
ou ainda executam atividades de fiscalização e controle (o chamado poder de
polícia) exercitam o poder (e a função) executivo. Por fim, juízes,
desembargadores e árbitros, entre outros, com o poder de julgar, de acordo com
as leis vigentes, os conflitos na esfera pública ou privada, exercem o poder
judiciário”.
Atividade de Sociologia – Conceito de
Estado e seus elementos constituintes
Nome:___________________________________________
número:________ série:________
Questões
1. Quais
são os elementos que formam um Estado?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Qual
a diferença entre “população” e “povo”?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Quais
são as partes que formam o território estatal?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Qual
a diferença entre Governo e Estado?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Quais
são os poderes do Estado?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Identifique
dois cargos associados a cada um dos Poderes e dê exemplos de suas atribuições.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - PROFº MAURÍCIO 3º TA e PROFª ROSILENE 3TB e 3TC
Para falar com seu professor mande email no
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ferreiratelis@bol.com.br - Mauricio
rosesantos270@hotmail.com -Rosilene
Leia:
A palavra “café” vem do árabe qahhwah e significa “vinho”. Foi cultivado pela primeira vez pelo
povo muçulmano, sendo por isso conhecido também como vinho da Arábia. As
sensações de vigor e ânimo que o fruto proporciona foram descobertas pelo
pastor etíope Caldi, que, após perceber que suas cabras andavam agitadas, viu
que elas se alimentavam de folhas e grãos de um arbusto específico.
Os monges que viviam na região colheram os frutos e
prepararam um chá. A partir daí, passaram a consumir frequentemente a bebida
para ficarem mais acordados nas noites de vigília e oração.
Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo
árabe, que era terminantemente proibido que seus grãos deixassem a região. Todo
café negociado era previamente fervido para que não pudesse mais germinar.
Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada na Holanda.
Disponível
em: http://www.muraljoia.com.br.
Questão 1 – O tema do texto é:
a) a etimologia da palavra “café”.
b) a origem do café.
c) as sensações oriundas do consumo do café.
d) a importância do café para o povo árabe.
Questão 2 - Assinale o
trecho em que uma forma pronominal faz referência à palavra-chave “café”:
a) “As sensações de vigor e ânimo que o fruto
proporciona foram descobertas [...]”.
b) “A partir daí, passaram a consumir frequentemente a bebida para
ficarem [...]”.
c) “Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo
árabe [...]”.
d) “Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo
cultivada na Holanda.”.
Questão 3 – “Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo
árabe, que era terminantemente proibido que seus grãos deixassem a
região.”. Indique palavras que poderiam substituir “terminantemente” no
contexto acima:
Questão 4 – “Todo café negociado era previamente fervido para
que não pudesse mais germinar.”. O conectivo sublinhado instaura entre as
orações uma relação de:
a) finalidade
b) causa
c) consequência
d) conclusão
Questão 5 – A palavra “café” vem do árabe qahhwah e significa “vinho”. O vocábulo gahhwah aparece em
itálico porque:
a) foi citado para explicar a origem de uma palavra.
b) consiste em um termo pouco usual no Brasil.
c) apresenta grafia controversa.
d) constitui uma palavra de origem estrangeira.
Questão 6 – Em “[...] após perceber que suas cabras
andavam agitadas [...]”, a forma pronominal destacada refere-se:
a) ao povo
mulçumano
b) ao pastor
etíope Caldi
c) aos monges
d) ao povo
árabe
Questão 7 – O item
abaixo em que o elemento destacado tem seu valor corretamente identificado é:
a) “[...] sendo por isso conhecido também como vinho da Arábia.”.
(causa)
b) “A
partir daí, passaram a consumir frequentemente [...]”. (lugar)
c) “[...] que
era terminantemente proibido que seus grãos deixassem a região.”. (concessão)
d) “Apenas no
século XVIII a planta ganhou a Europa [...]”. (restrição)
Questão 8 – “Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo
cultivada na Holanda.”. A forma verbal sinalizada indica uma ação:
a) iniciada no presente.
b) que tinha presença contínua no passado.
c) iniciada no passado e que permanece nos dias atuais.
d) que já foi encerrada.
1. A) No 2º quadrinho há 3 orações:
Peixes comem insetos.
Pássaros comem peixes.
Gatos comem pássaros.
a) Identifique o sujeito das 3 orações.
b) Os três sujeitos recebem a mesma classificação.
Como se classificam os sujeitos acima? Justifique.
B) Na fala da última tirinha: “Não quero saber essas coisas”, o
sujeito da oração é:
( ) simples
( ) composto ( ) desinencial /oculto
Justifique.
2. Identifique o sujeito das orações abaixo. Marque o núcleo do
sujeito e classifique-o.
a)Ninguém assumiu a culpa pelo vidro
quebrado.
Sujeito:
Núcleo do sujeito:
Classificação:
b)Participaram da peça teatral os alunos formados pelo curso ministrado no Sesc.
Sujeito:
Núcleo do sujeito:
Classificação:
3. DESENVOLVA UM TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO SOBRE O TEMA
SUGERIDO ABAIXO:
“Os desafios do necessário isolamento
social no Brasil em casos de pandemia”
(Escreva entre 15 a 25 linhas )
-ATIVIDADE DE INGLÊS- PROFª ROSILENE
Para falar.com seu professor mande email no: rosesantos270@hotmail.com
ATIVIDADE PARA 3º anos
Leia o texto abaixo para responder
as próximas 6 (seis) questões:
1ª) Qual o gênero do texto?
a) Cartoon
a) Cartoon
b) Fable
c) Poem
d) Comic
strip
e) Magazine cover
2ª) No primeiro quadrinho, Jon
apresenta três personagens da sua história. Identifique esses personagens.
a) A
house, a dog and a cat.
b) A
time, a house and a cat.
c) A
man, a dog and a cat.
d) A
man, a dog and house.
e) A
man, a house and a dog.
3ª) A característica do homem
apresentada na tirinha no segundo balão é
a) gordo.
b) feliz.
c) triste.
d) magro.
e) alto.
4ª) The personage who ate breakfast was
a) the man.
b) the woman.
c) the dog.
d) the house.
e) the cat.
5ª) O humor está presente no texto
porque
a) o gato achou a história
contada pelo seu dono familiar.
b) o gato percebeu que o
cachorro ficou sem comer.
c) o homem ficou revoltado com a
atitude do gato.
d) o cachorro ficou sem entender
nada que seu dono falou.
e) a família do homem resolveu
comprar chinelos.
6ª) Associe as palavras do texto
com suas respectivas traduções:
(A)
slippers ( )homem
(B)
house ( )manhã
(C)
with ( )gordo
(D)
man ( ) chinelos
(E)
fat ( )com
(F) morning ( )casa
MUSIC ACTIVITY
Complete os espaços a seguir
com as formas do verbo TO BE no presente e passado:
SOMEONE LIKE YOU
(Adele)
I heard that ___________
settled down
That you found a girl and ______________married now
I heard that your dreams came true
Guess she gave you things, I didn't give to you
Old friend, why ___________ so shy?
Ain't like you to hold back or hide from the light
That you found a girl and ______________married now
I heard that your dreams came true
Guess she gave you things, I didn't give to you
Old friend, why ___________ so shy?
Ain't like you to hold back or hide from the light
I hate to turn up out of the
blue, uninvited
But I couldn't stay away, I couldn't fight it
I had hoped you'd see my face
And that you'd be reminded that for me, _______ over
But I couldn't stay away, I couldn't fight it
I had hoped you'd see my face
And that you'd be reminded that for me, _______ over
Never mind, I'll find someone
like you
I wish nothing but the best for you, too
"Don't forget me, " I beg
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
I wish nothing but the best for you, too
"Don't forget me, " I beg
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
You know how the time flies
Only yesterday was the time of our lives
We ______ born and raised in a summer haze
Bound by the surprise of our glory days
Only yesterday was the time of our lives
We ______ born and raised in a summer haze
Bound by the surprise of our glory days
I hate to turn up out of the
blue, uninvited
But I couldn't stay away, I couldn't fight it
I had hoped you'd see my face
And that you'd be reminded that for me, ________ over
But I couldn't stay away, I couldn't fight it
I had hoped you'd see my face
And that you'd be reminded that for me, ________ over
Never mind, I'll find someone
like you
I wish nothing but the best for you, too
"Don't forget me, " I begged
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
I wish nothing but the best for you, too
"Don't forget me, " I begged
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
Nothing compares, no worries
or cares
Regrets and mistakes, ___________ memories made
Who would have known how bittersweet this would taste?
Regrets and mistakes, ___________ memories made
Who would have known how bittersweet this would taste?
Never mind, I'll find someone
like you
I wish nothing but the best for you
"Don't forget me, " I beg
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
I wish nothing but the best for you
"Don't forget me, " I beg
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
Never mind, I'll find someone like you
I wish nothing but the best for you, too
"Don't forget me, " I begged
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
I wish nothing but the best for you, too
"Don't forget me, " I begged
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
Link da música:
QUAISQUER
DÚVIDAS, SEGUE ABAIXO O E-MAIL DA PROFESSORA ROSILENE
-ATIVIDADE DE ARTES - PROFº FERNANDO
Para falar com seu professor mande email no: fernando.bs2012@hotmail.com
Para falar com seu professor mande email no: fernando.bs2012@hotmail.com
E.E. Romeu Montoro.
Atividades de Artes: Professor = Fernando Bezerra da Silva. Ensino
Médio = Série -3º TA, 3º TB, e 3º TC.
1º Bimestre Ano = 2020.
1º - Artes Visuais: Desenhar um
Retângulo de 16cm por 5cm e divida em 8 partes iguais de 2cm, pintar com lápis 6B, em forma
de degrade. formando a escala monocromática.
2º -
Pesquisar desenhos com formas geométricas com um e dois pontos de fugas.
Livros de desenho geométrico e de arte.
3º Leitura e Releitura: escolher uma obra de Arte Moderna e
pintar imitando as formas e cores com guache ou giz de cera.
-ATIVIDADE DE BIOLOGIA - PROFª LUCIMARA
Para falar.com seu professor mande email no: biomocam@gmail.com
Vírus são os únicos organismos acelulares da Terra atual
Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético.
A palavra vírus vem do Latim vírus que significa fluído venenoso ou toxina. Atualmente é utilizada para descrever os vírus biológicos, além de designar, metaforicamente, qualquer coisa que se reproduza de forma parasitária.
Das 1.739.600 espécies de seres vivos conhecidos, os vírus representam 3.600 espécies.
Vírus é uma partícula basicamente proteica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular. O termo vírus geralmente refere-se às partículas que infectam eucariontes (organismos cujas células têm carioteca), enquanto o termo bacteriófago ou fago é utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes (Reino Monera).
Esquema do Vírus HIV
Ilustração do vírus HIV mostrando as proteínas do capsídeo responsáveis pela aderencia na célula hospedeira.
Os vírus não são constituídos por células, embora dependam delas para a sua multiplicação.
Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios: a falta de hialoplasma e ribossomos impede que eles tenham metabolismo próprio. Assim, para executar o seu ciclo de vida, o vírus precisa de um ambiente que tenha esses componentes. Esse ambiente precisa ser o interior de uma célula que, contendo ribossomos e outras substâncias, efetuará a síntese das proteínas dos vírus e, simultaneamente, permitirá que ocorra a multiplicação do material genético viral.
Em muitos casos os vírus modificam o metabolismo da célula que parasitam, podendo provocar a sua degeneração e morte. Para isso, é preciso que o vírus inicialmente entre na célula: muitas vezes ele adere à parede da célula e "injeta" o seu material genético ou então entra na célula por englobamento - por um processo que lembra a fagocitose, a célula "engole" o vírus e o introduz no seu interior.
Vírus, seres vivos ou não?
Vírus não têm qualquer atividade metabólica quando fora da célula hospedeira: eles não podem captar nutrientes, utilizar energia ou realizar qualquer atividade . Eles obviamente se reproduzem, mas diferentemente de células, que crescem, duplicam seu conteúdo para então dividir-se em duas células filhas, os vírus replicam-se através de uma estratégia completamente diferente: eles invadem células, o que causa a dissociação dos componentes da partícula viral; esses componentes então interagem com o aparato metabólico da célula hospedeira, subvertendo o metabolismo celular para a produção de mais vírus.
Há grande debate na comunidade científica sobre se os vírus devem ser considerados seres vivos ou não, e esse debate e primariamente um resultado de diferentes percepções sobre o que vem a ser vida, em outras palavras, a definição de vida. Aqueles que defendem a ideia que os vírus não são vivos argumentam que organismos vivos devem possuir características como a habilidade de importar nutrientes e energia do ambiente, devem ter metabolismo (um conjunto de reações químicas altamente inter-relacionadas através das quais os seres vivos constroem e mantêm seus corpos, crescem e performam inúmeras outras tarefas, como locomoção, reprodução, etc.); organismos vivos também fazem parte de uma linhagem contínua, sendo necessariamente originados de seres semelhantes e, através da reprodução, gerar outros seres semelhantes (descendência ou prole), etc.
Os vírus preenchem alguns desses critérios: são parte de linhagens contínuas, reproduzem-se e evoluem em resposta ao ambiente, através de variabilidade e seleção, como qualquer ser vivo. Porém, não têm metabolismo próprio, por isso deveriam ser considerados "partículas infecciosas", ao invés de seres vivos propriamente ditos. Muitos, porém, não concordam com essa perspectiva, e argumentam que uma vez que os vírus são capazes de reproduzir-se, são organismos vivos; eles dependem do maquinário metabólico da célula hospedeira, mas até aíi todos os seres vivos dependem de interações com outros seres vivos. Outros ainda levam em consideração a presença massiva de vírus em todos os reinos do mundo natural, sua origem - aparentemente tão antiga como a própria vida - sua importância na história natural de todos os outros organismos, etc. Conforme já mencionado, diferentes conceitos a respeito do que vem a ser vida formam o cerne dessa discussão. Definir vida tem sido sempre um grande problema, e já que qualquer definição provavelmente será evasiva ou arbitrária, dificultando assim uma definição exata a respeito dos vírus.
Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biovirus.php
Os vírus são sempre envolvidos por uma cápsula proteica denominada capsídeo. As proteínas que compõe o capsídeo são específicas para cada tipo de vírus. O capsídeo mais o ácido nucleico que ele envolve são denominados nucleocapsídeo. Alguns vírus são formados apenas pelo núcleo capsídeo, outros no entanto, possuem um envoltório ou envelope externo ao nucleocapsídeo. Esses vírus são denominados vírus encapsulados ou envelopados.
O envelope consiste principalmente em duas camadas de lipídios derivadas da membrana plasmática da célula hospedeira e em moléculas de proteínas virais, específicas para cada tipo de vírus, imersas nas camadas de lipídios.
São as moléculas de proteínas virais que determinam qual tipo de célula o vírus irá infectar. Geralmente, o grupo de células que um tipo de vírus infecta é bastante restrito. Existem vírus que infectam apenas bactérias, denominadas bacteriófagos, os que infectam apenas fungos, denominados micófagos; os que infectam as plantas e os que infectam os animais, denominados, respectivamente, vírus de plantas e vírus de animais.
Aula 01:
Leitura do texto, com muita atenção;
Pesquisar o significado das palavras destacadas no texto;
Escrever o siggnificado no caderno.
Aula 02:
Assistir a seguinte vídeo aula: https://youtu.be/YWGsSdZnk4M
Produzir um texto sobre os vírus, tendo como base o texto e o vídeo selecionado pela professora.
Aula 03:
Pesquisar duas doenças viraís , escrever no caderno a pesquisa.
Aula 04:
Responder as questões abaixo em seu caderno.
1- O HIV é um exemplo de vírus envelopado. Marque a alternativa que explica corretamente essa definição.
a) São vírus envolvidos por um envelope proteico.
b) São vírus envolvidos por uma parede celular.
c) São vírus envolvidos por um envelope lipoproteico.
d)São vírus com um envelope quitinoso.
2-Como se denomina o tipo de vírus que ataca bactérias?
Intracelular obrigatório.
a) Bactericida.
b) Bacteriose.
c) Bacteriófago.
d) Envelopado
3- Todos os vírus são constituídos por:
a) DNA e proteínas.
b) Aminoácidos e água.
c) Ácidos nucléicos e proteínas.
d) DNA e RNA.
4- Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. (Texto modificado do livro "PIRATAS DA CÉLULA", de Andrew Scott.)
De acordo com o texto, é correto afirmar:
a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.
FATEC-SP) Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. (Texto modificado do livro "PIRATAS DA CÉLULA", de Andrew Scott.)
De acordo com o texto, é correto afirmar:
a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.
b) Os vírus utilizam o DNA da célula hospedeira para produzir outros vírus.
c) Os vírus não têm metabolismo próprio.
d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.FATEC-SP) Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. (Texto modificado do livro "PIRATAS DA CÉLULA", de Andrew Scott.)
De acordo com o texto, é correto afirmar:
a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.
b) Os vírus utilizam o DNA da célula hospedeira para produzir outros vírus.
c) Os vírus não têm metabolismo próprio.
d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.FATEC-SP) Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. (Texto modificado do livro "PIRATAS DA CÉLULA", de Andrew Scott.)
De acordo com o texto, é correto afirmar:
a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.
b) Os vírus utilizam o DNA da célula hospedeira para produzir outros vírus.
d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.
5-Marque a alternativa em que todas as doenças citadas são virais:
A) Herpes, condiloma acuminado, hepatite e mononucleose
B) AIDS, dengue, malária, gripe
C) Febre amarela, dengue, AIDS e botulismo
D) Catapora, rubéola, caxumba, tétano
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