domingo, 17 de maio de 2020

ATIVIDADES - 2ª QUINZENA DE MAIO - 2TA, 2TB - NOTURNO

DISCIPLINA: FÍSICA - PROFº RONALDO
Segue link da aula explicativa:


Nome:                                                                                          Série

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

01-   Determine a massa A para que a balança esteja parada horizontalmente em equilíbrio













02-   Um a gangorra de 4 metros de comprimento, existe um ponto de apoio na sua metade, de um lado à dois metros do ponto de apoio está sentado uma pessoa de 60 kg, do outro lado tem uma outra pessoa sentada de 30 kg. Determinar qual a distância está pessoa está sentada em relação ao ponto de apoio para que a balança esteja parada em equilíbrio na horizontal





































DISCIPLINA: QUÍMICA - PROFª MARIA DO CARMO 


Bases
Pela definição de Arrhenius: Base é toda substância que em solução aquosa, sofre dissociação iônica, liberando o ânion OH- (Hidróxido).

Nomenclatura das bases
A regra de nomenclatura para uma base utiliza como critérios fundamentais o nome do elemento que acompanha a hidroxila e o termo hidróxido.
A nomenclatura das bases, assim como a nomenclatura das outras funções inorgânicas como ácidos, sais e óxidos, segue obrigatoriamente uma regra que, no caso das bases, é dada por: Hidróxido+de+Nome do Elemento

Exercícios:

1)    Dê o nome das bases:
a)    Mg(OH)2
b)    Co(OH)2
c)    KOH
d)    Ni(OH)3

2)    Escreva a fórmula das bases:
a)    Hidróxido de Estanho IV
b)    Hidróxido de Alumínio
c)    Hidróxido Plumboso
d)    Hidróxido Férrico

3)    Pesquise sobre as propriedades das bases:



DISCIPLINA: GEOGRAFIA- PROFª IVANETE

Aluno(a)                                                                                                  Ano/Série: :

Link da videoaula:https://www.youtube.com/watch?v=C_2424j_tdg

Conteúdo a ser desenvolvido:

Agricultura no Brasil

Habilidades estruturante a serem desenvolvidas: Agricultura e as regiões férteis do Brasil

Orientação da atividade:


1- Ao longo da história econômica do Brasil, qual desses produtos agrícolas não fez parte de uma prática monocultora ou de elevado impacto estrutural no país?
a) Soja
b) Cana-de-açúcar
c) Café
d) Tabaco
2-O litoral sul da Bahia caracteriza-se pela presença da monocultura de:

a) cana-de-açúcar
b) algodão
c) amendoim
d) cacau
e) sisal

3- Entre as explorações tradicionais do Nordeste, aquela tem sido melhor aproveitada pela indústria moderna é a:

a) de algodão mocó.
b) da cana-de-açúcar.
c) do couro.
d) do agrave.
e) da mandioca.

 4-Reforma Agrária é fruto de um amplo debate no Brasil desde a década de 1950. Sobre Reforma Agrária, pode-se afirmar que:

a) foi implantada com sucesso no Brasil na década de 1990 e teve como resultado a igualitária distribuição das terras no Brasil, bem como o fim dos latifúndios.
b) O INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) foi criado para a sua implantação, porém foi extinto em 1998.
c) O MST, Movimento dos Sem Terra, é um movimento camponês fundado para impedir a execução da reforma agrária no país.
d) A Reforma Agrária no Brasil fracassou devido à grande influência dos grandes produtores rurais no meio político brasileiro.

5-A época da colonização europeia na América, um sistema agrícola amplamente utilizado era baseado na grande propriedade monocultora, com produção de gêneros tropicais, voltada para a exportação. Esse sistema, na atualidade, persiste em países como Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Índia e Malásia, dentre outros. O sistema agrícola descrito acima refere-se à
(A) Agricultura de subsistência.
(B) Agricultura de jardinagem.
(C) Plantation.
(D) Agroecologia.



DISCIPLINA:FILOSOFIA -  PROFº RENAN



Atividade de Filosofia

Atividade II

Professor: Renan Oliveira de Aguiar

A atividade a ser realizada deve ser feita em uma redação que utilize ao menos uma página do caderno universitário ou através de 350 palavras pelos programas eletrônicos de texto.
Objetivos - Tendo em mente a falta de comunicação que impera entre as instituições públicas e os cidadãos que a produzem e dela dependem é que tal atividade foi pensada. Com o fim de pesquisar e refletir sobre o alcance das funções sociais da escola e os limites aos quais ela está submetida, tomando a própria experiencia como base e reportagens como argumento, a produção do texto visa, neste momento, obter não só o ganho da nota, mas também compreender as dificuldades enfrentadas neste instante de incertezas trabalhistas, educacionais, sociais e tantas outras.
O mundo atravessa um período de forte desemprego e desigualdades crescentes em virtude da crise de saúde que se estende também pelo país. A pandemia causada pelo vírus Sars-Cov2, responsável pela doença conhecida como Covid-19, paralisou o mundo, oportunidades de emprego são cessadas, desigualdades sociais se ampliam e os diversos campos da vida acabam comprometidos. No Brasil, até a segunda semana do mês de maio, nenhum estado da federação mantinha a normalidade escolar. Aulas apenas remotamente ou através de um material de apoio.
A interrupção das aulas no estado de São Paulo desde meados de março, evidenciou o problema social relacionado à educação e como isto afeta a sociedade. As autoridades paulistas não conseguem precisar quando a vida educacional dos alunos se normalizará, e por isso desenvolveu outros meios para que não ficassem sem o conteúdo escolar. O acompanhamento de disciplinas através de um app de celular foi a saída provisória encontrada.
Conforme pode ser observado nas notícias apresentadas no fim desse enunciado (*), a repercussão e o alcance desses app desenvolvidos pelo governo podem ser analisados por cada um de nós envolvido nesse processo. Tendo isso em mente, reflita sobre nossa própria existência em meio à sociedade neste momento.
Observando seu meio social (vizinhos, bairro, região etc.), você acredita que tais iniciativas tomadas pelo poder público auxiliam no andamento da vida escolar dos alunos? De alguma forma as limitações impostas pelo estado comprometem seus planos? Como você vê a distância entre as instituições públicas – escola principalmente – e suas necessidades?
Disserte sobre o tema com base na sua experiência, tendo em vista também as reportagens abaixo:

A repercussão e o alcance desses app podem ser analisados através das reportagens abaixo:
Apesar da paralisação de aulas provas serão realizadas em novembro; as inscrições começam na próxima semana e estudantes apontam desafios de se preparar em meio ao avanço da pandemia


Do acesso precário à internet a problemas familiares, dificuldades dos estudantes são muitas. Desde que a quarentena teve início no Estado de São Paulo, um cenário de incertezas pairou sobre pais, alunos e professores



DISCIPLINA:PORTUGUÊS - PROFº MAURÍCIO






Atividades  de português


Prof. Maurício Telis.


Estudo do texto :


O problema ecológico

        Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da terra ,com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é  o grau de destruição  dos recursos naturais . Essas são as palavras  de um renomado cientista  americano.                 Apesar dos avanços  obtidos ,a população ainda não descobriu os valores fundamentais da existência .
          O que chamamos orgulhosamente  de civilização , nada mais é  do que  uma agressão  às coisas naturais . A grosso modo , a tal civilização,   significa a devastação  das florestas , a poluição dos rios , o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso , não passa de uma  degradação  deliberada e sistemática que o homem vem promovendo  há muito tempo , uma autêntica guerra  contra a natureza.

----------------------------------------------------------------------------------------------------
Estudo do texto

1) consoante o texto , o cientista está preocupado com :
A) (   ) a vida do planeta.
B) (   ) a qualidade do espaço aéreo .
C) (   ) o que pensam os extraterrestres.
D) (   ) o seu privilégio no mundo.
E) (   ) os seres do outro planeta.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2) Para o autor , é humanidade :

A) (   ) demonstrou ser muito inteligente.
B) (   ) ouve  as palavras do cientista.
C) (   ) age contra a sua própria existência.
D) (   ) preserva os recursos naturais.
E) (   )  valoriza uma existência sadia.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3 )   De maneira como o assunto é tratado no texto, é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:
A) (   ) a destruiçao é inevitãvel.
B) (   ) a civilzação está destruindo.
C) (   ) a humanidade preserva a sua existência.
D) (   ) as guerras são o principal agente da destruição.
E) (   ) os recursos para mantê -lo não são suficientes.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4)  A afirmação : " Essas são palavras  de um renomado  cientista americano  " , quer dizer que o cientista  é :
A) (   ) inimigo.
B) (   ) velho.
C) (   ) estranho.
D) (   ) famoso.
E) (   ) desconhecdo.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------5) se o homem cuidar da natureza -----------mais saúde .
A forma que completa a frase é :
A) (   ) teve.
B) (   ) tivera.
C) (   ) têm.
D) (   ) tinha.
E) (   0 terá.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividades  de gramática.

!) classifique as orações coordenadas  sindéticas:

A) tomou café e foi à escola.

B) não estudou, logo  irá mal na prova.

C) diga agora ou cale -se para sempre.

D) vou embora, que cansei de esperà -lo.

E) não foi convidado para  ir à festa, contudo fui assim mesmo.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"OBS"
Orações coordenadas sindética

1)  Aditivas  :  ideia de soma ( adição ).
2) Adversativas :  ideia de adversidade ( oposição ).
3) Alternativas : ideia alternância ( alternativa ).
4) Conclusivas : ideia de concluão.
5) Explicativa : ideia de explicação.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boa sorte !

DISCIPLINA: INGLÊS - PROFª ROSILENE
AULA DE INGLÊS ENSINO MÉDIO EJA

Prof.Rosilene

Assista o vídeo desta aula de Inglês, no link abaixo e em seguida, faça uma análise reflexiva em seu caderno, fotografe e envie por e-mail para a professora.
Nas próximas semanas faremos exercícios utilizando este tema.

Segue e-mail da professora: rosesantos270@hotmail.com

Acesse este link para assistir a aula: https://www.youtube.com/watch?v=qhp_Z-TuL9Q

Bons estudos!!

DISCIPLINA: ARTES - PROFº FERNANDO

Link do  video aula  https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1968404926627756&id=100003748043271?sfnsn=wiwspwa&extid=Tsw1CrmIbvyLmadI&d=w&vh=i    
      
Ação expressiva.



Agora, vamos realizar uma atividade de curadoria. Você sabe o que é uma curadoria?
Para a montagem de uma exposição de artes visuais, necessitamos de um curador cultural,
função que pode ser exercitada por uma ou mais pessoas responsáveis pelo processo de curadoria
 em arte, desde a seleção de um conjunto de obras de um ou de vários artistas  até a administração, organização, cuidado e montagem de uma exposição. Hoje, este profissional precisa também ser responsável pela intermediação entre o artista, a crítica artística e o mercado consumidor da arte
( Público). O curador possui um importante compromisso educacional na sociedade, agitando como
um mediador cultural entre a arte e a população que visita as exposições. Esta ação também é conhecida como curadoria educacional.

                               Roteiro para curadoria:

1º - Escolha um tema e nome para a exposição. Ex: ( Uma Historinha em Quadrinho, um Desenho,
uma  Obras de arte que foi criada pela a  primeira vez e outros artistas desenharam imitando.)
2º - Selecione objetos, imagens e desenhos até cinco  figuras que desenharam em época diferentes
que foram desenhados imitando o outro.
3º -  Monte uma exposição com essas cinco imagens parecidas e com o mesmo tema.


DISCIPLINA: BIOLOGIA -  PROFª LÍGIA 

Pesquisa sobre aspectos da História da Genética:

- Pesquisem quem foram os Pioneiros da  Genética  e indiquem quem pode ser considerado o pai da Genética. Abordar também as concepções de Hipócrates e Aristóteles, Além de Gregor  Mendel e suas Leis sobre Hereditariedade.

- Indiquem quais concepções sobre variedade das espécies estavam presentes na época de Mendel (1822-1884), que fizeram com que seus experimentos permanecessem ignorados por 35 anos.

- Charles Darwin (1809-1882) ficou conhecido pela Teoria da Seleção Natural, e também elaborou uma teoria para tentar explicar a herança de características. Que teoria foi essa? Quais as falhas ao considerar os conhecimentos de Mendel?

Assistam os vídeos abaixo  para ajuda-los na realização da pesquisa:


https://www.youtube.com/watch?v=SnBI7U0v0FM-As 100 maiores Descobertas da História- Genética- Discovery Science 2004



DISCIPLINA : HISTÓRIA PROFº ANDERSON



Atividade de História para as Turmas do 2termoA e 2termoB
Professor: Anderson Jordino

1.     Realizar uma pesquisa sobre o que é Socialismo, Comunismo e Anarquismo e suas diferenças.
O trabalho deve ser manuscrito (escrito à mão) e pode ser feito no caderno. Favor enviar a foto do trabalho.

Sugestões para realizar sua pesquisa: Canal no Youtube:

 

Mas afinal - Qual a diferença de um SOCIALISTA de um ANARQUISTA?

Parabólica – As diferenças entre Socialismo e Comunismo.

Débora Aladim – Ideologias Socioeconômicas





DISCIPLINA: SOCIOLOGIA PROFº EDINALDO


A FORMAÇÃO DA DIVERSIDADE
O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes ente si, em determinado assunto, situação ou ambiente.
A idéia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda na tolerância mútua.
Tais noções são muito importantes na análise das tensões decorrentes da formação da diversidade pois a inserção de novos atores na realidade social nem sempre se da de forma tranqüila.
A alimentação, a religião, a língua (gírias e sotaques), e alguns costumes (vestuário, formas de casamento, brincadeiras, danças, festas típicas e formas de cumprimentos são exemplos desses novos atores inseridos no processo de formação da aculturação em relação a migração brasileira.

OS CONCEITOS DE ACULTURAÇÃO E ASSIMILAÇÃO
O termo “aculturação” foi criado em 1880 por um antropólogo chamado J. W. Powell para designar as transformações dos modos de vida e pensamento dos imigrantes em contato com a sociedade norte-americana.
A aculturação não significa “deculturação” simplesmente. Pois o “a” na frente não tem sentido de “falta de” ou “privação”, como ocorre com outras palavras. Por exemplo: amorfo, sem forma, ou ainda amoral, como alguém que não tem moral. Não é esse o caso da palavra aculturação. O “” no início da palavra vem etimologicamente do latim ad, que significa um movimento de aproximação.
Com o passar do tempo, a palavra se transformou em conceito para explicar o contato entre diferentes povos. E a partir de então o termo passa a significar: “A aculturação é o conjunto de fenômenos que resultam de um contato contínuo e direto entre grupos de indivíduos de culturas diferentes e que provocam mudanças nos modelos culturais iniciais de um ou dos dois grupos.”
O conceito de assimilação cultural descreve o processo em que uma dada cultura absorve totalmente, ou assimila, as características culturais de outra, ato que raramente acontece.







Nome:_______________________________________________ nº: _______ série:_______

Responda as seguintes questões.

1)      Qual a diferença entre o processo de aculturação e assimilação, segundo o texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)      A que está ligada a ideia de diversidade?
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)      Dê exemplos de diversidade cultural segundo o texto.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)      Em relação ao texto anterior “O Estrangeiro do ponto de vista sociológico” houve um processo de aculturação ou de assimilação? Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






Um comentário: