DISCIPLINA: FÍSICA - PROFº RONALDO
Segue link da aula explicativa:
Segue link da aula explicativa:
Nome: Série
EXERCÍCIOS PROPOSTOS:
01- Determine a massa A para que a balança esteja parada horizontalmente em equilíbrio
02- Um a gangorra de 4 metros de comprimento, existe um ponto de apoio na sua metade, de um lado à dois metros do ponto de apoio está sentado uma pessoa de 60 kg, do outro lado tem uma outra pessoa sentada de 30 kg. Determinar qual a distância está pessoa está sentada em relação ao ponto de apoio para que a balança esteja parada em equilíbrio na horizontal
DISCIPLINA: QUÍMICA - PROFª MARIA DO CARMO
DISCIPLINA:FILOSOFIA - PROFº RENAN
DISCIPLINA:PORTUGUÊS - PROFº MAURÍCIO
Bases
Pela
definição de Arrhenius: Base é toda substância que em solução aquosa, sofre
dissociação iônica, liberando o ânion OH- (Hidróxido).
Nomenclatura das bases
A
regra de nomenclatura para uma base utiliza como critérios fundamentais o nome
do elemento que acompanha a hidroxila e o termo hidróxido.
A
nomenclatura das bases, assim como a nomenclatura das outras funções
inorgânicas como ácidos, sais e óxidos, segue obrigatoriamente uma regra que,
no caso das bases, é dada por: Hidróxido+de+Nome do Elemento
Exercícios:
1)
Dê
o nome das bases:
a)
Mg(OH)2
b)
Co(OH)2
c)
KOH
d)
Ni(OH)3
2)
Escreva
a fórmula das bases:
a)
Hidróxido
de Estanho IV
b)
Hidróxido
de Alumínio
c)
Hidróxido
Plumboso
d)
Hidróxido
Férrico
3)
Pesquise
sobre as propriedades das bases:
DISCIPLINA: GEOGRAFIA- PROFª IVANETE
Aluno(a) Ano/Série: :
Link da videoaula:https://www.youtube.com/watch?v=C_2424j_tdg
Conteúdo a ser desenvolvido:
Agricultura no Brasil
Habilidades estruturante a serem desenvolvidas: Agricultura e as regiões férteis do Brasil
Orientação da atividade:
1- Ao longo da história econômica do Brasil, qual desses produtos agrícolas não fez parte de uma prática monocultora ou de elevado impacto estrutural no país?
a) Soja
b) Cana-de-açúcar
c) Café
d) Tabaco
2-O litoral sul da Bahia caracteriza-se pela presença da monocultura de:
a) cana-de-açúcar
b) algodão
c) amendoim
d) cacau
e) sisal
3- Entre as explorações tradicionais do Nordeste, aquela tem sido melhor aproveitada pela indústria moderna é a:
a) de algodão mocó.
b) da cana-de-açúcar.
c) do couro.
d) do agrave.
e) da mandioca.
4-Reforma Agrária é fruto de um amplo debate no Brasil desde a década de 1950. Sobre Reforma Agrária, pode-se afirmar que:
a) foi implantada com sucesso no Brasil na década de 1990 e teve como resultado a igualitária distribuição das terras no Brasil, bem como o fim dos latifúndios.
b) O INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) foi criado para a sua implantação, porém foi extinto em 1998.
c) O MST, Movimento dos Sem Terra, é um movimento camponês fundado para impedir a execução da reforma agrária no país.
d) A Reforma Agrária no Brasil fracassou devido à grande influência dos grandes produtores rurais no meio político brasileiro.
5-A época da colonização europeia na América, um sistema agrícola amplamente utilizado era baseado na grande propriedade monocultora, com produção de gêneros tropicais, voltada para a exportação. Esse sistema, na atualidade, persiste em países como Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Índia e Malásia, dentre outros. O sistema agrícola descrito acima refere-se à
(A) Agricultura de subsistência.
(B) Agricultura de jardinagem.
(C) Plantation.
(D) Agroecologia.
DISCIPLINA:FILOSOFIA - PROFº RENAN
Atividade de Filosofia
Atividade II
Professor: Renan Oliveira de Aguiar
A atividade a ser realizada deve ser feita em uma redação que utilize ao menos uma página do caderno universitário ou através de 350 palavras pelos programas eletrônicos de texto.
Objetivos - Tendo em mente a falta de comunicação que impera entre as instituições públicas e os cidadãos que a produzem e dela dependem é que tal atividade foi pensada. Com o fim de pesquisar e refletir sobre o alcance das funções sociais da escola e os limites aos quais ela está submetida, tomando a própria experiencia como base e reportagens como argumento, a produção do texto visa, neste momento, obter não só o ganho da nota, mas também compreender as dificuldades enfrentadas neste instante de incertezas trabalhistas, educacionais, sociais e tantas outras.
O mundo atravessa um período de forte desemprego e desigualdades crescentes em virtude da crise de saúde que se estende também pelo país. A pandemia causada pelo vírus Sars-Cov2, responsável pela doença conhecida como Covid-19, paralisou o mundo, oportunidades de emprego são cessadas, desigualdades sociais se ampliam e os diversos campos da vida acabam comprometidos. No Brasil, até a segunda semana do mês de maio, nenhum estado da federação mantinha a normalidade escolar. Aulas apenas remotamente ou através de um material de apoio.
A interrupção das aulas no estado de São Paulo desde meados de março, evidenciou o problema social relacionado à educação e como isto afeta a sociedade. As autoridades paulistas não conseguem precisar quando a vida educacional dos alunos se normalizará, e por isso desenvolveu outros meios para que não ficassem sem o conteúdo escolar. O acompanhamento de disciplinas através de um app de celular foi a saída provisória encontrada.
Conforme pode ser observado nas notícias apresentadas no fim desse enunciado (*), a repercussão e o alcance desses app desenvolvidos pelo governo podem ser analisados por cada um de nós envolvido nesse processo. Tendo isso em mente, reflita sobre nossa própria existência em meio à sociedade neste momento.
Observando seu meio social (vizinhos, bairro, região etc.), você acredita que tais iniciativas tomadas pelo poder público auxiliam no andamento da vida escolar dos alunos? De alguma forma as limitações impostas pelo estado comprometem seus planos? Como você vê a distância entre as instituições públicas – escola principalmente – e suas necessidades?
Disserte sobre o tema com base na sua experiência, tendo em vista também as reportagens abaixo:
A repercussão e o alcance desses app podem ser analisados através das reportagens abaixo:
Apesar da paralisação de aulas provas serão realizadas em novembro; as inscrições começam na próxima semana e estudantes apontam desafios de se preparar em meio ao avanço da pandemia
Do acesso precário à internet a problemas familiares, dificuldades dos estudantes são muitas. Desde que a quarentena teve início no Estado de São Paulo, um cenário de incertezas pairou sobre pais, alunos e professores
Atividades de português
Prof. Maurício Telis.
Estudo do texto :
O problema ecológico
Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da terra ,com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais . Essas são as palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos ,a população ainda não descobriu os valores fundamentais da existência .
O que chamamos orgulhosamente de civilização , nada mais é do que uma agressão às coisas naturais . A grosso modo , a tal civilização, significa a devastação das florestas , a poluição dos rios , o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso , não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo , uma autêntica guerra contra a natureza.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Estudo do texto
1) consoante o texto , o cientista está preocupado com :
A) ( ) a vida do planeta.
B) ( ) a qualidade do espaço aéreo .
C) ( ) o que pensam os extraterrestres.
D) ( ) o seu privilégio no mundo.
E) ( ) os seres do outro planeta.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2) Para o autor , é humanidade :
A) ( ) demonstrou ser muito inteligente.
B) ( ) ouve as palavras do cientista.
C) ( ) age contra a sua própria existência.
D) ( ) preserva os recursos naturais.
E) ( ) valoriza uma existência sadia.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3 ) De maneira como o assunto é tratado no texto, é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:
A) ( ) a destruiçao é inevitãvel.
B) ( ) a civilzação está destruindo.
C) ( ) a humanidade preserva a sua existência.
D) ( ) as guerras são o principal agente da destruição.
E) ( ) os recursos para mantê -lo não são suficientes.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4) A afirmação : " Essas são palavras de um renomado cientista americano " , quer dizer que o cientista é :
A) ( ) inimigo.
B) ( ) velho.
C) ( ) estranho.
D) ( ) famoso.
E) ( ) desconhecdo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------5) se o homem cuidar da natureza -----------mais saúde .
A forma que completa a frase é :
A) ( ) teve.
B) ( ) tivera.
C) ( ) têm.
D) ( ) tinha.
E) ( 0 terá.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividades de gramática.
!) classifique as orações coordenadas sindéticas:
A) tomou café e foi à escola.
B) não estudou, logo irá mal na prova.
C) diga agora ou cale -se para sempre.
D) vou embora, que cansei de esperà -lo.
E) não foi convidado para ir à festa, contudo fui assim mesmo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"OBS"
Orações coordenadas sindética
1) Aditivas : ideia de soma ( adição ).
2) Adversativas : ideia de adversidade ( oposição ).
3) Alternativas : ideia alternância ( alternativa ).
4) Conclusivas : ideia de concluão.
5) Explicativa : ideia de explicação.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Boa sorte !
DISCIPLINA: INGLÊS - PROFª ROSILENE
AULA
DE INGLÊS ENSINO MÉDIO EJA
Prof.Rosilene
Assista o vídeo desta aula de Inglês, no link abaixo e em
seguida, faça uma análise reflexiva em seu caderno, fotografe e envie por
e-mail para a professora.
Nas próximas semanas faremos exercícios utilizando este
tema.
Bons estudos!!
DISCIPLINA: ARTES - PROFº FERNANDO
Link do video aula https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1968404926627756&id=100003748043271?sfnsn=wiwspwa&extid=Tsw1CrmIbvyLmadI&d=w&vh=i
Ação expressiva.
Agora, vamos realizar uma atividade de curadoria. Você sabe o
que é uma curadoria?
Para a montagem de uma exposição de artes visuais,
necessitamos de um curador cultural,
função que pode ser exercitada por uma ou mais pessoas
responsáveis pelo processo de curadoria
em arte, desde a
seleção de um conjunto de obras de um ou de vários artistas até a administração, organização, cuidado e
montagem de uma exposição. Hoje, este profissional precisa também ser
responsável pela intermediação entre o artista, a crítica artística e o mercado
consumidor da arte
( Público). O curador possui um importante compromisso
educacional na sociedade, agitando como
um mediador cultural entre a arte e a população que visita as
exposições. Esta ação também é conhecida como curadoria educacional.
Roteiro para curadoria:
1º - Escolha um tema e nome para a exposição. Ex: ( Uma Historinha
em Quadrinho, um Desenho,
uma Obras de arte que
foi criada pela a primeira vez e outros
artistas desenharam imitando.)
2º - Selecione objetos, imagens e desenhos até cinco figuras que desenharam em época diferentes
que foram desenhados imitando o outro.
3º - Monte uma
exposição com essas cinco imagens parecidas e com o mesmo tema.
DISCIPLINA: BIOLOGIA - PROFª LÍGIA
Pesquisa sobre aspectos da História da Genética:
- Pesquisem quem foram os Pioneiros da Genética
e indiquem quem pode ser considerado o pai da Genética. Abordar também
as concepções de Hipócrates e Aristóteles, Além de Gregor Mendel e suas Leis sobre Hereditariedade.
- Indiquem quais concepções sobre variedade das espécies
estavam presentes na época de Mendel (1822-1884), que fizeram com que seus
experimentos permanecessem ignorados por 35 anos.
- Charles Darwin (1809-1882) ficou conhecido pela Teoria da
Seleção Natural, e também elaborou uma teoria para tentar explicar a herança de
características. Que teoria foi essa? Quais as falhas ao considerar os
conhecimentos de Mendel?
Assistam os vídeos abaixo
para ajuda-los na realização da pesquisa:
https://www.youtube.com/watch?v=WvZQUZcJyGo
a origem da genética
https://www.youtube.com/watch?v=SnBI7U0v0FM-As
100 maiores Descobertas da História- Genética- Discovery Science 2004
DISCIPLINA : HISTÓRIA PROFº ANDERSON
Sugestões para
realizar sua pesquisa: Canal no Youtube:
Mas afinal - Qual a diferença de um SOCIALISTA de um
ANARQUISTA?
Parabólica – As diferenças entre
Socialismo e Comunismo.
Débora Aladim –
Ideologias Socioeconômicas
Atividade de
História para as Turmas do 2termoA e 2termoB
Professor:
Anderson Jordino
1. Realizar uma pesquisa sobre o que é
Socialismo, Comunismo e Anarquismo e suas diferenças.
O trabalho deve ser manuscrito (escrito à mão) e pode ser
feito no caderno. Favor enviar a foto do trabalho.
Sugestões para
realizar sua pesquisa: Canal no Youtube:
Mas afinal - Qual a diferença de um SOCIALISTA de um
ANARQUISTA?
Parabólica – As diferenças entre
Socialismo e Comunismo.
Débora Aladim –
Ideologias Socioeconômicas
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA PROFº EDINALDO
A FORMAÇÃO DA DIVERSIDADE
O termo diversidade diz respeito
à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes
ente si, em determinado assunto, situação ou ambiente.
A idéia de diversidade está
ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de
visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também,
pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou
ainda na tolerância mútua.
Tais noções são muito importantes
na análise das tensões decorrentes da formação da diversidade pois a inserção
de novos atores na realidade social nem sempre se da de forma tranqüila.
A alimentação, a religião, a
língua (gírias e sotaques), e alguns costumes (vestuário, formas de casamento,
brincadeiras, danças, festas típicas e formas de cumprimentos são exemplos
desses novos atores inseridos no processo de formação da aculturação em relação
a migração brasileira.
OS CONCEITOS DE ACULTURAÇÃO E ASSIMILAÇÃO
O termo “aculturação” foi criado
em 1880 por um antropólogo chamado J. W. Powell para designar as transformações
dos modos de vida e pensamento dos imigrantes em contato com a sociedade
norte-americana.
A aculturação não significa
“deculturação” simplesmente. Pois o “a” na frente não tem sentido de “falta de”
ou “privação”, como ocorre com outras palavras. Por exemplo: amorfo, sem forma,
ou ainda amoral, como alguém que não tem moral. Não é esse o caso da palavra
aculturação. O “” no início da palavra vem etimologicamente do latim ad, que significa um movimento de
aproximação.
Com o passar do tempo, a palavra
se transformou em conceito para explicar o contato entre diferentes povos. E a
partir de então o termo passa a significar: “A aculturação é o conjunto de fenômenos que resultam de um contato
contínuo e direto entre grupos de indivíduos de culturas diferentes e que
provocam mudanças nos modelos culturais iniciais de um ou dos dois grupos.”
O conceito de assimilação cultural descreve
o processo em que uma dada cultura absorve totalmente, ou assimila, as
características culturais de outra, ato que raramente acontece.
Nome:_______________________________________________
nº: _______ série:_______
Responda as seguintes questões.
1) Qual a diferença entre o processo de aculturação e assimilação,
segundo o texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) A que está ligada a ideia de diversidade?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Dê exemplos de diversidade cultural segundo o texto.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Em relação ao texto anterior “O Estrangeiro do ponto de
vista sociológico” houve um processo de aculturação ou de assimilação?
Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Silvana
ResponderExcluir