Entrega para no máximo dia 28/05 no e-mail: romeumontorofundamental@gmail.com
EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA – TAREFA 3
CONHECENDO O BEISEBOL
A CRIAÇÃO DO BEISEBOL
Muitos já viram e brincaram
jogos derivados do beisebol (taco e rebatida), chegou a hora de conhecermos
mais sobre esporte. Vamos explorar a sua história, seu processo de criação e
desenvolvimento, suas características e regras e sua chegada ao Brasil.
Logo de cara, já é possível perceber que a
grafia utilizada aqui no Brasil é Beisebol, diferentemente de outros países,
que, em sua grande maioria, utilizam a grafia de origem inglesa, Baseball.
A palavra Baseball,
por si só, em tradução livre, seria algo relacionado à bola e às bases, indicando
os possíveis caminhos para um dos seus maiores objetivos: rebater a bola e
correr pelas bases localizadas no campo.
A sua origem é nebulosa. Não
é possível afirmar com exatidão o período nem o local exato de sua criação,
porém existem alguns documentos franceses do século XIV que apresentam um jogo
parecido com o beisebol já acontecendo na França naquele período.
Também existem referências no Reino Unido,
datadas de 1744, que relatam um jogo similar
ao beisebol que ocorria na Inglaterra e na
Irlanda e que poderia ter sido levado para os Estados Unidos por imigrantes
ingleses. Outros documentos da América do Norte, datados da segunda metade do
século XVIII, apontam o americano Abner Doubleday como criador do esporte, na
cidade de Cooperstown, no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 1839.
O BEISEBOL NO MUNDO
O beisebol é um esporte
muito conhecido e praticado na América do Norte, principalmente nos Estados Unidos, onde
existe uma liga profissional, conhecida como Major League Baseball (MLB). Também é
amplamente praticado em alguns outros países da América Central, da região do Caribe, como
Cuba e Porto Rico, em países da América do Sul, como Venezuela e Brasil, como também na
Ásia Oriental, no Japão.
Apesar de ser um esporte
popular em vários países do mundo, somente no ano de 2016 o beisebol foi aprovado pelo
Comitê Olímpico Internacional (COI) como modalidade olímpica e fará parte do rol de
modalidades dos Jogos Olímpicos de 2020, que serão realizados no Japão.
Após a leitura do texto,
destaque as informações mais importantes que não foram apresentadas. Você pode
grifar as informações ou reescrevê-las em seu caderno.
Tarefa:
Agora vamos conhecer um
pouco mais sobre o Beisebol. Pesquise os temas listados a seguir, faça em seu
caderno e depois envie imagem para o e-mail da escola:
1 – História do Beisebol no
Brasil;
2 – Principais regras do
Beisebol;
3 – Objetivo do jogo.
Assista o vídeo animado
sobre o Beisebol, uma animação divertida sobre as principais características do
esporte, embora em espanhol, é de fácil entendimento:
Boa tarefa e não esqueça de realizar a atividade de Flexibilidade
disponível aqui no Blog da escola link: https://romeumontoropei.blogspot.com/2020/04/atividade-fisica-em-tempos-de-quarentena.html
Para saber mais:
Confederação Brasileira de
Beisebol e Softbol. Disponível em: http://www.
Como jogar Beisebol.
Disponível em: https://pt.wikihow.com/Jogar-Beisebol>.
This is Baseball. Disponível em:
Canal Baseball 101 (vários
vídeos). Disponível em:
Para aprender Beisebol – As
regras básicas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=R8_vY5mVOIY>.
Filme: PERSEGUINDO UM SONHO
(Sugar) – HBO 2008
ARTES
Responder as questões apresentadas a seguir:
1.Sublinhe no
texto abaixo (ou copie em uma folha a parte) as palavras que você conhece em Inglês, ou que
se pareçam com o português
ARTES
Os indígenas se inspiraram na
floresta e nos sons da natureza. Eles imitavam os sons dos pássaros, do vento,
da chuva, da vegetação e com suas mãos fizeram os instrumentos musicais.
Utilizaram cabaças e sementes, fibras de plantas, gravetos, peles de animais
etc. Deram o nome de tambores, maracás, reco-reco, pau-de-chuva, flauta de
bambu e muitos outros. Os sons dos instrumentos são feitos por meio de atritos,
de sacudir, friccionar, bater, assoprar. Dos instrumentos de corda são emitidos
sons que podem ser relacionados a “vozes” da natureza, como a água que corre
dos rios. Existem apitos que imitam o canto dos pássaros como mostraremos no
vídeo, são chamados de pios de passarinhos. Os instrumentos de sopro, percussão
e corda divulgam e mantém viva a música dos indígenas. Cada aldeia faz seu
instrumento e entoam seus cânticos, conforme suas crenças, necessidades de
expressão e sentimentos.
“Pataxó reproduz o som dos pássaros
com instrumentos tradicionais”. Este vídeo foi realizado pelo indígena Ubiranã
da aldeia Pataxó durante os XII Jogos dos Povos Indígenas, que aconteceu em
Cuiabá. O Pataxó Ubiranã mostra instrumentos que reproduzem o som de pássaros e
outros animais.
“Disponível em:
http://basilio.fundajgov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&id=937%3Aindios-brasileiros-instrumentos-musicais-indigenas.html. Acesso em
07 nov. 2019”.
http://culturasindigenasdobrasil.blogspot.com/2013/04/instrumentos-musicais-indigenas.html. Acesso em
07 nov. 2019”
Imagem do Artista Naná Vasconcelos,
Espetáculo de inauguração do Auditório Ibirapuera. São Paulo. Brasil:
“Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nan%C3%A1_Vasconcelos,jpg. Acesso em
16 set. 2019”.
https://www.youtube.com/watch?C_B97kDmK4M.
Acesso em 07 nov. 2019”.
https://www.youtube.com/watch?v=K1EwZPvdmvw.
Acesso em 07 nov.2019”.
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa14511/nana-vasconcelos.
Acesso em 07 nov. 2019”.
Instrumentos musicais Indígenas
Os
indígenas se inspiraram na floresta e nos sons da natureza. Eles imitavam os
sons dos pássaros, do vento, da chuva, da vegetação e com suas mãos fizeram os
instrumentos musicais. Utilizaram cabaças e sementes, fibras de plantas,
gravetos, peles de animais etc. Deram o nome de tambores, maracás, reco-reco,
pau-de-chuva, flauta de bambu e muitos outros. Os sons dos instrumentos são
feitos por meio de atritos, de sacudir, friccionar, bater, assoprar. Dos
instrumentos de corda são emitidos sons que podem ser relacionados a “vozes” da
natureza, como a água que corre dos rios. Existem apitos que imitam o canto dos
pássaros como mostraremos no vídeo, são chamados de pios de passarinhos. Os
instrumentos de sopro, percussão e corda divulgam e mantém viva a música dos
indígenas. Cada aldeia faz seu instrumento e entoam seus cânticos, conforme
suas crenças, necessidades de expressão e sentimentos.
“Pataxó
reproduz o som dos pássaros com instrumentos tradicionais”. Este vídeo foi
realizado pelo indígena Ubiranã da aldeia Pataxó durante os XII Jogos dos Povos
Indígenas, que aconteceu em Cuiabá. O Pataxó Ubiranã mostra instrumentos que
reproduzem o som de pássaros e outros animais.
“Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=TtmXmH6a-9w.
Acesso em 07 nov.2019.”
“Disponível
em:
http://basilio.fundajgov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&id=937%3Aindios-brasileiros-instrumentos-musicais-indigenas.html. Acesso em
07 nov. 2019”.
http://culturasindigenasdobrasil.blogspot.com/2013/04/instrumentos-musicais-indigenas.html. Acesso em
07 nov. 2019”.
Imagem do Artista Naná Vasconcelos,
Espetáculo de inauguração do Auditório Ibirapuera. São Paulo. Brasil:
“Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nan%C3%A1_Vasconcelos,jpg. Acesso em
16 set. 2019”.
https://www.youtube.com/watch?C_B97kDmK4M.
Acesso em 07 nov. 2019”.
https://www.youtube.com/watch?v=K1EwZPvdmvw.
Acesso em 07 nov.2019”.
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa14511/nana-vasconcelos.
Acesso em 07 nov. 2019”.
- Quais imagens, sons e movimentos chamaram mais sua atenção?
- Você gostaria de comentar algo que o artista disse sobre a música?
- Qual é a relação da música com o corpo?
- Você observou se a apresentação ficou apenas nos tambores? Se não, quais outros instrumentos foram observados?
- Existe uso de voz?
- Você percebeu a percussão corporal? Consegue reproduzir?
- Quais elementos constitutivos da música você percebeu durante a apreciação?
LÍNGUA INGLESA
Phone invasion
2- Responda sobre o que
fala o texto?___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Se o
texto trouxer palavras que você ainda não conhece,procure as palavras mais
usadas no tradutor.
_____________ ______________ ____________
______________ _______________ ____________
______________
4. Complete com
sua opinião:
In my opinion cellphones are good because... __________________________________________________________________________________________________________________________________________________
In my opionion use so
much cellphone is bad because___________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Por
último (mas só por último!) você pode ver a tradução e entender melhor o texto
estudado.
TRADUÇÃO
Dez
anos atrás, a maior parte dos adultos tinha telefones celulares normais. Agora,
as pessoas têm smartphones. Com smartphones, você pode não apenas telefonar
para as pessoas, mas também pode navegar online, baixar novos games, fazer
cálculos para um problema de matemática, organizar sua agenda, e mais.
Smartphones são realmente úteis! Até as crianças têm telefones celulares agora.
As pessoas usam muito
seus telefones hoje em dia, especialmente quando estão esperando. As pessoas
não gostam de parecer entediadas, então, vão para seus telefones. Muitas
reportagens têm dito que as pessoas olham demais
Língua Portuguesa
Videoaula para preparação de atividades Professora Alessandra:
Link: https://youtu.be/savl85sDRrw
Nenhum comentário:
Postar um comentário