domingo, 17 de maio de 2020

ATIVIDADES - 2ª QUINZENA - 2º D - NOTURNO

DISCIPLINA: FÍSICA - PROFº RONALDO
Segue link da aula explicativa:


Nome:                                                                                          Série

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

01-   Determine a massa A para que a balança esteja parada horizontalmente em equilíbrio













02-   Um a gangorra de 4 metros de comprimento, existe um ponto de apoio na sua metade, de um lado à dois metros do ponto de apoio está sentado uma pessoa de 60 kg, do outro lado tem uma outra pessoa sentada de 30 kg. Determinar qual a distância está pessoa está sentada em relação ao ponto de apoio para que a balança esteja parada em equilíbrio na horizontal



DISCIPLINA: QUÍMICA - 2º D | PROFª MARIA DO CARMO

CONTEÚDOS: Concentração de soluções em massa e em quantidade de matéria (g.L–1, mol.L– 1, ppm, % em massa)
Relações quantitativas de massa e de quantidade de matéria (mol) nas transformações químicas em solução, de acordo com suas concentrações

HABILIDADES: Reconhecer as unidades de concentração expressas em g/L, % em massa, em volume e em mol/L;
Expressar e inter-relacionar as composições de soluções (em g.L–1 e mol.L –1, ppm e % em massa)

Concentração

Como o próprio nome indica, a concentração em quantidade de matéria relaciona a quantidade de matéria (n) do soluto, isto é, a sua quantidade em mol, com o volume da solução, em litros.
Assim, temos:
Concentração em quantidade de matéria (mol/L) = quantidade de matéria do soluto (mol)
                                                                                        volume da solução (L)
ou
M = n1
       V
Por exemplo, considere que uma solução foi preparada dissolvendo-se 1 mol de HC? em meio litro de água. Qual será a concentração da solução formada?
Usando a fórmula acima, temos:
M = n1
       V
M = 1 mol
        0,5 L
M = 2,0 mol/L
Isso significa que existe 2,0 mol de HC? dissolvidos em cada 1,0 litro da solução.
Essa informação é muito importante porque a maioria das reações químicas ocorre em meio aquoso e seguem uma relação estequiométrica. Assim, saber as concentrações em termos de quantidade de matéria é importante.
Esse tipo de concentração também recebe outros nomes mais conhecidos entre muitos estudantes, tais como: Molaridade e Concentração Molar. No entanto, esses termos não são indicados pela IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada). O recomendado é o que estamos usando neste texto (concentração em quantidade de matéria) ou concentração em mol/L.
Na maioria das vezes, porém, não será informado diretamente o valor de n1, mas será fornecida a massa em gramas do soluto, pois esse é um dado experimental usado na hora de se preparar a solução química. Dessa forma, por meio da massa do soluto, é possível calcular a concentração em mol/L.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
De que modo?
Bem, sabe-se que a quantidade de matéria (n) é igual à relação entre a massa (em g) e a massa molar (em g/mol), isto é:
n = m
     M
No caso do soluto, que é simbolizado pelo índice 1, temos:
n1 = m1
       M1
Podemos, portanto, substituir o n1 na fórmula da concentração em quantidade de matéria:
M = n1
       V
M = __m1__
       M1 . V
Encontramos, assim, uma nova fórmula que poderá ser usada para calcular a concentração em mol/L. Veja um exemplo:
(UFV-MG) Uma amostra de vinagre, contendo 4,2 g de ácido acético, C2H4O2, por 100 mL, tem concentração deste ácido, em mol/L, igual a quanto?
Resolução:
Dados:
M =?
m1 = 4,2 g
V = 100 mL = 0,1 L
M1 = ?
Primeiro, precisamos encontrar o valor da massa molar (M1) do ácido acético e isso é feito por meio da sua fórmula molecular e dos valores das massas atômicas encontrados na Tabela Periódica para cada elemento, veja:
CH4 O2
M1 = 2 . 12 + 4 . 1 + 2 . 16 = 60 g/mol
Agora podemos usar a fórmula para descobrir a concentração em quantidade de matéria:
M = __m1__
      M1 . V
M = __ 4,2 g __
           60 g/mol . 0,1 L
M = 0,7 mol/L
 
Suporte em Vídeo: 2º ano - Concentração Molar ou Concentração em Mol

EXERCÍCIOS
1)    Uma solução de 368 g de glicerina (C3H8O3) em 1600 g de água apresenta densidade de 1,044 g/cm3. Calcule a concentração em mol/L dessa solução. Dados: massas atômicas: H = 1; C = 12; O =16.

2)    Qual massa de ácido sulfúrico (H2SO4) será necessária para preparar 2 litros de uma solução na concentração de 3 mol/L? Dado: M(H2SO4)= 98 g/mol.

3)     A concentração de íons fluoreto em uma água de uso doméstico é de 5,0 · 10–5 mol/litro. Se uma pessoa tomar 3,0 litros dessa água por dia, ao fim de um dia, a massa de fluoreto, em miligramas, que essa pessoa ingeriu é igual a: (massa molar do fluoreto: 19,0 g/mol)
     a)      0,9.  b)      1,3.    c)      2,8.   d)      5,7.    e)      15.
4)    O limite máximo de concentração de íon Hg2+ admitido para seres humanos é de 6 miligramas por litro de sangue. O limite máximo, expresso em mol de Hg2+ por litro de sangue, é igual a: (massa molar de Hg = 200 g/mol)
a)3 · 10–5.        b)6 · 10–3.        c)3 · 10–2         d) 6.         e)200.


DISCIPLINA: HISTÓRIA - PROFª VERA LÚCIA

 Estado Moderno


O Estado Moderno representa uma nova fase das relações comerciais em alguns países da Europa, além de caracterizar-se pela centralização do poder nas mãos do rei.
O Estado Moderno foi um conjunto de práticas que reuniu questões econômicas, sociais e políticas.
Por volta do século XVI, a Europa passou por profundas transformações que modificou o modo de vida da população.
As monarquias nacionais surgem no contexto do crescimento das cidades, da intensificação do comércio e do aprimoramento das artes e da ciência.

Formação do Estado Moderno

O Estado Moderno surgiu a partir do declínio do sistema feudal que predominou em toda a Europa durante a Idade Média.
No feudalismo, o poder político, econômico e social se concentrava nas mãos dos senhores feudais. Os feudos (terras) possuíam autonomia política, contudo, alguns poderiam estar submissos a um reino maior.
Os senhores feudais dividiam o seu poder com o governo das cidades medievais autônomas. Tais cidades eram conhecidas por comunas e possuíam autonomia para controlar o comércio, recolher impostos e intervir nos processos judiciais.
A crise do sistema feudal consistiu nas revoltas camponesas e no crescimento do comércio europeu.
A partir de então, a burguesia, ainda em ascensão, começa a aspirar por ações que garantam a sua participação nas decisões políticas e que privilegiem o seu status social e econômico. Por isso, surge a demanda de um governo estável.
Outro ponto problematizado pelos burgueses era a cobrança de altos impostos e a variedade de moedas.
Na Idade Média não haviam estados nacionais centralizados. Eles se originaram junto com o período referente à Idade Moderna.
O Estado Moderno nasceu e se desenvolveu junto com o capitalismo mercantil, primeira fase do sistema capitalista, em alguns países europeus.
O seu início foi caracterizado pela centralização do poder nas mãos do rei e pela nova fase das relações comerciais de alguns países da Europa.
A forma de governar dos Estados Nacionais aprofundaram as diferenças entre o Idade Média e a Idade Moderna. Tal governo era caracterizado por:

·         Burocracia administrativa: Administração pública;
·         Aparelhamento das forças armadas: Necessidade de criação de um exército nacional para estabelecer a ordem e proteger de possíveis ataques inimigos;
·         Aparelhamento da estrutura jurídica: Criação de leis;
·         Organização da cobrança de impostos: Tributos cobrados pelo rei.
Países como a França, Inglaterra, Portugal e Espanha viram seu estados modernos surgirem a partir da segunda metade do século XV.

Fases do Estado Moderno

O Estado Moderno é marcado por quatro fases:
Estado Moderno: Surgiu com desenvolvimento do capitalismo mercantil e defendia a soberania do Estado;
Estado Liberal: Valorizava a autonomia e o direito individual. O Estado não intervém na economia, por isso, é diretamente ligado os interesses da burguesia. Foi desenvolvido durante o Iluminismo (séc. XVII e XVIII);
Crise no Estado Liberal;
Estado Democrático Liberal: Os direitos e as liberdades individuais são reconhecidas e protegidas. O poder político é restringido pelo estado de direito e o processo de eleição é livre e justo, com um processo político competitivo.
Características do Estado Moderno
Algumas características referentes ao Estado Moderno, são:
·         Centralização do poder
·         Soberania do rei
·         Administração unificada
·         Exército único

Questões

1 - Luiz XIV, da França, foi considerado o modelo de monarca absolutista. Sua expressão “O Estado sou Eu” traduz uma premissa básica da formação do Estado Moderno, que é:
A) o rei como aquele que não intervém no Estado. (  )
B) o rei como o primeiro cidadão do Estado. (  )
C) o rei como aquele que apenas simbolicamente tem poder político. (  )
D) a generosidade do monarca para com os seus súditos. (  )
E) o rei como fonte da soberania nacional. (  )


2 - Exercício 1: (ADVISE 2009) “Tanto em Estados fortes e hegemônicos como em movimentos pela independência, afirmações como ‘nós sempre fomos um povo’ são, no fundo, apelos que se tornem povos – apelos sem base histórica que na verdade são tentativas de criar a história. O passado, como sempre foi dito, é um país estrangeiro, e nunca nos encontraremos por lá” (In: GEARY, Patrick J. O mito das nações: a invenção do nacionalismo. São Paulo: Conrad, 2005, p. 51).
    A partir dessa afirmação, marque a alternativa que melhor representa a formação dos Estados nacionais modernos. 

A) As nações sempre existiram, as coisas não mudam. Sendo assim, sempre existiram brasileiros, argentinos, bolivianos, paraguaios, entre outros. (  )
B) As nações modernas são comunidades imaginadas, pois são, entre outros fatores, a homogeneização de uma série de “passados” que acabam sendo esquecidos em prol da uniformização. (  )
C) O passado é sempre o mesmo, não existe perspectiva de mudança. Por isso, as nações sempre existiram. (  )
D) Imaginar a nação no passado é juntar todas as memórias sobre um povo. (  )
E) A nação histórica nada mais é do que a representação da vontade divina. (  )

3 - (UNESP/SP) A respeito da formação das monarquias nacionais europeias na passagem da Idade Média para a Época Moderna, é correto afirmar que:

A) O poder político dos monarcas firmou-se graças ao apoio da nobreza, ameaçada pela força crescente da burguesia; (  )

B) A expansão muçulmana e o domínio do Mar Mediterrâneo pelos árabes favoreceram a centralização; (  )

C) Uma das limitações mais sérias dos soberanos era a proibição de organizarem exércitos profissionais; (  )

D) O poder real firmou-se contra a influência do Papa e o ideal de unidade cristã, dominante no Período Medieval; (  )

E) A ação efetiva dos monarcas dependia da concordância dos principais suseranos do reino. (  )


4 - Por volta do século XVI, associa-se à formação das monarquias nacionais europeias

A) A demanda de protecionismo por parte da burguesia mercantil emergente e a circulação de um ideário político absolutista.

B) A afirmação político-econômica da aristocracia feudal e a sustentação ideológica liberal para a centralização do Estado.

C) As navegações e conquistas ultramarinas e o desejo de implantação de uma economia mundial de livre-mercado.

D) O crescimento do contingente de mão-de-obra camponesa e a presença da concepção burguesa de ditadura do proletariado.

E) O surgimento de uma vanguarda cultural religiosa e a forte influência do ceticismo francês defensor do direito divino dos reis


5 - “Tanto em Estados fortes e hegemônicos como em movimentos pela independência, afirmações como ‘nós sempre fomos um povo’ são, no fundo, apelos que se tornem povos – apelos sem base histórica que na verdade são tentativas de criar a história. O passado, como sempre foi dito, é um país estrangeiro, e nunca nos encontraremos por lá” (In: GEARY, Patrick J. O mito das nações: a invenção do nacionalismo. São Paulo: Conrad, 2005, p. 51).
    A partir dessa afirmação, marque a alternativa que melhor representa a formação dos Estados nacionais modernos.

A)  As nações sempre existiram, as coisas não mudam. Sendo assim, sempre existiram brasileiros, argentinos, bolivianos, paraguaios, entre outros. (  )
B)  As nações modernas são comunidades imaginadas, pois são, entre outros fatores, a homogeneização de uma série de “passados” que acabam sendo esquecidos em prol da uniformização. (  )
C)  O passado é sempre o mesmo, não existe perspectiva de mudança. Por isso, as nações sempre existiram. (  )
D)  Imaginar a nação no passado é juntar todas as memórias sobre um povo. ()
E)  A nação histórica nada mais é do que a representação da vontade divina. ( )


DISCIPLINA: GEOGRAFIA- PROFª IVANETE

Aluno(a)                                                                                                  Ano/Série: :

Link da videoaula:https://www.youtube.com/watch?v=C_2424j_tdg

Conteúdo a ser desenvolvido:

Agricultura no Brasil

Habilidades estruturante a serem desenvolvidas: Agricultura e as regiões férteis do Brasil

Orientação da atividade:


1- Ao longo da história econômica do Brasil, qual desses produtos agrícolas não fez parte de uma prática monocultora ou de elevado impacto estrutural no país?
a) Soja
b) Cana-de-açúcar
c) Café
d) Tabaco
2-O litoral sul da Bahia caracteriza-se pela presença da monocultura de:

a) cana-de-açúcar
b) algodão
c) amendoim
d) cacau
e) sisal

3- Entre as explorações tradicionais do Nordeste, aquela tem sido melhor aproveitada pela indústria moderna é a:

a) de algodão mocó.
b) da cana-de-açúcar.
c) do couro.
d) do agrave.
e) da mandioca.

 4-Reforma Agrária é fruto de um amplo debate no Brasil desde a década de 1950. Sobre Reforma Agrária, pode-se afirmar que:

a) foi implantada com sucesso no Brasil na década de 1990 e teve como resultado a igualitária distribuição das terras no Brasil, bem como o fim dos latifúndios.
b) O INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) foi criado para a sua implantação, porém foi extinto em 1998.
c) O MST, Movimento dos Sem Terra, é um movimento camponês fundado para impedir a execução da reforma agrária no país.
d) A Reforma Agrária no Brasil fracassou devido à grande influência dos grandes produtores rurais no meio político brasileiro.

5-A época da colonização europeia na América, um sistema agrícola amplamente utilizado era baseado na grande propriedade monocultora, com produção de gêneros tropicais, voltada para a exportação. Esse sistema, na atualidade, persiste em países como Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Índia e Malásia, dentre outros. O sistema agrícola descrito acima refere-se à
(A) Agricultura de subsistência.
(B) Agricultura de jardinagem.
(C) Plantation.
(D) Agroecologia.


DISCIPLINA:FILOSOFIA -  PROFº RENAN



Atividade de Filosofia

Atividade II

Professor: Renan Oliveira de Aguiar

A atividade a ser realizada deve ser feita em uma redação que utilize ao menos uma página do caderno universitário ou através de 350 palavras pelos programas eletrônicos de texto.
Objetivos - Tendo em mente a falta de comunicação que impera entre as instituições públicas e os cidadãos que a produzem e dela dependem é que tal atividade foi pensada. Com o fim de pesquisar e refletir sobre o alcance das funções sociais da escola e os limites aos quais ela está submetida, tomando a própria experiencia como base e reportagens como argumento, a produção do texto visa, neste momento, obter não só o ganho da nota, mas também compreender as dificuldades enfrentadas neste instante de incertezas trabalhistas, educacionais, sociais e tantas outras.
O mundo atravessa um período de forte desemprego e desigualdades crescentes em virtude da crise de saúde que se estende também pelo país. A pandemia causada pelo vírus Sars-Cov2, responsável pela doença conhecida como Covid-19, paralisou o mundo, oportunidades de emprego são cessadas, desigualdades sociais se ampliam e os diversos campos da vida acabam comprometidos. No Brasil, até a segunda semana do mês de maio, nenhum estado da federação mantinha a normalidade escolar. Aulas apenas remotamente ou através de um material de apoio.
A interrupção das aulas no estado de São Paulo desde meados de março, evidenciou o problema social relacionado à educação e como isto afeta a sociedade. As autoridades paulistas não conseguem precisar quando a vida educacional dos alunos se normalizará, e por isso desenvolveu outros meios para que não ficassem sem o conteúdo escolar. O acompanhamento de disciplinas através de um app de celular foi a saída provisória encontrada.
Conforme pode ser observado nas notícias apresentadas no fim desse enunciado (*), a repercussão e o alcance desses app desenvolvidos pelo governo podem ser analisados por cada um de nós envolvido nesse processo. Tendo isso em mente, reflita sobre nossa própria existência em meio à sociedade neste momento.
Observando seu meio social (vizinhos, bairro, região etc.), você acredita que tais iniciativas tomadas pelo poder público auxiliam no andamento da vida escolar dos alunos? De alguma forma as limitações impostas pelo estado comprometem seus planos? Como você vê a distância entre as instituições públicas – escola principalmente – e suas necessidades?
Disserte sobre o tema com base na sua experiência, tendo em vista também as reportagens abaixo:

A repercussão e o alcance desses app podem ser analisados através das reportagens abaixo:
Apesar da paralisação de aulas provas serão realizadas em novembro; as inscrições começam na próxima semana e estudantes apontam desafios de se preparar em meio ao avanço da pandemia


Do acesso precário à internet a problemas familiares, dificuldades dos estudantes são muitas. Desde que a quarentena teve início no Estado de São Paulo, um cenário de incertezas pairou sobre pais, alunos e professores



DISCIPLINA:PORTUGUÊS - PROFº MAURÍCIO






Atividades  de português


Prof. Maurício Telis.

Turmas:     ( 2D )


Estudo do texto :


O problema ecológico

        Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da terra ,com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é  o grau de destruição  dos recursos naturais . Essas são as palavras  de um renomado cientista  americano.                 Apesar dos avanços  obtidos ,a população ainda não descobriu os valores fundamentais da existência .
          O que chamamos orgulhosamente  de civilização , nada mais é  do que  uma agressão  às coisas naturais . A grosso modo , a tal civilização,   significa a devastação  das florestas , a poluição dos rios , o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso , não passa de uma  degradação  deliberada e sistemática que o homem vem promovendo  há muito tempo , uma autêntica guerra  contra a natureza.

----------------------------------------------------------------------------------------------------
Estudo do texto

1) consoante o texto , o cientista está preocupado com :
A) (   ) a vida do planeta.
B) (   ) a qualidade do espaço aéreo .
C) (   ) o que pensam os extraterrestres.
D) (   ) o seu privilégio no mundo.
E) (   ) os seres do outro planeta.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2) Para o autor , é humanidade :

A) (   ) demonstrou ser muito inteligente.
B) (   ) ouve  as palavras do cientista.
C) (   ) age contra a sua própria existência.
D) (   ) preserva os recursos naturais.
E) (   )  valoriza uma existência sadia.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3 )   De maneira como o assunto é tratado no texto, é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:
A) (   ) a destruiçao é inevitãvel.
B) (   ) a civilzação está destruindo.
C) (   ) a humanidade preserva a sua existência.
D) (   ) as guerras são o principal agente da destruição.
E) (   ) os recursos para mantê -lo não são suficientes.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4)  A afirmação : " Essas são palavras  de um renomado  cientista americano  " , quer dizer que o cientista  é :
A) (   ) inimigo.
B) (   ) velho.
C) (   ) estranho.
D) (   ) famoso.
E) (   ) desconhecdo.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------5) se o homem cuidar da natureza -----------mais saúde .
A forma que completa a frase é :
A) (   ) teve.
B) (   ) tivera.
C) (   ) têm.
D) (   ) tinha.
E) (   0 terá.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividades  de gramática.

!) classifique as orações coordenadas  sindéticas:

A) tomou café e foi à escola.

B) não estudou, logo  irá mal na prova.

C) diga agora ou cale -se para sempre.

D) vou embora, que cansei de esperà -lo.

E) não foi convidado para  ir à festa, contudo fui assim mesmo.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"OBS"
Orações coordenadas sindética

1)  Aditivas  :  ideia de soma ( adição ).
2) Adversativas :  ideia de adversidade ( oposição ).
3) Alternativas : ideia alternância ( alternativa ).
4) Conclusivas : ideia de concluão.
5) Explicativa : ideia de explicação.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boa sorte !


DISCIPLINA: INGLÊS - PROFª ROSILENE

AULA DE INGLÊS ENSINO MÉDIO REGULAR ( 2º anoD)

Prof.Rosilene

Assista o vídeo desta aula de Inglês, no link abaixo e em seguida, faça uma análise reflexiva em seu caderno, fotografe e envie por e-mail para a professora.
Nas próximas semanas faremos exercícios utilizando este tema.
Segue e-mail da professora: rosesantos270@hotmail.com

Acesse este link para assistir a aula: https://www.youtube.com/watch?v=qhp_Z-TuL9Q
Bons estudos!!


DISCIPLINA: BIOLOGIA - PROFª LUCIMARA



Câncer

Câncer é o nome dado a um grupo de doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado e incontrolável de células. Esse crescimento de células leva à formação de tumores, os quais podem espalhar-se e atingir outras partes do corpo, distantes inclusive da região original do tumor, um processo conhecido como metástase.
Como o câncer surge?
O câncer inicia-se após uma mudança no DNA da célula, mais precisamente uma mudança nos chamados proto-oncogenes. Quando esses genes são ativados, tornam-se oncogenes que podem levar à transformação de células normais em células cancerosas. Isso faz com que a célula cresça de maneira desordenada.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o processo de formação do câncer pode ser dividido em três etapas:



Quando genes específicos são ativados, a célula começa a multiplicar-se de maneira desordenada.

Iniciação: Quando se observa alterações em genes específicos devido à ação de agentes cancerígenos. Nessa etapa as células encontram-se preparadas para o desenvolvimento do próximo estágio, estando essas já geneticamente alteradas.

Promoção: Quando as células preparadas no estágio anterior sofrerão a ação dos agentes chamados de oncopromotores, e, de forma lenta, essas células serão transformadas em uma células malignas. Essa transformação está diretamente relacionada com o período de exposição ao agente promotor.

Progressão: Quando temos a multiplicação de maneira descontrolada das células que sofreram alteração. Nesse momento considera-se que o câncer está instalado.
Causas
Diferentes fatores podem contribuir para o desenvolvimento do câncer, podendo esses fatores serem externos ou internos ao organismo. Quando nos referimos a fatores internos, diz-se, principalmente, dos fatores genéticos. Já os fatores externos estão relacionados, por exemplo, aos hábitos de vida e substâncias às quais somos expostos durante a vida.

Veja a seguir alguns agentes (já bem conhecidos) que apresentam associação com o desenvolvimento de alguns tipos de câncer:
Cigarro: É um agente que apresenta relação com o desenvolvimento do câncer de pulmão. De acordo com o Instituto Oncoguia, o tabagismo está relacionado com o surgimento de 90% dos casos de câncer de pulmão, além disso, fumantes apresentam cerca de 20 vezes mais risco de desenvolver a doença.

Exposição inadequada ao sol: Pode ser responsável pelo desenvolvimento de câncer de pele.

Alguns vírus: O HPV é um vírus relacionado, por exemplo, com o desenvolvimento de câncer de colo do útero e câncer de pênis, e é transmitido, principalmente, por via sexual.

Bebidas alcoólicas: O consumo de bebidas alcoólicas está associado com vários tipos de câncer, como o câncer de boca, laringe, estômago e fígado.

Atividades:
1- Leia com atenção o texto selecionado pela professora.
2- Responder a cruzadinha ( você pode responder no seu caderno)


Horizontais
3. O tumor quando  atinge outras partes do corpo.
4. Vírus relacionado, por exemplo, com o desenvolvimento de câncer de colo do útero e câncer de pênis, e é transmitido, principalmente, por via sexual.
7. Médico especializado no tratamento do câncer.
Verticais
1. Primeira etapa da formação do câncer.
2. Crescimento desordenado de células.
5. Quando as células sofrem a ação de agentes oncopromotores.
6. Relacionado com o surgimento de 90% dos casos de câncer de pulmão.
8. Doença que se caracterizam pelo crescimento desordenado  e incontrolável de células.


3- Responder as questões:
a- O que é metástase?
b- Explique a formação dos tumores.
c- Defina câncer.
d- quais são as etapas do processo de formação do câncer?

4- Produza um pequena texto, sobre essa doença,que você tenha ouvido falar ou vivenciado a experiência.

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA  PROFº EDINALDO


A FORMAÇÃO DA DIVERSIDADE
O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes ente si, em determinado assunto, situação ou ambiente.
A idéia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda na tolerância mútua.
Tais noções são muito importantes na análise das tensões decorrentes da formação da diversidade pois a inserção de novos atores na realidade social nem sempre se da de forma tranqüila.
A alimentação, a religião, a língua (gírias e sotaques), e alguns costumes (vestuário, formas de casamento, brincadeiras, danças, festas típicas e formas de cumprimentos são exemplos desses novos atores inseridos no processo de formação da aculturação em relação a migração brasileira.

OS CONCEITOS DE ACULTURAÇÃO E ASSIMILAÇÃO
O termo “aculturação” foi criado em 1880 por um antropólogo chamado J. W. Powell para designar as transformações dos modos de vida e pensamento dos imigrantes em contato com a sociedade norte-americana.
A aculturação não significa “deculturação” simplesmente. Pois o “a” na frente não tem sentido de “falta de” ou “privação”, como ocorre com outras palavras. Por exemplo: amorfo, sem forma, ou ainda amoral, como alguém que não tem moral. Não é esse o caso da palavra aculturação. O “” no início da palavra vem etimologicamente do latim ad, que significa um movimento de aproximação.
Com o passar do tempo, a palavra se transformou em conceito para explicar o contato entre diferentes povos. E a partir de então o termo passa a significar: “A aculturação é o conjunto de fenômenos que resultam de um contato contínuo e direto entre grupos de indivíduos de culturas diferentes e que provocam mudanças nos modelos culturais iniciais de um ou dos dois grupos.”
O conceito de assimilação cultural descreve o processo em que uma dada cultura absorve totalmente, ou assimila, as características culturais de outra, ato que raramente acontece.







Nome:_______________________________________________ nº: _______ série:_______

Responda as seguintes questões.

1)      Qual a diferença entre o processo de aculturação e assimilação, segundo o texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)      A que está ligada a ideia de diversidade?
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)      Dê exemplos de diversidade cultural segundo o texto.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)      Em relação ao texto anterior “O Estrangeiro do ponto de vista sociológico” houve um processo de aculturação ou de assimilação? Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________








Nenhum comentário:

Postar um comentário