3º Ano Ensino Médio -PEI
ATIVIDADES Ciências suas Tecnologias e
Matemática
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NÃO ESQUEÇA
NOME, NÚMERO E TURMA
NÃO ESQUEÇA
NOME, NÚMERO E TURMA
MATEMÁTICA- 3ºANO
-
RESPONDA NO CADERNO - Apostila - APRENDER SEMPRE – paginas 1 a 6
Matemática 3ºano Ensino Médio - PEI Romeu Montoro -
Professora Eledi
INTRODUÇÃO PARTE 1 -
INTRODUÇÃO PARTE 2
AULA PARTE 1
AULA PARTE 3
AULA PARTE 4
AULA PARTE 5
Atividade 1
Matemática 3ºano Ensino Médio - PEI Romeu Montoro -
Professora Eledi
AULA PARTE 2
Atividade 1
1)Três cidades A, B e C são ligadas pelas
estradas 1, 2, 3, p e q. Leia com atenção as questões abaixo e resolva-as. Observe
que as cidades A e B são ligadas pelas
estradas 1, 2 e 3. Já as cidades B e C são
ligadas pelas estradas p e q. Responda as questões a seguir:
a. De quantas formas diferentes podemos ir da
cidade A até a cidade C?
b. De quantas formas diferentes podemos ir da
cidade A até a cidade C e depois voltar à cidade A, passando pela cidade B?
c. De quantas formas podemos ir da cidade A
até a cidade C e depois voltar para a cidade A, sem repetir estrada?
2) Considere uma sequência numérica formada
pelos algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7. Pode-se formar quantos números:
a. De 4 algarismos.
b. De 4 algarismos distintos.
c. Ímpares de 3 algarismos distintos.
Atividade 1 – 1) Imagine uma moeda lançada para cima. Ao cair,
quais os possíveis resultados para a face superior?
1. Qual a probabilidade de que essa moeda tenha caído com a face
“cara” voltada para cima? E a face “coroa”?
2. Agora use o dado de seis faces. Lance para cima. Quais os
resultados possíveis para a face superior?
3. Imagine que, dentre os resultados possíveis
para o lançamento do dado, você queira calcular apenas a probabilidade do
resultado ser um número ímpar. Como você faria isso? Explique a estratégia que
você usou.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Agora, calcule a probabilidade:
a. De sair um número primo no lançamento de um
dado.
b. De sair um número múltiplo de 3 no
lançamento de um dado.
c. De sair um número natural no lançamento de
um dado.
d. De sair um número maior que 6 no lançamento
de um dado.
Atividade 2 - 1)Leia
as questões com bastante atenção e resolva-as corretamente.
a. Ao jogar um dado para cima, quais os
possíveis resultados para a face superior?
b. Lançando duas moedas simultâneas, quais os
possíveis resultados dos lançamentos?
c. Em uma urna há 5 bolinhas numeradas (b1,
b2, b3, b4, b5). Retirando-se 2 bolinhas dentro da urna, quais os resultados
possíveis?
d. Em uma urna há 5 bolinhas numeradas (b1,
b2, b3, b4, b5). Retirando-se 2 bolinhas dentro da urna, qual (is) o resultado
(s) possível (is), na hipótese de serem sorteadas as 2 bolinhas com números
pares?
e. Uma moeda é lançada 2 vezes. Calcule a
probabilidade de que não ocorra cara em nenhum dos lançamentos.
f. Três alunos (x, y e z) vão disputar uma
prova de conhecimentos matemáticos. Quais os resultados possíveis dessa disputa
levando em consideração a ordem dos pontos obtidos?
2. Leia-as com bastante atenção e resolva cada uma corretamente.
a. Uma urna contém 10 bolas verdes, 8
vermelhas, 4 amarelas, 4 pretas e 5 brancas, todas do mesmo tamanho. Qual a
probabilidade da bola escolhida ser:
• Verde:
• Vermelha:
• Amarela:
• Preta:
• Branca:
b. Jogando dois dados idênticos, qual a
probabilidade de ocorrer:
• A soma 6:
• A soma 11:
• A soma 13:
• A soma 2:
• A soma 1:
c. Um número inteiro é escolhido ao acaso
dentre os números 1, 2, 3, ..., 30. Qual a probabilidade do número escolhido:
• Ser divisível por 3:
• Ser divisível por 5:
• Ser divisível por 3 e 5:
d. Num grupo de 80 alunos, 50 jogam futebol,
40 jogam vôlei e 20 jogam futebol e vôlei. Escolhendo ao acaso um desses
alunos, qual a probabilidade de ele:
• Jogar vôlei ou futebol:
• Jogar somente futebol:
• Não praticar nenhum desses esportes:
BIOLOGIA - 3ºANO
CADERNO DO ALUNO 1 BIMESTRE – PAGINAS 41, 42 E 43
COPIE E RESPONDA NO CADERNO.
“Os seres vivos têm “nome e sobrenome”
Utilizar
nomes populares para identificar seres vivos pode causar dificuldades, pois os
nomes costumam variar de acordo com a região, impossibilitando a identificação
e, por conseguinte, a pesquisa. Em 1735, Lineu apresentou o sistema de
nomenclatura binomial (“dois nomes”), estabelecendo regras capazes de
padronizar a forma de nomear espécies.
1-Faça
uma pesquisa em livros didáticos para responder às questões a seguir:
a) Qual
a importância de estabelecer regras para nomear os seres vivos?
b) Qual
a regra para dar nomes científicos aos seres vivos, segundo Lineu?
c)O que
isso significa na taxonomia?
2- Em
uma aula de Sistemática, a professora fez uma exposição sobre as principais
categorias
taxonômicas
(reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie) e, para ilustrar sua
aula,
apresentou
a seguinte relação de organismos representantes da rica biodiversidade da
caatinga.
Nome
científico
|
Nome popular ou equivalente
|
Callonychium
brasiliense
|
Espécie
de abelha
|
Amazonetta
brasiliensis
|
Espécie de pato
|
Euphractus
sexcinctus
|
Tatu-peba
|
Dasypus
novemcinctus
|
Tatu verdadeiro
|
Schinopsis
brasiliensis
|
Baraúna, planta arbórea
|
Richardia
brasiliensis
|
Planta herbácea
|
Opuntia
inamoena
|
Cacto
|
Opuntia
palmadora
|
Cacto
|
1. De
acordo com a tabela, aponte quais indivíduos pertencem ao mesmo gênero e quais
indivíduos
pertencem à mesma família. Quantas espécies diferentes foram citadas?
2.
Durante a visita que seu grupo realizou no ambiente natural, você encontrou
algum inseto
muito
diferente que chamou sua atenção? Qual procedimento você utilizaria para
identificar a espécie a qual este inseto pertence?
3. Qual
a importância de existir um sistema internacional de classificação?
COPIE E
RESPONDA NO CADERNO.
A eletricidade no
cotidiano
A eletricidade possui uma forte importância no dia a dia das
populações. Usamos a eletricidade para quase todas as tarefas e manutenção dos
equipamentos que usamos diariamente.
1- Cite as tarefas mais importantes do seu cotidiano que envolve o uso
de equipamentos elétricos?
2- O que você faz e como se sente quando há interrupção no
fornecimento de energia em sua residência?
3- Sobre os primeiros relatos históricos da eletricidade, faça um
breve relato.
4- Qual a importância dos materiais condutores e isolantes de
eletricidade? Cite alguns exemplos.
QUÍMICA - 3ºANO
COPIE E RESPONDA NO
CADERNO.
1-Façam 3
frases criativas, com as palavras a seguir No mínimo 3 palavras em cada frase.
- ·
TRANSFORMAÇÕES
- ·
RAPIDEZ
- ·
TEMPO
- ·
PRESSÃO
- ·
TEMPERATURA
- · SUPERFÍCIE DE CONTATO.
2-
No experimento realizado na CMSP, contendo os
materiais: batata, água e água oxigenada.
Responda, qual o papel da batata na reação química?
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