EXERCÍCIOS
SEMANA SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Habilidades a serem trabalhadas:
EF89LP03 – Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos;
EF09LP11 - Inferir efeitos de sentido provocados pelo uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais), em textos de diferentes gêneros.
EF09AR13 – Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais, como também fatos, notícias, temáticas e situações atuais, como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.
1
- Cada atividade rítmica ou expressiva desempenha uma função de acordo com suas
especificidades. A mímica, por exemplo, é uma atividade de expressão que
utiliza gestos para se comunicar, ou seja, é uma linguagem não-verbal que
ensina as crianças a usarem o corpo para se comunicar. Associe os itens,
utilizando o código a seguir.
I –
Percussão corporal.
II –
Exercícios rítmicos.
III –
Brincadeiras cantadas.
IV –
Dança.
( )
Atividade em que o corpo é usado como recurso sonoro.
( ) Movimentos da expressividade humana.
( ) Exercícios corporais acompanhados com
sons e ritmos.
( ) Brincadeiras em que as crianças cantam e
realizam gestos.
2 - As lutas são consideradas como o grande
grupo que abriga as artes marciais e os esportes de combate. Todas as práticas
que tem como base a oposição, ou seja, o combate direto entre oponentes, e que permitem
a eles agirem com controle de sua conduta e respeito durante o confronto, com a
expressão
das atitudes, porém, sem o uso da violência,
empregando técnicas, táticas e estratégias especificas para imobilizar,
desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço,
combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário, estão
dentro deste grande conjunto.
O termo artes marciais e uma criação ocidental e
tem o seu sentido atribuído a guerra. A palavra marcial e derivada do Deus da
Guerra: Marte, sendo assim, as artes marciais tem o seu significado voltado a
arte para a guerra, utilizado pelas populações orientais de antigamente para
defesa e combate nos conflitos, antes da criação das armas de fogo. Após o
surgimento das armas de fogo, as artes marciais já não se mostravam tão eficientes,
passaram por muitas mudanças e seu enfoque tornou-se mais amplo, sendo
acrescido de vários elementos da filosofia, dos
aspectos culturais locais, e até religiosos, do modo de vida oriental. O
desenvolvimento do ser humano passou a ser parte de sua essência e, assim, a
pratica das formas individuais das técnicas das lutas (por exemplo, o Kata no
Caratê e o Cati no Kung-Fu) tornaram-se os símbolos do seu exercício. O Caratê não era praticado como um
esporte e por isso não era uma modalidade incluída nos jogos olímpicos, porém em
2016, o Comitê Olímpico Internacional aceitou a modalidade e está estreará nas
Olímpiadas em Tóquio.
Os esportes de combate estão relacionados a esportivização
das práticas das lutas ou das artes marciais, ou seja, quando há o confronto
entre oponentes, que devem seguir regras e regulamentos específicos para
conquistar a vitória, dentro de uma competição esportiva. Para serem
considerados como esportes de combate, estes também precisam das organizações
regulamentadoras, como as federações e as confederações,
que estabelecem as competições em seus variados níveis e categorias (em sua
grande maioria, as classificações são realizadas pelo peso dos competidores,
mas também pode ser levada em consideração a idade e/ou a graduação de faixas
da modalidade) e para ambos os gêneros (masculino e feminino), com premiações
para os vencedores.
Fonte: Caderno do aluno São Paulo Faz Escola
2019.
Após a
leitura do texto, analise a seguinte questão e responda:
Com suas
palavras, de que maneira a luta envolve as pessoas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3
- Leia o texto a seguir:
Realize
um resumo, argumentativo, a respeito das diversas formas de Arte de Rua. Busque
definir o que seria a Arte de Rua, em seguida, exemplificar como isso acontece
no cotidiano.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4
- Em “Sendo assim, considera-se a arte urbana em uma arte livre...” a
expressão em destaque transmite:
(A)
uma ideia de explicação.
(B)
uma ideia de conclusão.
(C)
uma ideia de adversidade.
(D)
uma ideia de adição.
5 - Identifique cada SLOGAN
com o seu produto.
· Just do it.
· I’am lovin’it
· Impossible is nothing
· You’re not you when
you’re hungry
a) Nike –
Starbucks – Puma – Red Bull
b) Nike – MC Donalds – Adidas – Snickers
c) Adidas
– Burger King – Loreal – MC Donalds
d) Adidas
– Starbucks – Puma - Kit Kat
Nenhum comentário:
Postar um comentário