sexta-feira, 24 de julho de 2020

EXERCÍCIOS SEMANA SEI – ÁREA: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - 9º ANO A e B


EXERCÍCIOS SEMANA SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS





Habilidades a serem trabalhadas:
EF89LP03 – Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos;
EF09LP11 - Inferir efeitos de sentido provocados pelo uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais), em textos de diferentes gêneros.
EF09AR13 – Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais, como também fatos, notícias, temáticas e situações atuais, como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.




1 - Cada atividade rítmica ou expressiva desempenha uma função de acordo com suas especificidades. A mímica, por exemplo, é uma atividade de expressão que utiliza gestos para se comunicar, ou seja, é uma linguagem não-verbal que ensina as crianças a usarem o corpo para se comunicar. Associe os itens, utilizando o código a seguir.

I – Percussão corporal.
II – Exercícios rítmicos.
III – Brincadeiras cantadas.
IV – Dança.

(     ) Atividade em que o corpo é usado como recurso sonoro.
(     ) Movimentos da expressividade humana.
(     ) Exercícios corporais acompanhados com sons e ritmos.
(     ) Brincadeiras em que as crianças cantam e realizam gestos.


2 - As lutas são consideradas como o grande grupo que abriga as artes marciais e os esportes de combate. Todas as práticas que tem como base a oposição, ou seja, o combate direto entre oponentes, e que permitem a eles agirem com controle de sua conduta e respeito durante o confronto, com a expressão
das atitudes, porém, sem o uso da violência, empregando técnicas, táticas e estratégias especificas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário, estão dentro deste grande conjunto.
O termo artes marciais e uma criação ocidental e tem o seu sentido atribuído a guerra. A palavra marcial e derivada do Deus da Guerra: Marte, sendo assim, as artes marciais tem o seu significado voltado a arte para a guerra, utilizado pelas populações orientais de antigamente para defesa e combate nos conflitos, antes da criação das armas de fogo. Após o surgimento das armas de fogo, as artes marciais já não se mostravam tão eficientes, passaram por muitas mudanças e seu enfoque tornou-se mais amplo, sendo acrescido de vários elementos da filosofia, dos aspectos culturais locais, e até religiosos, do modo de vida oriental. O desenvolvimento do ser humano passou a ser parte de sua essência e, assim, a pratica das formas individuais das técnicas das lutas (por exemplo, o Kata no Caratê e o Cati no Kung-Fu) tornaram-se os símbolos do seu exercício. O  Caratê não era praticado como um esporte e por isso não era uma modalidade incluída nos jogos olímpicos, porém em 2016, o Comitê Olímpico Internacional aceitou a modalidade e está estreará nas Olímpiadas em Tóquio.
Os esportes de combate estão relacionados a esportivização das práticas das lutas ou das artes marciais, ou seja, quando há o confronto entre oponentes, que devem seguir regras e regulamentos específicos para conquistar a vitória, dentro de uma competição esportiva. Para serem considerados como esportes de combate, estes também precisam das organizações regulamentadoras, como as federações e as confederações, que estabelecem as competições em seus variados níveis e categorias (em sua grande maioria, as classificações são realizadas pelo peso dos competidores, mas também pode ser levada em consideração a idade e/ou a graduação de faixas da modalidade) e para ambos os gêneros (masculino e feminino), com premiações para os vencedores.

Fonte: Caderno do aluno São Paulo Faz Escola 2019.

Após a leitura do texto, analise a seguinte questão e responda:
Com suas palavras, de que maneira a luta envolve as pessoas?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Leia o texto a seguir:


Realize um resumo, argumentativo, a respeito das diversas formas de Arte de Rua. Busque definir o que seria a Arte de Rua, em seguida, exemplificar como isso acontece no cotidiano.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - Em “Sendo assim, considera-se a arte urbana em uma arte livre...” a expressão em destaque transmite:

(A) uma ideia de explicação.
(B) uma ideia de conclusão.
(C) uma ideia de adversidade.
(D) uma ideia de adição.

5 - Identifique cada SLOGAN com o seu produto.

·       Just do it.
·       I’am lovin’it
·       Impossible is nothing
·       You’re not you when you’re hungry
  
     a)    Nike – Starbucks – Puma – Red Bull 
     b)     Nike – MC Donalds – Adidas – Snickers
     c)     Adidas – Burger King – Loreal – MC Donalds
     d)    Adidas – Starbucks – Puma  - Kit Kat


Nenhum comentário:

Postar um comentário