sexta-feira, 24 de julho de 2020

EXERCÍCIOS SEMANA SEI – ÁREA: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - 8º ANO A e B


EXERCÍCIOS SEMANA SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS



Habilidades a serem trabalhadas:


EF89LP32 Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, entre outros.
EF69LP43A Identificar os modos de introdução de outras vozes no texto as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a textualização ocorrem nesses textos.
EF08AR11 – Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.


 1 - A expressão corporal é desenvolvida pelo individuo por meio de suas relações interpessoais, sendo também uma forma de comunicação. A respeito do tipo de comunicação exteriorizado durante a expressão corporal considerando-a como linguagem do corpo, assinale a alternativa CORRETA que a ilustra:

a)     Comunicação não verbal.
b)     Comunicação interfuncional.
c)     Comunicação verbal.
d)     Comunicação oral.

2       -  As práticas de lutas na escola afastam a criança e o adolescente das drogas, aumenta a capacidade cognitiva do aluno, traz benefícios consideráveis à saúde e gera cooperação e socialização entre os estudantes, pois leva o aluno  a melhorar as questões de seus valores e atitudes. Elas evidenciam as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias especificas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Dessa forma, além das lutas presentes no contexto comunitário e regional, podem ser contempladas as lutas brasileiras, bem como lutas de diversos países do mundo (judô, aikido, jiu-jitsu, Muay thai, boxe, boxe chinês, esgrima, kendo, kenjutsu etc.).

Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

 Após a leitura do texto, analise a seguinte questão e responda:
Com suas palavras, de que maneira a luta envolve as pessoas?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3 -  A intertextualidade ocorre quando há um “diálogo entre dois textos”. Quando alguém produz um texto, uma imagem ou uma música que faz referência a alguma produção já existente, ocorre a intertextualidade. Desta forma, identifique a qual obra artística, a imagem abaixo faz referência:


(A) À propaganda da BOM BRIL.
(B) Aos amaciantes.
(C) À obra de Leonardo da Vinci, Mona Lisa.
(D) Ao próprio Leonardo da Vinci.



      4-    Você conhece outras formas de intertextualidade? Mencione e explique ao menos uma forma de intertextualidade com obras literárias, músicas ou obras artísticas. Leia a definição de intertextualidade no exercício 1 para saber o que significa e ajudá-lo neste exercício.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 - Analise a tirinha abaixo e responda:

O que os personagens esperam para o futuro?
      
     a)     Um futuro ótimo e maravilhoso
     b)     Um futuro bom ou nem tanto
     c)      Não fazem previsão
     d)     Eles não sabem sobre o futuro



Nenhum comentário:

Postar um comentário