sexta-feira, 10 de julho de 2020

ATIVIDADE 3ªQUINZENA - 2TA,2TB - ARTES


ARTES – 2TA – PROFESSORA SIMONE



ARTES- 2TB – PROFESSOR FERNANDO

A Arte de esconder o rosto.

          todos os povos do mundo fazem e utilizam mácaras. Em todas as culturas, para festas, cerimônias, celebrações, brincadeiras existemformas de esconder a verdadeira face e assumir outras identidade. ÀS vezes, a máscara é para fazer rir.
         Nesta aula vamos ver como o uso da máscara e o medo de fazê-la acabamsendo uma arte.
                                 Corpo da alma
          Para que servem as máscaras. Há dois mil anos, onde hoje está o méxico,
viviam os ostecas. Tinham como deus uma criatura fascinante: Quetzalcoáti, a serpente Emplumada. Esse deus ficava feliz quando lhe ofereciam pássaros borboletas e serpentes.
Um dos reis toltecas, que tembém se chamava Quetzalcoátl, um dia se embriagou e deitou-se com a irmã. Esmagada pela culpa, acendeu uma fogueira, e imolou-se. Seu coração abrasado é hoje a estrela d´alva.
         Mas como o rei iria se apresentar diante do deus Quetzalcoátl, se a alma não tem corpo, Quetzalcoátl se adornou com blumas, enffiou uma máscara verde e dançou.
          Máscara é o corpo da alma. è para issoque servem as máscaras. Quando os espíritos querem se apresentar aos homens, usam o mesmo recurso: Máscara, tendo os da luz quando o das trevas, os benfazejos e o diabólicos, os sperios e os traquinas. Apresentando-secom máscaras feitas por mãos humanas, acabam dominados. Suas caras são aquelas que os artistas da coletividade decideram que els devem ter.
           Máscaras são o poder dos homens sobre deuses e espíritos. Podem servir para enganar os espíritos, afugentá-los, se defender deles.
            Os mais antigos documentos do homem, as granuras e pinturas rupestres da idade da pedra, mostram cenas de caçadores masarados. Cavalos com chifres, serpentes com dentes de lobo. Criaturas que nunca existiram.
          Escritores sem assunto sugeriram origem extraterrestre para esses seres. Não passa de máscaraa. Como esses seses desenhos de criatura bizarras foram achados em gretas, surgiu um adjetivos: grantesco.   
           Na Grécia, onde começou muita coisa de que nos orgulhamos hoje, a máscara era chamada de persona. Nas cerimônias religiosas, quem punha uma máscara para fingir ser um espírito virava personagem. Mais tarde, quando surgiu o teatro, personagem passou a ser alguém que o ator representa. Semelhante ao espírito, o personagem não existe neste mundo.
             E a palavra pessoa.  Vem tembém de persona. Pesoa é persona - um papel que você está representando  na vida. Pessoa, portanto é uma máscara. ea vida, um teatro.
              Quem tem, na sala, uma máscara de carvalhada, do jaraguá ou do deus chiva, não quer assustar as visitas com espíritos e assombrações. Faz isso como adono, para agrandar aos olhos de quem chegar.
                              Carvalhada
                Cortejos de carvalheiros, de origem muito antiga, que se faz em alagoas e em goiáis. representam o compbate entre cristãos e momentos, no fim da Idade média, quando estes últimos foram expulsos da europas pelos cristãos.
Bicho Jaraguá
                É um dos personagens do bumba-meu-boi. Os brincantes o definem como "o bicho que não existe". O jaraguá é uma armação de vinte e pano, por baixo da qual um brincante evolui. tem cabeça de matraca.
  Shiva
                Deus hindou, é o princípio da destruição no universo, adorado também como criador e sustentador do mundo.
                 email = fernando Bezerra da silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário