JOGOS MATEMÁTICOS
PROFESSOR
GILMAR
MATEMÁTICA
PROFESSOR
WELLINGTON CIÊNCIAS
Os jogos que podem
estimular a resolução de problemas, principalmente quando o conteúdo a ser
estudado for abstrato, difícil e desvinculado da prática diária, não nos
esquecendo de respeitar as condições de cada comunidade e o querer de cada
aluno. Essas atividades não devem ser muito fáceis nem muito difíceis e ser
testadas antes de sua aplicação, a fim de enriquecer as experiências através de
propostas de novas atividades, propiciando mais de uma situação. Os jogos
trabalhados em sala de aula devem ter regras, esses são classificados em três
tipos (Segundo Brenelli, 1996):
• Jogos
estratégicos, onde são trabalhadas as habilidades que compõem o raciocínio
lógico. Com eles, os alunos lêem as regras e buscam caminhos para atingirem o
objetivo final, utilizando estratégias para isso;
• Jogos
de treinamento, os quais são utilizados quando o professor percebe que alguns
alunos precisam de reforço num determinado conteúdo e quer substituir as
cansativas listas de exercícios. Neles, quase sempre o fator sorte exerce um
papel preponderante e interfere nos resultados finais;
• Jogos
geométricos, que têm como objetivo desenvolver a habilidade de observação e o
pensamento lógico. Com eles conseguimos trabalhar figuras geométricas,
semelhança de figuras, ângulos e polígonos. Os jogos com regras são importantes
para o desenvolvimento do pensamento lógico, pois a aplicação sistemática das
mesmas encaminha as deduções. São mais adequados para o desenvolvimento de
habilidades de pensamento do que para o trabalho com algum conteúdo específico.
ATIVIDADE
1)
Como os jogos podem ajudar para obtermos o conhecimento?
2) Descreva com suas palavras cada tipo de
jogos a seguir:
A) jogos estratégicos
b) jogos de treinamento
c) jogos geométricos
Nenhum comentário:
Postar um comentário