sexta-feira, 10 de julho de 2020

CIÊNCIAS HUMANAS - 7ºANO

Envie as atividades para romeumontorofundamental@gmail.com até 24/07

HISTÓRIA - PROF. CLEITON

1 - Leia o texto da página 44 do Caderno SP faz escola, volume 2 e realize uma pesquisa sobre os maias, incas e astecas. Registre em seu caderno.

2 - Leia o texto "Calendário Maia" e responda as questões A, B e C da página 47.

3 - Faça a leitura do texto da página 47, analise as imagens da página 48 e responda as questões A e B.

4 - Depois de ter pesquisado sobre os maias, incas e astecas, responda:

a) Como a vida desses povos mudou com a chegada do europeu na América?

b) De que forma resistiram à colonização do europeu?

_____________________________________________________________________

GEOGRAFIA - PROF. VALDINEI


Habilidade EF07FGE17 - Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino

Defina por meio de pesquisas, livros ou sites:

a)    Movimento Pendular
b)    Êxodo Rural
c)    Êxodo Urbano
d)    Migração Sazonal
      e) Transumância

2) Quais foram os imigrantes que vieram para o Brasil e por quê?

3) O que são migrações?

4) Quais os fatores que levam as pessoas a migrarem?

Leia o texto a seguir:

 Um fenômeno urbano, visto especialmente nas grandes cidades. Esse processo ocorre na medida em que milhões de pessoas que compõem o PEA (População Economicamente Ativa) deixam suas residências antes do horário comercial para chegar ao trabalho e, no final da tarde, ou do expediente, voltam para casa. Esse processo significa simples fluxos populacionais que não configuram propriamente como migração, isso porque não se trata de uma transferência definitiva e sim momentânea. Existem vários casos que se enquadram. Entre eles está o fluxo de boias-frias que residem geralmente na cidade e se deslocam até o campo onde desenvolvem suas atividades, de pessoas que moram em uma determinada cidade e trabalham em outra, além de viagens de final de semana, feriados e férias. Decorrente desse fenômeno, ocorre nos grandes centros urbanos a hora de rush, que são determinados horários do dia nos quais os trabalhadores se aglomeram no trajeto tanto para chegar ao trabalho como para regressar a casa. Outro tipo de fluxo é o commuting, pessoas que moram em um determinado país e se deslocam para outro para trabalhar ou procurar uma ocupação.

(Adaptado de: <http://www.brasilescola.com/geografia/migracao-pendular.htm>. Acesso em: 13 jul. 2013.)

 5) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o tipo de migração descrita no texto:

a) Êxodo rural.
b) Migração espontânea.
c) Migração pendular.
d) Migração inter-regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário