HISTÓRIA - PROF. CLEITON
1 - Leia o texto da página 44 do Caderno SP faz escola, volume 2 e realize uma pesquisa sobre os maias, incas e astecas. Registre em seu caderno.
2 - Leia o texto "Calendário Maia" e responda as questões A, B e C da página 47.
3 - Faça a leitura do texto da página 47, analise as imagens da página 48 e responda as questões A e B.
4 - Depois de ter pesquisado sobre os maias, incas e astecas, responda:
a) Como a vida desses povos mudou com a chegada do europeu na América?
b) De que forma resistiram à colonização do europeu?
_____________________________________________________________________
GEOGRAFIA - PROF. VALDINEI
Habilidade EF07FGE17 - Identificar as motivações dos
processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado
pela migração nas regiões de destino
Defina por meio de pesquisas, livros ou sites:
a)
Movimento Pendular
b)
Êxodo Rural
c)
Êxodo Urbano
d)
Migração Sazonal
e) Transumância
2) Quais foram os imigrantes que vieram para o Brasil e por
quê?
3) O que são migrações?
4) Quais os fatores que levam as pessoas a migrarem?
Leia o texto a seguir:
Um fenômeno urbano, visto especialmente nas grandes
cidades. Esse processo ocorre na medida em que milhões de pessoas que compõem o
PEA (População Economicamente Ativa) deixam suas residências antes do horário
comercial para chegar ao trabalho e, no final da tarde, ou do expediente,
voltam para casa. Esse processo significa simples fluxos populacionais que não
configuram propriamente como migração, isso porque não se trata de uma transferência
definitiva e sim momentânea. Existem vários casos que se enquadram. Entre eles
está o fluxo de boias-frias que residem geralmente na cidade e se deslocam até
o campo onde desenvolvem suas atividades, de pessoas que moram em uma
determinada cidade e trabalham em outra, além de viagens de final de semana,
feriados e férias. Decorrente desse fenômeno, ocorre nos grandes centros
urbanos a hora de rush, que são determinados horários do dia nos quais os
trabalhadores se aglomeram no trajeto tanto para chegar ao trabalho como para
regressar a casa. Outro tipo de fluxo é o commuting, pessoas que moram em um
determinado país e se deslocam para outro para trabalhar ou procurar uma
ocupação.
(Adaptado de:
<http://www.brasilescola.com/geografia/migracao-pendular.htm>. Acesso em:
13 jul. 2013.)
5) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente,
o tipo de migração descrita no texto:
a) Êxodo rural.
b) Migração espontânea.
c) Migração pendular.
d) Migração inter-regional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário