sexta-feira, 10 de julho de 2020

ATIVIDADES 3ªQUINZENA - 3TA,3TB,3TC - ARTES, HISTORIA, SOCIOLOGIA


ARTES – PROFESSOR FERNANDO
Atividade = Ação Expressiva II.
    Você já viu falar de brincadeira do telefone sem fio, pois bem, para essa atividade você fará um jogo bem parecido, porém, ao invés de utilizar frases, trabalhará com movimentos do corpo. O jogo consiste em formar um círculo onde todos olham para fora; portanto, estarão em pé uns de costas para os outros. para iniciar, o professor vai indicar qual estudante fará a primeira ação corporal. O Primeiro estudande deve bater nas costas do outro que está ao seu lado, este se vira, e os dois ficam frente a frente.
     O estudante que começou o jogo demostra uma pequena sequência de movimentos inventada por ele. O segundo estudante observa o movimento e bate nas costas do que está ao lado e produz o movimento do primeiro. O terceiro estudante bate nas costas de quem está ao lado e reproduz os movimentos do segundo e assim por diante até completar o círculo.
                                  ( Professor = fernando).
  Como você leu, que se trata de uma brincadeira  de telefone sem fio, na sala de aula presencial, fica muito fácil de jogar este jogo com mais ludicidade, onde podemos fazer uma sequência de alunos em : círculo ou em fila. Num determinado espaço da escola ou mesmo num lugar qualquer que queira exercitar este jogo. Mas como estamos com aulas a distância por causa da covid 19. Não conseguimos jogar divertido. Então essa brincadeira e outras parecidas com essa que poem agente em movimento numa grande diversão tem o significado.  São chamadas de   jogos dramáticos infantil, não quer dizer que é de criança é por ser lúdico, tem este nome. É  assim começa  os jogos teatrais com muitas brincadeiras e ludicidades.  A Autora que fala dessas brincadeiras, é Olga Revebel. Jogos Dramático infantil. Para entender bem e melhor a linguagem do Teatro. Eu aconselho que pratique deste de  aprendizes até os profissionais.
        Pesquise um tipo de brincadeira se possível da Olga Revebel e comente na sua atividade o que encontrou, servirá para te ajudar na nota do segundo bimestre.
     email: fernando.bs2012@hotmail.com

HISTÓRIA - PROFESSOR CARLOS ANDRÉ – 3TC
Vamos pensar?
 O que os livros didáticos nos mostram é que a Crise de 1929 foi o colapso do sistema capitalista causada por uma superprodução de bens e serviços, porém, sem demanda para consumir.
Atividades
1  - Elabore uma pesquisa sobre a (Crise de 1929) e em seguida responda às seguintes questões:
2  - Você já se perguntou por que isto aconteceu?
3  - Por que todos os empresários se juntaram para cometer o mesmo erro?
4  - Para quê produzir muito mais do que o necessário? Isso tem lógica?
5  - Como que ao longo dos anos que antecederam a crise nenhum empresário percebeu isto?
6  - Por que esta crise ocorreu em 1929 e não em 1952 ou 1890? Por que justamente em 1929?


         
 SOCIOLOGIA – PROFESSOR EDINALDO
A desumanização e a coisificação do outro.
A exploração do trabalho escravo não se limita aos meios rurais. Há diversas formas contemporâneas de exploração do trabalho que envolvem o cerceamento de liberdade e a degradação do ser humano. Esses dois fatores, além de caracterizarem a condição de escravidão, estão estreitamente ligados a um processo ainda mais perverso, em que a pessoa se transforma em mercadoria comercializável, interessante somente por causa do seu valor de troca. Nesse caso, as maiores vítimas são, sobretudo, crianças, adolescentes e mulheres, transformadas em objetos de consumo. Nesta etapa, analisaremos de forma breve como a exploração sexual de crianças, adolescentes e mulheres, comercializadas no interior dos esquemas de tráfico internacional de seres humanos, são desumanizadas e coisificadas, tornando-se objetos de transação no comércio global de armas e drogas.
Essas práticas estão relacionadas da seguinte maneira: há uma demanda em diversas regiões do mundo por mulheres, adolescentes e também crianças para serem usadas sexualmente, seja como prostitutas, seja como protagonistas de material pornográfico, alimentando, assim, a existência do tráfico de pessoas. Como definir cada uma dessas práticas?
A declaração aprovada durante o 1º Congresso Mundial contra a Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes, ocorrido em Estocolmo, em 1996, definiu a exploração sexual por adultos e a remuneração em espécie ao menino, à menina, a terceiros ou várias outras pessoas. Nessa situação, a criança é tratada como um objeto sexual para o prazer de um adulto e uma mercadoria, pois a relação é consumada mediante pagamento. É uma violação dos direitos fundamentais da criança e coerção e violência, geralmente acompanhada de trabalho forçado e formas contemporâneas de escravidão.
Já o tráfico de pessoas constitui o recrutamento, transporte, transferência, alojamento ou recolhimento de pessoas pela força, ameaça ou outras formas de coerção, como fraude, engano ou abuso de autoridade. É importante observar que o tráfico de pessoas envolve as mesmas condições observadas no aliciamento para exploração de trabalho escravo. Nelas, o trabalhador também é submetido a condições materiais objetivas que abrangem estratégias de recrutamento, promessas de transporte e alojamento e condições subjetivas de realização, que envolvem promessas de ganhos, ocupação, condições de trabalho melhores.
Uma pesquisa coordenada nacionalmente pelo centro de Referência. Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria), em 2002, revelou que o perfil das pessoas aliciadas pelo tráfico de seres humanos é geralmente do sexo feminino, com idades entre 15 e 25 anos, pardas ou negras. A maioria é oriunda de classes sociais mais baixas, com pouca escolaridade, mora em bairros periféricos com carência de saneamento, transporte e outros serviços públicos, tem filhos e exerce atividades pouco qualificadas, como serviços domésticos (arrumadeira, empregada doméstica, cozinheira) ou no ramo de serviços (auxiliar de serviços gerais, garçonete, balconista). Mal remuneradas, sem registo, muitas estabelecem uma rotina desmotivadora e desprovida de possibilidades de ascensão social, o que as torna presa fácil para os aliciadores, que prometem ganhos vultuosos e rápidos no exterior.

Perguntas.
1.       Explique o processo de coisificação, segundo o texto.
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2.       Qual o principal público utilizado no trafico de pessoas e quais as práticas para quais são direcionadas?
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3.       Como ficou definida a exploração sexual de crianças e adolescentes aprovada em Estocolmo?
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4.       Explique, como se constitui o tráfico de pessoas?
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5.       Qual o perfil das pessoas aliciadas pelo o tráfico de seres humanos?
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