ATIVIDADE
DE ELETIVA – 2º BIMESTRE
ENSINO MÉDIO
PROFESSORES:
EDUARDO DE OLIVEIRA SANTOS
MARIA JOSÉ F. BATISTA
” Segurança
Pública se faz com pessoas que conseguem aliar boas ideias,
planejamento
e ação.”
(Ivenio Herme
·
TEMA: Segurança Pública: Profissões
·
HABILIDADE: H45 -
Posicionar-se criticamente sobre os processos de transformações políticas,
econômicas, culturais e sociais.
SEGURANÇA
PÚBLICA: PROFISSÕES
LEITURA
E ANÁLISE DE TEXTO I
“No
passado, ligar a Zona Norte à Zona Sul do Rio de Janeiro simbolizava a
esperança de aproximar a cidade partida. Hoje, crimes absurdos unem as zonas da
cidade em abraços inconsoláveis. A cada dez minutos, uma pessoa é vítima de
homicídio no Brasil. O discurso oficial de que segurança pública não pode ser
só polícia faz sentido. A conhecida carência de políticas sociais tem parcela
imensa de importância nesse quadro. Segurança não é só polícia, mas é política
também. “
Paula
Cesarino Costa. Contágio da indiferença. In: Folha de S.Paulo, 21/5/2015, p. A2
(com adaptações).
LEITURA
E ANÁLISE DE TEXTO II
“Dois
fatos trágicos que chocaram o Rio de Janeiro recentemente — a morte de dois
jovens em um morro, depois de uma operação policial, e a de um ciclista na Zona
Sul da cidade — têm uma causa semelhante, que é a incapacidade do poder público
de lidar com os jovens pobres, mas a repercussão deles é bastante diversa, sem
que se faça a necessária reflexão sobre isso. Para muitos, trata-se de um
problema exclusivo de segurança pública. Para outros, esse é um problema ainda
maior e muito mais complexo.”
André
Luís Machado de Castro. Menos presídios e mais escolas. In: O Globo, 22/5/2015,
p. 9 (com adaptações).
LEITURA
E ANÁLISE DE TEXTO III
“Aos
dezesseis anos, os jovens podem votar, isto é, escolhem os nossos representantes
nas câmaras e assembleias e nos cargos executivos. Emancipados, podem realizar
todos os atos da vida civil, inclusive contrair matrimônio. A verdade é que os
jovens de dezesseis anos de idade têm, de regra, capacidade de entender a
conduta criminosa.”
Carlos
Velloso. Jovem de 16 anos é capaz de entender conduta criminosa. In: O Globo,
22/5/2015, p. 9 (com adaptações).
LEITURA
E ANÁLISE DE TEXTO IV
“Em
vinte e cinco anos de existência do Estatuto da Criança e do Adolescente, o
Estado foi o que mais infringiu a lei. Não implementou as medidas previstas no
estatuto, que têm o intuito de transformar o adolescente em cidadão do bem. Com
raríssimas exceções, os estabelecimentos destinados à ressocialização dos
infratores são calabouços revestidos de violência e desrespeito aos direitos
fundamentais dos jovens. O sistema educacional é ruim. A saúde pública é
vergonhosa. Nas regiões de baixa renda, os jovens são encarados como mão de
obra fácil e barata na luta diária pela sobrevivência.
Na
periferia urbana, eles são as principais vítimas da violência que todos querem
combater.”
Correio
Braziliense. Editorial: O fiasco da punição a jovens infratores. 23/5/2015, p.
12 (com adaptações).
Considerando que os fragmentos de
textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: SEGURANÇA
PÚBLICA: DEVER DO ESTADO, DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS
Ao
elaborar o texto, faça o que se pede a seguir:
ü Discorra a respeito do debate
atual dentro dos meios de comunicação e na escola pública sobre reduzir ou não
a maioridade penal;
ü Comente a respeito do sistema
prisional brasileiro e da reincidência criminal de jovens e adultos.
OBS: Mínimo
de cinco linhas para cada resposta solicitada na atividade. A atividade pode
ser enviadas para o e-mail: eeromeuhumanas@gmail.com ou edwolys@hotmail.com
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