quinta-feira, 9 de julho de 2020

ELETIVA (EM - PEI) - TEMA: PROFISSÕES - SEGURANÇA PÚBLICA


ATIVIDADE DE ELETIVA – 2º BIMESTRE
ENSINO MÉDIO
PROFESSORES: EDUARDO DE OLIVEIRA SANTOS
                               MARIA JOSÉ F. BATISTA
” Segurança Pública se faz com pessoas que conseguem aliar boas ideias,
planejamento e ação.”
(Ivenio Herme
·                 TEMA:    Segurança Pública: Profissões
·                 HABILIDADE: H45 - Posicionar-se criticamente sobre os processos de transformações políticas, econômicas, culturais e sociais.

SEGURANÇA PÚBLICA: PROFISSÕES

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO I
            No passado, ligar a Zona Norte à Zona Sul do Rio de Janeiro simbolizava a esperança de aproximar a cidade partida. Hoje, crimes absurdos unem as zonas da cidade em abraços inconsoláveis. A cada dez minutos, uma pessoa é vítima de homicídio no Brasil. O discurso oficial de que segurança pública não pode ser só polícia faz sentido. A conhecida carência de políticas sociais tem parcela imensa de importância nesse quadro. Segurança não é só polícia, mas é política também. “
Paula Cesarino Costa. Contágio da indiferença. In: Folha de S.Paulo, 21/5/2015, p. A2 (com adaptações).

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO II
            “Dois fatos trágicos que chocaram o Rio de Janeiro recentemente — a morte de dois jovens em um morro, depois de uma operação policial, e a de um ciclista na Zona Sul da cidade — têm uma causa semelhante, que é a incapacidade do poder público de lidar com os jovens pobres, mas a repercussão deles é bastante diversa, sem que se faça a necessária reflexão sobre isso. Para muitos, trata-se de um problema exclusivo de segurança pública. Para outros, esse é um problema ainda maior e muito mais complexo.”
André Luís Machado de Castro. Menos presídios e mais escolas. In: O Globo, 22/5/2015, p. 9 (com adaptações).

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO III
            “Aos dezesseis anos, os jovens podem votar, isto é, escolhem os nossos representantes nas câmaras e assembleias e nos cargos executivos. Emancipados, podem realizar todos os atos da vida civil, inclusive contrair matrimônio. A verdade é que os jovens de dezesseis anos de idade têm, de regra, capacidade de entender a conduta criminosa.”
Carlos Velloso. Jovem de 16 anos é capaz de entender conduta criminosa. In: O Globo, 22/5/2015, p. 9 (com adaptações).

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO IV
            “Em vinte e cinco anos de existência do Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estado foi o que mais infringiu a lei. Não implementou as medidas previstas no estatuto, que têm o intuito de transformar o adolescente em cidadão do bem. Com raríssimas exceções, os estabelecimentos destinados à ressocialização dos infratores são calabouços revestidos de violência e desrespeito aos direitos fundamentais dos jovens. O sistema educacional é ruim. A saúde pública é vergonhosa. Nas regiões de baixa renda, os jovens são encarados como mão de obra fácil e barata na luta diária pela sobrevivência.
            Na periferia urbana, eles são as principais vítimas da violência que todos querem combater.”
Correio Braziliense. Editorial: O fiasco da punição a jovens infratores. 23/5/2015, p. 12 (com adaptações).

          Considerando que os fragmentos de textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: SEGURANÇA PÚBLICA: DEVER DO ESTADO, DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS
            Ao elaborar o texto, faça o que se pede a seguir:
ü   Discorra a respeito do debate atual dentro dos meios de comunicação e na escola pública sobre reduzir ou não a maioridade penal;
ü  Comente a respeito do sistema prisional brasileiro e da reincidência criminal de jovens e adultos.
OBS: Mínimo de cinco linhas para cada resposta solicitada na atividade. A atividade pode ser enviadas para o e-mail: eeromeuhumanas@gmail.com ou edwolys@hotmail.com


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