sexta-feira, 10 de julho de 2020

ATIVIDADES DE CÓDIGOS, LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS 7º ANO (TAREFA 6)

Entrega para no máximo dia 24/07 no e-mail:  romeumontorofundamental@gmail.com
Obs. Não esqueça de colocar seu nome completo, número e série no corpo do e-mail. 
PROBLEMATIZANDO AS DANÇAS URBANAS.

Agora chegou o momento de refletir e colocar em prática tudo que aprendeu até aqui.

Situação-problema: Descreva no caderno de educação física como se você fosse um instrutor de dança, como solucionaria ou traria uma melhor abordagem para a problematização abaixo, pensando nas capacidades físicas que estudamos anteriormente.
  •   Situação 1 – Julia é estudante do sétimo ano que possui diversas habilidades com a dança de rua, pois pratica desde sua infância. Já Isabela, sua colega de classe, possui vivência apenas no ballet clássico. Como as habilidades motoras destas estudantes poderiam contribuir com os movimentos do Street dance nas aulas de Educação Física? Justifique em relação ao espaço, ritmo e gestos.
  • 2     Situação 2 – Felipe e José são estudantes de uma escola estadual. Neste bimestre irão aprender sobre as Danças urbanas. Os dois possuem vivência apenas com o futebol. 


      Quais serão as dificuldades e facilidades que estes estudantes irão encontrar no que diz respeito ao ritmo da dança? Quais as dicas que você poderia dar para ajudá-los nesta empreitada? Justifique no caderno conforme sua experimentação e daquilo que você viu nos vídeos anteriores, no abaixo e o que foi transmitido no CMSP. 

Abaixo assistiremos um vídeo de aula de Ballet, onde vocês podem comparar as características e pensar no que pode ser aproveitado como base para uma dança de rua:



LÍNGUA PORTUGUESA

PROF. ROBSON - 7º B

Últimos exercícios do Caderno do Aluno - Aprender Sempre - Língua Portuguesa - 7° B 




PROFª TELMA - 7º A


TECNOLOGIAS


Notícia falsa – Wikipédia, a enciclopédia livre

Responda as questões 
  1. Como você se mantém informado?
  2. Quais sites você confia para saber das noticias do Brasil e do Mundo?
  3. Quais fake news andam circulando no momento?
  4. Como checar se as informações são verdadeiras?
  5. Em sua opinião o que podemos fazer para não sermos propagadores de fake news?

LÍNGUA INGLESA



Writting your own Biograph – Escrevendo sua própria biografia

Pense sobre suavida e fatos importantes / interessantes e crie sua própria biografia!




Hora da Leitura

Profª Graça

 

Canção de vidro





E nada vibrou...
    Não se ouviu nada...
    Nada...

    Mas o cristal nunca mais deu o mesmo som.

    Cala, amigo...
    Cuidado, amiga...
    Uma palavra só
    Pode tudo perder para sempre...
    E é tão puro o silêncio agora!

    Mario Quintana (Canções, p 26)



Exercícios:
Após a leitura e ouvir a professora Graça recitando o poema, faça uma reflexão sobre ele. O que você entendeu? Qual a mensagem que o autor quis passar para você? 

Escreva um texto breve e encaminhe para o email da escola: romeumontorofundamental@gmail.com  ou  pelo whatsApp do seu professor tutor.


ARTES


1 - Quando você desenvolve sua ação corporal, o que você sente? Por quê?
2 – O que você achou de mais interessante?
3 – Em uma folha de sulfite ou no caderno de desenho, crie um mapa conceitual ou infográfico,
para representar os elementos de movimento corporal, estruturando suas ideias. Explique como os fatores
do movimento (espaço, tempo, peso e influência) se relacionam com sua ação corporal?
4 – O que podemos perceber sobre os fatores do movimento corporal na coreografia?
5 – Dentro da coreografia Espaço, quais são os elementos utilizados na movimentação?
Exemplifique quando isso ocorre na apresentação.






ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS (LÍNGUA PORTUGUESA)






EXERCÍCIOS - ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS (LÍNGUA PORTUGUESA) – 8º ANOS


Habilidade: Identificar marcas asseverativas ou quase asseverativas relacionadas às ideias de concordância ou discordância em um texto.

Marcas asseverativas: podem ser afirmativas (evidentemente, obviamente, claro etc.) ou negativas (de forma alguma, de jeito nenhum etc.).
Marcas quase asseverativas: indicam ideia de dúvida (provavelmente, possivelmente, supostamente etc.)

EXERCÍCIOS

1. Leia o texto a seguir:

Suicídio digital
Marcos R. Ferreira

  Andar pelas ruas, pegar o ônibus, fazer compras, ir ao cinema. Qualquer atividade cotidiana inclui o uso do celular, em alguns casos quase como uma extensão do próprio corpo. Nenhuma dessas atividades, aparentemente simples, está imune à existência dele. Imersas em um mundo quase utópico, caminham as pessoas, comprometidas com uma realidade que aparenta não dialogar de forma explícita com as relações de convívio humanas.
  Mas o que caracterizaria, então, as tais relações citadas? Muitas pessoas discorrem sobre a solidão que sentem, mesmo estando cercadas de pessoas em suas redes, compartilhando cada passo realizado durante o dia. Compartilhar virou sinônimo de estar presente, de encarar um personagem virtual que deveria ser um simulacro daquilo que se é na realidade.
  Fotos selecionadas no Instagram, feitas com o auxílio dos mais potentes filtros; discursos de ódio, construídos a partir de uma ignorância meticulosamente encorajada pelos donos do poder instituído, no Facebook; frases racistas e homofóbicas destiladas no Twitter; fake news distribuídas como verdades absolutas pelo WhatsApp... Perfis falsos criados especialmente para atrair pretendentes no Tinder...
  Tudo isso, e a percepção sobre tais coisas, têm encorajado um número cada vez maior de pessoas a cometerem o chamado suicídio digital, ou seja, um procedimento que possibilita desaparecer do mundo virtual. É possível apagar as contas das redes sociais e também solicitar aos mecanismos de busca e pesquisa, como o Google, por exemplo, que os dados que possibilitam rastrear as trajetórias no universo online do interessado sejam efetivamente deletados. Tentar retomar a realidade e efetivamente viver, sem filtros.     Decisão complicada quando nosso dia é tomado pela participação efetiva em redes sociais, compartilhando sonhos, ideias e perfis falsos, tentando acreditar que somos aquilo que gostamos de teclar.
  Poucas pessoas relacionam-se com as redes sociais sem serem tragadas para um universo digital paralelo. O sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Baumann, em seu livro “A modernidade líquida”, trata da ideia do sujeito líquido, ou seja, aquele em que inúmeras identidades se manifestam em momentos diferentes. Esse conceito se aplica perfeitamente à construção de uma identidade fragmentada que podemos observar nas pessoas que são usuárias de várias redes sociais. É relativamente simples viver uma fantasia de poder e empoderamento através da navegação online.
  Decidir então, por afastar-se desse universo torna-se muito difícil, principalmente para a geração dos denominados nativos digitais, que possuem uma relação muito mais imbricada ao uso das ferramentas tecnológicas. Libertar-se, portanto, de uma vida regrada por uma dependência à participação em um mundo virtual significa amadurecer a ideia de conviver de forma mais simples, mais humana.
  Obviamente não significa distanciar-se da tecnologia ou algo nesse sentido, mas deixar de expor publicamente suas escolhas e sua vida como algo natural. Claro que se a vida da pessoa se baseia 100% em articulações presentes no mundo digital, é preciso verificar as consequências que um sumiço das redes pode proporcionar.
  Ter milhares de amigos nas redes sociais e ninguém para conversar pessoalmente, em um barzinho, ou mesmo em casa. Coisa de gente velha? Coisa obsoleta já que é possível trocar impressões via redes digitais? Pode ser... Ou não... Retomando a ideia de identidade fragmentada, somos seres múltiplos, mas a identidade de cada um é particular e única.     Criar no meio digital uma ilusão a respeito do que somos, em algum momento, nos colocará em situações difíceis de resolver. Além disso, ao associar-se a uma rede qualquer, nossa privacidade deixa de existir, e podemos ser expostos a qualquer momento a toda sorte de situações.
  Nesse caso, cometer o chamado suicídio digital pode ser uma boa saída para tentar ter uma vida real, mais saudável e verdadeiramente próxima de nossa família e amigos.


2- Após realizar a leitura do texto acima e verificar a breve explicação de marcas asseverativas e quase asseverativas, responda:

a.) No texto, há marcas asseverativas ao longo da sua construção? Em caso afirmativo, ela ocorre por meio de quais expressões?

b.) E marcas quase asseverativas? Em caso afirmativo, por meio de quais expressões?

3. Qual é o sentido que essas expressões atribuem ao texto? 





PROTAGONISMO JUVENIL 7º A




Habilidades: reconhecer possíveis potenciais, organiza-los mentalmente e registra-los.
Recursos necessários: caderno, lápis / canetas e espaço tranquilo.

Para reconhecer o potencial
É impressionante como nos focamos nas nossas limitações, na lacuna entre o que conseguimos fazer e o que consideramos ideal. Isso acontece com diversas pessoas, que acabam cultivando a crença de que não são pessoas talentosas o bastante na vida”, e com você, não acontece o mesmo? No fundo, é difícil reconhecer e apreciar outro ponto de vista além do seu? Vamos realizar o seguinte exercício:
Exercício: Encontre um lugar confortável, sem distrações. Conforme ler cada etapa do exercício, feche os olhos e respire tranquila e profundamente. Quando estiver pronto(a), retorne mentalmente para estes três momentos da sua vida:

a) De que jogos você mais gosta? Quando brinca, que personagens você escolhe e que papéis você interpreta? Alguma semelhança com sua profissão hoje?
b) Que passatempos e atividades te deixam tão feliz que você nem vê a hora passar? O que isso diz sobre você?
c) Volte para um ponto alto, um dos últimos dois anos na escola ou com amigos, em que você viveu e se sentiu ótimo. Qual foi o impacto que te causou? E como isso impactou sua vida?
Relembrando esses momentos, o que você mais valoriza em você? O que te encheria de orgulho se ouvisse seus colegas contando para outras pessoas?
Esses são seus pontos fortes – aos quais você talvez não se atenta. Da mesma forma que você tem e havia se esquecido dos seus, as outras pessoas também apresentam potenciais, que podem até estar guardados, e podem surpreender você, dos quais você pode usar a seu favor, como um líder. Um líder é aquele que anda junto com seus colegas e também os orienta. Basta que elas tenham a chance de colocá-los em prática junto com você!

Depois de toda essa experiencia, coloque seus registros no caderno de protagonismo juvenil e envie uma imagem para o e-mail da escola. Boa tarefa!

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