segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Ciências Humanas - 8º ano (3º bimestre)

       Registre em seu caderno a data que você fez as atividades, leia com atenção o texto, não esqueça de enviar após responder as questões para o e-mail da escola, seu professor ou no grupo da sua Tutoria, sempre colocando nome e série. Bons estudos!!!                         

                                          HISTÓRIA - PROF. TATIANA

                             História da resistência negra no Brasil


                                https://brasilescola.uol.com.br/historiab/a-resistencia-dos-escravos.htm


1 - Os negros escravizados no Brasil colonial, não aceitaram pacificamente a escravidão que lhes foram imposta. Resistiram bravamente e ainda hoje resistem ao racismo e à exclusão. Acesse o link acima e escreva no seu caderno as formas de resistência à escravidão no Brasil Colonial.

2 - Pesquise na Internet sobre Abolicionismo no Brasil e responda: quando teve início o processo de abolição da escravidão no Brasil, quem participava deste movimento?

3 - Darwinismo social é um nome moderno dado a várias teorias da sociedade, que surgiram no Reino UnidoAmérica do Norte e Europa Ocidental, na década de 1870. Trata-se de uma tentativa de se aplicar o darwinismo nas sociedades humanas. Descreve o uso dos conceitos de luta pela existência e sobrevivência dos mais aptos, para justificar políticas que não fazem distinção entre aqueles capazes de sustentar a si e aqueles incapazes, de se sustentar. Esse conceito motivou as ideias de racismo na época.

Faça uma pesquisa sobre Darwin e a Teoria da Evolução. Registre em seu caderno.

4 - Acesse o link abaixo e responda: De que forma os europeus utilizaram o Darwinismo para justificar a colonização de povos considerados inferiores pelos discursos racistas do século XIX?

https://www.todamateria.com.br/darwinismo-social/

5 - Faça uma pesquisa sobre os indígenas no século XIX (como viviam, resistências, lutas por direitos). Registre em seu caderno.


_______________________________________________________________________

PROJETO DE VIDA - PROFS. TATIANA E CLEITON

                Os Conselhos da escola e a representatividade

Aprender a ser Líder de Turma é importante, mas aprender a ser representado pelo Líder também é! 

Líder de Turma é o aluno que, indicado e eleito pelos colegas, desempenha o importante papel de representá-los diante da equipe escolar, especialmente da direção da escola. Portanto, o Líder tem a responsabilidade de ouvir as necessidades e os interesses da turma e, orientado pela direção e pelos professores, estimular a participação dos colegas nas ações e decisões da escola, por meio de vivências de liderança, agindo como protagonista.

Reflita sobre as funções do líder de turma e responda:

1 - Quais características deve ter um representante de classe?

2 - É importante para você sentir-se representado? Por quê?


_________________________________________________________________________

    Registre em seu caderno a data que você fez as atividades, leia com atenção o texto, não esqueça de enviar após responder as questões para o e-mail da escola, seu professor ou no grupo da sua Tutoria, sempre colocando nome e série. Bons estudos!!!                 

                        GEOGRAFIA - PROF. VALDINEI


                                                        Texto: BRICS

Mecanismo formado por países chamados “emergentes”, o BRICS possui um grande peso econômico e político e pode desafiar as grandes potências mundiais.

O BRICS é um agrupamento econômico atualmente composto por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Não se trata de um bloco econômico ou uma instituição internacional, mas de um mecanismo internacional na forma de um agrupamento informal, ou seja, não registrado burocraticamente com estatuto e carta de princípios.

Em 2001, o economista Jim O´Neil formulou a expressão BRICs (com “s” minúsculo n ofinal para designar o plural de BRIC), utilizando as iniciais dos quatro países considerados emergentes, que possuíam potencial econômico para superar as grandes potências mundiais em um período de, no máximo, cinquenta anos. 

O que era, no início, apenas uma classificação utilizada por economistas e cientistas políticos para designar um grupo de países com características econômicas em comum, passou, a partir de 2006, a ser um mecanismo internacional. Isso porque Brasil, Rússia, Índia e China decidiram dar um caráter diplomático a essa expressão na 61º Assembleia Geral das Nações Unidas, o que propiciou a realização de ações econômicas coletivas por parte desses países, bem como uma maior comunicação entre eles.

A partir do ano de 2011, a África do Sul também foi oficialmente incorporada ao BRIC, que passou então a se chamar BRICS, com o “S” maiúsculo no final para designar o ingresso do novo membro (o “S” vem do nome do país em Inglês: South Africa).

Atualmente, os BRICS são detentores de mais de 21% do PIB mundial, formando o grupo de países que mais crescem no planeta. Além disso, representam 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o maior poder de consumo do mundo.

Destacam-se também pela abundância de suas riquezas nacionais e as condições favoráveis que atualmente apresentam para explorá-las.

Com base no texto e em seus conhecimentos, faça as questões abaixo em seu caderno e não deixe de enviar para o seu professor de Geografia ou responsável pela sua Tutoria. Boa Sorte!

1) Qual a importância da 61º Assembleia Geral das Nações Unidas para o

BRICs?

2) Por que a sigla BRICs aparece com “s” minúsculo no final ?

3) Por que os integrantes do BRICs são denominados emergentes?

4) Em que ano a África foi oficialmente incorporada ao BRICS?

5) Descreva nas linhas abaixo os nomes dos países que compõem os BRICs:

Com base no texto e em seus conhecimentos, faça as questões abaixo em seu

caderno e não deixe de enviar para o seu professor de Geografia ou responsável pela

sua Tutoria. Boa Sorte




Nenhum comentário:

Postar um comentário