PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO
1) Leia o fragmento
abaixo e responda .
Fragmento ( Peça de teatro )
PADRE : ( aparecendo na igreja) Que gritaria é essa ?
CHICÓ : Mandaram
avisar que uma pessoa vai trazer um cachorro para o senhor benzê.
PADRE : Para eu benzer?
CHICO : Sim.
PADRE : ( com
desprezo ) Que maluquice ! Que besteira !
JOÃO GRILO : Mas
padre , no dia em que chegou o motor novo do Major Antônio de Morais o senhor não benzeu ?
PADRE : Motor é
diferente, é uma coisa que todo
mundo benze, mas benzer cachorro ?
JOÃO GRILO : É Chicó, o padre tem razão, benzer o cachorro
do Major Antõnio de Morais não pode.
PADRE : Como ? E o
dono do cachorro é Antônio Morais ?
JOÃO GRILO : É . Eu
não queria vir, com medo de que o senhor
se zangasse.
PADRE : ( sorrindo ) Zangar nada, João Grilo!
JOÃO GRILO : (
CORTANTE ) Quer dizer que benze , não é?
PADRE : Não vejo mal nenhum em se abençoar as criaturas de
Deus. Diga ao Major que venha. Eu estou esperando . ( entra na igreja ).
Agora responda :
A) O texto acima é considerado literário ou não literário?
B) Quais
características esse texto possui para
ser considerado o que você disse na
questão " a " ?
C) A qual gênero pertence esse tipo de texto ( Lírico,
épico, ou dramático ?
D ) Quais características esse texto possui para ser considerado o que você disse na questão " c " ?
E) Por que o padre resolveu benzer o cachorro no texto
acima?
2 ) Faça um artigo de opinião com o tema :
" A violência contra
a mulher "
" OBS"
Colocar título
Boa Sorte
INGLÊS- PROFESSROA ROSILENE
ESCOLA ________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________TURMA:___________
NOME:_______________________________________________________________
THE SIMPLE FUTURE TENSE
Há muitas formas de expressar ações no futuro. Uma forma
muito utilizada é:
Will +forma básica do verbo principal:
The future will be wonderful.
O futuro será maravilhoso.
FORMAÇÃO DO FUTURO COM WILL
Usa-se a mesma forma Will( ou a forma contrata ‘II) para
todas as pessoas. Com I e We é possível substituir Will por shall ( que tem
também a forma contrata ‘II), mas esse uso é próprio da linguagem formal.
Observe e faça a comparação:
We will go to the party tomorrow.
(Nós iremos à festa amanhã.)
We’II have a lot of fun, I´m sure. ( estilo informal)
(Nós nos divertiremos muito, tenho certeza.)
We shall overcome-someday.( estilo formal)
(Venceremos – um dia.)
Para obter a forma negativa é só acrescentar not depois de
will/shall.
I will not (won´t) go to scholl tomorrow.
Para obter a forma interrogativa coloca-se will/shall no
início da pergunta.
Will I see you tomorrow?
USO DO WILL NO FUTURE
Will indica uma ação, acontecimento, ou previsão quanto ao
futuro:
The future will bring wonderful things.
(O future trará coisas maravilhosas.) Who will win the next
World Cup?
(Quem ganhará a próxima Copa do Mundo?)
O shall é usado em perguntas com I ou We, quando se pede
instruções ou então se oferece, sugere ou convida.
It´s a bit cold. Shall I close the window?
(Está um pouco frio.Fecho/Devo fechar a janela?)
Após ouvir a canção da cantor Anitta, responda:
1.Observe “Will I See
You”, uma possível tradução para o título da canção seria: a.Eu irei te ver?
b.Eu vou vê-lo?
c.Você irá me ver?
d.Nos veremos?
2.Transcreva a tradução em inglês para o trecho: “Agora que
meu amor está ligado
Por todo o caminho até você, eu não vou desligar.”
“Now that my love is on
All the way on you, I won't turn it off”
3.Assinale na alternativa que melhor traduz os versos a
seguir:
“I've been planting seeds in our ground
Watching us grow for a while
Pray the sun stays shinin' down on us
I hope it do…”
a.”Eu venho plantando sementes no nosso solo
Observo nós dois crescendo
Rezo para que o sol continue brilhando sobre nós
Espero que continue.”
b. “Eu tenho plantado sementes no nosso solo
Observando-nos crescer por um tempo
Reze, o sol continua a cair sobre nós
Espero que faça.”
c.Você vem plantando sementes no nosso solo Observando nós
dois crescendo
Rezamos para que o sol continue a brilhar Esperamos unidos.
d. Plantamos sementes no nosso solo
Observando nós dois crescendo
Rezamos para que o sol continue a brilhar Esperamos unidos.
4.Onde o eu lírico conheceu seu amor, de acordo com o verso
“Met you on the block...”
a.em um bloco.
b.em uma quebrada.
c.em um consultório.
d.em um lugar obscuro.
5.Qual questionamento o eu lírico faz nos versos “When it's
all said and done, will I see you?”
Quando tudo acabar, eu irei te ver?
6.O verso: Will I see you?” está na forma negativa,
interrogativa ou afirmativa?
Justifique sua resposta.
Na forma interrogativa, pois a mesma é obtida colocando will no início da pergunta.
7.Ordene as frases abaixo:
a.will/explain/you/to/I I will explain to you.
b.will/give/a party/ My parents My parents will give a
party.
c.will/swim/Jardel Jardel will swim.
d.will/invite/us for lunch/Samuel Samuel will invite us for
lunch!
e.will/always/I/love you I will always love you.
f.will/I/take/an/orange I will take an orange.
8.Indique se a frase está na forma negativa, interrogativa
ou afirmativa:
a.I will travel. (afirmativa,negativa, interrogativa)
b.I won´t travel. (afirmativa,negativa, interrogativa)
c. Will you
do me a favor? (afirmativa,negativa, interrogativa)
d. Will he
travel tomorrow? (afirmativa,negativa, interrogativa)
e. I will
drop by to see her. (afirmativa,negativa, interrogativa)
f. Will
they move to Ireland next year? (afirmativa,negativa, interrogativa)
g. She won’t
sing at the talent show. (afirmativa,negativa, interrogativa)
h. It will
rain a lot next week.
(afirmativa,negativa, interrogativa)
i. I will
not travel to England next month. (afirmativa,negativa, interrogativa)
GEOGRAFIA –
PROFESSORA IVANETE
https://video.nationalgeographic.com/video/00000144-0a41-d3cb-a96c-7b4d102f0000
https://tvbrasil.ebc.com.br/novaafrica/episodio/o-desafio-da-agricultura-africana
https://tvbrasil.ebc.com.br/novaafrica/episodio/africa-um-continente-repleto-de-sabores
https://razoesparaacreditar.com/africa-imagens-positivas/
https://razoesparaacreditar.com/africa-imagens-positivas/
Copiar o link colar
em uma pagina do google e assistir, após assistir fazer uma resenha de tudo que
aprendeu dando sua opinião no final. O mapa e apenas para pintar.
FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN
O vídeo a ser pensado
(https://www.youtube.com/watch?v=LWvDekp6Kz4) nos apresenta dezenas de homens
pisoteados voluntariamente por vacas e touros, na aldeia de Bhidawad, no estado
de Ujjain, na Índia. 80% da população do país é de religião hindu, crença que
promulga, entre outras bases religiosas, que a vaca teria em seu corpo a
presença de vários deuses, motivo pelo qual a carne bovina enquanto alimento é
passível até de prisão em alguns estados.
Na
crença hinduísta, muitos deuses têm animais como montarias, que acabam ganhando
status de animal sacro. É o caso da vaca de Shiva, conhecida como Nandi, que
estaria representada em cada vaca que habita a Índia. Além de carregar Shiva, o
bovino, conforme o hinduísmo, teria o papel de controlar os impulsos do deus
apontado pela religião como o ente responsável pela renovação. A exemplo da
vaca, outros animais contam com a adoração dos indianos, como o rato, que é o
veículo do deus Ganesh, ou búfalo, que é o meio de transporte do deus Yam,
explica Pinheiro. No caso da vaca, a importância como animal sagrado ganhou
fama pelo mundo pelo fato de Shiva ser um dos poucos entre os cerca de 30 mil
deuses do hinduísmo que é adorado em toda a Índia. A maioria dos deuses é
reverenciado em apenas determinadas regiões. Isso explica a carne de bufalo
estar presente, por exemplo, como um substituto equivalente à carne bovina em
mais regiões indianas.
No
festival filmado pela reportagem, os participantes que vemos acreditam que as
lesões sofridas trarão sorte a eles na medida em que os machucados forem se
cicatrizando. Acredita-se que o ritual resolva todos os seus problemas e os
abençoe com prosperidade. A antiga tradição é celebrada no dia seguinte ao
Diwali, o festival das luzes. Apesar de ser perigoso, centenas de pessoas
viajam para a cidade para deitar no chão e serem atropeladas por animais.
Escreva
um hábito cultural, ou em um fato corriqueiro, que esteja presente na realidade
da sociedade brasileira, e que você ache diferente, peculiar, surpreende (ou
que você ache que poderia ser considerado estranho em outros países).
MATEMÁTICA – PROFESSOR LOURIVAL
QUIMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO
E. E. Romeu Montoro | Química 3º ano Ensino Médio |
Professora: Maria do Carmo
Nome: _____________________________________________ nº____
Turma______
Atividade I do 3º Bimestre
COMPOSIÇÃO, PROCESSAMENTO E USOS DO PETRÓLEO, DO GÁS NATURAL
E DO CARVÃO MINERAL
OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de
classe, assim como fazemos em aula.
Faça com muito carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as
questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado
no retorno presencial.
Vídeo ►
Petróleo! Como é
extraído...
►
https://youtu.be/TV4svA7lTuU
Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:
1. O que é o petróleo? De onde ele vem?
2. Como o petróleo é extraído?
3. Você conhece algum derivado do petróleo? Qual(is)?
4. Podemos usar petróleo como combustível no carro?
5. Existem outras fontes de combustíveis?
6. Qual o tratamento dado ao petróleo após sua extração?
BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES
A sistemática é a ciência dedicada a inventariar e descrever
a biodiversidade e compreender as relações filogenéticas entre os organismos.
Inclui a taxonomia (ciência da descoberta, descrição e
classificação das espécies e grupo de espécies, com suas normas e princípios) e
também a filogenia (relações evolutivas entre os organismos). Em geral, diz-se
que compreende a classificação dos diversos organismos vivos. Em biologia, os
sistematas são os cientistas que classificam as espécies em outros táxons a fim
de definir o modo como eles se relacionam evolutivamente.
O objetivo da classificação dos seres vivos, chamada
taxonomia, foi inicialmente o de organizar as plantas e animais conhecidos em
categorias que pudessem ser referidas. Posteriormente a classificação passou a
respeitar as relações evolutivas entre organismos, organização mais natural do
que a baseada apenas em características externas.
Para isso se utilizam também características ecológicas,
fisiológicas, e todas as outras que estiverem disponíveis para os táxons em
questão. é a esse conjunto de investigações a respeito dos táxons que se dá o
nome de Sistemática. Nos últimos anos têm sido tentadas classificações baseadas
na semelhança entre genomas, com grandes avanços em algumas áreas, especialmente
quando se juntam a essas informações aquelas oriundas dos outros campos da
Biologia.
A classificação dos seres vivos é parte da sistemática,
ciência que estuda as relações entre organismos, e que inclui a coleta,
preservação e estudo de espécimes, e a análise dos dados vindos de várias áreas
de pesquisa biológica.
O primeiro sistema de classificação foi o de Aristóteles no
século IV a.C., que ordenou os animais pelo tipo de reprodução e por terem ou
não sangue vermelho. O seu discípulo Teofrasto classificou as plantas por seu
uso e forma de cultivo.
Nos séculos XVII e XVIII os botânicos e zoólogos começaram a
delinear o atual sistema de categorias, ainda baseados em características
anatômicas superficiais. No entanto, como a ancestralidade comum pode ser a
causa de tais semelhanças, este sistema demonstrou aproximar-se da natureza, e
continua sendo a base da classificação atual. Lineu fez o primeiro trabalho
extenso de categorização, em 1758, criando a hierarquia atual.
FONTE:
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/bioclassifidosseresvivos.php
Aula 01
- Ler o
texto com bastante atenção;
- Selecionar
cinco palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e
escrever no caderno.
Aula 02
-Responder às seguintes questões:
a) Explique
a Sistemática.
b) Qual é o
objetivo da classificação dos seres vivos?
c) Qual é o
nome do cientista que fez o primeiro trabalho extenso sobre a classificação dos seres vivos?
d) Quais são
as características utilizadas para a classificação dos seres vivos?
e) Quais
foram os critérios utilizados por Aristóteles no século IV a.c.?
Aula 03
Produção textual (redação)
Escreva sobre a importância da classificação dos seres
vivos.
Aula 04
Pesquise um texto
sobre a Classificação dos seres vivos (diferente do meu)., e escreva no
seu
caderno.
FÍSICA – PROFESSOR RONALDO
ROMEU MONTORO
Nome: ____________________________________ Série: 3º _____
EXERCÍCIOS PROPOSTOS:
01- Calcular a
potência de uma torneira elétrica ligada em uma tensão de U = 220 Volts e
corrente elétrica de I = 3 ampéres.
02- Calcular a
tensão elétrica que um chuveiro de potência
de P = 2200 Watts e corrente elétrica de I = 20 Ampéres.
03- Calcular a
corrente elétrica que um secador de cabelo de potência P = 3600 Watts e tensão
elétrica de U = 220 Volts recebe.
04- Calcular a
potência elétrica que um aparelho com especificações de tensão elétrica U = 380
Volts e corrente de I + 0,5 Ampéres.
HISTÓRIA – PROFESSOR CARLOS ANDRÉ
Imperialismo, Neocolonialismo e Teoria Racial
Habilidades:
• Analisar
criticamente as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências
para interferir nas várias regiões do planeta (sistemas modernos de
colonização, imperialismo e conflitos atuais);
• Interpretar
realidades Históricas a partir de conhecimentos sobre economia e práticas
sociais e culturais;
• Debater
as questões relacionadas aos preconceitos étnicos, culturais e religiosos
presentes na História.
Objetivos da Aula:
• Apresentar
as causas e justificativas do imperialismo e Neocolonialismo, relacionando suas
práticas à Revolução
Industrial.
A Europa no século XIX
• A Europa
vvia um acelerado crescimento populacional,
e as cidades cresciam de forma acentuada;
• A
população, apesar de ter um aumento no poder aquisitivo, enfrentava péssimas
condições de trabalho, desemprego, miséria e criminalidade;
• A
produção industrial também crescia cada vez mais em razão do aumento do
consumo;
• Apesar do
aumento do consumo, logo fez-se
necessária uma ampliação dos mercados consumidores;
• Aassim as
nações industrializadas voltaram seus olhos para a África e Ásia.
Explicações do professor Caio Mariano
A Revolução industrial vai transformar nossa forma de
sociabilizar, de organização social e as lógicas econômicas.
Então a Revolução Industrial é importante para compreender
este processo Histórico.
A partir do momento que o homem deixa o campo e passa a
viver na cidade, este mesmo homem precisar pagar suas despesas. Pois quando o
mesmo vivia no campo, ele produzia seu próprio alimento e possuía certo grau de
autonomia.
Ou seja, conseguia sobreviver a partir da sua produção,
porém, quando ele migra para a cidade, este mesmo homem precisar sobreviver do
suor de seu trabalho. É só pararmos para refletir e acabar se perguntando: Quem
hoje possui uma horta que abasteça a geladeira da família por todo o mês?
Como vai mudar essa lógica?
Será inserido nesse contexto o trabalho e emprego. As
pessoas irão trabalhar nessas indústrias que por sua vez oferecem muitas vagas
permitindo que as pessoas migrem do campo para a cidade e consigam sobreviver
nestes ambientes urbanos.
Esta situação é uma característica que está atrelada á
Revolução Industrial, que será muito fomentada porque as indústrias precisam
vender o que produzem. Logo paga-se um
salário e com ele o operário irá gastá-lo consumindo produtos e assim
movimentando a cadeia econômica.
O consumo passa a ser um ponto importante, se ele não
existir, não faz sentido produzir, ou seja, produção e consumo andam juntos.
Ocorre que s Europa é um cosmo pequeno, portanto, limitado.
Por mais que exista um aumento de consumo por parte dessa população era de
produção industrial. Ou seja, a Europa não consegue sustentar um crescimento em
nível tão elevado para continuar gerando esse lucro que as indústrias
precisavam.
Desta forma, as nações industrializadas da Europa, começam a
voltar seus olhos às antigas regiões que eles já conheciam. A partir de agora
eles irão mudar a abordagem em relação á essas regiões.
Ou seja, a Europa passará a usar essas regiões para garantir
que sua indústria e toda sua infraestrutura econômica nova consiga tornar-se
cada vez mais bem sucedida.
Mas afinal que regiões eram essas?
Mais precisamente os
continentes da África e da Ásia.
Imperialismo X Neocolonialismo
• As nações
industrializadas buscam ampliar seu domínio e influência sobre outros povos e
territórios (Inglaterra, França, Holanda, Bélgica, Alemanha, Itália, Japão, EUA
e Rússia);
• Esse
processo pode ocorrer de forma direta, ou seja, ocupação militar de um
território, ou indireta por meios políticos e econômicos.
• Imperialismo
(indireto): América;
• Neocolonialismo
(direto): África e Ásia.
O Imperialismo é uma prática indireta de dominação econômica
e
política. Por exemplo:
O Brasil quando se torna independente de Portugal, pouco
tempo depois se torna dependente de ajuda financeira da Inglaterra.
Ou seja, a Inglaterra passa a ser a grande financiadora da
economia brasileira e com isso passa a dominar economicamente o nosso país.
Neste caso não a Inglaterra não precisou ocupar nosso território através de
força militar, devido á isso o domínio é indireto.
Já o Neocolonialismo, além de criar uma independência econômica ele também faz uma intervenção
concreta desses estados industrializados, nessas regiões e nesses países.
Ou seja, as Nações industrializadas irão chegar com os
exércitos nessas regiões e formam governos que é uma prática direta que vai
acontecer principalmente na África e na Ásia.
Quais são as
causas do Imperialismo e do Neocolonialismo
• Necessidade
por mais matéria- prima;
• Busca por
novas fontes energéticas (carvão e petróleo);
• Ampliação
de mercados consumidores;
• Excedente
populacional ocioso (secundário);
• Domínio
de áreas estratégicas do planeta neutralizando a concorrência.
Explicação
Uma indústria para se
manter funcionando precisa consumir muita matéria- prima, que são os
ingredientes desta indústria.
Então, quanto mais barato eu pago nessa matéria-prima, mais
barato eu consigo vender o meu produto.
O território europeu já não fornecia tanta matéria-prima que
fosse capaz de acompanhar essa demanda
cada vez maior da indústria.
Devido á isso eles saem à procura de matéria-prima na África
e Ásia e comprando á preços baixos na América.
O carvão e o petróleo serão os combustíveis da revolução
industrial, porque a partir dele que as embarcações seja o carvão ou o petróleo
que estão a todo vapor.
Mercados Consumidores
O continente do Leste Europeu é muito extenso, mas não é tão
grande quanto o Brasil por exemplo.
Então por mais que você tenha pessoas recebendo salários e
que consumam produtos, elas também não irão consumir para que essa indústria
continue crescendo e ganhando força como as indústrias desejavam.
Imagine a Inglaterra organizando o seu exército para ocupar
regiões da África e Ásia.
Cada soldado vai precisar usar um par de uniformes, armas e
munição e tudo isso faz com que a sua indústria produza estes artefatos.
Então esta prática militarista vai garantir um lucro bem
interessante para suas indústrias.
Quando essas colônias já estão bem definidas eles levarão
até elas esses produtos trazidos da Europa.
No caso das pessoas ociosas, estamos nos referindo às
pessoas que não estavam empregadas. Por exemplo:
Muitas pessoas vieram da Europa para fazer fortuna aqui no
Brasil em busca de uma vida melhor.
Ocupar o excedente populacional ocioso da Europa foi muito
importante No processo
Neocolonialista/Imperialista.
Quando a Inglaterra conquista e unifica a região da África
do Sul e domina aquela região, ela vai se apoderar de uma região chave, porque
ali era uma transição de navios que passavam por ali para chegar à Ásia.
A cidade do Cabo leva este nome por causa do Cabo das
Tormentas, que foi o pavor e a grande dificuldade dos navegadores europeus
cruzarem aquela região.
Garantir presença nesta região era o mesmo que possuir
muitas vantagens em relação às demais nações.
O estreito de Gibraltar que fica no Mar Mediterrâneo, é um
ponto estratégico devido possuir a entrada e saída do Mar Mediterrâneo que
trouxe muitas vantagens econômicas para os ingleses.
Justificativas:
• Missão
civilizadora ou ¨Fardo do Homem branco¨: a crença de que o Homem ocidental
(europeu ou estadunidense) tinha como obrigação colonizar os povos não brancos
considerados inferiores. Assim, ocupar o excedente populacional ocioso que
existia;
• Darwinismo
Social: Uma leitura deturpada das teorias de Darwin, utilizadas para justificar
a ação imperialista.
• A crença
de que o modelo social industrial ocidental era mais evoluído e que, portanto,
poderia ocupar territórios e utilizar os recursos que os homens e sociedades
menos evoluídas não tinham capacidade de explorar corretamente.
Explicações do
professor:
Quando os europeus começam este processo de expansão é
porque atrás dele existe um viés econômico muito forte, mas ele também terá uma
justificativa teórica, ou seja, os europeus têm com explicar esse processo de
domínio, expansão e exploração territorial.
Os argumentos utilizados pelos europeus dizia que eles eram
industrializados, modernos e, além disso, tinham como missão estender essa
modernidade e lavá-la para todos os povos que não possuíam acesso á estes
benefícios. Ou seja, esta era a obrigação dos europeus como povos
desenvolvidos.
Outra questão refere-se ao Darwinismo social, que é uma
leitura mal interpretada de Charles Darwin.
Charles Darwin foi autor do famoso livro ¨A teoria da
evolução das espécies¨, neste livro ele destaca que o meio ambiente seleciona
os animais, ou seja, ás espécies que não se adaptaram as mudanças ocorridas
pelo Meio Ambiente, sendo assim, sobrevivendo apenas os animais e plantas que
melhor se adaptavam as mudanças.
Essa teoria acabou sendo utilizada para explicar a
sociedade, sendo assim, as sociedades industrializadas são mais fortes e
desenvolvidas.
Logo estas sociedades evoluídas irão subjugar e dominar
todos os povos que não são fortes ou desenvolvidos como eles.
Esta é a cristalização da teoria do mais forte, entretanto a
teoria de Darwin tratava das espécies mais aptas.
Essa teoria Darwinista é uma justificativa que acompanhou o
pensamento Imperialista/Neocolonialista.
Era preciso achar uma resposta plausível que justificassem
ás práticas imperialistas.
Teorias raciais
Conde de Gobineau (1816 –1882)
• Trata-se
de um diplomata francês, responsável por formular teorias raciais que
influenciaram diversas regiões do mundo. Atuou na corte do Imperador Dom Pedro
II, e elaborou fortes críticas a ¨mistura de raças¨ que ocorreu no Brasil;
• Escreveu
o Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas, ao qual afirmava que a raça
humana poderia ser categorizada, classificando a raça branca europeia á
degeneração da espécie humana, uma vez que ela fortalecia os pontos negativos;
• Durante
sua estadia no Brasil, ficou horrorizado com a miscigenação entre raças que
considerava inferiores (negros e índios) com os brancos. Posteriormente, acabou
escrevendo a obra ¨ L’EMIGRATION AU BRÉSIL¨, sugerindo a imigração europeia
para o Brasil com a intenção de branquear a sociedade.
Quantas raças de seres humanos existem no planeta?
R: Apenas uma, pois somos todos da mesma raça, ou seja,
todos da espécie dos Homo Sapiens.
De acordo com Gobineau, quando ocorre uma mistura de raças,
sempre irão prevalecer os genes ruins, devido não serem do mesmo nicho (grupo).
Então se eu misturar raças brancas (superiores) com outras
raças, essa raça branca irá se tornando degenerada com o passar das gerações.
Ou seja, a raça branca vai perdendo suas qualidades e quanto
mais se misturam pior vai ficando.
Esse tema é bem distante, porém, não deixa de ser atual.
Pois estamos falando de justificativas utilizadas pelos Nazistas que colocaram
em prática estas teorias já no século XX.
O Nazismo apontava muito a degeneração da raça ou então de
preservação da mesma. Ou seja, essas ideias não foram inventadas pelos Nazistas
no século XX, na realidade elas já existiam bem antes e foram propagadas e
vistas com bons olhos porque se acreditava muito sobre o que foi escrito era
pura verdade.
Segundo Gobineau sobre o Brasil, se essas misturas de raças
continuarem acontecendo do jeito que estava tão logo o país se tornaria incapaz
de ser produtivo.
Gobineau falava que essa mistura de raças iria gerar um povo
tão enfraquecido, que eles seriam intelectualmente incapazes de trabalhar e
também incapazes de geneticamente se reproduzir.
Infelizmente observa-se ai uma teoria carregada de
preconceitos e que irão perdurar por um longo período dentro do século XX.
Enfim, ele fará um texto sobre a necessidade de se fazer uma
imigração para o Brasil e suas teorias influenciou em grande parte o governo
brasileiro. Não é atoa que nosso país buscou incentivar a vinda de muito s
povos europeus em migrarem para o nosso território no início do século XIX.
Diferenças
Colonialismo
Neocolonialismo
Séculos XV a XVIII Século XIX
América
África e Ásia
Mercantilismo estatal
Monopólios capitalistas apoiados pelo
Estado
Monopólio Comercial Exportação de
capitais
Expansão da Fé Cristã Missão
Civilizadora
Capitalismo Comercial
Capitalismo financeiro ou monopolista
Iremos
abordar agora os impactos do Imperialismo
A Conferência de Berlim (1884 – 1885)
• Organizada pela recém-unificada Alemanha (1870), teve como
figura central o chanceler alemão Oto Von Bismark, que ensaiava para que
houvesse uma maneira das Nações europeias com posses na África pudessem
explorá-la sem tantos conflitos.
No colonialismo Portugal e Espanha tiveram êxito em sua
divisão do mundo porque se tornaram nações independentes mais rápido que aos
demais povos europeus.
Já no período da Revolução Industrial, França e Inglaterra
se tornam as primeiras nações deste segmento.
A Prússia ela consegue se unificar, dando origem à Alemanha
somente em 1870, quando ela surge para o mundo à mesma já nasce como uma grande
potência industrial.
No ano de 1900 a produção industrial Alemã já era
equivalente á produção inglesa, pois elas já competiam em nível de igualdade.
A Inglaterra que já havia passado por uma revolução
industrial a mais de cem anos antes, se deparava com uma nação que acabara de
se unificar e isso contribuiu para acirrar a disputa imperialista.
A Alemanha tinha noção de sua capacidade e reivindicava o direito
de participar dessa corrida imperialista.
O chanceler Alemão Oton Von Bismark é quem abre a
Conferencia de Berlim para resolver esse impasse na disputo entre as nações
europeias.
Sendo assim, esta conferência tinha como finalidade
principal criar uma divisão dos territórios africanos e asiáticos entre as
nações europeias.
Resistência ao
Imperialismo
Guerra do ópio (1839-1841 e 1856 – 1860)
China X Inglaterra (1839-1841)
China X Inglaterra e França (1856 – 1860)
Causas: A China proibiu o consumo, venda e distribuição de
ópio em seu território. O contraditório era que a Inglaterra sendo a principal
fornecedora de opio eram quem enviava essa droga para a China. Quando uma carga
inglesa de 20mil caixas foi destruída pelas autoridades chinesas, a Inglaterra
declarou guerra para garantir os interesses de seus comerciantes.
• O navio de bandeira Britânica Arrow é abordado pelos
chineses causando o segundo conflito.
Explicações do professor
A Inglaterra e outras nações quando chegam à Ásia e mais
especificamente na China, eles percebem que este território poderia oferecer
muitas oportunidades de lucros.
Achina já possuía alguma estrutura, e com uma população de
expressiva, portanto cabia aos invasores apenas ocupar este território sem
haver necessidade de grandes investimentos. Os ingleses obtinham lucro com a
venda do ópio para a China que por sua vez tentou barrar esse comercio várias
vezes.
Consequências da Guerra do Ópio
• Tratado de Nanquim: Abertura de cinco portos (Cantão,
Fuzhou, Xiamen, Nigbo e Xangai) ao comércio britânico, pagamento de indenização
de Guerra e Hong Kong iria ficar sob a tutela inglesa por cem anos;
Tratado de Tianjin: ampliou a abertura da China ao comércio
ocidental, permitia a entrada de diplomatas e estrangeiros, liberdade de
atuação dos missionários cristãos e a liberdade e a legalização do ópio.
Observa-se que o país ficou sem alternativa ou eles
assinavam estes acordos ou seriam dizimados.
A Inglaterra derrota os chineses e obrigam a China a assinar
o tratado de Nanquim e abrir vários portos para o comércio, devido este país
ser fechado para o ocidente.
A guerra dos Boxers (1890 – 1891)
Grupo Yehequan X Inglaterra, França, Estados Unidos, Rússia,
Alemanha, Áustria e Japão.
Causas: grupo ultranacionalista adepto das artes marciais,
como boxe chinês, passaram a atacar missionários cristãos e representantes das
potências ocidentais. O grupo contava com o apoio velado de membros do governo
chinês e posteriormente com o próprio governo.
• Consequências: A China perdeu mais territórios para as
potências estrangeiras e algumas de suas províncias como a Coréia, que se
tornaram independentes.
Resultado final, a China terminou com seu território
dividido entre as potências europeias.
Créditos ao
Centro de Mídias São Paulo, aula exibida em 05/07/2020 pelo professor Caio
Mariano
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