segunda-feira, 17 de agosto de 2020

3ºTA, 3ºTB - ATIVIDADES DO 3º BIMESTRE

 

PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO


1)  Leia o fragmento abaixo e responda .

 

                 Fragmento  ( Peça de teatro )

 

PADRE : ( aparecendo na igreja) Que gritaria é essa ?

CHICÓ : Mandaram  avisar que uma pessoa vai trazer um cachorro para o senhor benzê.

PADRE : Para eu benzer?

CHICO  : Sim.

PADRE :  ( com desprezo ) Que maluquice ! Que besteira !

JOÃO  GRILO : Mas padre , no dia em que chegou o motor novo do Major  Antônio de Morais o senhor não benzeu ?

PADRE : Motor é  diferente, é uma coisa  que todo mundo benze, mas benzer cachorro ?

JOÃO GRILO : É Chicó, o padre tem razão, benzer o cachorro do Major Antõnio de Morais não pode.

PADRE :  Como ? E o dono do cachorro é Antônio  Morais ?

JOÃO GRILO :  É . Eu não queria vir, com medo de que  o senhor se zangasse.

PADRE : ( sorrindo ) Zangar nada, João Grilo!

JOÃO GRILO :  ( CORTANTE ) Quer dizer que benze , não é?

PADRE : Não vejo mal nenhum em se abençoar as criaturas de Deus. Diga ao Major que venha. Eu estou esperando . ( entra na igreja ).

 

  Agora responda :

 

A) O texto acima é considerado literário ou não literário?

B)  Quais características  esse texto possui para ser considerado o que você disse  na questão  " a " ?

C)  A qual gênero  pertence esse tipo de texto (  Lírico,  épico,  ou  dramático ?

D ) Quais características esse texto possui para  ser considerado  o que você disse na questão " c " ?

E)  Por que o  padre resolveu benzer o cachorro no texto acima?

2 ) Faça um artigo de opinião  com o tema :

" A violência contra  a mulher "

" OBS"   Colocar título

 

Boa Sorte           

 

INGLÊS- PROFESSROA ROSILENE

ESCOLA ________________________________________DATA:_____/_____/_____ PROF:______________________________________________TURMA:___________

NOME:_______________________________________________________________

 

    THE  SIMPLE FUTURE TENSE

 

Há muitas formas de expressar ações no futuro. Uma forma muito utilizada é:

Will +forma básica do verbo principal:

The future will be wonderful. 

O futuro será maravilhoso.

 

FORMAÇÃO DO FUTURO COM WILL

Usa-se a mesma forma Will( ou a forma contrata ‘II) para todas as pessoas. Com I e We é possível substituir Will por shall ( que tem também a forma contrata ‘II), mas esse uso é próprio da linguagem formal. Observe e faça a comparação:

 

We will go to the party tomorrow.

(Nós iremos à festa amanhã.)

 

We’II have a lot of fun, I´m sure. ( estilo informal)

(Nós nos divertiremos muito, tenho certeza.)

 

We shall overcome-someday.( estilo formal)

(Venceremos – um dia.)

 

Para obter a forma negativa é só acrescentar not depois de will/shall.

I will not (won´t) go to scholl tomorrow.

 

Para obter a forma interrogativa coloca-se will/shall no início da pergunta.

Will I see you tomorrow?

 

USO DO WILL NO FUTURE

 

Will indica uma ação, acontecimento, ou previsão quanto ao futuro:

The future will bring wonderful things.

(O future trará coisas maravilhosas.) Who will win the next World Cup?

(Quem ganhará a próxima Copa do Mundo?)

 

O shall é usado em perguntas com I ou We, quando se pede instruções ou então se oferece, sugere ou convida.

It´s a bit cold. Shall I close the window?

(Está um pouco frio.Fecho/Devo fechar a janela?)

 

Após ouvir a canção da cantor Anitta, responda:

1.Observe  “Will I See You”, uma possível tradução para o título da canção seria: a.Eu irei te ver?

b.Eu vou vê-lo?

c.Você irá me ver?

d.Nos veremos?

 

2.Transcreva a tradução em inglês para o trecho: “Agora que meu amor está ligado

Por todo o caminho até você, eu não vou desligar.”

“Now that my love is on

All the way on you, I won't turn it off”

 

3.Assinale na alternativa que melhor traduz os versos a seguir:

“I've been planting seeds in our ground

Watching us grow for a while

Pray the sun stays shinin' down on us

I hope it do…”

a.”Eu venho plantando sementes no nosso solo

Observo nós dois crescendo

Rezo para que o sol continue brilhando sobre nós

Espero que continue.”

 

b. “Eu tenho plantado sementes no nosso solo

Observando-nos crescer por um tempo

Reze, o sol continua a cair sobre nós

Espero que faça.”

 

c.Você vem plantando sementes no nosso solo Observando nós dois crescendo

Rezamos para que o sol continue a brilhar Esperamos unidos.

 

d. Plantamos sementes no nosso solo

Observando nós dois crescendo

Rezamos para que o sol continue a brilhar Esperamos unidos.

 

4.Onde o eu lírico conheceu seu amor, de acordo com o verso “Met you on the block...”

a.em um bloco.

b.em uma quebrada.

c.em um consultório.

d.em um lugar obscuro.

 

5.Qual questionamento o eu lírico faz nos versos “When it's all said and done, will I see you?”

Quando tudo acabar, eu irei te ver?

 

6.O verso: Will I see you?” está na forma negativa, interrogativa ou afirmativa?

Justifique sua resposta.

Na forma interrogativa, pois a mesma é obtida  colocando will no início da pergunta.

 

7.Ordene as frases abaixo:

a.will/explain/you/to/I I will explain to you.

 

b.will/give/a party/ My parents My parents will give a party.

 

c.will/swim/Jardel Jardel will swim.

 

d.will/invite/us for lunch/Samuel Samuel will invite us for lunch!

 

e.will/always/I/love you I will always love you.

 

f.will/I/take/an/orange I will take an orange.

 

8.Indique se a frase está na forma negativa, interrogativa ou afirmativa:

a.I will travel. (afirmativa,negativa, interrogativa)

b.I won´t travel. (afirmativa,negativa, interrogativa)

c.            Will you do me a favor? (afirmativa,negativa, interrogativa)

d.            Will he travel tomorrow? (afirmativa,negativa, interrogativa)      

 

e.            I will drop by to see her. (afirmativa,negativa, interrogativa)

 

f.             Will they move to Ireland next year? (afirmativa,negativa, interrogativa)

 

g.            She won’t sing at the talent show. (afirmativa,negativa, interrogativa)

 

h.            It will rain a lot next week.  (afirmativa,negativa, interrogativa)

 

i.             I will not travel to England next month. (afirmativa,negativa, interrogativa)

 

 GEOGRAFIA – PROFESSORA IVANETE

https://video.nationalgeographic.com/video/00000144-0a41-d3cb-a96c-7b4d102f0000

https://tvbrasil.ebc.com.br/novaafrica/episodio/o-desafio-da-agricultura-africana

https://tvbrasil.ebc.com.br/novaafrica/episodio/africa-um-continente-repleto-de-sabores

https://razoesparaacreditar.com/africa-imagens-positivas/

https://razoesparaacreditar.com/africa-imagens-positivas/

  Copiar o link colar em uma pagina do google e assistir, após assistir fazer uma resenha de tudo que aprendeu dando sua opinião no final. O mapa e apenas para pintar.


FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN

O vídeo a ser pensado (https://www.youtube.com/watch?v=LWvDekp6Kz4) nos apresenta dezenas de homens pisoteados voluntariamente por vacas e touros, na aldeia de Bhidawad, no estado de Ujjain, na Índia. 80% da população do país é de religião hindu, crença que promulga, entre outras bases religiosas, que a vaca teria em seu corpo a presença de vários deuses, motivo pelo qual a carne bovina enquanto alimento é passível até de prisão em alguns estados.

 

                Na crença hinduísta, muitos deuses têm animais como montarias, que acabam ganhando status de animal sacro. É o caso da vaca de Shiva, conhecida como Nandi, que estaria representada em cada vaca que habita a Índia. Além de carregar Shiva, o bovino, conforme o hinduísmo, teria o papel de controlar os impulsos do deus apontado pela religião como o ente responsável pela renovação. A exemplo da vaca, outros animais contam com a adoração dos indianos, como o rato, que é o veículo do deus Ganesh, ou búfalo, que é o meio de transporte do deus Yam, explica Pinheiro. No caso da vaca, a importância como animal sagrado ganhou fama pelo mundo pelo fato de Shiva ser um dos poucos entre os cerca de 30 mil deuses do hinduísmo que é adorado em toda a Índia. A maioria dos deuses é reverenciado em apenas determinadas regiões. Isso explica a carne de bufalo estar presente, por exemplo, como um substituto equivalente à carne bovina em mais regiões indianas.

                No festival filmado pela reportagem, os participantes que vemos acreditam que as lesões sofridas trarão sorte a eles na medida em que os machucados forem se cicatrizando. Acredita-se que o ritual resolva todos os seus problemas e os abençoe com prosperidade. A antiga tradição é celebrada no dia seguinte ao Diwali, o festival das luzes. Apesar de ser perigoso, centenas de pessoas viajam para a cidade para deitar no chão e serem atropeladas por animais.

 

                Escreva um hábito cultural, ou em um fato corriqueiro, que esteja presente na realidade da sociedade brasileira, e que você ache diferente, peculiar, surpreende (ou que você ache que poderia ser considerado estranho em outros países).

 

 

MATEMÁTICA – PROFESSOR LOURIVAL


QUIMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro | Química 3º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo

 

Nome: _____________________________________________ nº____ Turma______

 

Atividade I do 3º Bimestre

COMPOSIÇÃO, PROCESSAMENTO E USOS DO PETRÓLEO, DO GÁS NATURAL E DO CARVÃO MINERAL

 

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula.

Faça com muito carinho, capricho e atenção!

 

Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.

 

Vídeo Petróleo! Como é extraído...  https://youtu.be/TV4svA7lTuU

 

Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:

1. O que é o petróleo? De onde ele vem?

2. Como o petróleo é extraído?

3. Você conhece algum derivado do petróleo? Qual(is)?

4. Podemos usar petróleo como combustível no carro?

5. Existem outras fontes de combustíveis?

6. Qual o tratamento dado ao petróleo após sua extração?

 

BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA

 

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES

A sistemática é a ciência dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relações filogenéticas entre os organismos.

Inclui a taxonomia (ciência da descoberta, descrição e classificação das espécies e grupo de espécies, com suas normas e princípios) e também a filogenia (relações evolutivas entre os organismos). Em geral, diz-se que compreende a classificação dos diversos organismos vivos. Em biologia, os sistematas são os cientistas que classificam as espécies em outros táxons a fim de definir o modo como eles se relacionam evolutivamente.

O objetivo da classificação dos seres vivos, chamada taxonomia, foi inicialmente o de organizar as plantas e animais conhecidos em categorias que pudessem ser referidas. Posteriormente a classificação passou a respeitar as relações evolutivas entre organismos, organização mais natural do que a baseada apenas em características externas.

Para isso se utilizam também características ecológicas, fisiológicas, e todas as outras que estiverem disponíveis para os táxons em questão. é a esse conjunto de investigações a respeito dos táxons que se dá o nome de Sistemática. Nos últimos anos têm sido tentadas classificações baseadas na semelhança entre genomas, com grandes avanços em algumas áreas, especialmente quando se juntam a essas informações aquelas oriundas dos outros campos da Biologia.

A classificação dos seres vivos é parte da sistemática, ciência que estuda as relações entre organismos, e que inclui a coleta, preservação e estudo de espécimes, e a análise dos dados vindos de várias áreas de pesquisa biológica.

O primeiro sistema de classificação foi o de Aristóteles no século IV a.C., que ordenou os animais pelo tipo de reprodução e por terem ou não sangue vermelho. O seu discípulo Teofrasto classificou as plantas por seu uso e forma de cultivo.

Nos séculos XVII e XVIII os botânicos e zoólogos começaram a delinear o atual sistema de categorias, ainda baseados em características anatômicas superficiais. No entanto, como a ancestralidade comum pode ser a causa de tais semelhanças, este sistema demonstrou aproximar-se da natureza, e continua sendo a base da classificação atual. Lineu fez o primeiro trabalho extenso de categorização, em 1758, criando a hierarquia atual.

FONTE: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/bioclassifidosseresvivos.php

Aula 01

-              Ler o texto com bastante atenção;

-              Selecionar cinco palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.

 

Aula 02

-Responder às seguintes questões:

a)            Explique a Sistemática.

b)           Qual é o objetivo da classificação dos seres vivos?

c)            Qual é o nome do cientista que fez o primeiro trabalho extenso  sobre a classificação dos seres vivos?

d)           Quais são as características utilizadas para a classificação dos seres vivos?

e)           Quais foram os critérios utilizados por Aristóteles no século IV a.c.?

 

Aula 03

Produção textual (redação)

Escreva sobre a importância da classificação dos seres vivos.

Aula 04

Pesquise um texto  sobre a Classificação dos seres vivos (diferente do meu)., e escreva no seu

caderno.


FÍSICA – PROFESSOR RONALDO


ROMEU MONTORO

Nome: ____________________________________           Série: 3º _____

 

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

 

01-         Calcular a potência de uma torneira elétrica ligada em uma tensão de U = 220 Volts e corrente elétrica de I = 3 ampéres.

 

02-         Calcular a tensão elétrica que um chuveiro de potência  de P = 2200 Watts e corrente elétrica de I = 20 Ampéres.

 

03-         Calcular a corrente elétrica que um secador de cabelo de potência P = 3600 Watts e tensão elétrica de  U = 220 Volts recebe.

 

04-         Calcular a potência elétrica que um aparelho com especificações de tensão elétrica U = 380 Volts e corrente de I + 0,5 Ampéres.

 

HISTÓRIA – PROFESSOR CARLOS ANDRÉ

                    Imperialismo, Neocolonialismo e Teoria Racial  

Habilidades:

             Analisar criticamente as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta (sistemas modernos de colonização, imperialismo e conflitos atuais);

             Interpretar realidades Históricas a partir de conhecimentos sobre economia e práticas sociais e culturais;

             Debater as questões relacionadas aos preconceitos étnicos, culturais e religiosos presentes na História. 

                                        Objetivos da Aula:

             Apresentar as causas e justificativas do imperialismo e Neocolonialismo, relacionando suas práticas à Revolução

Industrial.

                 

                                     A Europa no século XIX

 

             A Europa vvia um acelerado crescimento populacional,  e as cidades cresciam de forma acentuada;

             A população, apesar de ter um aumento no poder aquisitivo, enfrentava péssimas condições de trabalho, desemprego, miséria e criminalidade;

             A produção industrial também crescia cada vez mais em razão do aumento do consumo;

             Apesar do aumento do consumo,  logo fez-se necessária uma ampliação dos mercados consumidores;

             Aassim as nações industrializadas voltaram seus olhos para a África e Ásia.

 

Explicações do professor Caio Mariano

 

A Revolução industrial vai transformar nossa forma de sociabilizar, de organização social e as lógicas econômicas.

Então a Revolução Industrial é importante para compreender este processo Histórico.

 

A partir do momento que o homem deixa o campo e passa a viver na cidade, este mesmo homem precisar pagar suas despesas. Pois quando o mesmo vivia no campo, ele produzia seu próprio alimento e possuía certo grau de autonomia.

Ou seja, conseguia sobreviver a partir da sua produção, porém, quando ele migra para a cidade, este mesmo homem precisar sobreviver do suor de seu trabalho. É só pararmos para refletir e acabar se perguntando: Quem hoje possui uma horta que abasteça a geladeira da família por todo o mês?

Como vai mudar essa lógica?

Será inserido nesse contexto o trabalho e emprego. As pessoas irão trabalhar nessas indústrias que por sua vez oferecem muitas vagas permitindo que as pessoas migrem do campo para a cidade e consigam sobreviver nestes ambientes urbanos.

Esta situação é uma característica que está atrelada á Revolução Industrial, que será muito fomentada porque as indústrias precisam vender o que produzem. Logo paga-se um  salário e com ele o operário irá gastá-lo consumindo produtos e assim movimentando a cadeia econômica.

O consumo passa a ser um ponto importante, se ele não existir, não faz sentido produzir, ou seja, produção e consumo andam juntos.

 

 

Ocorre que s Europa é um cosmo pequeno, portanto, limitado. Por mais que exista um aumento de consumo por parte dessa população era de produção industrial. Ou seja, a Europa não consegue sustentar um crescimento em nível tão elevado para continuar gerando esse lucro que as indústrias precisavam.

Desta forma, as nações industrializadas da Europa, começam a voltar seus olhos às antigas regiões que eles já conheciam. A partir de agora eles irão mudar a abordagem em relação á essas regiões.

Ou seja, a Europa passará a usar essas regiões para garantir que sua indústria e toda sua infraestrutura econômica nova consiga tornar-se cada vez mais bem sucedida.

Mas afinal que regiões eram essas?         

 Mais precisamente os continentes da África e da Ásia.

                           Imperialismo X Neocolonialismo

             As nações industrializadas buscam ampliar seu domínio e influência sobre outros povos e territórios (Inglaterra, França, Holanda, Bélgica, Alemanha, Itália, Japão, EUA e Rússia);

             Esse processo pode ocorrer de forma direta, ou seja, ocupação militar de um território, ou indireta por meios políticos e econômicos.

             Imperialismo (indireto): América;

             Neocolonialismo (direto): África e Ásia.

 

O Imperialismo é uma prática indireta de dominação econômica e

política. Por exemplo:

O Brasil quando se torna independente de Portugal, pouco tempo depois se torna dependente de ajuda financeira da Inglaterra.

Ou seja, a Inglaterra passa a ser a grande financiadora da economia brasileira e com isso passa a dominar economicamente o nosso país. Neste caso não a Inglaterra não precisou ocupar nosso território através de força militar, devido á isso o domínio é indireto.

Já o Neocolonialismo, além de criar uma independência  econômica ele também faz uma intervenção concreta desses estados industrializados, nessas regiões e nesses países.

Ou seja, as Nações industrializadas irão chegar com os exércitos nessas regiões e formam governos que é uma prática direta que vai acontecer principalmente na África e na Ásia.

        Quais são as causas do Imperialismo e do Neocolonialismo 

 

             Necessidade por mais matéria- prima;

             Busca por novas fontes energéticas (carvão e petróleo);

             Ampliação de mercados consumidores;

             Excedente populacional ocioso (secundário);

             Domínio de áreas estratégicas do planeta neutralizando a concorrência.

Explicação

 Uma indústria para se manter funcionando precisa consumir muita matéria- prima, que são os ingredientes  desta indústria.

Então, quanto mais barato eu pago nessa matéria-prima, mais barato eu consigo vender o meu produto.

O território europeu já não fornecia tanta matéria-prima que fosse capaz de acompanhar  essa demanda cada vez maior da indústria.

Devido á isso eles saem à procura de matéria-prima na África e Ásia e comprando á preços baixos na América.

O carvão e o petróleo serão os combustíveis da revolução industrial, porque a partir dele que as embarcações seja o carvão ou o petróleo que estão a todo vapor.

 

Mercados Consumidores

 

O continente do Leste Europeu é muito extenso, mas não é tão grande quanto o Brasil por exemplo.

Então por mais que você tenha pessoas recebendo salários e que consumam produtos, elas também não irão consumir para que essa indústria continue crescendo e ganhando força como as indústrias desejavam.

 

Imagine a Inglaterra organizando o seu exército para ocupar regiões da África e Ásia.

Cada soldado vai precisar usar um par de uniformes, armas e munição e tudo isso faz com que a sua indústria produza estes artefatos.

Então esta prática militarista vai garantir um lucro bem interessante para suas indústrias.

Quando essas colônias já estão bem definidas eles levarão até elas esses produtos trazidos da Europa.

No caso das pessoas ociosas, estamos nos referindo às pessoas que não estavam empregadas. Por exemplo:

Muitas pessoas vieram da Europa para fazer fortuna aqui no Brasil em busca de uma vida melhor.

Ocupar o excedente populacional ocioso da Europa foi muito importante  No processo Neocolonialista/Imperialista. 

Quando a Inglaterra conquista e unifica a região da África do Sul e domina aquela região, ela vai se apoderar de uma região chave, porque ali era uma transição de navios que passavam por ali para chegar à Ásia.

A cidade do Cabo leva este nome por causa do Cabo das Tormentas, que foi o pavor e a grande dificuldade dos navegadores europeus cruzarem aquela região.

 

Garantir presença nesta região era o mesmo que possuir muitas vantagens em relação às demais nações.

O estreito de Gibraltar que fica no Mar Mediterrâneo, é um ponto estratégico devido possuir a entrada e saída do Mar Mediterrâneo que trouxe muitas vantagens econômicas para os ingleses.

Justificativas:

             Missão civilizadora ou ¨Fardo do Homem branco¨: a crença de que o Homem ocidental (europeu ou estadunidense) tinha como obrigação colonizar os povos não brancos considerados inferiores. Assim, ocupar o excedente populacional ocioso que existia;

             Darwinismo Social: Uma leitura deturpada das teorias de Darwin, utilizadas para justificar a ação imperialista.

             A crença de que o modelo social industrial ocidental era mais evoluído e que, portanto, poderia ocupar territórios e utilizar os recursos que os homens e sociedades menos evoluídas não tinham capacidade de explorar corretamente.    

 

                                 Explicações do professor:

Quando os europeus começam este processo de expansão é porque atrás dele existe um viés econômico muito forte, mas ele também terá uma justificativa teórica, ou seja, os europeus têm com explicar esse processo de domínio, expansão e exploração territorial.

 

Os argumentos utilizados pelos europeus dizia que eles eram industrializados, modernos e, além disso, tinham como missão estender essa modernidade e lavá-la para todos os povos que não possuíam acesso á estes benefícios. Ou seja, esta era a obrigação dos europeus como povos desenvolvidos.

Outra questão refere-se ao Darwinismo social, que é uma leitura mal interpretada de Charles Darwin.

Charles Darwin foi autor do famoso livro ¨A teoria da evolução das espécies¨, neste livro ele destaca que o meio ambiente seleciona os animais, ou seja, ás espécies que não se adaptaram as mudanças ocorridas pelo Meio Ambiente, sendo assim, sobrevivendo apenas os animais e plantas que melhor se adaptavam as mudanças.

Essa teoria acabou sendo utilizada para explicar a sociedade, sendo assim, as sociedades industrializadas são mais fortes e desenvolvidas.

Logo estas sociedades evoluídas irão subjugar e dominar todos os povos que não são fortes ou desenvolvidos como eles. 

 

Esta é a cristalização da teoria do mais forte, entretanto a teoria de Darwin tratava das espécies mais aptas.

Essa teoria Darwinista é uma justificativa que acompanhou o pensamento Imperialista/Neocolonialista.

Era preciso achar uma resposta plausível que justificassem ás práticas imperialistas.

 

                                           Teorias raciais

                          Conde de Gobineau (1816 –1882) 

 

             Trata-se de um diplomata francês, responsável por formular teorias raciais que influenciaram diversas regiões do mundo. Atuou na corte do Imperador Dom Pedro II, e elaborou fortes críticas a ¨mistura de raças¨ que ocorreu no Brasil; 

             Escreveu o Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas, ao qual afirmava que a raça humana poderia ser categorizada, classificando a raça branca europeia á degeneração da espécie humana, uma vez que ela fortalecia os pontos negativos;

             Durante sua estadia no Brasil, ficou horrorizado com a miscigenação entre raças que considerava inferiores (negros e índios) com os brancos. Posteriormente, acabou escrevendo a obra ¨ L’EMIGRATION AU BRÉSIL¨, sugerindo a imigração europeia para o Brasil com a intenção de branquear a sociedade. 

Quantas raças de seres humanos existem no planeta?

R: Apenas uma, pois somos todos da mesma raça, ou seja, todos da espécie dos Homo Sapiens.

De acordo com Gobineau, quando ocorre uma mistura de raças, sempre irão prevalecer os genes ruins, devido não serem do mesmo nicho (grupo).

Então se eu misturar raças brancas (superiores) com outras raças, essa raça branca irá se tornando degenerada com o passar das gerações.

 

Ou seja, a raça branca vai perdendo suas qualidades e quanto mais se misturam pior vai ficando.

Esse tema é bem distante, porém, não deixa de ser atual. Pois estamos falando de justificativas utilizadas pelos Nazistas que colocaram em prática estas teorias já no século XX.

O Nazismo apontava muito a degeneração da raça ou então de preservação da mesma. Ou seja, essas ideias não foram inventadas pelos Nazistas no século XX, na realidade elas já existiam bem antes e foram propagadas e vistas com bons olhos porque se acreditava muito sobre o que foi escrito era pura verdade.

Segundo Gobineau sobre o Brasil, se essas misturas de raças continuarem acontecendo do jeito que estava tão logo o país se tornaria incapaz de ser produtivo.

Gobineau falava que essa mistura de raças iria gerar um povo tão enfraquecido, que eles seriam intelectualmente incapazes de trabalhar e também incapazes de geneticamente se reproduzir. 

Infelizmente observa-se ai uma teoria carregada de preconceitos e que irão perdurar por um longo período dentro do século XX.

Enfim, ele fará um texto sobre a necessidade de se fazer uma imigração para o Brasil e suas teorias influenciou em grande parte o governo brasileiro. Não é atoa que nosso país buscou incentivar a vinda de muito s povos europeus em migrarem para o nosso território no início do século XIX.

                                             Diferenças

       Colonialismo                                        Neocolonialismo

Séculos XV a XVIII                                             Século XIX

América                                                           África e Ásia

Mercantilismo estatal         Monopólios capitalistas apoiados pelo

Estado

Monopólio Comercial                             Exportação de capitais

Expansão da Fé Cristã                               Missão Civilizadora

Capitalismo Comercial        Capitalismo financeiro ou monopolista

 

 

              Iremos abordar agora os impactos do Imperialismo

                  

                        A Conferência de Berlim (1884 – 1885)

• Organizada pela recém-unificada Alemanha (1870), teve como figura central o chanceler alemão Oto Von Bismark, que ensaiava para que houvesse uma maneira das Nações europeias com posses na África pudessem explorá-la sem tantos conflitos.

No colonialismo Portugal e Espanha tiveram êxito em sua divisão do mundo porque se tornaram nações independentes mais rápido que aos demais povos europeus.

Já no período da Revolução Industrial, França e Inglaterra se tornam as primeiras nações deste segmento.

 

 

A Prússia ela consegue se unificar, dando origem à Alemanha somente em 1870, quando ela surge para o mundo à mesma já nasce como uma grande potência industrial.

No ano de 1900 a produção industrial Alemã já era equivalente á produção inglesa, pois elas já competiam em nível de igualdade.

A Inglaterra que já havia passado por uma revolução industrial a mais de cem anos antes, se deparava com uma nação que acabara de se unificar e isso contribuiu para acirrar a disputa imperialista.

A Alemanha tinha noção de sua capacidade e reivindicava o direito de participar dessa corrida imperialista.

O chanceler Alemão Oton Von Bismark é quem abre a Conferencia de Berlim para resolver esse impasse na disputo entre as nações europeias.

Sendo assim, esta conferência tinha como finalidade principal criar uma divisão dos territórios africanos e asiáticos entre as nações europeias.

                      

                                 Resistência ao Imperialismo

               

                      Guerra do ópio (1839-1841 e 1856 – 1860)

                      China X Inglaterra (1839-1841)     

                      China X Inglaterra e França (1856 – 1860)        

 

 

Causas: A China proibiu o consumo, venda e distribuição de ópio em seu território. O contraditório era que a Inglaterra sendo a principal fornecedora de opio eram quem enviava essa droga para a China. Quando uma carga inglesa de 20mil caixas foi destruída pelas autoridades chinesas, a Inglaterra declarou guerra para garantir os interesses de seus comerciantes.

• O navio de bandeira Britânica Arrow é abordado pelos chineses causando o segundo conflito.

Explicações do professor

 

A Inglaterra e outras nações quando chegam à Ásia e mais especificamente na China, eles percebem que este território poderia oferecer muitas oportunidades de lucros.

Achina já possuía alguma estrutura, e com uma população de expressiva, portanto cabia aos invasores apenas ocupar este território sem haver necessidade de grandes investimentos. Os ingleses obtinham lucro com a venda do ópio para a China que por sua vez tentou barrar esse comercio várias vezes.

 

                            Consequências da Guerra do Ópio 

     

• Tratado de Nanquim: Abertura de cinco portos (Cantão, Fuzhou, Xiamen, Nigbo e Xangai) ao comércio britânico, pagamento de indenização de Guerra e Hong Kong iria ficar sob a tutela inglesa por cem anos;

 

Tratado de Tianjin: ampliou a abertura da China ao comércio ocidental, permitia a entrada de diplomatas e estrangeiros, liberdade de atuação dos missionários cristãos e a liberdade e a legalização do ópio.

 

Observa-se que o país ficou sem alternativa ou eles assinavam estes acordos ou seriam dizimados.

A Inglaterra derrota os chineses e obrigam a China a assinar o tratado de Nanquim e abrir vários portos para o comércio, devido este país ser fechado para o ocidente.

 

                           A guerra dos Boxers (1890 – 1891)


Grupo Yehequan X Inglaterra, França, Estados Unidos, Rússia, Alemanha, Áustria e Japão.

 

Causas: grupo ultranacionalista adepto das artes marciais, como boxe chinês, passaram a atacar missionários cristãos e representantes das potências ocidentais. O grupo contava com o apoio velado de membros do governo chinês e posteriormente com o próprio governo.

• Consequências: A China perdeu mais territórios para as potências estrangeiras e algumas de suas províncias como a Coréia, que se tornaram independentes.

Resultado final, a China terminou com seu território dividido entre as potências europeias.  

 

      Créditos ao Centro de Mídias São Paulo, aula exibida em 05/07/2020 pelo professor Caio Mariano

 


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