Linguagens e sua tecnologias:
LÍNGUA PORTUGUESA
Exercício de interpretação de texto
Habilidade- AAP06LP18 - Inferir o efeito de
humor em um texto
Questão 1
Examine o cartum:
O efeito de humor presente no cartum decorre,
principalmente, da
a) semelhança entre a língua de origem e a local
b) falha de comunicação causada pelo uso do
aparelho eletrônico
c) falta de habilidade da personagem em operar
o localizador geográfico
d) discrepância entre situar-se geograficamente
e dominar o idioma local
Questão 2
Habilidade- P69EFP09- Identificar a finalidade
de um texto
Leia o trecho desta fábula
Enquanto fugia de caçadores, uma raposa viu um
lenhador e lhe pediu que a escondesse. Ele sugeriu que ela entrasse em sua
cabana e se ocultasse lá dentro. Não muito tempo depois, vieram os caçadores e
perguntaram ao lenhador se ele tinha visto uma raposa passar por ali. Em voz
alta ele negou tê-la visto, mas com a mão fez gestos indicando onde ela estava
escondida.
Entretanto, como eles não prestaram atenção nos
seus gestos, deram crédito às suas palavras. Ao constatar que eles já estavam
longe, a raposa saiu em silêncio e foi indo embora. E o lenhador se pôs a
repreendê-la, pois ela, salva por ele, não lhe dera nem uma palavra de
gratidão. A raposa respondeu: “Mas eu seria grata, se os gestos de sua mão
fossem condizentes com suas palavras.”
(Fábulas completas, 2013.)
Agora responda: A moral mais apropriada para
fechar a fábula seria?
a) Esta fábula pode ser dita a propósito de
homens desventurados que, quando estão em situações embaraçosas, rezam para
encontrar uma saída, mas assim que encontram procuram evitá-las
b) desta fábula pode servir-se uma pessoa a
propósito daqueles homens que nitidamente proclamam ações nobres, mas na
prática realizam atos vis
c) esta fábula mostra que os homens desatentos
prestam atenção nas coisas de que esperam tirar proveito, mas permanecem
apáticos em relação àquelas que não lhes agradam
d) assim, alguns homens se entregam a tarefas
arriscadas, na esperança de obter ganhos, mas se arruínam antes mesmo de chegar
perto do que almejam
EDUCAÇÃO FÍSICA
QUESTÃO
3
As
danças urbanas organizaram-se nos Estados Unidos, tem seu termo utilizado
pelos americanos por que não veio
do meio acadêmico, surgem do povo, das festas de quarteirão.
Danças
urbanas no seu contexto social, foi a fuga da violência dos bairros, uns grupos
de jovens afro-americanos juntaram-se em batalhas de dança para transmitir
a sua raiva através dos movimentos corporais.
Baseando-se
no texto acima, assinale a alternativa correta:
a) ( ) os estilos da dança de rua é: lambada,
gafieira, etc...
b) ( ) os jovens
afro-americanos usaram a dança em um contexto social para fugir da violência e
transmitir a sua raiva em batalhas de dança
c) ( ) a musica traz violência aos participantes,
junto com o street dance e o rap, move pessoas a batalha para descarregar a
raiva
d)
( ) os jovens usam os movimentos
corporais para transmitir a sua raiva e estimulam a violência através das
danças.
INGLÊS
(EF06LI05) Aplicar os
conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas,
explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos,
preferências e rotinas.
Questão 4
Marque a alternativa em que traduza de forma
eficiente o termo em negrito:
Her name is Maria. His car is Black . My mother is Nice!
a) ( ) dela, dele, meu
b) ( ) seu
, sua, nosso
c) ( ) sua, seu, dele
d) ( ) te, ti,
meu
ARTES
EF06AR11 –
Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e
espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento
dançado.
QUESTÃO 5
1 – Espaço é o lugar ocupado pelo movimento do nosso corpo ou por
uma de suas partes. Quando se tenta uma mudança de movimento sobre os aspectos
que se encontram na noção de Espaço, podemos ter o mesmo movimento, por
exemplo, executado à frente, atrás, à esquerda, à direita. Como também podemos
executar o mesmo movimento em diferentes alturas para cima, para baixo. Como se
denominam estas variações do movimento referente ao espaço?
A – ( ) direções e planos.
B – ( ) medidas e planos.
C – ( ) medidas e posições.
D – ( ) velocidade e planos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário