segunda-feira, 19 de outubro de 2020

2ºD - 1ª QUINZENA DO 4º BIMESTRE

 

1ª QUINZENA DO 4º BIMESTRE – 2º D

1 - SOCIOLOGIA – PROFESSOR EDINALDO

Trabalho e sociedade

Poderíamos dizer que o trabalho existe para satisfazer as necessidades humanas, desde as mais simples, como as de alimento, vestimenta e abrigo, até as mais complexas, como as de lazer, crença e fantasia.

Com a formação das cidades, houve uma divisão entre o trabalho rural (agricultura) e o trabalho urbano (comércio e indústria). O desenvolvimento da produção e seus excedentes deram lugar a uma nova divisão entre quem administra – o diretor ou gerente – e quem executa – o operário. Ai está a semente da divisão em classes, que existe em todas as sociedades modernas. Para Marx, portanto, a divisão social do trabalho numa sociedade gera a divisão em classes.

Até pouco tempo, o trabalhador podia entrar numa empresa, trabalhar anos seguidos e aposentar-se nela. Hoje, isso está desaparecendo, conforme explica o sociólogo francês Robert Castel, essa situação está dando lugar a uma nova sociedade, na qual o trabalho e a previdência já não significam segurança, o que causa transtornos terríveis em termos sociais e individuais. Destacando-se:

A precariedade do trabalho

 Há um desemprego constante nos últimos anos, e a maioria dos trabalhadores desempregados, só encontra postos de trabalho instáveis, de curta duração, ou em períodos alternados.

O déficit de lugares, não há postos de trabalho para todos, nem para os que estão envelhecendo, nem para os mais novos que procuram emprego pela primeira vez.

A qualificação do emprego.

 Há muitas exigências para a formação do trabalhador que se cria uma situação aparentemente sem solução. É o caso dos jovens que não são contratados porque não tem experiência. Há, ainda, jovens com boa qualificação que ocupam cargos inferiores, tirando o trabalho de quem tem pouca qualificação.

Todas essas situações criam indivíduos como que estranhos à sociedade, pois não conseguem se integrar nela. No Brasil, tudo isso acontece, principalmente nos grandes centros urbanos.

...Todos os assalariados de uma empresa, não importa qual seja o seu nível hierárquico, não sabem nunca se serão mantidos ou não no emprego.

Emprego e qualificação.

                Ouvimos todo momento nas conversas ...a afirmação de que só terá emprego quem tiver qualificação. A qualificação em determinados ramos de produção é necessária e cada vez mais exigida, mas isso somente para alguns postos de trabalho. A maioria das ocupações exige somente o mínimo de informação, que o trabalhador consegue adquirir no próprio processo de trabalho.

Basta sair às ruas para notar as diferenças entre as condições de vida das pessoas e verificar que um pequeno número delas desfruta de muitos privilégios.  Essas diferenças, aparecem de imediato, com elementos materiais, como a moradia, as roupas, os meios de locomoção. Mas elas também se manifestam no acesso à educação, aos bens culturais, ou chamados bens simbólicos.

Normalmente, as desigualdades se evidenciam no dia a dia pelos contrastes entre a pobreza e a riqueza.

Trechos do livro  Sociologia para o Ensino Médio (unidade 2 e 3)

 

 

 

Histórias reais...

Um padeiro, tinha muitas habilidades, fazia pães e bolos maravilhosos. Porém como era analfabeto, acabava sendo explorado, pelos donos de padaria, tanto nos horários excessivos de trabalho, sem pagamento de horas extras, como também pelos constantes erros em sua folha de pagamento.  O padeiro recorria sempre a amigos para lerem seu comprovante de pagamento e ajudá-lo assim a ver onde estava o erro, para que ele pudesse reclamar com seu chefe.

Numa dessas conversas o padeiro foi orientado por um amigo, a procurar emprego em padarias de maior porte, pois além de condições mais dignas de trabalho,  teria um salário melhor.

E lá foi o padeiro para o teste em uma panificadora conceituada, em bairro mais sofisticado. O teste era fazer um bolo e confeitá-lo. Participaram outros padeiros do teste. O encarregado pela cozinha da panificadora experimentou todos os bolos e logo notou o sabor delicioso do bolo feito pelo padeiro.

Depois de saborear  o bolo o chefe de cozinha, chamou o padeiro e fez vários elogios, e logo em seguida fez uma pergunta ao padeiro:

- Por que você não escreveu   “parabéns” em cima do bolo confeitado, assim como foi pedido?

E o padeiro respondeu:

- Sou analfabeto e não sei escrever...

O chefe da cozinha esclareceu ao padeiro que ele infelizmente não poderia contratá-lo, pois já havia demitido  outro funcionário que havia escrito em um bolo de aniversário a palavra “parabéns” de maneira errada, colocando ao invés de um “s” a letra “z”, e o freguês que havia encomendado o bolo reclamou.

O padeiro agradeceu e foi para sua residência onde encontrou o amigo que logo lhe perguntou sobre como havia sido o teste, o padeiro lhe contou o ocorrido. E o amigo logo lhe aconselhou a procurar uma escola e atualizar-se, para melhorar seu currículo.

Autor desconhecido

 

Questões

1.            Segundo texto, qual a finalidade do trabalho na sociedade?

2.            Com a formação das cidades houve uma divisão entre trabalho rural e trabalho urbano.  Como ficou esta mudança em relação a hierarquia do trabalho urbano?

3.            Em relação a faixa etária, identifique no texto a incerteza do trabalho nos últimos anos.

4.            Identifique no texto o momento em que é citadoa instabilidade do emprego.

5.            Faça uma pequena redação relacionando “qualificação no emprego” e o texto “ Histórias reais”.

 

2- HISTÓRIA – PROFESSORA VERA LÚCIA

             ATIVIDADE

Pesquisar e fazer o resumo do texto: A LUTA POR DIREITOS SOCIAIS NO SÉCULO XIX.

3- ARTES- PROFESSORA SIMONE











4- MATEMATICA – PROFESSOR LOURIVAL

 




5- GEOGRAFIA – PROFESSORA IVANETE




Atividade 2 ano ensino regular e eja. Nessa atividade o que vocês precisam fazer é uma tabela com os itens acima, entrevista mínima 4 pessoas.

6 - BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA

Biotecnologia

Biotecnologia pode ser definida como uso das tecnologias que utilizam organismos vivos, ou produtos elaborados a partir deles, para criar ou modificar produtos para fins específicos.

As aplicações mais importantes da biotecnologia estão relacionadas com a área da medicina, além da agricultura e produção de alimentos e também no meio ambiente.

Embora o ser humano utilize a biotecnologia há milhares de anos, os conhecimentos em diversas áreas científicas (microbiologia, bioquímica, genética, biologia molecular, nanotecnologia, engenharia de processos, etc), e em especial os relacionados à molécula de DNA, revolucionaram o modo de manipular os organismos, a fim de obter certos produtos e processos.

Assim, atualmente, a biotecnologia apoia-se em grande parte nas técnicas de DNA recombinante.

Aplicações da Biotecnologia

Na Medicina:

     Produção de insulina, medicamentos e vacinas;

     Manipulação de animais, como o porco, para utilizar os órgãos em transplantes;

     Produção de anticorpos em laboratório para pacientes com sistema imunitário deficiente;

     Terapia gênica para tratamento de doenças como câncer, neurológicas e cardiovasculares, cujos tratamentos convencionais não são eficientes;

     Pesquisa com células-tronco para fins terapêuticos.

Na Agricultura:

     Produção de insumos, tais como: fertilizantes, sementes e agrotóxicos;

     Melhoramento genético de plantas;

     Processamento de alimentos: alimentos transgênicos

No Meio Ambiente:

     Biorremediação: dependendo do tipo de contaminação e das condições do ambiente são usadas diferentes técnicas para reduzir ou eliminar contaminações no meio ambiente;

     Bioconversão de resíduos provenientes da agricultura;

     Produção de biocombustíveis a partir de organismos vivos ou de resíduos vegetais;

     Produção de plástico biodegradável a partir de microalgas.

Vantagem ou Desvantagem?

Muitas das aplicações da biotecnologia podem ser vantajosas para a humanidade, mas geram controvérsias a respeito das consequências sobre a saúde humana e animal, os impactos ambientais e a sociedade. O certo é que ainda não se sabe ao certo os efeitos a longo prazo.

Benefícios da Biotecnologia

     aumento da produção de alimentos, motivado principalmente pela possibilidade de acabar com a fome no mundo;

     possibilidade de se obter alimentos mais nutritivos e com propriedades medicinais;

     técnicas terapêuticas para doenças que ainda não tem cura, como o câncer, ou cujos tratamentos não são tão eficientes;

     produção de medicamentos, além de hormônios, anticorpos e insulina;

     uso da biorremediação para controlar e eliminar a contaminação nos ambientes;

     produção de produtos biodegradáveis para reduzir a poluição ambiental;

Impactos Negativos

     utilização intensiva de agrotóxicos e fertilizantes inorgânicos;

     interferência no equilíbrio da natureza;

     criação de sementes geneticamente modificadas (inférteis);

     "poluição genética", uma vez que não é possível controlar os efeitos da disseminação de organismos geneticamente modificados no ambiente;

     alimentos transgênicos podem causar alergias, entre outros prejuízos.

     questões éticas relacionadas à clonagem de seres vivos;

     a produção de células-tronco produz estresse celular que pode ter como consequência o envelhecimento precoce, entre outras.

Aula 01

 

Ler o texto com bastante atenção;

Selecionar quatro   palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.

 

 

Aula 02

 

Responder às seguintes questões:

a- Quais são as áreas relacionadas com a biotecnologia?

b- O que é biotecnologia?

c- Cite quatro benefícios da biotecnologia.

d- Cite quatro pontos negativos da biotecnologia.

 

Aula 03

Cite três utilidades da biotecnologia na agricultura.

 

Aula 04

Pesquise um texto  sobre   Biotecnologia  (diferente do meu) e escreva no seu caderno.


7 - QUÍMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro  | Química 2º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo

 

Nome: _____________________________________________ nº____ Turma______

 

Atividade IV do 3º Bimestre | Pressão de vapor (mmHg) vs Temperatura (°C)

 

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito carinho, capricho e atenção!

Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.

 

Vídeo Pressão de vapor https://youtu.be/WbNfVG16GyQ

 

Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:

 

1. Com base no gráfico abaixo, responda:



a) Qual é a temperatura de ebulição do álcool etílico e da água com pressão externa a 760 mmHg (nível do mar)?

 

 

 

b) Por que a água entra em ebulição a 100°C em 760mmHg?

 

 

 

c) À 35°C, qual das substâncias apresenta maior pressão de vapor?

 

 

 

d) Por que a temperatura de ebulição do álcool etílico é menor que a da água? Explique utilizando os conceitos das interações intermoleculares.

 

 

 

e) Qual é a relação entre a pressão atmosférica e a pressão de vapor?

 

 

 

f) Explique por que a água entra em ebulição em temperaturas diferentes, dependendo da altitude do local em que se encontra.

 

8 - PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO

ATIVIDADES DO (  2D  )  no caderno do aluno -"  Aprender Sempre " .

Ler os textos :   Texto 1  -  Trecho da crónica - " uma coisa inútil ".

Texto 2 - " O adeus de Teresa "   do autor Castro Alves.

" OBS ! " RESPONDER AS QUESTÕES  DE (  01 A 03 )

 

 

9  - FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN



ATIVIDADE 2° ano Romeu Montoro

FILOSOFIA

 

A atividade final do bimestre está fundamentada no vídeo UAU – Percepções de um belga e um angolano em Florianópolis, podendo ser encontrado no Youtube:

(https://www.youtube.com/watch?v=u0wmMBD3KoY)

 

A partir do entendimento do curta-metragem, será solicitado ao aluno uma breve reflexão sobre as questões levantadas pelos protagonistas do filme. As respostas para as perguntas dessa atividade, devem ser construídas tendo como base os depoimentos narrados pelos personagens e a percepção pessoal do aluno sobre o mundo em questão.

A correção da atividade terá como princípio o desenvolvimento do raciocínio, integrando a criatividade e a crítica à realidade. Ou seja, o critério para a correção das notas reside principalmente na coerência das ideias expostas e na atenção dedicada para evitar contradições entre as questões.

 

1 – Quais as característica que o angolano, Abel Pedro, confere ao Brasil e por quê você acha que ele tem tal visão sobre nosso país?

 

2 – Quais as características que o belga, Geofroy Dammant, confere ao Brasil e por quê você acha que ele tem tal visão sobre nosso país?

 

3 – Os personagens do filme estão na mesma cidade e estudam na mesma universidade, entretanto, ocupam lugares diferentes e parecem ter uma rotina bem distinta. Qual a impressão que você teve desses dois personagens, e de como é a vida ao redor deles, baseado nos depoimentos apresentados?

 

4 – Em certo momento do vídeo temos a seguinte fala de Abel: “Hoje eu entendo porquê as mães escravizadas matavam seus filhos ao nascer. Eu tenho orgulho de ser negro, mas não gostaria de ser  negro brasileiro, preferiria que minha mãe tivesse me matado no nascimento”.

A frase nos dá a dimensão do racismo, de sua força sob a vida daqueles que sofrem desse mal diariamente. A sentença traz o depoimento de um estrangeiro que sofreu preconceito aqui e não tinha dimensão do quão profundo isso poderia ser na vida e no psicológico.

Ainda sobre o tema, uma pesquisa de 1995, do jornal Folha de S.P apontava que 89% dos entrevistados afirmavam existir preconceito contra pessoas negras, mas só 10% admitiram tê-lo. A mesma pesquisa apontou que 87% dos entrevistados manifestaram alguma concordância com ditados e frases racistas, evidenciando a própria ignorância sobre o tema. A pesquisa foi refeita em 2009 e apresentou resultados semelhantes ao observado acima.

Apresentadas tais observações, é possível dizer que naturalizamos o preconceito a ponto de não percebê-lo como um mal em nós ou na sociedade? Ainda é possível acabar com práticas e culturas racistas uma vez que o ser humano tem a capacidade de refletir sobre os próprios erros?

 

10 - FÍSICA – PROFESSOR RONALDO

Atividade 2º médio

Nome:                                                                                               Tuma:                     

Tema: Imãs

Regras:

- O imã tem dois pólos. Norte e Sul

- Pólos iguais de repelem, pólos diferente se atraem

- Cortando um imã, os pedaços se transformam em novos imãs

- O imã se alinha com os pólos norte- sul (bússola)

 

Exercícios:

01-   Um professor de Física mostra aos seus alunos 3 barras de metal AB, CD e EF que podem ou não estar magnetizadas. Com elas, faz três experiências que consistem em aproximá-las e observar o efeito de atração e/ou repulsão, registrando-o na tabela a seguir.




Após o experimento e admitindo que cada letra pode corresponder a um único polo magnético, seus alunos concluíram que:

a) somente a barra CD é ímã.

b) somente as barras CD e EF são ímãs.

c) somente as barras AB e EF são ímãs.

d) somente as barras AB e CD são ímãs.

e) AB, CD e EF são ímãs.

 

A imagem a seguir mostra um ímã permanente que foi quebrado ao meio.




Sabendo que N e S representam, respectivamente, os polos norte e sul do ímã permanente, determine a polaridade dos pontos 1, 2, 3 e 4.

a) 1-sul, 2-norte, 3-sul e 4-sul.

b) 1-norte, 2-sul, 3-sul e 4-norte.

c) 1-norte, 2-sul, 3-norte e 4 -sul.

d) 1-sul, 2-sul, 3-norte e 4-norte.

e) 1-norte, 2-sul, 3-norte e 4-norte

 

11- INGLÊS – PROFESSORA ROSILENE

Desta vez vamos ver um texto em inglês para aprendermos vocabulário e treinar nossa pronúncia.

                           Quick and easy

 In Brazil, a lot of people try to save time. In most families, both the husband and the wife work full-time, so their free time is very short and very important to them. They look for quick and convenient ways to do their shopping and other things, so they can have free time to enjoy themselves and do the things they really like to do.

 Back in the day people used to go to many different places to buy the things they needed at home. They used to go to the butcher for meat and chicken, to the fruit market for fresh fruit, and to the bakery for bread. Nowadays, most people just go to one place to get everything they need. They can buy fruit, vegetables, bread, meat, milk and frozen foods at their local supermarket.

When people eat out, they often go to fast food restaurants. There people order their food at the counter and have to wait only a few seconds or minutes. Then they carry their food to a table, sit down, eat it, and throw their trash away. Sometimes people leave their trash on the table for the employees to clean up. It doesn’t take too long to eat a meal at a fast food restaurant, but it’s not always a healthy choice.

 

 

 

 



 


 








Nenhum comentário:

Postar um comentário