1ª QUINZENA DO 4º
BIMESTRE – 2º D
1 - SOCIOLOGIA – PROFESSOR
EDINALDO
Trabalho e sociedade
Poderíamos dizer que o trabalho existe para satisfazer as
necessidades humanas, desde as mais simples, como as de alimento, vestimenta e
abrigo, até as mais complexas, como as de lazer, crença e fantasia.
Com a formação das cidades, houve uma divisão entre o
trabalho rural (agricultura) e o trabalho urbano (comércio e indústria). O
desenvolvimento da produção e seus excedentes deram lugar a uma nova divisão entre
quem administra – o diretor ou gerente – e quem executa – o operário. Ai está a
semente da divisão em classes, que existe em todas as sociedades modernas. Para
Marx, portanto, a divisão social do trabalho numa sociedade gera a divisão em
classes.
Até pouco tempo, o trabalhador podia entrar numa empresa,
trabalhar anos seguidos e aposentar-se nela. Hoje, isso está desaparecendo,
conforme explica o sociólogo francês Robert Castel, essa situação está dando
lugar a uma nova sociedade, na qual o trabalho e a previdência já não
significam segurança, o que causa transtornos terríveis em termos sociais e
individuais. Destacando-se:
A precariedade do trabalho
Há um desemprego
constante nos últimos anos, e a maioria dos trabalhadores desempregados, só
encontra postos de trabalho instáveis, de curta duração, ou em períodos
alternados.
O déficit de lugares, não há postos de trabalho para todos,
nem para os que estão envelhecendo, nem para os mais novos que procuram emprego
pela primeira vez.
A qualificação do emprego.
Há muitas exigências
para a formação do trabalhador que se cria uma situação aparentemente sem
solução. É o caso dos jovens que não são contratados porque não tem
experiência. Há, ainda, jovens com boa qualificação que ocupam cargos
inferiores, tirando o trabalho de quem tem pouca qualificação.
Todas essas situações criam indivíduos como que estranhos à
sociedade, pois não conseguem se integrar nela. No Brasil, tudo isso acontece,
principalmente nos grandes centros urbanos.
...Todos os assalariados de uma empresa, não importa qual
seja o seu nível hierárquico, não sabem nunca se serão mantidos ou não no
emprego.
Emprego e qualificação.
Ouvimos todo momento nas
conversas ...a afirmação de que só terá emprego quem tiver qualificação. A
qualificação em determinados ramos de produção é necessária e cada vez mais
exigida, mas isso somente para alguns postos de trabalho. A maioria das
ocupações exige somente o mínimo de informação, que o trabalhador consegue
adquirir no próprio processo de trabalho.
Basta sair às ruas para notar as diferenças entre as
condições de vida das pessoas e verificar que um pequeno número delas desfruta
de muitos privilégios. Essas diferenças,
aparecem de imediato, com elementos materiais, como a moradia, as roupas, os
meios de locomoção. Mas elas também se manifestam no acesso à educação, aos
bens culturais, ou chamados bens simbólicos.
Normalmente, as desigualdades se evidenciam no dia a dia
pelos contrastes entre a pobreza e a riqueza.
Trechos do livro
Sociologia para o Ensino Médio (unidade 2 e 3)
Histórias reais...
Um padeiro, tinha muitas habilidades, fazia pães e bolos
maravilhosos. Porém como era analfabeto, acabava sendo explorado, pelos donos
de padaria, tanto nos horários excessivos de trabalho, sem pagamento de horas
extras, como também pelos constantes erros em sua folha de pagamento. O padeiro recorria sempre a amigos para lerem
seu comprovante de pagamento e ajudá-lo assim a ver onde estava o erro, para
que ele pudesse reclamar com seu chefe.
Numa dessas conversas o padeiro foi orientado por um amigo,
a procurar emprego em padarias de maior porte, pois além de condições mais
dignas de trabalho, teria um salário
melhor.
E lá foi o padeiro para o teste em uma panificadora
conceituada, em bairro mais sofisticado. O teste era fazer um bolo e
confeitá-lo. Participaram outros padeiros do teste. O encarregado pela cozinha
da panificadora experimentou todos os bolos e logo notou o sabor delicioso do
bolo feito pelo padeiro.
Depois de saborear o
bolo o chefe de cozinha, chamou o padeiro e fez vários elogios, e logo em
seguida fez uma pergunta ao padeiro:
- Por que você não escreveu
“parabéns” em cima do bolo confeitado, assim como foi pedido?
E o padeiro respondeu:
- Sou analfabeto e não sei escrever...
O chefe da cozinha esclareceu ao padeiro que ele
infelizmente não poderia contratá-lo, pois já havia demitido outro funcionário que havia escrito em um
bolo de aniversário a palavra “parabéns” de maneira errada, colocando ao invés
de um “s” a letra “z”, e o freguês que havia encomendado o bolo reclamou.
O padeiro agradeceu e foi para sua residência onde encontrou
o amigo que logo lhe perguntou sobre como havia sido o teste, o padeiro lhe
contou o ocorrido. E o amigo logo lhe aconselhou a procurar uma escola e
atualizar-se, para melhorar seu currículo.
Autor desconhecido
Questões
1. Segundo
texto, qual a finalidade do trabalho na sociedade?
2. Com a
formação das cidades houve uma divisão entre trabalho rural e trabalho
urbano. Como ficou esta mudança em
relação a hierarquia do trabalho urbano?
3. Em
relação a faixa etária, identifique no texto a incerteza do trabalho nos
últimos anos.
4. Identifique
no texto o momento em que é citadoa instabilidade do emprego.
5. Faça uma
pequena redação relacionando “qualificação no emprego” e o texto “ Histórias
reais”.
2- HISTÓRIA – PROFESSORA VERA
LÚCIA
ATIVIDADE
Pesquisar e fazer o resumo do texto: A LUTA POR DIREITOS
SOCIAIS NO SÉCULO XIX.
3- ARTES- PROFESSORA SIMONE
4- MATEMATICA – PROFESSOR LOURIVAL
5- GEOGRAFIA – PROFESSORA IVANETE
Atividade 2 ano ensino regular e eja. Nessa atividade o que
vocês precisam fazer é uma tabela com os itens acima, entrevista mínima 4
pessoas.
6 - BIOLOGIA – PROFESSORA
LUCIMARA
Biotecnologia
Biotecnologia pode ser
definida como uso das tecnologias que utilizam organismos vivos, ou produtos
elaborados a partir deles, para criar ou modificar produtos para fins
específicos.
As aplicações mais importantes da biotecnologia estão
relacionadas com a área da medicina, além da agricultura e produção de
alimentos e também no meio ambiente.
Embora o ser humano utilize a biotecnologia há milhares de anos,
os conhecimentos em diversas áreas científicas (microbiologia, bioquímica, genética, biologia molecular, nanotecnologia,
engenharia de processos, etc), e em especial os relacionados à molécula de DNA,
revolucionaram o modo de manipular os organismos, a fim de obter certos
produtos e processos.
Assim, atualmente, a biotecnologia apoia-se em grande parte nas
técnicas de DNA recombinante.
Na Medicina:
● Produção de insulina, medicamentos e vacinas;
● Manipulação de animais, como o porco, para utilizar os órgãos em
transplantes;
● Produção de anticorpos em laboratório para pacientes com sistema
imunitário deficiente;
● Terapia gênica para tratamento de doenças como câncer,
neurológicas e cardiovasculares, cujos tratamentos convencionais não são
eficientes;
● Pesquisa com células-tronco para fins terapêuticos.
Na Agricultura:
● Produção de insumos, tais como: fertilizantes, sementes e
agrotóxicos;
● Melhoramento genético de plantas;
● Processamento de alimentos: alimentos transgênicos
No Meio Ambiente:
● Biorremediação: dependendo do tipo de contaminação e das condições do ambiente
são usadas diferentes técnicas para reduzir ou eliminar contaminações no meio
ambiente;
● Bioconversão de resíduos provenientes da agricultura;
● Produção de biocombustíveis a partir de organismos vivos ou de
resíduos vegetais;
● Produção de plástico biodegradável a partir de microalgas.
Muitas das aplicações da biotecnologia podem ser vantajosas para
a humanidade, mas geram controvérsias a respeito das consequências sobre a
saúde humana e animal, os impactos ambientais e a sociedade. O certo é que
ainda não se sabe ao certo os efeitos a longo prazo.
● aumento da produção de alimentos, motivado principalmente pela
possibilidade de acabar com a fome no mundo;
● possibilidade de se obter alimentos mais nutritivos e com
propriedades medicinais;
● técnicas terapêuticas para doenças que ainda não tem cura, como
o câncer, ou cujos tratamentos não são tão eficientes;
● produção de medicamentos, além de hormônios, anticorpos e
insulina;
● uso da biorremediação para controlar e eliminar a contaminação
nos ambientes;
● produção de produtos biodegradáveis para reduzir a poluição
ambiental;
● utilização intensiva de agrotóxicos e fertilizantes inorgânicos;
● interferência no equilíbrio da natureza;
● criação de sementes geneticamente modificadas (inférteis);
● "poluição genética", uma vez que não é possível
controlar os efeitos da disseminação de organismos geneticamente modificados no
ambiente;
● alimentos transgênicos podem causar alergias, entre outros
prejuízos.
● questões éticas relacionadas à clonagem de seres vivos;
● a produção de células-tronco produz estresse celular que pode
ter como consequência o envelhecimento precoce, entre outras.
Aula 01
Ler o texto com bastante atenção;
Selecionar quatro palavras que você não conhece, procurar o
significado dessas palavras e escrever no caderno.
Aula 02
Responder às seguintes questões:
a- Quais são as áreas
relacionadas com a biotecnologia?
b- O que é biotecnologia?
c- Cite quatro benefícios da
biotecnologia.
d- Cite quatro pontos negativos
da biotecnologia.
Aula 03
Cite três utilidades da biotecnologia na agricultura.
Aula 04
Pesquise um texto
sobre Biotecnologia (diferente do meu) e escreva no seu caderno.
7 - QUÍMICA – PROFESSORA MARIA DO
CARMO
E. E. Romeu Montoro |
Química 2º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo
Nome: _____________________________________________ nº____
Turma______
Atividade
IV do 3º Bimestre | Pressão de vapor (mmHg) vs Temperatura (°C)
OBS: As atividades deverão ser
realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito
carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira
imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser
apresentado quando solicitado no retorno presencial.
Vídeo ► Pressão de
vapor ► https://youtu.be/WbNfVG16GyQ
Registre e responda em seu caderno
as questões a seguir:
1. Com base no gráfico abaixo,
responda:
a) Qual é a temperatura de
ebulição do álcool etílico e da água com pressão externa a 760 mmHg (nível do
mar)?
b) Por que a água entra em
ebulição a 100°C em 760mmHg?
c) À 35°C, qual das substâncias
apresenta maior pressão de vapor?
d) Por que a temperatura de
ebulição do álcool etílico é menor que a da água? Explique utilizando os
conceitos das interações intermoleculares.
e) Qual é a relação entre a
pressão atmosférica e a pressão de vapor?
f) Explique por que a água entra
em ebulição em temperaturas diferentes, dependendo da altitude do local em que
se encontra.
8 - PORTUGUÊS – PROFESSOR
MAURÍCIO
ATIVIDADES DO (
2D ) no caderno do aluno -" Aprender Sempre " .
Ler os textos :
Texto 1 - Trecho da crónica - " uma coisa inútil
".
Texto 2 - " O adeus de Teresa " do autor Castro Alves.
" OBS ! " RESPONDER AS QUESTÕES DE (
01 A 03 )
9
- FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN
ATIVIDADE 2° ano Romeu Montoro
FILOSOFIA
A atividade final do bimestre está fundamentada no vídeo UAU
– Percepções de um belga e um angolano em Florianópolis, podendo ser encontrado
no Youtube:
(https://www.youtube.com/watch?v=u0wmMBD3KoY)
A partir do entendimento do curta-metragem, será solicitado
ao aluno uma breve reflexão sobre as questões levantadas pelos protagonistas do
filme. As respostas para as perguntas dessa atividade, devem ser construídas
tendo como base os depoimentos narrados pelos personagens e a percepção pessoal
do aluno sobre o mundo em questão.
A correção da atividade terá como princípio o
desenvolvimento do raciocínio, integrando a criatividade e a crítica à
realidade. Ou seja, o critério para a correção das notas reside principalmente
na coerência das ideias expostas e na atenção dedicada para evitar contradições
entre as questões.
1 – Quais as característica que o angolano, Abel Pedro,
confere ao Brasil e por quê você acha que ele tem tal visão sobre nosso país?
2 – Quais as características que o belga, Geofroy Dammant,
confere ao Brasil e por quê você acha que ele tem tal visão sobre nosso país?
3 – Os personagens do filme estão na mesma cidade e estudam
na mesma universidade, entretanto, ocupam lugares diferentes e parecem ter uma
rotina bem distinta. Qual a impressão que você teve desses dois personagens, e
de como é a vida ao redor deles, baseado nos depoimentos apresentados?
4 – Em certo momento do vídeo temos a seguinte fala de Abel:
“Hoje eu entendo porquê as mães escravizadas matavam seus filhos ao nascer. Eu
tenho orgulho de ser negro, mas não gostaria de ser negro brasileiro, preferiria que minha mãe
tivesse me matado no nascimento”.
A frase nos dá a dimensão do racismo, de sua força sob a
vida daqueles que sofrem desse mal diariamente. A sentença traz o depoimento de
um estrangeiro que sofreu preconceito aqui e não tinha dimensão do quão
profundo isso poderia ser na vida e no psicológico.
Ainda sobre o tema, uma pesquisa de 1995, do jornal Folha de
S.P apontava que 89% dos entrevistados afirmavam existir preconceito contra
pessoas negras, mas só 10% admitiram tê-lo. A mesma pesquisa apontou que 87%
dos entrevistados manifestaram alguma concordância com ditados e frases
racistas, evidenciando a própria ignorância sobre o tema. A pesquisa foi
refeita em 2009 e apresentou resultados semelhantes ao observado acima.
Apresentadas tais observações, é possível dizer que
naturalizamos o preconceito a ponto de não percebê-lo como um mal em nós ou na
sociedade? Ainda é possível acabar com práticas e culturas racistas uma vez que
o ser humano tem a capacidade de refletir sobre os próprios erros?
10 - FÍSICA – PROFESSOR RONALDO
Atividade 2º médio
Nome:
Tuma:
Tema: Imãs
Regras:
- O imã tem dois pólos. Norte e Sul
- Pólos iguais de repelem, pólos diferente se atraem
- Cortando um imã, os pedaços se transformam em novos imãs
- O imã se alinha com os pólos norte- sul (bússola)
Exercícios:
01-
Um professor de Física mostra aos seus alunos 3
barras de metal AB, CD e EF que podem ou não estar magnetizadas. Com elas, faz
três experiências que consistem em aproximá-las e observar o efeito de atração
e/ou repulsão, registrando-o na tabela a seguir.
Após o experimento e admitindo
que cada letra pode corresponder a um único polo magnético, seus alunos
concluíram que:
a) somente a barra CD é ímã.
b) somente as barras CD e EF são
ímãs.
c) somente as barras AB e EF são
ímãs.
d) somente as barras AB e CD são
ímãs.
e) AB, CD e EF são ímãs.
A imagem a seguir mostra um ímã
permanente que foi quebrado ao meio.
Sabendo que N e S representam,
respectivamente, os polos norte e sul do ímã permanente, determine a polaridade
dos pontos 1, 2, 3 e 4.
a) 1-sul, 2-norte, 3-sul e 4-sul.
b) 1-norte, 2-sul, 3-sul e
4-norte.
c) 1-norte, 2-sul, 3-norte e 4
-sul.
d) 1-sul, 2-sul, 3-norte e
4-norte.
e) 1-norte, 2-sul, 3-norte e
4-norte
11-
INGLÊS – PROFESSORA ROSILENE
Desta vez vamos ver um texto em inglês para aprendermos
vocabulário e treinar nossa pronúncia.
Quick and easy
In Brazil, a lot of
people try to save time. In most families, both the husband and the wife work
full-time, so their free time is very short and very important to them. They
look for quick and convenient ways to do their shopping and other things, so
they can have free time to enjoy themselves and do the things they really like
to do.
Back in the day
people used to go to many different places to buy the things they needed at
home. They used to go to the butcher for meat and chicken, to the fruit market
for fresh fruit, and to the bakery for bread. Nowadays, most people just go to
one place to get everything they need. They can buy fruit, vegetables, bread,
meat, milk and frozen foods at their local supermarket.
When people eat out, they often go to fast food restaurants.
There people order their food at the counter and have to wait only a few
seconds or minutes. Then they carry their food to a table, sit down, eat it,
and throw their trash away. Sometimes people leave their trash on the table for
the employees to clean up. It doesn’t take too long to eat a meal at a fast
food restaurant, but it’s not always a healthy choice.
Nenhum comentário:
Postar um comentário