SEI – SEMANA
DE ESTUDOS INTENSIVOS - 3TA, 3TB
MATEMATICA
1)
Quanto vale
em percentual 210 dentro de 1030?
A 20%
B 25%
C 27%
D 30%
2)
Calcule
quanto é 30% de 1300?
A 390
B 300
C 350
D 330
3)
Uma empregada
ganhava salário de R$ 500,00 e passou a ganhar R$ 800,00 . Quanto foi o aumento
percentual?
A 60%
B 45%
C 50%
D 80%
4)
Depositei R$
200,00 no banco a uma taxa de 6% a.a. Durantes 5meses. Calcule quanto ganhei
de juros simples?
A 12 REAIS
B 20 REAIS
C 25 REAIS
D 35 REAIS
5)
Calcule a
área do quadrado com 20m de lado
A 400 m2
B 300 m2
C 200 m2
D 330 m2
BIOLOGIA
1 - O
corpo humano apresenta vários órgãos, os quais estão interligados formando
sistemas. O esôfago é um órgão que faz parte de qual sistema?
a)
Respiratório
b)
Digestório
c)
Excretor
d) Endócrino
e)
Reprodutor
2 - Indique o grupo de vegetais que apresenta
sementes:
a) Pinheiro, leguminosas e gramínea
b)Avencas, bromélias e cítricos
c)Samambaias, pinheiros e orquídeas.
d)
Leguminosas, algas e gramíneas.
e) Cítricos, cactáceas e cogumelos.
3 -
Sabemos que os vegetais são seres autotróficos. Eles são capazes de produzir
glicose utilizando gás carbônico e água em um processo denominado:
a)
Fermentação lática.
b)
Fotossíntese
c
)Respiração celular
d)
Respiração anaeróbia
e)Fermentação
alcoólica
4 -
Sobre os mamíferos, marque a alternativa incorreta:
a)
Pelos, glândulas, dentes diferenciados e a presença de diafragma caracterizam
os mamíferos.
b)
Mamíferos excretam uréia.
c) Todas
as fêmeas de mamíferos possuem mamas.
d)Todos
o mamíferos podem botar ovos.
e)
N.D.A.
5 - Na
Classe dos mamíferos , quando nos referimos aos cetáceos, quirópteros,
carnívoros, roedores e edentados, estamos falando dos seguintes animais:
a)
Baleia, morcego, tigre, rato e tatu.
b)
Peixe-boi, canguru, tigre, coelho e zebra.
c)
Peixe-boi, morcego, rato, porco e tatu.
d)
Baleia, canguru, tigre, rato e zebra.
e)
Peixe-boi, morcego, tigre, porco e zebra.
QUIMICA
1. Uma reação
química atinge o equilíbrio químico quando:
a) ocorre simultaneamente nos sentidos
direto e inverso
b) as velocidades das reações
direta e inversa são iguais
c) os reagentes são totalmente
consumidos
d) a temperatura do sistema é
igual à do ambiente
e) a razão entre as concentrações
de reagentes e produtos é unitária
2. Em relação a uma reação em equilíbrio
químico, assinale a alternativa incorreta:
a) Não pode ocorrer troca de
matéria com o ambiente.
b) A energia não é introduzida ou
removida do sistema.
c) A soma das quantidades de
matéria dos reagentes deve ser igual à soma das quantidades de matéria dos
produtos da reação.
d) As propriedades macroscópicas
do sistema não variam com o tempo.
e) A rapidez é a mesma nos dois
sentidos da reação e as concentrações das espécies envolvidas permanecem
inalteradas.
3. Com
o avanço da tecnologia, diariamente surgem novas técnicas para o tratamento de
água e efluentes. Essas novidades aumentam a eficiência dos processos e tentam,
cada vez mais, reduzir os custos e o tempo das operações. Uma dessas técnicas é
o uso das membranas para filtração nos processos de tratamento. As membranas de
ultrafiltração fazem parte de uma família mais ampla de membranas, entre as
quais se podem destacar as de microfiltração, nanofiltração e osmose reversa.
Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao uso e aplicação de membranas para
tratamento de água.
a) A
dessalinização de águas para produção de água potável é a maior aplicação da
osmose reversa e já se encontra consolidada a nível mundial.
b) O
processo de separação por membranas é caracterizado pela separação da corrente
de alimentação em outras duas correntes: a de concentrado e a de permeado.
Assim, uma dessas duas correntes será o produto de interesse no processo de
separação.
c)
Sistemas de tratamento de água por osmose reversa requerem maiores pressões de
operação, quando comparados aos sistemas de ultrafltração.
d) As
membranas de osmose reversa não possuem a capacidade de remover sais de baixo
peso molecular da água.
e)
Sistemas de microfiltração podem ser empregados na esterilização bacteriana.
4. Ao
participar de uma festa, você pode comer e beber em demasia, apresentando
sinais de má digestão ou azia. Para combater a acidez, ocasionada pelo excesso
de ácido clorídrico no estômago, seria bom ingerir uma colher de leite de
magnésia, que irá reagir com esse ácido. Qual equação que representa a reação?
a) Mg(OH)2 + 2
HClO → Mg(ClO)2 + 2 H2O.
b) Mg(OH)2 + 2 HCl
→ MgCl2 + 2 H2O.
c) Mg(OH)2+ 2 HClO3 →
Mg(ClO3)2 + 2 H2O.
d) Mn(OH)2+ 2 HClO2 →
Mn(ClO2)2 + 2 H2O.
e) Mn(OH)2+ 2 HCl →
MnCl2 + 2 H2O.
5. A seguir, temos várias reações não
balanceadas. Qual delas não corresponde a uma reação de neutralização?
a)
KOH(aq) + H2CO3(aq) → K2CO3(aq) + H2O(ℓ)
b)
Ca(OH)2(aq) + 2 HF(aq) → CaF2(aq) + 2 H2O(ℓ)
c)
CH4(g) + 2 O2(g) → CO2(g) + 2 H2O(ℓ)
d) 2
HCl(aq) + Mg(OH)2(aq) → MgCl2(aq) + 2 H2O(ℓ)
e) H3PO4(aq) + NaOH(aq) → NaH2PO4(aq) + H2O(ℓ)
PORTUGUÊS
1) Classifique as figuras de linguagem abaixo :
A) Sou uma ilha longe de ti.
B) Comprei um Panamá novo pra mim .
C) A Itália adora vinho.
D) Nós fazemos parte dessa grande engrenagem social.
E)Já lhe falei mil vezes pra vocè fazer as atividades.
2 ) A palavra : navio é um substantivo :
A ) comum.
B) próprio.
C ) composto.
D ) coletivo.
E) abstrato.
3)Classifique quanto à oração subordinada adverbial na frase abaixo :
" Ele foi trabalhar embora sendo
feriado".
A) temporal.
B) causal.
C) consecutiva.
D) concessiva.
E) final.
4) Classifique o sujeito na frase :
" Choveu muito ontem".
A) inexistente.
B) simples.
C) oculto.
D) indeterminado,
E) composto.
5) A palavra- " Quais" é um pronome
A) interrogativo.
B) oblíquo.
C) pessoal do caso reto.
D) relativo.
E) demonstrativo.
FILOSOFIA
1 - Leia abaixo um trecho de uma entrevista
de Abdias do Nascimento, escritor, político e militante do movimento negro:
“Os cultos afro-brasileiros eram
uma questão de polícia. Dava cadeia. Até hoje, nos museus da polícia do Rio de
Janeiro ou da Bahia, podemos encontrar artefatos cultuais retidos. São peças
que provavam a suposta delinquência ou anormalidade mental da comunidade negra.
Na Bahia, o Instituto Nina Rodrigues mostra exatamente isso: que o negro era um
camarada doente da cabeça por ter sua própria crença, seus próprios valores,
sua liturgia e seu culto. Eles não podiam aceitar isso.”
Retirado do Portal Afro: <http://www.portalafro.com.br/entrevistas/abdias/internet/abdias.htm>.
A partir do trecho acima citado, é
possível afirmar que:
A) apesar da escravidão a que
estavam sujeitos, os africanos sempre tiveram autonomia para praticar seus
cultos religiosos.
B) ao chegarem ao Brasil e
passarem a conviver com os europeus, os africanos escravizados foram
paulatinamente perdendo seus traços culturais originais, adotando ao final
integralmente a cultura europeia.
C) Apesar de todo o tipo de
repressão a que estavam sujeitos, os africanos escravizados ainda buscaram
manter vivas suas tradições culturais religiosas.
D) Nina Rodrigues e seus
seguidores estavam certos ao afirmarem que os africanos eram degenerados por
não aceitarem a cultura europeia como superior às suas.
E) A escravidão ganhou ares
romantizados a partir da literatura modernista que moldou o escravo à imagem
que o branco determinava.
2 – Qual das alternativas abaixo
poderia definir melhor o estudo da filosofia?
A) analisar, estudar e refletir
sobre diversas questões que nos auxiliam a entender melhor os fatos
relacionados às nossas vidas.
B) impor ao próximo nossos ideais
de verdade.
C) divagar teorias que pouco se
apliquem à vida real, mas que possuam belas palavras.
D) deduzir o que é verdadeiro pelo
que nos for mais convincente.
E) divagação e argumentação para
conhecimento alheio
3 – No trecho a seguir encontra-se
um importante aspecto da origem da desigualdade social brasileira:
As políticas de apoio e incentivo do Governo brasileiro dadas aos
imigrantes europeus não aconteceram para os negros recém-libertos do sistema
escravocrata, que foram segregados para as regiões menos desenvolvidas e
setores subalternos de trabalho, aglomerando-se nas posições subordinadas da
estrutura de classes do sistema de estratificação social.
Discriminação e desigualdades
raciais no Brasil
Carlos Alfredo HASENBALG, 1979
De que período o autor se refere?
A)
Imediatamente
após a abolição da escravatura, quando, através da Lei Aurea, os escravizados
foram libertos sem nenhum auxilio ou indenização por parte daqueles que o
exploraram.
B)
Do reinado de
Dom Pedro que estabelecia novas regras para pessoas de baixa renda.
C)
Do governo do
Estado Novo de Getúlio Vargas, considerado violento e autoritário.
D)
Do governo de
João Goulart, vitimado por um golpe de Estado ao promove a redistribuição de
terras.
E)
Ao Brasil dos jesuítas que amansavam as
aldeias indígenas.
4 – “A natureza fez os homens tão
iguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes se
encontre um homem manifestamente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo
do que outro, mesmo assim, quando se considera tudo isto em conjunto, a
diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que um
deles possa com base nela reclamar algum benefício a que outro não possa
igualmente aspirar”.
HOBBES, T. Leviatã.
São Paulo Martins Fontes, 2003.
Para Hobbes, antes da constituição
da sociedade civil, quando dois homens desejavam o mesmo objeto, eles
A) recorriam aos clérigos
B) entravam em conflito
C) consultavam os anciões
D) apelavam aos governantes.
E) duelavam até a morte.
5 – Atena, Poseidon, Hades, Zeus
são alguns dos deuses que faziam parte da mitologia grega clássica. Cultos,
sacrifícios, oferendas e até competições aconteciam para honrá-los. No entanto,
o desaparecimento desses deuses do imaginário popular grego ocorre:
A) devido ao governo de Péricles.
Um déspota que destruiu a Grécia a partir de seu autoritarismo.
B) devido às guerras perdidas pela
Grécia. Minando assim sua cultura, devido a constantes derrotas.
C) paralelamente ao
desenvolvimento da filosofia, que buscava explicações racionais e lógicas para
os fatos mundanos.
D) devido ao isolamento dos
adoradores desses deuses que preferiram se estabelecer em Atlântica e viver
segundo padrões arcaicos.
E) devido à chegada de Jesus
Cristo
FISICA
01-
Calcular a
potência de uma torneira elétrica ligada em uma tensão de U = 220 Volts e
corrente elétrica de I = 3 ampéres.
a(
) 100 W
b ( ) 80 W
c ( ) 660 W
d ( ) 200 W
02-
Calcular a
tensão elétrica que um chuveiro de potência
de P = 2200 Watts e corrente elétrica de I = 20 Ampéres.
a ( ) 10 V
b ( ) 40 V
c ( ) 80 V
d ( ) 110 V
03-
Calcular a
resistência equivalente em um circuito em série que possui três resistores
idênticos de R = 10 Ω
a ( ) 30 Ω
b ( ) 40 Ω
c ( ) 50 Ω
d ( ) 100 Ω
04-
Calcular a resistência
equivalente em um circuito em paralelo que possui dois resistores idênticos de
R = 2 Ω
a ( ) 4 Ω
b ( ) 8 Ω
c ( ) 12 Ω
d ( ) 1 Ω
05-
Na Teoria da
Relatividade o que é relativo:
a ( ) tempo e espaço
b ( ) gravidade e tempo
c ( ) aceleração
d ( ) Velocidade
INGLÊS
LEIA O TEXTO E RESPONDA ÁS QUESTÕES
The doctor
Dylan is a doctor. He looks after sick people.
He usually gets up at 6.00 o’clock.
Today he is late, it is 6.30 and
he is still in bed. He usually goes to work by train but
today he is driving to work. He
arrives at work at 6.30 every morning but it is 7.30
now and he is still driving. It’s
12.00 o’clock now. He always has his lunch at 12.00
but today he isn’t having lunch at
12.00, he is looking after his sick patients. It is half
past seven now, Dylan is watching
TV. He usually watches TV at half past seven
because his favorite programme
starts at half past seven.
Dylan has his dinner at 8.30
everyday and he is having dinner now. It is 24.00 now
Dylan is going to bed. He always
goes to bed at 24.00.
1.De acordo com o texto, são
7h30min e Dylan ainda:
a.está dirigindo.
b.está tomando o café da manhã.
c.está entrando no carro.
d.ainda está dando beijo nas
crianças.
e. ainda está tomando banho
2.Dylan costuma almoçar às 12
horas, porém, de acordo com o texto, hoje:
a.ele ainda está indo almoçar.
b.ele está assistindo TV.
c.ele está cuidando de seus
pacientes doentes.
d.ele está cuidando de uma criança
doente.
e.ele está dormindo
3.Qual horário Dylan costuma
jantar?
a. 18h30min
b. 18 horas
c. 20h30min
d. 19h30min
e. 17 horas
4.Que horário Dylan costuma dormir
todos os dias?
a. 19 horas
b. 24 horas
c. 20h30min
d. 19h30min
e. 19h00
5.De acordo com o texto, Dylan
costuma se levantar às 6 horas, mas o que aconteceu
para ele acordar 6h30min e ir mais
tarde para o trabalho?
- Estava
doente
- Seu
filho ficou doente
- Sua
esposa ficou doente
- Distraiu-
se com a TV
- Acordou
atrasado
GEOGRAFIA
1-A Nova Ordem Mundial assinala o
fim da bipolaridade entre União Soviética e Estados Unidos. Então, a partir do
início do século XXI, os norte-americanos iniciaram uma guerra ao terrorismo,
que passou a ser o novo adversário dos EUA no cenário internacional. Um evento
que pode assinalar essa nova empreitada é:
a) A Guerra do Iraque, cujo
objetivo era aniquilar o terrorista internacional Saddam Hussein.
b) A caçada e morte de Osama Bin
Laden, em 2 de Maio de 2011.
c) A Guerra das Coreias, com o
objetivo de exterminar terroristas norte-coreanos.
d) A Guerra entre Israel e
Palestina, em que os EUA buscaram extinguir facções terroristas israelenses.
2- As noções de islamismo,
pensamento ocidental e cultura indiana, remetem para a categoria de:
a) raças;
b) nacionalidades;
c) civilizações;
d) etnias;
e) religiões.
3- A Guerra do Líbano, o conflito
Irã/Iraque, a questão Palestina, a Guerra do Golfo são alguns dos conflitos que
marcam ou marcaram o Oriente Médio. Das alternativas abaixo, aquela que
corretamente explica essa situação conflituosa é:
a) a disputa de terras favoráveis
ao cultivo, como as encontradas na planície da Mesopotâmia, numa área
desértica.
b) os grandes lucros provenientes
do petróleo que não beneficiam a maioria da população nos países árabes.
c) o aumento, de forma rápida, do
preço do barril de petróleo nos países membros da OPEP.
d) a criação do Estado de Israel,
sob a tutela britânica, numa região de ricas reservas de petróleo.
e) o emaranhado de culturas,
religiões e interesses estrangeiros numa área localizada a meio caminho entre a
Ásia, Europa e África.
4- Pensando na necessidade de se
trabalhar em conjunto para solucionar problemas, ou mesmo criar
alternativas para o
desenvolvimento social satisfatório da humanidade, a ONU atua com base em
princípios.
Analise as alternativas abaixo e
marque a que apresenta um princípio da ONU:
a-
A ONU não irá
exigir que estados que não fazem parte da organização, haja de acordo com seus
princípios, mesmo
que esteja em risco a manutenção
da paz.
b-
A passividade
deve ser utilizada em todo em momento, afim de não gerar situações que ameaçam
a paz, a
segurança, e a justiça
internacional.
c-
Os países não
são obrigados a dar assistência às Nações Unidas, pois, trata-se de um acordo
sem responsabilidades
definidas.
d-
O direito
atuará discretamente, de forma que não prejudique o interesse público em
nenhuma atividade.
e-
Quando não
for possível cumprir com boa fé, o estado não será punido, conforme garante a
Carta.
5-O principal órgão deliberativo
da ONU, no qual são discutidos assuntos que afetam todos os habitantes do
mundo e onde todas as nações podem
votar, é:
a- OMS - Organização Mundial da Saúde.
b- Conselho de Segurança.
c- Banco Internacional.
d- Assembléia Geral.
e- UNICEF.
HISTORIA
1.
(PUC) Em relação às causas da Primeira Guerra
Mundial é correto afirmar que:
a) A
incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX
colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade
política e social das nações europeias impulsionou as disputas colonialistas e
o conflito entre as potências.
b) A
desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a
rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo
agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as
potências.
c) O sucesso da
política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de
forças entre as nações europeias, acirrando as lutas de conquista das colônias
da África e da Ásia.
d) O expansionismo
na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustou a Inglaterra e a
França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.
e) O
desequilíbrio entre a produção e consumo incentivou a conquista de novos
mercados produtores de matérias-primas e consumidores de bens de produção
reativando as rivalidades entre os países europeus e os da América do Norte.
2.
(UNESP) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918)
resultou de uma alteração da ordem institucional vigente em longo período do
século XIX. Entre os motivos desta alteração, destacam-se:
a) a divisão do
mundo em dois blocos ideologicamente antagônicos e a constituição de países
industrializados na América.
b) a
desestabilização da sociedade europeia com a emergência do socialismo e a
constituição de governos fascistas nos países europeus.
c) o domínio
econômico dos mercados do continente europeu pela Inglaterra e o cerco da
Rússia pelo capitalismo.
d) a oposição da
França à divisão de seu território após as guerras napoleônicas e a aproximação
entre a Inglaterra e a Alemanha.
e) a unificação
da Alemanha e os conflitos entre as potências suscitados pela anexação de áreas
coloniais na Ásia e na África.
3. (MACKENZIE) A
respeito do envolvimento dos EUA na Primeira Grande Guerra é incorreto afirmar
que:
a) foi
influenciado pela intenção germânica de atrair o México, prometendo-lhe ajuda
na reconquista de territórios perdidos para os EUA.
b) os EUA
financiaram diretamente a indústria bélica franco-inglesa e enviaram um grande
contingente de soldados à fronte.
c) uma possível
derrota da França e Inglaterra colocaria em risco os investimentos
norte-americanos na Europa.
d) contrariando
o Congresso, o presidente dos EUA rompeu a neutralidade, declarando guerra às
forças do Eixo.
e) a adesão dos
EUA desequilibrou as forças em luta, dando um novo alento à Entente.
4. (UFF) Muitos
historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise
das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos
todos corretos a favor de tal opinião.
a) A economia de
guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada”
foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e,
em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades
econômicas que abalaram os países liberais, sobretudo através da inflação.
b) Em todos os
países, a economia de guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a
confiscar as fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em cheque
os pilares básicos da sociedade liberal.
c) Durante a
guerra foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes
liberais como a França e a Inglaterra, num prenúncio do fascismo ainda por vir.
d) A guerra
transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que
utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em
flagrante desrespeito às liberdades individuais.
e) Derrotadas na
Primeira Guerra Mundial, as grandes potências liberais foram, por tal razão,
impotentes para conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo.
5. (Enem) A
primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a
inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana.
Entre os
principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a
primeira metade do século XX estão
a) a crise do
colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.
b) o
enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear.
c) o declínio
britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.
d) a corrida
armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.
e) a Revolução
Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha.
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