terça-feira, 13 de outubro de 2020

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - SEI- 3ºTA e 3ºTB

 

SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS -  3TA, 3TB

 

MATEMATICA

1)      Quanto vale em percentual  210 dentro de 1030?

A 20%

B 25%

C 27%

D 30%

2)      Calcule quanto é 30% de 1300?

A 390

B 300

C 350

D 330

3)      Uma empregada ganhava salário de R$ 500,00 e passou a ganhar R$ 800,00 . Quanto foi o aumento percentual?

A 60%

B 45%

C 50%

D 80%

4)      Depositei R$ 200,00 no banco a uma taxa de 6% a.a. Durantes 5meses. Calcule quanto ganhei de juros simples?

A 12 REAIS

B 20 REAIS

C 25 REAIS

D 35 REAIS

5)      Calcule a área do quadrado com 20m de lado

A 400 m2

B 300 m2

C 200 m2

D 330 m2

 

 BIOLOGIA

1 - O corpo humano apresenta vários órgãos, os quais estão interligados formando sistemas. O esôfago é um órgão que faz parte de qual sistema?

a) Respiratório

b) Digestório

c) Excretor

d) Endócrino

e) Reprodutor

 

2 -  Indique o grupo de vegetais que apresenta sementes:

a)  Pinheiro, leguminosas e gramínea

  b)Avencas, bromélias e cítricos

  c)Samambaias, pinheiros e orquídeas.

d) Leguminosas, algas e gramíneas.

   e) Cítricos, cactáceas e cogumelos.

3 - Sabemos que os vegetais são seres autotróficos. Eles são capazes de produzir glicose utilizando gás carbônico e água em um processo denominado:

a) Fermentação lática.

b) Fotossíntese

c )Respiração celular

d) Respiração anaeróbia

e)Fermentação alcoólica

4 - Sobre os mamíferos, marque a alternativa incorreta:

a) Pelos, glândulas, dentes diferenciados e a presença de diafragma caracterizam os mamíferos.

b) Mamíferos excretam uréia.

c) Todas as fêmeas de mamíferos possuem mamas.

d)Todos o mamíferos podem botar ovos.

e) N.D.A.

5 - Na Classe dos mamíferos , quando nos referimos aos cetáceos, quirópteros, carnívoros, roedores e edentados, estamos falando dos seguintes animais:

a) Baleia, morcego, tigre, rato e tatu.

b) Peixe-boi, canguru, tigre, coelho e zebra.

c) Peixe-boi, morcego, rato, porco e tatu.

d) Baleia, canguru, tigre, rato e zebra.

e) Peixe-boi, morcego, tigre, porco e zebra.

QUIMICA

 

1. Uma reação química atinge o equilíbrio químico quando:

 

a) ocorre simultaneamente nos sentidos direto e inverso

b) as velocidades das reações direta e inversa são iguais

c) os reagentes são totalmente consumidos

d) a temperatura do sistema é igual à do ambiente

e) a razão entre as concentrações de reagentes e produtos é unitária

 

 

2. Em relação a uma reação em equilíbrio químico, assinale a alternativa incorreta:

 

a) Não pode ocorrer troca de matéria com o ambiente.

b) A energia não é introduzida ou removida do sistema.

c) A soma das quantidades de matéria dos reagentes deve ser igual à soma das quantidades de matéria dos produtos da reação.

d) As propriedades macroscópicas do sistema não variam com o tempo.

e) A rapidez é a mesma nos dois sentidos da reação e as concentrações das espécies envolvidas permanecem inalteradas.

 

 

3. Com o avanço da tecnologia, diariamente surgem novas técnicas para o tratamento de água e efluentes. Essas novidades aumentam a eficiência dos processos e tentam, cada vez mais, reduzir os custos e o tempo das operações. Uma dessas técnicas é o uso das membranas para filtração nos processos de tratamento. As membranas de ultrafiltração fazem parte de uma família mais ampla de membranas, entre as quais se podem destacar as de microfiltração, nanofiltração e osmose reversa. Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao uso e aplicação de membranas para tratamento de água.

 

a) A dessalinização de águas para produção de água potável é a maior aplicação da osmose reversa e já se encontra consolidada a nível mundial.

b) O processo de separação por membranas é caracterizado pela separação da corrente de alimentação em outras duas correntes: a de concentrado e a de permeado. Assim, uma dessas duas correntes será o produto de interesse no processo de separação.

c) Sistemas de tratamento de água por osmose reversa requerem maiores pressões de operação, quando comparados aos sistemas de ultrafltração.

d) As membranas de osmose reversa não possuem a capacidade de remover sais de baixo peso molecular da água.

e) Sistemas de microfiltração podem ser empregados na esterilização bacteriana.

 

 

4. Ao participar de uma festa, você pode comer e beber em demasia, apresentando sinais de má digestão ou azia. Para combater a acidez, ocasionada pelo excesso de ácido clorídrico no estômago, seria bom ingerir uma colher de leite de magnésia, que irá reagir com esse ácido. Qual equação que representa a reação?

 

a) Mg(OH)+ 2 HClO → Mg(ClO)+ 2 H2O.

b) Mg(OH)+ 2 HCl → MgCl+ 2 H2O.

c) Mg(OH)2+ 2 HClO→ Mg(ClO3)+ 2 H2O.

d) Mn(OH)2+ 2 HClO→ Mn(ClO2)+ 2 H2O.

e) Mn(OH)2+ 2 HCl → MnCl+ 2 H2O.

 

 

5. A seguir, temos várias reações não balanceadas. Qual delas não corresponde a uma reação de neutralização?

 

a) KOH(aq) + H2CO3(aq) → K2CO3(aq) + H2O(ℓ)

b) Ca(OH)2(aq) + 2 HF(aq) → CaF2(aq) + 2 H2O(ℓ)

c) CH4(g) + 2 O2(g) → CO2(g) + 2 H2O(ℓ)

d) 2 HCl(aq) + Mg(OH)2(aq) → MgCl2(aq) + 2 H2O(ℓ)

e) H3PO4(aq) + NaOH(aq)  → NaH2PO4(aq)  + H2O(ℓ)

 

PORTUGUÊS

1) Classifique  as  figuras de linguagem abaixo :

A)   Sou uma ilha longe de ti.

B) Comprei um Panamá novo pra mim .

C) A Itália adora vinho.

D) Nós fazemos parte dessa grande engrenagem social.

E)Já lhe falei mil vezes pra vocè fazer as atividades.

 

2 )  A palavra  : navio é um substantivo :

A )   comum.

B) próprio.

C ) composto.

D ) coletivo.

E) abstrato.

 

 

3)Classifique quanto à oração subordinada adverbial na frase abaixo :

" Ele foi trabalhar embora sendo feriado".

A) temporal.

B) causal.

C) consecutiva.

D) concessiva.

E) final.

4) Classifique o sujeito na frase :   " Choveu muito ontem".

A) inexistente.

B) simples.

C) oculto.

D) indeterminado,

E) composto.

5) A palavra-  " Quais"   é um pronome

A) interrogativo.

B) oblíquo.

C) pessoal do caso reto.

D) relativo.

E) demonstrativo.

FILOSOFIA

1 - Leia abaixo um trecho de uma entrevista de Abdias do Nascimento, escritor, político e militante do movimento negro:

“Os cultos afro-brasileiros eram uma questão de polícia. Dava cadeia. Até hoje, nos museus da polícia do Rio de Janeiro ou da Bahia, podemos encontrar artefatos cultuais retidos. São peças que provavam a suposta delinquência ou anormalidade mental da comunidade negra. Na Bahia, o Instituto Nina Rodrigues mostra exatamente isso: que o negro era um camarada doente da cabeça por ter sua própria crença, seus próprios valores, sua liturgia e seu culto. Eles não podiam aceitar isso.”

Retirado do Portal Afro: <http://www.portalafro.com.br/entrevistas/abdias/internet/abdias.htm>.

A partir do trecho acima citado, é possível afirmar que:

A) apesar da escravidão a que estavam sujeitos, os africanos sempre tiveram autonomia para praticar seus cultos religiosos.

B) ao chegarem ao Brasil e passarem a conviver com os europeus, os africanos escravizados foram paulatinamente perdendo seus traços culturais originais, adotando ao final integralmente a cultura europeia.

C) Apesar de todo o tipo de repressão a que estavam sujeitos, os africanos escravizados ainda buscaram manter vivas suas tradições culturais religiosas.

D) Nina Rodrigues e seus seguidores estavam certos ao afirmarem que os africanos eram degenerados por não aceitarem a cultura europeia como superior às suas.

E) A escravidão ganhou ares romantizados a partir da literatura modernista que moldou o escravo à imagem que o branco determinava.

2 – Qual das alternativas abaixo poderia definir melhor o estudo da filosofia?

A) analisar, estudar e refletir sobre diversas questões que nos auxiliam a entender melhor os fatos relacionados às nossas vidas.

B) impor ao próximo nossos ideais de verdade.

C) divagar teorias que pouco se apliquem à vida real, mas que possuam belas palavras.

D) deduzir o que é verdadeiro pelo que nos for mais convincente.

E) divagação e argumentação para conhecimento alheio

3 – No trecho a seguir encontra-se um importante aspecto da origem da desigualdade social brasileira:

As políticas de apoio e incentivo do Governo brasileiro dadas aos imigrantes europeus não aconteceram para os negros recém-libertos do sistema escravocrata, que foram segregados para as regiões menos desenvolvidas e setores subalternos de trabalho, aglomerando-se nas posições subordinadas da estrutura de classes do sistema de estratificação social.

Discriminação e desigualdades raciais no Brasil
Carlos Alfredo HASENBALG, 1979

De que período o autor se refere?

A)     Imediatamente após a abolição da escravatura, quando, através da Lei Aurea, os escravizados foram libertos sem nenhum auxilio ou indenização por parte daqueles que o exploraram.

B)      Do reinado de Dom Pedro que estabelecia novas regras para pessoas de baixa renda.

C)      Do governo do Estado Novo de Getúlio Vargas, considerado violento e autoritário.

D)     Do governo de João Goulart, vitimado por um golpe de Estado ao promove a redistribuição de terras.

E)       Ao Brasil dos jesuítas que amansavam as aldeias indígenas.

4 – “A natureza fez os homens tão iguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes se encontre um homem manifestamente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo assim, quando se considera tudo isto em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que um deles possa com base nela reclamar algum benefício a que outro não possa igualmente aspirar”.

HOBBES, T. Leviatã. São Paulo Martins Fontes, 2003.

Para Hobbes, antes da constituição da sociedade civil, quando dois homens desejavam o mesmo objeto, eles

A) recorriam aos clérigos
B) entravam em conflito
C) consultavam os anciões
D) apelavam aos governantes.
E) duelavam até a morte.

 

5 – Atena, Poseidon, Hades, Zeus são alguns dos deuses que faziam parte da mitologia grega clássica. Cultos, sacrifícios, oferendas e até competições aconteciam para honrá-los. No entanto, o desaparecimento desses deuses do imaginário popular grego ocorre:

 

A) devido ao governo de Péricles. Um déspota que destruiu a Grécia a partir de seu autoritarismo.

B) devido às guerras perdidas pela Grécia. Minando assim sua cultura, devido a constantes derrotas.

C) paralelamente ao desenvolvimento da filosofia, que buscava explicações racionais e lógicas para os fatos mundanos.

D) devido ao isolamento dos adoradores desses deuses que preferiram se estabelecer em Atlântica e viver segundo padrões arcaicos.

E) devido à chegada de Jesus Cristo

 

FISICA

01-  Calcular a potência de uma torneira elétrica ligada em uma tensão de U = 220 Volts e corrente elétrica de I = 3 ampéres.

a(  ) 100 W

b (  ) 80 W

c (  ) 660 W

d (  ) 200 W

 

02-  Calcular a tensão elétrica que um chuveiro de potência  de P = 2200 Watts e corrente elétrica de I = 20 Ampéres.

a (  ) 10 V

b (  ) 40 V

c (  ) 80 V

d (  ) 110 V

 

03-  Calcular a resistência equivalente em um circuito em série que possui três resistores idênticos de R = 10 Ω

a (  ) 30 Ω

b (  ) 40 Ω

c (  ) 50 Ω

d (  ) 100 Ω

04-  Calcular a resistência equivalente em um circuito em paralelo que possui dois resistores idênticos de R = 2 Ω

a (  ) 4 Ω

b (  ) 8 Ω

c (  ) 12 Ω

d (  ) 1 Ω

05-  Na Teoria da Relatividade o que é relativo:

a (  ) tempo e espaço

b (  ) gravidade e tempo

c (  ) aceleração

d (  ) Velocidade

INGLÊS

       LEIA O TEXTO E RESPONDA ÁS QUESTÕES

           The doctor

 Dylan is a doctor. He looks after sick people. He usually gets up at 6.00 o’clock.

Today he is late, it is 6.30 and he is still in bed. He usually goes to work by train but

today he is driving to work. He arrives at work at 6.30 every morning but it is 7.30

now and he is still driving. It’s 12.00 o’clock now. He always has his lunch at 12.00

but today he isn’t having lunch at 12.00, he is looking after his sick patients. It is half

past seven now, Dylan is watching TV. He usually watches TV at half past seven

because his favorite programme starts at half past seven.

Dylan has his dinner at 8.30 everyday and he is having dinner now. It is 24.00 now

Dylan is going to bed. He always goes to bed at 24.00.

1.De acordo com o texto, são 7h30min e Dylan ainda:

a.está dirigindo.

b.está tomando o café da manhã.

c.está entrando no carro.

d.ainda está dando beijo nas crianças.

e. ainda está tomando banho

 

2.Dylan costuma almoçar às 12 horas, porém, de acordo com o texto, hoje:

a.ele ainda está indo almoçar.

b.ele está assistindo TV.

c.ele está cuidando de seus pacientes doentes.

d.ele está cuidando de uma criança doente.

e.ele está dormindo

3.Qual horário Dylan costuma jantar?

a. 18h30min

b. 18 horas

c. 20h30min

d. 19h30min

e. 17 horas

 

4.Que horário Dylan costuma dormir todos os dias?

a. 19 horas

b. 24 horas

c. 20h30min

d. 19h30min

e. 19h00

5.De acordo com o texto, Dylan costuma se levantar às 6 horas, mas o que aconteceu

para ele acordar 6h30min e ir mais tarde para o trabalho?

  1. Estava doente
  2. Seu filho ficou doente
  3. Sua esposa ficou doente
  4. Distraiu- se com a TV
  5. Acordou atrasado

GEOGRAFIA

1-A Nova Ordem Mundial assinala o fim da bipolaridade entre União Soviética e Estados Unidos. Então, a partir do início do século XXI, os norte-americanos iniciaram uma guerra ao terrorismo, que passou a ser o novo adversário dos EUA no cenário internacional. Um evento que pode assinalar essa nova empreitada é:

a) A Guerra do Iraque, cujo objetivo era aniquilar o terrorista internacional Saddam Hussein.

b) A caçada e morte de Osama Bin Laden, em 2 de Maio de 2011.

c) A Guerra das Coreias, com o objetivo de exterminar terroristas norte-coreanos.

d) A Guerra entre Israel e Palestina, em que os EUA buscaram extinguir facções terroristas israelenses.

2- As noções de islamismo, pensamento ocidental e cultura indiana, remetem para a categoria de:

a) raças;
b) nacionalidades;
c) civilizações;
d) etnias;
e) religiões.
 

3- A Guerra do Líbano, o conflito Irã/Iraque, a questão Palestina, a Guerra do Golfo são alguns dos conflitos que marcam ou marcaram o Oriente Médio. Das alternativas abaixo, aquela que corretamente explica essa situação conflituosa é:

a) a disputa de terras favoráveis ao cultivo, como as encontradas na planície da Mesopotâmia, numa área desértica.

b) os grandes lucros provenientes do petróleo que não beneficiam a maioria da população nos países árabes.

c) o aumento, de forma rápida, do preço do barril de petróleo nos países membros da OPEP.

d) a criação do Estado de Israel, sob a tutela britânica, numa região de ricas reservas de petróleo.

e) o emaranhado de culturas, religiões e interesses estrangeiros numa área localizada a meio caminho entre a Ásia, Europa e África.

 

4- Pensando na necessidade de se trabalhar em conjunto para solucionar problemas, ou mesmo criar

alternativas para o desenvolvimento social satisfatório da humanidade, a ONU atua com base em princípios.

 

Analise as alternativas abaixo e marque a que apresenta um princípio da ONU:

 

a-      A ONU não irá exigir que estados que não fazem parte da organização, haja de acordo com seus princípios, mesmo

que esteja em risco a manutenção da paz.

b-      A passividade deve ser utilizada em todo em momento, afim de não gerar situações que ameaçam a paz, a

segurança, e a justiça internacional.

c-      Os países não são obrigados a dar assistência às Nações Unidas, pois, trata-se de um acordo sem responsabilidades

definidas.

d-      O direito atuará discretamente, de forma que não prejudique o interesse público em nenhuma atividade.

e-      Quando não for possível cumprir com boa fé, o estado não será punido, conforme garante a Carta.

5-O principal órgão deliberativo da ONU, no qual são discutidos assuntos que afetam todos os habitantes do

mundo e onde todas as nações podem votar, é:

 

a-    OMS - Organização Mundial da Saúde.

b-    Conselho de Segurança.

c-    Banco Internacional.

d-    Assembléia Geral.

e-    UNICEF.

HISTORIA

 

1. (PUC) Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:

a) A incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações europeias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências.

b) A desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.

c) O sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de forças entre as nações europeias, acirrando as lutas de conquista das colônias da África e da Ásia.

d) O expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustou a Inglaterra e a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.

e) O desequilíbrio entre a produção e consumo incentivou a conquista de novos mercados produtores de matérias-primas e consumidores de bens de produção reativando as rivalidades entre os países europeus e os da América do Norte.

2. (UNESP) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) resultou de uma alteração da ordem institucional vigente em longo período do século XIX. Entre os motivos desta alteração, destacam-se:

a) a divisão do mundo em dois blocos ideologicamente antagônicos e a constituição de países industrializados na América.

b) a desestabilização da sociedade europeia com a emergência do socialismo e a constituição de governos fascistas nos países europeus.

c) o domínio econômico dos mercados do continente europeu pela Inglaterra e o cerco da Rússia pelo capitalismo.

d) a oposição da França à divisão de seu território após as guerras napoleônicas e a aproximação entre a Inglaterra e a Alemanha.

e) a unificação da Alemanha e os conflitos entre as potências suscitados pela anexação de áreas coloniais na Ásia e na África.

3. (MACKENZIE) A respeito do envolvimento dos EUA na Primeira Grande Guerra é incorreto afirmar que:

a) foi influenciado pela intenção germânica de atrair o México, prometendo-lhe ajuda na reconquista de territórios perdidos para os EUA.

b) os EUA financiaram diretamente a indústria bélica franco-inglesa e enviaram um grande contingente de soldados à fronte.

c) uma possível derrota da França e Inglaterra colocaria em risco os investimentos norte-americanos na Europa.

d) contrariando o Congresso, o presidente dos EUA rompeu a neutralidade, declarando guerra às forças do Eixo.

e) a adesão dos EUA desequilibrou as forças em luta, dando um novo alento à Entente.

4. (UFF) Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos todos corretos a favor de tal opinião.

a) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais, sobretudo através da inflação.

b) Em todos os países, a economia de guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a confiscar as fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em cheque os pilares básicos da sociedade liberal.

c) Durante a guerra foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a França e a Inglaterra, num prenúncio do fascismo ainda por vir.

d) A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito às liberdades individuais.

e) Derrotadas na Primeira Guerra Mundial, as grandes potências liberais foram, por tal razão, impotentes para conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo.

5. (Enem) A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana.

Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão

a) a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.

b) o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear.

c) o declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.

d) a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.

e) a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha.

 

 

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