Slam - um gênero
literário
Slam é uma batalha de poesias e rimas que existe desde os anos 1980 e
tem crescido cada vez mais no mundo e no Brasil, sobretudo no século XXI.
Considerado por muitos um esporte, o slam tem batalhas nacionais e uma Copa do
Mundo, onde finalistas de diversos países se encontram para escolherem qual a
melhor poesia. Na última década, o Brasil tem apresentado suas manifestações,
sobretudo entre os jovens periféricos, e traz consigo um forte teor auto
afirmativo, identitário e de ocupação de espaços públicos.
Spoken word: a poesia falada
Slam poesia ou poetry slam é um tipo de poesia que faz
parte do gênero spoken word ou, na tradução literal, palavra
falada. Faz parte desse gênero toda a literatura que é pensada para ser
declamada ou falada em público. É um gênero que vem desde a Antiguidade e Idade
Média, como por exemplo os trovadores, mas que também aparece na cultura
africana, os Griôs.
No caso dos trovadores, a poesia declamada tinha a função de contar
casos ficcionais épicos e era feita em um momento em que não havia imprensa ou
a disseminação da alfabetização na Europa dos séculos XI e XII. Na cultura
africana, os Griôs ou Griots, são os mantenedores
da história e da memória de determinado grupo social ou étnico. São os
portadores do conhecimento antigo e são responsáveis por passá-los para as
novas gerações de forma oral, preservando a história, a memória e a
ancestralidade.
Nos anos 60, a poesia falada foi ressignificada pela geração
beat, no Estados Unidos, fazendo parte das manifestações do movimento de
contracultura e de reivindicação de direitos civis. Na década de 70, o rap, do
inglês ritmo e poesia, nasceu entre a comunidade negra norte-americana, imigrante
em Nova York. Para os poetas do rap, a letra se sobrepunha à melodia e a
temática era o cotidiano de opressão nas grandes cidades, violência policial e
afirmação de uma identidade étnica.sobretudo em contato com a cultura jamaicana
Slam: poesia falada marginal
O slam surge em 1984, em Chicago, estado de Illinois,
Estados Unidos. Até pouco tempo, Chicago tinha a particularidade de ser uma
cidade muito industrializada. Em um bar de jazz, onde costumavam
ocorrer declamações e saraus de poesia, o trabalhador da construção civil e
também poeta Mark Smith teve a ideia de fazer uma “batalha de poesias”. Junto
com seu grupo Chicago Poetry Ensemblange, ele cria o
Show-Cabaré-Político-Vaudevilliano.
A ideia inicial de Smith era fazer uma brincadeira para ironizar a
declamação academicista, elitista e formal. A batalha tinha a intenção de
popularizar a poesia e realizar performances-poéticas que fossem mais concretas
e menos abstratas, diferente daquelas dos saraus que atraíam mais os jovens de
classe média. Dessa maneira, o slam acabou unindo a forma poética e as reuniões
ocorridas para a realização dos saraus e, ao mesmo tempo, um público e uma
plateia participativa, que torcia e se envolvia na poesia e na letra, e não
apenas contemplava o poeta e sua obra.
O gênero se desenvolveu tão rápido nos Estados Unidos que apenas seis
anos depois, em 1990, ocorreu o Primeiro Campeonato Nacional de Slam, em São
Francisco. Em 2002, sua popularidade o levou ao Primeiro Campeonato
Internacional, ocorrido em Roma. Após isso, são realizados campeonatos anuais
na França nos quais os poetas apresentam poesias em suas línguas nativas,
enquanto as traduções são feitas simultaneamente em um telão.
Repentistas Caju e Castanha: https://www.youtube.com/watch?v=pFXehD9w08I
Conheça o Slam, a poesia das ruas que reflete
sobre temas sociais:
https://www.youtube.com/watch?v=dbMz67uSQXQ
Responda as questões
Qual a relação do Trovadorismo com o repente?
Qual a relação do repente com o Slam?
Por que o slam é considerado uma poesia marginalizada?
Link para vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=IQfgLR1t2hc&feature=youtu.be
LÍNGUA INGLESA - PROFESSORAS CARLA E CAMILA
ACTIVITY 5
a) Observe as imagens. Todas as imagens
representam o mesmo tipo de energia?
b) Leia o texto. Utilize alguma ferramenta de
tradução como o Google Translate caso precise.
c) Faça um mapa mental sobre os tipos
de energia mencionados no texto.
ARTE - PROFESSOR SERGIO
Para que você
tenha mais elementos para a elaboração de um projeto de intervenção artística
em dança - Flash Mob, reúna-se em grupo para realizar uma pesquisa em revistas,
livros internet, etc., de imagens, textos e vídeos sobre este tipo de
intervenção artística
A intervenção artística em dança pode
ser apresentada como uma manifestação de teor artístico urbano,
que geralmente tem como foco de suas realizações grandes centros e áreas
centrais das cidades. O termo flash mob é usado para se
referir a um grande grupo de pessoas que se juntam repentinamente em um local
público para fazer alguma ação e rapidamente saírem do local. Geralmente, esse
tipo de ação é organizado, combinado, coordenado, etc., por meio de redes sociais,
e-mails ou outros meios parecidos.
Devemos cuidar da saúde, respeitar o
distanciamento, utilizar mascaras, mas não podemos deixar de criar e expressar
uma linguagem artística.
Monte um
roteiro de uma intervenção artística em dança com distanciamento.
1.
Marque
um x na resposta correta
A ( ) Fash Mob é um teatro de uma linguagem
plástica. B ( ) A intervenção
artística é um fhash mob que interagem dentro da cidade com as pessoas. C
( ) fash Mob não tem nada a ver com
intervenção com expressão corporal.
2.
O
que é um fash mob?
3.
O
que é uma intervenção artística em dança?
4.
Proposta:
Criar um Falsh Mob, fazer uma intervenção urbana com música e dança
5.
Quais
instrumentos, pessoas você irá utilizar para criar o flash mob.?
6.
Qual
vai ser o roteiro? A ideia?
7.
Vai ter música? Qual música você
vai escolher? Vai usar o som ambiente? /Irá criar uma música?
8. Como vai ser a coreografia? Qual será a duração? O distanciamento será de 2 metros de cada pessoa. Quais são os participantes? Será solo? Ou em grupo? Qual espaço vai utilizar, em casa ou outro espaço?
EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFESSORA LUCIMARIS
Atividade
1: Pirâmide de Atividades Físicas
Você sabe o que é uma Pirâmide de Atividades físicas?
Um
link que pode auxiliar você nessa pesquisa:
https://www.treinus.com.br/blog/piramide-de-atividades-fisicas/
Caderno do Aluno pág 114 e 115
1- Pesquise sobre a Pirâmide de Atividades físicas e me fale um pouco sobre ela.
PROJETO DE VIDA - 1ºB e 1ºD
A proposta de Projeto de Vida vem com a proposta de planejarmos o futuro, cultivar sonhos, aprender a conhecer a si mesmo, para assim que você possa encarar a vida escolar com outros olhos. A atividade de hoje é uma reflexão. Defina em uma palavra: O que é planejar a vida?
1.
Agora vamos contextualizar e resolver a situação
problema:1 Sabemos que a evolução da
tecnologia e o acesso na internet evoluiu muito, pesquise na internet um tema
Tecnológico e ecológico. Como fazer?
1
Pegue seu caderno, caneta, lápis e
borracha.
2
Pesquisar na internet, escolha um tema tecnológico e ecológico, ou na
apostila no caderno do aluno, matéria: tecnologia, volume 3.
3
Faça o cabeçalho (nome, escola, data e serie, disciplina (escrever
o link no caderno)
4
Escreva o título, pule uma linha,
inicia –se o parágrafo com letra maiúscula.
5
Leia as perguntas do infográfico e
responda no corpo do texto formando uma redação com as respostas, tendo coesão,
começo, meio e fim na redação. Tamanho no mínimo 20 linhas.
ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS
https://www.youtube.com/watch?v=Ci28WakIZaw&feature=youtu.be
SOUZA, Maurício de. [Chico Bento
Habilidade
MP032 - Reconhecer a presença de valores culturais, sociais e/ou humanos em
contextos literários.
1- O personagem
Chico Bento pode ser considerado um típico habitante da zona rural, comumente
chamado de “roceiro” ou “caipira”. Considerando a sua fala, essa tipicidade é
confirmada primordialmente pela
A) transcrição
da fala característica de áreas rurais.
B) redução do
nome “José” para “Zé”, comum nas comunidades rurais.
C) emprego de elementos que caracterizam sua
linguagem como coloquial.
D) escolha de palavras ligadas ao meio rural,
incomuns nos meios urbanos.
E) utilização
da palavra “coisa”, pouco frequente nas zonas mais urbanizadas.
Leio o texto e responda a questão 02
Escrever exige estudo sério.
A
ideia de que algumas indicações e truques rápidos de última hora podem
solucionar problemas de produção de textos tem enganado os apressados e enriquecido
muitos donos de escola e cursinhos.
Muitos
professores oferecem uma espécie de formulário do que seria um bom texto para
que o estudante preencha as lacunas, acreditando que prescrever esse
procedimento é promover o ensino da escrita.
Fórmulas
pré-fabricadas de textos e “dicas” isoladas apenas contribuem para a montagem
de um texto defeituoso, truncado, artificial, em que a voz do autor se anula
para dar lugar a clichês, chavões, frases feitas e pensamentos alheios.
A
autoria vem das escolhas pessoais dentro das possibilidades da língua. Escrever
bem é o resultado de um percurso constituído de muita prática, muita reflexão e
muita leitura. É uma ação em que o sujeito se envolve de forma total, com sua
bagagem de conhecimentos e experiências sobre o mundo e sobre a linguagem. Não
existem esquemas prévios ou roteiros infalíveis que possam substituir tal
envolvimento. É a voz do indivíduo que orienta o texto.
Exercícios
esporádicos de produção de pequenos trechos não formam um bom redator. É
necessário escrever sempre, escrever sobre assuntos diversos, escrever com
diversos objetivos, escrever em diversas situações.
Associadas
a muita prática, as “dicas” fornecidas a partir de dificuldades reais
vivenciadas na produção de textos podem ser úteis, esclarecedoras,
iluminadoras. Quando estão isoladas de uma prática intensa, não ajudam em nada.
(Lucília
Garcez. Técnica de Redação )– o que é preciso saber para bem escrever. São
Paulo
QUESTÃO (02)
PO7EMLP – (Habilidade
de percurso) Identificar a tese de um texto
A ideia central
do texto apóia a concepção de que
B) competência
em escrita se fundamenta na apreensão de orientações casuais.
C) escrever supõe atividades reiteradas e
diversificadas de prática e experiência.
D) os problemas
de produção de texto restringem-se à falta de esquemas prévios.
E) “orientações”
de como escrever, mesmo isoladas da prática, são decisivas.
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