1ª QUINZENA – 4º
BIMESTRE- 3ºC
1- 1- HISTÓRIA –
PROFESSORA VERA LÚCIA
ATIVIDADE
Pesquisar e
fazer resumo do texto: DITADURAS CÍVICO-MILITARES NA AMÉRICA LATINA.
2- 2- SOCIOLOGIA –
PROFESSOR EDINALDO
A desumanização e a coisificação do outro.
A exploração do trabalho escravo não se limita aos meios
rurais. Há diversas formas contemporâneas de exploração do trabalho que
envolvem o cerceamento de liberdade e a degradação do ser humano. Esses dois
fatores, além de caracterizarem a condição de escravidão, estão estreitamente
ligados a um processo ainda mais perverso, em que a pessoa se transforma em
mercadoria comercializável, interessante somente por causa do seu valor de
troca. Nesse caso, as maiores vítimas são, sobretudo, crianças, adolescentes e mulheres,
transformadas em objetos de consumo. Nesta etapa, analisaremos de forma breve
como a exploração sexual de crianças, adolescentes e mulheres, comercializadas
no interior dos esquemas de tráfico internacional de seres humanos, são
desumanizadas e coisificadas, tornando-se objetos de transação no comércio
global de armas e drogas.
Essas práticas estão relacionadas da seguinte maneira: há
uma demanda em diversas regiões do mundo por mulheres, adolescentes e também
crianças para serem usadas sexualmente, seja como prostitutas, seja como
protagonistas de material pornográfico, alimentando, assim, a existência do
tráfico de pessoas. Como definir cada uma dessas práticas?
A declaração aprovada durante o 1º Congresso Mundial contra
a Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes, ocorrido em
Estocolmo, em 1996, definiu a exploração sexual por adultos e a remuneração em
espécie ao menino, à menina, a terceiros ou várias outras pessoas. Nessa
situação, a criança é tratada como um objeto sexual para o prazer de um adulto
e uma mercadoria, pois a relação é consumada mediante pagamento. É uma violação
dos direitos fundamentais da criança e coerção e violência, geralmente
acompanhada de trabalho forçado e formas contemporâneas de escravidão.
Já o tráfico de pessoas constitui o recrutamento,
transporte, transferência, alojamento ou recolhimento de pessoas pela força,
ameaça ou outras formas de coerção, como fraude, engano ou abuso de autoridade.
É importante observar que o tráfico de pessoas envolve as mesmas condições
observadas no aliciamento para exploração de trabalho escravo. Nelas, o
trabalhador também é submetido a condições materiais objetivas que abrangem
estratégias de recrutamento, promessas de transporte e alojamento e condições
subjetivas de realização, que envolvem promessas de ganhos, ocupação, condições
de trabalho melhores.
Uma pesquisa coordenada nacionalmente pelo centro de
Referência. Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria), em 2002,
revelou que o perfil das pessoas aliciadas pelo tráfico de seres humanos é
geralmente do sexo feminino, com idades entre 15 e 25 anos, pardas ou negras. A
maioria é oriunda de classes sociais mais baixas, com pouca escolaridade, mora
em bairros periféricos com carência de saneamento, transporte e outros serviços
públicos, tem filhos e exerce atividades pouco qualificadas, como serviços
domésticos (arrumadeira, empregada doméstica, cozinheira) ou no ramo de
serviços (auxiliar de serviços gerais, garçonete, balconista). Mal remuneradas,
sem registo, muitas estabelecem uma rotina desmotivadora e desprovida de
possibilidades de ascensão social, o que as torna presa fácil para os
aliciadores, que prometem ganhos vultuosos e rápidos no exterior.
Perguntas.
1. Explique
o processo de coisificação, segundo o texto.
2. Qual o
principal público utilizado no trafico de pessoas e quais as práticas para
quais são direcionadas?
3. Como
ficou definida a exploração sexual de crianças e adolescentes aprovada em
Estocolmo?
4. Explique,
como se constitui o tráfico de pessoas?
5. Qual o
perfil das pessoas aliciadas pelo o tráfico de seres humanos?
3 - ARTES – PROFESSORA SIMONE
ATIVIDADE
4 - GEOGRAFIA
-PROFESSORA IVANETE
TEMA 2: ÁFRICA E EUROPA ATIVIDADE
– LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO
A África é considerada o berço da humanidade e da
civilização, pois tem em sua história uma das maiores diversidades culturais do
mundo. No continente africano há mais de mil línguas e dialetos diferentes, e
inúmeros conflitos políticos e étnicos que acarretaram, ao longo do tempo,
crises sociais, econômicas, ambientais e culturais. Muitos países que
colonizaram a África se apropriaram dos recursos naturais e, ao mesmo tempo,
acirraram as desigualdades, a segregação e a exclusão social. Atualmente, os
produtos alimentícios têm um enorme peso nas importações africanas, gerando um
déficit em suas balanças comerciais. Pode-se explicar a escassez de alimentos
por um conjunto de fatores: processo colonial, climáticos, políticos,
econômicos, agrícolas etc.
Elaborado
especialmente para o São Paulo Faz Escola
a) De acordo com os
seus conhecimentos e o texto acima, comente a questão da apropriação dos
recursos naturais e o acirramento das desigualdades sociais no continente
africano.
b) Pesquise, em
livros didáticos e em diferentes sites da internet, informações e dados sobre a
insegurança alimentar no continente africano, e registre as ideias principais.
5 – PROFESSOR LOURIVAL
ATIVIDADE RETIFICADA
6 - BIOLOGIA
– PROFESSORA LUCIMARA
As teorias
evolucionistas
As teorias evolucionistas afirmam que ocorreram mudanças nos
organismos ao longo dos milhares de anos do planeta. Essas mudanças podem ser
vistas, por exemplo, em fósseis de organismos que hoje não são encontrados na
Terra, mas que possuem grandes semelhanças com organismos atuais. Todas as
teorias evolutivas existentes falam em mudança, diferenciando-se apenas sobre a
forma como essas mudanças ocorreram.
Principais teorias evolutivas
Entre as teorias evolutivas existentes, algumas merecem
destaque: o Lamarkismo, o Darwinismo e o Neodarwinismo.
Lamarckismo : Uma das primeiras
teorias que explicaram a evolução dos seres vivos foi a proposta por
Jean-Baptiste Lamack (1744-1829). Para explicar a evolução, ele sugeriu duas
leis: a lei do uso e desuso e a lei dos caracteres adquiridos.
A lei do uso e desuso explica que, quando um organismo utiliza
muito determinada parte do corpo, essa parte desenvolve-se mais que outras e
aquelas que não são utilizadas atrofiam-se. A lei da herança dos caracteres
adquiridos, por sua vez, afirma que características adquiridas durante a vida
podem ser transmitidas aos descendentes.
A teoria de Lamarck apresenta alguns pontos falhos que merecem
destaque. O primeiro deles diz respeito ao uso e desuso, que não pode ser
considerado uma verdade, pois as características do nosso organismo são
predeterminadas pelos genes, e o uso e o desuso poderiam causar alterações nos
limites predeterminados. Outro ponto que merece destaque diz respeito às
características adquiridas que não podem ser transmitidas, pois não estão
presentes na nossa informação genética.
Apesar dos erros, Lamarck tem seu mérito, pois introduziu a
ideia de mudança que ocorre nos seres vivos para a sociedade.
Darwinismo: O Darwinismo reúne as ideias evolucionistas propostas por
Charles Darwin (1809-1882). Segundo esse pesquisador, as espécies modificam-se
ao longo do tempo em virtude da seleção natural. Para ele, os organismos vivem
em uma luta constante pela sobrevivência e apenas aqueles mais aptos são
capazes de sobreviver, reproduzir-se e passar as características vantajosas
para seus descendentes.
Apesar da seleção natural ser um mecanismo correto, Darwin não
conseguiu explicar como as características vantajosas surgiam nos organismos e,
tampouco, como eram transmitidas. Essa explicação não foi possível porque não
havia conhecimento sobre Genética nesse período.
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/teorias-evolucionistas.htm
Aula 01
-
Ler o texto com bastante atenção;
- Selecionar cinco palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.
Aula 02
Responder às seguintes questões:
a)
O
que dizem as teorias evolucionistas?
b)
Explique o Lamarckismo.
c)
Explique o Darwinismo.
d)
Explique a seleção natural.
Aula 03
Produção textual (redação)
O que eu penso sobre as teorias evolucionistas.
Aula 04
Pesquise um texto
sobre as Teorias
evolucionistas (diferente do meu) e
escreva no seu caderno.
7- QUÍMICA - PROFESSORA MARIA DO
CARMO
E. E. Romeu Montoro | Química 3º ano Ensino Médio | Professora:
Maria do Carmo
Nome: _____________________________________________ nº____ Turma
Atividade IV do 3º Bimestre
Biomassa e suas aplicações
OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de
classe, assim como fazemos em aula. Faça
com muito carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as
questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado
no retorno presencial.
Vídeo ► Biomassa ► https://youtu.be/vvvunr1tNDM
Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:
1. Realize um resumo das principais ideias, de acordo com as
questões abaixo:
a) O
que é biomassa?
b) Como
é produzida?
c) Como
é classificada?
d) Aponte
as vantagens e desvantagens do uso da BIOMASSA, do PETRÓLEO e do GÁS NATURAL.
2. Pesquise e responda as questões abaixo:
a) Carvão Mineral- Onde o carvão é formado?
b) Como é utilizado?
c) Qual a finalidade do processo de gaseificação?
e)
Por que o carvão passa pelo processo de
liquefação?
8 - PORTUGUÊS – PROFESSOR
MAURÍCIO
ATIVIDADES DO ( 3 C
) no caderno do aluno - " Aprender
Sempre ".
Ler os textos
: Texto 1- "Artigo 215 da Constituíção Federal de 1988"
Texto 2 -
" Cinema e vídeo transforma a vida de jovens na preferia de São Paulo
"
" OBS " responder as questões , referentes aos textos citados acima.
Boa sorte a todos.
Maurício Telis.
9 - FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN
A atividade que deverá ser realizada encerrando este 3°
bimestre tem como objetivo compreender a noção de História que os alunos
constroem subjetivamente, tendo em mente posterior aprofundamento, para
explanação aula. Para a realização do exercicio em questão é de fundamental
importância que o curta metragem Barbosa (1988) tenha sido assistido. Link:
https://www.youtube.com/watch?v=xJ5w34_--rM
No curta-metragem o personagem de Antônio Fagundes, volta no
tempo, mais precisamente ao dia 16 de julho de 1950. Nesta data, a seleção
brasileira de futebol perdia em casa e de virada, aquele que seria seu primeiro
título mundial. Trazendo um triste depoimento do goleiro do time, Moacir
Barbosa Nascimento, que sofreu o gol aos 37 do segundo tempo, quando o empate
daria o título à seleção brasileira.
Vemos que o protagonista do filme expressa angustia e
desconforto com os acontecimentos relacionados ao dia da partida, esse fato
histórico tenta ser corrigido por ele, numa malograda viagem aquele instante da
história…
Caso você tivesse a mesma capacidade do protagonista do
curta-metragem:
A) Qual seria o momento da história do mundo que você
gostaria que não tivesse acontecido, ou que você gostaria de mudar e por quê?
B) Qual seria o momento da história do nosso país que você
gostaria que não tivesse acontecido, ou que você gostaria de mudar e por quê?
C) Tendo em vista o momento atual, quais são suas
perspectivas para o futuro? Acha que a sociedade terá melhores ou piores
condições?
D) O que o personagem principal poderia ter feito de
diferente para evitar o gol uruguaio?
10 -FÍSICA – PROFESSOR RONALDO
Link do vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=Vh94OIz5noM&authuser=1
Nome:
Tuma:
Exercícios:
1-
Calcular a foco de uma lente cujo objeto é
colocado a p = 40 cm, projetando a imagem a uma distância de p’ = 20 cm.
2-
Em uma lente de foco de 10 cm, calcular a
distância de uma objeto p, em que a imagem deste objeto é posicionado a p’ = 20 cm da lente
Desta vez vamos ver um texto em inglês para aprendermos
vocabulário e treinar nossa pronúncia.
Quick and easy
In Brazil, a lot of
people try to save time. In most families, both the husband and the wife work
full-time, so their free time is very short and very important to them. They
look for quick and convenient ways to do their shopping and other things, so
they can have free time to enjoy themselves and do the things they really like
to do.
Back in the day
people used to go to many different places to buy the things they needed at
home. They used to go to the butcher for meat and chicken, to the fruit market
for fresh fruit, and to the bakery for bread. Nowadays, most people just go to
one place to get everything they need. They can buy fruit, vegetables, bread,
meat, milk and frozen foods at their local supermarket.
When people eat out, they often go to fast food restaurants.
There people order their food at the counter and have to wait only a few
seconds or minutes. Then they carry their food to a table, sit down, eat it,
and throw their trash away. Sometimes people leave their trash on the table for
the employees to clean up. It doesn’t take too long to eat a meal at a fast
food restaurant, but it’s not always a healthy choice.
Nenhum comentário:
Postar um comentário