segunda-feira, 19 de outubro de 2020

3ºC - QUINZENA DO 4º BIMESTRE

 

1ª QUINZENA – 4º BIMESTRE- 3ºC

1-     1-  HISTÓRIA – PROFESSORA VERA LÚCIA

              ATIVIDADE

Pesquisar e fazer resumo do texto: DITADURAS CÍVICO-MILITARES NA AMÉRICA LATINA.

2-     2-  SOCIOLOGIA – PROFESSOR EDINALDO

A desumanização e a coisificação do outro.

A exploração do trabalho escravo não se limita aos meios rurais. Há diversas formas contemporâneas de exploração do trabalho que envolvem o cerceamento de liberdade e a degradação do ser humano. Esses dois fatores, além de caracterizarem a condição de escravidão, estão estreitamente ligados a um processo ainda mais perverso, em que a pessoa se transforma em mercadoria comercializável, interessante somente por causa do seu valor de troca. Nesse caso, as maiores vítimas são, sobretudo, crianças, adolescentes e mulheres, transformadas em objetos de consumo. Nesta etapa, analisaremos de forma breve como a exploração sexual de crianças, adolescentes e mulheres, comercializadas no interior dos esquemas de tráfico internacional de seres humanos, são desumanizadas e coisificadas, tornando-se objetos de transação no comércio global de armas e drogas.

Essas práticas estão relacionadas da seguinte maneira: há uma demanda em diversas regiões do mundo por mulheres, adolescentes e também crianças para serem usadas sexualmente, seja como prostitutas, seja como protagonistas de material pornográfico, alimentando, assim, a existência do tráfico de pessoas. Como definir cada uma dessas práticas?

A declaração aprovada durante o 1º Congresso Mundial contra a Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes, ocorrido em Estocolmo, em 1996, definiu a exploração sexual por adultos e a remuneração em espécie ao menino, à menina, a terceiros ou várias outras pessoas. Nessa situação, a criança é tratada como um objeto sexual para o prazer de um adulto e uma mercadoria, pois a relação é consumada mediante pagamento. É uma violação dos direitos fundamentais da criança e coerção e violência, geralmente acompanhada de trabalho forçado e formas contemporâneas de escravidão.

Já o tráfico de pessoas constitui o recrutamento, transporte, transferência, alojamento ou recolhimento de pessoas pela força, ameaça ou outras formas de coerção, como fraude, engano ou abuso de autoridade. É importante observar que o tráfico de pessoas envolve as mesmas condições observadas no aliciamento para exploração de trabalho escravo. Nelas, o trabalhador também é submetido a condições materiais objetivas que abrangem estratégias de recrutamento, promessas de transporte e alojamento e condições subjetivas de realização, que envolvem promessas de ganhos, ocupação, condições de trabalho melhores.

Uma pesquisa coordenada nacionalmente pelo centro de Referência. Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria), em 2002, revelou que o perfil das pessoas aliciadas pelo tráfico de seres humanos é geralmente do sexo feminino, com idades entre 15 e 25 anos, pardas ou negras. A maioria é oriunda de classes sociais mais baixas, com pouca escolaridade, mora em bairros periféricos com carência de saneamento, transporte e outros serviços públicos, tem filhos e exerce atividades pouco qualificadas, como serviços domésticos (arrumadeira, empregada doméstica, cozinheira) ou no ramo de serviços (auxiliar de serviços gerais, garçonete, balconista). Mal remuneradas, sem registo, muitas estabelecem uma rotina desmotivadora e desprovida de possibilidades de ascensão social, o que as torna presa fácil para os aliciadores, que prometem ganhos vultuosos e rápidos no exterior.

 

Perguntas.

1.            Explique o processo de coisificação, segundo o texto.

2.            Qual o principal público utilizado no trafico de pessoas e quais as práticas para quais são direcionadas?

3.            Como ficou definida a exploração sexual de crianças e adolescentes aprovada em Estocolmo?

4.            Explique, como se constitui o tráfico de pessoas?

5.            Qual o perfil das pessoas aliciadas pelo o tráfico de seres humanos?


3 - ARTES – PROFESSORA SIMONE

ATIVIDADE











4 - GEOGRAFIA -PROFESSORA IVANETE

TEMA 2: ÁFRICA E EUROPA ATIVIDADE

 

– LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO

A África é considerada o berço da humanidade e da civilização, pois tem em sua história uma das maiores diversidades culturais do mundo. No continente africano há mais de mil línguas e dialetos diferentes, e inúmeros conflitos políticos e étnicos que acarretaram, ao longo do tempo, crises sociais, econômicas, ambientais e culturais. Muitos países que colonizaram a África se apropriaram dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, acirraram as desigualdades, a segregação e a exclusão social. Atualmente, os produtos alimentícios têm um enorme peso nas importações africanas, gerando um déficit em suas balanças comerciais. Pode-se explicar a escassez de alimentos por um conjunto de fatores: processo colonial, climáticos, políticos, econômicos, agrícolas etc.

 Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola

 a) De acordo com os seus conhecimentos e o texto acima, comente a questão da apropriação dos recursos naturais e o acirramento das desigualdades sociais no continente africano.

 b) Pesquise, em livros didáticos e em diferentes sites da internet, informações e dados sobre a insegurança alimentar no continente africano, e registre as ideias principais.

 

5  – PROFESSOR LOURIVAL

ATIVIDADE RETIFICADA

 

6 - BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA

 

As teorias evolucionistas

 

As teorias evolucionistas afirmam que ocorreram mudanças nos organismos ao longo dos milhares de anos do planeta. Essas mudanças podem ser vistas, por exemplo, em fósseis de organismos que hoje não são encontrados na Terra, mas que possuem grandes semelhanças com organismos atuais. Todas as teorias evolutivas existentes falam em mudança, diferenciando-se apenas sobre a forma como essas mudanças ocorreram.

Principais teorias evolutivas

Entre as teorias evolutivas existentes, algumas merecem destaque: o Lamarkismo, o Darwinismo e o Neodarwinismo.

Lamarckismo : Uma das primeiras teorias que explicaram a evolução dos seres vivos foi a proposta por Jean-Baptiste Lamack (1744-1829). Para explicar a evolução, ele sugeriu duas leis: a lei do uso e desuso e a lei dos caracteres adquiridos.

A lei do uso e desuso explica que, quando um organismo utiliza muito determinada parte do corpo, essa parte desenvolve-se mais que outras e aquelas que não são utilizadas atrofiam-se. A lei da herança dos caracteres adquiridos, por sua vez, afirma que características adquiridas durante a vida podem ser transmitidas aos descendentes.

A teoria de Lamarck apresenta alguns pontos falhos que merecem destaque. O primeiro deles diz respeito ao uso e desuso, que não pode ser considerado uma verdade, pois as características do nosso organismo são predeterminadas pelos genes, e o uso e o desuso poderiam causar alterações nos limites predeterminados. Outro ponto que merece destaque diz respeito às características adquiridas que não podem ser transmitidas, pois não estão presentes na nossa informação genética.

 

Apesar dos erros, Lamarck tem seu mérito, pois introduziu a ideia de mudança que ocorre nos seres vivos para a sociedade.

Darwinismo: O Darwinismo reúne as ideias evolucionistas propostas por Charles Darwin (1809-1882). Segundo esse pesquisador, as espécies modificam-se ao longo do tempo em virtude da seleção natural. Para ele, os organismos vivem em uma luta constante pela sobrevivência e apenas aqueles mais aptos são capazes de sobreviver, reproduzir-se e passar as características vantajosas para seus descendentes.

Apesar da seleção natural ser um mecanismo correto, Darwin não conseguiu explicar como as características vantajosas surgiam nos organismos e, tampouco, como eram transmitidas. Essa explicação não foi possível porque não havia conhecimento sobre Genética nesse período.

 

Fonte:  https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/teorias-evolucionistas.htm

 Aula 01

-          Ler o texto com bastante atenção;

-          Selecionar cinco palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.


Aula 02

Responder às seguintes questões:

a)        O que  dizem as teorias evolucionistas?

b)      Explique o Lamarckismo.

c)       Explique o Darwinismo.

d)      Explique a seleção natural.

 

Aula 03

Produção textual (redação)

O que eu penso sobre as teorias evolucionistas.

Aula 04

Pesquise um texto  sobre  as Teorias evolucionistas   (diferente do meu) e escreva no seu caderno.

7- QUÍMICA - PROFESSORA MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro | Química 3º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo

 

Nome: _____________________________________________ nº____ Turma

 

Atividade IV do 3º Bimestre

Biomassa e suas aplicações

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula.  Faça com muito carinho, capricho e atenção!

Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.

 

Vídeo Biomassa https://youtu.be/vvvunr1tNDM  

Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:

 

1. Realize um resumo das principais ideias, de acordo com as questões abaixo:

a)       O que é biomassa?

 

b)      Como é produzida?

 

c)       Como é classificada?             

 

d)      Aponte as vantagens e desvantagens do uso da BIOMASSA, do PETRÓLEO e do GÁS NATURAL.

 

2. Pesquise e responda as questões abaixo:

a) Carvão Mineral- Onde o carvão é formado?

 

b) Como é utilizado?

 

c) Qual a finalidade do processo de gaseificação?

 

e)      Por que o carvão passa pelo processo de liquefação?

 

8 - PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO

ATIVIDADES DO  ( 3 C )  no caderno do aluno - "  Aprender  Sempre ".

 Ler  os textos  :   Texto 1- "Artigo  215 da Constituíção Federal de 1988"

                                Texto 2 - " Cinema e vídeo transforma a vida de jovens na preferia de São Paulo "

" OBS " responder as questões , referentes  aos textos citados acima.

 

Boa sorte a todos.

Maurício  Telis.

 

9 - FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN






A atividade que deverá ser realizada encerrando este 3° bimestre tem como objetivo compreender a noção de História que os alunos constroem subjetivamente, tendo em mente posterior aprofundamento, para explanação aula. Para a realização do exercicio em questão é de fundamental importância que o curta metragem Barbosa (1988) tenha sido assistido. Link: https://www.youtube.com/watch?v=xJ5w34_--rM

 

No curta-metragem o personagem de Antônio Fagundes, volta no tempo, mais precisamente ao dia 16 de julho de 1950. Nesta data, a seleção brasileira de futebol perdia em casa e de virada, aquele que seria seu primeiro título mundial. Trazendo um triste depoimento do goleiro do time, Moacir Barbosa Nascimento, que sofreu o gol aos 37 do segundo tempo, quando o empate daria o título à seleção brasileira.

Vemos que o protagonista do filme expressa angustia e desconforto com os acontecimentos relacionados ao dia da partida, esse fato histórico tenta ser corrigido por ele, numa malograda viagem aquele instante da história…

 

Caso você tivesse a mesma capacidade do protagonista do curta-metragem:

A) Qual seria o momento da história do mundo que você gostaria que não tivesse acontecido, ou que você gostaria de mudar e por quê?

B) Qual seria o momento da história do nosso país que você gostaria que não tivesse acontecido, ou que você gostaria de mudar e por quê?

C) Tendo em vista o momento atual, quais são suas perspectivas para o futuro? Acha que a sociedade terá melhores ou piores condições?

D) O que o personagem principal poderia ter feito de diferente para evitar o gol uruguaio?

 

10 -FÍSICA – PROFESSOR RONALDO

Link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=Vh94OIz5noM&authuser=1

Nome:                                                                                               Tuma:                     

 

Exercícios:

 

1-                  Calcular a foco de uma lente cujo objeto é colocado a p = 40 cm, projetando a imagem a uma distância de p’ = 20 cm.

 

2-                  Em uma lente de foco de 10 cm, calcular a distância de uma objeto p, em que a imagem deste objeto é posicionado a  p’ = 20 cm da lente


 11- INGLÊS – PROFESSORA ROSELENE

Desta vez vamos ver um texto em inglês para aprendermos vocabulário e treinar nossa pronúncia.

                           Quick and easy

 In Brazil, a lot of people try to save time. In most families, both the husband and the wife work full-time, so their free time is very short and very important to them. They look for quick and convenient ways to do their shopping and other things, so they can have free time to enjoy themselves and do the things they really like to do.

 Back in the day people used to go to many different places to buy the things they needed at home. They used to go to the butcher for meat and chicken, to the fruit market for fresh fruit, and to the bakery for bread. Nowadays, most people just go to one place to get everything they need. They can buy fruit, vegetables, bread, meat, milk and frozen foods at their local supermarket.

When people eat out, they often go to fast food restaurants. There people order their food at the counter and have to wait only a few seconds or minutes. Then they carry their food to a table, sit down, eat it, and throw their trash away. Sometimes people leave their trash on the table for the employees to clean up. It doesn’t take too long to eat a meal at a fast food restaurant, but it’s not always a healthy choice.

 

 

 

 

 








































Nenhum comentário:

Postar um comentário