Entregue às respostas ao seu Tutor até 02 de Outubro.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – ESPORTES TÉCNICO COMBINATÓRIO E
DE PRECISÃO: UM NOVO OLHAR!
Habitualmente,
quando falamos em Esporte, sempre
pensamos em modalidades que se caracterizam pelo confronto e disputa, ou em esportes
que predominam em nosso país, como o futebol. Agora, você terá a
oportunidade de aprender sobre o esporte técnico combinatório GR (Ginástica
Rítmica) e de precisão (Bocha e Boliche). Para isso, é importante que você
conheça melhor suas definições a seguir:
Técnico combinatório: Reúne modalidades onde há a comparação de desempenho de acordo com a dimensão estética e acrobática do
movimento, obedecendo a determinados padrões ou critérios, como: ginástica artística, ginástica rítmica, etc. (GONZALEZ, 2014).
Precisão: Conjunto de modalidades que se caracterizam por arremessar/lançar um objeto, procurando
acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas
empreendidas,
a pontuação estabelecida em cada tentativa (maior ou menor
do que o do adversário), ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo (mais
perto ou mais
longe do que o adversário conseguiu deixar), como nos seguintes exemplos: bocha, curling, tiro com arco,
esportivo, etc. (GONZALEZ, 2014).
Habitualmente,
não pensamos de imediato na Ginástica Rítmica
como um esporte. Isso se deve ao fato de o termo “Ginástica” ser
confundido com a nomenclatura da Unidade Temática.
Anteriormente, as Ginásticas faziam parte dos Esportes Individuais e,
indiretamente, quando pensamos no
sentido da palavra “Ginástica”, ela nos leva a pensar em um tema, mas ao estudarmos esta Unidade, veremos que se
trata de um Esporte Técnico Combinatório.
Fique sabendo!
A Ginástica faz parte das diferentes manifestações humanas, como saltar e correr. Neste sentido, a Ginástica Rítmica
deve ser desmistificada e amplamente divulga- das no âmbito escolar,
já que não é muito
comum sua aparição
na mídia brasileira. Você saberia dizer
porquê? Reflita essa questão com seus colegas!
Responda:
ATIVIDADE 1 – O QUE VOCÊ JÁ SABE?
Agora que você já sabe que a Ginástica Rítmica faz parte dos Esportes Técnico combinatórios, vamos explorar alguns conhecimentos adquiridos acerca desta prática corporal ao longo de sua vivência escolar e/ou na comunidade. Para isso, você deverá registrar em seu caderno as respostas de acordo com as questões norteadoras a seguir:
Você já praticou algum tipo de ginástica anteriormente? Qual?
Em quais locais você praticou as modalidades de ginástica?
Em algum momento da sua vida você realizou movimentos envolvendo: equilíbrio, saltos, giros, acrobacias, com ou sem o uso de materiais?
Você já experimentou alguma vivência coreográfica? Conte mais sobre isso.
PROJETO DE VIDA
Questão
01:
Assista
o vídeo no link abaixo e responda:
O
vídeo representa, exatamente a nossa sociedade. De assunto é tratado, de acordo
com o nosso contexto?
Questão
02:
De
acordo ainda o nosso contexto, exemplifique situações que são pertinentes aos
personagens do vídeo, comparando com essa epidemia.
Assista o vídeo no Link:
https://www.youtube.com/watch?v=xABS2ek4Dtg
ARTES
1 – Você já assistiu alguma apresentação de
teatro de animação? Onde? Escola, igreja, praça ou parque. Se já assistiu, se
lembra qual foi a técnica utilizada?
2 – O que chamou mais sua atenção no vídeo:
“Fitafloripa 2009 3º Festival Internacional de Teatro de Animação?
3 – Nos vídeos apresentados, é possível
perceber que existe uma história? Você poderia resumi-las.
4 – Já conhecia as companhias de Bonecos –
Giramundo, Gats. Trucks, Articularte?
5 – Quais as diferenças e semelhanças nos modos
de criação, produção, divulgação, circulação e organização profissional em
teatro apresentados nos vídeos?
Links
dos Vídeos:
Fitafloripa
2009 3º Festival Internacional de Teatro de Animação Youtube. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=O0zQfkgSE1M. Acesso em: 24 dez.
2019.
LE
PLUS GRAND CABARET DU MONDE. Youtube. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=CcoPd1pYuhc. Acesso em: 24 dez
2020.
Cia
Truks. Disponível em: Youtube https://youtube/xx1EtZ4fs18. Acesso em:
24/02/2020.
Grupo
Giramundo. Disponível em: https://youtube/1CudBdiOkkg. Acesso em:
24/02/2020.
TEATRO
DE BONECOS – TV GUIA DO ATOR (Programa 64). Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v-a0UA_A1GiyA&t=1s. Acesso em:
24/02/2019.
Cia
Articularte. Youtube. Disponível em: https://youtube/W-CMLQujVjs.
Acesso em: 24/02/2020.
Desvendando
o Teatro de Animação. Truks Disponível em:
https://www.truks.com.br/videos/59-desvendando-o-teatro-de-animacao.
Acesso em: 27 dez. 2019.
Grupo
Sobrevento Youtube. Disponível em: https://youtube/TVyYPFIVQ00.
Acesso em: 24/02/2019.
LÍNGUA PORTUGUESA 7º B
LÍNGUA PORTUGUESA 7º B
LÍNGUA INGLESA
Assista ao vídeo abaixo e faça ao
exercício com atenção
https://www.youtube.com/watch?v=YdKgtxBoofs
Escreva 10
frases usando os verbos apresentados de acordo com o que você conseguiu (can)
ou não consegue (can´t) fazer
Preste atenção
na pronúncia para saber falar direitinho esse novo vocabulário ; )
Exemplo:
I can’t skate.
1)
_______________________________________________________________________
2)
_______________________________________________________________________
3)
_______________________________________________________________________
4)
_______________________________________________________________________
5)
_______________________________________________________________________
6)
_______________________________________________________________________
7)
_______________________________________________________________________
8)
_______________________________________________________________________
9)
_______________________________________________________________________
10) _______________________________________________________________________
TECNOLOGIAS
Falando sobre energia
https://www.youtube.com/watch?v=6r0EgxExbEU
Assista ao vídeo abaixo e responda as questões abaixo:
a) O que é energia?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Para o que usamos a energia? Dê exemplos.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Cite dois exemplos de :
Energias renováveis:______________________ _________________________
Energias não-renováveis:_____________________ ______________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário