segunda-feira, 7 de setembro de 2020

2ºD - 2ª QUINZENA DO 3º BIMESTRE

 

PROTUGUÊS – Professor Maurício

1) Assinale a alternativa correta de acordo com a concordância verbal

*   Já---------anos, ---------neste local árvores  e flores.Hoje , só ----------ervas daninhas.

 

A)   fazem,havia, existe.

B)   fazem,haviam, existe.

 C)   fazem, haviam, existem.

 D)   faz, havia, existem.

 E)    faz,havia, existe.

2)     Tendo em vista às regras     de concordância verbal , assinale a opção em que está empregada  errada:

A)  Existem na atualidade tipos de inseticidas prejudiciais à saúde  do homem.

B)  Podem procar sérias lesões  hepáticas , os defensivos agrícolas  à base  do DDT.

C)  Faltam aos países subdesenvolvidos , uma legislação  mais rigorosa  sobre os agrotóxicos.

D)  Persistem por muito tempo , no meio ambiente os efeitos nocivos dos inseticidadas agrícolas.

E)  Possuem elevado grau de toxidade os defensivos do tipo fosforado.

3 "   A   ocorrência de interferências -------  - nos  a concluir  que ------ uma  relação profunda  entre homem e sociedade que os --------------- mutuamente  dependentes  " .

A)  Leva, existe, torna.

B)  Levam, existe,  tornam.

C)    Levam, existem, tornam.

D)   Levam, existem, torna.

E)   Leva,  existem, tornam.

4) Assinale qto ao uso correto da crase:

A)  nada à declarar.

B)  ele fez um gol à pelé.

C)  fui a escola .

D)  virou a esquerda.

E)  andei à cavalo.

5)  Façã um artigo de opiniao com o tema:

"  A volta às aulas "

( média de 15 linhas )

"Boa sorte "

INGLÊS- ROFESSORA ROSILENE

ESCOLA ________________________________________DATA:_____/_____/_____ PROF:______________________________________________TURMA:___________

NOME:_______________________________________________________________

    

 Hello students!!

Assistam ao vídeo de Inglês clicando no link a baixo e, na sequência responda as 3 questões em seu caderno.

Este vídeo é uma revisão do conteúdo dado nas aulas presenciais.

Tire uma foto do seu caderno com a atividade realizada e envie para o e-mail da escola, da professora ou por whatsapp.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=ICxJ51gB1vI

Good studies!

Bons estudos!


Teacher Rosilene

1)    Answer the questions:

a)    NAME:____________________________

b)    AGE:______________________________

c)    ADDRESS:_________________________

d)    TELEPHONE:_______________________

e)    OCCUPATION:______________________

 

2)    Escreva quais são os pronomes pessoais PERSONAL PRONOUNS que aprendemos njas aulas presenciais. (obs: eles aparecem no vídeo).

 

3)    Elabore uma pergunta pessoal no espaço abaixo:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN

O Vídeo com o qual iremos refletir a noção de cultura é o trecho de um programa de televisão que mostra lugares e pessoas ao redor do mundo. (https://www.youtube.com/watch?v=iqSICxm5r8Y&t=243s) Somos apresentados a alguns hábitos culturais de um povo chamado Massai. Seminômades, eles vivem entre dois países, a Tanzânia e o Quênia e por tal movimentação se torna difícil estimar o número exato de pessoas que compõe esse povo, embora estimativas dos governos citados apontem algo em torno de 1 milhão. A reportagem nos apresenta um pouco do cotidiano vivenciado por um grupo mais tradicional de Massais, cujos hábitos podem nos surpreender à primeira vista, mas mostram um sistema cultural bem autônomo por persistir tantos séculos.

Pergunta: Cite alguns hábitos dos Massai apresentados no vídeo que são completamente diferentes dos nossos? Escreva um hábito cultural, ou em um fato corriqueiro, que esteja presente na realidade da sociedade brasileira, e que você acha estranho (ou que você ache que poderia ser considerado estranho em outros países).

MATEMÁTICA – PROFESSOR LOURIVAL

FÍSICA – PROFESSOR RONALDO

ROMEU MONTORO

Nome:                                                                                          Série: 2º MÉDIO

Segue link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=5ca2O_PTRbs&feature=emb_logo

 

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

1-      De quais cores o branco é feito

2-      Enxergamos o preto.

3-      Por que quando vestimos uma roupa branca temos a impressão que estamos mais magro.

4-      Por que um carro preto esquenta mais que um branco.


QUÍMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro  | Química 2º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo

 

Nome: _____________________________________________ nº____ Turma______

 

Atividade II do 3º Bimestre | FORÇAS INTRAMOLECULARES E INTERMOLECULARES

 

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula.

Faça com muito carinho, capricho e atenção!

 

Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.

 

Vídeo Brasil Escola Tipos de Forças Intermoleculares https://youtu.be/LZHFp1ARZ84

 

Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:

1. Qual é a diferença entre forças intramoleculares e intermoleculares? 

2. Complete a tabela a seguir:

Tipo de Interação

Força relativa

Espécies que interagem

Íon – íon

Íon – dipolo

Ligação de hidrogênio

Dipolo – dipolo ou dipolo permanente

Dipolo – dipolo induzido

Dipolo induzido ou forças de London

 

3. Explique quais são as forças intermoleculares que ocorrem entre as moléculas das substâncias indicadas:

a) Acetaldeído (C2H4O)

b) Amônia (NH3)

c) Bromo (Br2)

d) Cianeto de hidrogênio (HCN)


 BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA

Atividades 2D

 ESTRUTURA QUÍMICA DO DNA

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico que possui destaque por armazenar a informação genética da grande maioria dos seres vivos. Essa molécula é formada por nucleotídeos e apresenta, geralmente, a forma de uma dupla-hélice. Nos organismos eucarióticos, o DNA é encontrado no núcleo da célula, nas mitocôndrias e nos cloroplastos. Nos procariontes, o DNA está localizado em uma região que não é delimitada por membrana, denominada de nucleoide.

 

Aula 01

-          Ler o texto com bastante atenção;

-          Selecionar cinco palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.

Aula 02

-Responder às seguintes questões:

a- Qual é o significado da sigla DNA?

b-Como é formada a molécula de DNA?

c- Qual é a função do DNA?

d- Onde encontramos o DNA?

Aula 03

Produção textual (redação)

Escreva  com base no texto uma breve descrição  sobre o DNA.

Aula 04

Pesquise um texto  sobre  A estrutura química do DNA  (diferente do meu) e escreva no seu caderno.


HISTÓRIA - PROFESSORA: VERA Lúcia            

  Série: 2 D ENSINO MÉDIO

Período: NOTURNO

NOME:                                                         n:                   SÉRIE:

 

                                       ATIVIDADE

 

PESQUISAR O TEMA: O Império Napoleônico

PESQUISAR O TEMA LER E FAZER RESUMO


ARTES – PROFRSSORA SIMONE


 


 


 

 

 

 SOCIOLOGIA – PROFESSOR EDINALDO

Sociologia_2ºano_Edinaldo    

O TRABALHO COMO MEDIAÇÃO

A origem da palavra trabalho, vem do latim tripalium que era um instrumento feito de três paus aguçados, algumas vezes ainda munidos de pontas de ferro, no qual os agricultores bateriam o trigo, as espigas de milho, o linho, para rasgá-lo e esfiapá-los. A  maioria dos dicionários, contudo, registra tripalium apenas como um instrumento de tortura, o que teria sido originalmente, ou se tornado depois. À tripalium se liga o verbo do latim vulgar tripaliare, que significa justamente torturar”.

                A idéia na civilização ocidental de que o trabalho é algo que traz sofrimento é reforçada por outras idéias influenciadas pelas tradições greco-romana e judaico-cristã. Para os gregos, de uma forma geral, o trabalho era visto como algo que embrutecia os espíritos, tornava o homem incapaz da prática de virtude e era um mal que a elite deveria evitar. Por isso, era executado por escravos, deixando aos cidadãos as atividades mais nobres, como, por exemplo, a política. No cristianismo, o episódio bíblico da expulsão de Adão e Eva do Paraíso, como conseqüência do pecado original, condenando-os ao trabalho, a ganhar “pão com o suor do rosto”, ampliou a conotação negativa do trabalho. Assim, ele apresenta, em nossa sociedade, também os sentidos de fadiga, luta, dificuldade e punição.

                Mas não se limita a isso.

“Trabalho é a atividade consciente e planejada na qual o ser humano, ao mesmo tempo em que extrai da natureza os bens capazes de satisfazer suas necessidades materiais, aplicando as forças e faculdades humanas alcança um determinado fim criando assim as bases de sua realidade sociocultural”.

                “uma aranha executa operações que se assemelham às de um tecelão, e a abelha, na construção de suas colméias, deixa envergonhado mais de um arquiteto.  Mas o que distingue o pior arquiteto da melhor das abelhas  é isso: o arquiteto projeta sua obra antes de construí-la na realidade. No final de todo processo de trabalho, temos um resultado que já existia na imaginação do trabalhador desde o seu começo”.

                O trabalho humano, portanto, distingue-se do trabalho animal, pois o homem planeja antes de executar uma atividade. Ele concebe o trabalho antes de executá-lo. Já os animais não possuem essa capacidade. Eles “trabalham” de forma instintiva.

                Normalmente,  as formigas, o João de barro, as abelhas, as aranhas entre outros, são vistos pelo senso comum como animais trabalhadores. Mas, na perspectiva sociológica, os animais não trabalham, só o homem trabalha. O trabalho é visto como uma atividade que ajuda o homem a construir sua condição como ser humano.

TRABALHO X EMPREGO

                O trabalho sempre existiu, sob diferentes formas, ao longo da história da humanidade. Entretanto, emprego é uma relação social de trabalho muito recente, a partir do momento em que o homem deixa de ser escravo ou servo e se transforma em um homem livre. Livre para vender o seu trabalho e estabelecer um contrato com o comprador, em troca de um salário que lhe permita adquirir os meios de vida necessária à sua sobrevivência. Emprego pressupõe trabalho assalariado, sendo, portanto, característico da sociedade capitalista.

                O trabalho livre sucedeu historicamente a outras formas de trabalho, como a escravidão e a servidão. Na Grécia Antiga, o trabalho era uma atividade exercida pelos escravos. Na Idade Média, as pessoas trabalhavam nos campos, ligadas a um senhor feudal, ou moravam nos burgos e eram artesãos. Em todos esses momentos da história, as pessoas executavam algum trabalho, mas não tinham emprego. O emprego só se dissemina com o capitalismo. Nele o trabalhador vende a sua força de trabalho (física ou mental) em troca de um salário. Ao conseguir o emprego, o trabalhador assina um contrato de trabalho que especifica suas funções. Ao contrário do que ocorria na Antiguidade, em que os escravos eram uma propriedade, e na Idade Média, em que os trabalhadores eram servos presos à terra do senhor feudal, no capitalismo os trabalhadores são livres para procurar outras condições de trabalho em um novo emprego.

 

Nome________________________________________________________ nº________ série ________

Questões:

1.       Explique a origem da palavra “trabalho”.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.       Explique a origem da palavra trabalho, segundo as tradições Greco romana e a judaico-cristã.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.       Segundo a Sociologia, qual a definição de trabalho?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.       Em relação ao trabalho, o que distingue o homem dos animais?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.       Como era o trabalho em outros períodos da história?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6.       Qual a característica fundamental do trabalho no capitalismo?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário