PROTUGUÊS – Professor Maurício
1) Assinale a alternativa correta de acordo
com a concordância verbal
*
Já---------anos, ---------neste local árvores e flores.Hoje , só ----------ervas daninhas.
A)
fazem,havia, existe.
B)
fazem,haviam, existe.
C) fazem, haviam, existem.
D) faz, havia, existem.
E) faz,havia, existe.
2)
Tendo em vista às regras de
concordância verbal , assinale a opção em que está empregada errada:
A)
Existem na atualidade tipos de inseticidas prejudiciais à saúde do homem.
B)
Podem procar sérias lesões
hepáticas , os defensivos agrícolas
à base do DDT.
C)
Faltam aos países subdesenvolvidos , uma legislação mais rigorosa
sobre os agrotóxicos.
D)
Persistem por muito tempo , no meio ambiente os efeitos nocivos dos
inseticidadas agrícolas.
E)
Possuem elevado grau de toxidade os defensivos do tipo fosforado.
3 "
A ocorrência de interferências
------- - nos a concluir
que ------ uma relação
profunda entre homem e sociedade que os
--------------- mutuamente dependentes " .
A)
Leva, existe, torna.
B)
Levam, existe, tornam.
C)
Levam, existem, tornam.
D)
Levam, existem, torna.
E)
Leva, existem, tornam.
4) Assinale qto ao uso correto
da crase:
A) nada
à declarar.
B) ele
fez um gol à pelé.
C) fui
a escola .
D)
virou a esquerda.
E)
andei à cavalo.
5) Façã
um artigo de opiniao com o tema:
"
A volta às aulas "
( média de 15 linhas )
"Boa sorte "
INGLÊS- ROFESSORA ROSILENE
ESCOLA
________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________TURMA:___________
NOME:_______________________________________________________________
Assistam ao vídeo de Inglês clicando no link a baixo e, na
sequência responda as 3 questões em seu caderno.
Este vídeo é uma revisão do conteúdo dado nas aulas
presenciais.
Tire uma foto do seu caderno com a atividade realizada e
envie para o e-mail da escola, da professora ou por whatsapp.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ICxJ51gB1vI
Good studies!
Bons estudos!
Teacher Rosilene
1) Answer
the questions:
a) NAME:____________________________
b) AGE:______________________________
c) ADDRESS:_________________________
d) TELEPHONE:_______________________
e) OCCUPATION:______________________
2) Escreva
quais são os pronomes pessoais PERSONAL PRONOUNS que aprendemos njas aulas
presenciais. (obs: eles aparecem no vídeo).
3) Elabore
uma pergunta pessoal no espaço abaixo:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN
O Vídeo com o qual iremos refletir a noção de cultura
é o trecho de um programa de televisão que mostra lugares e pessoas ao redor do
mundo. (https://www.youtube.com/watch?v=iqSICxm5r8Y&t=243s) Somos apresentados a alguns hábitos culturais de um
povo chamado Massai. Seminômades, eles vivem entre dois países, a Tanzânia e o
Quênia e por tal movimentação se torna difícil estimar o número exato de
pessoas que compõe esse povo, embora estimativas dos governos citados apontem
algo em torno de 1 milhão. A reportagem nos apresenta um pouco do cotidiano
vivenciado por um grupo mais tradicional de Massais, cujos hábitos podem nos
surpreender à primeira vista, mas mostram um sistema cultural bem autônomo por
persistir tantos séculos.
Pergunta:
Cite alguns hábitos dos Massai apresentados no vídeo que são completamente
diferentes dos nossos? Escreva um hábito cultural, ou em um fato corriqueiro,
que esteja presente na realidade da sociedade brasileira, e que você acha estranho
(ou que você ache que poderia ser considerado estranho em outros países).
MATEMÁTICA – PROFESSOR LOURIVAL
FÍSICA –
PROFESSOR RONALDO
ROMEU MONTORO
Nome:
Série: 2º MÉDIO
Segue link do vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=5ca2O_PTRbs&feature=emb_logo
EXERCÍCIOS PROPOSTOS:
1-
De quais cores o branco é feito
2-
Enxergamos o preto.
3-
Por que quando vestimos uma roupa
branca temos a impressão que estamos mais magro.
4-
Por que um carro preto esquenta
mais que um branco.
QUÍMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO
E. E. Romeu Montoro |
Química 2º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo
Nome: _____________________________________________ nº____
Turma______
Atividade II do 3º Bimestre | FORÇAS INTRAMOLECULARES E INTERMOLECULARES
OBS: As
atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em
aula.
Faça com
muito carinho, capricho e atenção!
Caso haja
possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu
caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.
Vídeo ►Brasil
Escola ► Tipos de Forças Intermoleculares ► https://youtu.be/LZHFp1ARZ84
Registre e responda em seu caderno as questões a
seguir:
1. Qual é a diferença entre forças intramoleculares
e intermoleculares?
2. Complete a tabela a seguir:
Tipo de Interação |
Força relativa |
Espécies que interagem |
Íon –
íon |
||
Íon –
dipolo |
||
Ligação
de hidrogênio |
||
Dipolo
– dipolo ou dipolo permanente |
||
Dipolo
– dipolo induzido |
||
Dipolo
induzido ou forças de London |
3. Explique quais são as forças intermoleculares
que ocorrem entre as moléculas das substâncias indicadas:
a) Acetaldeído (C2H4O)
b) Amônia (NH3)
c) Bromo (Br2)
d) Cianeto de hidrogênio (HCN)
Atividades 2D
ESTRUTURA QUÍMICA DO DNA
O DNA (ácido
desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico que possui destaque por
armazenar a informação genética da grande maioria dos seres vivos. Essa
molécula é formada por nucleotídeos e apresenta, geralmente, a forma de uma
dupla-hélice. Nos organismos eucarióticos,
o DNA é encontrado no núcleo da célula, nas mitocôndrias e nos cloroplastos.
Nos procariontes, o DNA está
localizado em uma região que não é delimitada por membrana, denominada de
nucleoide.
Aula 01
-
Ler o texto com bastante atenção;
-
Selecionar cinco palavras que você não conhece,
procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.
Aula 02
-Responder às seguintes questões:
a- Qual é o significado da sigla
DNA?
b-Como é formada a molécula de
DNA?
c- Qual é a função do DNA?
d- Onde encontramos o DNA?
Aula 03
Produção textual (redação)
Escreva com base no
texto uma breve descrição sobre o DNA.
Aula 04
Pesquise um texto
sobre A estrutura química do
DNA (diferente do meu) e escreva no seu
caderno.
HISTÓRIA - PROFESSORA: VERA Lúcia
Série: 2 D ENSINO MÉDIO
Período: NOTURNO
NOME:
n: SÉRIE:
ATIVIDADE
PESQUISAR O TEMA: O Império Napoleônico
PESQUISAR O TEMA LER E FAZER RESUMO
ARTES – PROFRSSORA SIMONE
Sociologia_2ºano_Edinaldo
O TRABALHO COMO MEDIAÇÃO
A origem da palavra trabalho, vem do latim tripalium que era
um instrumento feito de três paus aguçados, algumas vezes ainda munidos de
pontas de ferro, no qual os agricultores bateriam o trigo, as espigas de milho,
o linho, para rasgá-lo e esfiapá-los. A maioria dos dicionários, contudo, registra
tripalium apenas como um instrumento de tortura, o que teria sido
originalmente, ou se tornado depois. À tripalium se liga o verbo do latim
vulgar tripaliare, que significa justamente torturar”.
A idéia
na civilização ocidental de que o trabalho é algo que traz sofrimento é
reforçada por outras idéias influenciadas pelas tradições greco-romana e
judaico-cristã. Para os gregos, de uma forma geral, o trabalho era visto como
algo que embrutecia os espíritos, tornava o homem incapaz da prática de virtude
e era um mal que a elite deveria evitar. Por isso, era executado por escravos,
deixando aos cidadãos as atividades mais nobres, como, por exemplo, a política.
No cristianismo, o episódio bíblico da expulsão de Adão e Eva do Paraíso, como
conseqüência do pecado original, condenando-os ao trabalho, a ganhar “pão com o
suor do rosto”, ampliou a conotação negativa do trabalho. Assim, ele apresenta,
em nossa sociedade, também os sentidos de fadiga, luta, dificuldade e punição.
Mas não
se limita a isso.
“Trabalho
é a atividade consciente e planejada na qual o ser humano, ao mesmo tempo em
que extrai da natureza os bens capazes de satisfazer suas necessidades
materiais, aplicando as forças e faculdades humanas alcança um determinado fim
criando assim as bases de sua realidade sociocultural”.
“uma
aranha executa operações que se assemelham às de um tecelão, e a abelha, na
construção de suas colméias, deixa envergonhado mais de um arquiteto. Mas o que distingue o pior arquiteto da
melhor das abelhas é isso: o arquiteto
projeta sua obra antes de construí-la na realidade. No final de todo processo
de trabalho, temos um resultado que já existia na imaginação do trabalhador
desde o seu começo”.
O
trabalho humano, portanto, distingue-se do trabalho animal, pois o homem
planeja antes de executar uma atividade. Ele concebe o trabalho antes de
executá-lo. Já os animais não possuem essa capacidade. Eles “trabalham” de
forma instintiva.
Normalmente, as formigas, o João de barro, as abelhas, as
aranhas entre outros, são vistos pelo senso comum como animais trabalhadores.
Mas, na perspectiva sociológica, os animais não trabalham, só o homem trabalha.
O trabalho é visto como uma atividade que ajuda o homem a construir sua condição
como ser humano.
TRABALHO X EMPREGO
O
trabalho sempre existiu, sob diferentes formas, ao longo da história da
humanidade. Entretanto, emprego é uma relação social de trabalho muito recente,
a partir do momento em que o homem deixa de ser escravo ou servo e se
transforma em um homem livre. Livre para vender o seu trabalho e estabelecer um
contrato com o comprador, em troca de um salário que lhe permita adquirir os
meios de vida necessária à sua sobrevivência. Emprego pressupõe trabalho
assalariado, sendo, portanto, característico da sociedade capitalista.
O
trabalho livre sucedeu historicamente a outras formas de trabalho, como a
escravidão e a servidão. Na Grécia Antiga, o trabalho era uma atividade
exercida pelos escravos. Na Idade Média, as pessoas trabalhavam nos campos,
ligadas a um senhor feudal, ou moravam nos burgos e eram artesãos. Em todos
esses momentos da história, as pessoas executavam algum trabalho, mas não
tinham emprego. O emprego só se dissemina com o capitalismo. Nele o trabalhador
vende a sua força de trabalho (física ou mental) em troca de um salário. Ao
conseguir o emprego, o trabalhador assina um contrato de trabalho que
especifica suas funções. Ao contrário do que ocorria na Antiguidade, em que os
escravos eram uma propriedade, e na Idade Média, em que os trabalhadores eram
servos presos à terra do senhor feudal, no capitalismo os trabalhadores são
livres para procurar outras condições de trabalho em um novo emprego.
Nome________________________________________________________
nº________ série ________
Questões:
1.
Explique
a origem da palavra “trabalho”.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
Explique a origem da palavra trabalho, segundo
as tradições Greco romana e a judaico-cristã.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
Segundo a Sociologia, qual a definição de
trabalho?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.
Em relação ao trabalho, o que distingue o homem
dos animais?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.
Como era o trabalho em outros períodos da
história?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.
Qual a característica fundamental do trabalho no
capitalismo?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário