Alunos - Bem vindos a terceira quinzena do 3º bimestre
As atividades devem ser realizadas e enviadas ao email romeumontoromedio@gmail.com ou para o wattsapp 987939738. Identifique as atividades com nome, disciplina e série.
Data de entrega até 07-10-2020
PORTUGUÊS-
PROFESSOR MAURÍCIO
Estudo do Texto
1) "
Destes penhascos fez a natureza
O berço em
que nasci.
Oh ! quem
cuidara
Que entre
penhas tão duras se criara
Uma alma terna , um peito sem dureza. "
* Os
versos constituem exemplo da :
A) Sátira de
Gregório de Mattos aos poderosos da Bahia.
B) Lírica
amorosa de Tomás Antônio Gonzaga .
C) Paisagem
bucólica idealizada na poesia de Cláudio
Manuel da Costa .
D) Da sátira de Tomás
Antônio Gonzaga ao Governador de
Minas.
E)
Ambivalência cultural da poesia
de Cláudio Manuel da Costa .
2) Assinale a
alternativa incorreta a
respeito de Cláudio Manuel da Costa :
A) Além da
produção lírica , escreveu um poema de caráter épico que se intitula " Vila Rica ".
B) Sob o pseodônimo , Árcade de
Glauceste Satúrnio , compôs uma poesia
em que é marcante a imagem da
pedra .
C) Compôs
poemas marcados pela condição do
pastor que procura a natureza como refúgio .
D) Cultiva a
forma do Soneto em que explora temas como a infelicidade amorosa .
E) Sua produção
poética costuma ser dividida
pela crítica em lírica , satírica
e religiosa .
3) Autor de
" Obras Poéticas ",
apresenta em suas composições,
motivos árcades .
* Assinale a
alternativa que identifica esse autor , associando , corretamente , seu
nome à característica presente nessa
obra:
A) Cláudio Manuel da Costa __ (
desencanto e brevidade do amor ).
B) Basílio da
Gama __ ( preocupação com
feito histórico ).
C) Tomás
Antônio Gonzaga ___ ( celebração da natureza ).
D) Basílio da
Gama ___( inspiração religiosa ).
E) Tomás
Antônio GOnzaga ___ ( celebração da amada ).
" Boa sorte "
GEOGRAFIA
– PROFESSORA IVANETE
Atividade 3º
ano regular
Observe as
imagens e perceba os diferentes tipos de biomas, cada um tem um aspecto
diferente.
ATIVIDADE 3
– LEITURA, ANÁLISE DE IMAGENS E PESQUISA INDIVIDUAL 1) Observe as imagens
relacionadas ao continente africano. Em seguida, registre no seu caderno as
suas percepções sobre essa diversidade paisagística encontrada.
Em cada lugar da Africa os biomas vao mudando de aspecto, assim como acontece no Brasil e em outras partes do mundo.
Pesquise em livros didáticos e atlas geográfico ou em diferentes sites da internet, as principais características dos biomas do continente africano, registre as ideias no espaço disponível e finalize a atividade folha avulsa. 3) Com base no mapa mundo, responda às questões a seguir.
Título:
___________________________________
De um titulo ao mapa, depois identifique os biomas. Exemplo,
em que lugar da Africa temos clima tropical com vegetação de florestas? Faça um
breve relato. Na próxima atividade vcs vao responder algumas perguntas a
respeito da pesquisa que estão fazendo agora.
INGLÊS – PROFESSORA ROSILENE
FILOSOFIA
– PROFESSOR RENAN
ATIVIDADE FILOSOFIA
3° ANO
Lançado em
1989, o curta-metragem Ilha das Flores, de Jorge Furtado, expressa de forma
ácida – e com um ligeiro toque de humor – as muitas contradições das sociedades
de consumo. E, assim, se mantém atual, 30 anos depois.
Em Ilha das
Flores, onde Deus parece não existir, como apresenta as cartelas iniciais do
curta, crianças e mulheres sem nenhum dinheiro disputam alimentos considerados
inadequados e impróprios para porcos. Tendo cinco minutos para recolher as
sobras dos materiais orgânicos, grupos de dez pessoas são organizados para
adentrar o terreno cercado. “O que coloca os seres humanos depois dos porcos na
prioridade de escolha de alimentos é o fato de não terem dinheiro nem dono”,
explica o narrador.
Um dos cem
melhores filmes brasileiros de todos os tempos, segundo lista feita pela
Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), o documentário inovou
em termos de linguagem, ao antecipar, segundo seu criador, questões
relacionadas à velocidade e ao hipertexto
Após ter
visto o filme responda:
Qual é o
tema principal do curta metragem?
De que forma
os personagens são retratados?
Qual sua
concepção sobre a narrativa do filme?
É possível
dizer que cenas como a que vimos não ocorrem mais?
De 1989,
época em que foi lançado o curta metragem, o Brasil melhorou ou piorou?
MATEMÁTICA
– PROFESSOR LOURIVAL
3C revisão matéria do
caderno
CALCULE AS DISTÂNCIAS E PONTOS MÉDIO TODAS RESOLUÇÕES A MÃO, conforme fizemos no caderno:
·
A (-3, 3) E B( 4 , 1
)
·
C (-2, -5) E B ( 2 ,
1 )
·
D ( 3, 5 ) E F ( 3 , - 2 )
·
G ( 5, 7) E H ( -1 ,
- 1 )
·
J ( -3, 2 ) E K (- 4 , 0 )
ARTES – PROFESSORA SIMONE
Atividade de arte
Produção Musical; Profissões e Profissionais
Neste volume, você vai entrar em contato com a Linguagem da música, numa
interface com recursos tecnológicos e mídias digitais em produção artística
relacionada com o campo das artes visuais, no contexto de hibridismo
(audiovisual – videoclipe). Além disso, iremos estudar também as profissões
contemporâneas que dialogam com a música, ampliando assim as possibilidades de
escolha na construção e incorporação dos conhecimentos e valores que permitam a
tomada de decisões no campo profissional, e o desenvolvimento das habilidades e
competências necessárias no século XXI. Talvez a música não esteja diretamente
ligada à profissão que você almeja, mas o estudo desta linguagem da arte pode
auxiliá-lo em outras áreas da sua vida pessoal e profissional, assim como na
construção de seu Projeto de Vida. A ideia inicial é que você pesquise sobre as
profissões que estejam diretamente envolvidas com o estudo de música e as
possibilidades que o mercado de trabalho oferece.
Música
Converse com o seu colega, e responda os questionamentos a seguir sobre
os profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da
música, e como o uso da tecnologia e das mídias digitais modificou a produção
musical:
1. Considerando a preparação de um show de música (espaço, músicos,
instrumentos, recursos tecnológicos, etc.), quantos e quais são os
profissionais necessários para planejar e executar esse espetáculo?
2. Você conhece profissionais em seu bairro ou região que trabalham
diretamente com música, seja produzindo ou executando?
3. O que mudou nas produções
musicais com o avanço tecnológico e as mídias digitais?
4. A grande maioria de objetos e
situações geram sons de diversos tipos: os toques e notificações dos
smartphones, os ruídos dos carros e outros veículos, dos objetos manipulados
pelas pessoas, etc. Como esses sons são reconhecidos e filtrados por nós?
5. Você é capaz de captar, dentre tantos ruídos, algum som mais
específico ou mais atrativo?
6. Quando você está ouvindo música com seu fone, você identifica sons
externos? Quais tipos de sons lhe chamam mais a atenção?
7. Você possui habilidade para cantar ou tocar algum instrumento
musical?
8. Você já fez algum curso de
música ou participou de algum projeto social e/ou cultural ligado à música?
9. Você já pensou em seguir
alguma carreira musical? Qual?
10. Existe em seu bairro, cidade ou região, escola, projetos sociais,
projetos culturais ou faculdade
FÍSICA – PROFESSOR RONALDO
QUIMICA –
PROFESSORA MARIA DO CARMO
E. E. Romeu Montoro | Química 3º ano Ensino Médio | Professora:
Maria do Carmo
Nome: _____________________________________________ nº____ Turma
Atividade III do 3º Bimestre
Nomenclatura dos Hidrocarbonetos
OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de
classe, assim como fazemos em aula. Faça
com muito carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as
questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado
no retorno presencial.
Vídeo ► Química orgânica - Nomenclatura Básica ► https://youtu.be/6dPDZLttpM0
Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:
• Coloque os respectivos prefixos correspondentes à
quantidade de Carbonos;
• Acrescente os tipos de ligações correspondentes aos
prefixos;
• Coloque o sufixo correspondente aos Hidrocarbonetos;
• Finalize na última coluna, colocando os possíveis nomes dos hidrocarbonetos que podem ser formados
BIOLOGIA
– PROFESSORA LUCIMARA
Evolução biológica
Entre os seres vivos e o meio em que vivem há um ajuste, uma
harmonia fundamental para a sobrevivência.
O flamingo rosa, por exemplo, abaixa a cabeça até o solo
alagadiço em que vive para buscar ali seu alimento; os beija-flores, com seus
longos bicos, estão adaptados à coleta do néctar contido nas flores tubulosas
que visitam.
A adaptação dos seres vivos ao meio é
um fato incontestável. A origem da adaptação, porém, sempre foi discutida.
Na Antiguidade, a ideia de que as espécies seriam fixas e
imutáveis foi defendida pelos filósofos gregos. Os chamados, fixistas
propunham que as espécies vivas já
existiam desde a origem do planeta e a extinção de muitas delas deveu-se a
eventos especiais como, por exemplo, catástrofes, que teriam exterminado grupos
inteiros de seres vivos. O filósofo grego Aristóteles,
grande estudioso da natureza, não admitia a ocorrência de transformação das
espécies. Acreditava que os organismos eram distribuídos segundo uma escala que
ia do mais simples ao mais complexo. Cada ser vivo nesta escala, tinha seu
lugar definido. Essa visão aristotélica, que perdurou por cerca de 2.000 anos,
admitia que as espécies eram fixas e imutáveis.
Lentamente, a partir do século XIX, uma série de pensadores
passou a admitir a ideia da substituição gradual das espécies por outras, por
meio de adaptações a ambientes em contínuo processo de mudança. Essa corrente
de pensamento,
transformista, explicava a
adaptação como um processo dinâmico, ao contrário do que propunham os fixistas.
Para o transformismo, a adaptação é conseguida por meio de mudanças: à medida
que muda o meio, muda a espécie. Os adaptados ao ambiente em mudança
sobrevivem. Essa ideia deu origem ao evolucionismo.
Evolução biológica é a adaptação das
espécies a meios em contínua mudança. Nem sempre a adaptação implica aperfeiçoamento. Muitas
vezes, leva a uma simplificação. É o caso, por exemplo, das tênias, vermes
achatados parasitas: não tendo tubo digestório, estão perfeitamente adaptadas
ao parasitismo no tubo digestório do homem e de outros vertebrados.
Fonte:https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao8.php
Aula 01
-
Ler o texto com bastante atenção;
-
Selecionar cinco palavras que você não conhece,
procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.
Aula 02
Responder às seguintes questões:
a)
O que é
evolução ?
b)
O que propunham os fixistas?
c)
Explique o evolucionismo.
d)
Qual era o pensamento de Aristóteles sobre a
evolução?
Aula 03
Produção textual (redação)
O que eu penso sobre a evolução
Aula 04
Pesquise um texto
sobre a Evolução biológica (diferente do meu) e escreva no seu caderno.
HISTÓRIA – PROFESSORA VERA LÚCIA
Atividade (3º Bimestre)
1 – Fazer uma redação com o tema: É possível acabar com a
violência no mundo atual ?
SOCIOLOGIA – PROFESSOR EDINALDO
CIDADANIA PASSIVA OU ATIVA? QUAL DELAS VOCÊ
PROMOVE?
A idéia de cidadania geralmente está associada a pessoa
que sabe reivindicar direitos enquanto consumidora e pagadora de impostos,
cumprindo cegamente aquilo que está legitimado como os deveres que se deve
cumprir. Em primeira análise, parece tratar-se de uma postura irrepreensível. Mas,
em que medida a cidadania pode representar muito mais do que isso? O autor
Clodoaldo Meneguello Cardoso faz uma oposição interessante entre dois tipo de
cidadania: a passiva e a ativa. Na cidadania passiva a
"noção de cidadania está apenas associada aos deveres e direitos do
indivíduo na vida coletiva". Sim, o foco é o indivíduo, ou seja, a esfera
individualista sublima-se, pois nesta perspectiva só se reivindica quando algo
nos afeta diretamente e só se destaca nossa obrigação individual e não
coletiva. Formam-se assim os cidadãos que na linguagem popular "só olham
para seus próprios umbigos", ou seja, ficam tão centrados em si mesmos que
nem ao menos se reconhecem como parte de um coletivo ou não tem a dimensão da
força que a coletividade pode ter na sociedade.
E em que ponto a Escola, enquanto instituição social,
reforça a perspectiva desta cidadania passiva? Quando os educadores ( o que
compreende não apenas os professores, mas todos aqueles que trabalham dentro do
ambiente escolar) só destacam a cidadania como sinônimo de cumprimento de
deveres pré-estabelecidos há uma limitação do que a cidadania realmente pode
ser. O "não pode" e o "não deve" muitos vezes até fica sem
explicação mais concreta: "não pode porque não pode" e o "não
deve porque não deve e ponto final!". É aquela típica explicação que certo
personagem de um programa infantil rebatia: "Por que sim não é
resposta!". A tendência é que os direitos e deveres só apareçam como
esferas prontas, sem discussão do que eles realmente implicam. Discuti-los e
até questioná-los é quase um tabu! Mas como esperamos que as crianças ou mesmo
os adolescentes entendam o sentido da coletividade se o tempo todo só lhes é
reforçado suas obrigações individuais, sem apresentar-lhes sua esfera de
atitude participativa na sociedade? Sim, os discursos prontos de ideais que a
escola veicula corroboram com a cidadania passiva e quem nunca os utilizou que
atire a primeira pedra...
E como é que se trabalha na perspectiva de uma cidadania
ativa? O próprio termo ativa já implica a idéia de sair do estado de resignação
em prol de ação, no caso a participação na vida da sociedade. Então, não há
como ser neutro, toda cidadania é em si política, pois pressupõe participação
nos assuntos de ordem pública. E outro erro recorrente é o de considerar que
não há cidadania na infância, que a escola está preparando a criança e o
adolescente para ser o cidadão do futuro. O ser humano enquanto viver está em
constante processo de formação, nunca cessa a capacidade de aprender.
Obviamente, em cada fase as características e habilidades são diferentes, mas há
de se destacar ser a experiência humana a grande formadora de valores para a
vida em sociedade. Esta experiência humana deve ser valorizada, pois lidamos
com sujeitos pensantes que são capazes de raciocinar sobre o que vivenciam,
entendendo a dinâmica dos grupos a que pertencem. E o coletivo da escola é rico
em oportunidades para que as crianças e adolescentes percebam que é possível
participar de decisões, que é preciso refletir sobre pensamentos e atitudes e
não simplesmente reproduzir o que está posto como certo ou errado. Em outras
palavras, ainda vive-se o conflito de superar a idéia que a educação
bancária arraigou por muitos anos na educação, de que os alunos são uma
folha em branco, uma tábua rasa em que se deve depositar o máximo possível de
conhecimentos para prepará-los para a vida adulta. Este conceito de infância
como fase preparatória está vivo na sociedade, mais existe sim cidadania na
infância! E mais uma vez está nas mãos dos educadores combaterem tal idéia
arraigada, proporcionando momentos de decisões coletivas, refletindo sobre
pensamentos, atitudes e ações, ou seja, promovendo a quebra do senso comum em
prol do desenvolvimento da criticidade desde a infância.
CIDADANIA REPRIMIDA
No que diz respeito ao nosso tema em questão, a cidadania,
consideramos de fundamental importância recuperar, no que se refere aos
direitos dos cidadãos, o contexto vivido por boa parte dos brasileiros na
época, a fim de propiciar o contraste necessário entre o Estado de direito
democrático que vivemos hoje e a ditadura militar (entre os anos 1964 e 1985)
que tanto repudiamos.
Este exercício é fundamental para a compreensão do
contexto histórico, político e social em que a Assembleia Constituinte se
formou, em 1986, e resultou na promulgação da Constituição de 1988, até hoje
vigente, e que representa nosso principal instrumento de cidadania no Brasil.
Ditadura
militar ou regime militar é uma forma de governo onde o poder político é
efetivamente controlado por militares. Como qualquer ditadura ou regime, ela pode
ser oficial ou não. Também existem formas mistas, onde o militar exerce uma
influência muito forte, sem ser totalmente dominante.
A ditadura restringiu o exercício da cidadania e reprimiu
com violência todos os movimentos de oposição. No que se refere à economia, o
governo colocou em prática um projeto desenvolvimentista que produziu
resultados bastante contraditórios, tendo em vista que o país ingressou numa
fase de industrialização e crescimento econômico acelerados, sem beneficiar,
porém, a maioria da população, em particular a classe trabalhadora.
a)
diversos líderes políticos, sindicais,
intelectuais e inclusive militares tiveram seus direitos de votar e ser votado,
bem como de ocupar cargos púbicos cassados por dez anos. Além disso, muitos
foram forçados a se aposentar e tiveram de deixar suas funções;
b)
qualquer pessoa suspeita de oposição
podia ser acusada de corrupção, subversão e submetida à investigação. O direito
de opinião foi restringido e a censura aos órgão de imprensa e demais meios de
comunicação passou a vigorar;
c)
o Congresso Nacional foi fechado por duas
vezes, e o estado de sítio foi decretado. Foi introduzida uma nova lei de
segurança nacional, incluindo a pena de morte por fuzilamento;
d)
órgão de segurança e informação,
controlados por militares, foram criados para vigiar, averiguar, interrogar e
prender pessoas consideradas suspeitas. Muitas foram submetidas à tortura e
morreram nas prisões do governo. Até hoje há pessoas desaparecidas, cujas
famílias desconhecem as circunstâncias de seu desaparecimento ou morte e o
local de sepultamento;
e)
centenas de senadores, deputados,
vereadores, dirigentes sindicais, funcionários públicos, professores
universitários e pesquisadores científicos foram cassados ou perderam seus
cargos, e muitos se exilaram no exterior.
Nome:__________________________________________________________
número______ Série______
Sociologia – 3º ano
Questões
(Cidadania Ativa e Passiva)
- Explique o que é
cidadania ativa.
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- Explique o que é
cidadania passiva.
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- Como pode ser as
democracias, segundo o texto. Explique.
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- Como a Ditadura Militar
restringiu o exercício da cidadania no Brasil? Cite 3 exemplos.
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- Qual o regime de
governo utilizado no Brasil atualmente?
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