segunda-feira, 21 de setembro de 2020

3ºC - NOTURNO -3ª Quinzena do 3º Bimestre

  Alunos - Bem vindos a terceira quinzena do 3º bimestre

As atividades devem ser realizadas e enviadas ao email romeumontoromedio@gmail.com ou para o wattsapp  987939738. Identifique as atividades com nome, disciplina e série. 

Data de entrega até 07-10-2020

PORTUGUÊS- PROFESSOR MAURÍCIO

Estudo  do Texto

1)     " Destes penhascos fez a natureza   

   O berço em que nasci.

   Oh ! quem cuidara

   Que entre penhas tão duras  se criara

   Uma  alma terna , um peito sem dureza. "

 

*  Os versos  constituem  exemplo da :

A)  Sátira de Gregório de Mattos aos poderosos da Bahia.

B)  Lírica amorosa  de Tomás Antônio Gonzaga .

C)  Paisagem bucólica  idealizada na poesia de Cláudio Manuel da Costa .

D)  Da sátira  de Tomás  Antônio Gonzaga  ao Governador de Minas.

E)  Ambivalência  cultural da poesia de Cláudio Manuel da Costa .

 

2)  Assinale a alternativa  incorreta  a  respeito de Cláudio Manuel da Costa :

A)  Além da produção  lírica , escreveu  um poema de caráter épico  que se intitula  " Vila Rica ".

B)  Sob  o pseodônimo , Árcade  de  Glauceste  Satúrnio , compôs  uma poesia  em que é marcante  a imagem da pedra .

C)  Compôs poemas marcados pela condição  do pastor  que procura  a natureza como refúgio .

D)  Cultiva a forma  do Soneto em que  explora temas como a infelicidade amorosa .

E)  Sua produção poética costuma  ser  dividida  pela crítica  em lírica , satírica e religiosa .

 

3) Autor de  " Obras Poéticas ",  apresenta em suas  composições, motivos  árcades  .

* Assinale  a alternativa  que identifica  esse autor , associando , corretamente , seu nome à característica presente  nessa obra:

A) Cláudio Manuel da Costa  __ (  desencanto  e brevidade do amor ).

B)  Basílio da Gama __  ( preocupação   com feito  histórico ).

C)   Tomás Antônio Gonzaga ___ ( celebração da natureza ).

D)   Basílio da Gama ___( inspiração religiosa ). 

E)   Tomás Antônio GOnzaga ___ (  celebração  da amada ).

" Boa sorte "

 

GEOGRAFIA – PROFESSORA IVANETE

Atividade 3º ano regular

Observe as imagens e perceba os diferentes tipos de biomas, cada um tem um aspecto diferente.

ATIVIDADE 3 – LEITURA, ANÁLISE DE IMAGENS E PESQUISA INDIVIDUAL 1) Observe as imagens relacionadas ao continente africano. Em seguida, registre no seu caderno as suas percepções sobre essa diversidade paisagística encontrada.



Em cada lugar da Africa os biomas vao mudando de aspecto, assim como acontece no Brasil e em outras partes do mundo.

Pesquise em livros didáticos e atlas geográfico ou em diferentes sites da internet, as principais características dos biomas do continente africano, registre as ideias no espaço disponível e finalize a atividade  folha avulsa. 3) Com base no mapa mundo, responda às questões a seguir. 

Título: ___________________________________

De um titulo ao mapa, depois identifique os biomas. Exemplo, em que lugar da Africa temos clima tropical com vegetação de florestas? Faça um breve relato. Na próxima atividade vcs vao responder algumas perguntas a respeito da pesquisa que estão fazendo agora. 

INGLÊS – PROFESSORA ROSILENE



FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN

ATIVIDADE FILOSOFIA 3° ANO

Lançado em 1989, o curta-metragem Ilha das Flores, de Jorge Furtado, expressa de forma ácida – e com um ligeiro toque de humor – as muitas contradições das sociedades de consumo. E, assim, se mantém atual, 30 anos depois.

Em Ilha das Flores, onde Deus parece não existir, como apresenta as cartelas iniciais do curta, crianças e mulheres sem nenhum dinheiro disputam alimentos considerados inadequados e impróprios para porcos. Tendo cinco minutos para recolher as sobras dos materiais orgânicos, grupos de dez pessoas são organizados para adentrar o terreno cercado. “O que coloca os seres humanos depois dos porcos na prioridade de escolha de alimentos é o fato de não terem dinheiro nem dono”, explica o narrador.

Um dos cem melhores filmes brasileiros de todos os tempos, segundo lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), o documentário inovou em termos de linguagem, ao antecipar, segundo seu criador, questões relacionadas à velocidade e ao hipertexto

Após ter visto o filme responda:

 

Qual é o tema principal do curta metragem?

De que forma os personagens são retratados?

Qual sua concepção sobre a narrativa do filme?

É possível dizer que cenas como a que vimos não ocorrem mais?

De 1989, época em que foi lançado o curta metragem, o Brasil melhorou ou piorou?


MATEMÁTICA – PROFESSOR LOURIVAL

3C revisão matéria do caderno

 

CALCULE AS DISTÂNCIAS E PONTOS MÉDIO TODAS RESOLUÇÕES A MÃO, conforme fizemos no caderno:

·         A (-3, 3) E  B(  4    ,   1   )

 

·         C (-2, -5) E B ( 2   ,    1   )

 

·         D ( 3, 5 ) E F ( 3   , -  2   )

 

·         G ( 5, 7) E H ( -1   ,  - 1   )

 

·         J ( -3, 2 ) E K (- 4   , 0     )


ARTES – PROFESSORA SIMONE

                                    Atividade de arte

Produção Musical; Profissões e Profissionais

Neste volume, você vai entrar em contato com a Linguagem da música, numa interface com recursos tecnológicos e mídias digitais em produção artística relacionada com o campo das artes visuais, no contexto de hibridismo (audiovisual – videoclipe). Além disso, iremos estudar também as profissões contemporâneas que dialogam com a música, ampliando assim as possibilidades de escolha na construção e incorporação dos conhecimentos e valores que permitam a tomada de decisões no campo profissional, e o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias no século XXI. Talvez a música não esteja diretamente ligada à profissão que você almeja, mas o estudo desta linguagem da arte pode auxiliá-lo em outras áreas da sua vida pessoal e profissional, assim como na construção de seu Projeto de Vida. A ideia inicial é que você pesquise sobre as profissões que estejam diretamente envolvidas com o estudo de música e as possibilidades que o mercado de trabalho oferece.

                                                          Música

Converse com o seu colega, e responda os questionamentos a seguir sobre os profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da música, e como o uso da tecnologia e das mídias digitais modificou a produção musical:

1. Considerando a preparação de um show de música (espaço, músicos, instrumentos, recursos tecnológicos, etc.), quantos e quais são os profissionais necessários para planejar e executar esse espetáculo?

2. Você conhece profissionais em seu bairro ou região que trabalham diretamente com música, seja produzindo ou executando?

 3. O que mudou nas produções musicais com o avanço tecnológico e as mídias digitais?

 4. A grande maioria de objetos e situações geram sons de diversos tipos: os toques e notificações dos smartphones, os ruídos dos carros e outros veículos, dos objetos manipulados pelas pessoas, etc. Como esses sons são reconhecidos e filtrados por nós?

5. Você é capaz de captar, dentre tantos ruídos, algum som mais específico ou mais atrativo?

6. Quando você está ouvindo música com seu fone, você identifica sons externos? Quais tipos de sons lhe chamam mais a atenção?

7. Você possui habilidade para cantar ou tocar algum instrumento musical?

 8. Você já fez algum curso de música ou participou de algum projeto social e/ou cultural ligado à música?

 9. Você já pensou em seguir alguma carreira musical? Qual?

10. Existe em seu bairro, cidade ou região, escola, projetos sociais, projetos culturais ou faculdade


  FÍSICA – PROFESSOR RONALDO 

 

 


QUIMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro | Química 3º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo

 

Nome: _____________________________________________ nº____ Turma

 

Atividade III do 3º Bimestre

Nomenclatura dos Hidrocarbonetos

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula.  Faça com muito carinho, capricho e atenção!

Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.

 

Vídeo Química orgânica - Nomenclatura Básica  https://youtu.be/6dPDZLttpM0

Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:

• Coloque os respectivos prefixos correspondentes à quantidade de Carbonos;

• Acrescente os tipos de ligações correspondentes aos prefixos;

• Coloque o sufixo correspondente aos Hidrocarbonetos;

• Finalize na última coluna, colocando os possíveis nomes dos hidrocarbonetos que podem ser formados



BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA

Evolução biológica

Entre os seres vivos e o meio em que vivem há um ajuste, uma harmonia fundamental para a sobrevivência.

O flamingo rosa, por exemplo, abaixa a cabeça até o solo alagadiço em que vive para buscar ali seu alimento; os beija-flores, com seus longos bicos, estão adaptados à coleta do néctar contido nas flores tubulosas que visitam.

A adaptação dos seres vivos ao meio é um fato incontestável. A origem da adaptação, porém, sempre foi discutida.




 

Na Antiguidade, a ideia de que as espécies seriam fixas e imutáveis foi defendida pelos filósofos gregos. Os chamados, fixistas propunham que as espécies vivas já existiam desde a origem do planeta e a extinção de muitas delas deveu-se a eventos especiais como, por exemplo, catástrofes, que teriam exterminado grupos inteiros de seres vivos. O filósofo grego Aristóteles, grande estudioso da natureza, não admitia a ocorrência de transformação das espécies. Acreditava que os organismos eram distribuídos segundo uma escala que ia do mais simples ao mais complexo. Cada ser vivo nesta escala, tinha seu lugar definido. Essa visão aristotélica, que perdurou por cerca de 2.000 anos, admitia que as espécies eram fixas e imutáveis.


Lentamente, a partir do século XIX, uma série de pensadores passou a admitir a ideia da substituição gradual das espécies por outras, por meio de adaptações a ambientes em contínuo processo de mudança. Essa corrente de pensamento, transformista, explicava a adaptação como um processo dinâmico, ao contrário do que propunham os fixistas. Para o transformismo, a adaptação é conseguida por meio de mudanças: à medida que muda o meio, muda a espécie. Os adaptados ao ambiente em mudança sobrevivem. Essa ideia deu origem ao evolucionismo.

Evolução biológica é a adaptação das espécies a meios em contínua mudança. Nem sempre a adaptação implica aperfeiçoamento. Muitas vezes, leva a uma simplificação. É o caso, por exemplo, das tênias, vermes achatados parasitas: não tendo tubo digestório, estão perfeitamente adaptadas ao parasitismo no tubo digestório do homem e de outros vertebrados.


Fonte:https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao8.php

                               

 

Aula 01

-          Ler o texto com bastante atenção;

-          Selecionar cinco palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.

Aula 02

Responder às seguintes questões:

a)        O que é evolução ?

b)      O que propunham os fixistas?

c)       Explique o evolucionismo.

d)      Qual era o pensamento de Aristóteles sobre a evolução?

Aula 03

Produção textual (redação)

O que eu penso sobre a evolução

Aula 04

Pesquise um texto  sobre  a Evolução biológica   (diferente do meu) e escreva no seu caderno.

 

HISTÓRIA – PROFESSORA VERA LÚCIA

Atividade (3º Bimestre)

 

1 – Fazer uma redação com o tema: É possível acabar com a violência no mundo atual ?

 

SOCIOLOGIA – PROFESSOR EDINALDO

Sociologia – 3º ano

CIDADANIA PASSIVA OU ATIVA? QUAL DELAS VOCÊ PROMOVE?

 

A idéia de cidadania geralmente está associada a pessoa que sabe reivindicar direitos enquanto consumidora e pagadora de impostos, cumprindo cegamente aquilo que está legitimado como os deveres que se deve cumprir. Em primeira análise, parece tratar-se de uma postura irrepreensível. Mas, em que medida a cidadania pode representar muito mais do que isso? O autor Clodoaldo Meneguello Cardoso faz uma oposição interessante entre dois tipo de cidadania: a passiva e a ativa. Na cidadania passiva a "noção de cidadania está apenas associada aos deveres e direitos do indivíduo na vida coletiva". Sim, o foco é o indivíduo, ou seja, a esfera individualista sublima-se, pois nesta perspectiva só se reivindica quando algo nos afeta diretamente e só se destaca nossa obrigação individual e não coletiva. Formam-se assim os cidadãos que na linguagem popular "só olham para seus próprios umbigos", ou seja, ficam tão centrados em si mesmos que nem ao menos se reconhecem como parte de um coletivo ou não tem a dimensão da força que a coletividade pode ter na sociedade.

E em que ponto a Escola, enquanto instituição social, reforça a perspectiva desta cidadania passiva? Quando os educadores ( o que compreende não apenas os professores, mas todos aqueles que trabalham dentro do ambiente escolar) só destacam a cidadania como sinônimo de cumprimento de deveres pré-estabelecidos há uma limitação do que a cidadania realmente pode ser. O "não pode" e o "não deve" muitos vezes até fica sem explicação mais concreta: "não pode porque não pode" e o "não deve porque não deve e ponto final!". É aquela típica explicação que certo personagem de um programa infantil rebatia: "Por que sim não é resposta!". A tendência é que os direitos e deveres só apareçam como esferas prontas, sem discussão do que eles realmente implicam. Discuti-los e até questioná-los é quase um tabu! Mas como esperamos que as crianças ou mesmo os adolescentes entendam o sentido da coletividade se o tempo todo só lhes é reforçado suas obrigações individuais, sem apresentar-lhes sua esfera de atitude participativa na sociedade? Sim, os discursos prontos de ideais que a escola veicula corroboram com a cidadania passiva e quem nunca os utilizou que atire a primeira pedra...

E como é que se trabalha na perspectiva de uma cidadania ativa? O próprio termo ativa já implica a idéia de sair do estado de resignação em prol de ação, no caso a participação na vida da sociedade. Então, não há como ser neutro, toda cidadania é em si política, pois pressupõe participação nos assuntos de ordem pública. E outro erro recorrente é o de considerar que não há cidadania na infância, que a escola está preparando a criança e o adolescente para ser o cidadão do futuro. O ser humano enquanto viver está em constante processo de formação, nunca cessa a capacidade de aprender. Obviamente, em cada fase as características e habilidades são diferentes, mas há de se destacar ser a experiência humana a grande formadora de valores para a vida em sociedade. Esta experiência humana deve ser valorizada, pois lidamos com sujeitos pensantes que são capazes de raciocinar sobre o que vivenciam, entendendo a dinâmica dos grupos a que pertencem. E o coletivo da escola é rico em oportunidades para que as crianças e adolescentes percebam que é possível participar de decisões, que é preciso refletir sobre pensamentos e atitudes e não simplesmente reproduzir o que está posto como certo ou errado. Em outras palavras, ainda vive-se o conflito de superar a idéia que a educação bancária arraigou por muitos anos na educação, de que os alunos são uma folha em branco, uma tábua rasa em que se deve depositar o máximo possível de conhecimentos para prepará-los para a vida adulta. Este conceito de infância como fase preparatória está vivo na sociedade, mais existe sim cidadania na infância! E mais uma vez está nas mãos dos educadores combaterem tal idéia arraigada, proporcionando momentos de decisões coletivas, refletindo sobre pensamentos, atitudes e ações, ou seja, promovendo a quebra do senso comum em prol do desenvolvimento da criticidade desde a infância.

CIDADANIA REPRIMIDA

 

No que diz respeito ao nosso tema em questão, a cidadania, consideramos de fundamental importância recuperar, no que se refere aos direitos dos cidadãos, o contexto vivido por boa parte dos brasileiros na época, a fim de propiciar o contraste necessário entre o Estado de direito democrático que vivemos hoje e a ditadura militar (entre os anos 1964 e 1985) que tanto repudiamos.

Este exercício é fundamental para a compreensão do contexto histórico, político e social em que a Assembleia Constituinte se formou, em 1986, e resultou na promulgação da Constituição de 1988, até hoje vigente, e que representa nosso principal instrumento de cidadania no Brasil.

Ditadura militar ou regime militar é uma forma de governo onde o poder político é efetivamente controlado por militares. Como qualquer ditadura ou regime, ela pode ser oficial ou não. Também existem formas mistas, onde o militar exerce uma influência muito forte, sem ser totalmente dominante.

A ditadura restringiu o exercício da cidadania e reprimiu com violência todos os movimentos de oposição. No que se refere à economia, o governo colocou em prática um projeto desenvolvimentista que produziu resultados bastante contraditórios, tendo em vista que o país ingressou numa fase de industrialização e crescimento econômico acelerados, sem beneficiar, porém, a maioria da população, em particular a classe trabalhadora.

a)      diversos líderes políticos, sindicais, intelectuais e inclusive militares tiveram seus direitos de votar e ser votado, bem como de ocupar cargos púbicos cassados por dez anos. Além disso, muitos foram forçados a se aposentar e tiveram de deixar suas funções;

b)      qualquer pessoa suspeita de oposição podia ser acusada de corrupção, subversão e submetida à investigação. O direito de opinião foi restringido e a censura aos órgão de imprensa e demais meios de comunicação passou a vigorar;

c)       o Congresso Nacional foi fechado por duas vezes, e o estado de sítio foi decretado. Foi introduzida uma nova lei de segurança nacional, incluindo a pena de morte por fuzilamento;

d)      órgão de segurança e informação, controlados por militares, foram criados para vigiar, averiguar, interrogar e prender pessoas consideradas suspeitas. Muitas foram submetidas à tortura e morreram nas prisões do governo. Até hoje há pessoas desaparecidas, cujas famílias desconhecem as circunstâncias de seu desaparecimento ou morte e o local de sepultamento;

e)      centenas de senadores, deputados, vereadores, dirigentes sindicais, funcionários públicos, professores universitários e pesquisadores científicos foram cassados ou perderam seus cargos, e muitos se exilaram no exterior.

 

Nome:__________________________________________________________ número______ Série______

 

                                                               Sociologia – 3º ano

Questões  (Cidadania Ativa e Passiva)

 

  1. Explique o que é cidadania ativa.

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  1. Explique o que é cidadania passiva.

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  1. Como pode ser as democracias, segundo o texto. Explique.

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  1. Como a Ditadura Militar restringiu o exercício da cidadania no Brasil? Cite 3 exemplos.

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  1. Qual o regime de governo utilizado no Brasil atualmente?

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