PROTUGUÊS – Professor Maurício
1) Assinale a alternativa correta de acordo
com a concordância verbal
*
Já---------anos, ---------neste local árvores e flores.Hoje , só ----------ervas daninhas.
A) fazem,havia,
existe.
B)
fazem,haviam, existe.
C) fazem, haviam, existem.
D) faz, havia, existem.
E) faz,havia, existe.
2)
Tendo em vista às regras de
concordância verbal , assinale a opção em que está empregada errada:
A)
Existem na atualidade tipos de inseticidas prejudiciais à saúde do homem.
B)
Podem procar sérias lesões
hepáticas , os defensivos agrícolas
à base do DDT.
C)
Faltam aos países subdesenvolvidos , uma legislação mais rigorosa
sobre os agrotóxicos.
D)
Persistem por muito tempo , no meio ambiente os efeitos nocivos dos
inseticidadas agrícolas.
E)
Possuem elevado grau de toxidade os defensivos do tipo fosforado.
3 "
A ocorrência de interferências
------- - nos a concluir
que ------ uma relação
profunda entre homem e sociedade que os
--------------- mutuamente
dependentes " .
A)
Leva, existe, torna.
B)
Levam, existe, tornam.
C)
Levam, existem, tornam.
D)
Levam, existem, torna.
E)
Leva, existem, tornam.
4) Assinale qto ao uso correto
da crase:
A) nada
à declarar.
B) ele
fez um gol à pelé.
C) fui
a escola .
D)
virou a esquerda.
E)
andei à cavalo.
5) Façã
um artigo de opiniao com o tema:
"
A volta às aulas "
( média de 15 linhas )
"Boa sorte "
INGLÊS- ROFESSORA ROSILENE
ESCOLA
________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________TURMA:___________
NOME:_______________________________________________________________
Assistam ao vídeo de Inglês clicando no link a baixo e, na sequência
responda as 3 questões em seu caderno.
Este vídeo é uma revisão do conteúdo dado nas aulas presenciais.
Tire uma foto do seu caderno com a atividade realizada e envie para o
e-mail da escola, da professora ou por whatsapp.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ICxJ51gB1vI
Good studies!
Bons estudos!
Teacher Rosilene
1) Answer the questions:
a) NAME:____________________________
b) AGE:______________________________
c) ADDRESS:_________________________
d) TELEPHONE:_______________________
e) OCCUPATION:______________________
2) Escreva quais são os pronomes pessoais PERSONAL PRONOUNS que
aprendemos njas aulas presenciais. (obs: eles aparecem no vídeo).
3) Elabore uma pergunta pessoal no espaço abaixo:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FILOSOFIA – PROFESOR RENAN
Atividade Romeu Montoro 3° anos
Filosofia Regular e Eja
Há no mundo seis vacinas contra
a covid-19 na última etapa antes da aprovação, segundo a Organização Mundial da
Saúde (OMS). Duas receberam apoio direto de autoridades brasileiras e já contam
com acordos que envolvem a compra e produção em território nacional: a
desenvolvida pela universidade britânica de Oxford em parceria com o
laboratório AstraZeneca, escolhida pelo governo federal, e a criada pela
chinesa Sinovac, que tem o governo de São Paulo como parceiro. Mais de R$ 2
bilhões já foram financiados com os estudos para a tecnologia e a reprodução
dessa vacina.
A perspectiva é que no começo
do ano de 2021 esse processo de vacinação já esteja em andamento,
possibilitando que a vida econômica e social possa prosseguir buscando um novo
normal. A vacinação em massa, entretanto, é severamente questionada por alguns
grupos de pessoas. Algumas são denominadas como “antivacina”, não acreditam nos
resultados divulgados pelas comunidades cientificas e estão presentes em vários
lugares do mundo.
Somado a esse grupo que não
acredita na eficácia de vacinas, há posicionamentos políticos que são
absolutamente contrários a qualquer tipo de intromissão do governo na vida das
pessoas. Elas entendem que o Estado não pode obriga-las a se vacinarem, e por
isso muitos não vacinam os filhos.
Essa situação está presente em
vários países e traz consequências diversas, as vezes trágicas devido às
consequencias, crianças, que não tem o sistema imunológico preparada para
algumas doenças podem vir a óbito devido a falta de negligências ou falta de
informações. Como você pode acompanhar nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=YAvL5WThX6w&t=2s).
No Brasil, embora nossa lei
obrigue a vacinação das crianças, há quem simplesmente se recuse a vacinar os
filhos. Assim, tendo em vista que casos como o da jovem que vive nas Filipinas
não estão distantes da realidade brasileira, o projeto de Lei 3842/19, em
tramitação no legislativo, prevê detenção de até um ano aos pais ou
responsáveis que não vacinarem seus filhos, além de multa.
Exposto essas informações, o
movimento antivacina deve ser responsabilizado criminalmente ou devemos
respeitar sua liberdade de escolha e expressão? Exponha seus argumentos.
MATEMÁTICA – PROFESSOR LOURIVAL
FÍSICA
– PROFESSOR RONALDO
QUIMICA-
PROFESRSORA MARIA DO CARMO
BIOLOGIA
– PROFESSORA LUCIMARA
A Terra primitiva
Estima-se que a Terra tenha surgido há
aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Durante muito tempo, nosso planeta
permaneceu como um ambiente inóspito, constituído por cerca de 80% de gás
carbônico, 10% de metano, 5% de monóxido de carbono e 5% de gás nitrogênio. O
oxigênio era ausente ou bastante escasso, uma vez que sua presença causaria a
oxidação e destruição dos primeiros compostos orgânicos – o que não ocorreu,
propiciando mais tarde o surgimento da vida.
→
Temperatura no planeta
Por
muitos anos, havia extremo calor em nosso planeta. Isso acontecia em razão das
muitas atividades vulcânicas, o que causava
a liberação de gases e lava. A atmosfera e a superfície terrestre
caracterizavam-se pela ausência da camada de ozônio, pelos efeitos dos raios
ultravioleta e descargas elétricas e pelo bombardeamento de corpos oriundos do
espaço. Sobre isso, inclusive, sabe-se que a maioria do carbono e das moléculas
de água existentes hoje foi originada dos asteroides caídos sobre a Terra
durante esse período.
Essa
água permitiu, ao longo de muito tempo, o resfriamento da superfície terrestre
em processos cíclicos e sucessivos de evaporação, condensação e precipitação. Depois do seu
esfriamento, essas moléculas acumularam-se nas depressões mais profundas do
planeta e, assim, formaram os oceanos primitivos.
→ Surgimento de formas de vida primitivas
As
moléculas de água, agregadas a outras substâncias disponíveis no ambiente e
arrastadas pelas chuvas até essas depressões, propiciaram, mais tarde, o
surgimento de primitivas formas de vida. Enquanto muitas dessas substâncias
teriam vindo do espaço, outras foram
formadas aqui graças à energia fornecida pelas descargas elétricas e radiações.
Um
cientista que muito contribuiu para a compreensão de alguns desses aspectos do
planeta foi Stanley Lloyd Myller. Em 1953, ele criou um dispositivo que simulava as
possíveis condições da Terra primitiva. Como resultado final desse experimento,
houve a formação de moléculas orgânicas a partir de elementos químicos simples.
Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/biologia/terra-primitiva.htm
Aula 01
-
Ler o texto com bastante atenção;
-
Selecionar cinco palavras que você não
conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.
Aula 02
-Responder às seguintes questões:
a)
Qual é a idade aproximada do nosso planeta?
b)
Como era a temperatura na \terra primitiva?
c)
Como água
contribuiu para a formação do nosso planeta?
d)
Com a leitura do texto podemos concluir que a
vida surgiu:
(
) montanhas
(
) ar
(
) nas matas
(
)água
Aula 03
Produção textual (redação)
Escreva com base no texto
uma breve descrição de como seria a Terra primitiva.
Aula 04
Pesquise um texto sobre o Terra primitiva (diferente do meu) e escreva no seu caderno.
ARTES – PROFESSORA SIMONE
E.E. Romeu Montoro
Profª Simone
Nome:
Data:
Turma: 3 ano C Atividade de Arte
Surrealismo
Vamos falar um pouco de um movimento artístico
chamado Surrealismo. Para ficar mais familiar vou contar uma coisa...sabe
aquele seriado “La casa de papel” sabe aquela máscara que foi utilizada pelos
personagens principais? É a imagem do rosto do artista Salvador Dalí.
Já que estamos com a tecnologia ano nosso favor
procurem por esse artista e olhem a cara dele.
Vamos entender melhor sobre essa arte chamada
Surrealismo.
Movimento artístico e literário nascido em Paris na
década de 1920, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o
modernismo no período entre as duas grandes guerras mundiais, reúne artistas
anteriormente ligado ao Dadaismo ganhando dimensão mundial.
Pesquise no link abaixo:
https://www.todamateria.com.br/surrealismo/
Após a pesquisa responda:
1-
O que é Surrealismo?
2-
Quais os artistas principais desse
movimento?
3-
Quais são as características do
Surrealismo?
A colagem:
A colagem é uma
técnica pictórica que entrou em uso com a arte contemporânea. Os primeiros a
utilizarem essa técnica foram os cubistas e futuristas, no primeiro decênio
desse século. Para se fazer uma colagem deve-se definir o que se quer colar.
Depois determine mais ou menos, como
ela deve ficar.
Uma divertida
variante da colagem é a fotomontagem. A fotomontagem consiste em recortar
fotografias e combiná-las, sobrepondo-as e criando um desenho fantasioso, e as
vezes, até engraçado ou absurdo. Há também as colagens surrealistas, que
representam coisas imaginárias.
Use o seu caderno
ou uma folha de sulfite para realizar a atividade.
Escolha um tema
(Surrealismo) e faça uma colagem. Como opção use revistas e jornais para a
realização da sua obra.
1-
Faça duas colagens do movimento
surrealista. Não se esqueça de que esse tipo de colagem está mundo das ideias.
Obs: Essas atividades deverão estar registradas no caderno e também devem
ser postadas pelo e-mail disponível abaixo para serem avaliadas.
Sijancovic2@hotmail.com
Grata.
Bom trabalho!
https://www.youtube.com/watch?v=ajYTT7xxE4U
https://www.youtube.com/watch?v=nI6uyEu1LFI
Não deixem de
assistir os vídeos.
HISTÓRIA – PROFESSORA VERA LUCIA
PROFESSORA: VERA Lúcia Série: 3 C ENSINO MÉDIO
Período: NOTURNO
NOME:
n: SÉRIE:
ATIVIDADE
PESQUISAR O TEMA: GUERRA FRIA(1945-1991)
PESQUISAR O TEMA LER E FAZER RESUMO
Cidadania reprimida
Este exercício é fundamental para a
compreensão do contexto histórico, político e social em que a Assembleia
Constituinte se formou, em 1986, e resultou na promulgação da Constituição de
1988, até hoje vigente, e que representa nosso principal instrumento de
cidadania no Brasil.
Ditadura militar ou regime militar é uma
forma de governo onde o poder político é efetivamente controlado por militares.
Como qualquer ditadura ou regime, ela pode ser oficial ou não. Também existem
formas mistas, onde o militar exerce uma influência muito forte, sem ser
totalmente dominante.
A ditadura restringiu o exercício da
cidadania e reprimiu com violência todos os movimentos de oposição. No que se
refere à economia, o governo colocou em prática um projeto desenvolvimentista
que produziu resultados bastante contraditórios, tendo em vista que o país
ingressou numa fase de industrialização e crescimento econômico acelerados, sem
beneficiar, porém, a maioria da população, em particular a classe trabalhadora.
a)
diversos
líderes políticos, sindicais, intelectuais e inclusive militares tiveram seus
direitos de votar e ser votado, bem como de ocupar cargos púbicos cassados por
dez anos. Além disso, muitos foram forçados a se aposentar e tiveram de deixar
suas funções;
b)
qualquer
pessoa suspeita de oposição podia ser acusada de corrupção, subversão e
submetida à investigação. O direito de opinião foi restringido e a censura aos
órgão de imprensa e demais meios de comunicação passou a vigorar;
c)
o
Congresso Nacional foi fechado por duas vezes, e o estado de sítio foi
decretado. Foi introduzida uma nova lei de segurança nacional, incluindo a pena
de morte por fuzilamento;
d)
órgão
de segurança e informação, controlados por militares, foram criados para
vigiar, averiguar, interrogar e prender pessoas consideradas suspeitas. Muitas
foram submetidas à tortura e morreram nas prisões do governo. Até hoje há
pessoas desaparecidas, cujas famílias desconhecem as circunstâncias de seu
desaparecimento ou morte e o local de sepultamento;
e)
centenas
de senadores, deputados, vereadores, dirigentes sindicais, funcionários públicos,
professores universitários e pesquisadores científicos foram cassados ou
perderam seus cargos, e muitos se exilaram no exterior.
Democracia: é um regime de governo
em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou
indiretamente, por meio de representantes eleitos. As Democracias podem ser
divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção
mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada
"democracia pura"), onde o povo expressa a sua vontade por voto
direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada
"democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da
eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.
Sociologia_3ºano_Edinaldo
Nome:_____________________________________
número: _____________ série: ___
Questões
- Explique o que é ditadura militar.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Quais são as características da ditadura ou o
regime militar?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Explique o que é democracia.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Qual a diferença entre ditadura e democracia?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Do seu ponto de vista qual o regime que melhor
se enquadra aos seus ideais, ditatura ou democracia? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário