Alunos - Bem vindos a terceira quinzena do 3º bimestre
As atividades devem ser realizadas e enviadas ao email romeumontoromedio@gmail.com ou para o wattsapp 987939738. Identifique as atividades com nome, disciplina e série.
Data de entrega até 07-10-2020
PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO
Estudo do Texto
1) " Destes
penhascos fez a natureza
O berço em que
nasci.
Oh ! quem cuidara
Que entre penhas
tão duras se criara
Uma alma terna , um peito sem dureza. "
* Os versos constituem
exemplo da :
A) Sátira de Gregório
de Mattos aos poderosos da Bahia.
B) Lírica
amorosa de Tomás Antônio Gonzaga .
C) Paisagem
bucólica idealizada na poesia de Cláudio
Manuel da Costa .
D) Da sátira de Tomás
Antônio Gonzaga ao Governador de
Minas.
E) Ambivalência cultural da poesia de Cláudio Manuel da Costa
.
2) Assinale a
alternativa incorreta a
respeito de Cláudio Manuel da Costa :
A) Além da
produção lírica , escreveu um poema de caráter épico que se intitula " Vila Rica ".
B) Sob o pseodônimo , Árcade de
Glauceste Satúrnio , compôs uma poesia
em que é marcante a imagem da
pedra .
C) Compôs poemas
marcados pela condição do pastor que procura
a natureza como refúgio .
D) Cultiva a
forma do Soneto em que explora temas como a infelicidade amorosa .
E) Sua produção
poética costuma ser dividida
pela crítica em lírica , satírica
e religiosa .
3) Autor de "
Obras Poéticas ", apresenta em suas composições, motivos árcades
.
* Assinale a
alternativa que identifica esse autor , associando , corretamente , seu
nome à característica presente nessa
obra:
A) Cláudio Manuel da Costa
__ ( desencanto e brevidade do amor ).
B) Basílio da Gama
__ ( preocupação com feito
histórico ).
C) Tomás Antônio
Gonzaga ___ ( celebração da natureza ).
D) Basílio da Gama
___( inspiração religiosa ).
E) Tomás Antônio
GOnzaga ___ ( celebração da amada ).
" Boa sorte "
INGLÊS – PROFESSORA ROSILENE
GEOGRAFIA – PROFESSORA IVANETE
ATIVIDADE 3 – LEITURA E ANÁLISE DE NOTÍCIA
População chega a
205,5 milhões, com menos brancos e mais pardos e pretos. Entre 2012 e 2016,
enquanto a população brasileira cresceu 3,4%, chegando a 205,5 milhões, o
número dos que se declaravam brancos teve uma redução de 1,8%, totalizando 90,9
milhões. Já o número de pardos autodeclarados cresceu 6,6% e o de pretos,
14,9%, chegando a 95,9 milhões e 16,8 milhões, respectivamente. É o que mostram
os dados sobre moradores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios
Contínua 2016, divulgados hoje pelo IBGE. Nas pesquisas domiciliares do IBGE, a
cor dos moradores é definida por autodeclaração, ou seja, o próprio
entrevistado escolhe uma das cinco opções do questionário: branco, pardo,
preto, amarelo ou indígena.
1 Povos indígenas do Brasil. Fonte: Lecen / Wikipedia
Commonns, Lecen [CC BY 3.0 (https://creativecommons. org/licenses/by/3.0)].
Disponível em:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brazilian_indians_000.JPG. Acesso em 21
fev. 2019. 2 Um grupo de acapella que canta sobre a vida, a arte e as paixões
que as pessoas possuem em suas vidas. Fonte: Charles Dludlu / Unsplash,.
Disponível em: https://unsplash.com/photos/c-WJ1XV2RyE. Acesso em 21 fev. 2019.
3 Imagem de pessoa do continente europeu. Fonte: PublicDomainPictures /
Pixabay. Disponível em: https://pixabay.
com/pt/photos/medieval-dan%C3%A7a-hist%C3%B3ria-dan%C3%A7arina-276019/. Acesso
em 21 fev. 2019.
A pesquisa mostra que, entre 2012 e 2016, a participação
percentual dos brancos na população do país caiu de 46,6% para 44,2%, enquanto
a participação dos pardos aumentou de 45,3% para 46,7%, e a dos pretos, de 7,4%
para 8,2%. A gerente da pesquisa, Maria Lucia Vieira, ressaltou que a redução
dos brancos e aumento de pretos e pardos na população é uma tendência
verificada ao longo do tempo. Segundo a pesquisadora, isso decorre de dois
fatores principais: “Há a tendência da miscigenação, ou seja, que a população
se misture e o grupo pardo cresça. E, no caso do aumento da autodeclaração de
pretos, tem um fator a mais: o reconhecimento da população negra em relação à
própria cor, que faz mais pessoas se identificarem como pretas”. Fonte: IBGE.
População chega a 205,5 milhões, com menos brancos e mais pardos e pretos. Disponível
em: . Acesso em: 20 fev. 2019.
Responda as questões A e B
a) As informações
contidas na notícia permitem afirmar que houve uma mudança significativa na
composição étnico-racial brasileira? Justifique sua resposta.
b) Quais são as
justificativas, presentes na notícia, que revelam a mudança na distribuição da
população por cor ou raça? SAIBA MAIS Pesquisa do IBGE sobre a cor ou raça da
população brasileira. Fonte: IBGE. Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2020.
Censo 2010 sobre a população indígena. Fonte: IBGE. Disponível em: . Acesso em:
19 fev. 2020.
FILOSOFIA - PROFESSOR RENAN
Para fazer a atividade é necessário ler a coluna de Tiago Leifert, então, apresentador esportivo e colunista da revista QG. Em 02/2018 o jornalista escreveu o texto abaixo relacionando política e esporte. Tendo uma visão negativa sobre juntar os dois elementos.
Evento esportivo não é lugar de manifestação política?
Um evento como um jogo de futebol serve a manifestações
políticas? Eu acho que não – por Tiago Leifert
Eu não gosto da obrigação de tocar o Hino Nacional antes de
eventos esportivos. Na Copa São Paulo de Futebol Júnior, no mês passado, os
caras tocavam o hino inteiro antes do jogo. Tipo cinco minutos de música. Não
vejo necessidade, não acho que patriotismo funciona enfiando um hino goela
abaixo de torcedores. Me incomoda também saber que o hino é uma lei estadual,
uma interferência da Assembleia Legislativa no rito esportivo.
Quando política e esporte se misturam dá ruim. Vou poupá-los
dos detalhes, mas basta olhar nossos últimos grandes eventos para entender que
essas duas substâncias não devem ser consumidas ao mesmo tempo. O que me leva à
minha primeira grande preocupação de 2018: é ano eleitoral.
Nos Estados Unidos, Colin Kaepernick, jogador da NFL, a liga
de futebol americano, resolveu se ajoelhar durante o hino americano para
protestar contra a forma como a polícia trata os negros. Trump ficou pistola,
os torcedores conservadores também, considerando um desrespeito ao hino.
Independentemente do que você, leitor, ache, Kaepernick está desempregado.
Nenhum time quis esse “troublemaker” no elenco. Como eu estava dizendo, quando
esporte e política se misturam…
Será que o evento esportivo é um local apropriado para
manifestações políticas? Eu acho que não. Olhando por todos os lados, não vejo
motivos para politizar o esporte.
Do ponto de vista do atleta: ele veste uma camisa que não é
dele (que, aliás, ele largará por um salário melhor), uma camisa que representa
torcedores que caem por todo o espectro político. A câmera e o microfone só
estão apontados para aquele jogador por causa da camisa que ele está vestindo e
de sua performance esportiva.
Não acho justo ele hackear esse momento, pelo qual está
sendo pago, para levar adiante causas pessoais. É para isso que existe a rede
social: ali, o jogador faz o que quiser. No campo? Ele está para entreter e
representar até mesmo os torcedores que votam e pensam diferente.
Acho também que temos de respeitar os espaços destinados à
diversão, senão nosso mundo vai ficar ainda mais maluco. Imagine só: você chega
em casa cansado, abre uma garrafa de vinho e ela grita “Fora, Temer!”. O
catupiry da pizza veio em forma de letras “Lula preso amanhã”, e ainda usaram
uma calabresa para fazer a letra O. A gente precisa respirar.
Você liga no basquete, no vôlei, no futebol para ter umas
duas horas de paixão, suspense, humor. Do mesmo jeito que você escolhe uma
série no Netflix ou assiste a uma novela. É um desligamento da realidade; nosso
cérebro precisa dessa quase meditação para aguentar o dia seguinte. E aí você
senta para ver um jogo e esfregam um hino na sua cara, como se aqui fosse uma
“república popular”, e seu jogador favorito resolve lacrar na hora de comemorar
o gol do título do seu time. É justo? Não.
Tem muita coisa contaminada por aí. Precisamos imunizar o
pouco espaço que ainda temos de diversão. Textão é no Facebook. Deixem o
esporte em paz.
O texto de Tiago Leifert que embasa a atividades pode ser
lido no site abaixo:
https://gq.globo.com/Colunas/Tiago-Leifert/noticia/2018/02/evento-esportivo-nao-e-lugar-de-manifestacao-politica.html
Como é possível compreender acima, a posição do apresentador
esportivo é absolutamente contrária a manifestações políticas no esporte. Em
contraposição, recentemente, o mundo esportivo invadiu as manchetes políticas
quando em 26/08 os jogadores da NBA fizeram greve contra o racismo estrutural e
a brutalidade do sistema policial norte-americano. Funcionários dos times
enviaram cartas a congressistas cobrando ações efetivas contra a violência.
O piloto de automobilismo Lewis Hamilton também se
manifestou a favor dos protestos anti-racistas. O inglês utilizou uma camiseta
por cima do macacão que dizia “Prendam os policiais que mataram Breonna
Taylor”, em 13/09, quando venceu sua 90° corrida. Por se declarar uma
organização não política, a FIA analisa se o hexacampeão quebrou o protocolo da
entidade e se deve ser punido pela ação. Breonna foi morta enquanto dormia,
assassinada por policiais que entraram em sua casa procurando um suspeito. Os
policiais envolvidos seguem em trabalho administrativo.
QUESTÃO: Apresentado todo o contexto do problema, você é
contrário ou a favor de manifestações políticas no esporte? Defenda seu ponto
de vista através de uma argumentação que não apresente contradições entre a
introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
MATEMÁTICA – PROFESSOR LOURIVAL
FÍSICA – PROFESSOR RONALDO
ATIVIDADE DE FÍSICA
Tema: Velocidade média
Fórmula: v = ΔS / Δt
v = velocidade (unidade km/h)
ΔS = É a posição do automóvel SF – SI (Posição final menos a posição
inicial) km
Δt = É o tempo do automóvel
tF – tI (tempo final menos tempo inicial) segundos
Exemplo: Calcular a velocidade média de um automóvel que faz
uma viagem pela rodovia Bandeirantes, parte do seu km zero no tempo zero desta
rodovia. Anda 100 km em 2 horas.
v = ΔS / Δt
v =
v =
v =
v = 50 km/h
Tarefa:
01- Calcular a
velocidade média de um trem que parte de uma estação no km zero e no tempo
zero. Anda 200 km em 4 horas.
a- 100 km/h
b- 120 km/h
c- 50 km/h
d- 20 km/h
e- 45 km/h
02- Calcular a
velocidade média de um avião que sai do Aeroporto de Congonhas e chega no
Aeroporto do Galeão. Considerando Congonhas como km zero no tempo zero, e a
distância de 400 km levando um tempo de viagem de 1 hora.
a- 500 km/h
b- 300 km/h
c- 100 km/h
d- 400 km/h
e- 150 km/h
QUÍMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO
E. E. Romeu Montoro |
Química 2º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo
Nome: _____________________________________________ nº____
Turma______
Atividade
III do 3º Bimestre | FORÇAS
INTERMOLECULARES E AS PROPRIEDADES FÍSICAS DAS SUBSTÂNCIAS
OBS: As atividades deverão ser
realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito
carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira
imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser
apresentado quando solicitado no retorno presencial.
Vídeo► Polaridade
de molécula ► https://youtu.be/vK__jC3nX2U
Registre e responda em seu caderno
as questões a seguir:
1. Dadas as substâncias HCl, H2
S, HI, CS2 , HF e NH3 responda:
a) Quais são polares e apolares?
b) Cada molécula interage por qual força intermolecular?
c) Qual delas apresenta um comportamento diferenciado e por
quê?
2. Após preencher os dados da tabela abaixo,
responda: entre os compostos moleculares, qual deles apresenta o menor e o
maior ponto de ebulição e por quê?
3. Observe os
dados da tabela abaixo. Depois, indique e explique, no quadro, qual a força
molecular atuante. Por fim, responda as perguntas abaixo no seu caderno:
a) Como se comporta o ponto de ebulição entre as
substâncias orgânicas, em relação à massa molar?
b) Como as forças intermoleculares justificam o
comportamento do ponto de ebulição das substâncias orgânicas?
c) Explique porque o ponto de ebulição dos
alcanos é menor do que dos álcoois.
BIOLOGIA
– PROFESSORA LUCIMARA
A descoberta do DNA
O conhecimento da estrutura do DNA,
divulgado em abril de 1953 na Revista Nature, nos permitiu aprofundar
infinitamente os estudos na molécula de DNA, e novas informações sobre os
nossos genes e suas funções não param de surgir todos os dias. A estrutura do
DNA é uma dupla fita que se enrola formando uma estrutura helicoidal. As fitas
são formadas por esqueletos de fosfato e açúcar ligados às bases nitrogenadas,
essas bases (A, T, C,G) formam pares, unindo as duas fitas, e formam a sequência
do nosso código genético. Essa estrutura, que revolucionou o estudo da Biologia
Molecular, foi apresentada à todos por James Watson e Francis Crick. Watson
publicou, em 2003, um livro, com o título The
double helix, contando a história desse experimento.
Aula 01
-
Ler o texto com bastante atenção e assista o
vídeo sobre a descoberta do DNA,
no link https://www.youtube.com/watch?v=C5x073iElaA&feature=youtu.be
Selecionar duas palavras que você não conhece,
procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.
Aula 02
-Responder às seguintes questões:
a-Quais foram os cientistas que
descobriram o DNA?
b-Qual foi o ano em que foi
divulgado a estrutura do DNA?
c- Quais são as bases
nitrogenadas?
d- Como é formada a sequência do
nosso código genético?
Aula 03
Indique o nome de cinco doenças transmitidas geneticamente.
Aula 04
Pesquise um texto
sobre A descoberta do DNA (diferente do meu) e escreva no seu caderno.
HISTÓRIA – PROFESSORA VERA LÚCIA
Disciplina: História
Serie: 2º D Ensino Médio Noturno
Nome:_______________________________________ Nº____
Atividade (3º
Bimestre)
1 – Fazer uma redação com o tema: Na sua opinião é possível
acabar com a violência no mundo atual ?
ARTES – PROFESSORA SIMONE
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