segunda-feira, 21 de setembro de 2020

2ºD - NOTURNO -3ª Quinzena do 3º Bimestre

 Alunos - Bem vindos a terceira quinzena do 3º bimestre

As atividades devem ser realizadas e enviadas ao email romeumontoromedio@gmail.com ou para o wattsapp  987939738. Identifique as atividades com nome, disciplina e série. 

Data de entrega até 07-10-2020

PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO

Estudo  do Texto

 

1)     " Destes penhascos fez a natureza   

   O berço em que nasci.

   Oh ! quem cuidara

   Que entre penhas tão duras  se criara

   Uma  alma terna , um peito sem dureza. "

 

*  Os versos  constituem  exemplo da :

A)  Sátira de Gregório de Mattos aos poderosos da Bahia.

B)  Lírica amorosa  de Tomás Antônio Gonzaga .

C)  Paisagem bucólica  idealizada na poesia de Cláudio Manuel da Costa .

D)  Da sátira  de Tomás  Antônio Gonzaga  ao Governador de Minas.

E)  Ambivalência  cultural da poesia de Cláudio Manuel da Costa .

 

2)  Assinale a alternativa  incorreta  a  respeito de Cláudio Manuel da Costa :

A)  Além da produção  lírica , escreveu  um poema de caráter épico  que se intitula  " Vila Rica ".

B)  Sob  o pseodônimo , Árcade  de  Glauceste  Satúrnio , compôs  uma poesia  em que é marcante  a imagem da pedra .

C)  Compôs poemas marcados pela condição  do pastor  que procura  a natureza como refúgio .

D)  Cultiva a forma  do Soneto em que  explora temas como a infelicidade amorosa .

E)  Sua produção poética costuma  ser  dividida  pela crítica  em lírica , satírica e religiosa .

 

3) Autor de  " Obras Poéticas ",  apresenta em suas  composições, motivos  árcades  .

* Assinale  a alternativa  que identifica  esse autor , associando , corretamente , seu nome à característica presente  nessa obra:

A) Cláudio Manuel da Costa  __ (  desencanto  e brevidade do amor ).

B)  Basílio da Gama __  ( preocupação   com feito  histórico ).

C)   Tomás Antônio Gonzaga ___ ( celebração da natureza ).

D)   Basílio da Gama ___( inspiração religiosa ). 

E)   Tomás Antônio GOnzaga ___ (  celebração  da amada ).

" Boa sorte "


INGLÊS – PROFESSORA ROSILENE

GEOGRAFIA – PROFESSORA IVANETE

ATIVIDADE 3 – LEITURA E ANÁLISE DE NOTÍCIA

 População chega a 205,5 milhões, com menos brancos e mais pardos e pretos. Entre 2012 e 2016, enquanto a população brasileira cresceu 3,4%, chegando a 205,5 milhões, o número dos que se declaravam brancos teve uma redução de 1,8%, totalizando 90,9 milhões. Já o número de pardos autodeclarados cresceu 6,6% e o de pretos, 14,9%, chegando a 95,9 milhões e 16,8 milhões, respectivamente. É o que mostram os dados sobre moradores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016, divulgados hoje pelo IBGE. Nas pesquisas domiciliares do IBGE, a cor dos moradores é definida por autodeclaração, ou seja, o próprio entrevistado escolhe uma das cinco opções do questionário: branco, pardo, preto, amarelo ou indígena.

1 Povos indígenas do Brasil. Fonte: Lecen / Wikipedia Commonns, Lecen [CC BY 3.0 (https://creativecommons. org/licenses/by/3.0)]. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brazilian_indians_000.JPG. Acesso em 21 fev. 2019. 2 Um grupo de acapella que canta sobre a vida, a arte e as paixões que as pessoas possuem em suas vidas. Fonte: Charles Dludlu / Unsplash,. Disponível em: https://unsplash.com/photos/c-WJ1XV2RyE. Acesso em 21 fev. 2019. 3 Imagem de pessoa do continente europeu. Fonte: PublicDomainPictures / Pixabay. Disponível em: https://pixabay. com/pt/photos/medieval-dan%C3%A7a-hist%C3%B3ria-dan%C3%A7arina-276019/. Acesso em 21 fev. 2019.

 

A pesquisa mostra que, entre 2012 e 2016, a participação percentual dos brancos na população do país caiu de 46,6% para 44,2%, enquanto a participação dos pardos aumentou de 45,3% para 46,7%, e a dos pretos, de 7,4% para 8,2%. A gerente da pesquisa, Maria Lucia Vieira, ressaltou que a redução dos brancos e aumento de pretos e pardos na população é uma tendência verificada ao longo do tempo. Segundo a pesquisadora, isso decorre de dois fatores principais: “Há a tendência da miscigenação, ou seja, que a população se misture e o grupo pardo cresça. E, no caso do aumento da autodeclaração de pretos, tem um fator a mais: o reconhecimento da população negra em relação à própria cor, que faz mais pessoas se identificarem como pretas”. Fonte: IBGE. População chega a 205,5 milhões, com menos brancos e mais pardos e pretos. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2019.

Responda as questões A e B

 a) As informações contidas na notícia permitem afirmar que houve uma mudança significativa na composição étnico-racial brasileira? Justifique sua resposta.

 b) Quais são as justificativas, presentes na notícia, que revelam a mudança na distribuição da população por cor ou raça? SAIBA MAIS Pesquisa do IBGE sobre a cor ou raça da população brasileira. Fonte: IBGE. Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2020. Censo 2010 sobre a população indígena. Fonte: IBGE. Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2020.

FILOSOFIA -  PROFESSOR RENAN

Para fazer a atividade é necessário ler a coluna de Tiago Leifert, então, apresentador esportivo e colunista da revista QG. Em 02/2018 o jornalista escreveu o texto abaixo relacionando política e esporte. Tendo uma visão negativa sobre juntar os dois elementos.


Evento esportivo não é lugar de manifestação política?

Um evento como um jogo de futebol serve a manifestações políticas? Eu acho que não – por Tiago Leifert

Eu não gosto da obrigação de tocar o Hino Nacional antes de eventos esportivos. Na Copa São Paulo de Futebol Júnior, no mês passado, os caras tocavam o hino inteiro antes do jogo. Tipo cinco minutos de música. Não vejo necessidade, não acho que patriotismo funciona enfiando um hino goela abaixo de torcedores. Me incomoda também saber que o hino é uma lei estadual, uma interferência da Assembleia Legislativa no rito esportivo.

Quando política e esporte se misturam dá ruim. Vou poupá-los dos detalhes, mas basta olhar nossos últimos grandes eventos para entender que essas duas substâncias não devem ser consumidas ao mesmo tempo. O que me leva à minha primeira grande preocupação de 2018: é ano eleitoral.

Nos Estados Unidos, Colin Kaepernick, jogador da NFL, a liga de futebol americano, resolveu se ajoelhar durante o hino americano para protestar contra a forma como a polícia trata os negros. Trump ficou pistola, os torcedores conservadores também, considerando um desrespeito ao hino. Independentemente do que você, leitor, ache, Kaepernick está desempregado. Nenhum time quis esse “troublemaker” no elenco. Como eu estava dizendo, quando esporte e política se misturam…

Será que o evento esportivo é um local apropriado para manifestações políticas? Eu acho que não. Olhando por todos os lados, não vejo motivos para politizar o esporte.

Do ponto de vista do atleta: ele veste uma camisa que não é dele (que, aliás, ele largará por um salário melhor), uma camisa que representa torcedores que caem por todo o espectro político. A câmera e o microfone só estão apontados para aquele jogador por causa da camisa que ele está vestindo e de sua performance esportiva.

Não acho justo ele hackear esse momento, pelo qual está sendo pago, para levar adiante causas pessoais. É para isso que existe a rede social: ali, o jogador faz o que quiser. No campo? Ele está para entreter e representar até mesmo os torcedores que votam e pensam diferente.

Acho também que temos de respeitar os espaços destinados à diversão, senão nosso mundo vai ficar ainda mais maluco. Imagine só: você chega em casa cansado, abre uma garrafa de vinho e ela grita “Fora, Temer!”. O catupiry da pizza veio em forma de letras “Lula preso amanhã”, e ainda usaram uma calabresa para fazer a letra O. A gente precisa respirar.

Você liga no basquete, no vôlei, no futebol para ter umas duas horas de paixão, suspense, humor. Do mesmo jeito que você escolhe uma série no Netflix ou assiste a uma novela. É um desligamento da realidade; nosso cérebro precisa dessa quase meditação para aguentar o dia seguinte. E aí você senta para ver um jogo e esfregam um hino na sua cara, como se aqui fosse uma “república popular”, e seu jogador favorito resolve lacrar na hora de comemorar o gol do título do seu time. É justo? Não.

Tem muita coisa contaminada por aí. Precisamos imunizar o pouco espaço que ainda temos de diversão. Textão é no Facebook. Deixem o esporte em paz.

 

O texto de Tiago Leifert que embasa a atividades pode ser lido no site abaixo:

https://gq.globo.com/Colunas/Tiago-Leifert/noticia/2018/02/evento-esportivo-nao-e-lugar-de-manifestacao-politica.html

Como é possível compreender acima, a posição do apresentador esportivo é absolutamente contrária a manifestações políticas no esporte. Em contraposição, recentemente, o mundo esportivo invadiu as manchetes políticas quando em 26/08 os jogadores da NBA fizeram greve contra o racismo estrutural e a brutalidade do sistema policial norte-americano. Funcionários dos times enviaram cartas a congressistas cobrando ações efetivas contra a violência.

O piloto de automobilismo Lewis Hamilton também se manifestou a favor dos protestos anti-racistas. O inglês utilizou uma camiseta por cima do macacão que dizia “Prendam os policiais que mataram Breonna Taylor”, em 13/09, quando venceu sua 90° corrida. Por se declarar uma organização não política, a FIA analisa se o hexacampeão quebrou o protocolo da entidade e se deve ser punido pela ação. Breonna foi morta enquanto dormia, assassinada por policiais que entraram em sua casa procurando um suspeito. Os policiais envolvidos seguem em trabalho administrativo.

 

QUESTÃO: Apresentado todo o contexto do problema, você é contrário ou a favor de manifestações políticas no esporte? Defenda seu ponto de vista através de uma argumentação que não apresente contradições entre a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

MATEMÁTICA – PROFESSOR LOURIVAL

FÍSICA – PROFESSOR RONALDO

ATIVIDADE DE FÍSICA

 

Tema: Velocidade média

 

Fórmula: v = ΔS / Δt

 

v = velocidade (unidade km/h)

ΔS = É a posição do automóvel  SF – SI (Posição final menos a posição inicial) km

Δt = É o tempo do automóvel  tF – tI (tempo final menos tempo inicial) segundos

 

Exemplo: Calcular a velocidade média de um automóvel que faz uma viagem pela rodovia Bandeirantes, parte do seu km zero no tempo zero desta rodovia. Anda 100 km em 2 horas.

v = ΔS / Δt

v = 

v = 

v = 

v = 50 km/h

 

Tarefa:

01-         Calcular a velocidade média de um trem que parte de uma estação no km zero e no tempo zero. Anda 200 km em 4 horas.

 

a-            100 km/h

b-           120 km/h

c-            50 km/h

d-           20 km/h

e-           45 km/h

02-         Calcular a velocidade média de um avião que sai do Aeroporto de Congonhas e chega no Aeroporto do Galeão. Considerando Congonhas como km zero no tempo zero, e a distância de 400 km levando um tempo de viagem de 1 hora.

 

a-            500 km/h

b-           300 km/h

c-            100 km/h

d-           400 km/h

e-           150 km/h

 QUÍMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro  | Química 2º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo

 

Nome: _____________________________________________ nº____ Turma______

 

Atividade III do 3º Bimestre | FORÇAS INTERMOLECULARES E AS PROPRIEDADES FÍSICAS DAS SUBSTÂNCIAS

 

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito carinho, capricho e atenção!

Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.

 

Vídeo Polaridade de molécula https://youtu.be/vK__jC3nX2U

 

Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:

 

1. Dadas as substâncias HCl, H2 S, HI, CS2 , HF e NH3 responda:

a) Quais são polares e apolares?

b) Cada molécula interage por qual força intermolecular?

c) Qual delas apresenta um comportamento diferenciado e por quê?

 

2.  Após preencher os dados da tabela abaixo, responda: entre os compostos moleculares, qual deles apresenta o menor e o maior ponto de ebulição e por quê?

3. Observe os dados da tabela abaixo. Depois, indique e explique, no quadro, qual a força molecular atuante. Por fim, responda as perguntas abaixo no seu caderno:

a)  Como se comporta o ponto de ebulição entre as substâncias orgânicas, em relação à massa molar?

b)  Como as forças intermoleculares justificam o comportamento do ponto de ebulição das substâncias orgânicas?

c)  Explique porque o ponto de ebulição dos alcanos é menor do que dos álcoois.

BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA

A descoberta do DNA

O conhecimento da estrutura do DNA, divulgado em abril de 1953 na Revista Nature, nos permitiu aprofundar infinitamente os estudos na molécula de DNA, e novas informações sobre os nossos genes e suas funções não param de surgir todos os dias. A estrutura do DNA é uma dupla fita que se enrola formando uma estrutura helicoidal. As fitas são formadas por esqueletos de fosfato e açúcar ligados às bases nitrogenadas, essas bases (A, T, C,G) formam pares, unindo as duas fitas, e formam a sequência do nosso código genético. Essa estrutura, que revolucionou o estudo da Biologia Molecular, foi apresentada à todos por James Watson e Francis Crick. Watson publicou, em 2003, um livro, com o título The double helix, contando a história desse experimento.

 

Fonte:https://cientistasfeministas.wordpress.com/2017/06/09/como-a-historia-do-dna-e-de-rosalind-franklin-se-entrelacam/

Aula 01

-          Ler o texto com bastante atenção e assista o vídeo sobre a descoberta do DNA,

no link      https://www.youtube.com/watch?v=C5x073iElaA&feature=youtu.be

Selecionar duas palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.

Aula 02

-Responder às seguintes questões:

a-Quais foram os cientistas que descobriram o DNA?

b-Qual foi o ano em que foi divulgado a estrutura do DNA?

c- Quais são as bases nitrogenadas?

d- Como é formada a sequência do nosso código genético?

Aula 03

Indique o nome de cinco doenças transmitidas geneticamente.

Aula 04

Pesquise um texto  sobre   A descoberta do DNA  (diferente do meu) e escreva no seu caderno.

 

 HISTÓRIA – PROFESSORA VERA LÚCIA

Disciplina: História

Serie: 2º D Ensino Médio Noturno

Nome:_______________________________________ Nº____

 

Atividade (3º Bimestre)

 

1 – Fazer uma redação com o tema: Na sua opinião é possível acabar com a violência no mundo atual ?

 ARTES – PROFESSORA SIMONE

 

 


 


 

 







 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 







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