PROTUGUÊS – Professor Maurício
1) Assinale a alternativa correta de acordo
com a concordância verbal
*
Já---------anos, ---------neste local árvores e flores.Hoje , só ----------ervas daninhas.
A)
fazem,havia, existe.
B)
fazem,haviam, existe.
C)
fazem, haviam, existem.
D)
faz, havia, existem.
E)
faz,havia, existe.
2)
Tendo em vista às regras de
concordância verbal , assinale a opção em que está empregada errada:
A)
Existem na atualidade tipos de inseticidas prejudiciais à saúde do homem.
B)
Podem procar sérias lesões
hepáticas , os defensivos agrícolas
à base do DDT.
C)
Faltam aos países subdesenvolvidos , uma legislação mais rigorosa
sobre os agrotóxicos.
D)
Persistem por muito tempo , no meio ambiente os efeitos nocivos dos
inseticidadas agrícolas.
E)
Possuem elevado grau de toxidade os defensivos do tipo fosforado.
3 "
A ocorrência de interferências
------- - nos a concluir
que ------ uma relação
profunda entre homem e sociedade que os
--------------- mutuamente dependentes " .
A)
Leva, existe, torna.
B)
Levam, existe, tornam.
C)
Levam, existem, tornam.
D)
Levam, existem, torna.
E)
Leva, existem, tornam.
4) Assinale qto ao uso correto
da crase:
A)
nada à declarar.
B) ele
fez um gol à pelé.
C) fui
a escola .
D)
virou a esquerda.
E)
andei à cavalo.
5)
Façã um artigo de opiniao com o tema:
"
A volta às aulas "
( média de 15 linhas )
"Boa sorte "
INGLÊS- ROFESSORA ROSILENE
ESCOLA
________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________TURMA:___________
NOME:_______________________________________________________________
Hello students!!
Assistam ao
vídeo de Inglês clicando no link a baixo e, na sequência responda as 3 questões
em seu caderno.
Este vídeo
é uma revisão do conteúdo dado nas aulas presenciais.
Tire uma
foto do seu caderno com a atividade realizada e envie para o e-mail da escola,
da professora ou por whatsapp.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ICxJ51gB1vI
Good
studies!
Bons
estudos!
Teacher
Rosilene
1)
Answer the questions:
a)
NAME:____________________________
b)
AGE:______________________________
c)
ADDRESS:_________________________
d)
TELEPHONE:_______________________
e)
OCCUPATION:______________________
2)
Escreva quais são os pronomes pessoais
PERSONAL PRONOUNS que aprendemos njas aulas presenciais. (obs: eles aparecem no
vídeo).
3)
Elabore uma pergunta pessoal no espaço
abaixo:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FILOSOFIA – PROFESOR RENAN
Atividade Romeu Montoro 3° anos Filosofia Regular e Eja
Há no mundo seis vacinas contra a covid-19 na última
etapa antes da aprovação, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Duas
receberam apoio direto de autoridades brasileiras e já contam com acordos que
envolvem a compra e produção em território nacional: a desenvolvida pela
universidade britânica de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca,
escolhida pelo governo federal, e a criada pela chinesa Sinovac, que tem o
governo de São Paulo como parceiro. Mais de R$ 2 bilhões já foram financiados
com os estudos para a tecnologia e a reprodução dessa vacina.
A perspectiva é que no começo do ano de 2021 esse
processo de vacinação já esteja em andamento, possibilitando que a vida
econômica e social possa prosseguir buscando um novo normal. A vacinação em
massa, entretanto, é severamente questionada por alguns grupos de pessoas.
Algumas são denominadas como “antivacina”, não acreditam nos resultados
divulgados pelas comunidades cientificas e estão presentes em vários lugares do
mundo.
Somado a esse grupo que não acredita na eficácia de
vacinas, há posicionamentos políticos que são absolutamente contrários a
qualquer tipo de intromissão do governo na vida das pessoas. Elas entendem que
o Estado não pode obriga-las a se vacinarem, e por isso muitos não vacinam os
filhos.
Essa situação está presente em vários países e traz
consequências diversas, as vezes trágicas devido às consequencias, crianças,
que não tem o sistema imunológico preparada para algumas doenças podem vir a
óbito devido a falta de negligências ou falta de informações. Como você pode
acompanhar nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=YAvL5WThX6w&t=2s).
No Brasil, embora nossa lei obrigue a vacinação das
crianças, há quem simplesmente se recuse a vacinar os filhos. Assim, tendo em
vista que casos como o da jovem que vive nas Filipinas não estão distantes da
realidade brasileira, o projeto de Lei 3842/19, em tramitação no
legislativo, prevê detenção de até um ano aos pais ou responsáveis que não
vacinarem seus filhos, além de multa.
Exposto essas informações, o movimento antivacina deve ser responsabilizado criminalmente ou devemos respeitar sua liberdade de escolha e expressão? Exponha seus argumentos.
MATEMÁTICA – PROFESSOR LOURIVAL
FISÍCA- PROFESSOR RONALDO
ROMEU MONTORO
Nome: Série
EXERCÍCIOS PROPOSTOS:
01- Calcular a tensão elétrica U que um circuito ligado a um
ventilador de resistência de R = 10 Ω e corrente de I = 20 A
02- Calcular a corrente elétrica I que um circuito ligado a um
ventilador de resistência de R = 40 Ω e
tensão elétrica de U = 160 Volts
03- Calcular a resistência elétrica R que um circuito ligado a uma
lâmpada de corrente de I = 20 A e tensão de U = 200 V
04- Calcular a tensão elétrica U de um circuito ligado a um chuveiro
de resistência R = 110 Ω e corrente elétrica de I = 2 A
GEOGRAFIA- PROFESSORA LUCIANA
ROTEIRO DE
ATIVIDADES
- Nome
do (s) Professor (es): Luciana Maria Luzio da Silva
- Componente
(s) curricular (es): Geografia
- Ano/Séries:
3° termo A. EJA
- Data
para entrega: até dia 18/09/2020 por e-mail:
luzio@prof.educação.sp.gov.br
- Quantidade de
aulas para a realização das atividades: 2 aulas
6.Quantidades de aulas do professor na turma: esse campo vai nos
auxiliar a controlar as frequências: 1
aula por semana
Orientações aos
Pais/Responsáveis/Alunos
Sejam bem vindos. Para a
realização das atividades os alunos deverão acessar os links na internet, fazer
as leituras do conteúdo, assistir o vídeo aula, e depois responder as questões
no caderno.
Objetivos e Habilidades
trabalhadas
Recursos
a serem utilizados
Caderno e internet
As
atividades
A África no
mundo global O continente africano
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/africa-continente.htm
https://www.youtube.com/watch?v=yKd_tCEOHLk
Façam a leitura
e assistam ao video.
Respondam as
questões E FAÇAM A ENTREGA DAS QUESTÕES RESPONDIDAS.
MAPA DA
ÁFRICA
MAPA DA ÁFRICA E O GLOBO TERRESTRE
África é um dos seis continentes do
mundo, sendo o terceiro maior em extensão territorial. O território
estende-se por mais de 30 milhões de km2, ocupando,
aproximadamente, 20% da área continental da Terra. No continente
vivem mais de um bilhão de habitantes, fazendo dele o segundo mais
populoso entre os demais.
A África é conhecida pela
sua pluralidade étnica e
cultural, e, por meio de uma história milenar, é capaz de contar a
história de toda a humanidade. Apesar da enorme riqueza do continente, muitos
países africanos apresentam baixos índices
de desenvolvimento, com diversos problemas sociais, como a miséria,
baixa qualidade
de vida, subnutrição e
o analfabetismo.
Os países africanos dividem-se em duas principais
regiões — o Norte da África e a África subsaariana — e se
distribuem em:
·
África Central
·
África Meridional
·
África Setentrional
·
África Ocidental
·
África Oriental
População e idiomas
Vivem no continente mais de um bilhão de
habitantes. No entanto e apesar do alto contingente, a África apresenta
distribuição desigual da população, devido às condições geográficas que
desfavorecem a ocupação das áreas.
O continente africano convive com grandes
problemas de ordem social. Muitos países apresentam baixos Índices de
Desenvolvimento Humano. Grande parte da população de alguns países convive com
baixa qualidade de vida, fome e miséria. As taxas de natalidade e mortalidade são
muito altas, enquanto a expectativa de vida é baixa.
Há uma grande diversidade cultural no
continente, o qual possui várias etnias, tradições, religiões e línguas. Além
das milhares de línguas africanas, falam-se as línguas trazidas pelos
colonizadores, como o Francês, Inglês e Português. Essa última é falada por
cinco países: Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e
Angola. Recentemente Guiné Equatorial também adotou o idioma. Caso tenha
curiosidade sobre esse tema, leia nosso texto: População africana.
·
Relevo
·
O continente africano apresenta, em quase todo o
seu território, planaltos com, aproximadamente, 750 metros de altitude
limitados por escarpas.
·
Na região do deserto do Saara (região
setentrional), encontra-se o planalto setentrional por onde percorre o Rio
Nilo. Na região leste, encontra-se grandes montanhas como o Kilimanjaro e o
Monte Quênia. Já na parte meridional, encontra-se a cadeia do Cabo, com
altitude que ultrapassa 3400 metros.
·
Clima
·
O território africano é bastante diverso em
termos climáticos. Podemos encontrar áreas com predomínio do clima
equatorial, outras de clima tropical, assim como há também
regiões de clima desértico e mediterrâneo. O clima equatorial é
registrado na região ocidental; o tropical, na região central e sul; o
desértico, na região setentrional, assim como o clima mediterrâneo.
·
Vegetação
- A
savana é a vegetação predominante no continente africano.
- No
continente africano, podem ser encontradas faixas de floresta
equatorial; savanas que predominam na maior parte do
continente; vegetação mediterrânea; e estepes.
Caso tenha maior interesse sobre o clima e a vegetação africanos, leia
nosso texto: Aspectos naturais da
África.
- Economia
- Índices
econômicos e de desenvolvimento humano apontam que o continente africano
é o mais pobre entre os continentes. Muitos países são
considerados subdesenvolvidos.
- A economia africana é
baseada, principalmente, no setor
primário, com o extrativismo e a
agropecuária. O continente é rico em minerais como ouro e diamante. Em
alguns países também são encontrados petróleo e gás natural. A
exploração de recursos naturais é feita pelos europeus e também pelos
norte-americanos, o que impede o desenvolvimento do país com base em suas
próprias riquezas.
- O
extrativismo animal e vegetal também destaca-se. Já no que tange à
agropecuária, a agricultura realizada em alguns lugares é para subsistência e,
em outros, para fim comercial.
- Os
principais cultivos para subsistência são: mandioca, milho, inhame e
sorgo. Já dos cultivos voltados para o mercado destacam-se algodão, cacau,
café e amendoim. Em relação à pecuária, a criação de gado ganha destaque
em diversas áreas. A criação de ovelha também é comum no sul do
continente.
QUESTÕES
- Questão 1
O
mapa-múndi abaixo apresenta todos os continentes destacados em cores distintas.
Marque a alternativa que corresponde à cor do continente africano no mapa.
a)
Vermelho
b)
Amarelo
c)
Verde
d) Azul
e)
Preto
Questão
2
Analise
as alternativas sobre o continente africano e marque (V) para as verdadeiras e
(F) para as falsas.
a) Com
extensão territorial de 30,1 milhões de quilômetros quadrados, a África é o
maior continente do planeta.
b) O
continente africano é subdivido em África Mediterrânea e África Subsaariana,
sendo o islamismo o divisor cultural e o deserto do Saara a barreira natural.
c)
Vários países da África apresentam problemas socioeconômicos: baixo IDH,
elevadas taxas de mortalidade infantil, baixa expectativa de vida, altos
índices de analfabetismo e subnutrição.
d) A
linha do Equador corta o continente africano na porção centro-sul, fazendo com
que todo o território pertença ao Hemisfério Setentrional.
e) São
países que integram o continente africano: África do Sul, Nigéria, Camarões,
Jamaica, Angola e Somália.
Questão
3
Explique
o relevo Africano.
Questão
4
Como é
o clima na África?
Questão
5
Como é
a vegetação na África?
BEIJOS NO
CORAÇÃO.
PROFESSORA
LUCIANA MARIA LUZIO DA SILVA - GEOGRAFIA
Observações/Sugestões para
a realização do trabalho
Sugiro que os alunos anotem
as partes mais relevantes do vídeo, o que acharem importante. Pois facilitara a
compreensão melhor do texto para responder as questões.
QUIMICA- PROFESSORA
MARIA DO CARMO
BIOLOGIA –
PROFESSORA LUCIMARA
Atividades 3º termos A e B
Espécie biológica
Quando
olhamos um ser vivo muito semelhante a outro, logo pensamos que são da mesma
espécie. Entretanto, a semelhança física
entre os organismos não é um critério confiável para dizer que um ser é da
mesma espécie que outro. Algumas espécies são muito parecidas com outras
fisicamente e, em alguns casos, indivíduos são tão diferentes que nem
acreditamos quando dizem que se trata da mesma espécie. Sendo assim, a aparência não define uma espécie.
Hoje
em dia, para definir uma espécie, usamos um conceito proposto em 1942 por um
biólogo chamado Ernst Mayr. Segundo ele, para definirmos uma espécie,
devemos observar sua reprodução. “Espécies são agrupamentos de populações
naturais que podem cruzar-se entre si e
produzir descendentes férteis
Apesar
de o ponto que afirma que essas populações devem ser reprodutivamente isoladas
parecer simples, ele gera muitos
problemas. Alguns organismos, tais como as bactérias, reproduzem-se através da reprodução assexuada e, por isso, não se
enquadram nesse conceito, uma vez que não possuem isolamento reprodutivo. Além
das bactérias, podemos citar alguns moluscos, artrópodes, peixes, répteis e
plantas que se reproduzem dessa maneira e não se enquadram nessa definição.
Outro problema do conceito
proposto por Mayr diz respeito à formação de híbridos. Jumentos e éguas, por
exemplo, são seres bastante distintos, porém podem reproduzir-se, dando origem
à mula, que é um organismo estéril. Diante desse conceito, que apresenta certas
falhas, vários pesquisadores têm tentado criar uma definição de espécie que
solucione esses problemas. De acordo com alguns levantamentos, existem
aproximadamente 26 conceitos diferentes
de espécie, entretanto nenhum
consegue definitivamente definir o que é uma espécie. Dessa forma, o de Mayr
continua sendo o mais aceito.
Fonte:https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/especie-biologica.htm
Aula 01
-
Ler o texto com bastante atenção;
-
Selecionar cinco palavras que você não
conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.
Aula 02
-Responder às seguintes questões:
a)
Defina espécie.
b)
Qual é o resultado do cruzamento do jumento
com a égua? Esse animal é fértil?
c)
Qual é o nome do biólogo que formulou o
conceito de espécie?
d)
O que são seres híbridos?
Aula 03
Produção textual (redação)
Escreva o que você entende
por espécie.
Aula 04
Pesquise um texto sobre o Espécie biológica (diferente do meu) e escreva no seu caderno.
ARTES – PROFESSOR FERNANDO
E.E. Romeu Montoro.
Atividade de Arte:
Professor- fernando.
Ensino Médio = EJA (3º TA e 3º TB).
Acertando os passos:
Qual
a relação entre a música e dança, qualquer movimento que fazemos é dança,
podemos dançar qualquer música.
Quando você está nervoso, não acaba sentindo uma vontade de se mexer
para aliviar a tensão, por que será que algumas vezes sentimos vontade de mexer
o corpo quando ouvimos uma música, "O corpo estremece, as pernas
desobedecem, inconscientemente a gente dança...", você conhece esse trecho
da música do grupo Araketu, a música realmente nos dá vontade de dançar.
Realmente o ser humano, muitas vezes sente a necessidade de se expressar
por meio de dos gestos, movimentos, rítmos e pulsações.
Dançando podemos descobrir quem somos, o que podemos, onde estamos, com
quem estamos... É tembém por meio da dança que podemos aprender a nos
relacionar com o mundo, com os outros e com nós mesmos.
Nesta linguagem da Dança existem vários elementos, os quais
sendo executados acontece toda história da dança.
Atividades:
Como estamos com aulas adistância por causa do Covid 19 :
peço-lhes que pesquisem os seguintes elementos da dança. ( 1º o Movimento corporal), ( 2º O Espaço)
e ( 3º Tempo).
Pode pesquisarem em internet ou em livros
de arte do Ensino Médio.
Data de entregar = Pode enviar por
email:
fernando.bs2012@hotmail.com
HISTÓRIA – PROFESSOR CARLOS ANDRÉ
Montoro Escola Estadual
Romeu
„‟História‟‟
Imperialismo: A
Partilha da África
Problematização da aula: Análise do mapa abaixo!
Descrição da imagem: mapa do continente africano
com a divisão da África Mediterrânea (também chamada de África Islâmica ou
Setentrional) e destacado em amarelo a África Subsaariana.
Nós temos os países que
estão abaixo do desenho do Saara chamados de África Subsaariana, ou seja, que
estão abaixo do deserto do Saara e na parte superior nós temos o que é chamado
de África Islâmica exemplo: Egito, Líbia, Argélia, Líbia, Tunísia, Marrocos e
Saara Ocidental, também conhecidos como parte Meridional da África devido ao
Mar Mediterrâneo.
Essa análise do mapa pode
nos sugerir que existam duas Áfricas, a África branca que é a parte norte no
Saara Meridional e a África Subsaariana que seria a África negra.
Não podemos classificar a
África como um país, pois isso não é verdade. A África na realidade é um
Continente, porque se trata de uma área muito grande em extensão e dentro dela
existem vários países.
Nesta divisão verifica-se
uma simplificação da imagem geral que as pessoas têm do continente africano.
Mas de onde vem esse censo
comum sobre o Continente Africano?
Observe a imagem:
Johanesburgo capital da África do Sul.
Descrição da Imagem:
Metrópole com inúmeros prédios. A cidade é Johanesburgo, um dos centros
financeiros e econômicos do mundo e o mais importante da África do Sul.
De acordo com a imagem
acima, podemos observar que essa metrópole não é muito diferente de São Paulo,
Buenos Aires ou até mesmo New York. Ou seja, nós temos duas visões da África,
temos a que é cheia de Savanas com leões, girafas e outros animais selvagens ou
aquela onde se mostra fome, miséria, guerras e doentes.
É preciso desconstruir esta
visão dualista e perceber as nuances que levam á isto.
Não estamos negando a
inexistência das savanas nem tão pouco da miséria existente em muitas regiões
deste continente. O que se propõe aqui é verificar o que aconteceu ao longo da
História que resultou em todos esses problemas carregados de desigualdades dentro
do continente africano.
Texto II – News
´´Segundo o Banco Mundial a
taxa de extrema pobreza no mundo é de 10% no entanto, na África esse número
chega a 41% (dados de 2015). As explicações do órgão internacional, apesar da
heterogeneidade do continente e dos seus países, ainda estão relacionadas á
violência, guerras civis e fragilidades institucionais.
Alguns países teriam suas
taxas de crescimento econômico menor diante da dependência de outros países´´.
Fonte: Adaptado de Friederike Muller. Banco
Mundial: Pobreza extrema ainda preocupa África.
Será que este problema da
África apontado pelo Banco Mundial não tem relação com permanências associadas
à dominação e exploração que se repetem ao longo do tempo, passando por todos
esses países do continente africano.
Os problemas apontados
nesse fragmento de texto seria a permanência de um processo Histórico que
ocorreu no século XX, que é o tema da aula: Imperialismo e Neocolonialismo, e a
Dominação que os países Europeus promoveram com ocupação e exploração dos
países da Europa em cima daquele continente.
Logo estamos falando de Neo
(Novo) Colonialismo pregado pelas grandes potências da Europa, que irão
explorar determinadas regiões do mundo, não só a África como também a Ásia, em
busca de matériaprima para o desenvolvimento econômico e industrial.
A Europa passava por um
processo de Revolução Industrial que se refletiu no Continente Africano.
Texto Introdutório:
“O termo Imperialismo
corresponde ao processo Histórico de expansão, conquista e dominação econômica
de uma ou mais nações nas quais o capitalismo encontra-se plenamente
amadurecido sobre outras nações e outros povos, e a partir daí passaram á
condição de dependentes nos planos econômicos e político, em maior ou menor
escala. Esse processo atingiu sua maturidade entre 1875 e 1914 e implicou, em
sua “época clássica”, a partilha afro-asiática pelas grandes potências
europeias, além dos Estados Unidos e Japão. Nessa época, segundo alguns
estudiosos do imperialismo, mais do que a exportação de mercadorias produzidas
larga escala pelas grandes indústrias, a ação imperialista, teria por objetivo
principal a exportação de excedentes de capital que encontrariam maior
remuneração uma vez investida nas chamadas periferias do capitalismo mundial”.
Podemos concluir deste
texto que o Imperialismo depende em primeiro lugar de uma maturidade de alguns
países em relação ao próprio sistema capitalista e ao estágio do capitalismo
que os mesmos se encontram.
Ou seja, quanto mais
desenvolvido é o capitalismo mais propício é o ambiente para que se realizem
essas explorações á outros países menos desenvolvidos.
Quando o capitalismo está
muito desenvolvido significa que as indústrias destes mesmos lugares demandem
cada vez mais de matérias primas para fabricar os seus produtos e também
demandam mercado consumidor, para quem vai vender estes produtos.
O Neocolonialismo tem
características diferentes do antigo Colonialismo da época das Grandes
Navegações.
O Colonialismo das Grandes
Navegações ao qual o Brasil participou como Colônia de exploração, os
colonizadores estavam desbravando muitas vezes os territórios, ou seja, não se
sabia exatamente o que existia de riqueza a ser explorada. Diferente desse
Neocolonialismo, onde os países europeus já sabiam bem qual era o objetivo
central, ou seja, procurar matérias-primas baratas e se possível com baixíssimo
custo e depois utilizar esta mesma população como mão de obra e mercado
consumidor.
Lembrando que não existia
apenas o Imperialismo direto, também havia o indireto, no qual o Brasil sofreu
ás consequências.
Observe a imagem:
Descrição da imagem: Mesa
redonda com inúmeros homens sentados; e no centro, Otton Von Bismark oferece
uma “fatia” do “bolo” que representa a África.
Apesar da Conferência de
Berlin não ter dividido a África entre as potências europeias, ela criou as
condições para que isso acontecesse, poucos anos depois. “Todo mundo recebe a
sua parte”, charge francesa, L´listration, 1885.
Esta imagem se refere a uma
caricatura do chanceler alemão Otto Von Bismark, ele encabeçou o processo de
como os países capitalistas e as grandes potências iriam dominar aquelas
regiões como África e Ásia.
Em 1870 a Alemanha se
unificou, tornando-se um Estado Nacional e por consequência um país. Percebe-se
a força deste político em torno dele todos esses personagens que representam as
outras grandes potências que irão repartir a África.
Se observarmos o mapa do
Continente Africano é possível traça-lo com uma régua.
Essa charge deverá ser
sempre associada a Conferência de Berlin, que ocorreu entre 1884 e 1885, onde
os países deliberaram como eles mesmos iriam repartir e colonizar essas regiões
novamente. Nesta Conferência se tratou da questão da recriação das fronteiras
artificiais.
Observe a imagem:
1880 um pouco
antes da Conferência de Berlin, e 1913 após a Conferência de Berlin.
A partir do momento que
chegam os países europeus e promovem a partilha da África com o resultado pós
Conferência de Berlin, percebe-se a gritante diferença nos mapas.
Já no século XX, a África
encontra-se toda dividida entre as grandes potências capitalistas da época.
A Primeira Guerra Mundial
está intimamente ligada a esta questão do Imperialismo. Ou seja, a corrida
imperialista pela partilha da África desaguou na primeira grande guerra do
século XX.
Verifica-se que o ano de
1913 corresponde a um ano antes do início da
Primeira Guerra Mundial, e
a Conferência de Berlin teve o objetivo de dividir o Continente de forma
pacífica e negociável, evitando assim um conflito bélico, ao menos essa foi à
intenção.
Na Conferência discutiu-se
até sobre os rios que poderiam ser navegáveis coletivamente por todas as
nações.
O objetivo era extrair
matéria prima e transferir essa população em mercado consumidor.
Nas Grandes Navegações os
colonizadores da África ocuparam apenas nas regiões de litoral, e quando se percebe
que podem entrar nos continentes por várias nações o estágio é outro e pertence
ao Neocolonialismo.
Os colonizadores irão
separar povos criando divisões e juntando tribos rivais sobe um mesmo
território e isso gerou muitas mortes e violências.
O rei Leopoldo II é um
exemplo desse processo de explorações, torturas e mortes.
Conferência de Berlin
Entre 15 de Novembro de
1884 e 26 de Fevereiro de 1885, representantes de 13 (treze) países europeus
além dos Estados Unidos e Japão se reuniram em Berlin para organizar na forma
de regras, a ocupação da África e a exploração de seus recursos naturais. A
Conferência de Berlin, também chamada de Conferência do Congo, uma vez que a
disputa por essa região motivou o encontro e selou o destino do Continente Africano,
colocando fim á autonomia e a soberania das regiões africanas.
Ao mesmo tempo a África
tornou-se o novo palco do confronto e das velhas rivalidades europeias, o
tabuleiro onde se decidiria o frágil equilíbrio das potências europeias.
Entende-se que esta ocupação e exploração do
território africano não ocorreram de maneiro amigável e tão pouco sua divisão
fora realizada de forma pacífica e harmônica. Este processo causou muitos
conflitos dentro da África e concorrência ainda mais acirrada dentro do Continente
Europeu, onde tudo caminhava para uma provável guerra.
Atividades
1 – Qual é a relação que
podemos estabelecer entre a Conferência de Berlin e as mudanças no mapa do
Continente Africano?
R:
2 – O que você percebeu
observando os mapas correspondentes aos anos de 1880 e 1913?
R:
3 – o mapa fixou fronteiras
artificiais, o que isso significa?
R:
A justificativa Europeia no
processo Neocolonial
A (missão civilizadora) (O
Fardo do Homem Branco)
O discurso da superioridade
branca dos europeus de raça branca propiciou a disseminação do Imperialismo
justificado pela
responsabilidade em
“civilizar‟‟ os povos inferiores, incultos e pautados pela ausência do Estado,
de tecnologia, de cultura etc. Os franceses usaram o termo missão civilizadora,
já os ingleses, ¨ O fardo do Homem branco¨.
Se pudéssemos voltar no
tempo e perguntássemos a qualquer autoridade europeia o porquê da ocupação da
África e da Ásia, sua provável resposta seria no sentido de missão
civilizadora.
Havia um discurso
científico da época baseado na obra de Darwin no século XIX, que deu margem a
uma série de teorias racistas. Isso tudo vai justificar a classificação racial
entre superiores e inferiores.
Com isso, o europeu teria
que ir até essas regiões da África e Ásia civilizar essa população bárbara.
O mais lamentável de tudo
isso é que além da questão do preconceito, temos outro fator que é a ciência
assinar em baixo todas essas práticas.
Ou seja, a ciência validava
a missão civilizadora.
O que seria daquele povo
primitivo com tanta riqueza e que não sabia dar o uso devido àqueles recursos
todos se não sabiam transformar aquilo em prosperidade e progresso.
Documento II – O Fardo do Homem
branco
“Pegai o Fardo do Homem branco
Enviai nossos melhores
filhos
Andai, condenai seus filhos
ao exílio.
Para servirem aos nossos
cativos;
Para esperar, com chicotes
pesados
O povo convulsionado e
selvagem
Vossos cativos, tristes
povos,
Metade demônio, metade
criança.”
Poema de Rudyard Kipling, publicada na revista
inglesa MCCLURE´S em 1989. Tradução: Equipe de História Seduc.
Nós temos um discurso sobre
a égide da Ciência que é a justificativa da dominação. Então o Fardo de que eu
sou branco europeu, e tenho como missão civilizar aquela sociedade.
Este poema retrata a
mentalidade da época que colaborava com toda esta exploração e extermínio de
povos, sendo assim a exploração seria aceita do jeito que foi com bastante
naturalidade.
Se percebermos mais adiante em 1939, temos o discurso
da raça ariana dos nazistas, que na realidade não era algo novo, pois já
existia desde o século XIX.
O preconceito racial é
parte do discurso de uma determinada época.
Observe a imagem:
Fonte: título: From the cape to
Cairo.
Descrição da imagem: Cena
de conflito entre britânicos e africanos. No centro, mulher “Britânica” com
bandeira: “civilização”; do lado direito da imagem, um africano em cima de um
cavalo com bandeira: “barbárie”.
Atividade
Quais características do
Imperialismo e Neocolonialismo Europeu podem ser identificadas nesta imagem?
R:
Créditos atribuídos ao Centro de Mídias São Paulo,
em 05/08/2020 com colaboração da professora Clarissa Bazzanelli Barradas.
Material encontra-se disponível no Youtube.
Origem das palavras “cidadão” e
“cidadania”
A origem do
termo ‘cidadão’ remonta à Antiguidade Clássica e a uma forma de organização
social específica, que se difundiu no Mediterrâneo a partir do século IX a.C.:
as cidades-Estado. Os ‘cidadãos’ eram os membros da comunidade que detinham o
privilégio de participar integralmente de todo o ciclo da vida cotidiana da
cidade-Estado, ou seja, das decisões políticas, da elaboração das regras, das
festividades, dos rituais religiosos, da vida pública etc. Eram os únicos
considerados indivíduos plenos e livres, com direitos e garantias sobre sua
pessoa e seus bens.
É
importante ressaltar que existiam variações entre as diversas cidades-Estado
(Atenas, Esparta e Tebas, por exemplo), não havendo um princípio universal que
definisse a condição de cidadão. Além disso, os critérios para integração ao
corpo de cidadãos variaram ao longo do tempo, e as cidades se tornaram mais ou
menos abertas ou fechadas dependendo da época. Porém, é possível indicar três
grupos, entre o restante da população, que geralmente não integravam o conjunto
dos cidadãos:
ü Os estrangeiros residentes que, embora participassem da vida
econômica da cidade, não tinham direito à propriedade privada e não podiam
participar das decisões políticas;
ü Populações submetidas ao controle militar da cidade-Estado
após a conquista, como os periecos e hilotas;
ü Os escravos, que realizavam todo e qualquer tipo de ofício,
desde as atividades agrícolas às artesanais, e eram utilizados, sobretudo, nos
serviços domésticos. Os escravos não tinham acesso à esfera pública ou a
quaisquer direitos.
É importante observar que, na
Grécia Clássica, as mulheres também não tinham direito à participação política.
No tocante às diferenças etárias, prevalecia a autoridade dos mais velhos sobre
os mais jovens, uma vez que havia limites etários para os cargos mais
importantes e atribuições de poderes diferenciadas aos conselhos de anciãos.
Apalavra cidadania deriva do latim civis(o ser humano
livre), que gerou civitas (cidadania).
“Cidadania é uma abstração derivada da junção dos cidadãos
e, para os romanos, cidadania, cidade e Estado constituem um único conceito – e
só pode haver esse coletivo se houver, antes, cidadãos.”
Isso significa que, para os romanos, a cidadania ainda não
constituía o conjunto de idéias e valores a ser defendidos, tal como concebemos
hoje, mas o próprio Estado romano. Em Roma, o direito à cidadania era baseado
na noção de liberdade, então só podia ser concedido aos indivíduos que não se
encontravam em situação de submissão ou sujeição a outra pessoa.
“Uma vez obtida, a cidadania romana trazia consigo
privilégios legais e fiscais importantes, pois permitia ao seu portador o
direito e a obrigação de seguir as práticas legais do direito romano em
contratos, testamentos, casamentos, direitos de propriedade e de guarda de
indivíduos sob sua tutela(como as mulheres da família e parentes homes com
menos de 25 anos).
Desse modo, não eram considerados cidadãos os escravos e os
chamados clientes, que deviam fidelidade ao seu patrono em troca de benefícios.
Inicialmente, ser cidadão romano era um privilégio reservado apenas aos grandes
proprietários rurais, que detinham o monopólio dos cargos públicos e religiosos
e o acesso às posições mais importantes na hierarquia militar.
A história de Roma se caracteriza por uma profunda luta pela
ampliação dos direitos ligados à cidadania pelo restante da população livre (a
chamada plebe), como a propriedade da terra conquistada, o fim da escravidão
por dívidas, a ocupação de cargos públicos e o voto no Senado.
Sociologia_3ºano_prof.Edinaldo
Nome:______________________________________________
nº_________ série:_______
1.
Explique porque os
estrangeiros, os escravos e as populações submetidas ao controle militar não
integravam o conjunto de cidadãos.
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2.
Quem eram os plebeus e quais eram
suas reivindicações na Roma Antiga?
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3.
No tocante a idade, como era a
relação de poder na Grécia Clássica?
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4.
A quem era reservado o
privilegio da cidadania na Roma Antiga?
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5.
Qual o principal requisito para
obtenção da cidadania na Roma Antiga? Explique.
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