sexta-feira, 18 de setembro de 2020

CIÊNCIAS HUMANAS - 7º ANO

  Registre em seu caderno a data que você fez as atividades, leia com atenção o texto, não esqueça de enviar após responder as questões para o e-mail da escola, seu professor ou no grupo da sua Tutoria, sempre colocando nome e série. Bons estudos!!!   

              HISTÓRIA - PROFESSOR CLEITON

              O conceito da Capitanias Hereditárias

   As Capitanias Hereditárias surgiram por ordem do rei português D. João III, no ano de 1534, sendo a primeira divisão territorial e administrativa implantada pelos portugueses na "América Portuguesa".

  A saída encontrada por Portugal foi bem simples: em vez de a Coroa financiar todo o processo de Colonização do Brasil, resolveu passar o ônus para terceiros. Com isso , o rei português decidiu dividir o território em quinze lotes, que foram distribuídos em quatorze capitanias, cuja administração ficou sob responsabilidade dos capitães-donatários.

1 - De acordo com o texto, qual foi a ideia do surgimento das "Capitanias Hereditárias", com a ordem do rei D. João III ?

2 - Como foi o processo de divisão das "Capitanias Hereditárias", no texto citado?

3 - Quais eram as pessoas responsáveis pela administração dessas "Capitanias Hereditárias"?

   Faça uma leitura dos textos da atividade 3 do Caderno SP Faz Escola, em seguida, responda as questões 4 e 5.

4 - Qual era o objetivo principal das expedições denominadas "Entradas"?

5 - Qual era a importância das "Bandeiras" neste período histórico?


                       GEOGRAFIA - PROF. VALDINEI

7º Anos A e B

Leia atentamente:

Não esqueça de colocar o nome e a serie quando for entregar a sua atividade. As redes de Comunicação:

Para você saber mais:

As redes de comunicação se assemelham às redes de transportes quando constatamos que ambas precisam de infraestrutura para que os fluxos ocorram. A natureza desses fluxos podem ser distintas quanto a natureza daquilo que se desloca, nas redes de transporte há deslocamento de matéria (mercadorias, objetos, material vivo e outros), já nas redes de comunicação a informação constitui um elemento imaterial, ou seja, não é palpável.

Podemos entender os fluxos

É claro que essas informações estão associadas a objetos palpáveis, como cartas, jornais, livros, telefones, rádios, smartphones e outros. Por tanto, são viabilizadas por redes que envolvem sistemas de transporte (no caso dos materiais impressos), cabos, antenas, satélites e tem uma natureza geográfica, ou seja, estão distribuídas no espaço. Outra questão é o acesso às informações, e a essas redes de comunicação. Nesse caso, existem questões de natureza econômica, política e, até barreiras geográficas.

1)    Cite três meios de transporte que você conhece ou já ouviu falar.

2)    Quais os meios de transporte existem em seu município?

3)    Existem algum meio de transporte que você gostaria de conhecer?

4)    Conforme o texto qual a diferença entre fluxos material e imaterial?

5)    O Brasil é um país de dimensões continentais, o que eleva a importância de uma articulada rede de transporte que integre de maneira eficaz e pouco onerosa todas as áreas habitadas e de uso do espaço geográfico no país. Nesse sentido, o sistema de transporte mais utilizado para deslocamento de cargas e serviços é o:

a) rodoviário

b) ferroviário

c) hidroviário

d) marítimo 




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