Alunos - Bem vindos a
terceira quinzena do 3º bimestre
As atividades devem
ser realizadas e enviadas ao email romeumontoromedio@gmail.com ou para o
wattsapp 987939738. Identifique as
atividades com nome, disciplina e série.
Data de entrega até
07-10-2020
PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO
Estudo do Texto
1) " Destes
penhascos fez a natureza
O berço em que
nasci.
Oh ! quem cuidara
Que entre penhas
tão duras se criara
Uma alma terna , um peito sem dureza. "
* Os versos constituem
exemplo da :
A) Sátira de Gregório
de Mattos aos poderosos da Bahia.
B) Lírica
amorosa de Tomás Antônio Gonzaga .
C) Paisagem
bucólica idealizada na poesia de Cláudio
Manuel da Costa .
D) Da sátira de Tomás
Antônio Gonzaga ao Governador de
Minas.
E) Ambivalência cultural da poesia de Cláudio Manuel da Costa
.
2) Assinale a
alternativa incorreta a
respeito de Cláudio Manuel da Costa :
A) Além da
produção lírica , escreveu um poema de caráter épico que se intitula " Vila Rica ".
B) Sob o pseodônimo , Árcade de
Glauceste Satúrnio , compôs uma poesia
em que é marcante a imagem da
pedra .
C) Compôs poemas
marcados pela condição do pastor que procura
a natureza como refúgio .
D) Cultiva a
forma do Soneto em que explora temas como a infelicidade amorosa .
E) Sua produção
poética costuma ser dividida
pela crítica em lírica , satírica
e religiosa .
3) Autor de "
Obras Poéticas ", apresenta em
suas composições, motivos árcades
.
* Assinale a
alternativa que identifica esse autor , associando , corretamente , seu
nome à característica presente nessa
obra:
A) Cláudio Manuel da Costa
__ ( desencanto e brevidade do amor ).
B) Basílio da Gama
__ ( preocupação com
feito histórico ).
C) Tomás Antônio
Gonzaga ___ ( celebração da natureza ).
D) Basílio da Gama
___( inspiração religiosa ).
E) Tomás Antônio
GOnzaga ___ ( celebração da amada ).
" Boa sorte "
GEOGRAFIA – PROFESSORA LUCIANA
Orientações aos Pais/Responsáveis/Alunos
Sejam bem vindos. Para a realização das atividades os
alunos deverão acessar os links na internet, fazer as leituras do conteúdo,
assistir o vídeo aula, e depois responder as questões no caderno.
As
atividades
A África e Europa
https://www.infoescola.com/historia/partilha-da-africa/
Façam a leitura e assistam ao video.
Respondam as questões E FAÇAM A ENTREGA DAS QUESTÕES RESPONDIDAS.
MAPA DA PARTILHA DA ÁFRICA
ENTRE OS EUROPEUS
MAPA 1
MAPA 2
QUESTÕES
1-
COMO SE DEU A PARTILHA DA ÁFRICA PELOS EUROPEUS?
2-
DE ACORDO COM O MAPA 1, EXPLIQUE A ÁFRICA DE 1870, E O
QUE MUDOU NO TERRITORIO AFRICANO EM 1895.
3-
DE ACORDO
COM O ENUNCIADO NO MAPA 2, “ A partilha é feita de maneira arbitrária, não
respeitando as caracteristicas étnicas e culturais de cada povo, o que
contribui para muitos dos conflitos atuais no continente africano, tribos
aliadas foram separadas e tribos inimigas foram unidas. EXPLIQUE A CHARGE ABAIXO, COM SUAS PALAVRA
Observações/Sugestões para a realização
do trabalho
Sugiro que os
alunos anotem as partes mais relevantes da leitura, o que acharem importante.
Pois facilitara a compreensão melhor do texto para responder as questões.
INGLÊS – PROFESSORA ROSILENE
FILOSOFIA
– RENAN
Lançado em 1989, o
curta-metragem Ilha das Flores, de Jorge Furtado, expressa de forma ácida – e
com um ligeiro toque de humor – as muitas contradições das sociedades de
consumo. E, assim, se mantém atual, 30 anos depois.
Em Ilha das Flores,
onde Deus parece não existir, como apresenta as cartelas iniciais do curta,
crianças e mulheres sem nenhum dinheiro disputam alimentos considerados
inadequados e impróprios para porcos. Tendo cinco minutos para recolher as
sobras dos materiais orgânicos, grupos de dez pessoas são organizados para
adentrar o terreno cercado. “O que coloca os seres humanos depois dos porcos na
prioridade de escolha de alimentos é o fato de não terem dinheiro nem dono”,
explica o narrador.
Um dos cem melhores
filmes brasileiros de todos os tempos, segundo lista feita pela Associação
Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), o documentário inovou em termos
de linguagem, ao antecipar, segundo seu criador, questões relacionadas à
velocidade e ao hipertexto
Após ter visto o
filme responda:
Qual é o tema
principal do curta metragem?
De que forma os
personagens são retratados?
Qual sua concepção
sobre a narrativa do filme?
É possível dizer
que cenas como a que vimos não ocorrem mais?
De 1989, época em
que foi lançado o curta metragem, o Brasil melhorou ou piorou?
MATEMÁTICA – PROFESSOR LOURIVAL
FÍSICA – PROFESSOR RONALDO
ROMEU MONTORO
Nome:
Série
Link do vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=Javkxi3WBmw
EXERCÍCIOS PROPOSTOS:
01- Calcular a resistência
equivalente em um circuito em série que possui três resistores idênticos de R =
10 Ω
02- Calcular a
resistência equivalente em um circuito em série que possui três resistores
idênticos de R = 20 Ω
03- Calcular a
resistência equivalente em um circuito em paralelo que possui dois resistores
idênticos de R = 2 Ω
04- Calcular a
resistência equivalente em um circuito em paralelo que possui dois resistores
idênticos de R = 10 Ω
QUÍMICA – PROFESSORA MARIA DO
CARMO
E. E. Romeu Montoro | Química 3º ano Ensino Médio | Professora:
Maria do Carmo
Nome: _____________________________________________ nº____ Turma
Atividade III do 3º Bimestre
Nomenclatura dos Hidrocarbonetos
OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de
classe, assim como fazemos em aula. Faça
com muito carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as
questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado
no retorno presencial.
Vídeo ► Química orgânica - Nomenclatura Básica ► https://youtu.be/6dPDZLttpM0
Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:
• Coloque os respectivos prefixos correspondentes à
quantidade de Carbonos;
• Acrescente os tipos de ligações correspondentes aos
prefixos;
• Coloque o sufixo correspondente aos Hidrocarbonetos;
• Finalize na última coluna, colocando os possíveis nomes
dos hidrocarbonetos que podem ser formados.
BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA
Nomenclatura científica
(Nome científico)
Ao longo da história, os diversos povos criaram seus próprios
nomes (códigos) para nomear o que viam a
sua volta.
Com todas as línguas existentes no mundo, um mesmo ser - um
gato por exemplo - é identificado por diferentes nomes.
Katze (alemão)
Cat (ingês)
Koshka (russo)
Chat (francês)
Neko (japonês)
Gato (português)
Imagine esta situação: um cientista japonês escreve um artigo
para divulgar uma descoberta referente ao neko.
Como um cientista brasileiro, sem conhecimento da língua japonesa, poderia
entender que ser vivo o cientista japonês está se referindo?
Para evitar esse problema de comunicação, utiliza-se uma nomenclatura científica.
O nome científico do gato é Felis catus.
Escolheu-se uma lingua que fosse de conhecimento internacional
e que não sofresse modificações - o latim,
por ser uma língua morta (não é usada por nenhuma nação atualmente e, portanto,
não está sujeita a mudanças) e porque, em muitos países, era estudada até nas
escolas básicas, inclusive no Brasil.
Quando empregamos em textos, os nomes científicos das espécies vêm
em destaque. Esse destaque, em geral, é feito usando letras em itálico, isto é,
letras inclinadas ou sublinhado.
Como se escreve o nome científico dos seres vivos?
Foi apenas em 1735 que se chegou a um sistema de
classificação universal para os seres vivos: o sistema binomial de
nomenclatura, elaborado por Lineu. A espécie foi adotada como unidade básica de
classificação.
No sistema binomial devem ser observadas algumas regras de
nomenclatura:
● O nome científico de uma espécie deve
ser escrito em latim e deve estar
destacado no texto (em Itálico ou sublinhado)
● é obrigatório o uso de duas palavras
para designar o nome científico de uma espécie, daí a expressão sistema
binomial de nomenclatura (a palavra binomial significa 'com dois nomes', 'com
duas palavras'). A primeira delas deve ser escrita com letra inicial maiúscula;
a segunda, com letra inicial minúscula
● A primeira palavra, com inicial
maiúscula, indica o gênero a que pertence a espécie. A expressão formada pela
primeira palavra mais a segunda designa a espécie.
Veja os exemplos:
Equus caballus (cavalo)
Homo sapiens (
nossa espécie)
Nomenclatura popular
A nomeação dos seres vivos que compõem a biodiversidade
constitui uma etapa do trabalho de classificação. Muitos seres são
"batizados" pela população com nomes denominados populares ou
vulgares, pela comunidade científica.
Esses nomes podem designar um conjunto muito amplo de
organismos, incluindo, algumas vezes, até grupos não aparentados.
O mesmo nome popular pode ser atribuído a diferentes espécies, como neste exemplo:
Estas duas espécies do gênero ananas são chamadas pelo mesmo
nome popular Abacaxi.
Fonte:https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/classifiseresvivos3.php
Aula 01
-
Ler o texto com bastante atenção;
-
Selecionar cinco palavras que você não conhece,
procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.
Aula 02
-Responder às seguintes questões:
a)
Qual a importância da nomenclatura científica?
b)
O que é
nomenclatura popular?
c)
Cite duas regras utilizadas para se escrever um
nome científico.
d)
Qual é o nome
sistema de classificação, , criado em 1735, utilizado até os dias de
hoje?
Aula 03
Produção textual (redação)
Escreva a importância da nomenclatura científica
Aula 04
Pesquise dez nomes
científicos ( diferentes dos do texto) com seus respectivos nomes populares.
ARTES – PROFESSOR FERNANDO
Ensino Médio- EJA (
3º T A e B) data 21 -09 - 2020.
A música determina
a dança.
A partir dos grandes descobrimentos e do
consequente contato miscigenação entre
as culturas africanas, indígina e européia, novas manifestações culturais foram
surgindo. Esse sincretismo" pode
ser visto na cultura, na religião, na lingua, na música e, é claro nas danças,
principalmente das Américas.
Por exemplo, os espanhóis assimilarem o
costume da contradança francessa da corte de Luis XIV. Essa dança se misturou
aritmos e músicas dos escravos, dando vidad a novas danças na região do Caribe
como a rumba, o manbo, o merengue eo chá - chá - chá, por exemplo.
O nosso samba tambem surgiu da misturade
uma dança africana, a "umbigada", com seus batuques caracteísticos e
dos cantos das modinhas portuguesas.
Por falar nisso, você já percebeu que
muitas danças definem tambem o nome das músicas que são usadas na sua execução,
o Tango, ao Valsa, o Fandango, a Tarantela ou o frevo são ao mesmo tempo danças
e tipos de músicas, outro exemplo que nos mostra como a dança e música são
inesperáveis.
A tarantela, uma dança venenosa ( ou
quase!).
tarantela é uma dança folclórica típica
da Itália cujo nome vem de uma lenda. Conta-se que no século XIV, na europa, na
região da Itália, havia muitas aranhas denominadas Tarântelas. Sua picada
causava febre alta e delírio e os doentes acabavam pulando e daçando até a
execução, na tentativa de expulsar completamente de seu corpo o mal produzido
pelo o veneno da aranha.
Ativiades:
Leia e conheça o contexto dança
relacionado com a música, onde a música determina a dança, nas aulas
presenciais temos as práticas, os passos as coreografias que podemos fazer
grupos de pessoas e executar.
Por causa do período de pandemia com
aulas a distância, eu proponho que indique
duas danças regionais que o tema já o próprio Rítmo.
Pode envar por zaap ou email. 24 -09 -2020.
fernando.bs2012@hotmail.com
HISTÓRIA – PROFESSOR CARLOS ANDRÉ
Imperialismo: O discurso racista no Brasil
Retomando a
aula anterior
Na aula passada nós trabalhamos sobre o Colonialismo e
Imperialismo, observamos que os exploradores colonizadores Europeus na África,
se utilizaram de um discurso civilizatório para justificar a sua presença
naquele continente e a exploração impiedosa dos recursos e da mão de obra
muitas vezes até violenta no Continente Africano no século XIX.
Este discurso civilizatório acabou sendo transferido para
outros contextos.
O 20
de Novembro e o Negro no Brasil de Hoje
“De todos os africanos transportados para as Américas
através do tráfico Atlântico entre os séculos XVI E XIX, cerca de 40% deles
tiveram o Brasil como país de destino.
De acordo com os resultados do último Censo populacional
realizado pelo IBGE em 2010, a população negra, isto é, preta e parda,
constitui hoje cerca de 51% da população total, ou seja, 100 milhões de
brasileiros e brasileiras em termos absolutos. O que faz do Brasil o maior país
de população negra das Américas, e mesmo em relação à África dita negra, o
Brasil só perde da Nigéria, que é o país mais populoso da África Subsaariana.
Mas qual é o lugar que essa população negra ocupa no Brasil
de hoje depois de 130 anos de Abolição da escravatura?
Responderia que este lugar entrou no processo afirmativo de
sua construção somente a partir dos últimos vinte anos no máximo.
Se depois da assinatura da Lei Áurea, em 13 de Maio de 1888,
o Brasil oficial tivesse desde já iniciado o processo de inclusão dos ex-
escravizados africanos e seus descendentes no mundo livre e no mercado de
trabalho capitalista nascente, a situação do negro no Brasil de 2018 seria
certamente diferente em termos de inclusão social. Porém nada foi feito, pois o
negro liberto foi abandonado á sua própria sorte e as desigualdades herdadas da
escravidão se aprofundaram diante de um racismo Sui Generis encoberto pela
ideologia da democracia racial. Trata-se de um quadro de desigualdades raciais
acumuladas nos últimos anos maios de trezentos anos que nenhuma política seria
capaz de aniquilar em apenas duas ou três décadas de experiência de políticas
afirmativas.
Por isso, a invisibilidade do negro, ou melhor, sua
sub-representação em diversos setores da vida nacional que exigem comando e
responsabilidade vinculados a uma formação superior, ou universitária e
técnica, de boa qualidade e ainda patente (...).
Autor: Kabengele Munanga
(Professor brasileiro-congolês e Doutor em Antropologia pela
USP).
Não podemos nos esquecer de que a ciência de certa maneira
reiterou o discurso racista e suas teorias do século XIX.
Existia uma série de teorias tratando destas questões como a
superioridade da raça branca e inferioridade da raça negra. Isto obviamente
servindo como um discurso para a colonização e entrada nos países africanos ou
da Ásia e até mesmo no Brasil.
No caso aqui do Brasil não houve uma intervenção direta, mas
em compensação ocorreu de uma maneira indireta e, no entanto os reflexos também
se fazem até hoje em dia.
As
teorias racistas
•
Na virada do século XIX para o XX, uma série de
teorias racistas (Darwinismo Social, Eugenia e branqueamento) circulava entre
alguns meios intelectuais e procurava definir certos grupos étnicos como
inferiores, defendendo que sua condição social e econômica estava atrelada a
características naturais e que, portanto nada poderia ser feito para alterar
sua situação socioeconômica.
•
Alguns teóricos acreditavam que a
responsabilidade do homem branco seria levar o modelo de civilização europeia
para as outras partes do mundo, Esse movimento desconsiderava e procurava
suprimir aspectos culturais de outras sociedades.
Pergunta
norteadora
Você sabia que já se pensou que a população brasileira
miscigenada iria diminuir por meio do branqueamento, e gradativamente,
desaparecer? Consegue imaginar o motivo?
R:_____________________________________________________
_______________________________________________________
Lembrando que Francis Galton que foi um dos intelectuais que
pensou a Eugenia que era a ideia de você melhorar a raça.
Então esta ideia de branqueamento passa um pouco por isso, é
como se algumas raças fossem inferiores e que acabassem se degenerando ao longo
do tempo e outras raças superassem tudo isso.
Um dos divulgadores desta teoria de Francis Galton foi o
Gobineau, amicíssimo de Dom Pedro II, trocavam cartas por muitos anos, Gobineau
esteve no Brasil no século XIX e fez uma análise bastante complicada da nossa
sociedade, mas era o discurso corrente á época.
As ideias do Conde Gobineau
Descrição da imagem: capa do livro “Ensaio
sobre a desigualdade das raças Humanas”, de Arthur de
Gobineau, em francês, de 1853.
Em seu Ensaio sobre a Desigualdade das Raças Humanas (1853 –
1885), Arthur Gobineau, em sua tese racista afirmava que a
mestiçagem causaria a degeneração e a decadência da civilização branca.
O inimigo
cordial do Brasil: Gobineau e o racismo.
Joseph Arthur de Gobineau, o Conde de Gobineau, chegou ao Brasil no ano de 1869 em missão diplomática. Era um literato com vasta produção, porém, os quatro volumes da obra “Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas” foi o seu trabalho mais conhecido.
Na citada obra o
Conde procurava
compreender a causa da ascensão e queda das grandes
civilizações e chegara á conclusão de que a questão étnica era o problema da
humanidade.
Na obra, teceu ácidos comentários sobre os efeitos maléficos
da mestiçagem, de modo que o Brasil lhe soou um exemplo acabado de suas ideias,
radicalmente contrárias á miscigenação.
Percebe-se no discurso de Gobineau, que o Brasil não
chegaria a se desenvolver enquanto a miscigenação não acabasse.
Análise de fontes históricas
Documento I
“A grande maioria da população brasileira é mestiça e
resulta de misturas contraídas entre os índios, os negros e um pequeno número
de portugueses. Todos os países da América, hoje nos mostram, incontestavelmente,
que os mulatos de distintos matizes não se reproduzem além de um número
limitado de gerações. A esterilidade nem sempre existe nos casamentos mas os
produtos da raça gradualmente chegam a ser tão nocivos e inviáveis que
desaparecem antes de darem à luz, ou então deixam rebentos que não sobrevivem”.
(Adaptado de Conde Gobineau L‟émigration ou Brésil, 1873).
De acordo com o Gobineau, essa mistura levaria o Brasil ao
fim, porque se as raças inferiores iriam acabar ao longo do tempo e não
vingaria então o problema seria realmente esta mistura.
Entende-se então que a miscigenação deteriora a civilização
branca devido os genes de baixa qualidade se perpetuar e termos aí a
esterilidade ou então filhos que morreriam prematuramente ou até mesmo a
gravidez que não vai até o final. Ou seja, ele aponta que esse é o caminho
genético da população negra e degenera a população branca.
Atividades
1 –
Segundo Gobineau, o que levaria a população brasileira ao branqueamento?
2 –
Cite um elemento do texto (Documento I) que revele o pensamento do contexto da
época em relação ao chamado
Neocolonialismo.
Análise de fontes históricas
Documento II
“[...] a grande maioria dos plantadores, devido à sua
deplorável situação econômica, que mencionei há pouco a Vossa Excelência, vive
num Estado muito próximo da barbárie, em meio aos escravos, não se distinguindo
deles nem por gostos mais refinados nem por tendências morais elevadas
consequentemente, o comércio, os interesses e todas as fábricas, grandes ou
pequenas, estão nas mãos dos estrangeiros”.
(Adaptado de Conde Gobineau – carta para Dom Pedro II, de
1869).
Qual é a relação que
o autor faz no texto para afirmar que nosso país estaria em um patamar de
desenvolvimento? Há relação com a questão racial?
Esse documento vai mostrar a visão do Gobineau sobre a
economia no sentido de que enquanto o brasileiro não parar de se miscigenar e
de agir como o que ele considera; inferiores, nós não teríamos desenvolvimento
econômico adequado e continuaríamos em patamar de desenvolvimento. Então a
ideia seria trazer franceses, alemães entre outros para com isso possuírem uma
relação dessas pessoas tocarem a economia.
Ou seja, enquanto a população não se branqueasse a economia
não iria para frente.
Agora vamos falar um pouco à respeito de uma obra do artista
Modesto Brocos, onde ele se inspirou numa passagem bíblica que justificou
durante muito tempo a própria escravização do negro africano.
Existe uma passagem no livro de Gênesis, onde Noé amaldiçoa
o seu filho mais novo chamado Cam, dizendo que os seus descendentes seriam
escravos. Essa descendência de Cam seria correspondente à população africana.
Baseado nesta passagem bíblica o artista Modesto Brocos fez
sua pintura.
A
Redenção de Cam
A Redenção de Cam. Pintura de Modesto Brocos, 1885. A obra
aborda teorias racistas do século XIX, como o “branqueamento gradual das
gerações pela miscigenação”.
Descrição da imagem: uma família brasileira que a cada
geração se torna mais branca (avó negra do lado direito da imagem, no centro a
mãe, mulata com seu bebe branco no colo, e o pai da criança do lado esquerdo um
homem branco). Coleção do Museu Nacional de Belas Artes, RJ.
Atividades
a)
Qual é o nome da obra?
b)
Quem é Cam?
c)
Qual é a mensagem que a pintura desejava
transmitir?
Observe à imagem:
Jardin zoologique dacclimatation hottentots
Acima
cartaz de “Exposição Antropológica”
•
A denominação ou expressão “Zoológico Humano”
faz referência à atitude cultural que prevaleceu nas metrópoles dos impérios
coloniais até o início do século XX. As exposições coloniais eram eventos onde
o público da metrópole podiam observar e ter contato com „amostras” de nativos
de territórios colonizados, expostos em situações forçadas num ambiente
semelhante aos seus lugares de origem.
•
Esse tipo de atitude demonstra uma visão de
mundo etnocêntrica. O etnocentrismo é uma forma de pensamento própria de quem
pensa que seu grupo étnico, nação ou nacionalidade é socialmente mais
importante do que as demais.
Observe a imagem:
O quadro mostra um indígena e um negro sentados em um banco,
sendo exibidos por apresentador de casaca de abotoaduras e chapéu de pompa. O
indígena (botocudo) de dentes afiados, lábios e orelhas alargadas, carregam nos
braços um arco e flecha, e olha de forma ameaçadora para o público, enquanto o
negro parece triste e ensimesmado, com o olhar voltado para baixo e uma enxada
nas mãos. O público com talhas e bolsas assusta-se, e tenta fugir do local, eis
que eram os possíveis colonos a vir para o Brasil.
Abaixo da imagem o narrador afirma: “E que Attraction para
os colonos que devem vir salvar a nossa lavoura N´um paiz, dirão eles, onde há
escravos desta cor e Homens livres deste feito,... é porque lá não vamos”.
Fonte: Revista Ilustrada. Rio de Janeiro, ano 7, nº 362, 1882.
Atividades
1 – Qual é a relação que podemos estabelecer entre às
imagens e as teorias racistas dos séculos XIX e XX?
Créditos da aula ao Centro de Mídias São Paulo, exibido em
11/05/2020 com a colaboração das professoras Clarissa Bazzanelli Barradas e
Luize Coutinho de Oliveira.
SOCIOLOGIA – PROFESSOR EDNALDO
Sociologia-3ºano –
Prof. Edinaldo
CONSTITUIÇÃO DA CIDADANIA NO BRASIL
A CONQUISTA DOS DIREITOS CIVIS, POLÍTICOS, SOCIAIS E
HUMANOS NO BRASIL
A
cidadania no Brasil também não pode ser compreendida fora de um processo
histórico de evolução, lutas e conquistas de direitos que permearam as relações
entre colonos e colonizadores, brasileiros e portugueses, escravos e senhores
e, posteriormente, os diversos grupos sociais que se organizaram na busca pela
ampliação de seus direitos civis, políticos e sociais. Esse processo culminou
na formação da Assembléia Nacional Constituinte e na elaboração da Constituição
de 1988, denominada “Constituição Cidadã”.
Embora
formalizada, as prerrogativas do cidadão brasileiro ainda estão aquém de serem
efetivadas em sua plenitude para a totalidade da população, colocando-se em
questão a relação entre Estado e sociedade. Abre-se espaço, assim, para o
debate sobre o papel do cidadão enquanto sujeito das decisões que governam a
Nação, e a importância da participação política naquilo que denominamos
efetivamente de “Estado de direito democrático”.
- O impacto da escravidão.
Os escravos eram considerados instrumentum vocali,
não eram humanos, eram instrumentos, não poderiam ser considerados pessoas e,
conseqüentemente, sujeitos de direitos. Dessa forma não tinham direitos de
integridade física, à liberdade ou a qualquer outro direito civil básico, em
contraponto não se pode dizer que os senhores de escravos eram cidadãos, já que
lhes faltava a noção de isonomia jurídica (tanto no sentido real, quanto no
eqüitativo), eles absorviam parte das funções do Estado, principalmente as
judiciárias, de tal sorte que o poder do Estado terminava nas porteiras das
grandes propriedades de terra.
Logo, “As conseqüências da escravidão não atingiram
apenas os negros. Do ponto de vista que aqui nos interessa – a formação do
cidadão -, a escravidão afetou tanto o escravo como o senhor. Se o escravo não
desenvolvia a consciência de seus direitos civis, o senhor tampouco o fazia. O
senhor não admitia os direitos dos escravos e exigia privilégios para si
próprio. Se um estava abaixo da lei, o outro se considerava acima. A libertação
dos escravos não trouxe consigo a igualdade efetiva. Essa igualdade era
afirmada nas leis mas negada na prática.
- Educação e cidadania
Um dos requisitos fundamentais para a ampliação dos
direitos de cidadania é a educação.“No final do século XIX, a grande maioria da
população brasileira (cerca de 85%), incluindo muitos dos grandes proprietários
de terras, era analfabeta e vivia nas áreas rurais. Além disso, a população que
vivia no campo estava submetida à influência dos senhores de terras, detentores
de poderes políticos e os chamados “coronéis” “ As mulheres não votavam, e os
escravos, naturalmente, não eram considerados cidadãos.”
“Após a proclamação da República, em 1889, a Constituição
de 1891 definiu o cidadão brasileiro como: 1) todas as pessoas nascidas no
Brasil; 2) todos os filhos de pai e mãe brasileira, mesmo ilegítimos, nascidos
no exterior; 3) todos os filhos de pai brasileiro que estivessem morando fora;
4) todos os estrangeiros que viessem a estabelecer residência permanente; 5)
todos os estrangeiros que viessem a casar e/ter filhos com brasileiros e
residissem no Brasil; 6) todos os estrangeiros naturalizados.”
“A Constituição de 1891 retirou do Estado a obrigação de
fornecer educação primária à população. Também estabeleceu o direito de votar a
todos os cidadãos do sexo masculino maiores de 21 anos, exceto os mendigos, os
analfabetos, os soldados e os membro das ordens religiosas. É importante
ressaltar que os direitos de cidadão brasileiro eram suspensos em caso de
‘incapacidade física ou moral’ e ‘por condenação criminal, ou enquanto durassem
seus efeitos’ e eram perdidos ‘por naturalização em país estrangeiro’ ou ‘aceitação
de emprego ou pensão de Governo estrangeiro, sem licença do Poder Executivo
federal’.”
Nome:_________________________________________________
série:_____________
Questões:
- Explique o que é
Revolução.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- O que quer dizer o
termo “Estado de direito democrático”?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Qual o impacto da
escravidão para a efetivação da cidadania no Brasil?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Sendo a Educação um dos
requisitos fundamentais para a ampliação dos direitos de cidadania, em que
momento a Constituição contribui para a não ampliação dos direitos de
cidadania?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Explique a frase “a
escravidão afetou tanto o escravo como o senhor”.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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