segunda-feira, 7 de setembro de 2020

3ºC - 2ª QUINZENA DO 3ºBIMESTRE

 

PROTUGUÊS – Professor Maurício

1) Assinale a alternativa correta de acordo com a concordância verbal

*   Já---------anos, ---------neste local árvores  e flores.Hoje , só ----------ervas daninhas.

 

A)   fazem,havia, existe.

B)   fazem,haviam, existe.

 C)   fazem, haviam, existem.

 D)   faz, havia, existem.

 E)    faz,havia, existe.

2)     Tendo em vista às regras     de concordância verbal , assinale a opção em que está empregada  errada:

A)  Existem na atualidade tipos de inseticidas prejudiciais à saúde  do homem.

B)  Podem procar sérias lesões  hepáticas , os defensivos agrícolas  à base  do DDT.

C)  Faltam aos países subdesenvolvidos , uma legislação  mais rigorosa  sobre os agrotóxicos.

D)  Persistem por muito tempo , no meio ambiente os efeitos nocivos dos inseticidadas agrícolas.

E)  Possuem elevado grau de toxidade os defensivos do tipo fosforado.

3 "   A   ocorrência de interferências -------  - nos  a concluir  que ------ uma  relação profunda  entre homem e sociedade que os --------------- mutuamente  dependentes  " .

A)  Leva, existe, torna.

B)  Levam, existe,  tornam.

C)    Levam, existem, tornam.

D)   Levam, existem, torna.

E)   Leva,  existem, tornam.

4) Assinale qto ao uso correto da crase:

A)  nada à declarar.

B)  ele fez um gol à pelé.

C)  fui a escola .

D)  virou a esquerda.

E)  andei à cavalo.

5)  Façã um artigo de opiniao com o tema:

"  A volta às aulas "

( média de 15 linhas )

"Boa sorte "

INGLÊS- ROFESSORA ROSILENE

ESCOLA ________________________________________DATA:_____/_____/_____ PROF:______________________________________________TURMA:___________

NOME:_______________________________________________________________

   

 Hello students!!

Assistam ao vídeo de Inglês clicando no link a baixo e, na sequência responda as 3 questões em seu caderno.

Este vídeo é uma revisão do conteúdo dado nas aulas presenciais.

Tire uma foto do seu caderno com a atividade realizada e envie para o e-mail da escola, da professora ou por whatsapp.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=ICxJ51gB1vI

Good studies!

Bons estudos!

Teacher Rosilene

1)      Answer the questions:

a)       NAME:____________________________

b)      AGE:______________________________

c)       ADDRESS:_________________________

d)      TELEPHONE:_______________________

e)      OCCUPATION:______________________

 

2)      Escreva quais são os pronomes pessoais PERSONAL PRONOUNS que aprendemos njas aulas presenciais. (obs: eles aparecem no vídeo).

 

3)      Elabore uma pergunta pessoal no espaço abaixo:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FILOSOFIA – PROFESOR RENAN

Atividade Romeu Montoro 3° anos Filosofia Regular e Eja

Há no mundo seis vacinas contra a covid-19 na última etapa antes da aprovação, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Duas receberam apoio direto de autoridades brasileiras e já contam com acordos que envolvem a compra e produção em território nacional: a desenvolvida pela universidade britânica de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca, escolhida pelo governo federal, e a criada pela chinesa Sinovac, que tem o governo de São Paulo como parceiro. Mais de R$ 2 bilhões já foram financiados com os estudos para a tecnologia e a reprodução dessa vacina.

A perspectiva é que no começo do ano de 2021 esse processo de vacinação já esteja em andamento, possibilitando que a vida econômica e social possa prosseguir buscando um novo normal. A vacinação em massa, entretanto, é severamente questionada por alguns grupos de pessoas. Algumas são denominadas como “antivacina”, não acreditam nos resultados divulgados pelas comunidades cientificas e estão presentes em vários lugares do mundo.

Somado a esse grupo que não acredita na eficácia de vacinas, há posicionamentos políticos que são absolutamente contrários a qualquer tipo de intromissão do governo na vida das pessoas. Elas entendem que o Estado não pode obriga-las a se vacinarem, e por isso muitos não vacinam os filhos.

Essa situação está presente em vários países e traz consequências diversas, as vezes trágicas devido às consequencias, crianças, que não tem o sistema imunológico preparada para algumas doenças podem vir a óbito devido a falta de negligências ou falta de informações. Como você pode acompanhar nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=YAvL5WThX6w&t=2s).

No Brasil, embora nossa lei obrigue a vacinação das crianças, há quem simplesmente se recuse a vacinar os filhos. Assim, tendo em vista que casos como o da jovem que vive nas Filipinas não estão distantes da realidade brasileira, o projeto de Lei 3842/19, em tramitação no legislativo, prevê detenção de até um ano aos pais ou responsáveis que não vacinarem seus filhos, além de multa.

Exposto essas informações, o movimento antivacina deve ser responsabilizado criminalmente ou devemos respeitar sua liberdade de escolha e expressão? Exponha seus argumentos.

MATEMÁTICA – PROFESSOR LOURIVAL

FÍSICA – PROFESSOR RONALDO

QUIMICA- PROFESRSORA MARIA DO CARMO

BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA

A Terra primitiva

 

Estima-se que a Terra tenha surgido há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Durante muito tempo, nosso planeta permaneceu como um ambiente inóspito, constituído por cerca de 80% de gás carbônico, 10% de metano, 5% de monóxido de carbono e 5% de gás nitrogênio. O oxigênio era ausente ou bastante escasso, uma vez que sua presença causaria a oxidação e destruição dos primeiros compostos orgânicos – o que não ocorreu, propiciando mais tarde o surgimento da vida.

→ Temperatura no planeta

Por muitos anos, havia extremo calor em nosso planeta. Isso acontecia em razão das muitas atividades vulcânicas, o que causava a liberação de gases e lava. A atmosfera e a superfície terrestre caracterizavam-se pela ausência da camada de ozônio, pelos efeitos dos raios ultravioleta e descargas elétricas e pelo bombardeamento de corpos oriundos do espaço. Sobre isso, inclusive, sabe-se que a maioria do carbono e das moléculas de água existentes hoje foi originada dos asteroides caídos sobre a Terra durante esse período.

Essa água permitiu, ao longo de muito tempo, o resfriamento da superfície terrestre em processos cíclicos e sucessivos de evaporação, condensação e precipitação. Depois do seu esfriamento, essas moléculas acumularam-se nas depressões mais profundas do planeta e, assim, formaram os oceanos primitivos.

→ Surgimento de formas de vida primitivas

As moléculas de água, agregadas a outras substâncias disponíveis no ambiente e arrastadas pelas chuvas até essas depressões, propiciaram, mais tarde, o surgimento de primitivas formas de vida. Enquanto muitas dessas substâncias teriam vindo do espaço, outras foram formadas aqui graças à energia fornecida pelas descargas elétricas e radiações.

Um cientista que muito contribuiu para a compreensão de alguns desses aspectos do planeta foi Stanley Lloyd Myller. Em 1953, ele criou um dispositivo que simulava as possíveis condições da Terra primitiva. Como resultado final desse experimento, houve a formação de moléculas orgânicas a partir de elementos químicos simples.

 

Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/biologia/terra-primitiva.htm

 

 

 

Aula 01

 

-          Ler o texto com bastante atenção;

-          Selecionar cinco palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.

 

Aula 02

 

-Responder às seguintes questões:

a)       Qual é a idade aproximada do nosso planeta?

b)      Como era a temperatura na \terra primitiva?

c)       Como água  contribuiu para a formação do nosso planeta?

d)      Com a leitura do texto podemos concluir que a vida surgiu:

(  ) montanhas

(  ) ar

(  ) nas matas

(  )água

 

Aula 03

Produção textual (redação)

Escreva  com base no texto uma breve descrição de como seria a Terra primitiva.

Aula 04

Pesquise um texto  sobre o Terra primitiva   (diferente do meu) e escreva no seu caderno.

 

ARTES – PROFESSORA SIMONE

E.E. Romeu Montoro

Profª Simone

Nome:                                                                    Data:

Turma: 3 ano C                                         Atividade de Arte

                                           Surrealismo

Vamos falar um pouco de um movimento artístico chamado Surrealismo. Para ficar mais familiar vou contar uma coisa...sabe aquele seriado “La casa de papel” sabe aquela máscara que foi utilizada pelos personagens principais? É a imagem do rosto do artista Salvador Dalí.

Já que estamos com a tecnologia ano nosso favor procurem por esse artista e olhem a cara dele.

Vamos entender melhor sobre essa arte chamada Surrealismo.

Movimento artístico e literário nascido em Paris na década de 1920, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas grandes guerras mundiais, reúne artistas anteriormente ligado ao Dadaismo ganhando dimensão mundial.

Pesquise no link abaixo:

https://www.todamateria.com.br/surrealismo/

Após a pesquisa responda:

1-      O que é Surrealismo?

2-      Quais os artistas principais desse movimento?

3-      Quais são as características do Surrealismo?

 

 

                               A colagem:

A colagem é uma técnica pictórica que entrou em uso com a arte contemporânea. Os primeiros a utilizarem essa técnica foram os cubistas e futuristas, no primeiro decênio desse século. Para se fazer uma colagem deve-se definir o que se quer colar. Depois   determine mais ou menos, como ela deve ficar.

Uma divertida variante da colagem é a fotomontagem. A fotomontagem consiste em recortar fotografias e combiná-las, sobrepondo-as e criando um desenho fantasioso, e as vezes, até engraçado ou absurdo. Há também as colagens surrealistas, que representam coisas imaginárias.

Use o seu caderno ou uma folha de sulfite para realizar a atividade.

 

Escolha um tema (Surrealismo) e faça uma colagem. Como opção use revistas e jornais para a realização da sua obra.

1-      Faça duas colagens do movimento surrealista. Não se esqueça de que esse tipo de colagem está mundo das ideias.

 

 

Obs: Essas atividades deverão estar registradas no caderno e também devem ser postadas pelo e-mail disponível abaixo para serem avaliadas.

Sijancovic2@hotmail.com

 

Grata.

Bom trabalho!

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=ajYTT7xxE4U

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=nI6uyEu1LFI

 

Não deixem de assistir os vídeos.

 

HISTÓRIA – PROFESSORA VERA LUCIA

PROFESSORA: VERA Lúcia                                                Série: 3 C ENSINO MÉDIO

Período: NOTURNO

 

NOME:                                                         n:                   SÉRIE:

 

                                       ATIVIDADE

 

PESQUISAR O TEMA: GUERRA FRIA(1945-1991)

PESQUISAR O TEMA LER E FAZER RESUMO

 

 SOCIOLOGIA- PROFESSOR EDINALDO

Cidadania reprimida

 

 No que diz respeito ao nosso tema em questão, a cidadania, consideramos de fundamental importância recuperar, no que se refere aos direitos dos cidadãos, o contexto vivido por boa parte dos brasileiros na época, a fim de propiciar o contraste necessário entre o Estado de direito democrático que vivemos hoje e a ditadura militar (entre os anos 1964 e 1985) que tanto repudiamos.

Este exercício é fundamental para a compreensão do contexto histórico, político e social em que a Assembleia Constituinte se formou, em 1986, e resultou na promulgação da Constituição de 1988, até hoje vigente, e que representa nosso principal instrumento de cidadania no Brasil.

Ditadura militar ou regime militar é uma forma de governo onde o poder político é efetivamente controlado por militares. Como qualquer ditadura ou regime, ela pode ser oficial ou não. Também existem formas mistas, onde o militar exerce uma influência muito forte, sem ser totalmente dominante.

A ditadura restringiu o exercício da cidadania e reprimiu com violência todos os movimentos de oposição. No que se refere à economia, o governo colocou em prática um projeto desenvolvimentista que produziu resultados bastante contraditórios, tendo em vista que o país ingressou numa fase de industrialização e crescimento econômico acelerados, sem beneficiar, porém, a maioria da população, em particular a classe trabalhadora.

a)    diversos líderes políticos, sindicais, intelectuais e inclusive militares tiveram seus direitos de votar e ser votado, bem como de ocupar cargos púbicos cassados por dez anos. Além disso, muitos foram forçados a se aposentar e tiveram de deixar suas funções;

b)    qualquer pessoa suspeita de oposição podia ser acusada de corrupção, subversão e submetida à investigação. O direito de opinião foi restringido e a censura aos órgão de imprensa e demais meios de comunicação passou a vigorar;

c)    o Congresso Nacional foi fechado por duas vezes, e o estado de sítio foi decretado. Foi introduzida uma nova lei de segurança nacional, incluindo a pena de morte por fuzilamento;

d)    órgão de segurança e informação, controlados por militares, foram criados para vigiar, averiguar, interrogar e prender pessoas consideradas suspeitas. Muitas foram submetidas à tortura e morreram nas prisões do governo. Até hoje há pessoas desaparecidas, cujas famílias desconhecem as circunstâncias de seu desaparecimento ou morte e o local de sepultamento;

e)    centenas de senadores, deputados, vereadores, dirigentes sindicais, funcionários públicos, professores universitários e pesquisadores científicos foram cassados ou perderam seus cargos, e muitos se exilaram no exterior.

 

Democracia: é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos. As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.

Sociologia_3ºano_Edinaldo

 

Nome:_____________________________________ número: _____________ série: ___

 

Questões

  1. Explique o que é ditadura militar.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  1. Quais são as características da ditadura ou o regime militar?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  1. Explique o que é democracia.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  1. Qual a diferença entre ditadura e democracia?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  1. Do seu ponto de vista qual o regime que melhor se enquadra aos seus ideais, ditatura ou democracia? Por quê?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário