segunda-feira, 7 de setembro de 2020

3ºTERMO A, B – 2ª Quinzena do 3º Bimestre

PROTUGUÊS – Professor Maurício

1) Assinale a alternativa correta de acordo com a concordância verbal

*   Já---------anos, ---------neste local árvores  e flores.Hoje , só ----------ervas daninhas.

 

A)   fazem,havia, existe.

B)   fazem,haviam, existe.

 C)   fazem, haviam, existem.

 D)   faz, havia, existem.

 E)    faz,havia, existe.

2)     Tendo em vista às regras     de concordância verbal , assinale a opção em que está empregada  errada:

A)  Existem na atualidade tipos de inseticidas prejudiciais à saúde  do homem.

B)  Podem procar sérias lesões  hepáticas , os defensivos agrícolas  à base  do DDT.

C)  Faltam aos países subdesenvolvidos , uma legislação  mais rigorosa  sobre os agrotóxicos.

D)  Persistem por muito tempo , no meio ambiente os efeitos nocivos dos inseticidadas agrícolas.

E)  Possuem elevado grau de toxidade os defensivos do tipo fosforado.

3 "   A   ocorrência de interferências -------  - nos  a concluir  que ------ uma  relação profunda  entre homem e sociedade que os --------------- mutuamente  dependentes  " .

A)  Leva, existe, torna.

B)  Levam, existe,  tornam.

C)    Levam, existem, tornam.

D)   Levam, existem, torna.

E)   Leva,  existem, tornam.

4) Assinale qto ao uso correto da crase:

A)  nada à declarar.

B)  ele fez um gol à pelé.

C)  fui a escola .

D)  virou a esquerda.

E)  andei à cavalo.

5)  Façã um artigo de opiniao com o tema:

"  A volta às aulas "

( média de 15 linhas )

"Boa sorte "

INGLÊS- ROFESSORA ROSILENE

ESCOLA ________________________________________DATA:_____/_____/_____ PROF:______________________________________________TURMA:___________

NOME:_______________________________________________________________

  Hello students!!

Assistam ao vídeo de Inglês clicando no link a baixo e, na sequência responda as 3 questões em seu caderno.

Este vídeo é uma revisão do conteúdo dado nas aulas presenciais.

Tire uma foto do seu caderno com a atividade realizada e envie para o e-mail da escola, da professora ou por whatsapp.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=ICxJ51gB1vI

Good studies!

Bons estudos!


 

Teacher Rosilene

1)      Answer the questions:

a)       NAME:____________________________

b)      AGE:______________________________

c)       ADDRESS:_________________________

d)      TELEPHONE:_______________________

e)      OCCUPATION:______________________

 

2)      Escreva quais são os pronomes pessoais PERSONAL PRONOUNS que aprendemos njas aulas presenciais. (obs: eles aparecem no vídeo).

 

3)      Elabore uma pergunta pessoal no espaço abaixo:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FILOSOFIA – PROFESOR RENAN

Atividade Romeu Montoro 3° anos Filosofia Regular e Eja

Há no mundo seis vacinas contra a covid-19 na última etapa antes da aprovação, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Duas receberam apoio direto de autoridades brasileiras e já contam com acordos que envolvem a compra e produção em território nacional: a desenvolvida pela universidade britânica de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca, escolhida pelo governo federal, e a criada pela chinesa Sinovac, que tem o governo de São Paulo como parceiro. Mais de R$ 2 bilhões já foram financiados com os estudos para a tecnologia e a reprodução dessa vacina.

A perspectiva é que no começo do ano de 2021 esse processo de vacinação já esteja em andamento, possibilitando que a vida econômica e social possa prosseguir buscando um novo normal. A vacinação em massa, entretanto, é severamente questionada por alguns grupos de pessoas. Algumas são denominadas como “antivacina”, não acreditam nos resultados divulgados pelas comunidades cientificas e estão presentes em vários lugares do mundo.

Somado a esse grupo que não acredita na eficácia de vacinas, há posicionamentos políticos que são absolutamente contrários a qualquer tipo de intromissão do governo na vida das pessoas. Elas entendem que o Estado não pode obriga-las a se vacinarem, e por isso muitos não vacinam os filhos.

Essa situação está presente em vários países e traz consequências diversas, as vezes trágicas devido às consequencias, crianças, que não tem o sistema imunológico preparada para algumas doenças podem vir a óbito devido a falta de negligências ou falta de informações. Como você pode acompanhar nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=YAvL5WThX6w&t=2s).

No Brasil, embora nossa lei obrigue a vacinação das crianças, há quem simplesmente se recuse a vacinar os filhos. Assim, tendo em vista que casos como o da jovem que vive nas Filipinas não estão distantes da realidade brasileira, o projeto de Lei 3842/19, em tramitação no legislativo, prevê detenção de até um ano aos pais ou responsáveis que não vacinarem seus filhos, além de multa.

Exposto essas informações, o movimento antivacina deve ser responsabilizado criminalmente ou devemos respeitar sua liberdade de escolha e expressão? Exponha seus argumentos.

MATEMÁTICA – PROFESSOR LOURIVAL

FISÍCA- PROFESSOR RONALDO

ROMEU MONTORO



Nome:                                                                                          Série

 

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

01-   Calcular a tensão elétrica U que um circuito ligado a um ventilador de resistência de R = 10 Ω e corrente de I = 20 A

 

02-   Calcular a corrente elétrica I que um circuito ligado a um ventilador de resistência de R = 40 Ω  e tensão elétrica de U = 160 Volts

 

03-   Calcular a resistência elétrica R que um circuito ligado a uma lâmpada de corrente de I = 20 A e tensão de U = 200 V

 

04-   Calcular a tensão elétrica U de um circuito ligado a um chuveiro de resistência R = 110 Ω e corrente elétrica de I = 2 A


GEOGRAFIA- PROFESSORA LUCIANA

ROTEIRO DE ATIVIDADES

 

  1. Nome do (s) Professor (es): Luciana Maria Luzio da Silva
  2. Componente (s) curricular (es): Geografia
  3. Ano/Séries: 3° termo A. EJA
  4. Data para entrega: até dia 18/09/2020 por e-mail:  luzio@prof.educação.sp.gov.br
  5. Quantidade de aulas para a realização das atividades: 2 aulas

      6.Quantidades de aulas do professor na turma: esse campo vai nos auxiliar a controlar as frequências:  1 aula por semana

 

Orientações aos Pais/Responsáveis/Alunos

Sejam bem vindos. Para a realização das atividades os alunos deverão acessar os links na internet, fazer as leituras do conteúdo, assistir o vídeo aula, e depois responder as questões no caderno.

 

Objetivos e Habilidades trabalhadas

 

Recursos a serem utilizados

Caderno e internet

As atividades

A África no mundo global O continente africano

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/africa-continente.htm

https://www.youtube.com/watch?v=yKd_tCEOHLk

 Façam a leitura e assistam ao video.

Respondam as questões E FAÇAM A ENTREGA DAS QUESTÕES RESPONDIDAS.

MAPA DA ÁFRICA

MAPA DA ÁFRICA E O GLOBO TERRESTRE

África é um dos seis continentes do mundo, sendo o terceiro maior em extensão territorial. O território estende-se por mais de 30 milhões de km2, ocupando, aproximadamente, 20% da área continental da Terra. No continente vivem mais de um bilhão de habitantes, fazendo dele o segundo mais populoso entre os demais.

A África é conhecida pela sua pluralidade étnica e cultural, e, por meio de uma história milenar, é capaz de contar a história de toda a humanidade. Apesar da enorme riqueza do continente, muitos países africanos apresentam baixos índices de desenvolvimento, com diversos problemas sociais, como a miséria, baixa qualidade de vidasubnutrição e o analfabetismo.

Os países africanos dividem-se em duas principais regiões — o Norte da África e a África subsaariana — e se distribuem em:

·         África Central

·         África Meridional

·         África Setentrional

·         África Ocidental

·         África Oriental

População e idiomas

Vivem no continente mais de um bilhão de habitantes. No entanto e apesar do alto contingente, a África apresenta distribuição desigual da população, devido às condições geográficas que desfavorecem a ocupação das áreas.

O continente africano convive com grandes problemas de ordem social. Muitos países apresentam baixos Índices de Desenvolvimento Humano. Grande parte da população de alguns países convive com baixa qualidade de vida, fome e miséria. As taxas de natalidade e mortalidade são muito altas, enquanto a expectativa de vida é baixa.

Há uma grande diversidade cultural no continente, o qual possui várias etnias, tradições, religiões e línguas. Além das milhares de línguas africanas, falam-se as línguas trazidas pelos colonizadores, como o Francês, Inglês e Português. Essa última é falada por cinco países: Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola. Recentemente Guiné Equatorial também adotou o idioma. Caso tenha curiosidade sobre esse tema, leia nosso texto: População africana.

·                               Relevo

·                               O continente africano apresenta, em quase todo o seu território, planaltos com, aproximadamente, 750 metros de altitude limitados por escarpas.

·                               Na região do deserto do Saara (região setentrional), encontra-se o planalto setentrional por onde percorre o Rio Nilo. Na região leste, encontra-se grandes montanhas como o Kilimanjaro e o Monte Quênia. Já na parte meridional, encontra-se a cadeia do Cabo, com altitude que ultrapassa 3400 metros.

·                               Clima

·                               O território africano é bastante diverso em termos climáticos. Podemos encontrar áreas com predomínio do clima equatorial, outras de clima tropical, assim como há também regiões de clima desértico e mediterrâneo. O clima equatorial é registrado na região ocidental; o tropical, na região central e sul; o desértico, na região setentrional, assim como o clima mediterrâneo.

·                          

     Vegetação

  • A savana é a vegetação predominante no continente africano.
  • No continente africano, podem ser encontradas faixas de floresta equatorialsavanas que predominam na maior parte do continente; vegetação mediterrânea; e estepes. Caso tenha maior interesse sobre o clima e a vegetação africanos, leia nosso texto: Aspectos naturais da África.
  • Economia
  • Índices econômicos e de desenvolvimento humano apontam que o continente africano é o mais pobre entre os continentes. Muitos países são considerados subdesenvolvidos.
  • economia africana é baseada, principalmente, no setor primário, com o extrativismo e a agropecuária. O continente é rico em minerais como ouro e diamante. Em alguns países também são encontrados petróleo e gás natural. A exploração de recursos naturais é feita pelos europeus e também pelos norte-americanos, o que impede o desenvolvimento do país com base em suas próprias riquezas.
  • O extrativismo animal e vegetal também destaca-se. Já no que tange à agropecuária, a agricultura realizada em alguns lugares é para subsistência e, em outros, para fim comercial.
  • Os principais cultivos para subsistência são: mandioca, milho, inhame e sorgo. Já dos cultivos voltados para o mercado destacam-se algodão, cacau, café e amendoim. Em relação à pecuária, a criação de gado ganha destaque em diversas áreas. A criação de ovelha também é comum no sul do continente.

QUESTÕES

  • Questão 1

O mapa-múndi abaixo apresenta todos os continentes destacados em cores distintas. Marque a alternativa que corresponde à cor do continente africano no mapa.

a) Vermelho

b) Amarelo

c) Verde

d) Azul

e) Preto

Questão 2

Analise as alternativas sobre o continente africano e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) Com extensão territorial de 30,1 milhões de quilômetros quadrados, a África é o maior continente do planeta.

b) O continente africano é subdivido em África Mediterrânea e África Subsaariana, sendo o islamismo o divisor cultural e o deserto do Saara a barreira natural.

c) Vários países da África apresentam problemas socioeconômicos: baixo IDH, elevadas taxas de mortalidade infantil, baixa expectativa de vida, altos índices de analfabetismo e subnutrição.

d) A linha do Equador corta o continente africano na porção centro-sul, fazendo com que todo o território pertença ao Hemisfério Setentrional.

e) São países que integram o continente africano: África do Sul, Nigéria, Camarões, Jamaica, Angola e Somália.

Questão 3

Explique o relevo Africano.

Questão 4

Como é o clima na África?

Questão 5

Como é a vegetação na África?

 

 

BEIJOS NO CORAÇÃO.

PROFESSORA LUCIANA MARIA LUZIO DA SILVA - GEOGRAFIA

 

Observações/Sugestões para a realização do trabalho

Sugiro que os alunos anotem as partes mais relevantes do vídeo, o que acharem importante. Pois facilitara a compreensão melhor do texto para responder as questões.

 

QUIMICA- PROFESSORA MARIA DO CARMO

BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA

Atividades 3º termos A e B

Espécie biológica

 

 

Quando olhamos um ser vivo muito semelhante a outro, logo pensamos que são da mesma espécie. Entretanto, a semelhança física entre os organismos não é um critério confiável para dizer que um ser é da mesma espécie que outro. Algumas espécies são muito parecidas com outras fisicamente e, em alguns casos, indivíduos são tão diferentes que nem acreditamos quando dizem que se trata da mesma espécie. Sendo assim, a aparência não define uma espécie.

Hoje em dia, para definir uma espécie, usamos um conceito proposto em 1942 por um biólogo chamado Ernst Mayr. Segundo ele, para definirmos uma espécie, devemos observar sua reprodução. “Espécies são agrupamentos de populações naturais  que podem cruzar-se entre si e produzir descendentes férteis

Apesar de o ponto que afirma que essas populações devem ser reprodutivamente isoladas parecer simples, ele gera muitos problemas. Alguns organismos, tais como as bactérias, reproduzem-se através da reprodução assexuada e, por isso, não se enquadram nesse conceito, uma vez que não possuem isolamento reprodutivo. Além das bactérias, podemos citar alguns moluscos, artrópodes, peixes, répteis e plantas que se reproduzem dessa maneira e não se enquadram nessa definição.

 

Outro problema do conceito proposto por Mayr diz respeito à formação de híbridos. Jumentos e éguas, por exemplo, são seres bastante distintos, porém podem reproduzir-se, dando origem à mula, que é um organismo estéril. Diante desse conceito, que apresenta certas falhas, vários pesquisadores têm tentado criar uma definição de espécie que solucione esses problemas. De acordo com alguns levantamentos, existem aproximadamente 26 conceitos diferentes de espécie, entretanto nenhum consegue definitivamente definir o que é uma espécie. Dessa forma, o de Mayr continua sendo o mais aceito.

 

Fonte:https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/especie-biologica.htm

 

 

Aula 01

 

-          Ler o texto com bastante atenção;

-          Selecionar cinco palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.

 

Aula 02

 

-Responder às seguintes questões:

 

a)       Defina espécie.

b)      Qual é o resultado do cruzamento do jumento com a égua? Esse animal é fértil?

c)       Qual é o nome do biólogo que formulou o conceito de espécie?

d)      O que são seres híbridos?

 

 

Aula 03

Produção textual (redação)

Escreva  o que você entende por espécie.

 

Aula 04

Pesquise um texto  sobre o Espécie biológica   (diferente do meu) e escreva no seu caderno.

 

ARTES – PROFESSOR FERNANDO

E.E. Romeu Montoro.

Atividade de Arte:  Professor- fernando.

Ensino Médio = EJA (3º TA e 3º TB).    

Acertando os passos:

   Qual a relação entre a música e dança, qualquer movimento que fazemos é dança, podemos dançar qualquer música.

    Quando você está nervoso, não acaba sentindo uma vontade de se mexer para aliviar a tensão, por que será que algumas vezes sentimos vontade de mexer o corpo quando ouvimos uma música, "O corpo estremece, as pernas desobedecem, inconscientemente a gente dança...", você conhece esse trecho da música do grupo Araketu, a música realmente nos dá vontade de dançar.

     Realmente o ser humano, muitas vezes sente a necessidade de se expressar por meio de dos gestos, movimentos, rítmos e pulsações.

    Dançando podemos descobrir quem somos, o que podemos, onde estamos, com quem estamos... É tembém por meio da dança que podemos aprender a nos relacionar com o mundo, com os outros e com nós mesmos.

      Nesta linguagem da  Dança existem vários elementos, os quais sendo executados acontece toda história da dança.

                                                                 Atividades:

       Como estamos com aulas adistância por causa do Covid 19 : peço-lhes que pesquisem os seguintes elementos da dança.  ( 1º o Movimento corporal), ( 2º O Espaço) e ( 3º Tempo).

Pode pesquisarem em internet ou em livros de arte do Ensino Médio.

Data de entregar =                      Pode enviar por email:

fernando.bs2012@hotmail.com

 

HISTÓRIA – PROFESSOR CARLOS ANDRÉ

                                                 Montoro Escola Estadual Romeu

                                          „‟História‟‟

                         Imperialismo: A Partilha da África

            Problematização da aula: Análise do mapa abaixo!

 Observe a imagem: 

Descrição da imagem: mapa do continente africano com a divisão da África Mediterrânea (também chamada de África Islâmica ou Setentrional) e destacado em amarelo a África Subsaariana.

 

Nós temos os países que estão abaixo do desenho do Saara chamados de África Subsaariana, ou seja, que estão abaixo do deserto do Saara e na parte superior nós temos o que é chamado de África Islâmica exemplo: Egito, Líbia, Argélia, Líbia, Tunísia, Marrocos e Saara Ocidental, também conhecidos como parte Meridional da África devido ao Mar Mediterrâneo. 

Essa análise do mapa pode nos sugerir que existam duas Áfricas, a África branca que é a parte norte no Saara Meridional e a África Subsaariana que seria a África negra.

Não podemos classificar a África como um país, pois isso não é verdade. A África na realidade é um Continente, porque se trata de uma área muito grande em extensão e dentro dela existem vários países.

Nesta divisão verifica-se uma simplificação da imagem geral que as pessoas têm do continente africano.

Mas de onde vem esse censo comum sobre o Continente Africano? 

Observe a imagem:

                                     Johanesburgo capital da África do Sul.

Descrição da Imagem: Metrópole com inúmeros prédios. A cidade é Johanesburgo, um dos centros financeiros e econômicos do mundo e o mais importante da África do Sul.

De acordo com a imagem acima, podemos observar que essa metrópole não é muito diferente de São Paulo, Buenos Aires ou até mesmo New York. Ou seja, nós temos duas visões da África, temos a que é cheia de Savanas com leões, girafas e outros animais selvagens ou aquela onde se mostra fome, miséria, guerras e doentes.

É preciso desconstruir esta visão dualista e perceber as nuances que levam á isto.

Não estamos negando a inexistência das savanas nem tão pouco da miséria existente em muitas regiões deste continente. O que se propõe aqui é verificar o que aconteceu ao longo da História que resultou em todos esses problemas carregados de desigualdades dentro do continente africano.

Texto II – News

´´Segundo o Banco Mundial a taxa de extrema pobreza no mundo é de 10% no entanto, na África esse número chega a 41% (dados de 2015). As explicações do órgão internacional, apesar da heterogeneidade do continente e dos seus países, ainda estão relacionadas á violência, guerras civis e fragilidades institucionais.

Alguns países teriam suas taxas de crescimento econômico menor diante da dependência de outros países´´.

Fonte: Adaptado de Friederike Muller. Banco Mundial: Pobreza extrema ainda preocupa África.    

 

 

Será que este problema da África apontado pelo Banco Mundial não tem relação com permanências associadas à dominação e exploração que se repetem ao longo do tempo, passando por todos esses países do continente africano.

Os problemas apontados nesse fragmento de texto seria a permanência de um processo Histórico que ocorreu no século XX, que é o tema da aula: Imperialismo e Neocolonialismo, e a Dominação que os países Europeus promoveram com ocupação e exploração dos países da Europa em cima daquele continente.

Logo estamos falando de Neo (Novo) Colonialismo pregado pelas grandes potências da Europa, que irão explorar determinadas regiões do mundo, não só a África como também a Ásia, em busca de matériaprima para o desenvolvimento econômico e industrial.

A Europa passava por um processo de Revolução Industrial que se refletiu no Continente Africano.

Texto Introdutório:

“O termo Imperialismo corresponde ao processo Histórico de expansão, conquista e dominação econômica de uma ou mais nações nas quais o capitalismo encontra-se plenamente amadurecido sobre outras nações e outros povos, e a partir daí passaram á condição de dependentes nos planos econômicos e político, em maior ou menor escala. Esse processo atingiu sua maturidade entre 1875 e 1914 e implicou, em sua “época clássica”, a partilha afro-asiática pelas grandes potências europeias, além dos Estados Unidos e Japão. Nessa época, segundo alguns estudiosos do imperialismo, mais do que a exportação de mercadorias produzidas larga escala pelas grandes indústrias, a ação imperialista, teria por objetivo principal a exportação de excedentes de capital que encontrariam maior remuneração uma vez investida nas chamadas periferias do capitalismo mundial”.

Podemos concluir deste texto que o Imperialismo depende em primeiro lugar de uma maturidade de alguns países em relação ao próprio sistema capitalista e ao estágio do capitalismo que os mesmos se encontram.

Ou seja, quanto mais desenvolvido é o capitalismo mais propício é o ambiente para que se realizem essas explorações á outros países menos desenvolvidos.

Quando o capitalismo está muito desenvolvido significa que as indústrias destes mesmos lugares demandem cada vez mais de matérias primas para fabricar os seus produtos e também demandam mercado consumidor, para quem vai vender estes produtos.

O Neocolonialismo tem características diferentes do antigo Colonialismo da época das Grandes Navegações.

O Colonialismo das Grandes Navegações ao qual o Brasil participou como Colônia de exploração, os colonizadores estavam desbravando muitas vezes os territórios, ou seja, não se sabia exatamente o que existia de riqueza a ser explorada. Diferente desse Neocolonialismo, onde os países europeus já sabiam bem qual era o objetivo central, ou seja, procurar matérias-primas baratas e se possível com baixíssimo custo e depois utilizar esta mesma população como mão de obra e mercado consumidor.

Lembrando que não existia apenas o Imperialismo direto, também havia o indireto, no qual o Brasil sofreu ás consequências.

 

Observe a imagem:

Descrição da imagem: Mesa redonda com inúmeros homens sentados; e no centro, Otton Von Bismark oferece uma “fatia” do “bolo” que representa a África.

Apesar da Conferência de Berlin não ter dividido a África entre as potências europeias, ela criou as condições para que isso acontecesse, poucos anos depois. “Todo mundo recebe a sua parte”, charge francesa, L´listration, 1885.

Esta imagem se refere a uma caricatura do chanceler alemão Otto Von Bismark, ele encabeçou o processo de como os países capitalistas e as grandes potências iriam dominar aquelas regiões como África e Ásia.

Em 1870 a Alemanha se unificou, tornando-se um Estado Nacional e por consequência um país. Percebe-se a força deste político em torno dele todos esses personagens que representam as outras grandes potências que irão repartir a África.

Se observarmos o mapa do Continente Africano é possível traça-lo com uma régua.

Essa charge deverá ser sempre associada a Conferência de Berlin, que ocorreu entre 1884 e 1885, onde os países deliberaram como eles mesmos iriam repartir e colonizar essas regiões novamente. Nesta Conferência se tratou da questão da recriação das fronteiras artificiais.

 

Observe a imagem:

                                  1880 um pouco antes da Conferência de Berlin, e 1913 após a Conferência de Berlin.    

A partir do momento que chegam os países europeus e promovem a partilha da África com o resultado pós Conferência de Berlin, percebe-se a gritante diferença nos mapas.

Já no século XX, a África encontra-se toda dividida entre as grandes potências capitalistas da época.

A Primeira Guerra Mundial está intimamente ligada a esta questão do Imperialismo. Ou seja, a corrida imperialista pela partilha da África desaguou na primeira grande guerra do século XX.

Verifica-se que o ano de 1913 corresponde a um ano antes do início da

Primeira Guerra Mundial, e a Conferência de Berlin teve o objetivo de dividir o Continente de forma pacífica e negociável, evitando assim um conflito bélico, ao menos essa foi à intenção. 

Na Conferência discutiu-se até sobre os rios que poderiam ser navegáveis coletivamente por todas as nações.

O objetivo era extrair matéria prima e transferir essa população em mercado consumidor.

Nas Grandes Navegações os colonizadores da África ocuparam apenas nas regiões de litoral, e quando se percebe que podem entrar nos continentes por várias nações o estágio é outro e pertence ao Neocolonialismo.

Os colonizadores irão separar povos criando divisões e juntando tribos rivais sobe um mesmo território e isso gerou muitas mortes e violências.

O rei Leopoldo II é um exemplo desse processo de explorações, torturas e mortes.

Conferência de Berlin

Entre 15 de Novembro de 1884 e 26 de Fevereiro de 1885, representantes de 13 (treze) países europeus além dos Estados Unidos e Japão se reuniram em Berlin para organizar na forma de regras, a ocupação da África e a exploração de seus recursos naturais. A Conferência de Berlin, também chamada de Conferência do Congo, uma vez que a disputa por essa região motivou o encontro e selou o destino do Continente Africano, colocando fim á autonomia e a soberania das regiões africanas.

Ao mesmo tempo a África tornou-se o novo palco do confronto e das velhas rivalidades europeias, o tabuleiro onde se decidiria o frágil equilíbrio das potências europeias.

  Entende-se que esta ocupação e exploração do território africano não ocorreram de maneiro amigável e tão pouco sua divisão fora realizada de forma pacífica e harmônica. Este processo causou muitos conflitos dentro da África e concorrência ainda mais acirrada dentro do Continente Europeu, onde tudo caminhava para uma provável guerra.

 

                                               Atividades 

 

1       – Qual é a relação que podemos estabelecer entre a Conferência de Berlin e as mudanças no mapa do Continente Africano?

R:

 

2       – O que você percebeu observando os mapas correspondentes aos anos de 1880 e 1913?

R:

 

3       – o mapa fixou fronteiras artificiais, o que isso significa?

R:

 

             

 

 

 

                  A justificativa Europeia no processo Neocolonial

                A (missão civilizadora) (O Fardo do Homem Branco)

O discurso da superioridade branca dos europeus de raça branca propiciou a disseminação do Imperialismo justificado pela

responsabilidade em “civilizar‟‟ os povos inferiores, incultos e pautados pela ausência do Estado, de tecnologia, de cultura etc. Os franceses usaram o termo missão civilizadora, já os ingleses, ¨ O fardo do Homem branco¨.

Se pudéssemos voltar no tempo e perguntássemos a qualquer autoridade europeia o porquê da ocupação da África e da Ásia, sua provável resposta seria no sentido de missão civilizadora.

Havia um discurso científico da época baseado na obra de Darwin no século XIX, que deu margem a uma série de teorias racistas. Isso tudo vai justificar a classificação racial entre superiores e inferiores.

Com isso, o europeu teria que ir até essas regiões da África e Ásia civilizar essa população bárbara.

O mais lamentável de tudo isso é que além da questão do preconceito, temos outro fator que é a ciência assinar em baixo todas essas práticas.

Ou seja, a ciência validava a missão civilizadora.

O que seria daquele povo primitivo com tanta riqueza e que não sabia dar o uso devido àqueles recursos todos se não sabiam transformar aquilo em prosperidade e progresso.

 

 

 

            Documento II – O Fardo do Homem branco

                 “Pegai o Fardo do Homem branco

                    Enviai nossos melhores filhos

                    Andai, condenai seus filhos ao exílio.

                    Para servirem aos nossos cativos;

                    Para esperar, com chicotes pesados

                    O povo convulsionado e selvagem

                    Vossos cativos, tristes povos,

                    Metade demônio, metade criança.” 

 

Poema de Rudyard Kipling, publicada na revista inglesa MCCLURE´S em 1989. Tradução: Equipe de História Seduc. 

 

Nós temos um discurso sobre a égide da Ciência que é a justificativa da dominação. Então o Fardo de que eu sou branco europeu, e tenho como missão civilizar aquela sociedade.

Este poema retrata a mentalidade da época que colaborava com toda esta exploração e extermínio de povos, sendo assim a exploração seria aceita do jeito que foi com bastante naturalidade.

Se percebermos mais adiante em 1939, temos o discurso da raça ariana dos nazistas, que na realidade não era algo novo, pois já existia desde o século XIX.

O preconceito racial é parte do discurso de uma determinada época.

 

Observe a imagem:

                                                             Fonte: título: From the cape to Cairo.

 

Descrição da imagem: Cena de conflito entre britânicos e africanos. No centro, mulher “Britânica” com bandeira: “civilização”; do lado direito da imagem, um africano em cima de um cavalo com bandeira: “barbárie”.

 

                                                 Atividade

 

Quais características do Imperialismo e Neocolonialismo Europeu podem ser identificadas nesta imagem?

R:  

Créditos atribuídos ao Centro de Mídias São Paulo, em 05/08/2020 com colaboração da professora Clarissa Bazzanelli Barradas. Material encontra-se disponível no Youtube. 

  SOCIOLOGIA – PROFESSOR EDINALDO

 

Origem das palavras “cidadão” e “cidadania”

            A origem do termo ‘cidadão’ remonta à Antiguidade Clássica e a uma forma de organização social específica, que se difundiu no Mediterrâneo a partir do século IX a.C.: as cidades-Estado. Os ‘cidadãos’ eram os membros da comunidade que detinham o privilégio de participar integralmente de todo o ciclo da vida cotidiana da cidade-Estado, ou seja, das decisões políticas, da elaboração das regras, das festividades, dos rituais religiosos, da vida pública etc. Eram os únicos considerados indivíduos plenos e livres, com direitos e garantias sobre sua pessoa e seus bens.

            É importante ressaltar que existiam variações entre as diversas cidades-Estado (Atenas, Esparta e Tebas, por exemplo), não havendo um princípio universal que definisse a condição de cidadão. Além disso, os critérios para integração ao corpo de cidadãos variaram ao longo do tempo, e as cidades se tornaram mais ou menos abertas ou fechadas dependendo da época. Porém, é possível indicar três grupos, entre o restante da população, que geralmente não integravam o conjunto dos cidadãos:

ü  Os estrangeiros residentes que, embora participassem da vida econômica da cidade, não tinham direito à propriedade privada e não podiam participar das decisões políticas;

ü  Populações submetidas ao controle militar da cidade-Estado após a conquista, como os periecos e hilotas;

ü  Os escravos, que realizavam todo e qualquer tipo de ofício, desde as atividades agrícolas às artesanais, e eram utilizados, sobretudo, nos serviços domésticos. Os escravos não tinham acesso à esfera pública ou a quaisquer direitos.

 

É importante observar que, na Grécia Clássica, as mulheres também não tinham direito à participação política. No tocante às diferenças etárias, prevalecia a autoridade dos mais velhos sobre os mais jovens, uma vez que havia limites etários para os cargos mais importantes e atribuições de poderes diferenciadas aos conselhos de anciãos.

Apalavra cidadania deriva do latim civis(o ser humano livre), que gerou civitas (cidadania).

“Cidadania é uma abstração derivada da junção dos cidadãos e, para os romanos, cidadania, cidade e Estado constituem um único conceito – e só pode haver esse coletivo se houver, antes, cidadãos.”

Isso significa que, para os romanos, a cidadania ainda não constituía o conjunto de idéias e valores a ser defendidos, tal como concebemos hoje, mas o próprio Estado romano. Em Roma, o direito à cidadania era baseado na noção de liberdade, então só podia ser concedido aos indivíduos que não se encontravam em situação de submissão ou sujeição a outra pessoa.

“Uma vez obtida, a cidadania romana trazia consigo privilégios legais e fiscais importantes, pois permitia ao seu portador o direito e a obrigação de seguir as práticas legais do direito romano em contratos, testamentos, casamentos, direitos de propriedade e de guarda de indivíduos sob sua tutela(como as mulheres da família e parentes homes com menos de 25 anos).

Desse modo, não eram considerados cidadãos os escravos e os chamados clientes, que deviam fidelidade ao seu patrono em troca de benefícios. Inicialmente, ser cidadão romano era um privilégio reservado apenas aos grandes proprietários rurais, que detinham o monopólio dos cargos públicos e religiosos e o acesso às posições mais importantes na hierarquia militar.

A história de Roma se caracteriza por uma profunda luta pela ampliação dos direitos ligados à cidadania pelo restante da população livre (a chamada plebe), como a propriedade da terra conquistada, o fim da escravidão por dívidas, a ocupação de cargos públicos e o voto no Senado.

 

 

 

Sociologia_3ºano_prof.Edinaldo

 

 

Nome:______________________________________________ nº_________  série:_______

 

 

1.      Explique porque os estrangeiros, os escravos e as populações submetidas ao controle militar não integravam o conjunto de cidadãos.

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2.      Quem eram os plebeus e quais eram suas reivindicações na Roma Antiga?

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3.      No tocante a idade, como era a relação de poder na Grécia Clássica?

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4.      A quem era reservado o privilegio da cidadania na Roma Antiga?

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5.      Qual o principal requisito para obtenção da cidadania na Roma Antiga? Explique.

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