PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO TELIS
1)
Leia o fragmento abaixo e responda .
Fragmento ( Peça de teatro )
PADRE : ( aparecendo na igreja) Que gritaria é essa ?
CHICÓ : Mandaram
avisar que uma pessoa vai trazer um cachorro para o senhor benzê.
PADRE : Para eu benzer?
CHICO
: Sim.
PADRE :
( com desprezo )
Que maluquice ! Que besteira !
JOÃO
GRILO : Mas padre , no dia
em que chegou o motor novo do Major
Antônio de Morais o senhor não benzeu ?
PADRE : Motor é
diferente, é uma coisa que todo
mundo benze, mas benzer cachorro ?
JOÃO GRILO : É Chicó, o padre tem razão, benzer o cachorro
do Major Antõnio de Morais não pode.
PADRE :
Como ? E o dono do
cachorro é Antônio Morais ?
JOÃO GRILO : É . Eu
não queria vir, com medo de que o senhor
se zangasse.
PADRE : ( sorrindo ) Zangar nada, João Grilo!
JOÃO GRILO :
( CORTANTE ) Quer
dizer que benze , não é?
PADRE : Não vejo mal nenhum em se abençoar as
criaturas de Deus. Diga ao Major que venha. Eu estou esperando . ( entra na
igreja ).
Agora
responda :
A) O texto acima é considerado literário ou
não literário?
B)
Quais características esse texto
possui para ser considerado o que você disse
na questão " a " ?
C) A
qual gênero pertence esse tipo de texto
( Lírico, épico,
ou dramático ?
D ) Quais características esse texto possui
para ser considerado o que você disse na questão " c " ?
E) Por
que o padre resolveu benzer o cachorro
no texto acima?
2 ) Faça um artigo de opinião com o tema :
" A violência contra a mulher "
" OBS" Colocar título
Boa Sorte
INGLÊS – PROFESSORA ROSILENE
ESCOLA ________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________TURMA:___________
NOME:_______________________________________________________________
THE SIMPLE FUTURE TENSE
Há muitas formas de expressar ações no
futuro. Uma forma muito utilizada é:
Will +forma básica do verbo principal:
The future will be wonderful.
O futuro será maravilhoso.
FORMAÇÃO DO FUTURO COM WILL
Usa-se a mesma forma Will( ou a forma
contrata ‘II) para todas as pessoas. Com I e We é possível substituir Will por
shall ( que tem também a forma contrata ‘II), mas esse uso é próprio da
linguagem formal. Observe e faça a comparação:
We will go to the party tomorrow.
(Nós iremos à festa amanhã.)
We’II have a lot of fun, I´m sure. ( estilo
informal)
(Nós nos divertiremos muito, tenho certeza.)
We shall overcome-someday.( estilo formal)
(Venceremos – um dia.)
Para obter a forma negativa é só acrescentar
not depois de will/shall.
I will not (won´t) go to scholl tomorrow.
Para obter a forma interrogativa coloca-se
will/shall no início da pergunta.
Will I see you tomorrow?
USO DO WILL NO FUTURE
Will indica uma ação, acontecimento, ou
previsão quanto ao futuro:
The future will bring wonderful things.
(O future trará coisas maravilhosas.) Who
will win the next World Cup?
(Quem ganhará a próxima Copa do Mundo?)
O shall é usado em perguntas com I ou We,
quando se pede instruções ou então se oferece, sugere ou convida.
It´s a bit cold. Shall I close the window?
(Está um pouco frio.Fecho/Devo fechar a
janela?)
Após ouvir a canção da cantor Anitta,
responda:
1.Observe
“Will I See You”, uma possível tradução para o título da canção seria:
a.Eu irei te ver?
b.Eu vou vê-lo?
c.Você irá me ver?
d.Nos veremos?
2.Transcreva a tradução em inglês para o
trecho: “Agora que meu amor está ligado
Por todo o caminho até você, eu não vou
desligar.”
“Now that my love is on
All the way on you, I won't turn it off”
3.Assinale na alternativa que melhor traduz
os versos a seguir:
“I've been planting seeds in our ground
Watching us grow for a while
Pray the sun stays shinin' down on us
I hope it do…”
a.”Eu venho plantando sementes no nosso solo
Observo nós dois crescendo
Rezo para que o sol continue brilhando sobre
nós
Espero que continue.”
b. “Eu tenho plantado sementes no nosso solo
Observando-nos crescer por um tempo
Reze, o sol continua a cair sobre nós
Espero que faça.”
c.Você vem plantando sementes no nosso solo
Observando nós dois crescendo
Rezamos para que o sol continue a brilhar
Esperamos unidos.
d. Plantamos sementes no nosso solo
Observando nós dois crescendo
Rezamos para que o sol continue a brilhar
Esperamos unidos.
4.Onde o eu lírico conheceu seu amor, de
acordo com o verso “Met you on the block...”
a.em um bloco.
b.em uma quebrada.
c.em um consultório.
d.em um lugar obscuro.
5.Qual questionamento o eu lírico faz nos
versos “When it's all said and done, will I see you?”
Quando tudo acabar, eu irei te ver?
6.O verso: Will I see you?” está na forma
negativa, interrogativa ou afirmativa?
Justifique sua resposta.
Na forma interrogativa, pois a mesma é
obtida colocando will no início da
pergunta.
7.Ordene as frases abaixo:
a.will/explain/you/to/I I will explain to
you.
b.will/give/a party/ My parents My parents
will give a party.
c.will/swim/Jardel Jardel will swim.
d.will/invite/us for lunch/Samuel Samuel will
invite us for lunch!
e.will/always/I/love you I will always love
you.
f.will/I/take/an/orange I will take an
orange.
8.Indique se a frase está na forma negativa,
interrogativa ou afirmativa:
a.I will travel. (afirmativa,negativa,
interrogativa)
b.I won´t travel. (afirmativa,negativa,
interrogativa)
c. Will
you do me a favor? (afirmativa,negativa, interrogativa)
d. Will
he travel tomorrow? (afirmativa,negativa, interrogativa)
e. I
will drop by to see her. (afirmativa,negativa, interrogativa)
f. Will
they move to Ireland next year? (afirmativa,negativa, interrogativa)
g. She
won’t sing at the talent show. (afirmativa,negativa, interrogativa)
h. It
will rain a lot next week.
(afirmativa,negativa, interrogativa)
i. I
will not travel to England next month. (afirmativa,negativa, interrogativa)
GEOGRAFIA
– PROFESSORA IVANETE
https://video.nationalgeographic.com/video/00000144-0a41-d3cb-a96c-7b4d102f0000
https://tvbrasil.ebc.com.br/novaafrica/episodio/o-desafio-da-agricultura-africana
https://tvbrasil.ebc.com.br/novaafrica/episodio/africa-um-continente-repleto-de-sabores
https://razoesparaacreditar.com/africa-imagens-positivas/
https://razoesparaacreditar.com/africa-imagens-positivas/
Copiar o link colar em uma pagina do google e assistir, após assistir
fazer uma resenha de tudo que aprendeu dando sua opinião no final. O mapa e
apenas para pintar.
FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN
O vídeo a ser pensado
(https://www.youtube.com/watch?v=LWvDekp6Kz4) nos apresenta dezenas de homens
pisoteados voluntariamente por vacas e touros, na aldeia de Bhidawad, no estado
de Ujjain, na Índia. 80% da população do país é de religião hindu, crença que
promulga, entre outras bases religiosas, que a vaca teria em seu corpo a
presença de vários deuses, motivo pelo qual a carne bovina enquanto alimento é
passível até de prisão em alguns estados.
Na
crença hinduísta, muitos deuses têm animais como montarias, que acabam ganhando
status de animal sacro. É o caso da vaca de Shiva, conhecida como Nandi, que
estaria representada em cada vaca que habita a Índia. Além de carregar Shiva, o
bovino, conforme o hinduísmo, teria o papel de controlar os impulsos do deus
apontado pela religião como o ente responsável pela renovação. A exemplo da
vaca, outros animais contam com a adoração dos indianos, como o rato, que é o
veículo do deus Ganesh, ou búfalo, que é o meio de transporte do deus Yam,
explica Pinheiro. No caso da vaca, a importância como animal sagrado ganhou fama
pelo mundo pelo fato de Shiva ser um dos poucos entre os cerca de 30 mil deuses
do hinduísmo que é adorado em toda a Índia. A maioria dos deuses é reverenciado
em apenas determinadas regiões. Isso explica a carne de bufalo estar presente,
por exemplo, como um substituto equivalente à carne bovina em mais regiões
indianas.
No
festival filmado pela reportagem, os participantes que vemos acreditam que as
lesões sofridas trarão sorte a eles na medida em que os machucados forem se
cicatrizando. Acredita-se que o ritual resolva todos os seus problemas e os
abençoe com prosperidade. A antiga tradição é celebrada no dia seguinte ao
Diwali, o festival das luzes. Apesar de ser perigoso, centenas de pessoas
viajam para a cidade para deitar no chão e serem atropeladas por animais.
Escreva
um hábito cultural, ou em um fato corriqueiro, que esteja presente na realidade
da sociedade brasileira, e que você ache diferente, peculiar, surpreende (ou
que você ache que poderia ser considerado estranho em outros países).
FÍSICA – PROFESSOR RONALDO
QUIMICA –
PROFESSORA MARIA DO CARMO
E. E. Romeu Montoro | Química 3º ano Ensino Médio | Professora:
Maria do Carmo
Nome: _____________________________________________ nº____
Turma______
Atividade I do 3º Bimestre
COMPOSIÇÃO,
PROCESSAMENTO E USOS DO PETRÓLEO, DO GÁS NATURAL E DO CARVÃO MINERAL
OBS: As atividades deverão ser
realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula.
Faça com muito carinho, capricho e
atenção!
Caso haja possibilidade e queira
imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser
apresentado quando solicitado no retorno presencial.
Vídeo ► Petróleo!
Como é extraído... ► https://youtu.be/TV4svA7lTuU
Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:
1. O que é o petróleo? De onde ele vem?
2. Como o petróleo é extraído?
3. Você conhece algum derivado do petróleo? Qual(is)?
4. Podemos usar petróleo como combustível no carro?
5. Existem outras fontes de combustíveis?
6. Qual o tratamento dado ao petróleo após sua extração?
BIOLOGIA –
PROFESSORA LUCIMARA
A origem da vida
Até ao século XIX
considerava-se que todos os seres vivos existentes se apresentavam como sempre
tinham sido. Toda a Vida era obra de uma entidade toda poderosa, fato que
servia para mascarar a não existência de conhecimentos suficientes para se
criar uma explicação racional.
Esta teoria, o
Criacionismo, no entanto, já no tempo da Grécia antiga não era satisfatória. De
modo a contornar a necessidade de intervenção divina na criação das espécies,
surgem várias teorias alternativas, baseadas na observação de fenômenos
naturais, tanto quanto os conhecimentos da época o permitiam.
Aristóteles
elaborou uma dessas teorias, cuja aceitação se manteve durante séculos, com a
ajuda da Igreja Católica, que a adotou. Esta teoria considerava que a Vida era
o resultado da ação de um princípio ativo sobre a matéria inanimada, a qual se
tornava, então, animada. Deste modo, não haveria intervenção sobrenatural no
surgimento dos organismos vivos, apenas um fenômeno natural, a geração
espontânea.
Estas ideias
perduraram até á era moderna, pois Van Helmont (1577 – 1644) ainda considerava
que os “cheiros dos pântanos geravam rãs e que a roupa suja gerava ratos,
adultos e completamente formados”. Também era considerado correto pelos
naturalistas que os intestinos produzissem espontaneamente vermes e que a carne
putrefata gerasse moscas. Todas estas teorias consideravam possível o
surgimento de Vida a partir de matéria inanimada, fosse qual fosse o agente
catalisador dessa transformação, daí o estarem englobadas na designação geral de
Abiogênese.
No século XVII
Francisco Redi, naturalista e poeta, pôs-se contrário as ideias de Aristóteles,
negando a existência do princípio ativo e defendendo que todos os organismos
vivos surgiam a partir de inseminação por ovos e nunca por geração espontânea.
Para demonstrar a
veracidade de sua teoria, Redi realizou uma experiência que se tornou célebre
pelo fato de ser a primeira, registrada, a utilizar um controle em suas
experiências. Colocou carne em 8 frascos. Selou 4 deles e deixou os restantes 4
abertos, em contato com o ar.
Fonte:
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/origem_da_vida.php
Aula 01
- Ler o
texto com bastante atenção;
- Selecionar
cinco palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e
escrever no caderno.
Aula 02
-Responder às seguintes questões:
a) Explique
o criacionismo.
b) Explique a
geração espontânea.
c) O que é
biogênese?
d) O que é
biogênese?
e) Descreva o
experimento de Francesco Redi.
Aula 03
Produção textual (redação)
Escreva sobre o que você acredita sobre a origem da vida.
Aula 04
Pesquise um texto
sobre a Origem da vida (diferente
do meu) e escreva no seu caderno.
1 – Ler o texto e responder as questões.
HISTÓRIA – PROFESSORA VERA LÚCIA
1 – Ler o texto e responder as questões.
ARTES - PROFESSORA
SIMONE
Nenhum comentário:
Postar um comentário