segunda-feira, 17 de agosto de 2020

3ºC - ATIVIDADES DO 3º BIMESTRE

 

PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO TELIS


1)  Leia o fragmento abaixo e responda .

 

                 Fragmento  ( Peça de teatro )

 

PADRE : ( aparecendo na igreja) Que gritaria é essa ?

CHICÓ : Mandaram  avisar que uma pessoa vai trazer um cachorro para o senhor benzê.

PADRE : Para eu benzer?

CHICO  : Sim.

PADRE :  ( com desprezo ) Que maluquice ! Que besteira !

JOÃO  GRILO : Mas padre , no dia em que chegou o motor novo do Major  Antônio de Morais o senhor não benzeu ?

PADRE : Motor é  diferente, é uma coisa  que todo mundo benze, mas benzer cachorro ?

JOÃO GRILO : É Chicó, o padre tem razão, benzer o cachorro do Major Antõnio de Morais não pode.

PADRE :  Como ? E o dono do cachorro é Antônio  Morais ?

JOÃO GRILO :  É . Eu não queria vir, com medo de que  o senhor se zangasse.

PADRE : ( sorrindo ) Zangar nada, João Grilo!

JOÃO GRILO :  ( CORTANTE ) Quer dizer que benze , não é?

PADRE : Não vejo mal nenhum em se abençoar as criaturas de Deus. Diga ao Major que venha. Eu estou esperando . ( entra na igreja ).

 Agora responda :

 

A) O texto acima é considerado literário ou não literário?

B)  Quais características  esse texto possui para ser considerado o que você disse  na questão  " a " ?

C)  A qual gênero  pertence esse tipo de texto (  Lírico,  épico,  ou  dramático ?

D ) Quais características esse texto possui para  ser considerado  o que você disse na questão " c " ?

E)  Por que o  padre resolveu benzer o cachorro no texto acima?

2 ) Faça um artigo de opinião  com o tema :

" A violência contra  a mulher "

" OBS"   Colocar título

Boa Sorte       

 

INGLÊS – PROFESSORA ROSILENE

ESCOLA ________________________________________DATA:_____/_____/_____ PROF:______________________________________________TURMA:___________

NOME:_______________________________________________________________

 

    THE  SIMPLE FUTURE TENSE

 

Há muitas formas de expressar ações no futuro. Uma forma muito utilizada é:

Will +forma básica do verbo principal:

The future will be wonderful. 

O futuro será maravilhoso.

 

FORMAÇÃO DO FUTURO COM WILL

Usa-se a mesma forma Will( ou a forma contrata ‘II) para todas as pessoas. Com I e We é possível substituir Will por shall ( que tem também a forma contrata ‘II), mas esse uso é próprio da linguagem formal. Observe e faça a comparação:

 

We will go to the party tomorrow.

(Nós iremos à festa amanhã.)

 

We’II have a lot of fun, I´m sure. ( estilo informal)

(Nós nos divertiremos muito, tenho certeza.)

 

We shall overcome-someday.( estilo formal)

(Venceremos – um dia.)

 

Para obter a forma negativa é só acrescentar not depois de will/shall.

I will not (won´t) go to scholl tomorrow.

 

Para obter a forma interrogativa coloca-se will/shall no início da pergunta.

Will I see you tomorrow?

 

USO DO WILL NO FUTURE

 

Will indica uma ação, acontecimento, ou previsão quanto ao futuro:

The future will bring wonderful things.

(O future trará coisas maravilhosas.) Who will win the next World Cup?

(Quem ganhará a próxima Copa do Mundo?)

 

O shall é usado em perguntas com I ou We, quando se pede instruções ou então se oferece, sugere ou convida.

It´s a bit cold. Shall I close the window?

(Está um pouco frio.Fecho/Devo fechar a janela?)

 

Após ouvir a canção da cantor Anitta, responda:

1.Observe  “Will I See You”, uma possível tradução para o título da canção seria: a.Eu irei te ver?

b.Eu vou vê-lo?

c.Você irá me ver?

d.Nos veremos?

 

2.Transcreva a tradução em inglês para o trecho: “Agora que meu amor está ligado

Por todo o caminho até você, eu não vou desligar.”

“Now that my love is on

All the way on you, I won't turn it off”

 

3.Assinale na alternativa que melhor traduz os versos a seguir:

“I've been planting seeds in our ground

Watching us grow for a while

Pray the sun stays shinin' down on us

I hope it do…”

a.”Eu venho plantando sementes no nosso solo

Observo nós dois crescendo

Rezo para que o sol continue brilhando sobre nós

Espero que continue.”

 

b. “Eu tenho plantado sementes no nosso solo

Observando-nos crescer por um tempo

Reze, o sol continua a cair sobre nós

Espero que faça.”

 

c.Você vem plantando sementes no nosso solo Observando nós dois crescendo

Rezamos para que o sol continue a brilhar Esperamos unidos.

 

d. Plantamos sementes no nosso solo

Observando nós dois crescendo

Rezamos para que o sol continue a brilhar Esperamos unidos.

 

4.Onde o eu lírico conheceu seu amor, de acordo com o verso “Met you on the block...”

a.em um bloco.

b.em uma quebrada.

c.em um consultório.

d.em um lugar obscuro.

 

5.Qual questionamento o eu lírico faz nos versos “When it's all said and done, will I see you?”

Quando tudo acabar, eu irei te ver?

 

6.O verso: Will I see you?” está na forma negativa, interrogativa ou afirmativa?

Justifique sua resposta.

Na forma interrogativa, pois a mesma é obtida  colocando will no início da pergunta.

 

7.Ordene as frases abaixo:

a.will/explain/you/to/I I will explain to you.

 

b.will/give/a party/ My parents My parents will give a party.

 

c.will/swim/Jardel Jardel will swim.

 

d.will/invite/us for lunch/Samuel Samuel will invite us for lunch!

 

e.will/always/I/love you I will always love you.

 

f.will/I/take/an/orange I will take an orange.

 

8.Indique se a frase está na forma negativa, interrogativa ou afirmativa:

a.I will travel. (afirmativa,negativa, interrogativa)

b.I won´t travel. (afirmativa,negativa, interrogativa)

c.         Will you do me a favor? (afirmativa,negativa, interrogativa)

d.         Will he travel tomorrow? (afirmativa,negativa, interrogativa)        

 

e.         I will drop by to see her. (afirmativa,negativa, interrogativa)

 

f.          Will they move to Ireland next year? (afirmativa,negativa, interrogativa)

 

g.         She won’t sing at the talent show. (afirmativa,negativa, interrogativa)

 

h.         It will rain a lot next week.  (afirmativa,negativa, interrogativa)

 

i.          I will not travel to England next month. (afirmativa,negativa, interrogativa)

 

 GEOGRAFIA – PROFESSORA IVANETE

https://video.nationalgeographic.com/video/00000144-0a41-d3cb-a96c-7b4d102f0000

https://tvbrasil.ebc.com.br/novaafrica/episodio/o-desafio-da-agricultura-africana

https://tvbrasil.ebc.com.br/novaafrica/episodio/africa-um-continente-repleto-de-sabores

https://razoesparaacreditar.com/africa-imagens-positivas/

https://razoesparaacreditar.com/africa-imagens-positivas/

  Copiar o link colar em uma pagina do google e assistir, após assistir fazer uma resenha de tudo que aprendeu dando sua opinião no final. O mapa e apenas para pintar.

FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN

O vídeo a ser pensado (https://www.youtube.com/watch?v=LWvDekp6Kz4) nos apresenta dezenas de homens pisoteados voluntariamente por vacas e touros, na aldeia de Bhidawad, no estado de Ujjain, na Índia. 80% da população do país é de religião hindu, crença que promulga, entre outras bases religiosas, que a vaca teria em seu corpo a presença de vários deuses, motivo pelo qual a carne bovina enquanto alimento é passível até de prisão em alguns estados.

 

            Na crença hinduísta, muitos deuses têm animais como montarias, que acabam ganhando status de animal sacro. É o caso da vaca de Shiva, conhecida como Nandi, que estaria representada em cada vaca que habita a Índia. Além de carregar Shiva, o bovino, conforme o hinduísmo, teria o papel de controlar os impulsos do deus apontado pela religião como o ente responsável pela renovação. A exemplo da vaca, outros animais contam com a adoração dos indianos, como o rato, que é o veículo do deus Ganesh, ou búfalo, que é o meio de transporte do deus Yam, explica Pinheiro. No caso da vaca, a importância como animal sagrado ganhou fama pelo mundo pelo fato de Shiva ser um dos poucos entre os cerca de 30 mil deuses do hinduísmo que é adorado em toda a Índia. A maioria dos deuses é reverenciado em apenas determinadas regiões. Isso explica a carne de bufalo estar presente, por exemplo, como um substituto equivalente à carne bovina em mais regiões indianas.

            No festival filmado pela reportagem, os participantes que vemos acreditam que as lesões sofridas trarão sorte a eles na medida em que os machucados forem se cicatrizando. Acredita-se que o ritual resolva todos os seus problemas e os abençoe com prosperidade. A antiga tradição é celebrada no dia seguinte ao Diwali, o festival das luzes. Apesar de ser perigoso, centenas de pessoas viajam para a cidade para deitar no chão e serem atropeladas por animais.

 

            Escreva um hábito cultural, ou em um fato corriqueiro, que esteja presente na realidade da sociedade brasileira, e que você ache diferente, peculiar, surpreende (ou que você ache que poderia ser considerado estranho em outros países).

 

 MATEMÁTICA -  PROFESSOR LOURIVAL

 

 


FÍSICA – PROFESSOR RONALDO

QUIMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro | Química 3º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo

 

Nome: _____________________________________________ nº____ Turma______

 

Atividade I do 3º Bimestre

COMPOSIÇÃO, PROCESSAMENTO E USOS DO PETRÓLEO, DO GÁS NATURAL E DO CARVÃO MINERAL

 

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula.

Faça com muito carinho, capricho e atenção!

 

Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.

 

Vídeo Petróleo! Como é extraído...  https://youtu.be/TV4svA7lTuU

 

Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:

1. O que é o petróleo? De onde ele vem?

2. Como o petróleo é extraído?

3. Você conhece algum derivado do petróleo? Qual(is)?

4. Podemos usar petróleo como combustível no carro?

5. Existem outras fontes de combustíveis?

6. Qual o tratamento dado ao petróleo após sua extração?

 

BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA

A origem da vida

Até ao século XIX considerava-se que todos os seres vivos existentes se apresentavam como sempre tinham sido. Toda a Vida era obra de uma entidade toda poderosa, fato que servia para mascarar a não existência de conhecimentos suficientes para se criar uma explicação racional.

Esta teoria, o Criacionismo, no entanto, já no tempo da Grécia antiga não era satisfatória. De modo a contornar a necessidade de intervenção divina na criação das espécies, surgem várias teorias alternativas, baseadas na observação de fenômenos naturais, tanto quanto os conhecimentos da época o permitiam.

Aristóteles elaborou uma dessas teorias, cuja aceitação se manteve durante séculos, com a ajuda da Igreja Católica, que a adotou. Esta teoria considerava que a Vida era o resultado da ação de um princípio ativo sobre a matéria inanimada, a qual se tornava, então, animada. Deste modo, não haveria intervenção sobrenatural no surgimento dos organismos vivos, apenas um fenômeno natural, a geração espontânea.

Estas ideias perduraram até á era moderna, pois Van Helmont (1577 – 1644) ainda considerava que os “cheiros dos pântanos geravam rãs e que a roupa suja gerava ratos, adultos e completamente formados”. Também era considerado correto pelos naturalistas que os intestinos produzissem espontaneamente vermes e que a carne putrefata gerasse moscas. Todas estas teorias consideravam possível o surgimento de Vida a partir de matéria inanimada, fosse qual fosse o agente catalisador dessa transformação, daí o estarem englobadas na designação geral de Abiogênese.

No século XVII Francisco Redi, naturalista e poeta, pôs-se contrário as ideias de Aristóteles, negando a existência do princípio ativo e defendendo que todos os organismos vivos surgiam a partir de inseminação por ovos e nunca por geração espontânea.

Para demonstrar a veracidade de sua teoria, Redi realizou uma experiência que se tornou célebre pelo fato de ser a primeira, registrada, a utilizar um controle em suas experiências. Colocou carne em 8 frascos. Selou 4 deles e deixou os restantes 4 abertos, em contato com o ar. 


Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/origem_da_vida.php

 

 

Aula 01

 

-              Ler o texto com bastante atenção;

-              Selecionar cinco palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.

 

Aula 02

-Responder às seguintes questões:

 

a)            Explique o criacionismo.

b)           Explique a geração espontânea.

c)            O que é biogênese?

d)           O que é biogênese?

e)           Descreva o experimento de Francesco Redi.

Aula 03

Produção textual (redação)

Escreva sobre o que você acredita sobre a origem da vida.

Aula 04

Pesquise um texto  sobre a Origem da vida  (diferente do meu) e escreva no seu caderno.


 HISTÓRIA – PROFESSORA VERA LÚCIA

1 – Ler o texto e responder as questões.


HISTÓRIA – PROFESSORA VERA LÚCIA

1 – Ler o texto e responder as questões.


ARTES -  PROFESSORA SIMONE



Nenhum comentário:

Postar um comentário