MATEMATICA – PROFESSOR LOURIVAL
GEOGRAFIA -
PROFRESSORA IVANETE
BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA
Professora Lucimara/ Biologia
O DNA
Compreender o que é DNA, bem
como sua estrutura, nos permite entender os processos que garantem a
transferência de informação genética entre os indivíduos.
Descoberta em 1869 a molécula
de DNA está relacionada diretamente com as características físicas e
fisiológicas do nosso corpo e de outros seres vivos. Em organismos eucariontes,
a molécula de DNA é encontrada no núcleo celular e nas organelas chamadas de
mitocôndrias. Já nos organismos procariontes, esse material está presente de
maneira dispersa no citoplasma da célula.
Principais características do
DNA
O
DNA, assim como o RNA, é um ácido nucleico, uma estrutura
formada basicamente pelo nucleotídeo. Os nucleotídeos apresentam três
componentes:
● Uma base
nitrogenada;
● Um açúcar;
● Um fosfato.
No
DNA o açúcar encontrado é uma desoxirribose, enquanto as bases nitrogenadas
podem ser de quatro tipos: adenina, guanina, citosina e timina. Essas
características permitem diferenciar o DNA do RNA, uma vez que o açúcar
presente no RNA é a ribose e nessa molécula é encontrada
a uracila no local da timina.
A estrutura do DNA
Apesar de ser descoberto em 1869, a estrutura do DNA atualmente aceita só foi proposta em 1953 em um trabalho feito por Watson e Crick e publicado na revista Nature. Esse modelo ficou conhecido como modelo de dupla hélice e explica que o DNA é formado por dois filamentos longos que estão unidos e enrolados formando uma espiral. Cada filamento é formado por nucleotídeos que estão ligados entre si através de ligações fosfodiéster.
Replicação e transcrição
O
DNA é capaz de se duplicar em um processo chamado de replicação. Durante esse processo a molécula de DNA
se abre e em cada fita vai sendo sintetizada uma fita nova. No final do
processo duas moléculas novas de DNA são formadas cada uma com uma fita nova e
um fita velha. Devido essa característica se diz que a replicação é
semiconservativa.
O
DNA também é capaz de realizar a transcrição. Nesse processo o DNA dará origem ao RNA
e para isso uma de suas fitas será utilizada como molde. Esse processo é
essencial para os organismos, uma vez que é a molécula de RNA a responsável por garantir que as
informações do DNA seja traduzido em proteínas.
Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-dna.htm
Atividades
Aula 01
-
Ler o texto com bastante atenção;
-
Selecionar cinco palavras que você não
conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.
Aula 02
-Responder às seguintes questões:
a)
Qual é a importância do DNA?
b)
O que é DNA?
c)
Quais são os três componentes dos
nucleotídeos?
d)
Qual é a função do RNA?
e)
Explique a replicação do DNA.
Aula 03
Produção textual (redação)
Escreva sobre a importância dos exames de DNA
Aula 04
Pesquise um texto sobre o
DNA (diferente do meu) e escreva no seu
caderno.
QUÍMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO
E. E. Romeu Montoro | Química 2º ano Ensino Médio | Professora:
Maria do Carmo
Nome: _____________________________________________ nº____
Turma______
Atividade I do 3º Bimestre | INTERAÇÕES
ENTRE MOLÉCULAS –
OBS: As atividades deverão ser
realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula.
Faça com muito carinho, capricho e
atenção!
Caso haja possibilidade e queira
imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado
quando solicitado no retorno presencial.
Vídeo ►Forças Intermoleculares ► https://youtu.be/slOB-aacGTY
Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:
1. Por que as lagartixas conseguem andar no teto e nas
paredes?
2. Se o sabão é feito de óleos e gorduras, como é capaz de
limpar superfícies engorduradas?
3. Por que os insetos conseguem andar sobre a água?
4. Qual substância tem maior ponto de ebulição: álcool ou
água? Por quê?
5. Por que as pedras de gelo se grudam?
6. Por que são formadas as bolhas de sabão?
7. Por que água e óleo não se misturam?
PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO
ATIVIDADES DE PORTUGUÊS DO 3º BIMESTRE/2020.
Prof.
Maurício Telis
1)
Leia o fragmento abaixo e responda .
Fragmento ( Peça de teatro )
PADRE : ( aparecendo na igreja) Que gritaria é essa ?
CHICÓ : Mandaram
avisar que uma pessoa vai trazer um cachorro para o senhor benzê.
PADRE : Para eu benzer?
CHICO
: Sim.
PADRE :
( com desprezo )
Que maluquice ! Que besteira !
JOÃO
GRILO : Mas padre , no dia
em que chegou o motor novo do Major
Antônio de Morais o senhor não benzeu ?
PADRE : Motor é
diferente, é uma coisa que todo
mundo benze, mas benzer cachorro ?
JOÃO GRILO : É Chicó, o padre tem razão, benzer o cachorro
do Major Antõnio de Morais não pode.
PADRE :
Como ? E o dono do
cachorro é Antônio Morais ?
JOÃO GRILO : É . Eu
não queria vir, com medo de que o senhor
se zangasse.
PADRE : ( sorrindo ) Zangar nada, João Grilo!
JOÃO GRILO :
( CORTANTE ) Quer
dizer que benze , não é?
PADRE : Não vejo mal nenhum em se abençoar as
criaturas de Deus. Diga ao Major que venha. Eu estou esperando . ( entra na
igreja ).
Agora
responda :
A) O texto acima é considerado literário ou
não literário?
B)
Quais características esse texto
possui para ser considerado o que você disse
na questão " a " ?
C) A
qual gênero pertence esse tipo de texto
( Lírico, épico,
ou dramático ?
D ) Quais características esse texto possui
para ser considerado o que você disse na questão " c " ?
E) Por
que o padre resolveu benzer o cachorro
no texto acima?
2 ) Faça um artigo de opinião com o tema :
" A violência contra a mulher "
" OBS" Colocar título
Boa Sorte
INGLÊS – PROFRSSORA ROSILENE
ESCOLA ________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________TURMA:___________
NOME:_______________________________________________________________
THE SIMPLE FUTURE
TENSE
Há muitas formas de expressar ações no
futuro. Uma forma muito utilizada é:
Will +forma básica do verbo principal:
The future will be wonderful.
O futuro será maravilhoso.
FORMAÇÃO DO FUTURO COM WILL
Usa-se a mesma forma Will( ou a forma
contrata ‘II) para todas as pessoas. Com I e We é possível substituir Will por
shall ( que tem também a forma contrata ‘II), mas esse uso é próprio da
linguagem formal. Observe e faça a comparação:
We will go to the party tomorrow.
(Nós iremos à festa amanhã.)
We’II have a lot of fun, I´m sure. ( estilo
informal)
(Nós nos divertiremos muito, tenho certeza.)
We shall overcome-someday.( estilo formal)
(Venceremos – um dia.)
Para obter a forma negativa é só acrescentar
not depois de will/shall.
I will not (won´t) go to scholl tomorrow.
Para obter a forma interrogativa coloca-se
will/shall no início da pergunta.
Will I see you tomorrow?
USO DO WILL NO FUTURE
Will indica uma ação, acontecimento, ou
previsão quanto ao futuro:
The future will bring wonderful things.
(O future trará coisas maravilhosas.) Who
will win the next World Cup?
(Quem ganhará a próxima Copa do Mundo?)
O shall é usado em perguntas com I ou We,
quando se pede instruções ou então se oferece, sugere ou convida.
It´s a bit cold. Shall I close the window?
(Está um pouco frio.Fecho/Devo fechar a
janela?)
Após ouvir a canção da cantor Anitta,
responda:
1.Observe
“Will I See You”, uma possível tradução para o título da canção seria:
a.Eu irei te ver?
b.Eu vou vê-lo?
c.Você irá me ver?
d.Nos veremos?
2.Transcreva a tradução em inglês para o
trecho: “Agora que meu amor está ligado
Por todo o caminho até você, eu não vou
desligar.”
“Now that my love is on
All the way on you, I won't turn it off”
3.Assinale na alternativa que melhor traduz
os versos a seguir:
“I've been planting seeds in our ground
Watching us grow for a while
Pray the sun stays shinin' down on us
I hope it do…”
a.”Eu venho plantando sementes no nosso solo
Observo nós dois crescendo
Rezo para que o sol continue brilhando sobre
nós
Espero que continue.”
b. “Eu tenho plantado sementes no nosso solo
Observando-nos crescer por um tempo
Reze, o sol continua a cair sobre nós
Espero que faça.”
c.Você vem plantando sementes no nosso solo
Observando nós dois crescendo
Rezamos para que o sol continue a brilhar
Esperamos unidos.
d. Plantamos sementes no nosso solo
Observando nós dois crescendo
Rezamos para que o sol continue a brilhar
Esperamos unidos.
4.Onde o eu lírico conheceu seu amor, de
acordo com o verso “Met you on the block...”
a.em um bloco.
b.em uma quebrada.
c.em um consultório.
d.em um lugar obscuro.
5.Qual questionamento o eu lírico faz nos
versos “When it's all said and done, will I see you?”
Quando tudo acabar, eu irei te ver?
6.O verso: Will I see you?” está na forma
negativa, interrogativa ou afirmativa?
Justifique sua resposta.
Na forma interrogativa, pois a mesma é
obtida colocando will no início da
pergunta.
7.Ordene as frases abaixo:
a.will/explain/you/to/I I will explain to
you.
b.will/give/a party/ My parents My parents
will give a party.
c.will/swim/Jardel Jardel will swim.
d.will/invite/us for lunch/Samuel Samuel will
invite us for lunch!
e.will/always/I/love you I will always love
you.
f.will/I/take/an/orange I will take an
orange.
8.Indique se a frase está na forma negativa,
interrogativa ou afirmativa:
a.
I will travel. (afirmativa,negativa, interrogativa)
b.
I won´t travel. (afirmativa,negativa, interrogativa)
c. Will
you do me a favor? (afirmativa,negativa, interrogativa)
d. Will
he travel tomorrow? (afirmativa,negativa, interrogativa)
e. I
will drop by to see her. (afirmativa,negativa, interrogativa)
f. Will
they move to Ireland next year? (afirmativa,negativa, interrogativa)
g. She
won’t sing at the talent show. (afirmativa,negativa, interrogativa)
h. It
will rain a lot next week.
(afirmativa,negativa, interrogativa)
i. I
will not travel to England next month. (afirmativa,negativa, interrogativa)
FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN
Atividade 2° ano
Filosofia
O vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=Ishdplr107s
) nos mostra diferentes pontos de vista sobre hábitos alimentares do
sul-coreanos, mais especificamente a controvérsia se dá sobre a carne de
cachorro como alimento. O prato já foi muito popular no país, mas ultimamente
encontra resistência entre a população, principalmente junto aos mais jovens,
dada a ocidentalização (mudança nos padrões culturais que vem do ocidente,
principalmente da Europa e dos Estados Unidos) vivida no século passado. O
título do vídeo tenta nos aproximar do problema quando individualiza o tema e o
coloca em nossa realidade.
Pergunta:
O título da reportagem da BBC Brasil é a mesma pergunta que
origina a redação a ser desenvolvida:
“Você namoraria alguém que gosta de comer carne de cachorro” Ou
hábitos alimentares não interferem no amor?
Redação para ser
feita em 10 linhas.
ARTES - PROFESSORA SIMONE
HISTÓRIA – PROFESORA VERA
1 – Ler o texto e responder a questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário