segunda-feira, 17 de agosto de 2020

2ºD - ATIVIDADES DO 3º BIMESTRE

 

MATEMATICA – PROFESSOR LOURIVAL

GEOGRAFIA -  PROFRESSORA IVANETE


BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA

Professora Lucimara/ Biologia

 

O DNA

 

Compreender o que é DNA, bem como sua estrutura, nos permite entender os processos que garantem a transferência de informação genética entre os indivíduos.

Descoberta em 1869 a molécula de DNA está relacionada diretamente com as características físicas e fisiológicas do nosso corpo e de outros seres vivos. Em organismos eucariontes, a molécula de DNA é encontrada no núcleo celular e nas organelas chamadas de mitocôndrias. Já nos organismos procariontes, esse material está presente de maneira dispersa no citoplasma da célula.

 

Principais características do DNA

 

O DNA, assim como o RNA, é um ácido nucleico, uma estrutura formada basicamente pelo nucleotídeo. Os nucleotídeos apresentam três componentes:

      Uma base nitrogenada;

      Um açúcar;

      Um fosfato.

No DNA o açúcar encontrado é uma desoxirribose, enquanto as bases nitrogenadas podem ser de quatro tipos: adenina, guanina, citosina e timina. Essas características permitem diferenciar o DNA do RNA, uma vez que o açúcar presente no RNA é a ribose e nessa molécula é encontrada a uracila no local da timina.

A estrutura do DNA

Apesar de ser descoberto em 1869, a estrutura do DNA atualmente aceita só foi proposta em 1953 em um trabalho feito por Watson e Crick e publicado na revista Nature. Esse modelo ficou conhecido como modelo de dupla hélice e explica que o DNA é formado por dois filamentos longos que estão unidos e enrolados formando uma espiral. Cada filamento é formado por nucleotídeos que estão ligados entre si através de ligações fosfodiéster.

Replicação e transcrição

O DNA é capaz de se duplicar em um processo chamado de replicação. Durante esse processo a molécula de DNA se abre e em cada fita vai sendo sintetizada uma fita nova. No final do processo duas moléculas novas de DNA são formadas cada uma com uma fita nova e um fita velha. Devido essa característica se diz que a replicação é semiconservativa.

O DNA também é capaz de realizar a transcrição. Nesse processo o DNA dará origem ao RNA e para isso uma de suas fitas será utilizada como molde. Esse processo é essencial para os organismos, uma vez que é a molécula de RNA a responsável por garantir que as informações do DNA seja traduzido em proteínas.

    Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-dna.htm

 

Atividades

Aula 01

 

-          Ler o texto com bastante atenção;

-          Selecionar cinco palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.

 

Aula 02

-Responder às seguintes questões:

 

a)       Qual é a importância do DNA?

b)      O que é DNA?

c)       Quais são os três componentes dos nucleotídeos?

d)      Qual é a função do RNA?

e)      Explique a replicação do DNA.

 

Aula 03

Produção textual (redação)

Escreva sobre a importância dos exames de DNA

Aula 04

Pesquise um texto  sobre o DNA  (diferente do meu) e escreva no seu caderno.

QUÍMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro | Química 2º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo

 

Nome: _____________________________________________ nº____ Turma______

 

Atividade I do 3º Bimestre | INTERAÇÕES ENTRE MOLÉCULAS –

 

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula.

Faça com muito carinho, capricho e atenção!

 

Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.

 

Vídeo Forças Intermoleculares https://youtu.be/slOB-aacGTY

Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:

1. Por que as lagartixas conseguem andar no teto e nas paredes?

2. Se o sabão é feito de óleos e gorduras, como é capaz de limpar superfícies engorduradas?

3. Por que os insetos conseguem andar sobre a água?

4. Qual substância tem maior ponto de ebulição: álcool ou água? Por quê?

5. Por que as pedras de gelo se grudam?

6. Por que são formadas as bolhas de sabão?

7. Por que água e óleo não se misturam?

 

PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO

 


 

ATIVIDADES DE PORTUGUÊS DO 3º BIMESTRE/2020.

 

Prof.  Maurício Telis

1)  Leia o fragmento abaixo e responda .

 

                 Fragmento  ( Peça de teatro )

 

PADRE : ( aparecendo na igreja) Que gritaria é essa ?

CHICÓ : Mandaram  avisar que uma pessoa vai trazer um cachorro para o senhor benzê.

PADRE : Para eu benzer?

CHICO  : Sim.

PADRE :  ( com desprezo ) Que maluquice ! Que besteira !

JOÃO  GRILO : Mas padre , no dia em que chegou o motor novo do Major  Antônio de Morais o senhor não benzeu ?

PADRE : Motor é  diferente, é uma coisa  que todo mundo benze, mas benzer cachorro ?

JOÃO GRILO : É Chicó, o padre tem razão, benzer o cachorro do Major Antõnio de Morais não pode.

PADRE :  Como ? E o dono do cachorro é Antônio  Morais ?

JOÃO GRILO :  É . Eu não queria vir, com medo de que  o senhor se zangasse.

PADRE : ( sorrindo ) Zangar nada, João Grilo!

JOÃO GRILO :  ( CORTANTE ) Quer dizer que benze , não é?

PADRE : Não vejo mal nenhum em se abençoar as criaturas de Deus. Diga ao Major que venha. Eu estou esperando . ( entra na igreja ).

 

  Agora responda :

 

A) O texto acima é considerado literário ou não literário?

B)  Quais características  esse texto possui para ser considerado o que você disse  na questão  " a " ?

C)  A qual gênero  pertence esse tipo de texto (  Lírico,  épico,  ou  dramático ?

D ) Quais características esse texto possui para  ser considerado  o que você disse na questão " c " ?

E)  Por que o  padre resolveu benzer o cachorro no texto acima?

2 ) Faça um artigo de opinião  com o tema :

" A violência contra  a mulher "

" OBS"   Colocar título

 

Boa Sorte       

 

INGLÊS – PROFRSSORA ROSILENE

ESCOLA ________________________________________DATA:_____/_____/_____ PROF:______________________________________________TURMA:___________

NOME:_______________________________________________________________

    THE  SIMPLE FUTURE TENSE

Há muitas formas de expressar ações no futuro. Uma forma muito utilizada é:

Will +forma básica do verbo principal:

The future will be wonderful. 

O futuro será maravilhoso.

FORMAÇÃO DO FUTURO COM WILL

Usa-se a mesma forma Will( ou a forma contrata ‘II) para todas as pessoas. Com I e We é possível substituir Will por shall ( que tem também a forma contrata ‘II), mas esse uso é próprio da linguagem formal. Observe e faça a comparação:

 

We will go to the party tomorrow.

(Nós iremos à festa amanhã.)

 

We’II have a lot of fun, I´m sure. ( estilo informal)

(Nós nos divertiremos muito, tenho certeza.)

 

We shall overcome-someday.( estilo formal)

(Venceremos – um dia.)

 

Para obter a forma negativa é só acrescentar not depois de will/shall.

I will not (won´t) go to scholl tomorrow.

 

Para obter a forma interrogativa coloca-se will/shall no início da pergunta.

Will I see you tomorrow?

 

 

USO DO WILL NO FUTURE

 

Will indica uma ação, acontecimento, ou previsão quanto ao futuro:

The future will bring wonderful things.

(O future trará coisas maravilhosas.) Who will win the next World Cup?

(Quem ganhará a próxima Copa do Mundo?)

 

O shall é usado em perguntas com I ou We, quando se pede instruções ou então se oferece, sugere ou convida.

It´s a bit cold. Shall I close the window?

(Está um pouco frio.Fecho/Devo fechar a janela?)

Após ouvir a canção da cantor Anitta, responda:

1.Observe  “Will I See You”, uma possível tradução para o título da canção seria: a.Eu irei te ver?

b.Eu vou vê-lo?

c.Você irá me ver?

d.Nos veremos?

 

2.Transcreva a tradução em inglês para o trecho: “Agora que meu amor está ligado

Por todo o caminho até você, eu não vou desligar.”

“Now that my love is on

All the way on you, I won't turn it off”

 

3.Assinale na alternativa que melhor traduz os versos a seguir:

“I've been planting seeds in our ground

Watching us grow for a while

Pray the sun stays shinin' down on us

I hope it do…”

a.”Eu venho plantando sementes no nosso solo

Observo nós dois crescendo

Rezo para que o sol continue brilhando sobre nós

Espero que continue.”

b. “Eu tenho plantado sementes no nosso solo

Observando-nos crescer por um tempo

Reze, o sol continua a cair sobre nós

Espero que faça.”

c.Você vem plantando sementes no nosso solo Observando nós dois crescendo

Rezamos para que o sol continue a brilhar Esperamos unidos.

d. Plantamos sementes no nosso solo

Observando nós dois crescendo

Rezamos para que o sol continue a brilhar Esperamos unidos.

 

4.Onde o eu lírico conheceu seu amor, de acordo com o verso “Met you on the block...”

a.em um bloco.

b.em uma quebrada.

c.em um consultório.

d.em um lugar obscuro.

 

5.Qual questionamento o eu lírico faz nos versos “When it's all said and done, will I see you?”

Quando tudo acabar, eu irei te ver?

6.O verso: Will I see you?” está na forma negativa, interrogativa ou afirmativa?

Justifique sua resposta.

Na forma interrogativa, pois a mesma é obtida  colocando will no início da pergunta.

7.Ordene as frases abaixo:

a.will/explain/you/to/I I will explain to you.

 

b.will/give/a party/ My parents My parents will give a party.

 

c.will/swim/Jardel Jardel will swim.

 

d.will/invite/us for lunch/Samuel Samuel will invite us for lunch!

 

e.will/always/I/love you I will always love you.

 

f.will/I/take/an/orange I will take an orange.

 

8.Indique se a frase está na forma negativa, interrogativa ou afirmativa:

a.          I will travel. (afirmativa,negativa, interrogativa)

b.         I won´t travel. (afirmativa,negativa, interrogativa)

c.         Will you do me a favor? (afirmativa,negativa, interrogativa)

d.         Will he travel tomorrow? (afirmativa,negativa, interrogativa)        

e.         I will drop by to see her. (afirmativa,negativa, interrogativa)

f.          Will they move to Ireland next year? (afirmativa,negativa, interrogativa)

g.         She won’t sing at the talent show. (afirmativa,negativa, interrogativa)

h.         It will rain a lot next week.  (afirmativa,negativa, interrogativa)

i.          I will not travel to England next month. (afirmativa,negativa, interrogativa)

 

FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN

Atividade 2° ano

Filosofia

 

O vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=Ishdplr107s ) nos mostra diferentes pontos de vista sobre hábitos alimentares do sul-coreanos, mais especificamente a controvérsia se dá sobre a carne de cachorro como alimento. O prato já foi muito popular no país, mas ultimamente encontra resistência entre a população, principalmente junto aos mais jovens, dada a ocidentalização (mudança nos padrões culturais que vem do ocidente, principalmente da Europa e dos Estados Unidos) vivida no século passado. O título do vídeo tenta nos aproximar do problema quando individualiza o tema e o coloca em nossa realidade.

Pergunta:

O título da reportagem da BBC Brasil é a mesma pergunta que origina a redação a ser desenvolvida:

Você namoraria alguém que gosta de comer carne de cachorro” Ou hábitos alimentares não interferem no amor?

 

Redação para ser feita em 10 linhas.

 

 FÍSICA – PROFESOR RONALDO

 


ARTES -  PROFESSORA SIMONE


HISTÓRIA – PROFESORA VERA

1 – Ler o texto e responder a questão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário