QUÍMICA
1ª Série:
Para reforçar o conceito de “transformação”, pode-se solicitar aos estudantes que
elaborem um jogo de tabuleiro, no qual para avançar as casas ele deve responder questões
referente a transformações, como classificá-la em:
● Química ou física
● Endotérmica ou exotérmica
● Reversível ou irreversível
● Instantânea ou não instantânea
O tabuleiro pode ter avance ou volte x casas, volte ao início, fique sem jogar uma
rodada. Pode-se preparar dois blocos de cartas, o primeiro com a transformação e todas
suas características e o segundo com a característica a ser respondida.
Esse jogo pode ser feito com outros temas, como propriedades específicas da
matéria e métodos de separação de misturas…
2ª Série:
O primeiro bimestre trabalha o tratamento de água, pode-se sugerir aos estudantes
que realizem uma maquete das etapas do processo de tratamento de água, podem fazer
um vídeo ou podcast para explicar cada etapa. Ao realizar essa atividade, iremos
contemplar as atividades 3.A, 3.C, 6.A e 7.A presentes no material do aluno.
3ª Série:
Para a terceira série seria interessante trabalhar com cinética química, através da
leitura de textos, indicações de vídeos aulas e até mesmo a resolução de listas de
exercícios, tendo em vista que até o presente momento, não houve mudança na data do
ENEM.
b. Recursos a serem usados (caderno do professor, PNLD ou outros)
● Caderno do Aluno
● Caderno do Professor
● PNLD
Krisley 1°c número 16
ResponderExcluirWevergton 1°C número:39
ResponderExcluirBrenno Ribeiro 1°B N°4
ResponderExcluirVITORIA LOURENÇO 2A N°45
ResponderExcluirGiovanna N°15 3°A Ok
ResponderExcluirBeatriz Antoniassi 3°A n°06 Ok
ResponderExcluirBianca Barboza N°07 3°A
ResponderExcluirAmanda Medina N°02 3°A
ResponderExcluirKayky Gonsalves Da Silva Número 20
ResponderExcluirFernanda 1B
ResponderExcluir