segunda-feira, 30 de março de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 1º ANOS

SEGUNDA QUINZENA - PROFESSORA GRISMAR

TEXTO GERADOR 1 - Redação que obteve nota máxima no Enem.

"As reais causas da violência, o caos ocorrido recentemente em São Paulo devido aos ataques articulados com maestria pelos chefes do crime organizado (que não encontraram dificuldades para fazê-lo, mesmo estando presos) traz à tona, novamente, a falência do Estado enquanto protetor de seus cidadãos e mantenedor da ordem. e esta situação se agrava na medida em que as causasdessa falência não são combatidas.
dentre elas, destaca-se a "justiça" de nosso país, que se corrompe constantemente em favor daqueles que podem comprá-la, deixando os impunes, independentemente da gravidade de seus crimes, e que mesmo quando julga, de fato, um criminoso, o faz baseada num código de lei obsoleto, o que contribui ainda mais para o seu descrédito.
É também importante a escassez de verbas que o governo destina à segurança, refletida na falta de condições e de preparo da polícia, que, por isso mesmo, torna-se ineficiente e, não raro, corrupta.
Além disso, é determinante a ausência (ou desorganização) do Estado em determinadas regiões, notadamente na periferia dos grandes centros urbanos, o que leva essa população desamparada a reconhecer o crime organizado como sendo a única "instituição" capaz de exercer funções que deveriam ser desempenhadas pelo primeiro, como, por exemplo, protegê-los da violência.
Tudo isso somado só faz crescer a sensação de insegurança que toma conta dos brasileiros e causa a descrença no governo, com a consequencia falta de interesse pela política, levando assim, à manutenção dessa situação indefinidamente, já que era para que algo mude é fundamental que a sociedade se mobilize para pressionar seus governantes a fim de que eles ajam no combate às causas acima. Até que isso ocorra, "salve-se quem puder"!
Fonte: www.mundovestibular.com.br

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Questão 1: Como sabemos, a tese caracteriza-se pela defesa de uma ideia ou de ponto de vista. A tese de um texto argumentativo pode estar implicita. quando isso ocorre, o ponto de vista deve ser construido pelo leitor a partir do encadeamento das informações fornecidas no texto. No texto lido, podemos dizer que a tese é:
a) O caos ocorrido recentemente em São Paulo.
b) A escassez de verbas que o governo destina à segurança.
c) A ausência (ou desorganização) do Estado em determinadas regiões 
d) Uma combinação de fatores que aliados à descrença da população no governo levam a insegurança e a manutenção do status quo.
Questao 2: Para defender a origem das reais causas da violência e em nosso país, que argumentos construidos são utilizados pelo autor?

Questão 3: No último parágrafo, o autor "responsabiliza" também o povo brasileiro pela ineficácia do Estado. Identifique os argumentos utilizados pelo autor na defesa de tal ideia.

ATIVIDADE DE USO DA LÍNGUA

Questão 4: O texto é uma unidade de sentido. As partes que o compõem - introdução, desenvolvimento e conclusão - devem estar conectadas, ratificando uma clara progressão de ideia. O último parágrafo tem um importantissimo papel nesse processo visto que é ele o responsável pelo fechamento do raciocínio. Considerando as informações anteriores, marque a opção incorreta em relação à conclusão de um texto:
a) A conclusão corresponde a um único parágrafo que finaliza a redação.
b) A conclusão deve ser sucinta sem, no entanto, destoar muito dos demais parágrafos. Lembre-se de que os parágrafos devem ser simétricos, ou seja, devem ter mais ou menos o mesmo tamanho - algo em torno de cinco linhas.
c) Não é necessário retomar a ideia inicial - a tese. Esse procedimento não contribui para que não haja duvidas quanto ao ponto de vista desenvolvido ao longo de todo o texto.
d) Não acrescentem informações novas na conclusão. As ideias devem ser expostas ao longo do desenvolvimento. O último parágrafo apenas finaliza a temática em discussão.

Questão 5: Observe o trecho transcrito abaixo e reescreva-o, substituindo corretamente o conectivo em destaque por outro de forma a trazer coesão ao texto: 
"EMBORA O BRASIL SEJA UM PAÍS DE GRANDES RECURSOS NATURAIS, TENHO CERTEZA DE QUE RESOLVEREMOS O PROBLEMA DA FOME"

Questão 6: Observe as seguintes orações e junte-as utilizando o conectivo correto de forma a garantir a coesão do texto: "Vai faltar alimento e os preços vão disparar. Uma seca desoladora assolou a regão sul, principal celeiro do país."

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTINICOS-RACIAIS
"O sucesso das políticas públicas do Estado brasileiro, institucionais e pedagógicas, visando reparações, reconhecimento e valorização da identidade, da cultura e da história dos negros brsileiros, depende necessariamente de condições físicas, materiais, intelectuais e afetivas favoráveis para o ensino e para as aprendizagens; em outras palavras, todos os alunos negros e não negros, bem como seus professores, precisam sentir-se valorizados e apoiados. Depende também, de maneira decisiva, da reeducação das relações ético-raciais. Depende, ainda do trabalho conjunto, articulação entre processos educativos escolares, políticas públicas e movimentos sociais, visto que essas mudanças não se limitam à escola...
O Brasil, país multiétnico e pluricultural. Precisa de organizações escolares em que todos se vejam incluidos, em que lhes seja garantido o direito de aprender e de ampliar conhecimentos, sem serem obrigados a negar a si mesmos e aos grupos etnico-raciais a que pertencem e a adotar costumes, ideias e comportamentos que lhes são adversos. E esses, certamente serão indicadores de qualidade da educação que estará sendo oferecida pelos estabelecimentos de ensino de diferentes níveis. 
Fonte: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação.

Como sabemos, os textos dissertativos-argumentativos tem por finalidade convencer o leitor sobre determinado ponto de vista.
Após realizar uma breve pesquisa a respeito do tema proposto, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre:
"A participação de negros e indigenas para a formação da nação brasileira: aspectos do passado e do presente."

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