sexta-feira, 20 de março de 2020

9ºano - Atividade para o recesso


Geografia
As atividades de Geografia já foram entregues aos alunos na semana do dia 09/03

História
1-Realizar uma pesquisa sobre a “REPÚBLICA VELHA”, citando as características  da chamada “REPÚBLICA DA ESPADA” E “REPÚBLICA OLIGÁRQUICA”.
2-A República Oligárquica também foi chamada de “República do café com leite”. Explique o porquê.
3-Em relação à  República Oligárquica, defina os seguintes termos:
a)      Mandonismo
b)      Clientelismo
c)      Coronelismo


·       Artes – Profª Márcia

Pesquisar a história da fotografia (origem à contemporaneidade)

·         Educação Física – Profº Fabio
Capoeira – História e Origem/Origem do voleibol no Brasil

·         Inglês – Profª Nathália
Pesquisar conectores (linking words)
Elaborar argumentos sobre: Brazil country that I live (mínimo 10)
(apontar argumentos positivos e negativos sobre o nosso país)
Exemplo: Brazilian people are friendly and sociable
In Brazil violence against women is enourmous.


·         Língua Portuguesa – Profº Robson
· Período composto por coordenação e subordinação (pesquisar os tipos de orações ou conjunções coordenativas e subordinativas);
· Elementos de coesão referencial e sequencial;
· Verbos de ligação;
· Tipos de argumentos;
· Estrangeirismos na Língua Portuguesa;
· Tese e argumento;
· Resenha crítica
· Estrutura textual dos textos argumentativos;
· Norma-padrão;
· Norma-culta.
 RECOMENDAÇÕES
Realizar a pesquisa sobre a definição dos conteúdos mencionados acima, através de livros didáticos, livros digitais, sites educacionais, aulas online ou outras ferramentas impressas ou tecnológicas que tenham credibilidade;
Após a realização das pesquisas, procure exemplificar o que foi estudado. Exemplo:
O sujeito composto é aquele constituído por dois núcleos, conforme pode ser verificado na oração abaixo:
Os professores e estudantes participaram das atividades que ilustraram formas de prevenção ao coronavírus.
Observe que os termos em destaque praticaram a ação, sendo o termo “professores” o núcleo I e “estudantes” núcleo II, justificando o porquê de o sujeito ser considerado composto;
Pesquise 1 (um) item por dia;
No retorno presencial, o professor procederá à explicação sobre os conteúdos solicitados na pesquisa, propondo exercícios sobre os mesmos, através de gêneros textuais estudados em sala de aula (texto
de opinião, resenha crítica, crônicas)



Ciências - Professor: Wellington

 A) PESQUISA: 9ºA
A matéria e suas Propriedades
Mudança de estados físicos da matéria
Transformações físicas e químicas da matéria · Conteúdos energéticos mecânicos
Manuscrito com capa. Introdução e conclusão.

B)Responda:

1) Ponto de ebulição é ..... em que uma substância pura passa do estado ..... a uma certa pressão. Os termos que preenchem corretamente as lacunas são:
 a) a temperatura – líquido para o estado gasoso.
 b) o estado da matéria – líquido para vapor.
 c) uma propriedade característica – vapor para sólido
 d) a transformação química – sólido para líquido.
 e) a temperatura – sólido para líquido.

 2) Pedras de gelo ao serem colocadas em uma mesa, com o decorrer do tempo, diminuem de tamanho. A causa desse comportamento deve-se ao fenômeno de:
a) condensação.
 b) congelação.
 c) fusão.
 d) sublimação.
 e) liquefação.

 3) Qual a alternativa que apresenta um fenômeno físico? a) aparecimento da ferrugem em um prego de aço. b) desaparecimento das bolinhas de naftalina. c) digestão de alimentos. d) apodrecimento de uma fruta. e) queima do papel.

4) Qual a alternativa que apresenta um fenômeno físico.
 a) fabricação do iogurte.
 b) formação de ferrugem.
 c) fermentação do vinho.
 d) reflexão da luz.
 e) queima da gasolina.

 5) Não ocorre uma transformação química quando: a) um prego enferruja. b) uma fruta madura apodrece. c) o gelo-seco (dióxido de carbono sólido) sublima. d) um comprimido efervescente é colocado em água. e) o álcool queima.

6) É considerada fenômeno físico a:
 a) mistura entre o ar e a gasolina em um carburador.
 b) emissão de partículas radioativas pelo urânio.
 c) exposição à luz de uma película fotográfica.
d) digestão de um alimento.
 e) fotossíntese de uma planta.

Matemática
“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”. Leonardo da Vinci

1) Pense e Responda:
a) Qual é o menor número natural? ______________            b) Existe o maior número natural?______________
c)  Quantos números naturais existem? __________________________________________________________
 d)  Quantos números naturais há entre 6 e 10? E entre 25 e 26? ______________________________________

2) Pense e Responda:
a)  Todo número natural é um número inteiro? ____________________________________________________
b)  Quantos números inteiros há entre – 4 e 3? ____________________________________________________
c)  E entre (- 2) e (-1)? ________________________________________________________________________

3) Pense e Responda:
a)  Se – 15 significa 15m para a esquerda, o que significa +15? _______________________________________
b)  Se +70 significa um lucro de R$ 70,00, o que significa – 70? ______________________________________
c)  Se – 6 significa 6 anos mais novo, o que significa +6? ____________________________________________

4) Responda:
a) Existe o menor número inteiro? ______________            b) Existe o maior número inteiro? _______________
c)  Quantos números inteiros existem? ___________________________________________________________
d)  Todo número natural é também um número inteiro? ____________________________________________

5) Responda:
a)  Sou um número inteiro e o meu simétrico é 9. Quem sou? ________________________________________
b)  Sou um número inteiro. Não sou positivo. Não sou negativo. Quem sou? ____________________________
c)  Sou um número inteiro maior que – 15 e menor que – 13. Quem sou? _______________________________
d)  Quais os números naturais entre – 3 e 3? ______________________________________________________
e)  Quantos números inteiros há entre – 8 e – 7? __________________________________________________
f)   Quais os números inteiros entre – 3 e 3? ______________________________________________________

6) Rafael jogou quatro vezes um jogo no computador. Aconteceu o seguinte:
Ganhou 7                            Perdeu 4                              Ganhou 6                             Perdeu 8
Qual foi a pontuação final? ____________________________________________________________________

7) Escreva duas formas diferentes de representar 10 como quociente de números inteiros. Em seguida, diga se 10 é um número racional.____________________________________________________________

8) Existe número inteiro que não seja racional?____________________________________________________

9)     Veja os números que aparecem nestas frases:

*  A jarra tem capacidade de 3/4 litros.         
*Numa cidade há 8049 bicicletas     
*O saldo de gols de um time de futebol é – 6.
* Paulinho tem 17 anos.                    
*A velocidade de um carro é de 92,75 km/h.               
*A temperatura atingiu – 2,8 °C.

Agora responda:
a)   Quais deles representam números naturais? ___________________________________________________
b)   Quais deles representam números inteiros? ___________________________________________________
c)   Quais deles representam números racionais? __________________________________________________

10) Coloque em ordem crescente os seguintes números: 0; 2; – 2 ; 4 ; – 4 ; ½; -½; ¼; -¼         
Resp.: _____________________________________________

11) Expresse as frações na forma decimal e indique quais são dízimas periódicas.
a) 27/2
b) 3/8
c) 41/6
d) 1/20
e) 47/99
f) 8/3

12) Escreva sob a forma de fração as seguintes dízimas periódicas:
a) – 0,888...
c) – 1,2121...
e) 0,5666...
b) 0,3737...
d) 0,0505...
f) 1,4333...
13) )Meu professor de matemática pediu para calcularmos com aproximação até milésimos. A resposta que devo dar a ele, aproximadamente, é:
(a) 4,1                                    (b) 4,12                                 (c) 4,123                               (d) 4,1231

14) O valor de  é um número irracional compreendido entre:
(a) 10 e 11                            (b) 11 e 12                           (c) 12 e 13                            (d) 13 e 14

15) Localize as seguintes coordenadas na reta numérica:
A) 5                                        F) – 8                                    K) 0,5                                    P) 0,75
B) -6,5                                    G) 5,5                                    L) 1                                        Q) -3
C) raiz de 16                                    H) raiz quadrada de -19                                 M) 27/6                                 R) -28/8
D) 12                                       I)(-2)2                                     N) 3/2                                    S) -10/4
E) 33/12                                J) -25/4                                 O) raiz quadrada de 4                       T) raiz quadrada de -9





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