quinta-feira, 19 de março de 2020

BIOLOGIA - Atividades Ensino Médio

BIOLOGIA
Economia e meio ambiente sofrem impacto do coronavírus”.
A globalização contribui para espalhar o vírus por todos os continentes, o que traz impactos para a economia e para a saúde humana.
https://jornal.usp.br/radio-usp/economia-e-meio-ambiente-sofrem-impacto-do-coronavirus/
Segue resumo da reportagem:
O ano de 2020 começa com o impacto do corona vírus no mundo globalizado.
Apesar de o vírus ter surgido na China, a doença já atinge diversos países, mas isso é uma
característica da globalização. No mundo globalizado, o espaço e o tempo passam a ter
uma menor importância nas relações sociais e individuais, seja no plano nacional, regional
ou mundial. Com isso, se quer dizer que as pessoas hoje circulam cada vez mais, ou por
turismo ou por negócios, motivos suficientes para espalhar o vírus pelos cinco continentes.
Um outro ponto igualmente importante em relação à atual propagação do
coronavírus tem a ver com o meio ambiente. “Nós vivemos uma época de uma profunda
devastação do meio ambiente e de um profundo desrespeito das fronteiras naturais entre o
homem e o meio ambiente”, destaca o professor Alberto do Amaral. Esse avanço das
fronteiras entre o homem e o meio ambiente, segundo ele, é que propiciou que o contato
humano com certos vírus se transmitisse para as pessoas. Há uma relação indissociável
entre a destruição do meio ambiente, a superação das fronteiras que sempre existiram entre
o homem e o meio ambiente e a capacidade de que certos vírus desconhecidos possam
afetar as relações humanas.
“Isso é um grande alerta para a humanidade, para que tome providências
urgentes”, conclama o colunista, na opinião de quem é urgente e necessário proteger o
meio ambiente para evitar a repetição de episódios como o do coronavírus.
Material de apoio:
“A relação entre impactos ambientais e o surgimento de doenças”. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/a-relacao-entre-impactos-ambientais-
surgimento-doencas.htm

Você poderá propor questões e/ou pesquisas para que compreendam o conteúdo das reportagens e consigam fazer associações entre elas, bem como com os
conteúdos trabalhados no bimestre.
Por meio dessa atividade, pretende-se que todo(a)s o(a)s estudantes
percebam que existe relação entre impactos ambientais e o surgimento de novas doenças
e, desse modo, consigam estabelecer relações com a pandemia do coronavírus. Além
disso, esta atividade propicia que associem esse estudo com os grandes temas abordados
no 1º bimestre para cada série, conforme segue:
  • Biologia – 1ª série:
Perceber possíveis relações entre a destruição de grandes áreas florestais, como elas
afetam as teias alimentares e o surgimento de novos agentes patogênicos.
  • Biologia – 2ª série (acrescentar a relação com a estrutura celular):
Associar a eficácia da lavagem das mãos com sabão à estrutura da membrana plasmática,
de modo a compreender como essa simples ação pode prevenir o contágio, como do
coronavírus.
  • Biologia – 3ª série (acrescentar aspectos relacionados à classificação dos vírus):
Refletir sobre a condição dos vírus entre os seres vivos que infectam, respondendo às

questões como: Os vírus são seres vivos? Pertencem a qual Reino ou Domínio?

25 comentários:

  1. Pedro Vinícius forte dos santos n° 30 3°A

    ResponderExcluir
  2. Gabriel Magalhães de Oliveira N°11 2°A

    ResponderExcluir