- Cópia do seguinte texto no caderno
A GUERRA DO ÓPIO
Durante muito tempo , a China permaneceu fechada a qualquer influência de outras regiões, sobretudo do Ocidente, procurando preservar intacta sua cultura milenar. Até o século XIX , por exemplo, apenas o porto de Cantão estava autorizado a comercializar com o Ocidente, porém em vertude de suas grandes dimensões, o país era cobiçado pelas nações europeias, que aguardavam apenas uma oprtunidade para estender seu dominio pela região.
Tentando criar essa oportunidade, comerciantes ingleses se dedicavam ao trafico de uma droga muito consumida pelos chineses: o ópio. A droga saía de Bengala, na India, e era introduzida ilegalmente na China, afrontando decisões do governo chinês, que havia proibido sua entrada no país. Para coibir a atividade, a partir de 1839 as autoridades chinesas passaram a apreender e destruir os carregamentos de ópio.
A medida serviu de protesto para que os ingleses deflagrassem a Guerra do Ópio ( 1839-1842). O confronto teve consequencias desastrosas para a China, que foi obrigada, entre outras exigencias, a seder a ilha de Hong Kong, abrir cinco portos ao comercio exterior e pagar uma indenização de guerra aos ingleses.
Mais tarde, o país seria submetido a novas humilhções pela Inglaterra, que provocou outras duas guerras do ópio, em 18556 e 1858. Depois de cada conflito a China era forçada a pagar novas indenizações e abrir portos ao comercio inglês. Alguns anos mais tarde, sobreveio a Guerra Sino-Japonesa ( 1894-1895), na qual perdeu a Coreia e a ilha de Formosa para o Japão. O pior, entretanto, ainda estava por vir.
A expansão do Japão contrariou os interesses das potencias ocidentais. Alegando que a China era incapaz de se defender, essas nações passaram a competir por concessões territoriais e privilégios econômicos no país. Apartir de 1895, a China foi dividida em zonas de influências . Em cada uma delas, uma potência assumiu o direito de comerciar e fazer investimentos, além de contar com a garantia de que a área não seria alienadaem favor de outro Estado.
Nome:_____________________________________________3° T C
PROF° Carlos - História
ATIVIDADE (6)
2) Por que o país chinês era tão cobiçado pelas nações européias?
3) Qual foi o primeiro comércio que os ingleses fizeram em território chinês de maneira clandestina?
4) O ópio é uma droga originária de qual país?
5) Qual foi a atitude dos chineses diante da comercialização do ópio dentro de seu território?
Nome:_____________________________________________3° T C
PROF° Carlos - História
ATIVIDADE (7)
1) Ao repreender o tráfico de ópio, qual foi a reação tomada pelos ingleses?
2) Quais foram as consequencias da derrota da China para os ingleses?
3) Ao todo, houveram qauntas guerras do ópio?
4) Como ficou conhecido o conflito entre China e Japão?
5) Quais partes do territorio chinês foram entregues como forma de indenização ao japoneses?
RESUMO : REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Essa discussão inicial em meados do século XVIII, portanto, trata-se de um movimento que fez comque a Inglaterra se tornasse uma potência industrial econômica, com objetivo de mudar radicalmente o modo de produção vigente.
Um dos motivos que levaram à Revolução Industrial começar pela Inglaterra foi porque o estado inglês de certa maneira já estava ajudando sua própria economia torna-se cada vez mais independente, devido às suas práticas liberais, mercado interno e principalmente externo, por exemplo: suas colônias e os países com interesse em consumir seus produtos.
Um fator que facilitou o desenvolvimento de navios à vapor foi devido a Inglaterra ser uma ilha com muitos rios navegáveis, por isso facilitou muito o transporte de bens e mercadorias dentro e fora da ilha, impulssionando ainda mais sua produção.
Também não podemos nos esquecer das caracteristicas da mão - de - obra inglesa, que era operaria, assalariada e não escravista. Além disso, muitos camponeses migravam do campo para a cidade, com isso tornaram-se operários.
Antes desse processso revolucionários dos meios de produção, as terras onde fixaram-se os camponeses eram comunais, devido a Revolução Industrial as terras foram vendidas aos burguesses que por sua vez expulsaram as famílias que lá viviam. produção. Nessas áreas foram inseridas técnicas sofisticadas de agricultura e produção.
Nome:_____________________________________________3° T C
PROF° Carlos - História
ATIVIDADE (3)
1) A partir de quando, iniciam-se os investimentos que tornaram possíveis a Revolução Industrial de acordo com o resumo do professor?
2) De acordo com o resumo, por que a Revolução Industrial iniciou pela Inglaterra?
3) O que facilitou o desenvolvimento dos navios à vapor?
4) Como que as pessoas migraram do campo para a cidade?
TEXTO REFERENTE AO JAPÃO
O Japão manteve-se isolado do Ocidente desde o século XVIII, sob a liderança política de um chefe militar chamado shogun ou xógun. Ele representa a aristrocacia dos grandes proprietários, os daimos, senhores poderosos, que contavam com atuação permanente de guerreiros profissionais - os samura.
Com os portos fechados, ao resto do mundo e com escassa atividade comercial, o Japão apresentava, em meados do século XIX, uma estrutura chamada por muitos de feudal. Contudo, em 1853, na sua expansão em direção ao Pacífico, uma esquadra norte-americana impôs ao Japão que abrisse seus portos ao comercio internacional.
Para escapar da completa subordinação às potências capitalistas, o imperador japonês Mutsuhito decidiu, com ajuda de um corpo de conselheiros, promover a rápida modernização do país, copiando as nações ocidentais. Tomou medidaas para acabar com a estrutura feudal, constituiu um exército nacional e concentrou em suas mãos todos os poderes nacionais.
Mutsuhito colocou o Estado a serviço dos negocios, desenvolvendo estruturas de produção, como hidrelétricas, industria naval e portos, ferrovias, etc. Foi permanente o incetivo aos japoneses para aprenderem técnicas ocidentais que ajudassem o país a se industrializar, firmando um período de desenvolvimento conhecido como a Era Meiji.
- Reescreva com suas palavras o texto acima, sem alterar o sentido da informação nele contido.
Matemática
Calcule as
distâncias e os ponto médio:
1) A
(2,3) e B (1, 2)
2) A
(2,-3) e B (-1, -2)
3) A
(-3,-2) e C (2, 4)
4) A
(-5,4) e D (-2, -2)
5) C (-2,
3) e E (4, -2)
Química
Funções orgânicas:
Alcanos, alcenos, alcinos, cicloalcanos, álcool, éter, ácido carboxílico etc
Pesquisar sobre as
funções com nomenclatura e exemplos
Física
ATIVIDADE 1:
- Pesquisa
Tema: O átomo
- Manuscrito
ATIVIDADE 2 :
Exercícios
a) Calcular o valor
da carga total (Q ) em um condutor que possui 1000 elétrons livres. Dado: e=
1,6.10⁻¹⁹
Q=n.e
b) Um objeto possui
2.10⁴ C de carga Q; calcular o número de eletrons livres (n). Dado e=1,6.10⁻¹⁹
C
Q= n.e
ATIVIDADE 3:
- Pesquisa
Tema: Eletricidade
- Manuscrito
ATIVIDADE 4:
Exercícios
1) Dois corpos
abaixo entram em contato. Definir suas cargas finais após o contato.
a)
A
B
(+++)
( )
b)
A
B
(+++) (- - - -)
c)
A
B C
(+++) (- -
- -) (- - - -)
ATIVIDADE 5:
- Pesquisa
Tema: Produção de
Energia Elética
- Manuscrito
ATIVIDADE 6:
Exercícios
1) Defina as cargas
finais após atrito
A B
( ) (
)
A
B
( )
( )
cobre papel
Tabela de
triboelétrico
-
↓ferro ↑ +
↓aluminio ↑
↓ papel ↑
↓ plástico ↑
Português
- Pesquisa
Definições de
orações coordenadas e subordinadas com exemplos
- Manuscrito
- Leitura de uma
obra literária (livre escolha) , elaborar sinopse da leitura
História
-Pesquisa
sobre:
Imperialismos,
Gobineau e o racismo
Primeira
Guerra Mundial
Revolução
Russa
Nazismo e
racismo
Geografia
- Pesquisar
sobre:
Tema:
Regionalização do espaço mundial
*As
regiões da ONU
* O
conflito Norte e Sul
*
Globalização e regionalização econômica
Sociologia
-Pesquisa
sobre:
Tema: O que
é cidadania?
‐ O
significado de ser cidadão ontem e hoje.
‐ Direitos
civis, direitos políticos, direitos sociais e direitos humanos.
‐ A
Constituição Brasileira de 1988.
‐ A
expansão da cidadania para grupos especiais:
‐ Crianças
e adolescentes, idosos e mulheres.
Inglês
- Pesquisar
sobre:
Tema: Mundo
do trabalho voluntariado
*
Localização e inferência de informações
*
Reconhecimento do assunto / tema
*Relação
das informações com experiências pessoais
*
Inferência do ponto de vista do autor
*
Construção de opinião
*O uso dos
tempos verbais: presente e presente perfeito
Tema:
Gêneros para leitura e escrita
* Anúncios
e folhetos informativos de ONGs recrutando voluntários, depoimentos
de pessoas que atuaram como voluntários
Produção: relato de
experiência de voluntariado
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ para entregar na escola quando voltar?
ResponderExcluirsim espalhe para os outros do seu grupo de zap
ExcluirÉ para fazer as entrega dessas lições e trabalhos como ???
ResponderExcluirE todas são para copiar no caderno ?
as questoes de matematica , favor copiar no caderno junto com resposta
ExcluirPara fezer no caderno ou folhas de almacço????
ResponderExcluira parte de matematica noturno pode fazer no caderno
ResponderExcluir