segunda-feira, 19 de outubro de 2020

2ºD - 1ª QUINZENA DO 4º BIMESTRE

 

1ª QUINZENA DO 4º BIMESTRE – 2º D

1 - SOCIOLOGIA – PROFESSOR EDINALDO

Trabalho e sociedade

Poderíamos dizer que o trabalho existe para satisfazer as necessidades humanas, desde as mais simples, como as de alimento, vestimenta e abrigo, até as mais complexas, como as de lazer, crença e fantasia.

Com a formação das cidades, houve uma divisão entre o trabalho rural (agricultura) e o trabalho urbano (comércio e indústria). O desenvolvimento da produção e seus excedentes deram lugar a uma nova divisão entre quem administra – o diretor ou gerente – e quem executa – o operário. Ai está a semente da divisão em classes, que existe em todas as sociedades modernas. Para Marx, portanto, a divisão social do trabalho numa sociedade gera a divisão em classes.

Até pouco tempo, o trabalhador podia entrar numa empresa, trabalhar anos seguidos e aposentar-se nela. Hoje, isso está desaparecendo, conforme explica o sociólogo francês Robert Castel, essa situação está dando lugar a uma nova sociedade, na qual o trabalho e a previdência já não significam segurança, o que causa transtornos terríveis em termos sociais e individuais. Destacando-se:

A precariedade do trabalho

 Há um desemprego constante nos últimos anos, e a maioria dos trabalhadores desempregados, só encontra postos de trabalho instáveis, de curta duração, ou em períodos alternados.

O déficit de lugares, não há postos de trabalho para todos, nem para os que estão envelhecendo, nem para os mais novos que procuram emprego pela primeira vez.

A qualificação do emprego.

 Há muitas exigências para a formação do trabalhador que se cria uma situação aparentemente sem solução. É o caso dos jovens que não são contratados porque não tem experiência. Há, ainda, jovens com boa qualificação que ocupam cargos inferiores, tirando o trabalho de quem tem pouca qualificação.

Todas essas situações criam indivíduos como que estranhos à sociedade, pois não conseguem se integrar nela. No Brasil, tudo isso acontece, principalmente nos grandes centros urbanos.

...Todos os assalariados de uma empresa, não importa qual seja o seu nível hierárquico, não sabem nunca se serão mantidos ou não no emprego.

Emprego e qualificação.

                Ouvimos todo momento nas conversas ...a afirmação de que só terá emprego quem tiver qualificação. A qualificação em determinados ramos de produção é necessária e cada vez mais exigida, mas isso somente para alguns postos de trabalho. A maioria das ocupações exige somente o mínimo de informação, que o trabalhador consegue adquirir no próprio processo de trabalho.

Basta sair às ruas para notar as diferenças entre as condições de vida das pessoas e verificar que um pequeno número delas desfruta de muitos privilégios.  Essas diferenças, aparecem de imediato, com elementos materiais, como a moradia, as roupas, os meios de locomoção. Mas elas também se manifestam no acesso à educação, aos bens culturais, ou chamados bens simbólicos.

Normalmente, as desigualdades se evidenciam no dia a dia pelos contrastes entre a pobreza e a riqueza.

Trechos do livro  Sociologia para o Ensino Médio (unidade 2 e 3)

 

 

 

Histórias reais...

Um padeiro, tinha muitas habilidades, fazia pães e bolos maravilhosos. Porém como era analfabeto, acabava sendo explorado, pelos donos de padaria, tanto nos horários excessivos de trabalho, sem pagamento de horas extras, como também pelos constantes erros em sua folha de pagamento.  O padeiro recorria sempre a amigos para lerem seu comprovante de pagamento e ajudá-lo assim a ver onde estava o erro, para que ele pudesse reclamar com seu chefe.

Numa dessas conversas o padeiro foi orientado por um amigo, a procurar emprego em padarias de maior porte, pois além de condições mais dignas de trabalho,  teria um salário melhor.

E lá foi o padeiro para o teste em uma panificadora conceituada, em bairro mais sofisticado. O teste era fazer um bolo e confeitá-lo. Participaram outros padeiros do teste. O encarregado pela cozinha da panificadora experimentou todos os bolos e logo notou o sabor delicioso do bolo feito pelo padeiro.

Depois de saborear  o bolo o chefe de cozinha, chamou o padeiro e fez vários elogios, e logo em seguida fez uma pergunta ao padeiro:

- Por que você não escreveu   “parabéns” em cima do bolo confeitado, assim como foi pedido?

E o padeiro respondeu:

- Sou analfabeto e não sei escrever...

O chefe da cozinha esclareceu ao padeiro que ele infelizmente não poderia contratá-lo, pois já havia demitido  outro funcionário que havia escrito em um bolo de aniversário a palavra “parabéns” de maneira errada, colocando ao invés de um “s” a letra “z”, e o freguês que havia encomendado o bolo reclamou.

O padeiro agradeceu e foi para sua residência onde encontrou o amigo que logo lhe perguntou sobre como havia sido o teste, o padeiro lhe contou o ocorrido. E o amigo logo lhe aconselhou a procurar uma escola e atualizar-se, para melhorar seu currículo.

Autor desconhecido

 

Questões

1.            Segundo texto, qual a finalidade do trabalho na sociedade?

2.            Com a formação das cidades houve uma divisão entre trabalho rural e trabalho urbano.  Como ficou esta mudança em relação a hierarquia do trabalho urbano?

3.            Em relação a faixa etária, identifique no texto a incerteza do trabalho nos últimos anos.

4.            Identifique no texto o momento em que é citadoa instabilidade do emprego.

5.            Faça uma pequena redação relacionando “qualificação no emprego” e o texto “ Histórias reais”.

 

2- HISTÓRIA – PROFESSORA VERA LÚCIA

             ATIVIDADE

Pesquisar e fazer o resumo do texto: A LUTA POR DIREITOS SOCIAIS NO SÉCULO XIX.

3- ARTES- PROFESSORA SIMONE











4- MATEMATICA – PROFESSOR LOURIVAL

 




5- GEOGRAFIA – PROFESSORA IVANETE




Atividade 2 ano ensino regular e eja. Nessa atividade o que vocês precisam fazer é uma tabela com os itens acima, entrevista mínima 4 pessoas.

6 - BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA

Biotecnologia

Biotecnologia pode ser definida como uso das tecnologias que utilizam organismos vivos, ou produtos elaborados a partir deles, para criar ou modificar produtos para fins específicos.

As aplicações mais importantes da biotecnologia estão relacionadas com a área da medicina, além da agricultura e produção de alimentos e também no meio ambiente.

Embora o ser humano utilize a biotecnologia há milhares de anos, os conhecimentos em diversas áreas científicas (microbiologia, bioquímica, genética, biologia molecular, nanotecnologia, engenharia de processos, etc), e em especial os relacionados à molécula de DNA, revolucionaram o modo de manipular os organismos, a fim de obter certos produtos e processos.

Assim, atualmente, a biotecnologia apoia-se em grande parte nas técnicas de DNA recombinante.

Aplicações da Biotecnologia

Na Medicina:

     Produção de insulina, medicamentos e vacinas;

     Manipulação de animais, como o porco, para utilizar os órgãos em transplantes;

     Produção de anticorpos em laboratório para pacientes com sistema imunitário deficiente;

     Terapia gênica para tratamento de doenças como câncer, neurológicas e cardiovasculares, cujos tratamentos convencionais não são eficientes;

     Pesquisa com células-tronco para fins terapêuticos.

Na Agricultura:

     Produção de insumos, tais como: fertilizantes, sementes e agrotóxicos;

     Melhoramento genético de plantas;

     Processamento de alimentos: alimentos transgênicos

No Meio Ambiente:

     Biorremediação: dependendo do tipo de contaminação e das condições do ambiente são usadas diferentes técnicas para reduzir ou eliminar contaminações no meio ambiente;

     Bioconversão de resíduos provenientes da agricultura;

     Produção de biocombustíveis a partir de organismos vivos ou de resíduos vegetais;

     Produção de plástico biodegradável a partir de microalgas.

Vantagem ou Desvantagem?

Muitas das aplicações da biotecnologia podem ser vantajosas para a humanidade, mas geram controvérsias a respeito das consequências sobre a saúde humana e animal, os impactos ambientais e a sociedade. O certo é que ainda não se sabe ao certo os efeitos a longo prazo.

Benefícios da Biotecnologia

     aumento da produção de alimentos, motivado principalmente pela possibilidade de acabar com a fome no mundo;

     possibilidade de se obter alimentos mais nutritivos e com propriedades medicinais;

     técnicas terapêuticas para doenças que ainda não tem cura, como o câncer, ou cujos tratamentos não são tão eficientes;

     produção de medicamentos, além de hormônios, anticorpos e insulina;

     uso da biorremediação para controlar e eliminar a contaminação nos ambientes;

     produção de produtos biodegradáveis para reduzir a poluição ambiental;

Impactos Negativos

     utilização intensiva de agrotóxicos e fertilizantes inorgânicos;

     interferência no equilíbrio da natureza;

     criação de sementes geneticamente modificadas (inférteis);

     "poluição genética", uma vez que não é possível controlar os efeitos da disseminação de organismos geneticamente modificados no ambiente;

     alimentos transgênicos podem causar alergias, entre outros prejuízos.

     questões éticas relacionadas à clonagem de seres vivos;

     a produção de células-tronco produz estresse celular que pode ter como consequência o envelhecimento precoce, entre outras.

Aula 01

 

Ler o texto com bastante atenção;

Selecionar quatro   palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.

 

 

Aula 02

 

Responder às seguintes questões:

a- Quais são as áreas relacionadas com a biotecnologia?

b- O que é biotecnologia?

c- Cite quatro benefícios da biotecnologia.

d- Cite quatro pontos negativos da biotecnologia.

 

Aula 03

Cite três utilidades da biotecnologia na agricultura.

 

Aula 04

Pesquise um texto  sobre   Biotecnologia  (diferente do meu) e escreva no seu caderno.


7 - QUÍMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro  | Química 2º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo

 

Nome: _____________________________________________ nº____ Turma______

 

Atividade IV do 3º Bimestre | Pressão de vapor (mmHg) vs Temperatura (°C)

 

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito carinho, capricho e atenção!

Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.

 

Vídeo Pressão de vapor https://youtu.be/WbNfVG16GyQ

 

Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:

 

1. Com base no gráfico abaixo, responda:



a) Qual é a temperatura de ebulição do álcool etílico e da água com pressão externa a 760 mmHg (nível do mar)?

 

 

 

b) Por que a água entra em ebulição a 100°C em 760mmHg?

 

 

 

c) À 35°C, qual das substâncias apresenta maior pressão de vapor?

 

 

 

d) Por que a temperatura de ebulição do álcool etílico é menor que a da água? Explique utilizando os conceitos das interações intermoleculares.

 

 

 

e) Qual é a relação entre a pressão atmosférica e a pressão de vapor?

 

 

 

f) Explique por que a água entra em ebulição em temperaturas diferentes, dependendo da altitude do local em que se encontra.

 

8 - PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO

ATIVIDADES DO (  2D  )  no caderno do aluno -"  Aprender Sempre " .

Ler os textos :   Texto 1  -  Trecho da crónica - " uma coisa inútil ".

Texto 2 - " O adeus de Teresa "   do autor Castro Alves.

" OBS ! " RESPONDER AS QUESTÕES  DE (  01 A 03 )

 

 

9  - FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN



ATIVIDADE 2° ano Romeu Montoro

FILOSOFIA

 

A atividade final do bimestre está fundamentada no vídeo UAU – Percepções de um belga e um angolano em Florianópolis, podendo ser encontrado no Youtube:

(https://www.youtube.com/watch?v=u0wmMBD3KoY)

 

A partir do entendimento do curta-metragem, será solicitado ao aluno uma breve reflexão sobre as questões levantadas pelos protagonistas do filme. As respostas para as perguntas dessa atividade, devem ser construídas tendo como base os depoimentos narrados pelos personagens e a percepção pessoal do aluno sobre o mundo em questão.

A correção da atividade terá como princípio o desenvolvimento do raciocínio, integrando a criatividade e a crítica à realidade. Ou seja, o critério para a correção das notas reside principalmente na coerência das ideias expostas e na atenção dedicada para evitar contradições entre as questões.

 

1 – Quais as característica que o angolano, Abel Pedro, confere ao Brasil e por quê você acha que ele tem tal visão sobre nosso país?

 

2 – Quais as características que o belga, Geofroy Dammant, confere ao Brasil e por quê você acha que ele tem tal visão sobre nosso país?

 

3 – Os personagens do filme estão na mesma cidade e estudam na mesma universidade, entretanto, ocupam lugares diferentes e parecem ter uma rotina bem distinta. Qual a impressão que você teve desses dois personagens, e de como é a vida ao redor deles, baseado nos depoimentos apresentados?

 

4 – Em certo momento do vídeo temos a seguinte fala de Abel: “Hoje eu entendo porquê as mães escravizadas matavam seus filhos ao nascer. Eu tenho orgulho de ser negro, mas não gostaria de ser  negro brasileiro, preferiria que minha mãe tivesse me matado no nascimento”.

A frase nos dá a dimensão do racismo, de sua força sob a vida daqueles que sofrem desse mal diariamente. A sentença traz o depoimento de um estrangeiro que sofreu preconceito aqui e não tinha dimensão do quão profundo isso poderia ser na vida e no psicológico.

Ainda sobre o tema, uma pesquisa de 1995, do jornal Folha de S.P apontava que 89% dos entrevistados afirmavam existir preconceito contra pessoas negras, mas só 10% admitiram tê-lo. A mesma pesquisa apontou que 87% dos entrevistados manifestaram alguma concordância com ditados e frases racistas, evidenciando a própria ignorância sobre o tema. A pesquisa foi refeita em 2009 e apresentou resultados semelhantes ao observado acima.

Apresentadas tais observações, é possível dizer que naturalizamos o preconceito a ponto de não percebê-lo como um mal em nós ou na sociedade? Ainda é possível acabar com práticas e culturas racistas uma vez que o ser humano tem a capacidade de refletir sobre os próprios erros?

 

10 - FÍSICA – PROFESSOR RONALDO

Atividade 2º médio

Nome:                                                                                               Tuma:                     

Tema: Imãs

Regras:

- O imã tem dois pólos. Norte e Sul

- Pólos iguais de repelem, pólos diferente se atraem

- Cortando um imã, os pedaços se transformam em novos imãs

- O imã se alinha com os pólos norte- sul (bússola)

 

Exercícios:

01-   Um professor de Física mostra aos seus alunos 3 barras de metal AB, CD e EF que podem ou não estar magnetizadas. Com elas, faz três experiências que consistem em aproximá-las e observar o efeito de atração e/ou repulsão, registrando-o na tabela a seguir.




Após o experimento e admitindo que cada letra pode corresponder a um único polo magnético, seus alunos concluíram que:

a) somente a barra CD é ímã.

b) somente as barras CD e EF são ímãs.

c) somente as barras AB e EF são ímãs.

d) somente as barras AB e CD são ímãs.

e) AB, CD e EF são ímãs.

 

A imagem a seguir mostra um ímã permanente que foi quebrado ao meio.




Sabendo que N e S representam, respectivamente, os polos norte e sul do ímã permanente, determine a polaridade dos pontos 1, 2, 3 e 4.

a) 1-sul, 2-norte, 3-sul e 4-sul.

b) 1-norte, 2-sul, 3-sul e 4-norte.

c) 1-norte, 2-sul, 3-norte e 4 -sul.

d) 1-sul, 2-sul, 3-norte e 4-norte.

e) 1-norte, 2-sul, 3-norte e 4-norte

 

11- INGLÊS – PROFESSORA ROSILENE

Desta vez vamos ver um texto em inglês para aprendermos vocabulário e treinar nossa pronúncia.

                           Quick and easy

 In Brazil, a lot of people try to save time. In most families, both the husband and the wife work full-time, so their free time is very short and very important to them. They look for quick and convenient ways to do their shopping and other things, so they can have free time to enjoy themselves and do the things they really like to do.

 Back in the day people used to go to many different places to buy the things they needed at home. They used to go to the butcher for meat and chicken, to the fruit market for fresh fruit, and to the bakery for bread. Nowadays, most people just go to one place to get everything they need. They can buy fruit, vegetables, bread, meat, milk and frozen foods at their local supermarket.

When people eat out, they often go to fast food restaurants. There people order their food at the counter and have to wait only a few seconds or minutes. Then they carry their food to a table, sit down, eat it, and throw their trash away. Sometimes people leave their trash on the table for the employees to clean up. It doesn’t take too long to eat a meal at a fast food restaurant, but it’s not always a healthy choice.

 

 

 

 



 


 








3ºC - QUINZENA DO 4º BIMESTRE

 

1ª QUINZENA – 4º BIMESTRE- 3ºC

1-     1-  HISTÓRIA – PROFESSORA VERA LÚCIA

              ATIVIDADE

Pesquisar e fazer resumo do texto: DITADURAS CÍVICO-MILITARES NA AMÉRICA LATINA.

2-     2-  SOCIOLOGIA – PROFESSOR EDINALDO

A desumanização e a coisificação do outro.

A exploração do trabalho escravo não se limita aos meios rurais. Há diversas formas contemporâneas de exploração do trabalho que envolvem o cerceamento de liberdade e a degradação do ser humano. Esses dois fatores, além de caracterizarem a condição de escravidão, estão estreitamente ligados a um processo ainda mais perverso, em que a pessoa se transforma em mercadoria comercializável, interessante somente por causa do seu valor de troca. Nesse caso, as maiores vítimas são, sobretudo, crianças, adolescentes e mulheres, transformadas em objetos de consumo. Nesta etapa, analisaremos de forma breve como a exploração sexual de crianças, adolescentes e mulheres, comercializadas no interior dos esquemas de tráfico internacional de seres humanos, são desumanizadas e coisificadas, tornando-se objetos de transação no comércio global de armas e drogas.

Essas práticas estão relacionadas da seguinte maneira: há uma demanda em diversas regiões do mundo por mulheres, adolescentes e também crianças para serem usadas sexualmente, seja como prostitutas, seja como protagonistas de material pornográfico, alimentando, assim, a existência do tráfico de pessoas. Como definir cada uma dessas práticas?

A declaração aprovada durante o 1º Congresso Mundial contra a Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes, ocorrido em Estocolmo, em 1996, definiu a exploração sexual por adultos e a remuneração em espécie ao menino, à menina, a terceiros ou várias outras pessoas. Nessa situação, a criança é tratada como um objeto sexual para o prazer de um adulto e uma mercadoria, pois a relação é consumada mediante pagamento. É uma violação dos direitos fundamentais da criança e coerção e violência, geralmente acompanhada de trabalho forçado e formas contemporâneas de escravidão.

Já o tráfico de pessoas constitui o recrutamento, transporte, transferência, alojamento ou recolhimento de pessoas pela força, ameaça ou outras formas de coerção, como fraude, engano ou abuso de autoridade. É importante observar que o tráfico de pessoas envolve as mesmas condições observadas no aliciamento para exploração de trabalho escravo. Nelas, o trabalhador também é submetido a condições materiais objetivas que abrangem estratégias de recrutamento, promessas de transporte e alojamento e condições subjetivas de realização, que envolvem promessas de ganhos, ocupação, condições de trabalho melhores.

Uma pesquisa coordenada nacionalmente pelo centro de Referência. Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria), em 2002, revelou que o perfil das pessoas aliciadas pelo tráfico de seres humanos é geralmente do sexo feminino, com idades entre 15 e 25 anos, pardas ou negras. A maioria é oriunda de classes sociais mais baixas, com pouca escolaridade, mora em bairros periféricos com carência de saneamento, transporte e outros serviços públicos, tem filhos e exerce atividades pouco qualificadas, como serviços domésticos (arrumadeira, empregada doméstica, cozinheira) ou no ramo de serviços (auxiliar de serviços gerais, garçonete, balconista). Mal remuneradas, sem registo, muitas estabelecem uma rotina desmotivadora e desprovida de possibilidades de ascensão social, o que as torna presa fácil para os aliciadores, que prometem ganhos vultuosos e rápidos no exterior.

 

Perguntas.

1.            Explique o processo de coisificação, segundo o texto.

2.            Qual o principal público utilizado no trafico de pessoas e quais as práticas para quais são direcionadas?

3.            Como ficou definida a exploração sexual de crianças e adolescentes aprovada em Estocolmo?

4.            Explique, como se constitui o tráfico de pessoas?

5.            Qual o perfil das pessoas aliciadas pelo o tráfico de seres humanos?


3 - ARTES – PROFESSORA SIMONE

ATIVIDADE











4 - GEOGRAFIA -PROFESSORA IVANETE

TEMA 2: ÁFRICA E EUROPA ATIVIDADE

 

– LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO

A África é considerada o berço da humanidade e da civilização, pois tem em sua história uma das maiores diversidades culturais do mundo. No continente africano há mais de mil línguas e dialetos diferentes, e inúmeros conflitos políticos e étnicos que acarretaram, ao longo do tempo, crises sociais, econômicas, ambientais e culturais. Muitos países que colonizaram a África se apropriaram dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, acirraram as desigualdades, a segregação e a exclusão social. Atualmente, os produtos alimentícios têm um enorme peso nas importações africanas, gerando um déficit em suas balanças comerciais. Pode-se explicar a escassez de alimentos por um conjunto de fatores: processo colonial, climáticos, políticos, econômicos, agrícolas etc.

 Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola

 a) De acordo com os seus conhecimentos e o texto acima, comente a questão da apropriação dos recursos naturais e o acirramento das desigualdades sociais no continente africano.

 b) Pesquise, em livros didáticos e em diferentes sites da internet, informações e dados sobre a insegurança alimentar no continente africano, e registre as ideias principais.

 

5  – PROFESSOR LOURIVAL

ATIVIDADE RETIFICADA

 

6 - BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA

 

As teorias evolucionistas

 

As teorias evolucionistas afirmam que ocorreram mudanças nos organismos ao longo dos milhares de anos do planeta. Essas mudanças podem ser vistas, por exemplo, em fósseis de organismos que hoje não são encontrados na Terra, mas que possuem grandes semelhanças com organismos atuais. Todas as teorias evolutivas existentes falam em mudança, diferenciando-se apenas sobre a forma como essas mudanças ocorreram.

Principais teorias evolutivas

Entre as teorias evolutivas existentes, algumas merecem destaque: o Lamarkismo, o Darwinismo e o Neodarwinismo.

Lamarckismo : Uma das primeiras teorias que explicaram a evolução dos seres vivos foi a proposta por Jean-Baptiste Lamack (1744-1829). Para explicar a evolução, ele sugeriu duas leis: a lei do uso e desuso e a lei dos caracteres adquiridos.

A lei do uso e desuso explica que, quando um organismo utiliza muito determinada parte do corpo, essa parte desenvolve-se mais que outras e aquelas que não são utilizadas atrofiam-se. A lei da herança dos caracteres adquiridos, por sua vez, afirma que características adquiridas durante a vida podem ser transmitidas aos descendentes.

A teoria de Lamarck apresenta alguns pontos falhos que merecem destaque. O primeiro deles diz respeito ao uso e desuso, que não pode ser considerado uma verdade, pois as características do nosso organismo são predeterminadas pelos genes, e o uso e o desuso poderiam causar alterações nos limites predeterminados. Outro ponto que merece destaque diz respeito às características adquiridas que não podem ser transmitidas, pois não estão presentes na nossa informação genética.

 

Apesar dos erros, Lamarck tem seu mérito, pois introduziu a ideia de mudança que ocorre nos seres vivos para a sociedade.

Darwinismo: O Darwinismo reúne as ideias evolucionistas propostas por Charles Darwin (1809-1882). Segundo esse pesquisador, as espécies modificam-se ao longo do tempo em virtude da seleção natural. Para ele, os organismos vivem em uma luta constante pela sobrevivência e apenas aqueles mais aptos são capazes de sobreviver, reproduzir-se e passar as características vantajosas para seus descendentes.

Apesar da seleção natural ser um mecanismo correto, Darwin não conseguiu explicar como as características vantajosas surgiam nos organismos e, tampouco, como eram transmitidas. Essa explicação não foi possível porque não havia conhecimento sobre Genética nesse período.

 

Fonte:  https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/teorias-evolucionistas.htm

 Aula 01

-          Ler o texto com bastante atenção;

-          Selecionar cinco palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.


Aula 02

Responder às seguintes questões:

a)        O que  dizem as teorias evolucionistas?

b)      Explique o Lamarckismo.

c)       Explique o Darwinismo.

d)      Explique a seleção natural.

 

Aula 03

Produção textual (redação)

O que eu penso sobre as teorias evolucionistas.

Aula 04

Pesquise um texto  sobre  as Teorias evolucionistas   (diferente do meu) e escreva no seu caderno.

7- QUÍMICA - PROFESSORA MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro | Química 3º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo

 

Nome: _____________________________________________ nº____ Turma

 

Atividade IV do 3º Bimestre

Biomassa e suas aplicações

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula.  Faça com muito carinho, capricho e atenção!

Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.

 

Vídeo Biomassa https://youtu.be/vvvunr1tNDM  

Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:

 

1. Realize um resumo das principais ideias, de acordo com as questões abaixo:

a)       O que é biomassa?

 

b)      Como é produzida?

 

c)       Como é classificada?             

 

d)      Aponte as vantagens e desvantagens do uso da BIOMASSA, do PETRÓLEO e do GÁS NATURAL.

 

2. Pesquise e responda as questões abaixo:

a) Carvão Mineral- Onde o carvão é formado?

 

b) Como é utilizado?

 

c) Qual a finalidade do processo de gaseificação?

 

e)      Por que o carvão passa pelo processo de liquefação?

 

8 - PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO

ATIVIDADES DO  ( 3 C )  no caderno do aluno - "  Aprender  Sempre ".

 Ler  os textos  :   Texto 1- "Artigo  215 da Constituíção Federal de 1988"

                                Texto 2 - " Cinema e vídeo transforma a vida de jovens na preferia de São Paulo "

" OBS " responder as questões , referentes  aos textos citados acima.

 

Boa sorte a todos.

Maurício  Telis.

 

9 - FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN






A atividade que deverá ser realizada encerrando este 3° bimestre tem como objetivo compreender a noção de História que os alunos constroem subjetivamente, tendo em mente posterior aprofundamento, para explanação aula. Para a realização do exercicio em questão é de fundamental importância que o curta metragem Barbosa (1988) tenha sido assistido. Link: https://www.youtube.com/watch?v=xJ5w34_--rM

 

No curta-metragem o personagem de Antônio Fagundes, volta no tempo, mais precisamente ao dia 16 de julho de 1950. Nesta data, a seleção brasileira de futebol perdia em casa e de virada, aquele que seria seu primeiro título mundial. Trazendo um triste depoimento do goleiro do time, Moacir Barbosa Nascimento, que sofreu o gol aos 37 do segundo tempo, quando o empate daria o título à seleção brasileira.

Vemos que o protagonista do filme expressa angustia e desconforto com os acontecimentos relacionados ao dia da partida, esse fato histórico tenta ser corrigido por ele, numa malograda viagem aquele instante da história…

 

Caso você tivesse a mesma capacidade do protagonista do curta-metragem:

A) Qual seria o momento da história do mundo que você gostaria que não tivesse acontecido, ou que você gostaria de mudar e por quê?

B) Qual seria o momento da história do nosso país que você gostaria que não tivesse acontecido, ou que você gostaria de mudar e por quê?

C) Tendo em vista o momento atual, quais são suas perspectivas para o futuro? Acha que a sociedade terá melhores ou piores condições?

D) O que o personagem principal poderia ter feito de diferente para evitar o gol uruguaio?

 

10 -FÍSICA – PROFESSOR RONALDO

Link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=Vh94OIz5noM&authuser=1

Nome:                                                                                               Tuma:                     

 

Exercícios:

 

1-                  Calcular a foco de uma lente cujo objeto é colocado a p = 40 cm, projetando a imagem a uma distância de p’ = 20 cm.

 

2-                  Em uma lente de foco de 10 cm, calcular a distância de uma objeto p, em que a imagem deste objeto é posicionado a  p’ = 20 cm da lente


 11- INGLÊS – PROFESSORA ROSELENE

Desta vez vamos ver um texto em inglês para aprendermos vocabulário e treinar nossa pronúncia.

                           Quick and easy

 In Brazil, a lot of people try to save time. In most families, both the husband and the wife work full-time, so their free time is very short and very important to them. They look for quick and convenient ways to do their shopping and other things, so they can have free time to enjoy themselves and do the things they really like to do.

 Back in the day people used to go to many different places to buy the things they needed at home. They used to go to the butcher for meat and chicken, to the fruit market for fresh fruit, and to the bakery for bread. Nowadays, most people just go to one place to get everything they need. They can buy fruit, vegetables, bread, meat, milk and frozen foods at their local supermarket.

When people eat out, they often go to fast food restaurants. There people order their food at the counter and have to wait only a few seconds or minutes. Then they carry their food to a table, sit down, eat it, and throw their trash away. Sometimes people leave their trash on the table for the employees to clean up. It doesn’t take too long to eat a meal at a fast food restaurant, but it’s not always a healthy choice.