Estamos na Semana de Estudos Intensivos do 4º bimestre! Leia as questões com atenção, não esqueça de colocar nome e série na sua atividade, se tiver com dúvidas, peça ajuda ao seu professor tutor. Bons estudos!
HISTÓRIA - PROFESSOR CLEITON
1) A presença holandesa na
América e no Brasil colônia causa, até hoje, polêmicas entre historiadores. As
controvérsias se localizam, sobretudo, em relação à atuação de Maurício de
Nassau, que dirigiu os empreendimentos da Companhia das Índias Ocidentais no
Brasil. Nassau conseguiu destacar-se, mas terminou sendo demitido em 1643. Com
relação ao seu governo, é correto afirmar que:
B)
teve cuidados especiais com o Recife, onde fixou sua residência, melhorando
suas condições.
C)
apesar do empenho, não conseguiu aumentar os domínios territoriais dos
holandeses.
D)
reconstruiu a cidade de Olinda, onde pretendia se instalar
2) Entre as várias formas de resistência do negro ao regime
escravista no Brasil colonial, encontramos os quilombos. Palmares, o maior
exemplo de grande quilombo, possuía uma organização econômica que apresentava
as seguintes características:
A) A agricultura policultora como principal
atividade, organizada com base num sistema de sesmarias semelhante ao dos
engenhos, que visava ao consumo local e à comercialização do excedente.
B) Agricultura monocultura, que visava a
comercialização, caça, pesca, coleta e criação de gado para o consumo interno.
C) Agricultura policultora realizada em pequenos
roçados das famílias, e um sistema de trabalho cooperativo que produzia
excedentes comercializados na região, além da extração vegetal e da criação
para a subsistência.
D) Atividades extrativas, pecuária bovina e
caprina, para atender ao consumo local, e fabricação de farinha, aguardente e
azeite, para a comercialização.
3) A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no
currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e
particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura
Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da
História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura
negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a
contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à
História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de
novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”.
A) Referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque legitima o ensino das ciências humanas nas escolas.
B) Divulga conhecimentos para a população afro-brasileira.
C) Garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação.
D) impulsiona o reconhecimento da pluralidade
étnico-racial do país.
GEOGRAFIA - PROFESSOR VALDINEI
Texto Leitura: Biomas
Em nosso país,
podemos encontrar seis tipos de Biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga,
Pampa e Pantanal. Nossos biomas são
importantes não somente com recursos
naturais em nosso país, mas têm destaque como ambientes de grande
riqueza natural no planeta.
1) Quais são os biomas que estão
sendo apresentado nas imagens:
Imagem I Imagem II
1) Os biomas mencionadas nas imagens são:
a) Mata Atlântica e Cerrado
b) Mata Atlântica e Amazônia
c) Amazônia e Pantanal
d) Pantanal e Caatinga
2) Quantos são os principais biomas brasileiros?
a)
9
b)
6
c)
12
d)
5
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