quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS – SEI 8º ANO A e B - 4º BIMESTRE - LINGUAGENS

 

Língua Portuguesa


Liberdade



   Deve existir nos homens um sentimento profundo que corresponde a essa palavra LIBERDADE, pois sobre ela se têm escrito poemas e hinos, a ela se têm levantado estátuas e monumentos, por ela se tem até morrido com alegria e felicidade.

   Diz-se que o homem nasceu livre, que a liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade de outrem; que onde não há liberdade não há pátria; que a morte é preferível à falta de liberdade; que renunciar à liberdade é renunciar à própria condição humana; que a liberdade é o maior bem do mundo; que a liberdade é o oposto à fatalidade e à escravidão; nossos bisavós gritavam "Liberdade, Igualdade e Fraternidade! "; nossos avós cantaram: "Ou ficar a Pátria livre/ ou morrer pelo Brasil!"; nossos pais pediam: "Liberdade! Liberdade! / abre as asas sobre nós", e nós recordamos todos os dias que "o sol da liberdade em raios fúlgidos/ brilhou no céu da Pátria..." em certo instante.


  Somos, pois, criaturas nutridas de liberdade há muito tempo, com disposições de cantá-la, amá-la, combater e certamente morrer por ela.


   Ser livre como diria o famoso conselheiro... é não ser escravo; é agir segundo a nossa cabeça e o nosso coração, mesmo tendo de partir esse coração e essa cabeça para encontrar um caminho... Enfim, ser livre é ser responsável, é repudiar a condição de autômato e de teleguiado é proclamar o triunfo luminoso do espírito. (Suponho que seja isso.)
Ser livre é ir mais além: é buscar outro espaço, outras dimensões, é ampliar a órbita da vida. É não estar acorrentado. É não viver obrigatoriamente entre quatro paredes.

  Por isso, os meninos atiram pedras e soltam papagaios. A pedra inocentemente vai até onde o sonho das crianças deseja ir. (Às vezes, é certo, quebra alguma coisa, no seu percurso...)
Os papagaios vão pelos ares até onde os meninos de outrora (muito de outrora!...) não acreditavam que se pudesse chegar tão simplesmente, com um fio de linha e um pouco de vento!

 ...

   Acontece, porém, que um menino, para empinar um papagaio, esqueceu-se da fatalidade dos fios elétricos e perdeu a vida.


   E os loucos que sonharam sair de seus pavilhões, usando a fórmula do incêndio para chegarem à liberdade, morreram queimados, com o mapa da Liberdade nas mãos!

 ...

   São essas coisas tristes que contornam sombriamente aquele sentimento luminoso da LIBERDADE. Para alcançá-la estamos todos os dias expostos à morte. E os tímidos preferem ficar onde estão, preferem mesmo prender melhor suas correntes e não pensar em assunto tão ingrato.


   Mas os sonhadores vão para a frente, soltando seus papagaios, morrendo nos seus incêndios, como as crianças e os loucos. E cantando aqueles hinos, que falam de asas, de raios fúlgidos linguagem de seus antepassados, estranha linguagem humana, nestes andaimes dos

construtores de Babel...


(MEIRELES, Cecília. Escolha o seu sonho: crônicas Editora Record  Rio de Janeiro, 2002, pág. 07.)

 

1. O texto afirma que

(A) a escravidão depende das escolhas das pessoas.

(B) a liberdade de um acaba onde começa a liberdade de outrem.

(C) as criaturas combatem a liberdade com entusiasmo juvenil.

(D) os sentimentos sombrios deslumbram a liberdade.

 

2. O resultado de ser livre é

(A) ampliar a órbita da vida.

(B) cantar a liberdade como nossos avós.

(C) viver sem sonhar.

(D) viver sem qualquer obrigação.

 

 

Educação  Física

 

3. Quando realizamos alguns tipos de ginasticas que pertence o movimento realizado, sentimos sensações corporais que é muito importante que se perceba em nosso corpo na realização desses movimentos, movimento utilizado no pilates e yoga, posição de meditação, movimento do tai-chi-chuan, entre outros. Que sensações corporais podemos perceber ao fazer estes movimentos?

a)   Aceleração ou não dos batimentos cardiacos, a respiração auxilia no relaxamento, entre outros.

b)   Cansaço e fadiga

c)    Estresse e irritação

d)   Relaxamento, paz e preguiça

  

Arte


4.   O texto matiza algumas transformações das funções da arte na atualidade. No trabalho citado, do artista Jaime Prades, considera-se a

 

A – (   ) reflexão sobre a responsabilidade ambiental do homem.

B – (   ) valorização da poética em detrimento do conteúdo.

C – (   ) preocupação com o belo encontrado na natureza.

D – (   ) percepção da obra como suporte da memória.

 

 

Inglês


5. Em relação ao cartum acima, assinale a alternativa correta:

a)  O personagem elenca uma inconveniência atrelada à sua profissão.

b) O personagem aponta uma vantagem do seu trabalho.

c) O personagem enxerga todas as pessoas como uma sopa.

d) O personagem é um executivo do setor de alimentos.


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