sexta-feira, 6 de novembro de 2020

CIÊNCIAS HUMANAS - 2º A , 2º B - ENSINO MÉDIO PEI

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Caros alunos vocês podem responder as atividades de Filosofia - História - Sociologia - Geografia, direto no link abaixo (pelo Google Forms).

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ATIVIDADE DE FILOSOFIA4º BIMESTRE

2ª SÉRIES A  B

PROFESSORA: MARIA JOSÉ F. BATISTA

 

HABILIDADE:

(EM13CHS502) analisar situações da vida cotidiana (estilos de vida, valores, condutas etc.), desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade e preconceito, e propor ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às escolhas individuais.

 

TEMA:

A CONDIÇÃO HUMANA E A BANALIDADE DO MAL

 

   A Condição Humana inclui três dimensões do viver, as atividades do que se pode distinguir entre labor, trabalho e ação. O labor inclui o que garante a manutenção do corpo, da vida biológica. Envolve a produção e o consumo. O trabalho consiste na atividade pela qual o ser humano transforma a natureza. Por exemplo, transformar a mandioca em farinha. A ação consiste na atividade pela qual uma pessoa se relaciona com a outra ou com um grupo social. Mas a condição humana não deve ser confundida com a natureza humana, que é a essência do ser humano, que não pode ser alcançada por ele próprio. A grande crítica da filósofa Hannah Arendt é que o homem moderno vive como se a dimensão do labor fosse a mais importante. A relação com os outros e com o mundo se limita aos prazeres biológicos, ao que é necessário para sobreviver. Quando tratamos o mundo como uma forma de alcançar nossos objetivos imediatos, o que chamamos de trabalho deixa de ser transformação para ser labor; torna-se repetição sem fim, na desgastante rotina: a alienação.   O agir também se reduz ao labor, na medida em que nossa relação com os outros não é nem de gratuidade nem de busca política. Não se volta para o coletivo. Os outros são meros objetos, por meio dos quais nossas satisfações são realizadas, e a política é orientada para o labor, para o básico, e nada mais. Nesse processo, de acordo com o pensamento de Hannah Arendt, cada pessoa age repetindo o que se estabeleceu, o que se tornou normal, como se fosse máquina, massificada, desprezando a sua individualidade. Ensinou-se aos poucos a não julgar e não agir, a não desagradar ninguém, a não criar nenhum conflito, a dizer que não gosta de política e não se mete em política.

(Texto adaptado do SP Faz Escola V.4 Filosofia – Prof. Geraldo Domezi).

 

  

  1. De acordo com as ideias da Filósofa Hannah Arendt, existe uma distinção entre o labor e o trabalho. Assinale a alternativa correta.

a)     Arendt, aborda que a condição humana inclui as dimensões do viver, e que o labor é o único que garante a manutenção do corpo de da vida biológica, envolvendo a produção e o consumo, em todas as esferas humanas.

b)    Arendt, postula que a única condição humana na dimensão do viver, é a do labor que é a garantia da manutenção do corpo. 

c)     Segundo a autora, os seres humanos possuem três dimensões para sobreviver, a dimensão do labor, do trabalho e da ação.

d)    A dimensão da ação, que consiste na atividade das pessoas se relacionarem, garantem totalmente a sobrevivência humana, de acordo com a filósofa Arendt.

 

  1. A filósofa Arendt apresenta uma crítica com relação à dimensão do labor.

Assinale a alternativa correta.

a)     Para Arendt a condição humana não deve ser confundida com a natureza humana, e que não deveríamos viver como se a dimensão do labor fosse a mais importante.

b)    A filósofa aborda que para atender a condição humana o que é mais importante é o labor.

c)     Arendt, afirma que ao garantir a manutenção do corpo e da vida biológica através do que se produz e do que se consome o ser humano atende todas as suas necessidades e alcança a essência por ele próprio.

d)    A condição humana e a natureza humana podem se limitar somente aos prazeres biológicos e ao que é necessário para sobreviver.

 

Observe a tirinha abaixo para responder as questões 3 e 4.


  1. Quando se estabelece uma relação com os outros como se fossem meros objetos, por meio dos quais nossas satisfações são realizadas, a política e os valores estão voltados para o labor, para o básico e nada mais.  Ao analisar a tirinha da Mafalda podemos observar que:

a)     Os valores que mais importam são aqueles que estão intimamente relacionados apenas a sobrevivência humana.

b)    Valores morais, espirituais, artísticos, humanos, fazem parte da dimensão da natureza humana e são tão vitais quanto aqueles que são partes da condição para a sobrevivência.

c)     Nesta tirinha a Mafalda refere que o que tem valor é aquilo que fazemos no labor para o sustento da vida biológica.

d)    Valores morais e valores econômicos são utilizados para e por todos, igualmente.

 

  1. A ação pautada nos valores citados na tirinha da Mafalda, consiste na atividade pela qual a pessoa pode se relacionar com a outra ou com um grupo social. Pessoas que alcançam esta dimensão da natureza humana podem ser consideradas como:

a)     Pessoas egoístas que se limitam a satisfação dos prazeres biológicos e ao que é estritamente necessário para a sobrevivência.

b)    Ao homem moderno que vive totalmente a dimensão do labor como a mais importante para a vida.

c)     Pessoas que compreenderam que o equilíbrio entre a dimensão do labor, do trabalho e das ações são fundamentais para atender a natureza humana.

d)    A dimensão de que a essência do ser humano pode ser alcançada por ele próprio.

 

  1. Segundo Arendt, quando tratamos o mundo como uma forma de alcançar nossos objetivos imediatos, o que chamamos de trabalho deixa de ser transformação para ser labor, pois:  

a)     A repetição sem fim e a desgastante rotina leva a alienação.

b)    O agir se reduz ao labor.

c)     A nossa relação com os outros se torna massificada como se fossemos máquina.

d)    Todas as alternativas estão corretas.

 

 

Leitura Complementar

Caderno do Aluno – São Paulo Faz Escola – Volume 4 – Filosofia.

 

ORIENTAÇÕES:

Busque compreender e aplicar conceitos básicos para responder as atividades.

Responder preferencialmente no link do Google Forms.

Ou enviar para o e-mail: romeumontoropei@gmail.com.


Atividade I – 4º Bimestre

 

História 2º Ano A-B (Prof. Francisco)

 

Habilidade: (EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.

 

6)- Durante a expansão territorial, a forma encontrada pelo governo americano para incentivar a ocupação de todo esse “vazio territorial” foi a partir da Homestead Act, que determinava:

a) A distribuição gratuita de territórios para todo cidadão americano, desde que ele não fosse pertencente à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

b) A venda da terra a um preço muito baixo desde que a pessoa tivesse ao menos 21 anos e que habitasse e cultivasse a terra por, pelo menos, cinco anos.

c) A distribuição de terra gratuita para todos aqueles que tivessem informações que levassem à prisão de criminosos.

d) A distribuição de terras para os veteranos da Guerra Mexicano-Americana.

 

7)- A Guerra de Secessão aconteceu nos EUA de 1861 a 1865 e foi resultado da disputa entre Norte e Sul pela questão da ampliação da utilização do trabalho escravo nos novos territórios. O primeiro ato de agressão desse conflito aconteceu:

a) na Batalha de Gettysburg

b) na Batalha de Fredericksburg

c) na Batalha de Chickamauga

d) na Batalha do Fort Sumter

 

8)- Em 1783, após a Guerra de Independência dos Estados Unidos contra a Inglaterra, foi assinado o Tratado de Paris. Esse acordo estipulava que:

a) As terras a oeste do trecho a partir dos Montes Apalaches até a borda do Rio Mississipi seriam consideradas território americano e, portanto, cedidas pela Inglaterra.

b) Garantia um acordo em que os americanos comprometiam-se a não atacar as nações indígenas que viviam na região entre os Montes Apalaches até a borda do Rio Mississipi.

c) Garantia um acordo entre os dois países em que a Inglaterra manteria um tratado econômico com os EUA com impostos alfandegários estipulados em 15%.

d) Os EUA seriam obrigados a pagar uma indenização aos ingleses de 19 milhões de dólares em compensação pelo reconhecimento de sua independência.

 

9)- Entre as medidas tomadas pelo governo do Norte dos Estados Unidos para promover a expansão para o Oeste, está uma lei aprovada em 1862. Essa lei era:

a) A Lei do Ventre Livre;

b) A Lei da Mais Valia;

c) A Lei de Homestead;

d) A Lei Antitruste.

 

10)- Alguns dos aspectos negativos da Marcha para o Oeste estavam associados, principalmente, ao meio de transporte de cargas utilizado na época, o trem de ferro, que levava e trazia mercadorias do Leste para o Oeste e vice-versa. Entre esses aspectos, podemos destacar:

a) A falta de gasolina disponível para o funcionamento das locomotivas.

b) Os constantes assaltos nas linhas férreas e nas diligências.

c) A falta de manutenção das linhas férreas.

d) A falta de investimento na construção de estradas de ferro.

 


SOCIOLOGIA

PROFESSOR EDUARDO DE OLIVEIRA SANTOS

Questões de sociologia referente ao conteúdo programático do 4º Bimestre

2º A -  B

 

“Em Minas Gerais um projeto de mediação de conflito está mudando a rotina de violência em escolas públicas. Em uma companhia policial para menores infratores, em Belo Horizonte, chegam todos os dias muitos casos de alunos que saíram direto das escolas, nos carros da polícia, porque ameaçaram professores ou deram socos em colegas. Um projeto desenvolvido pelas Secretarias de Educação de Minas, Ministério Público, Tribunal de Justiça e UFMG quer transformar os conflitos em oportunidades de mudança para os jovens, e resolver tudo dentro da própria escola. ‘O encarceramento só transforma aquela pessoa numa pessoa pior. Quando você é criança, adolescente, você está em formação de caráter, de personalidade; é o acolhimento da pessoa é que vai transformá-lo. Não é a punição, o castigo, a raiva, a vingança’, diz Valéria Rodrigues, juíza da Vara da Infância e Juventude de Belo Horizonte. Educadores voluntários e até alunos de 240 escolas públicas estão sendo treinados para ser mediadores. ”

(Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/04/mediacao-de-conflito-muda-rotina-de-violencia-em-escolas-publicas-emmg.html.)

 

11. A violência, especificamente nos meios escolares, é debatida e pesquisada pelo mundo inteiro por conta da gravidade e frequência em que se repete no cotidiano. Sobre esse problema, especificamente no que diz respeito ao Brasil:

A)        Os valores autoritários da escola penetram nas relações que se estabelecem na sociedade. E acabam por cercear a espontaneidade dos alunos.

B)        Todo índice de violência escolar coincide totalmente com os índices da violência social, pois é critério de criminalidade das áreas urbanas.

C)        As agressões psicológicas, apesar de serem constantes, não são consideradas no âmbito da análise da violência, pois são vistas como pequenos delitos.

D)        Pode-se afirmar que a localização geográfica da escola e a presença do crime organizado, isto é, o entorno escolar, exercem influência na violência escolar.

 

12. O tema da violência tem sido uma constante nas discussões sobre o Brasil em oposição a um senso comum de que se trata de um povo pacífico, alegre e feliz, “abençoado por Deus”. A violência assume diferentes formas na vida cotidiana: física, doméstica, moral. São manifestações dessas formas, respectivamente:

 

A)        Ação de policiais, milícias e traficantes em comunidades de periferias; assassinato de mulheres; assédio no trabalho e nos transportes.

B)        Furto de carros; conflitos entre gangues; desavença entre vizinhos.          

C)        Pátrio poder; estelionato; perseguição a religiões de matriz africana por fundamentalistas.       Excluir alternativa

D) Abuso sexual a menores; acidentes de trânsito com eventuais mortes; impunidade a crimes de corrupção.

 

13. Em 2019, o Senado aprovou medidas que ampliaram o alcance da Lei Maria da Penha. Uma dessas medidas determina que a mulher vítima de violência tenha

A) Asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservando sua saúde física e mental.

B) Direito a um atendimento policial especializado, em particular nas Delegacias de Atendimento à Mulher.

C) Prioridade para matricular seus filhos nas instituições de educação básica mais próximas de seu domicílio.

D) Atendimento prestado de forma articulada, em conformidade com as diretrizes da Lei Orgânica de Assistência Social.

 

14. A violência contra a criança e o adolescente compromete o desenvolvimento e produz efeitos e marcas que se mantêm presentes por toda a vida. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.

I Agressores(as) sexuais, em sua maioria, são pessoas próximas às vítimas, como pais, padrasto, tios.

II Assédio verbal, exibicionismo e produção de fotos íntimas de crianças ou adolescentes não caracterizam abuso sexual, mas abuso psicológico.

III Os danos da violência na infância e na adolescência podem produzir níveis de estresse que alteram a estrutura e a funcionalidade do cérebro da vítima.

Assinale a opção correta.

A) Apenas o item II está certo.

B) Apenas o item III está certo.

C) Apenas os itens I e II estão certos.

D) Apenas os itens I e III estão certos.

15. Assinale a alternativa que apresenta as causas estruturais da violência nas áreas urbanas.

A) A violência urbana é fruto do consumo de drogas que conduz os usuários à formação de guetos e à fuga do mercado de trabalho.

B) A ausência de uma política de assistência social que ampare os pobres para que se mantenham distantes do crime organizado.

C)A falta de investimento público no sistema prisional, que pela falta de vagas, antecipa a liberdade condicional aos condenados.

D)A exclusão social, provocada pelo desemprego estrutural e pela ausência de perspectivas, fornece a base social para a criminalidade urbana.



GEOGRAFIA

2º A  - B

PROFESSOR CASSIO

HABILIDADES: (EM13CHS303)

(EM13CHS304)

(EM13CHS305)

(EM13CHS306)

 

Recursos naturais e Gestão do Território

 

A gestão do território compreende a forma de interação entre homem e o espaço natural considerando a utilização e aproveitamento assegurando que sejam preservados os recursos do mesmo.

Conforme falado, o crescimento populacional afeta diretamente o meio ambiente, o consumo que deveria ocorrer de forma sustentável não está acontecendo como deveria e os recursos naturais básicos como água, ar e alimentos já não são mais tão abundantes como antigamente.

Desta forma a gestão do território precisa ser realizada de forma responsável para que os recursos naturais não sejam desperdiçados proporcionando além da proteção, a preservação e recuperação do meio ambiente assim como o controle do uso do solo de forma a evitar a poluição e a degradação ambiental, pois seria uma desordem total se cada um pudesse usar da forma como melhor lhe convir.

Esta gestão do território é descrita como podemos identificar na Lei nº 10.257 de 10 de julho de 2001 que para todos os efeitos, esta Lei, denominada Estatuto da Cidade, estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.

 

Geotecnologias como ferramentas de sistematização do conhecimento

Os recursos naturais provêm a humanidade, em grande parte, das suas demandas básicas de sobrevivência, fornecendo material e atendendo às necessidades estéticas e espirituais, essenciais para o bem estar humano. Mas o Planeta Terra é finito em recursos e, com a expansão da população humana, aumenta a pressão sobre o meio ambiente, tornando necessária e urgente a sua gestão sustentável. A complexidade dos processos sociais, econômicos, ambientais e dos mecanismos de tomada de decisões demanda novos meios de gestão.

Quando abordamos gestão envolvendo o espaço territorial, alguns pontos de vista precisam ser considerados sobre os principais conceitos envolvidos. Temos o termo “Território” como um conceito biofísico, compreendendo o espaço geográfico, os recursos naturais e ecossistemas e as condições, atividades e relações humanas, e que sempre está associado a uma entidade sociopolítica. Portanto, diz respeito à base geográfica sobre a qual um grupo social, institucional ou politicamente constituído exerce controle e usufrui dos recursos naturais. O território pode ser identificado com o espaço do Estado-Nação e, dessa forma, associa-se à noção de soberania, poder e controle, além de conter um sentido de enraizamento e de identidades sociais.

O ordenamento territorial é a tentativa de colocar as atividades humanas numa ordem, de acordo com aptidões do meio e direcionamentos dados por diretrizes e planos institucionais e políticos. O ordenamento territorial diz respeito a uma visão do espaço, focando conjuntos espaciais (biomas, macrorregiões, redes de cidades, etc.) e espaços de interesse estratégico ou usos especiais (zona de fronteira, unidades de conservação, reservas indígenas, instalações militares, etc.). Nesse sentido, o zoneamento é o resultado do uso de técnicas de planejamento para o ordenamento territorial. O zoneamento ecológico-econômico, por exemplo, é um instrumento técnico de planejamento que gera informações integradas de um determinado território, classificando-o segundo suas potencialidades e vulnerabilidades naturais e socioeconômicas.

Com o reconhecimento das limitações do planejamento meramente técnico, enquanto instrumento de ordenamento do território, mais recentemente foi adotado o conceito de gestão territorial. Nela busca-se instrumentar e apoiar a revisão e a formulação de políticas públicas e privadas, por meio de levantamentos de situações e cenários, em diferentes escalas, para permitir a visualização e análise de dinâmicas e potenciais, além de desenvolver ferramentas que tornem o conhecimento do território mais acessível aos gestores, possibilitando visões estratégicas. Portanto, é necessária a capacidade de produzir dados, geoestatísticas, mapeamentos, estudos e sistemas informatizados para a gestão em base territorial, e tem entre suas finalidades o monitoramento de processos de uso e ocupação das terras e, assim, o atendimento à grande demanda dos setores público e privado por informações territoriais, com vistas a orientar políticas de planejamento e investimentos. No entanto, a gestão territorial é conceitualmente mais ampla e inclui aspectos sociais e econômicos, relações de poder e componentes políticos da tomada de decisão, na busca do direcionamento, no tempo e no espaço, das múltiplas finalidades, decisões e ações em base territorial, de forma coerente.

A complexidade dos processos socioeconômicos e dos mecanismos de tomada de decisões demanda ferramentas para a gestão em base territorial e a capacitação da administração pública e das empresas.

Sistemas de informação geográfica e sensoriamento remoto são fundamentais para alcançar uma transição bem sucedida das tradicionais práticas de gestão ambiental e de recursos para o desenvolvimento sustentável, por causa de sua qualidade integrativa (ligação de dados sociais, econômicos e ambientais) e sua qualidade com base na localização (abordando relacionamentos entre os lugares ao nível local, nacional, regional e global). O uso de geotecnologias, convertidas em ferramentas de sistematização do conhecimento, auxilia e aumenta a eficiência da gestão territorial.

 

16- Assinale a resposta incorreta sobre os textos acima.

a) A complexidade dos processos socioeconômicos e dos mecanismos de tomada de decisões demanda ferramentas para a gestão em base territorial e a capacitação da administração pública e das empresas.

b) O uso de geotecnologias, convertidas em ferramentas de sistematização do conhecimento, auxilia e aumenta a eficiência da gestão territorial.

c) É necessária a capacidade de produzir dados, geoestatísticas, mapeamentos, estudos e sistemas informatizados para a gestão em base territorial, e tem entre suas finalidades o monitoramento de processos de uso e ocupação das terras e, assim, o atendimento à grande demanda dos setores público e privado por informações territoriais, com vistas a orientar políticas de planejamento e investimentos.

d) Todas alternativas estão incorretas.

 

17- Qual alternativa esta correta sobre o texto.

a) A gestão do território compreende a forma de interação entre homem e o espaço natural considerando a utilização e aproveitamento assegurando que sejam preservados os recursos do mesmo.

 

b) A complexidade dos processos socioeconômicos e dos mecanismos de tomada de decisões demanda ferramentas para a gestão em base territorial e a capacitação da administração pública e das empresas.

c) Os recursos naturais provêm a humanidade, em grande parte, das suas demandas básicas de sobrevivência, fornecendo material e atendendo às necessidades estéticas e espirituais, essenciais para o bem estar humano.

d) Todas alternativas estão corretas

18 -  Complete as lacunas nas frases abaixo.

Com o__________________ das limitações do ________________ meramente técnico, enquanto instrumento de ordenamento do território, mais recentemente foi adotado o conceito de _____________ territorial.

a) desenvolvimento – território – espaço

b) espaço– território – desenvolvimento

c) reconhecimento – território – desenvolvimento

d) reconhecimento – território – gestão

 

19 - Complete as lacunas nas frases abaixo.

 __________________ de informação geográfica e sensoriamento _____________ são fundamentais para alcançar uma transição bem sucedida das_________________ práticas de gestão ambiental e de recursos para o desenvolvimento sustentável.

a) desenvolvimento – território – espaço

b) espaço– território – tradicionais

c) desenvolvimento – território – reconhecimento

d) sistemas – remoto – tradicionais

 

20 - “ Os recursos naturais provêm a humanidade, em grande parte, das suas demandas básicas de sobrevivência, fornecendo material e atendendo às necessidades estéticas e espirituais, essenciais para o bem estar humano. Mas o Planeta Terra é finito em recursos e, com a expansão da população humana, aumenta a pressão sobre o meio ambiente, tornando necessária e urgente a sua gestão sustentável.” Essa frase esta relacionada a:

a) Geografia

b) Geologia

c) Geoestatísticas

d) Geotecnologias

 

 Atividade de Projeto de Vida

2º A - B

Professor Cassio

 

Ao longo das atividades de Projeto de Vida e das aulas do CMSP foram trabalhadas as habilidades socioemocionais. A seguir, você indicará as habilidades que são mais adequadas para enfrentar as seguintes situações.

 

Verifique no quadro a seguir as competências e habilidades socioemocionais;

- Determinação    – iniciativa social     - Confiança   -  Imaginação criativa

- Organização        - Assertividade       -  Empatia     - Interesse artístico.

- Foco                    - Entusiasmo          - |Respeito

- Persistência         - Tolerância ao Stress  - Tolerância à frustração

Responsabilidade   - Autoconfiança     - Curiosidade para aprender

 

 

 

Indique as habilidades que mobilizamos mais adequadas às situações a seguir.

 

Receber uma crítica: ______________________

Discordância de opiniões em um debate ______________________

Encontrar palavras desconhecidas durante uma leitura ______________________

Apresentar um seminário para a sala ________________________

Receber nota baixa em uma atividade ________________________

Iniciar novos bons hábitos como organizar sua rotina de estudos ____________________

Realizar trabalhos em grupo ____________________

Presenciar uma situação de bullying _______________

Ser distratado por um conhecido ______________________

Ouvir alguém que está passando por um momento difícil _____________________

 

Qual das habilidades apontadas no quadro você acredita que seja mais difícil desenvolver? Por quê?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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