segunda-feira, 16 de novembro de 2020

2ºD -NOTURNO - 3ª QUINZENA -DO 4º BIMESTRE

 

3ª QUINZENA DO 4º BIMESTRE - 2ºD

ENTREGAR AS ATIVIDADES 04/12

PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO

1)  Classifique o sujeito nas frases abaixo  em :  ( simples, composto, indeterminado, oculto , e oração sem sujeito ).

A)  falaram mal de você.

B)  comprei um carro.

C)  todos os dias são comprados livros e revistas.

D)  Pedro foi à escola.

E)  nevou muito em Santa Catarina.

2)  Classifique o predicado nas frases abaixo em : ( verbal. nominal e verbo-nominal ) .

A)  a menina é bela.

B)  o metrô  partiu atrasado.

C)  o menino fez a lição.

D)  o pássaro voou alegremente.

 

MATEMÁTICA – PROFESSOR LOURIVAL


SOCIOLOGIA – PROFESSOR EDINALDO

VIOLÊNCIA

A violência é hoje parte de nosso cotidiano: de maneira direta ou indireta, diariamente, somos expostos a todo tipo de informação alusiva a atos de violação à integridade física, psicológica e moral de outros seres humanos por meio dos noticiários televisivos, da mídia impressa, do cinema, das séries policiais e da própria realidade à nossa volta. Somos testemunhas de atos violentos, conhecemos pessoas que foram vítimas e também agressora, ou somos nós próprios vítimas ou responsáveis por ações que deixam sequelas físicas e psicológicas. Por essa razão, tratar do tema violência envolve sempre o risco da sua banalização e do uso do senso comum. Pensar o problema de maneira sociológica requer, antes de tudo, adotar um distanciamento apropriado, procurando analisá-lo sob um enfoque objetivo.

Logo, a violência pode ser entendida como a ação de um individuo ou grupo  contra uma ou mais pessoas a fim de causar danos. Essa violência pode ser direta, quando atinge imediatamente o corpo da pessoa que a sofre; ou indireta, quando se da por meio da alteração do ambiente no qual ela se encontra; ou ainda, quando se retiram, destroem ou danificam os recursos materiais. Tanto a forma direta quanto a forma indireta prejudicam a pessoa ou o grupo alvo da violência. Além disso, existe violência quando a ação causa constrangimentos não apenas físicos, mas também psicológicos e morais. Finalmente, é preciso incluir a violência simbólica, que não causa a morte física, mas atenta contra as crenças, a cultura e apropria identidade dos indivíduos que dela são vítimas. Concluindo, entende-se como violência tudo aquilo que não é desejado pelo outro, e que lhe é imposto pela força concreta ou simbólica.

Nome: ________________________________ nº: __________ série: __________

Questões.

1.            Segundo o texto, explique o que é violência.

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2.            O que é violência direta? Dê exemplos.

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3.            Explique e dê exemplos de violência indireta.

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4.            Explique e dê exemplos de violência simbólica.

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5.            Quando a violência se da forma psicológica e não física?

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6.            Explique a frase “ A violência é hoje parte do nosso cotidiano”.

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BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA

Engenharia Genética

A Engenharia Genética é a manipulação direta do genoma de um organismo utilizando biotecnologia.

É um conjunto de tecnologias, baseadas na tecnologia do DNA recombinante, utilizadas para alterar a composição genética de um ser vivo, incluindo o isolamento, a manipulação e a transferência de genes intra e interespecíficos para produzir organismos.

Transgenia e organismos geneticamente modificados

Organismos transgênicos e organismos geneticamente modificados (OGM) não são sinônimos. Os transgênicos são organismos que tiveram a inserção de material genético de outro organismo de espécie diferente. Os geneticamente modificados são organismos que tiveram o seu genoma modificado em laboratório, sem necessariamente receber material genético.

Aplicações da engenharia genética

Quanto mais se aprende sobre o genoma dos seres vivos, mais aplicações da engenharia genética surgem. Esta tem aplicação na medicina, na pesquisa, na indústria e na agricultura, e, pode ser usada em diversas de plantas, animais e microorganismos. Aí estão as produções, em larga escala, de insulina, de hormônio do crescimento, de interferon alfa humano com atividade biológica contra infecções ocasionadas por vírus e contra algumas formas de tumores malignos humanos, de vacinas e anticorpos monoclonais humanos. Uso de organismos geneticamente modificados para produção de biocombustível, biorremediação e biomineração. Produção de alimentos geneticamente modificados como soja, milho, peixes.

É através da engenharia genética que os pesquisadores criam modelos animais para o estudo de doenças humanas como câncer, obesidade, artrite, ansiedade e mal de Parkinson. E usando a terapia gênica, que é a extensão da tecnologia transgênica ao tratamento de doenças humanas, genes causadores de doenças são substituídos por genes saudáveis.

Fonte:https://www.infoescola.com/biologia/engenharia-genetica/ 

Aula 01

-          Ler o texto com bastante atenção;

-          Selecionar cinco palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.

Aula 02

Responder às seguintes questões:

a)        Explique a engenharia Genética.

b)      Indique três aplicações da Engenharia Genética.

c)       O que são organismos transgênicos?

d)       Explique a teoria gênica.

Aula 03

Produção textual (redação)

O que eu penso sobre a engenharia Genética?

Aula 04

Desenhe ou cole três alimentos que podem ser transgênicos.

 

QUÍMICA - MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro  | Química 2º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo

 

Nome: _____________________________________________ nº____ Turma______

 

Atividade II do 4º Bimestre | Transformações químicas e a eletricidade

 

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito carinho, capricho e atenção!

Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.

 

Assista ao vídeo “A História da Pilha” - A história da pilha contada desde o seu surgimento até os dias atuais

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MohEQ7sxHqM

Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:

1. Como é possível obter energia elétrica?

 

 

2. A corrente elétrica pode provocar transformações químicas?

3. Para que servem as pilhas e as baterias?

4. Você sabe o que ocorre dentro de pilhas e baterias?

5. Nas baterias e pilhas, como a corrente elétrica é gerada?

6. Por que temos que descartar pilhas e baterias de forma adequada?

7. Indústrias que utilizam eletricidade para fabricar metais (eletrólise) geram algum problema ambiental?

 FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN


Obras do Rodoanel deixam "órfãos" na região do ABC

Dezenas engravidaram e foram abandonadas com filhos por trabalhadores da via

São Bernardo do Campo teve aumento de 31% de gestantes, em 2008; prefeitura diz que não há relação nos casos                   

 

Edicleide, 39, conheceu "Ceará", 48, em 2009, num forró. Ele, operário do trecho sul do Rodoanel. Ela, moradora do Jardim Represa, bairro de São Bernardo do Campo, vizinho à obra inaugurada em março de 2010. Namoraram, juntaram, ela engravidou, ele ficou com outra (que também engravidou), brigaram, ele sumiu. O filho foi registrado, mas nunca recebeu um centavo de pensão. O paradeiro de "Ceará" é desconhecido. Hoje, ela vive em uma casa de dois cômodos com o auxílio do Bolsa Família -pago pelo governo federal- e a pensão de outras duas filhas.

 

A história de Edicleide Maria dos Santos é apenas um dos relatos de gravidez e abandono ouvidos pela Folha em seis bairros carentes da cidade, vizinhos às obras iniciadas em 2007.

Líderes comunitários, moradores, funcionários da prefeitura e conselheiros tutelares afirmam que "dezenas de mulheres" -muitas delas, adolescentes- engravidaram durante os três anos em que cerca de 4.000 operários permaneceram no local (em todo o trecho sul, foram 11 mil empregados diretos).

"Foram muitas crianças órfãs, porque o pai sumiu e retornou para seus familiares", diz Evaldo Carvalho, 43, líder comunitário do Parque Los Angeles.

 

PROBLEMA SOCIAL

O município não tem o levantamento dos casos. Porém, em 2008, com os alojamentos já apinhados de operários, houve aumento de 31% no total de grávidas na cidade -e de 61% de gestantes com menos de 20 anos.

Em quatro das cinco unidades de saúde que atendem bairros do entorno da obra, houve aumentos de 40% a 82% e de 73% a 91% no caso de gestantes adolescentes. A prefeitura ressalta que, como houve aumento também em regiões distantes da obra, “não é possível concluir categoricamente que houve aumento significativo dessas ocorrências por causa dos relacionamentos fortuitos de operários do Rodoanel com as mulheres da região”.

Nos cinco dias em que percorreu a região, a Folha conversou com seis mães, além de parentes e vizinhos de outras nove, total de 15 casos.

Um conselheiro tutelar que pede para não ser identificado confirma que foram "dezenas" fora os casos que não chegaram ao conselho e os das maiores de idade.

1 – Qual o problema relatado na notícia do jornal Folha de São Paulo?

 

2 – Você acha que o problema m questão deveria ser resolvido pelo Estado através de políticas públicas de conscientização ou isso é uma questão individual e a responsabilidade seria de cada um? Explique e justifique seu posicionamento.

 

3 – Leia o texto e responda:

Segundo o site Metrópolis “ Em 2018, 5,74% dos registros de nascimento ficaram com o campo do nome do pai em branco e, em 2019, 6,15% das crianças nasceram sem ao menos o sobrenome parteno, totalizando 80.900 crianças” . . Ainda segundo o site “no total, são mais de 5,5 milhões de adultos que nunca tiveram o reconhecimento do progenitor. O dado alarmante é ressaltado quando, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 12 milhões de mães chefiam lares sozinhas, sem o apoio dos pais. Destas, mais de 57% vivem abaixo da linha da pobreza”.

Tendo tais dados em mente, na sua visão, o abandono parental deveria ser criminalizado? O Estado deveria produzir políticas públicas que pudessem cobrir as necessidades de criança abandonada pelo pai ou pela mãe?

Fontes: https://www.metropoles.com/brasil/dia-dos-pais-pra-quem-com-80-mil-criancas-sem-pai-abandono-afetivo-cresce#:~:text=N%C3%A3o%20%C3%A9%20de%20hoje%20que,ao%20menos%20o%20sobrenome%20parteno.

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2407201101.htm

https://www.youtube.com/watch?v=27zJFTe9JxA

 

FÍSICA – PROFESSOR RONALDO

ATIVIDADE DE FÍSICA

Tema: 2º lei de Newton

Fórmula: F = m.a   Dado: F = Força, m = Massa, a = Aceleração

1-            Calcular a força que um carro de massa de m = 1000 kg recebe quando acelera a = m/s2

2-            Calcular a força para um objeto de m = 20 kg acelerar 4 m/s2.

3- Um objeto de massa 2 kg recebe uma força F = 40 N. Calcular o valor da sua aceleração

INGLÊS – PROFESSORA ROSELENE

          

Name_______________________­­­­­­­­­­­­­___________________________________________

Date:____/____/2020

Teacher Rosilene


ARTES – PROFESSORA SIMONE

Aluno:                                                                                       Data:

Turma: 2 ano D













                            HISTÓRIA  - PROFESSORA VERA LÚCIA

NOME:_______________________________________________SÉRIE:______________


GEOGRAFIA – PROFESSORA IVANETE   

TEMA 3 – O TRABALHO E O MERCADO DE TRABALHO ATIVIDADE

1 – SONDAGEM E

a) A partir dos seus conhecimentos e das orientações do (a) professor(a), explique o que significa PEA.

 b) Você ou algum(a) colega da sua turma faz parte da PEA? Comente.

Pessoal PEA significa população economicamente ativa. O que é isso?

São as pessoas que estão no mercado de trabalho, elas ganham e gastam, estudam, progridem, melhoram de vida e passam a ganhar mais, logo, a gastar mais.

Se você faz parte desse grupo (PEA) Comente sobre o assunto e diga como se sente nesse ciclo de trabalhar, receber, pagar (gastar).

 

 

 



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